-
Baterias de 12V para Alimentação de Rádios
olá colegas. eu tô querendo utilizar uma bateria de 12v e 7a junto com o meu rádio com no-break, mas a minha dúvida é o seguinte. bem, sei que ligado em série com a saída da fonte blugada na bateria e no rádio eu carregarei a bateria e alimentarei o rádio - para isso o mais certo ceria o uso de uma fonte de 12v e mais de 1 amper, já que o meu rádio consome 1a, e para não afetar o seu desempenho emquanto carrega a bateria.
mas daí vem o problema. sei que com a bateria carregada quanto a luz cair o rádio vai puxar a energia da bateria e vai ficar funcionando.
bem em uma case de nobreak existe conversores de voltagem, relés de troca (para jogar a energia da bateria para o sistema em caso de queda) e principalmente um carregador de bareria que para de jogar voltagel para a mesma quanto ela está carregada.
como disse esse é o meu problema, pois ligando a bateria diretamente em paralelo na saída da fonte do meu rádio eu não teria um controle quanto a bateria já estivesse carregada.
daí ela com a minha fonte ligada ela carregaria toda e após isso o que aconteceria se ela não fonte não for desligada.
é seguro fazer isso que eu tenho em mente?
alguém já fez?
antes que me digam que o melhor é eu comprar um nobreak profissional, eu faço a ressalva que não tenho dinheiro para gastar 300,00 reais em um nobreak sendo que a bateria eu compro por 40,00 reais.
-
Amigo, aqui usamos uma bateria estacionária de 70ah uma fonte 12v e um total control. Tem funcionado muito bem, mais sai bem mais caro que 300 reais. Estamos desenvolvendo um placa para simplificar tudo. Devo postar assim que ela estiver pronta.
-
Tenho em uma torre, um no-break APC 600 com mais uma bateria externa (automotiva) e apos a queima da fonte da RB liguei a alimentação direto na bateria externa, tem um bom tempo que esta funcionando perfeito, a bateria tem amperagem que chega e a RB 433AH não mais parou.
-
se vc tiver apenas equipamentos 12V na torre compre um flutuador para bateria automotiva e conecte os equipamentos, é bem mais barato do que um NO-Break e sua finalidade é apenas manter a bateria carregada. A vantagem é que o flutuador manda mais carga para a bateria que um NO-Break e com isso o numero de equipamentos que vc poderá ligar é maior e vc não corre o risco de descarregar a bateria.
-
ja usei um carregador desse MercadoLivre: Carregador Inteligente 2a Sulton 12v Fonte Flutuante !!!!!!! - R$ 75.00 para alimentar dois nano so troquei por um nobreak porque coloquei RB. So nao compra bateria ajax sao uns lixo nao dura um ano.
-
O uso do no-break era para sustentar a fonte de 24 volts, apos a queima simplesmente retirei a mesma e liguei direto a RB na bateria, o melhor mesmo é usar painéis solares com controladores de carga e bateria, já tenho varias torres com esse sistema, RB 600ª com oito cartões ligados a um painel de 130.
-
então é isso que eu deveria fazer
energia 110,220v => carregador fluturante de bateria => bateria 12v => e no mesmo pino onde está sendo alimentada a bateria ligar os fios que levam anergia para os rádios=> plug de entrada de energia dos rádio (conector p4).
é assim então o diagrama.
mas uma pergunta: então constantemente eu ficarei consumindo energia da bateria, as vezes puxando enquanto ela é carregada, pois com um equipamento pendurado nela ela nunca vai ficar cheia e pagar de carregar. isso não deixaria a bateria viciada???.
-
Funciona, desde que a energia fornecida pelo alimentador seja igual ou maior a amperagem da bateria + equipamentos. Segundo a teoria da eletrônica (a prática sempre é estranha kkkk), o circuito (os equipamentos) consome apenas a amperagem necessária, neste caso, os rádios e a bateria.
IMPORTANTE: Utilizar um divisor de potência para manter a bateria em carba baixa quando esta antingir 12v, e alimentar quando ficar abaixo de 10v ou 11v pra garantir.
De qualquer modo é bom colocar um limitador de corrente na saída para os rádios para envitar surpresas num POE.
Penso o seguinte... Se a solućão custar o mesmo valor que um no-break... coloca um então!
Mas é possível custar bem menos, veja:
Carregador... aproximadamente 70,00
Bateria de verdade 200,00
dois ou três componentes de material de sucata... 0,00
Custo total: 270,00
No-break razoável 300,00 (sem bateria automotiva)
Isso prova que No-break fica bem mais caro no final.
Aqui no data-center coloquei um carregador de baterias mantendo 4 baterias de 350A (sim!!!! aquelas de gel usadas em torres de celular), um circuito eletronico que joga DC em um quadro de plugs com općão de 5v, 6v, 9v, 12v e 24v. Outra bateria com inversor para 110v num caso de emergência, tipo... ferro de solda, monitor...
O circuido ainda protege a bateria manendo ela em carga baixa utilizando divisor de potência. Evita sobrecarga e aquecimento.
Esta minha aplicaćão saiu um pouco mais cara... no entanto... no-break algum pode fazer este milagre.
Na entrada principal de energia tenho protetores de surto pra 100 mil volts, se cair um raio na rede... ele corta na hora. É bom ter reserva.
-
Aqui tem o manual do carregador http://www.sulton.com.br/admin/produ...gente%202A.pdf vai entender como funciona.
-
Citação:
Postado originalmente por
juliocfs
Este com 2A não seria pouco para alimentar uma RB com 3 cartões? Ou então 4 Nano2?
Pois eles consomem mais que os 2A. E dai não vai sobrar para repor a carga da bateria.
-
Citação:
jonasbsb
eu tinha um problema de pico na energia.e variação na corrente de 80 a 220v fiz um solução bem simples.retirei as fontes originais dos equipamentos todas 12v.comprei um carregador de bateria de 5 amperes liguei em paralelo com duas baterias de 12v 7amperes.estou com um uptime de de 7 meses.as vezes falta energia o dia todo e a torre continua ligada.
amigo curiosidade, quantas rb vc liga com esse sistema??
-
Citação:
1929
Este com 2A não seria pouco para alimentar uma RB com 3 cartões? Ou então 4 Nano2?
Pois eles consomem mais que os 2A. E dai não vai sobrar para repor a carga da bateria.
Esse carregador deve alimentar uma RB com um cartão e no maximo 2 nano, os equipamento nao deve ultrapassar o consumo de 1,6A para carregar a bateria precisa de 20% da carga.
-
Citação:
1929
Esse carregador deve alimentar uma RB com um cartão e no maximo 2 nano, os equipamento nao deve ultrapassar o consumo de 1,6A para carregar a bateria precisa de 20% da carga.
-
Pessoal atualmente estou usando assim:
- fonte 12v 7amp
- fusivel 10a
- estabilizador de energia
- bateria 12v 7amp
- ponte retificadora
A ponte controla a carga necessária da bateria e sistema precisa, ou seja usando sempre bateria (energia limpa) o carregador só entra em ação qdo necessita (bateria fraca) com isso resolve o problema de noobreak.
Um bateria de 7 amp dura 1 dia, 1 rb 433 c/ a rx5, agora coloquei bateria de 70ah mas ainda não testei a sua autonomia.
O estabvilizador segura a energia e o fusivel fica entre a bateria e as rb´s só por garantia msm !!!
Abraço
-
Citação:
olivionet
Pessoal atualmente estou usando assim:
- fonte 12v 7amp
- fusivel 10a
- estabilizador de energia
- bateria 12v 7amp
- ponte retificadora
A ponte controla a carga necessária da bateria e sistema precisa, ou seja usando sempre bateria (energia limpa) o carregador só entra em ação qdo necessita (bateria fraca) com isso resolve o problema de noobreak.
Um bateria de 7 amp dura 1 dia, 1 rb 433 c/ a rx5, agora coloquei bateria de 70ah mas ainda não testei a sua autonomia.
O estabvilizador segura a energia e o fusivel fica entre a bateria e as rb´s só por garantia msm !!!
Abraço
Amigo, tens foto do seu esquema? me parece mais simples que o meu e mais funcional.
-
3 Anexo(s)
Cara tenho umas fotos da minha cx hermética vou lhe enviar :
Anexo 9876Anexo 9875Anexo 9874
Esse foi usado para a bateria de 70ah mas quando uso coloco as baterias de 7ah ela fica dentro da caixa ao lado do transformador...
Você pode ver que esse encaixa preto com fios vermelhos é o fúsivel, esse borne solto ligo a bateria e nos bornes (conectores) do transformador ligo a anergia direto 110v/220v....
Abraço
-
Citação:
olivionet
Esse foi usado para a bateria de 70ah mas quando uso coloco as baterias de 7ah ela fica dentro da caixa ao lado do transformador...
Você pode ver que esse encaixa preto com fios vermelhos é o fúsivel, esse borne solto ligo a bateria e nos bornes (conectores) do transformador ligo a anergia direto 110v/220v....
Abraço
Olivionet
Só para eu realmente entender.
Tens o transformador de 220v para 12v a saída de transformado ligas direto na bateria certo, isso não vai gerar problema de ficar enviando 12v direto para a bateria? ou tem alguma flutuação ?
Obrigado, por postar as fotos e detalhes.
Abraço
-
Por isso uso uma ponte retificadora....
======= 220v ======= TRANSFORMADOR ========= PONTE RETIFICADORA ======== BATERIA ======= FUSIVEL ========= EQUIPAMENTOS
Cara to usando a 1 ano a bateria e todos os equipamentos 100% ....
Abraço...
-
-
bom dia amigos tenho uma placa que pode ser usada pra esse tipo de serviço Anexo 9888
preço muito bom 70,00
nao tenho baterias externas
-
Citação:
PAULOMURILO
bom dia amigos tenho uma placa que pode ser usada pra esse tipo de serviço
Anexo 9888
preço muito bom 70,00
Por favor me passe detalhes, tenho interesse de comprar.
erolf[@]brlive[.]com[.]br
-
Citação:
paulomurilo
Anexo 9888
preço muito bom 70,00
link quebrado....
-
Citação:
PAULOMURILO
Anexo 9888
preço muito bom 70,00
email/ msn [email protected]
-
Citação:
erolf
Amigo, aqui usamos uma bateria estacionária de 70ah uma fonte 12v e um total control. Tem funcionado muito bem, mais sai bem mais caro que 300 reais. Estamos desenvolvendo um placa para simplificar tudo. Devo postar assim que ela estiver pronta.
Bom dia.. pergunto se o cabo de energia que vai pra RB sai direto dos bornes da bateria e até quantos metros de cabo posso usar sem dar perda de corrente,, e qual tipo de cabo voce usa??
Aguardo.
Eu comprei um carregador inteligente da Sentinela, 10 amp 12 volts,, vou usar uma bateria de 60 amperes.. quantas RB eu posso ligar nessa bateria, pretendo usar 3 rb, com um cartão cada uma e um nano de ponto a ponto.. Será que uma bateria de 60 amp aguenta um bom tempo,, se for o caso eu deixo o nano do ponto a ponto separado em um nobreak de 700 Wats.
-
Cara o real consumo dessas RB é complicado dizer, mas só fazer as contas q o povo faz por ae..
Cada RB dizem que consome uns 3 A/h com cartões então...
Uma bateria de 60 A/h suportaria 20 hs mas tem uma voltagem mínima que a bateria gera os 12v então fica complicado dizer, mas é entorno disso mesmo umas 20hs, dae agora e só fazer as contas direitim...
Sobre o cabo um técnico me disse pra jogar 30 mts de cabo deveria ser cabo mais grosso por causa da perca, oque pode fazer é jogar 24v (2 baterias) e dae lah iria chegar um pouco menos, mas mesmo assim seria o tanto suficiente pra alimentar.
Tem um engenheiro que trabalhava na brasiltelecom (foi aposentado lah) ele fez um enlace pra jogar adsl pra fazenda dele que n tem cobertura nenhuma lah, ele usou só 1 bateria (12volts) e jogou um cabo pp 2x2,5 mm e deixou a bateria no pé da torre (24 mts) tah funcionando a uns 3 anos... Estranho mas funcionou... Ele ainda usa AP que travalha com 12v diferente das RB´s que trabalha em varias voltagens.
Então tambem tenho essa mesma dúvida... Mas simples de fazer uma idéia que tive agora, faz um teste coloca um cabo de x metros em uma bateria e testa qual voltagem que sae, deixa uma rb funcionando alguns dias e faça o teste....
Se quizer esperar vou testar uma RB433ah que tenho aqui com 2 cartões em uma bateria de 7ah pra testar a autonomia se quizer esperar posto o resultado aqui pro pessoal, pra sabermos o real consumo desse equipamento.
Abraço
-
Opa,, agradeço amigo OLIVIONET, eu também acabei de conversar com um amigo Ex-funcionário da Brasiltelecon também aposentado, e ele me falou em ser um cabo de no mínimo 4 milimetros e também me orientou a fazer um teste com 18 metros de cabo ligado na bateria e medir a tensão que estava saindo na ponta desse cabo, pois dai já saberia se tá menos que 12 volts ou não, ele disse que dificilmente vai ser menos que doze.
Quanto a usar duas baterias em paralelo para gera 24 volts fica dificil,, pois o carregador que compre é 12 volts por 10 amperes, não iria carregar 24 volts.
-
re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios
Citação:
Abraço
Olá gostaria de uma ajuda tem como fazer essa ligação e sair para um PC AP ?
ou seja passando leo transformador --> bateria 7ah --> saindo para fonte do PC AP??
pergunto pro seria uma forma de nobreak para segurar pequenos picos de energia.
tem como botar uma lista pra compra desse produtos pois sou totalmente leigo em eletronica mais se me der uma direção eu consigo executar e claro contribuo com o forum.
-
Fiz um teste com os seguintes equipamentos:
1 - rb433
2 - r52h (1 enlace wds e 1 em modo AP)
2 - cooler´s 12v
1 - bateria 12v 7a (akelas pekenas de nobreak)
Sem nenhum cliente conectado, somente o WDS ativado suportou os equipamentos por 11 (onze) horas, isso mesmo 11 HORAS !!
Agora bagunçou tudo sobre o real consumo dessas rb´s.. rssss
Abraço !!
-
heheheh sinistro mesmo 11 horas
mais tem um relação de coisas que usou nas fotos das caixas hermeticas quero comprar para testar(com aquilo funcionaria no meu caso para PC AP).
-
Citação:
mcardeal
Olá gostaria de uma ajuda tem como fazer essa ligação e sair para um PC AP ?
ou seja passando leo transformador --> bateria 7ah --> saindo para fonte do PC AP??
pergunto pro seria uma forma de nobreak para segurar pequenos picos de energia.
tem como botar uma lista pra compra desse produtos pois sou totalmente leigo em eletronica mais se me der uma direção eu consigo executar e claro contribuo com o forum.
Teu pcap usa energia 110/220 volts, voce poderia usar uma bateria 60A e um inversor de energia,, ou seja um inversor de 12 volts para 110/220 volts, não iria resolver muito,, pois o inversor iria usar quase toda a energia da bateria,, no caso de pcap melhor mesmo é um nobreak, baterias seriam pra RB que se alimentam com 12 volts. Espero que tenha entendido meu raciocinio e esclarecido sua dúvida,
-
Cara no seu caso como tem q entrar 220v ou 110v dae ja gastaria um conversor de 12v p/ 110v, e isso consumiria um pouco de energia na conversão, mas funciona perfeito, claro q não teria a mesma autonomia mas funciona !!
Axei uma solução melhor q a postada anteriormente, compre no mercadolivre, carregador flutuante tipo 3a ou 5a, sae mais em conta q o sistema antigo de usar transformador e ponte retificadora como eu havia dito !!
-
Vc pode usar 2 fontes 2 ou mais ligadas em paralelo. Você pode juntar as saidas das fontes somando a amperagem( usa 2 fontes de 1 A). Funciona bem, sai barato, más diminui o tempo de vida útil da bateria.Já fiz e durou 2 anos.
-
Citação:
misterbogus
olá colegas. eu tô querendo utilizar uma bateria de 12v e 7a junto com o meu rádio com no-break, mas a minha dúvida é o seguinte. bem, sei que ligado em série com a saída da fonte blugada na bateria e no rádio eu carregarei a bateria e alimentarei o rádio - para isso o mais certo ceria o uso de uma fonte de 12v e mais de 1 amper, já que o meu rádio consome 1a, e para não afetar o seu desempenho emquanto carrega a bateria.
mas daí vem o problema. sei que com a bateria carregada quanto a luz cair o rádio vai puxar a energia da bateria e vai ficar funcionando.
bem em uma case de nobreak existe conversores de voltagem, relés de troca (para jogar a energia da bateria para o sistema em caso de queda) e principalmente um carregador de bareria que para de jogar voltagel para a mesma quanto ela está carregada.
como disse esse é o meu problema, pois ligando a bateria diretamente em paralelo na saída da fonte do meu rádio eu não teria um controle quanto a bateria já estivesse carregada.
daí ela com a minha fonte ligada ela carregaria toda e após isso o que aconteceria se ela não fonte não for desligada.
é seguro fazer isso que eu tenho em mente?
alguém já fez?
antes que me digam que o melhor é eu comprar um nobreak profissional, eu faço a ressalva que não tenho dinheiro para gastar 300,00 reais em um nobreak sendo que a bateria eu compro por 40,00 reais.
Como eu disse, funciona mais diminui o tempo ultil da bateria. O que fiz durou 2 anos, pois a bateria de no-breack e alarmes usam Gel e não evaporam.É uma solução barata, já que ele não pode gastar agora. E as baterias filtram muitas coisas alem de estabilizar a corrente. Se ele usar 2 fontes de corrente continua comum não terá problemas. Mais de 1 ano eu garanto que dura. Se ele fizer o certo que é usar carregador com flutuação dura 4 anos.
-
Obrigado galera pelas dicas me esclareceram muitas duvidas agora vou partir pro teste
-
Citação:
JorgeAldo
Você precisa de um controlador de bateria, pois carregar bateria de chumbo-ácido é operação relativamente complexa.
Se não usar, pode até funcionar direito, mas vai dar problema na bateria mais rápido que o normal.
E não espere que a bateria filtre flutuações da alimentação (Ripple, interferencia, etc) pois a impendância de entrada da bateria é elevadíssima.
Jorge, bom dia, seguinte amigo,, eu tenho um carregador com flutuador,, um bom da sentinela, 12 volts 10A, mas me disseram que eu preciso um " total control", daqueles usado para painel solar, eu já achei esses aparelhos, custam em média 130,00, mas eu li e reli as informações deles e fiquei com uma dúvida, eu ligaria o o meu carregador na energia elétrica, lógico, mas dai eu colocaria antes no total control e depois na bateria, e minha rb também no total control, seria isso. Grato se puder me ajudar com essa dúvida.
-
Bom dia Jorge, fico muito grato por ter se preocupado em olhar pra mim sobre os tasi controladores. Já sanei minha dúvida, conversei com o usuáro Erolf, que já postou neste tópico e também com um suporte técnico da Solenerg de MG, eu vou usar meu carregador inteligente normalmente, só que depois vou ligar o total control na bateria e minhas RBs no total control, a função dele será cortar a energia quando a bateria diminuir sua carga em causa de falta de energia por muito tempo, assim quando baixar pra 11 volts ele corta a energia desligando as RBs, isso fará com que a RB não fique reiniciando por pouca energia, e assim que voltar a energia eletrica e o carregador mandar carga pra bateria ele religa automaticamente. Ou seja vou ter um bom nobreak por um custo relativamente baixo.
Vou testar aqui, se der certo vou implementar um esquema com duas baterias, ai terei 24 volts e muita amperagem, poderá ficar dias sem energia elétrica.
-
Realmente pode usar tranquilo a chegada no mercaado destes "Total Control"principalmente para uso em painéis solares, com algumas adaptações podem virar ÖTIMOS no-break's, podendo ser usados em batrias de alta amperagem, só basta respeitar a carga do TOTAL CONTROL, para que ele não derreta quando as baterais forem recarregar, e a sua fonte de recarga, para nã oultrapassar o limite do sistema, uma ótima fonte darga para quem não vai usr os Painéis solares e tem energia elétrica disponível, são as fontes de PC, são baratas e fornecem uma ótima corrente em 12V !
-
Uso aqui Bateria Heliar 60A com nucleo de liga de prata( R$ 160,00) e carregador de 10A flutunte( 165,00) com comparador de tensão
ou seja quando a bateria cai de 13,8 para 12,5 volts o carregador inicia a carga e fica comprarando a tensão, quando esta chega a 13,8 o carregador fica em posição de flutuação( não carrega além disso), tenho 1 RB 600 com 3 cartões ligados
01 XR5(link)
02 R52H Paineis.90 , ta assim a mais de 90 dias (foi quando instalei)
-
Uso esse msm sistema e esta com uptime de 257 dias....
Muito bom sistema.
Uma dica:
Se for uma torre distante, coloque um modem ADSL ou algum dispositivo para que você ligue ele nah RB e ligar ele direto na energia (sem a bateria) que tenha como pingar via IP, dae você liga o "the dude" ou algum software de gerenciamento de rede e manda ele pingar o IP do aparelho com isso se der algum problema na energia, você saberá de imediato e você tem algumas horas da bateria para solucionar o problema. Uso isso aqui, pois tenho muitos problemas na zona rural, devido a quedas que energia, desligamento do dijuntor e rompimento de cabo elétrico. Por isso até estou trocando por energia solar, esses dias pegou fogo no pasto da fazenda e pegou fogo em todos os cabos enterrados e cabos do padrão e tudo que estava perto. (raio de 10 km tudo queimado) parou o ping do modem e fui lah correndo e ajeitei tudo antes das 24 hs de backup da bateria !!
-
Esta idéia do modem é bem interessante. Saí mais barato que usar um watchdog do tipo cianet.
-
Citação:
olivionet
Abraço
olá amigo tudo bem.
eu vi seu esquema e gostei muito, queria saber se vc pode fazer um tutorial passo a passo de como fazer um modelo desse ai pra ligar 6 nanostation pelo cabo de rede rj45. EU PAGARIA SE FOR O CASO. se tiver interesse me add no msn pra nois combinar [email protected]
-
Isso é muito fácil, se voce quiser ligar os nanos na bateria automotiva basta usar um injetor poe, no lugar onde voce conecta o ingetor na fonte voce corta os fios e liga o positivo no positivo da bateria e negativo do injetor no negativo da bateria. A bateria pode ficar mais em baixo da torre, voce sobe com dois fios de preferencia de cores diferentes pra voce saber qual é o positivo e qual é o negativo, ali liga todos os nantos nesses fios, se quer usar 6 nanos vai precisar de 6 injetores poe que custam cerca de 10,00 no mercado livre. Vai ter uma energia constante de 12 volts. Não esqueça de usar um carregador de baterias com flutuador. (carregador inteligente) e um controlador de carga.
Conecta o carregador na bateria, da bateria voce conecta um controlador de carga e do controlador de carga voce sai para teus equipamentos.
Qualquer dúvida pergunte ai que te esclarecemos.
-
Usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar BATERIA ESTACIONÁRIA, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 as baterias com até 350A. Pensa! 350A alimentam 350 nano de 1A durante 1 hora ou 1 nano de 1A durante 350 horas (aproximadamente 14 dias). Se o carregador for de 2A, vai levar 350 horas para recarregar a bateria, isso pois 1A será destinado ao nano e o outro 1A restante vai para a carga da bateria (usando controlador).
Mas geralmente uso bateria de 92A na torre. Resolve o caso perfeitamente, e o melhor ainda, não utilizo energia do governo, essas concessionárias picaretas com serviço de péssima qualidade. Como faço?
Painéis solares. É caro mas dá total qualidade na alimentação dos equipamentos. Para a energia acabar vai levar quase 2 bilhões de anos, ou seja, até o sol se queimar por completo. Concessionária divina é a melhor... além de ser grátis.
O cálculo é simples: Os painéis tem que fornecer amperagem suficiente para alimentação do circuito (os rádios) e ter sobra para a bateria. Esta sobra tem que ser condizente com o tempo estimado de recarga pretendida: baterias de 20A carregadas com 2A levam 10 horas.
Ex.:
6 nanos = 6A
bateria gel = 7A (encontrada em no-breaks)
Se pretende carregar as baterias em 7 horas (tempo de claridade diária proveitosa para os painéis = 8)
A fonte precisa fornecer 7Ah para funcionar 6 nanos e carregar a bateria por completa em 7 horas (6Ah para os rádios e 1Ah para a bateria).
Mas usando energia da rede elétrica, tem vantagem de se utilizar um controlador (inteligente), as regras não são totalmente necessárias, veja:
Na falta de energia, 6 nanos consomem toda a bateria de 7A em aproximadamente 1 hora.
Se faltar energia por apenas 10 minutos, então a bateria perdeu apenas 10% da carga, ou seja, precisa de apenas 10 minutos para recarregar, é claro que nos próximos 10 minutos a energia não vai acabar novamente, então a carga pode ser mais lenta, amperagem menor. 500mA levaria 20 minutos para completar a carga da bateria.
Para quem quer economizar de verdade, saiba que um rádio não utiliza 1A constantemente, isso é apenas quando está operando ao máximo, e geralmente, caboco esperto não força o rádio, então sempre sobra miliampéres, e outro detalhe, as fontes de 1A geralmente conseguem fornecer até 1.3A sem aquecer, em resumo, uma fonte de 6A consegue funcionar os rádios e manter a carga da bateria sempre full. Sem controlador não funciona, pois a bateria suga toda amperagem da fonte e os rádios só passarão a funcionar após a carga "quase completa".
Lembra da escola na aula de ciências? Encher duas caixas d'água que estão conectadas, você coloca a mangueira na primeira caixa, quando ela estiver cheia começa a dar vasão de água pelo cano que está no topo e vai caido água na outra caixa, ou seja, a segunda caixa só começa a encher depois que a primeira se engue. Mas usando controlador, a água cai na segunda caixa na proporção certa e a sobra cai na primeira. As duas se enchem ao mesmo tempo, com a diferença de que a caixa reserva (bateria) se encherá mais devagar.
-
Re: Baterias de 12V para Alimentação de Rádios
-
Citação:
cytron
Usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar BATERIA ESTACIONÁRIA, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 .
Eu uso bateria automotiva de 60 ah, Tenho uma a dois anos rodando, outro dia fui ver se precisava por agua/solução e não precisou, outras a 1ano e meio e outras a um ano. Pago 150 reias em cada uma (BATERIA AJAX) dizem que não são das melhores, mas sempre uso dessas nas torres e nos carros. Nunca me deram problemas. Se pifarem coloco outra nova, por 150,00 se aguentarem um ano já se pagaram tranquilamente e não tivemos problemas com energia. Até pensei em por uma de GEL, mas se pifarem depois de um ano que é o prazo de garantia o prejuizo dói.
Tenho 12 baterias automotivas rodando em torres sem problemas até o momento, espero que justamente hoje eu não tenha que trocar alguam rs.rs.
Abraços a todos. E boa sorte com seus projetos.
-
Citação:
cytron
usar bateria automotiva não é o ideal, pois em menos de 1 ano ela fica completamente inutilizada, estas baterias são fabricadas para descargas rápidas. O correto é utilizar bateria estacionária, estas sim podem ficar guardando carga por até 5 anos em média. São as famosas baterias de gel, não são baratas, mas tem boa amperagem, custam em torno de 400,00 as baterias com até 350a. Pensa! 350a alimentam 350 nano de 1a durante 1 hora ou 1 nano de 1a durante 350 horas (aproximadamente 14 dias). Se o carregador for de 2a, vai levar 350 horas para recarregar a bateria, isso pois 1a será destinado ao nano e o outro 1a restante vai para a carga da bateria (usando controlador).
Mas geralmente uso bateria de 92a na torre. Resolve o caso perfeitamente, e o melhor ainda, não utilizo energia do governo, essas concessionárias picaretas com serviço de péssima qualidade. Como faço?
Painéis solares. é caro mas dá total qualidade na alimentação dos equipamentos. Para a energia acabar vai levar quase 2 bilhões de anos, ou seja, até o sol se queimar por completo. Concessionária divina é a melhor... Além de ser grátis.
O cálculo é simples: Os painéis tem que fornecer amperagem suficiente para alimentação do circuito (os rádios) e ter sobra para a bateria. Esta sobra tem que ser condizente com o tempo estimado de recarga pretendida: Baterias de 20a carregadas com 2a levam 10 horas.
Ex.:
6 nanos = 6a
bateria gel = 7a (encontrada em no-breaks)
se pretende carregar as baterias em 7 horas (tempo de claridade diária proveitosa para os painéis = 8)
a fonte precisa fornecer 7ah para funcionar 6 nanos e carregar a bateria por completa em 7 horas (6ah para os rádios e 1ah para a bateria).
Mas usando energia da rede elétrica, tem vantagem de se utilizar um controlador (inteligente), as regras não são totalmente necessárias, veja:
Na falta de energia, 6 nanos consomem toda a bateria de 7a em aproximadamente 1 hora.
Se faltar energia por apenas 10 minutos, então a bateria perdeu apenas 10% da carga, ou seja, precisa de apenas 10 minutos para recarregar, é claro que nos próximos 10 minutos a energia não vai acabar novamente, então a carga pode ser mais lenta, amperagem menor. 500ma levaria 20 minutos para completar a carga da bateria.
Para quem quer economizar de verdade, saiba que um rádio não utiliza 1a constantemente, isso é apenas quando está operando ao máximo, e geralmente, caboco esperto não força o rádio, então sempre sobra miliampéres, e outro detalhe, as fontes de 1a geralmente conseguem fornecer até 1.3a sem aquecer, em resumo, uma fonte de 6a consegue funcionar os rádios e manter a carga da bateria sempre full. Sem controlador não funciona, pois a bateria suga toda amperagem da fonte e os rádios só passarão a funcionar após a carga "quase completa".
Lembra da escola na aula de ciências? Encher duas caixas d'água que estão conectadas, você coloca a mangueira na primeira caixa, quando ela estiver cheia começa a dar vasão de água pelo cano que está no topo e vai caido água na outra caixa, ou seja, a segunda caixa só começa a encher depois que a primeira se engue. Mas usando controlador, a água cai na segunda caixa na proporção certa e a sobra cai na primeira. As duas se enchem ao mesmo tempo, com a diferença de que a caixa reserva (bateria) se encherá mais devagar.
muito obrigado amigo agora eu já tenho mais um pouco de noção graças a sua ajuda.
-
Citação:
jonasbsb
eu tinha um problema de pico na energia.e variação na corrente de 80 a 220v fiz um solução bem simples.retirei as fontes originais dos equipamentos todas 12v.comprei um carregador de bateria de 5 amperes liguei em paralelo com duas baterias de 12v 7amperes.estou com um uptime de de 7 meses.as vezes falta energia o dia todo e a torre continua ligada.
olá bom dia, li seu comentário, e gostaria de saber se você liga o carregador de bateria direto na energia ou liga no nobreak para depois ligar o nobreak na energia??
-
ôpa blz.cara eu ligo diretasso na energia sem problemas.
-
Eu também fiz isso Jonas. Nunca mais me incomodei.
Bateria de 18Ah. Já ficou mais de um dia sem energia.
Estava planejando usar com menos amperagem. Uma coisa que gostaria de saber: o que você está alimentando com a bateria de 7A que aguenta o dia todo?
-
tranquilo.na época usava 2 búllet 5.8 hoje são 3