-
Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas
Olá camaradas do partido...
vi em um dos tópicos do fórum alguém (não me lembro o nome ) indicando essa ídeia,
se não me engano o assunto era o uso de ring de nanos.
mas então vi que essa idéia não era meio loucura não. é viável.
mas estudando sobre o conceito da gaiola eu li que eu precisaria que a grade fosse de quadrados pequenos, menores que o comprimento de onda da frequência de 2.4 ghz.
mas queria perguntar.
somente uma tela de grade é suficiente para bloquear a interferência? de uma antena que ficará de costas para outra?
bem porque essa pergunta? não tenho estrutura para colocar na minha torre as setoriais separadas uma a outra 1 metro e meio. e achei viável a ideia pois assim minha torre fica menos feia. rsrsrsrs
"e para os engraçadinhos, eu errei escrevendo GAYOLA AO INVÉS DE GAIOLA, PEÇO AOS BINCALHOES PARA CRESCER, E SE PREOCUPAR COM O FÓRUM E NÃO COM UM ERRO DE ORTOGRAFIA,
afinal estamos aqui para discutir tecnologia e não se eu escrevi gaiola na forma correta.
-
Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas
bem achei o tópico
https://under-linux.org/f143/solucao...-de-rf-108240/
mas a principal pergunta é? somente uma tela atrás resolveria?
-
1 Anexo(s)
Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas
bem a ideia seria essa.
suei no pant
[IMG]file:///C:/Users/bogus/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-14.png[/IMG][IMG]file:///C:/Users/bogus/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-15.png[/IMG]Anexo 11096
mas essa seria a ideia -
-
Eu estava lá naquele tópico. Mas até hoje não fiz testes.
Um amigo que é serralheiro ficou de me conseguir uma chapa, na realidade é sucata da indústria de arruelas ou algo parecido.
Estas chapas são furadas, com furos de mais ou menos 1.5cm e bem próximos uns dos outros.
A minha idéia é pegar uma chapa destas e fazer uma curvatura e colocar atrás do painél como se fosse um refletor.
Mas esta pessoa ainda não conseguiu este material para fazer testes. Ele usa muito para fazer cestos de lixo, mas compra a sucata em tiras de 20cm. Eu queria uma com mais largura.
-
Pois é galera, eu vou acompanhar esse tópico... é muito interessante...
Sempre me perguntei uma coisa que me falaram uma vez e eu teste e se confirmou... Ai vai:
O forno de Microondas utiliza frequência de 2.4GHz, ou semelhante, ele precisa bloquear essa onda para que não "cozinhe" quem está do lado de fora dele... apara isso ele usa justamente este conseito de Gaiola de Faraday. Na teoria ele essa Gaiola que há no forno deve bloquear 2.4GHz, levando em consideração que ele bloqueia 2.4GHz, deveria bloquear frequencias menores por exemplo 900MHz... Se você colocar um telefone sem fio ou mesmo um celular (não sei ao certo as frequências que o celular usa, mas imagino que menores do que 2.4GHz) dentro de um microondas, e de outro aparelho telefonar para ele, ele não deveria receber a ligação enquanto estivesse dentro do forno certo? A frequencia que ele usa deveria estar bloqueada pela gaiola... ou não? Mas faça o teste... o celular recebe a ligação. PS.: quando eu digo colocar dentro do microondas eu quero dizer dentro mesmo, onde se cozinha os alimentos, com a porta fechada, porém, obviamente sem ligar o microondas.
Alguma explicação? A Gaiola de Faraday do microondas não funciona... pelo menos nos que eu testei... já testei em uns 4 diferentes... estranho não?
-
pelo que eu estudei esse conceito tem que ter relação com o tamanho do comprimento de onda e o do "quadrado" da grade.
para 2.4 deve bloquear mas o a grade deve ser grande assim para o cumprimento de onda de 900mhz.
bem não sei ao certo. nem sei também se o cumprimento de onda de 900mgz é menor que 2.4
bem. solução seria testar criando uma grade em forma de gaiola e colocar o celular dentro.
quem tiver galinheiro pode entrar dentro ou deixar o telemóvel lá e telefonar para as galinhas. kkkkkkks
-
Citação:
Postado originalmente por
misterbogus
pelo que eu estudei esse conceito tem que ter relação com o tamanho do comprimento de onda e o do "quadrado" da grade.
para 2.4 deve bloquear mas o a grade deve ser grande assim para o cumprimento de onda de 900mhz.
bem não sei ao certo. nem sei também se o cumprimento de onda de 900mgz é menor que 2.4
bem. solução seria testar criando uma grade em forma de gaiola e colocar o celular dentro.
quem tiver galinheiro pode entrar dentro ou deixar o telemóvel lá e telefonar para as galinhas. kkkkkkks
Pois é... heheh
Sobre a onde 900MHz ela é maior que a de 2.4GHz, mas agora já não lembro mais os outros fatores que influenciam ai... se potência, amplitide e tal... realmente não estou lembrando... mais é preguiça de pensar, mas... hehe... Se alguém souber direitinho era legal explicar ai... Valeu!
-
Citação:
pedemesa
Pois é... heheh
Sobre a onde 900MHz ela é maior que a de 2.4GHz, mas agora já não lembro mais os outros fatores que influenciam ai... se potência, amplitide e tal... realmente não estou lembrando... mais é preguiça de pensar, mas... hehe... Se alguém souber direitinho era legal explicar ai... Valeu!
Felipe, sobre o forno microondas, aquela grade não bloqueia todo o sinal, mas confina a maior parte da potência dentro de um pequeno volume. Um radar tem vários kW em microondas, mas por que ele não cozinha tudo em volta? Muita potência em muito volume. O forno microondas é muita potência (relativamente) em pouco volume. Mesmo com a blindagem ela não é perfeita, por isso a história do telefone confinado lá dentro funcionar.
Sobre a ideia de bloquear o efeito de uma antena na outra usando placas, você pode sim atenuar o efeito de uma antena na outra mas por outro lado você vai alterar os diagramas de irradiação e características de suas antenas. Qualquer metal que você aproxime de uma antena você terá outra antena que não se sabe qual é (diagrama, impedância, etc, tudo isso vai pro espaço). O que você pode conseguir de isolação não compensa os outros problemas que você vai ter colocando essas placas. Não existe mágica, isso não vai funcionar na tentativa e erro.
Sds,
-
eu não pensei em uma chapa, mas sim em uma espécie de grade de metal.
mas então pelo que esplicou. isso tipo que refletiria a irradiação "trazeira" da antena para ela mesma podendo causar alteração na forma como ela propaga sinal na sua parte frontal?
-
Citação:
misterbogus
eu não pensei em uma chapa, mas sim em uma espécie de grade de metal.
mas então pelo que esplicou. isso tipo que refletiria a irradiação "trazeira" da antena para ela mesma podendo causar alteração na forma como ela propaga sinal na sua parte frontal?
Exato. Qualquer solução caseira em uma atena sem uma simulação em computador ou instrumentos de análise vetorial não são recomendadas. Você se complica mais do que ajuda. Se isso fosse possível tenha certeza: viria de fábrica.
Sds,
-
Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas
bem companheiro.
em baixo da sua resposta eu vi isso: "Gabriel Mota
Eng° de Telecomunicações"
bem vc é o cara.
mas mesmo sem isso sua análise foi bem lógica.
bem realmente não se pode fazer fazer esperimentos em um ambiente de produção. seria suicídio.
solução, esperarei ficar rico e me formar. rsrsrsr
e montarei um laboratório para fazer esses esperimentos.
quando chegar a uma solução vou postar aqui no fórum. se essa solução
for boa eu registro e fabrico, até homologo na tia ana.
lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Eu recebi de um colega a uns tempos atras um pdf de apresentação do canopy (se não me engano era do grupo dharma) onde no fim do folder tinha uma foto com uns 10 - 15 canopy todos isolados em mini caixas metálicas com a frente aberta onde eles sitavam como solução de um determinado cliente para isolar os equipamentos. Agora eu pergunto, onde está o pdf pra colocar aqui? não achei. rs
-
Mota, esta questão do radome que você falou é interessante.
Em muitos sites diz que o radome serve só para proteção do dipolo.
Já em outros fala em ganhos.
Daí eu imagino que um radome quando aplicado na parábola, vai criar um anel metálico em volta do disco, que irá estreitar o lóbulo.
É isso?
-
Citação:
JorgeAldo
Agora sim, tu virou o prof Pardal.
Mas pelo menos prova que não estávamos totalmente errados no objetivo que era bloquear sinais vindo de trás de uma forma mais eficiente do que a simples relação frente costas das antenas.
Já tinha gente mais curiosa que nós investigando o mesmo assunto.
-
Citação:
JorgeAldo
E daí Professor, tu também acorda cedo até em feriado.
Tua proposição então está sendo confirmada. E achei muito interessante aquela foto onde fizeram os testes. Aquele rádio lá em cima no teto está dentro de uma cavidade totalmente forrada. É semelhante aquela idéia inicial que surgiu no tópico.
-
Citação:
JorgeAldo
ai que esta, a "cavidade" é feita de material RADIO ABSORVENTE.
vocês estavam propondo material RADIO REFLETOR.
Não é a mesma coisa, as vezes é melhor matar um lobulo da antena do que refleti-lo (pois provavelmente ele vai virar outro(s) lobulos e piorar a complexidade do problema)
Entende ?
A minha idéia desdo o outro tópico, não era refletir, pois isso seria feito pela estrutura do próprio painel.
Até porque, se este material absorver a irradiação para a frente da antena, ela iria perder ganho.
A idéia era colocar atrás do painél um anteparo para tentar diminuir mais o lóbulo posterior e assim previnir possíveis interferencias de painéis na mesma torre. Seria para absorver mesmo o lóbulo posterior.
Alguém falou do exemplo dos canopy dentro de uma caixa. Acho que seria muito semelhante.
-
Citação:
JorgeAldo
Não é semelhante, metal não ABSORVE, metal REFLETE.
ahhh e gayola de faraday é algum filme parecido com gaYola das loucas ? :P:P
É, expressei-me mal.
Nos Canopy seria para refletir e neste caso queremos absorver.
Aquilo que o Costa falou sobre deformação imprevisível do lóbulo de irradiação, no caso dos Canopy citado pode ser mais devastador.
Já no caso de colocar atrás este material colado num anteparo, sem que esteja fixado no painél só para absorver o lóbulo posterior. Essa é a idéia.
Eu vou tentar um contato com eles para ver se consigo estas placas.( logicamente dependendo do preço. Pois como jogador de poker, se a parada é alta eu passo.)
Como é material leve e plano, é de fácil despacho pelo correio.
-
Mandei uma consulta de preços.
Vamos ver de perto isso.
-
Citação:
JorgeAldo
mas veja, em 2.4ghz ele atenua 5.64 dB com 2.5mm de espessura...
5 db não é nada em wireless (tem que perguntar ao fabricante se o efeito eh cumulativo: 5mm = -10 db, 10mm = -20db e assim sucessivamente, pq so vale a pena na casa dos -20db pra cima...)
ou seja, tu vai ter que atolar essa fita na antena ate ela ficar com a FTB necessaria...
(Mas me parece bastante util para insular a caixa hermética dos rádinhos...)
Sim, mas a cada 3db ele vai cortar pela metade a intensidade. Com duas folhas já seriam 10dbm. Já daria para experimentar, pois cortaria 3X pela metade.
E esta nova possibilidade de isolar cx hermética também pode ser boa.
Eles tem uma versão que vem com adesivo nas costas da folha.
-
Citação:
JorgeAldo
Este inclusive é bem mais fino e absorve mais.
-
Citação:
JorgeAldo
alguma resposta ?
achei outro material, mais high tech ainda :
http://www.hitek-ltd.co.uk/assets/File/eccosorbcrs.pdf
esse eh fod@, vê as propriedades :
Attenuation, (dB/cm)
1.5 GHz 5.6
3.0 GHz 20.0
8.6 GHz 63
10.0 GHz 69
Vou pintar meu carro com isso e furar todos os sinais de transito do pais :P
Vê só prof Pardal, aquele tua idéia da tinta está prontinha aí.
Isso aí deve ser parecido na forma de aplicar com aquele anti ruido para automóveis , o Underseal.
-
Caros Amigos
PERDOE-ME PELO Y EM GAYOLA.
agradeço a participação no tópico. mas acredito que o assunto abordado não é lingua portuguesa.
estou aprendendo muito.
mas se quiser aprender mais sobre lingua portugesa eu vou prestar mais atenção na hora de digitar e procurar um livro sobre o assunto.
não preciso, de indicação ou sarcasmo sobre Gayola das loucas.
-
1929, tem radomes que tem só efeito de proteção. Aqueles com aro em volta da parábola melhoram a relação frente-costa e estreitam o feixe. É isso mesmo.
Abç,
Citação:
1929
Mota, esta questão do radome que você falou é interessante.
Em muitos sites diz que o radome serve só para proteção do dipolo.
Já em outros fala em ganhos.
Daí eu imagino que um radome quando aplicado na parábola, vai criar um anel metálico em volta do disco, que irá estreitar o lóbulo.
É isso?
-
Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas
Tou acompanhando.
Citação:
JorgeAldo
To comecando a achar que esse materiais radio absorventes só teriam efeito fora da região do campo próximo da antena... Se isso for verdade, vai ficar caro...
-
Passou o dia e os fabricantes não responderam ao email.
Daí que já fico no desânimo.
-
Citação:
JorgeAldo
Poiseh, acho que isso ai so vale a pena se for um importador de grande quantidade.
Mas veja, existe um distribuidor brasileiro desse material no site da MAJR.
Distribuidor Brasileiro MAJR
Tenta com eles. Inclusive eles podem sanar essas minhas duvidas sobre a distância adequada em relação às antenas...
Talvez por isso não responderam. São dois os distribuidores. Um da região de Campinas.
Vou telefonar amanhã
-
Cara, não sei de nada do que perguntou. Não foram perguntas triviais :D. Depende dos materiais, enfim. Não sei, seria a melhor resposta. Mas tou acompanhando o tópico.
Abç
Citação:
JorgeAldo
Eu tava revendo o conceito de campo proximo e campo distante...
No campo próximo esse material se tornaria um parasita, e pior, parasita atenuante...
Ou seja, acabaria prejudicando sinais que vão para as regiões desejadas e não apenas os lóbulos laterais.
No campo próximo eles significariam um "resistor" acomplado por dois capacitores...
Ou não teriam efeito...
Eles atuam atenuando as ondas de rádio, no campo próximos tempos um campo eletrico variavel e não ondas de rádio propriamente...
Essa diferença pode significar que o efeito deles sejam muito diferente quando no campo próximo do que no campo distante (onde ha propagação real de ondas eletromagneticas).
Faz sentido mota ?
Se isso for verdade, eles vão ter que distar da antena exatamente a distancia do campo próximo + a tolerancia... O que significa que teriam que ser bem grandes e se o material for caro, isso inviabiliza.
Bem, alguem já estudou o efeito desses materiais no desenho de antenas ? Tem algum teórico sobre isso ?
Ou é terreno para pesquisas novas, do zero ?
(Edit) To ficando inclinado a acreditar no seguinte :
Materiais radio absorventes baseados em materiais ferrosos (Cerâmicas de Ferritas e similares) vão ter efeito resistivo no campo próximo (A antena induz uma corrente neles e essa corrente é dissipada na forma de efeito joule) - Se comportam como um indutor associado a um resistor...
Os materiais radio absorventes baseados em materiais de carbono não vão ter indução de corrente, logo não vão ter efeito prático nenhum (A não ser de reduzir o campo elétrico que passam por eles devido a sua constante dielétrica) - Se comportam basicamente como o plastico...
Isso se estiverem situados no campo próximo.
Já se estiverem no campo distante, ai sim se comportam como o esperado.
Preciso das fórmulas... Isso que eu disse faz sentido mota ?
-
Citação:
JorgeAldo
To comecando a achar que esse materiais radio absorventes só teriam efeito fora da região do campo próximo da antena... Se isso for verdade, vai ficar caro...
Aldo, aquele telefone que consta no site da MAJR, não consta na operadora. Dá número desconhecido.
Acho que os caras já quebraram. hehehehe!!!
-
Citação:
1929
Eu estava lá naquele tópico. Mas até hoje não fiz testes.
Um amigo que é serralheiro ficou de me conseguir uma chapa, na realidade é sucata da indústria de arruelas ou algo parecido.
Estas chapas são furadas, com furos de mais ou menos 1.5cm e bem próximos uns dos outros.
A minha idéia é pegar uma chapa destas e fazer uma curvatura e colocar atrás do painél como se fosse um refletor.
Mas esta pessoa ainda não conseguiu este material para fazer testes. Ele usa muito para fazer cestos de lixo, mas compra a sucata em tiras de 20cm. Eu queria uma com mais largura.
Sabe a espessura certa desta chapa? No topico do Rodrigo ele menciona que deverá ser da mesma espessura da tela na porta do microondas, mas não tive como "medir" pois para isso teria que tirar a tela de lá.
-
Aldo, dica: assinar o The Microwave Journal (Microwave Journal). É de graça e vem a versão impressa em casa. Tem bastante anunciante, deve ter alguma coisa do tipo.
Sds,
Citação:
JorgeAldo
para uma tela refletir uma onda de radio basta que o tamanho dos "furos" seja menor que o comprimento de onda (com alguma margem).
2.4ghz ta na casa centimetrica, ou seja, basta que os furos sejam menores que 1 cm que com certeza vai refletir...
Mas o que estamos discutindo agora não se trata de refletir, e sim de absorver, o que uma tela metalica não faz...
-
Citação:
JorgeAldo
Não é semelhante, metal não ABSORVE, metal REFLETE.
ahhh e gaYola de faraday é algum filme parecido com gaYola das loucas ? :P:P
(alguem percebeu o Y ?)
Com a gaY-o-la pronta podemos mudar ate o nome do provedor para vi-a-net ~D
Será que as paineis , principalmente as homologadas, ja nao vem com essa relaçao frente-costas devidamente equalidazada? ou seja, no seu limite??
-
Seria bom o sr. Gilvan vai deixar sua opiniao... ele é fabricante de antenas e uma mistura de professor pardal com magaiver
abs
-
Fui banido por discutir com um moderador (Autoridade).
A discussão se deveu por que um moderador (Grayfox) apagou um dos meus posts no sub-forum "FreeBSD" alegando que eu estava vendendo e que deveria usar a area de vendas para isso.
Não aceitei a edição pelos seguintes motivos :
1 - O moderador não precisava apagar meu post, isso é abuso de autoridade. Caberia a ele me notificar para que EU MESMO o modificasse. O que há por detras dessa obtusa demonstração de força ?
2 - Se os moderadores realmente estivessem preocupados com a venda em outras áreas do forum, não teriam PROMOVIDO o tópico "Fisica Azul" do senhor Gilvan Enricone à TOPICO FIXO (Ou seja, o gilvan tem amigos moderadores e por isso é previlegiado).
3 - O moderador em questão vende seus serviços na comunidade e eu teria me tornado competidor, com isso a sua motivação para apagar meu post é pessoal, e não o interesse da comunidade. (O que se acirrou quando discordei dele em outro post do forum a respeito de freebsd, mostrando um jeito menos trabalhoso de atingir um determinado fim).
Fui banido, sem levar em consideração que ajudei a comunidade (em vários foruns) partilhando dos meus conhecimentos aberta e liberalmente, caso não seria se meu interesse fosse simplesmente "vender meu peixe".
Na "justificativa" para o ban, esta um elemento muito conhecido para qualquer estudioso de política (Politica envolve qualquer situação em que exista poder, como aqui, por exemplo, onde há o "virtual" poder de moderador - [poise, o moderador deveria ser a pessoa mais justa, educada e moderada do forum, deduz-se pelo nome]):
Ideologia: Tornar interesse pessoal em interesse coletivo.
Logo, não ofendi "o moderador" e sim a "comunidade inteira".
Fica bem claro que o moderador em questão acredita que seus interesses correspondem ao interesse da comunidade inteira (Que caso fosse verdade, não precisaria banir tão rapidamente, bastaria consultar a comunidade para saber se ela se sentia realmente ofendida)
Além disso, há outro elemento, como bem entendeu Nietzsche à respeito da política, que é o de usar proibições sem sentido - contra coisas naturais que todos praticam - para, somente em casos úteis, punir indiscriminadamente qualquer um, que seja, a proibição de venda nos forums, que é desrespeitada pelos próprios moderadores (E uso o tópico "fisica azul" aqui como exemplo mais gritante) não tem utilidade em ser aplicada à todos, sem distinção. Não, essa proibição é util para SELETIVAMENTE silenciar qualquer um que os moderadores percebam como ameaça.
Agora não adianta apagar o tópico "fisica azul" do sr. Gilvan, pois este é PROVA CABAL de que não há VERDADEIRO INTERESSE por parte de nenhum moderador de que essa regra seja cumprida, cabendo meu ban à motivos outros, escusos e indizíveis, que o sr. Grayfox não se dará ao trabalho de responder e terá vergonha de expor.
Fica aqui um recado aos moderadores : O poder existe para servir. Ser moderador é ter paciência para dialogar, negociar, entender. Se não tem paciencia para isso, não seja moderador, pois, senão, o que seria para AJUDAR a comunidade, passa a ser CONTRA a comunidade. Passa a ser o poder pelo mero poder, para benefício próprio.
Obrigado à todos e as amizades que fiz aqui, espero continuar ajudando e sendo ajudado por todos os de boa vontade.
Jorge Aldo.
à proposito, se os "moderadores" tivessem realmente algum poder, eu não estaria aqui - novamente - na comunidade, 15 segundos após ter sido banido. Ou seja, não serei banido, não se deem ao trabalho de me banir novamente, volto quando me for conveniente, quantas vezes for banido por motivos excussos, voltarei novamente quantas vezes quiser.
Passem bem.
-
bem, amigo então abra um tópico só para isso ao invés de ficar utilizando o que eu abri para resolver suas picuinhas com a moderação.
-
mr bogus, acho muito bobo que voce ainda esteja com raiva (nem com raiva deveria estar) do comentario sobre o Y de gayola. Não tive intenção de ofender e isso aqui é um forum publico...
Me desculpe se voce se sentiu ofendido pelo comentario sobre o Y.
-
aldo, bota o link sobre FreeBSD.
O forum irá perder com sua saida . Voce tem mostrado disposiçao em responder, com conhecimento, todos os posts.
Abs
-
Citação:
1929
Talvez por isso não responderam. São dois os distribuidores. Um da região de Campinas.
Vou telefonar amanhã
Alguma resposta dos importadores?
-
Citação:
netosdr
Alguma resposta dos importadores?
Nada. Acho que não se interessaram
-
Um pergunta bem besta, se usar chumbo??
-
As antenas da Andrew vem com uma espuma, até hj eu não sei para o que é aqui, tem alguma coisa relacionada a isso?
-
Não. A espuma é de material absorvente de RF pra melhorar diretividade e diminuir interferências. Ela vem no Shield.
Citação:
JorgeAldo
essa espuma é para acomodar a antena na caixa, não ?
-
Citação:
motacosta
Não. A espuma é de material absorvente de RF pra melhorar diretividade e diminuir interferências. Ela vem no Shield.
isso mesmo! acho que ela deve meio que incharcar de agua ai veda hehehehe