1 Anexo(s)
Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.
É o seguinte pessoal, preciso fechar um ponto a ponto de 9km em linha reta com visada usando 2 antenas aquario 2.4ghz 25dbi cabo 1mt grade e um airlive 5460ap v2 enviando e um aquario apr-2426 recebendo. as coordenadas do google earth são:
ponto de envio: latitude 23°23'43.41"S longitude 23°23'43.41"S
ponto de recepçao: latitude: 23°18'52.82"S longitude: 53°37'28.02"O
ambas antenas a uma altura de 8 metros do chao.. nesse caso eu uso a polarização vertical ou horizontal?
fica bom usando em modo G?: da pra passar uns 15mbps de velocidade real? consigo fexar estando em um unico lugar por vez,pq ninguem que conheço pode me ajudar e fikar na outra ponta.entao tenho que fexar sozinho..agradeço se me ajudarem.
Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.
Cara, vou falar o que eu acho. Eu usava esse rádio muito tempo depois começei a investir em RouterBoard e não me arrependi de jeito nenhum, eu percebi o que queremos fazer com esse rádio é locura, pois funciona mais com o tempo cai potencia, a sensibilidade é baixar entre N fatores. Quanto a altura eu achei um pouco baixo ai o terreno é totalmente nivelado? Aqui como exemplo eu tenho um repeter a 5km precisei de 12 metros de altura e aqui o terreno é um pouco nivelado. Em relação ao modo, eu não sei muito mais o que andei conversando e pesquisando, o modo G é um pouco mais dificil de estabilizar tenta usar modo B como data rate fixandos em 11mbps, e depois reporta aqui para gente como ficou. t+ qualquer coisa so postar.
Infelizmente tenho que desencorajá-lo a tentar esse tipo de feito, as antenas e rádios propostos para essa solução, tenho 90% de certeza que não fecha o enlaçe. Para uma maior confiabilidade e facilidade de uso, dua UBIQUITI NANO M5. Ou para uma banda maior ainda duas ROCKET M5 + Antena Disco Ubiquiti, com as ROCKET garanto pode passar cerca de 180/260. Ou ainda uma solução Intermediádia a UBIQUITI ANTENA NANOBRIDGE M5 . Creio desta maneira 100% de exito em seu projeto.
os pontos tem visada total um com o outro, na verdade informei errado, o ponto de envio vai ter 10 mts de altura,e o de recepçao vai ter 8. no telhado da casa do ponto de envio ja da pra ver a casa que ira receber, entao tem visada total.. precizo passar velox de 4mbps.
Então, com seu equipamento é so testando mesmo para ver c vai fechar o link, mais se não quiser comprar RB compra 2 nano5 e coloca uma na sua casa e outro na casa do seu amigo, e seja feliz. Vai funcionar muito bem. t+
entao, eu tento polarização vertical ou horizontal para esse enlace?
Cara eu tenho preferencia por horizontal, pois aqui é cheio de omni vertical, ai eu coloco horizontal que foge um pouco da poluição. t+
mas qual polarização é melhor pra fexar o link? kero usar o canal 3 assim, nao terei interferencia nenhuma.
1 Anexo(s)
olhem,usei o radio mobile . analizem a imagem e me digam o que vcs axam? mas to axando ki o radio mobile ta mostrando errado, pq o ponto mais alto é minha casa, e no radio mobile mostra como o ponto mais baixo
Citação:
Postado originalmente por
Pauloneto
olhem,usei o radio mobile . analizem a imagem e me digam o que vcs axam? mas to axando ki o radio mobile ta mostrando errado, pq o ponto mais alto é minha casa, e no radio mobile mostra como o ponto mais baixo
Boa Tarde Amigo,
Esta projeção do RadioMobile é apenas à nível de TERRENO. Não leva em conta prédios, e qualquer outro obstáculo no caminho.
Não se baseie apenas por ela,ok.
Pelos cálculos que fiz, analisando as coordenadas que colocasse , fecha tranquilo se usares 12m no ponto A e 12m no ponto B. podes usar mastro retrátil 12m com estaiamento em 120º.
Se tiveres que usar esse rádio usa com firmware aprouter (que por sinal é bom sim, apesar de muita gente não saber configurar direito) , usa ele no canal 11 32mw potência , banda G fazendo controle de MAC , SSID escondido. Se o sinal ficar fraco pode tentar com 63mw nos dois rádios.
Dica minha: NÃO usa cabo entre o radio e a antena. use apenas um Pigtail de qualidade. isso aumentará e muito o sinal da sua antena. Uso esses rádios há muito tempo desta maneira e vai tranquilo usando aquario 25dbi grade.
Se tiver como investir , ae migre seu link pra 5.8GHZ usando NANOSTATION 5 ou M5 conforme já citado pelo pessoal acima. Com isso conseguirás uns 30mb (15+15) de banda usando 20mhz 5800ghz.
Leandro Lopes onde eu assino ?? rsrrs
Falou tudo, depois disso se tiver alguma duvida ainda posta ai que ajudamos você
t+
entao,percebi hj que passei a longitude do ponto de envio errado, as corretas sao essas:
ponto envio: latitude 23°23'43.41"S longitude 53°37'10.5"O
ponto recepção: latitude: 23°18'52.82"S longitude: 53°37'28.02"O
no radio aquario ta com wappro 6.3 e no airlive ta wappro 5, quanto aos cabos, as antenas tem 1 metro de cabo rgc-058 de fabrica com conector SMA.. semana ki vem vou tentar fexar o enlace, pois no momento to sem tempo...ai eu posto aki se deu certo e todos os detalhes.faloww
Pessoal, eu ia fexar esse enlace quando tudo estivesse encaminhado,mais agora a OI nao quer instalar o velox na cidade alegando "falta de portas" disponiveis,aff....agora só vou fexar quando tiver serteza que a oi ira instalar o velox pra mim mandar la pro sitio....atualmente uso via radio 400kbps aki no sitio,aki pega 60% de sinal de uma omni á 9,5km (tipo slot deve ser da pluton) e da setorial emc-test 20dbi pega 40% e uso caixa heremetica com o apr-2426.....e kero manda pro sitio banda larga OI Velox de 2mbps de download e 400kbps de upload, como vcs viram aki o lugar é alto, quando eu fexar posto aki p vcs minha experiencia ok!!
use routerboard com mini pci como r52-350 ou outros demais use 5.8 ghz para projetos futaramente.....
use antenas da hyper 30 dbi .... que lhe dara qualidade sem dores de cabeça .....
Citação:
Pauloneto
Pessoal, eu ia fexar esse enlace quando tudo estivesse encaminhado,mais agora a OI nao quer instalar o velox na cidade alegando "falta de portas" disponiveis,aff....agora só vou fexar quando tiver serteza que a oi ira instalar o velox pra mim mandar la pro sitio....atualmente uso via radio 400kbps aki no sitio,aki pega 60% de sinal de uma omni á 9,5km (tipo slot deve ser da pluton) e da setorial emc-test 20dbi pega 40% e uso caixa heremetica com o apr-2426.....e kero manda pro sitio banda larga OI Velox de 2mbps de download e 400kbps de upload, como vcs viram aki o lugar é alto, quando eu fexar posto aki p vcs minha experiencia ok!!
Amigo,.
Pra passar a banda que voce quer e ficar 100%, terias que usar equipamentos muito caros em 2.4ghz e antenas de 29dbi ou +.
Investe um pouco mais, e compra duas nanostation 5.8ghz , que tu passa 28mbps (14+14mb) tranquilo, sendo assim tu passas teus 2mb ou 4mb muito estável pelo 5.8ghz.
2.4ghz infelizmente está poluido demais. podes ainda comprar mais duas antenas de 25dbi aquario (em torno de R$140,00cada) e aumentar tua cobertura.
Abraço.
se fechar ae posta as fotos ,ok.
Ola pessoal, enlace fexado com sucesso.Aki no sitio só usei um cano de 2mt em cima da casa e ajustei a antena no olho mesmo, la na cidade usei um de 5mt em cima da casa, só ergui o cano de 5mt, virei ele pros lados e fexei com 53% de sinal,ainda nao medi a velocidade pois to só com um note, mais ta passando meu adsl de 2mb normalmente, quando a adsl da picos de 1.8mb eu teste o ping e fika na mesma.mesmo com trafego de 1.8mb o ping nao altera, fika nos 2ms....
vc configurou como? wds ou ap+wds? quero fechar um aqui com 900m com visada.
pc mk ---ap wds------ap wds---ap + omni 15dbi. o mikrotk fica na casa da minha mae e o ap com a omni vai ficar aqui em casa. seria essa a configuraçao correta?
Amigo sou Administrador de redes E tecnico Wireless e lhe digo com toda a Certeza Nunca faça ptp em modo algum com 2.4 ghz ok Sempre em 4.9 a 5.8 ghz por varios fatores ate mesmo tecnologia empregada em cartões 5.8 ghz qualquer duvida so me add no msn [email protected]
Galera estou com uma duvida parecida
quero fazer um ponto a ponto de 3km
com visada e mesma altura
meus equipamentos são duas grade 25dbi 2ap aquario 400mv
será que da certo??
3km é moleza...Coloca os dois radios em bridge WDS, cadastra o MAC WLAN do Radio B no radio A e do radio A no radio B coloca os dois no canal 13 B/G e voçe tera 20 megas halfduplex nesse enlace de 3km.
Citação:
Pauloneto
os pontos tem visada total um com o outro, na verdade informei errado, o ponto de envio vai ter 10 mts de altura,e o de recepçao vai ter 8. no telhado da casa do ponto de envio ja da pra ver a casa que ira receber, entao tem visada total.. precizo passar velox de 4mbps.
Baum amigo...
Simulando via software... Vc fechar o enalce com 2.4Ghz de preferencia 15m numa Ponta e 15m na Outra...
=======================================================================
Manufacturer Alvarion
Product Family BreezeNET B
Product Name BU/RB-B100D-2.4
Part Number 824283CU
Product Description Point to Point Wireless Bridge
Radio Technology OFDM
Band (GHz) 2.4
Licensed Band No
Antenna System Mode SISO
Duplex TDD
Regulatory Domain CU (Cuba)
Max EIRP (dBm) 43
Channel Bandwidth (MHz) 40
Frequency Range (MHz) 2400..2483
Link Availability (%) 99.99999960
Link Outage (Min/yr) 00:00:00.13
Link System Gain (db) 154
Mod Rate System Gain (db) 134
Link Path Loss (db) 119.3
Min Fade Margin used (db) 10
Link Fade Margin (db) 35
Mod Rate Fade Margin (db) 15
Modulation Rate # 8
Modulation Rate QAM64 3/4
Availability (%) 99.99996005
Mod Rate Outage (Min/yr) 00:00:12.61
Maximum uni-directional Layer 2 (Ethernet/TDM) throughput at modulation rate (Mbps) 81.3
Maximum achievable Net Layer 3 (FTP) uni-directional throughput at modulation rate (Mbps) 74.2
Maximum achievable Layer 2 (Ethernet/TDM) bi-directional throughput at modulation rate (Mbps) 84.2
========================================================================
Custo X Beneficio?
Como ja comentando la em cima....por outros amigos...
Rocket M5 Mimo..(100%)
Exite a M2 também... mais não aconselho...
Assim caso seja preciso do ponto recepcao vc mandar para outro ponto mais na frente com Banda Garantida...
srsrs
Sucesso
cara 2.4 é bom d+, aqui tenho velox 10mb. fiz um ptp em 2.4 a 1.5 km com 2 engenius ( nao lembro modelo, sei que é branco 5 portas e ap router 6.1) tamo passando 10 mb full a 63 mw canal 1 e 54 dbm de sinal, banda g. Na torre 20m antena 20dbi aquario. No servidor cano galvanizado 6m antena 25dbi + 10m de cabo rg58. detalhe, a torre fica na parte media-alta da cidade, o servidor na parte baixa. nao sei como deu certo mas é muito bom. 5.8 pra link dedicado eu concordo, mas adsl 10mb, 5.8 é ilusão. tem 4 meses funcionando e nunca deu dor de cabeça, nao penso em trocar pra 5.8 já que nao sou provedor, apenas compartilhamos 1 adsl. para compartilhar 2.4 ghz é sempre bem vindo. MELHOR 10 PAGANDO R$ 20,00 CADA 1 MB, DO QUE 1 PAGAR R$ 40,00 EM 256K. E VIVA O COMPARTILHAMENTO NA FREQUENCIA LIVRE DE 2.4 GHZ