-
desanimado com rocket
Galera, tenho um ponto de 21km, com duas rocket dish 30dbi, sinal -55, configurado como
AP WDS, Cliente WDS, ate ae tudo bem, airmax ativo e no ack ativo 40Hz, maiss passando 10mb full o ping ate estabiliza em 4 5ms, com 15mb o ping estora a casa de 20ms,
troquei fonte de 19v 5a e nao consigo estabilizar esse caralho, agora vo usar rocket de 34dbi, pra ver o resultado, foda q no speed test da rocket passa 100MB, alguem tem alguma ideia
troquei canal fiz o demonho jah rsrsr
-
Re: desanimado com rocket
esta testando com que equipamentos as pontas?
se no speed teste passa 100 mbs nao precisa mecher em canal
-
teste de banda com mk, no tste da propria rocket eh uma maravilha, quando vc coloca o mk pra fazer o teste
vc ve que realmente nao eh tudo aquilo
nao consigo fazer passar 15mb com ping entre 5 ms
-
Citação:
Postado originalmente por
marcosx
Galera, tenho um ponto de 21km, com duas rocket dish 30dbi, sinal -55, configurado como
AP WDS, Cliente WDS, ate ae tudo bem, airmax ativo e no ack ativo 40Hz, maiss passando 10mb full o ping ate estabiliza em 4 5ms, com 15mb o ping estora a casa de 20ms,
troquei fonte de 19v 5a e nao consigo estabilizar esse caralho, agora vo usar rocket de 34dbi, pra ver o resultado, foda q no speed test da rocket passa 100MB, alguem tem alguma ideia
Nossa véio, cê tá transtornado...
Vamos tentar acertar, ok?
Não acredito que mudar as antenas vai melhorar algo.
Já olhou além dos rádios?
Quantos megas passava antes dos rockets?
Você estava pingando o rádio da outra ponta ou o equipamento?
Entra em contato comigo pelo e-mail e faz um portforward no teu mikrotik pra cada um dos rockets ou me passa acesso via teamviewer.
Abraço,
Zé Alves
-
esta fazendo btest em tcp ou udp no mikrotik?
se for tcp, veja que ao fazer o teste o processamento da RB vai bater em 100% logo vai causar variação no ttl do seu teste de ping. Aconcelho a testar com UDP.
outra coisa seus rockt estao com qual versao do fw. 5.2, se nao for esta tem realmente variaçoes no ping, veja no changlog da versao 5.2 tem correções (vide ubnt.com)
[]'Gilmar
-
Rapaz... -55 e ta passando apenas 14megas??? Isso naoooo podeeee... fiz um teste aqui com airgrid que e o equipamento mais fuleiro que tem.... passei 45 megas... isso a 10km... visada....
-
Vou regular dois enlaces segunda, um de 7, e outro de 12 km, usando o rocket m5, terca ou quarta, posto os resultados, vlw
-
Citação:
marcosx
Amigo, posta as coordenadas desse seu enlace. pode ser que tenha algum "problema" no meio do caminho.
podemos analisar sem problemas,ok.
-
ah questao eh a seguinte, to usando o Firmware Version:XM.v5.2-beta7.4826.100423.1708
e o seguinte ele passa 100, mais em teste com o mikrotik, coloco pra passar 10mb full tcp, o ping vai de 1 a 8ms, com 15mb passando crendius vai pra 20 25, chega ate perder pacote, e no speed teste passa 100mb rsrsr mais
alguem tem rocket com essa distancia, passando mais que 20mb com ping de 1 2 ou 3ms?
Obrigado
-
Ponto A
26°24'23.00"S
52°22'17.17"W
Ponto B
26°35'39.82"S
52°19'23.63"W
serra que consigo fchar do ponto a para o ponto C, pq dae eu elimino o ponto B atualmento to sai do a vai pro b e do b mais 20km pro c =(
Ponto c
26°33'12.85"S
52°30'15.52"W
-
4 Anexo(s)
Citação:
marcosx
Ponto A
26°24'23.00"S
52°22'17.17"W
Ponto B
26°35'39.82"S
52°19'23.63"W
serra que consigo fchar do ponto a para o ponto C, pq dae eu elimino o ponto B atualmento to sai do a vai pro b e do b mais 20km pro c =(
Ponto c
26°33'12.85"S
52°30'15.52"W
Entao, analisando aqui, do ponto A pra C direto, somente se no ponto A vc estiver a +ou- 110m (altura acima do solo).
Anexo 12220
O correto seria fazer uma repetidora no ponto indicado: 26°26:41,91S 52°33:31,67 O 35m de torre. Anexo 12217Anexo 12218
O ponto ideal seria :
Anexo 12219
Qualquer dúvida, posta ae.
Abraço.
-
Citação:
marcosx
No teste com Mikrotik, não esqueça de colocar várias conexões simultâneas, uma só conexão não vai dar a performance do enlace.
-
Citação:
rubensk
No teste com Mikrotik, não esqueça de colocar várias conexões simultâneas, uma só conexão não vai dar a performance do enlace.
A fundamentação está certa, Rubens... mas dá uma olhadinha nessa solução mais simples.
https://under-linux.org/f169/airmax-...-ideal-139018/
Abraço,
Zé Alves
-
Citação:
granlabor
Na verdade o teste ideal seria um que seguisse a RFC-2544... mas isso é comumente implementado por equipamentos de teste mais caros como os da Agilent. Iperf/Jperf é uma boa solução de meio termo e eu mesmo já indiquei em vários fóruns... mas o OP parecia gostar do bwtest do Mikrotik, e credibilidade pode ser tão importante quanto resultado.
-
Quem sou eu para sugerir algo, já que nunca trabalhei com este equipamento.
Mas tenho lido todas as experiencias postadas. E já vi um relato onde o equipamento com airmax ativado não correspondeu. Desativou o airmax e ele respondeu bem melhor.
Daí fica a questão. Porque, se o grande diferencial é exatamente o airmax?
-
Citação:
1929
Quem sou eu para sugerir algo, já que nunca trabalhei com este equipamento.
Mas tenho lido todas as experiencias postadas. E já vi um relato onde o equipamento com airmax ativado não correspondeu. Desativou o airmax e ele respondeu bem melhor.
Daí fica a questão. Porque, se o grande diferencial é exatamente o airmax?
Isso não era antes da versão 5.2 ?
E o grande diferencial é ser 802.11n... o AirMax é só a cereja do bolo.
-
Citação:
rubensk
Isso não era antes da versão 5.2 ?
E o grande diferencial é ser 802.11n... o AirMax é só a cereja do bolo.
Pode ser Rubens, pode ser que eles tenham corrigido isso. Eu já estou ansioso para ver estes homologados. Era para a virada no mês mas acho que eles não disseram qual era o mês, heheheh.
-
Cara, ontem mesmo eu fiz um teste com uma airgrid com sinal fraquinho fraquinho... -90
dando no airgrid 15/15 megas... se eu falar que passei ponto a ponto 3 megas... voce nao ia acreditar... agora uma coisa... voce quando fez teu PTP tenho certeza que voce marcou aquela opcao em ambos os rockets... No ACK PTP... certo???
-
Citação:
marcosx
Para enlaces com maior estabilidade e confiança calcule o ACK ! Isso ajuda muito, muita gente condenava os WLA-5000 pois não sabiam calcular ! Mas quem sabia tirava agua de pedra.
Mas no seu caso tambem verifique se o nível d'agua com bolha de ar está centralizado na parte trazeira das antenas, isso é crucial para link's full duplex pois o desnivelamento distorce a imagem H/V, afetando em muito a qualidade do link.
-
Citação:
pkmc
Para enlaces com maior estabilidade e confiança calcule o ACK ! Isso ajuda muito, muita gente condenava os WLA-5000 pois não sabiam calcular ! Mas quem sabia tirava agua de pedra.
Mas no seu caso tambem verifique se o nível d'agua com bolha de ar está centralizado na parte trazeira das antenas, isso é crucial para link's full duplex pois o desnivelamento distorce a imagem H/V, afetando em muito a qualidade do link.
Legal pkmc. Essa é uma dica valiosa,
ZéAlves
-
Citação:
granlabor
Legal pkmc. Essa é uma dica valiosa,
ZéAlves
Sempre às órdens ! quando precisar é só dar um toque ou para detalhes individuais, pode me adicionar no MSN !
-
Pow Paulo... Isso e a pura verdade... Eu tava com um problemas com uma antena sempre que eu ia na casa dos clientes dava sinal super baixo ou sinal alto mais o AirMAX fraquinho fraquinho... Quando um dia eu mesmo subi na torre e nivelei a antena, pra minha supresa, influenciou tanto que o airMAX ficou otimo e o sinal normal!!! Essa e uma boa dica... Parabens mesmo!!!
-
BLZ ! Tomara que sirva pra mais pessoas aderirem a essa tecnologia !
-
Citação:
pkmc
BLZ ! Tomara que sirva pra mais pessoas aderirem a essa tecnologia !
Já que vocês falaram em nivelar usando um nível de bolha, ísto só vale para o caso em que os pontos estão aproximadamente no mesmo nível, né?
-
Na verdade deveria servir para todos, pois pela regra todo mundo deveria se preocupar em manter o Nivelamento da horizontal o mais próximo do nivel REAL !
-
Isso mesmo... Cara se nao fizer da um problema serio... Sinal fica muito ruim... Se quiser eu ponho um printscreen aqui mostrando como muda o sinal... como ele fica melhor.... em um cliente que ta a 3 KM da minha torre com um nano m5, o sinal dele eu nivelei o nano com nivelador comum, esses de pedreiros mesmo... o sinal ta -55 - 300/300mps airmax 99%... Na torre eu nivelei tambem a antena de acordo com o nivelador dela... eu tinha colocado a antena numa torre de 90 metros... com tilt dela quase tdo para baixo... incrivel... o sinal ficou um porcaria... depois arrumamos nos cliente colocando para cima as nanos... e mesmo assim nao melhoravam... depois eu desiti... tirei as basestations da torre de 90 metros e coloquei na minha torre menor de 36 metros... nela da pra nivelar melhor... pra minha supresa.. coloquei a antena totalmente reta... cara o sinal mais baixo que eu tenho e de 80% porque nao e 100% visada!!!
-
Eu entendi o fato do nivelamento.
Só não entendi o porque disso. Se uma torre está a 20m e outra a 60m vai sempre haver um desnível do eixo entre o centro das antenas.
Mas mesmo neste caso hipotético tem que manter na horizontal as duas?
-
2 Anexo(s)
Na verdade o Fato "Manter o Nivel Horizontal" tem há ver com o Giro da antena e por consequência do alimentador, e não com o direcionamento cima-baixo (vertical) ou esquerda direita (horizontal), da antena !
-
Agora sim, eu entendi a que nivelamento se refere.
Com certeza ao girar o alimentador, terá que ficar na posição perfeita para o melhor casamento da fase que chega no alimentador.
Eu estava imaginando a inclinação para apontar para a outra antena.
-
aki eu ja to levantando capital para adicionar a tecnologia na minha rede, pretendo usar os nanobridge para os ptp e rocket e basestation nas base, airgrid nos clientes. Paulo fiquei com uma duvida, o airgrid é 1X1, eu deixo alguns na vertical e outros na horizontal ou faço oq? para clientes comerciais ou mais distantes vou instalar nanobridge que é 2X2
-
Citação:
MaxAdriano
aki eu ja to levantando capital para adicionar a tecnologia na minha rede, pretendo usar os nanobridge para os ptp e rocket e basestation nas base, airgrid nos clientes. Paulo fiquei com uma duvida, o airgrid é 1X1, eu deixo alguns na vertical e outros na horizontal ou faço oq? para clientes comerciais ou mais distantes vou instalar nanobridge que é 2X2
Acho que deve estar havendo havendo algum engano pois a AirGrid faz parte da Famíla AirMax, Tem o mesmo Iluminador - Inner Feed (rádio) que os NanoBridge, portanto trabalham no mesmo modo ! 100% compatível com a Rocket que é o que vc quer usar como AP.
http://www.ubnt.com/downloads/ag5_datasheet.pdf
http://www.ubnt.com/downloads/airgrid_polarization.pdf
-
só que o airgrid trabalha ou na vertical ou na horizontal, enquanto os nanobridge trabalha na vertical e horizontal.
-
Eu uso aqui assim:
Em clientes simples e proximos, uso o airgrid 23... Com ate 12 metros de cabo, mas quando tem um cliente que presica de mais cabo ae eu vejo se da uma visada boa ou nao... Se der eu coloco o nano mesmo... Se nao... Vai pro bullet com antena 25dbi... Em clientes mais um pouco longe eu etou colocar airgrids 28... E assim vou fazendo... Vejo cada cliente com um caso... e procuro melhorar o maximo o sinal... entao aqui esta assim: -47 a -69!!! nao tenho cliente com sinal a baixo de -69...
-
ahhh sobre vertical ou horizontal... Eu to usando todos em horizontal.... (airgrids)
-
Citação:
MaxAdriano
só que o airgrid trabalha ou na vertical ou na horizontal, enquanto os nanobridge trabalha na vertical e horizontal.
Na verdade as duas, tanto a Grid quanto a Dish (NanoBridge) podem usar polaridades horizontal ou vertical, elas fazem 2x2 em H ou 2x2 em V !
Se olhar as duas vai perceber qua a polaridade é definida na hora da montagem do iluminador.
-
Citação:
pkmc
Na verdade as duas, tanto a Grid quanto a Dish (NanoBridge) podem usar polaridades horizontal ou vertical, elas fazem 2x2 em H ou 2x2 em V !
Se olhar as duas vai perceber qua a polaridade é definida na hora da montagem do iluminador.
certo, mas oq me refiro é o seguinte, a base é vertical e horizontal, na hora de instalar os clientes com airgrid eu instalo na horizontal ou na vertical? ou alguns na vertical e outros na horizontal...
-
Max , como te invejo. Um dia eu chego lá também e vou centrar tudo em Ubiquiti e AirMax (AirMaxAdriano, combinou, heheheh)
-
eu que estou começando agora já to querendo partir para tudo em 5.8 e ubiquiti.
-
Citação:
misterbogus
eu que estou começando agora já to querendo partir para tudo em 5.8 e ubiquiti.
Vai tranquilo, tenho cerca 80% da minha rede é Ubiquiti, quanto aos equipamentos não tenho nada a reclamar, aliás muito pelo contrário, só ELOGIOS. 100% de satisfação garantida. Basta saber usar !
-
4 Anexo(s)
Bom, testei hoje meu enlace de 6km, com visada, e nao foi o teste que pensei. RocketM5 dish 30.
Coloquei o firmware 5.2, configurei o radio em Ap, depois Apwds, do outro lado testei ele tanto em modo station como station wds, o resultado foi o mesmo, quando marquei a opção: No ACK Mode for PtP:, ficou horrivel, quase nem pude acessar mais o radio, se alguem tiver alguma colocação.
Vou ate comprar aquelas canetas com laser para poder ter certeza do alinhamento, se alguem conhecer alguma boa pode indicar.
No radio, mostra,TX/RX Rate: 240.0 Mbps / 180.0 Mbps, sinal de -58, 6km. Mas quando coloquei uma maquina rodando o filezila server ftp, e fui do outro lado baixar o arquivo, para minha surpresa baixava somente a 1.1MB/s(link10MB, depois, ja no provedor, testei novamento na minha rede local, imaginando que talvez fosse alguma coisa do filezila, mas nao, baixou a 11.8MB/s(link 100MB), seguem arquivos em anexo. Sinal de -58 para 6km, bom ou ruim??
Anexo 12427Anexo 12428Anexo 12429Anexo 12430
-
3 Anexo(s)
Agora pouco, notei que o 5.2 tem o speed test, fez ele, e posto o resultado, se fosse 50% do que o teste da, tava bom. Fiz 3 tipos de teste, full, rx e tx.
Anexo 12431Anexo 12432Anexo 12433
-
Coordenadas: Ponto 1
Latitude: 27° 7'20.07"S
Longitude: 48°36'25.50"O
Coordenadas: Ponto 2
Latitude: 27° 5'5.44"S
Longitude: 48°38'42.61"O
-
Citação:
wppitp
Bom, testei hoje meu enlace de 6km, com visada, e nao foi o teste que pensei. RocketM5 dish 30.
Coloquei o firmware 5.2, configurei o radio em Ap, depois Apwds, do outro lado testei ele tanto em modo station como station wds, o resultado foi o mesmo, se alguem tiver alguma colocação.
Vou ate comprar aquelas canetas com laser para poder ter certeza do alinhamento, se alguem conhecer alguma boa pode indicar.
No radio, mostra,TX/RX Rate: 240.0 Mbps / 180.0 Mbps, sinal de -58, 6km. Mas quando coloquei uma maquina rodando o filezila server ftp, e fui do outro lado baixar o arquivo, para minha surpresa baixava somente a 1.1MB/s(link10MB, depois, ja no provedor, testei novamento na minha rede local, imaginando que talvez fosse alguma coisa do filezila, mas nao, baixou a 11.8MB/s(link 100MB), seguem arquivos em anexo. Sinal de -58 para 6km, bom ou ruim??
Anexo 12427Anexo 12428Anexo 12429Anexo 12430
Amigo, qual a potencia que está sendo usado neste link? que tipo de cabo de rede vc está usando?
Os rockets estão conectados a um switch correto?
-58 pra 6km dependendo da visada, é ótimo. poderia ficar em -50 seria o ideal.
se precisar de ajuda pra configurar me avisa que faço remoto pra vc.
abraço.
-
Muito estranho isso meu... garanto que voce tentar fazer o ftp por cabo... tem como voce fazer pra ver a quanto vai??
-
Citação:
MorpheusX
Muito estranho isso meu... garanto que voce tentar fazer o ftp por cabo... tem como voce fazer pra ver a quanto vai??
Sim, ja fiz, ta no anexo, da 11.8MB(100mb-hub)
-
1 Anexo(s)
Bom, como antes postei, vou comprar a caneta, so para ter certeza do alinhamento, mas acredito que esteja ok, pois ficamos dos dois lados, e foi onde ficou melhor.
Quanto as configurações, nao tem muito segredo, nao sei onde pode melhorar o que passa no link(ex. 10mb Full Real, testado por ftp, para 30 ou 40MB, como vejo as pessoas falarem) to triste tb. rsrs
Ele esta setado em 17 dBm. So nao entendo pq no speed test da 120mb.
Anexo 12436
-
Ja to me vendo morrendo com um PTP500, ja que em breve vou precisar de 30mb, e o PTP300 so passa 14MB.
:(
-
1 Anexo(s)
Terça-feira, vou testar o segundo enlace, To indo ate trista ja.
Segundo Enlace - 9.6km, visada perfeita, segue o sinal do enlace.
Alguem chuta qto vai passar nesse enlace??
Anexo 12437
-
Citação:
JorgeAldo
Essa diferença de velocidade é a diferença entre "baud rate"/Taxa de sinalização/Banda passante digital etc e Throughtput...
A velocidade agregada nunca é a velocidade de sinalização do rádio, sempre dá menos por vários motivos.
Quanto as velocidades de 100mbit/300mbit etc que se vê por ai, são puramente teóricas. Dependem da formação correta de dois streams spacialmente separados. Você não tem como forçar que ocorra.
O que você poderia tentar é reposicionar a antena ligeiramente. Por exemplo, tirando de uma "perna" da torre para a outra, de forma a mudar a posição alguns centimetros. Dai você realinha novamente e testa.
Como o MIMO é um tipo de Antena Diversity, as regras da diversidade de antenas continuam valendo, ou seja, num ambiente com multi-path intensivo surgem regiões "quentes" e "frias" distando entre si de centimetros. O MIMO apenas tira vantagem disso, mas não deixa de depender desse efeito.
Nao falo de 100 ou 300mbit, claro q nao passa isso, sou humilde, so queria que passasse 30 a 50MB, ja tava bom, e pelo menos uns 20, e nem isso, vamos ver terça, no segundo enlaçe, so para ter certeza. :(
-
Neste tópico citei que o sistema "M" precisam estar com alinhamento Horizontal Real estabilizado, suas antenas não estão GIRADAS ?
Dê uma conferida no nível trazeiro que vem preso ao iluminador, esse ajuste é muito importante para que a imagem projetada da antena não se distorça e tenha oum casamento o mais próximo do zero.
Senão realmente o sinal aparece mas os dados não trafegam.
Tenho Links de grandes distâncias (21Km) passando REAL 90/100 Mb/s, e em uma zona de altíssima interferencia aonde não há um só canal vago.
Tambem sempre indico para que deixem a fonte de Alimentação o mais próximo possível da Antena (max.3mts), e se possível use cabos blindados, isso ja me tirou de muita enrrascada.
À respeito da caneta digo, não jogue dinheiro fora, eu a uns anos atrás comprei um emissor Lazer de alto ganho para reprodurir um equipamento que utulizava nos meus tempos de estágio, com as antenas da ANDREW, mas apesar de ter fazido tudo certinho não tive sucesso pois não localizei o ponto luminoso do outro lado, o sistema original possui auto locator e custa uma baba.