-
Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
Ola amigos do Under !
Estou aqui para compartilhar com os amigos que PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ" ..... , A um tempo todo mundo começou a querer utilizar a banda de 5.8GHZ e isso trara consequencias futuras como a poluição dela igual a 2.4 ja ficou na maioria dos lugares !
Todo mundo me disse: PTP COM GRADE NEM PENSANDO !
Outros: PTP TEM QUE SER COM NANO5 e assim vai os fanaticos pelo 5.8.....
Me sinto muito SATISFEITO a poder lhes informar que fechei um PTP em 2.4GHZ que ficou extremamente excelente , na verdade tão bom quanto o FAMOSO NANO5........ (eu sei que a qualidade dele é impressionante mas não é para querer humilhar a 2.4 tb)
Vou lhes explicar como que fiz:
PONTA A: ANTENA AQUARIO DIRECIONAL DE GRADE 25DBI COM PIGTAIL DE 1MTS DIRETO DA ANTENA , AP ZINWELL G220 E FONTE 5V 2AMP , CONFIGURADO COMO ROUTER E O MAIS IMPORTANTE , CANAL >>>> 13 <<<<< !!!
ESTE CANAL NÃO É DISPONIVEL EM ALGUNS APS , MAS NESTE ZINWELL COM FIRMWARE ORIGINAL ESTA DISPONIVEL O USO DESTE AP SIM !!
NA PONTA B UTILIZEI ANTENA ZIROK DIRECIONAL DE GRADE 24DBI COM PIGATIL DE 20CM E CONECTORES MUITO BEM VEDADOS COM FITA DE AUTO FUSÃO , O MESMO AP EM MODO DE OPERAÇÃO CLIENTE WISP !
ANTENAS POLARIZADAS EM HORIZONTAL ISSO EVITA AS POLUIÇÕES DAS NOSSAS AMIGAS OMNIS QUE MANDAM SINAL NA VERTICAL !
VISADA 100% , DISTANCIA DE 1,5 KM ~ 2,0 KM
NIVEL DE SINAL > 100% , QUALIDADE: 100%
PING DA B PARA A PONTA A > 3MS/5MS/7MS !
TRHOUGPUT >>>>>>>>>>>> 100% DE BANDA RECEBIDA <<<<<<<<<, 2MB FULL , COM A GRANDE DIFICULDADE DOS NOSSOS AMIGOS ENTENDEREM QUE MEU throughput NAO FOI DE 2MB ESTOU CORRIGINDO AKI O TOPICO POIS O throughput FOI DE MUITOOO MAIS !
2MB FOI OQ EU TRANSMITI !!!!!!!!
Finalizando , quero lhes informar que não substimen ou desprezem a banda de 2.4GHZ para utilizarem o 5.8GHZ onde não se é necessario , Imagina se todo mundo saisse do 2.4 e fosse para o 5.8 ? como ficaria ? todo mundo iria ser prejudicando com suas redes e ptp's ...........
DETALHE> 2.4 É BEM MELHOR PARA ONDE SE POSSUI VISADA OBSTRUIDA OU SEJA , PREJUDICADA OU PARCIAL !
5.8 NECESSITA DE VISDADA TOTAL !
EU NAO SOU UM APAIXONADO PELA BANDA DE 2.4 MUITO MENOS TER ALGO CONTRA A 5.8 TANTO QUE MEUS LINKS PRINCIPAIS SAO EM 5.8 COM ZIROK+XR5+MK etc... MAS QUERO CONSCIENTIZAR DE QUE O 2.4GHZ TAMBEM PODE SER UTILIZADO COM QUALIDADE QUANDO FAZEMOS TD DIREITINHO !........
DEIXEM SEUS COMENTARIOS E OPNIOES !.................:top:
-
re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
o fato da maioria cruzificar o 2.4 é que esse apesar dos 13 canais disponiveis... possue apenas 3 sem sobreposicao (4 se vc contar uma pequena sobreposicao no canais 11-13).
tem o fato de que qualquer wireless residencial é em 2.4 e muitas vezes configurado por alguem que nao sabe nem o que significa SSID, o que contribui para na poluicao.
sem contar com os ISP que na sua grande maioria é em 2.4.
e se nao falta-se tudo que foi citado anteriormente... o 2.4 ainda sobre interferencia de:
- baba eletronica
- telefone sem fio
- forno microondas
- radio comunicador.
por esse motivo, muitos tem migrado para 5.8... na qual possui 5 canais sem sobreposicao (2 canais a mais que no 2.4)... alem do mais, o 5.8 nao sofre com interferencia de wireless residencial, baba eletronica, radio comunicador, forno microondas.
de qualquer forma, parabens pelo enlace em 2.4
a pergunta é... ate qdo ele ira funcionar perfeitamente bem!?
-
re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
Cara, se ilude quem quer...
2,4Ghz hoje em dia não atende a grande maioria dos casos onde precisa-se de largura de banda.
Se você precisar passar um link de 10Mb ai, como é que fica?
Outra coisa... quando começar a ter trafego, a latencia desse seu Ponto a Ponto vai aumentar.. e como 2,4Ghz não tem uma largura de banda muito grande, provavelmente isto será um problema em breve.
Ainda mais que você exagerou no tamanho das antenas para essa distância!
É como eu disse... se ilude quem quer, porque 2,4Ghz não é vantagem.
Pega um papel e uma caneta, e vai anotando ai tudo o que você gastou, que deve ter sido algo tipo:
Antena de grade + Pigtail + AP + caixa hermetica.
Hoje em dia, por pouco mais de 200 reais, existem soluções como AirGrid, ou até mesmo as NanoBridge, que são perfeitas para ponto a ponto, tipo que nem o seu ai... custo extremamente baixo, e um desempenho excelente!
NanoStation não é o mais indicado para PTP, pelo seu angulo de abertura.. mas funciona muito bem.
Nessa sua distância ai mesmo, até 2 NanoLoco M5 dariam conta, e teria ficado no minimo umas 20x melhor.
O dia que você montar um PTP em 5,8Ghz, com equipamento de fundamento, você vai até achar engraçado isso aqui que você postou.
Não estou querendo desmerecer... apenas estou falando a verdade.
-
AFFFFFFF,
já fechei link em 2,4 com 12mb/s.. com 6km.
esse seu aí ta meio fraquinho , não?
-
aff ta se achando tambem kkkk
-
Citação:
Postado originalmente por
Aiomar
Ola amigos do Under !
Estou aqui para compartilhar com os amigos que PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ" ..... , A um tempo todo mundo começou a querer utilizar a banda de 5.8GHZ e isso trara consequencias futuras como a poluição dela igual a 2.4 ja ficou na maioria dos lugares !
Todo mundo me disse: PTP COM GRADE NEM PENSANDO !
Outros: PTP TEM QUE SER COM NANO5 e assim vai os fanaticos pelo 5.8.....
Me sinto muito SATISFEITO a poder lhes informar que fechei um PTP em 2.4GHZ que ficou extremamente excelente , na verdade tão bom quanto o FAMOSO NANO5........ (eu sei que a qualidade dele é impressionante mas não é para querer humilhar a 2.4 tb)
Vou lhes explicar como que fiz:
PONTA A: ANTENA AQUARIO DIRECIONAL DE GRADE 25DBI COM PIGTAIL DE 1MTS DIRETO DA ANTENA , AP ZINWELL G220 E FONTE 5V 2AMP , CONFIGURADO COMO ROUTER E O MAIS IMPORTANTE , CANAL >>>> 13 <<<<< !!!
ESTE CANAL NÃO É DISPONIVEL EM ALGUNS APS , MAS NESTE ZINWELL COM FIRMWARE ORIGINAL ESTA DISPONIVEL O USO DESTE AP SIM !!
NA PONTA B UTILIZEI ANTENA ZIROK DIRECIONAL DE GRADE 24DBI COM PIGATIL DE 20CM E CONECTORES MUITO BEM VEDADOS COM FITA DE AUTO FUSÃO , O MESMO AP EM MODO DE OPERAÇÃO CLIENTE WISP !
ANTENAS POLARIZADAS EM HORIZONTAL ISSO EVITA AS POLUIÇÕES DAS NOSSAS AMIGAS OMNIS QUE MANDAM SINAL NA VERTICAL !
VISADA 100% , DISTANCIA DE 1,5 KM ~ 2,0 KM
NIVEL DE SINAL > 100% , QUALIDADE: 100%
PING DA B PARA A PONTA A > 3MS/5MS/7MS !
TRHOUGPUT > 100% DE BANDA RECEBIDA , 2MB FULL !
Finalizando , quero lhes informar que não substimen ou desprezem a banda de 2.4GHZ para utilizarem o 5.8GHZ onde não se é necessario , Imagina se todo mundo saisse do 2.4 e fosse para o 5.8 ? como ficaria ? todo mundo iria ser prejudicando com suas redes e ptp's ...........
DETALHE> 2.4 É BEM MELHOR PARA ONDE SE POSSUI VISADA OBSTRUIDA OU SEJA , PREJUDICADA OU PARCIAL !
5.8 NECESSITA DE VISDADA TOTAL !
EU NAO SOU UM APAIXONADO PELA BANDA DE 2.4 MUITO MENOS TER ALGO CONTRA A 5.8 TANTO QUE MEUS LINKS PRINCIPAIS SAO EM 5.8 COM ZIROK+XR5+MK etc... MAS QUERO CONSCIENTIZAR DE QUE O 2.4GHZ TAMBEM PODE SER UTILIZADO COM QUALIDADE QUANDO FAZEMOS TD DIREITINHO !........
DEIXEM SEUS COMENTARIOS E OPNIOES !.................:top:
Você diz que é modinha usar 5.8 e acha que está correto usar o canal 13?
Você está criando outra modinha fora da regulamentação nacional, você pode estar prejudicando gente importante com sua modinha.
E como o amigo acima falou você com 2km está passando 2Mbits o que nem vale o esforço pois nesta distância você deveria passar uns 30 no mínimo.
-
ja usi 2.4 com mk pc ap nas duas24km pontas e grade aquario, pasava 2mb full.
era o que eu precisa , no inicio, depois ficou pouca banda.
onde não tem poluição 2.4 ainda e viavel, estou fechando um ptp de 30km, com dois bullet M2 que agora são homologados, como aqui e pouca a poluição e o outro ponto e zona rural, vai ir tranquilo, quanto a ab
banda nao sei bem pois ele vai operar em N e acho que pasa mais de 20mb com grades aquario e visada 100%.
nos proximos dias vou compartilhar minhas experiencias, onde não esta muito poluido e precisa de puca banda, e viavel 2.4 e se precisar de mais banda, bulletM2 resolve.
por tanto não precisa guspir no prato que comeu.
2.4 e algum´s casos ainda e 100% viavel.
detesto ver falarem que 2.4 e um lixo, cada caso e um caso, 2.4 funciona sim, e em muitos casos e viavel, aind mais com o bulletM2 agora, acho que ese resolve e questão.
vou postar em breve como ficou ese ptp.
-
HAHAHHA... ja vi cara usar canal não permitido pra fechar 10 - 20 - 30 - 50MB, agora pra fechar 2 é o primeiro..HAHA
Vai ficar 100% seu ptp até alguem ligar o microondas...hehehehe
Brincadeiras a parte...
Não vejo motivo para seu encantamento!
Tem outros posts aqui com distancias muito maiores passando muito mais banda.. em modo G até...
Então, volto aqui quando um feito extraordinario acontecer!
ehehe
abraços
-
eh isso ai o nosso amigo alexsuarezferreira esta mais que certo .
o 2.4 em grande maiorias das vezes nao eh viavel sua utilização por causa de sua poluição RF que jah esta grande , mais o 5.8 jah esta chegando no mesmo caminho.
em cidades principalmente hj eh dificil jah trabalhar com o 2.4 eh fazer pop em 2.4 seria que quase um suicidio .
mais agora eu pergunto algo a vcs ?
a fazer em 5.8 tah tudo bem frequencia maior mais largura de banda , mais igual to cansando de ver gente ai usando antenas de 29 dbi para fechar um enlace de 2 km ! quando percebemos jah era o 5.8 tambem .
mais assim nos interior zonas rurais da sim hj de fechar pop em 2.4 eh com bom troupt
soh q o do nosso amigo a encima tah meio fraquinho :/
abraço
-
Desculpa amigo, mas o canal 13 ainda esta dentro da regulamentacao.
o canal 14 ja sai fora.
Citação:
Geeek
Você está criando outra modinha fora da regulamentação nacional, você pode estar prejudicando gente importante com sua modinha.
E como o amigo acima falou você com 2km está passando 2Mbits o que nem vale o esforço pois nesta distância você deveria passar uns 30 no mínimo.
-
Citação:
Geeek
ìsto prova uma coisa: Cada um deve procurar o que lhe ajuda.
Levar em consideração a poluição e pensar no futuro também são importantes. Pois se agora não precisa de mais banda pode precisar amanhã.
E ele deve estar usando modo B para passar só isso. Troca para modo G que já aumenta mais um pouco esta banda.
Canal 13? quem disse que não pode? Pode sim. Vai dar uma espalhada para o 14 e 15. Mas voce estará dentro da frequencia liberada. Pelo menos este é o entendimento que tenho lido.
Caso não seja mesmo liberado, que comentem mais profundamente esta questão. Tem muita gente usando o 13 como sendo liberado.
E nesta distância curta, dependendo da visada 2.4 é superior. Eu tenho um caso semelhante. Com 5.8 não foi de jeito nenhum pois a visada estava comprometida. Em 5.8 não pode ter nada para atrapalhar. Quanto maior a frequencia mais crítico é a questão da visada.
Por isso que aqui, para distribuir sinal para os clientes 5.8 não vai rolar nunca. Tem muito obstáculo.
Mas concordo plenamente que 5.8 não é moda não. É mais uma opção de muita qualidade para a maioria das situações.
2.4 em ponto a ponto deve ser uma excessão, e não necessariamente deveria receber críticas.
Mas sim alertas, como foram colocados sobre as limitações.
-
1 Anexo(s)
10 Mb full duplex ou 20 Halff. distancia 3km mais ou menos. região bem poluida, mais ainda passa alguma coisa.
Creio que a intençao do amigo criador do post, foi a preocupaçao de poluiçao no espectro de 5.8, que diga-se de passagem ja esta bem poluido com todo mundo usando essa faixa.
Só que para podermos oferecer mais banda para nossos clientes que a cada dia que passa ficam mais gulosos nao tem jeito, temos que usar, conheço provedores proximo a mim que esta oferencendo 2, 3 e 4 Mb, ai fica dificil fazer em 2.4 pois seria um cartao por pessoa, ai sim veriamos o que é interferencia heheheh.
MAis valew a intençao do amigo de nos alertar.
Abraços e boa sorte a todos.
-
Muito bom, ótimo, etc., coisa e tal por enquanto.
-
Citação:
JorgeAldo
E cada dia o RONJA (Internet via raios de luz) se torna mais util.
Aguarde, acho que teremos alguma coisa neste sentido em breve. Contatei um fabricante e coloquei este assunto, baseado no tópico que voce abriu. Ele leu as possíveis soluções e ficou bem interessado e segundo ele já estaria fazendo alguns contatos.
Tomara que se concretize.
-
Citação:
luizbe
AFFFFFFF,
já fechei link em 2,4 com 12mb/s.. com 6km.
esse seu aí ta meio fraquinho , não?
2 MB/s é um pouco mais que 12mb/s :top:
2MB/s x 8bits = 16 mb/s
-
po mas com essa distancia nem precisa de tudo isso, 2km com 2.4ghz, fecho aqui com umao mni de 15 aquario e uma antena de 17 proeletonic, e radiozinho como globaltronic ou aquario mesmo. o chato mesmo e' alinhar. parabens ai'.
-
O PTP em 2.4 é viável em algumas situações, em outras não. Acabo de fechar um PTP de 5km. em 2.4 com Bullet 2 e antena Aquario 25db e tá passando 5MB. O local é isolado, uma única empresa que vai usar no máximo 600k, não tem interferência e a visada é um pouco prejudicada por vegetação, acredito que o 5.8 poderia não funcionar tão bem. Preferimos tentar logo com 2.4 e felizmente deu muito certo. Mas na cidade, já mudei meus PTP para 5.8 por conta da poluição RF além de passar mais banda.
-
Meu PTP de 2.4ghz, 9KM com 2 airlive 5460ap v2 e duas grade aquario 25dbi em modo G,canal 13 e 100mw de potencia sem trafego pinga em 2ms/3ms/4ms, com trafego de 2mb/8mb pinga em 20~30ms sem perder pacotes. e antes de fazer esse ptp fiz um de 2km com visada imperfeita com esses equipamentos e passava estaveis 27mbps oscilando entre 26 a 31mbps.
-
1 Anexo(s)
Anexo 14921
2 aprouter em WDS modo B, canal 6, 15dB(32mW)
2 grades Zirok 25dB em H
1.870mts com Zonal de Fresnel prejudicada (torres c/ +-15mts em ambos os lados no meio da cidade)
-
AMIGOS , OS 2MB FULL QUE PASSEI FOI PQ NAO TEM MAIS LINK A SER TRANSMITIDO E EU NAO SOU MAGICO DE FAZER SIMPLISMENTE A BANDA APARECER PARA MIN !!!!
NAO QUER DIZER QUE O TRHOUGPUT É DE 2MB TANTO QUE SE FOSSE NESSAS MINHAS CONDIÇÕES EU JOGAVA FORA O PTP RSRSRS......
AFINAL PASSA 11MEGAS SUCEGADOS EM B E DIRIA QUE UNS 20 EM G !
FAZER OQ , TEM GENTE QUE É TAO IGNORANTE QUE NEM SABE QUE O CANAL 12 E 13
ÉÉÉÉÉÉÉ LIBERADO PELA >>>>>>>>> ANATEL <<<<<<<<<<<< !!!!!!!!!!!!!
VISADA TOTAL , 2KM , PASSAR APENAS 2MB ? LOUCO QUEM PENSOU ISSO RSRS............
-
PARECE QUE CERTOS AMIGOS QUEREM VER MILAGRES AKI rsrs , QUEREM VER UM LINK EM 2.4GHZ PASSAR 1TB/S A UMA DISTANCIA DE 1000KM !
NÃO INTENDEM QUE AKI EU RELATEI APENAS >> AS MINHAS NECESSIDADES DE POUCO LINK EM PEQUENA DISTANCIA QUE FORAM MUITO BEM ATENDIDAS EM 2.4 << QUE NO CASO LOGO JÁ USARIAM A 5.8 UMA VEZ QUE NÃO FOSSE PRECISO............
-
Tenho alguns ptp em 2.4ghz com mk e grade aquario em g e passa 10mb o bom do mk e que eu ponho ne um canal e ponho em 10mhz e fica bem estavel e radio comun não acha.
-
Poxa isso é legal wala , é como se fosse uma faixa diferente da comun ? pois os aps normais nao encontram sua rede ? isto ?
Abraços t+
-
bom hoje fechei com bulet 2M 30km, passa acho que um´s 10mb, ainda não testei, assim que souber certo aviso e depois dali do bullt 2 que resebe liguei uma repetidora 14km dois nano 5, os nano chegão -81 passa mais de 12mb, ta pouco sinal, mas pelo menos não cai, e nao e milagre, e teste em campo mesmo, cada caso e um caso....
vou anteder no maximo banda apra 15 clientes nese ptp, ta bom d+
-
Ter todo o trabalho para montar um PTP pra conseguir um throughput de 2Mbps é tristeza hein!
-
Citação:
jacksonezidio
Ter todo o trabalho para montar um PTP pra conseguir um throughput de 2Mbps é tristeza hein!
NOSSA MAIS MEUS DEUS , QUE DIFICULDADE TERRIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL OS NOSSOS AMIGOS DO FORUM ESTAO TENDO PARA ENTENDERRRRRRRRRRRRR QUE O throughput NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FOI DE de 2Mbps , JA DISSE ISSO VARIAS VEZES , OS 2MB FOI A BANDA QUE EU PASSEI E NAO O throughput !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESPERO TEREM ENTENDIDO !.......................
-
tah certo todos acho que entenderão sua facanha amigo
agora nao precisa ficar nervoso tche ..
abraço
-
O rapaz sempre se expressa gritando.. rsrsrs
-
rsrs , eque o pessoal andava dizendo ja que o ptp nao prestava por so passar 2mb , msm que fosse apenas 2mb ja serve para algo , mas o meu ptp nao passou maximo de 2mb , 2mb foi oq eu transmiti , mas ele passa muito mais que isso !
ABraços t+
-
Citação:
Aiomar
rsrs , eque o pessoal andava dizendo ja que o ptp nao prestava por so passar 2mb , msm que fosse apenas 2mb ja serve para algo , mas o meu ptp nao passou maximo de 2mb , 2mb foi oq eu transmiti , mas ele passa muito mais que isso !
ABraços t+
Quanto passa???
-
Citação:
jacksonezidio
Quanto passa???
11Mb em B e media de 35Mb em G !
-
de maneira alguma desmereço o 2.4 mas digo a você nem se comparar com o 5.8 tudo bem que o 5.8 é mais sensível do que o 2.4 mas sem comparações 5.8 é muito mais qualidade e menos poluição amigo
-
Citação:
Aiomar
11Mb em B e media de 35Mb em G !
Quais radio vc ta usando?pois eu usando 2 airlive 5460ap v2 em PTP de 1.7km passava 6mbps em B e 29mbps em G.E tbm com 2 notes e um airlive no meio consegui os mesmos resultados do PTP.
-
Citação:
Pauloneto
Quais radio vc ta usando?pois eu usando 2 airlive 5460ap v2 em PTP de 1.7km passava 6mbps em B e 29mbps em G.E tbm com 2 notes e um airlive no meio consegui os mesmos resultados do PTP.
Dois AP ZINWELL g220 Zplus , estes aps são muito bons amigo !
-
Citação:
amkrubens
de maneira alguma desmereço o 2.4 mas digo a você nem se comparar com o 5.8 tudo bem que o 5.8 é mais sensível do que o 2.4 mas sem comparações 5.8 é muito mais qualidade e menos poluição amigo
Eu sei disso e concordo com vc plenamente !
A minha intenção aki foi apenas mostrar que tem como utilizar 2.4 pra PTP eq não precisa obrigatoriamente em qualquer ptp ser 5.8 como mtus de nossos amigos fazem !
E tb quiz expressar a ideia deque nao adianta td mundo ir pra 5.8 achando que resolve o problema de interferencia do 2.4 , fazendo isto tds irao poluir novamente o 5.8 como ja ficou o 2.4 !!!!
Abraços t+
-
é nisso eu não tiro a sua razão RSRSR abraços
-
Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
Citação:
amkrubens
é nisso eu não tiro a sua razão RSRSR abraços
Tentar.... rs não poluir tb o 5.8Ghz que é o unico que agora temos de boa alternativa nao poluida ja que o 2.4 esta poluido !
Imagina so , 2.4 e 5.8ghz ambas frequencias podres de poluicao , 10 redes no mesmo canal e por ai vai etc etc.....
Oq fariamos ? Encerrariamos as atividades e esta td certo ? Nao Nao ! rs , Lutar pra manter o 5.8 limpo e ajudar o 2.4 a diminuir a poluicao , Principalmente conscientizando os nosso amigos que usam a formula magica > Omni + Amplificador !
Vi um aki no forum de 25Watts , imagina isso em uma Omni ? kkk
-
Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
Tenho um PTP com 9km, com antenas de 25dbi e aps Zinwell consigo passar 3,5mb up e 4mb down.
-
Poxa 9KM ? esta otimo heim pela distancia ?
Me add no msn pra gente trocar dicas> [email protected]
OK !
-
Sim ficou legal, já tem 4 meses usando esse enlace e nunca me deu dor de cabeça! ahh vow add sim!!
-
Bom dia a todos, queria informar duas esperiencias, tenho um ptp de 54km, usando antena de disco Ideal 36dBi+rb433+cartao egenius passando 3 megas full... E outro com 43km usando R52H+Antena Grade Aquario, ficou em teste passando 5Megas durante 3 meses. Só tirei pq o cara tava querendo 5.8Ghz.. Só uma observação fiz usando 2.4 por que não tinha interferencia no local que usei esse enlace... Espero ajudar alguém...
-
Sou novo por aqui, e concordo com a preocupação do AIOMAR. Vale apenas lembrar que antenas direcionais como discos em 2,4 seriam, nesse caso, melhores para o mesmo objetivo pela angulação focal, pois as antenas de grade 2,4 deixam espúrios até mesmo nas costas, o que prejudica tambem o seu sistema de distribuição para clientes ao redor. (um detalhe a mais na poluição). pra se ter idéia, eu consigo com uma outra antena 25dbi aquário entrar no sinal pelas costas da outra a uma distancia de 1km, em um caso aqui. Minha região não é poluida em frenquências (interior) e tanto 2,4 quanto 5,8 funcionam muito bem, claro que cada uma na sua capacidade ou limite de banda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LANÇAR E DISCUTIR TAL ASSUNTO!!!
-
1 Anexo(s)
Sou novo por aqui, e concordo com a preocupação do AIOMAR. Vale apenas lembrar que antenas direcionais como discos em 2,4 seriam, nesse caso, melhores para o mesmo objetivo pela angulação focal, pois as antenas de grade 2,4 deixam espúrios até mesmo nas costas, o que prejudica tambem o seu sistema de distribuição para clientes ao redor. (um detalhe a mais na poluição). pra se ter idéia, eu consigo com uma outra antena 25dbi aquário entrar no sinal pelas costas da outra a uma distancia de 1km, em um caso aqui. Minha região não é poluida em frenquências (interior) e tanto 2,4 quanto 5,8 funcionam muito bem, claro que cada uma na sua capacidade ou limite de banda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LANÇAR E DISCUTIR TAL ASSUNTO!!!
-
Então isto fecha com o que eu penso e tenho observado.
O 2.4 só está tão poluido porque as antenas não estão trabalhando como deveriam.
Isso que voce observou de conectar pelas costas duma grade, eu também já observei.
Uma parábola sólida pode rejeitar melhor estes sinais de trás.
Acho que se os fabricantes fossem mais cuidadosos em seus projetos a coisa poderia melhorar muito.
Foi postado aqui no forum um tipo de manta que isola de RF num grau bem elevado. E tem também uma tinta tipo emborrachada que faz a mesma coisa.
Agora imagina uma parábola com um revestimento desses na parte de trás, e um bom projeto para fechar bem o ângulo de irradiação, dentro de 5 ou 6º mas real, não fictício como se observa na maioria dos fabricantes.
E se aliasse a isso, mais rigor nas certificações, exigindo aplicação deste produto, para homologar na Anatel então ficaria um show.
Com o tempo isso iria limpar mais a frequencia de 2.4
O mesmo observo nos painéis. Tem painél mesmo de marcas consagradas que tem lóbulos posteriores bem exagerados. O que vai adiantar separar um ou dois metros um do outro na torre , se dá para conectar pelas costas em 200 ou 300m e até mais?
Que limpesa no espectro de 2.4 isso já iria causar.
-
ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO E ptp... final!!!!! rsrssss
-
Citação:
TenneT
Obrigado por td AMigo , SUcesso pra gente !!!
-
Fácil testar a quanto de banda passa pelo link, isto é o throughput , conecte 2 Laptops e transfira um arquivo bem grande entre eles e meça com o gerenciador de dispositivos>rede do windows o quanto está passando... tem software que faz isto tbm! Acho que agora está bem claro o que é throughput.
Aqui no interior, nem tão pequeno assim rssss..., temos 5 repetidoras com link em 2.4Ghz em polarização horizontal de 3km a 9km de distância com Aquarius 25Dbi grade - o pior que é o de 9km com algum obstáculo na zona de fresnel conseguimos uma média de 4.8Mbps em B, não acho prudente trabalhar em G outdoor pois a variação do throughput é muito grande.
Em B 11Mbps é o teto, quando tudo está perfeito, sinal a 100%.
No seu caso, Aí o Mar, o throuthput do link que vc citou deve ser uns 7Mbps, otimista, com esta distância e sem obstáculo, se tiver muita poluição chega até a uns 4Mbps. Testa direitinho e posta aqui.
Sim a potência influencia no throuthput, tem uma ótima, mais a banda cai por uma latência muito alta , menos a banda cai por falta de sinal.
Concordo perfeitamente com vc que só devemos usar 5.8Ghz quando o 2.4Ghz realmente não atende o throuthput, e concordo que isto geralmente acontece por excesso de ruído, o principal responsável é este monte de roteadores sem fio domésticos tipo TPLink ou DLink que já vem setado com 250mw ou 200mw de potência, muito mais que a má qualidade das antenas/painéis ou os lanchinhos esquentados no microondas e os telefones 2.4Ghz.
Sobre o uso dos canais 12 e 13 não é bem assim, liberou geral... rssss.... veja o tópico apropriado, só pode se o equipamento estiver homologado para eles e a potência for mínima.
Desculpe a brincadeira e obrigado pelo tópico.
-
Citação:
SempreOnLine
Fácil testar a quanto de banda passa pelo link, isto é o throughput , conecte 2 Laptops e transfira um arquivo bem grande entre eles e meça com o gerenciador de dispositivos>rede do windows o quanto está passando... tem software que faz isto tbm! Acho que agora está bem claro o que é throughput.
Aqui no interior, nem tão pequeno assim rssss..., temos 5 repetidoras com link em 2.4Ghz em polarização horizontal de 3km a 9km de distância com Aquarius 25Dbi grade - o pior que é o de 9km com algum obstáculo na zona de fresnel conseguimos uma média de 4.8Mbps em B, não acho prudente trabalhar em G outdoor pois a variação do throughput é muito grande.
Em B 11Mbps é o teto, quando tudo está perfeito, sinal a 100%.
No seu caso, Aí o Mar, o throuthput do link que vc citou deve ser uns 7Mbps, otimista, com esta distância e sem obstáculo, se tiver muita poluição chega até a uns 4Mbps. Testa direitinho e posta aqui.
Sim a potência influencia no throuthput, tem uma ótima, mais a banda cai por uma latência muito alta , menos a banda cai por falta de sinal.
Concordo perfeitamente com vc que só devemos usar 5.8Ghz quando o 2.4Ghz realmente não atende o throuthput, e concordo que isto geralmente acontece por excesso de ruído, o principal responsável é este monte de roteadores sem fio domésticos tipo TPLink ou DLink que já vem setado com 250mw ou 200mw de potência, muito mais que a má qualidade das antenas/painéis ou os lanchinhos esquentados no microondas e os telefones 2.4Ghz.
Sobre o uso dos canais 12 e 13 não é bem assim, liberou geral... rssss.... veja o tópico apropriado, só pode se o equipamento estiver homologado para eles e a potência for mínima.
Desculpe a brincadeira e obrigado pelo tópico.
referente ao uso do 12-13
o equipamento é homologado para uma faixa de frequencia e nao para o canal que pode usar ou nao.
se o canal 12-13 estiver dentro da faixa de frequencia na qual o equipamento foi homologado, nao tem problema algum em usar essa faixa.
referente a potencia baixa nessa faixa, tbm nao procede... se o equipamento foi homologado naquela faixa, vc pode usar a potencia que quiser desde que esteja dentro da permitada no regulamento.
-
Jasper,
No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!
Abraço.
-
eu somente dei um reply no que vc comentou.
e outra, caso nao tenha observado... o tal TOPICO APRIPRIADO a qual vc se refere... ja foi FECHADO a muitooo tempo.
Citação:
SempreOnLine
Jasper,
No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!
Abraço.