-
Acabei de tirar a prova que um AP2000 é melhor que RB com XR2
Amigos hoje tive uma decepção com uma routerboard com xr2, eu tinha um pop muito antigo com um AP2000 com cartao Orinoco, como nunca tinha dado problema nunca nem pensei em trocar, hoje deu um raio aqui e torrou o AP2000, todo contente coloquei um RB433AH com cartao XR2, até entao eu acha o supra sumo, bom que decepção, todos clientes com sinal excelente o pior com -55db só que o trougput que antes no cliente atingia 3mb facil agora nao passa de 1,5mb.
Antes que me critiquem, já fiz de tudo setei ack verifiquei tudo potencia e canais já testei todos, e o melhor troughput atingido foi com a potencia em 15db, se setar de 20 a 26db, cai pra 800k.
Pena que descontinuaram os Orinoco da vida.
-
Re: Acabei de tirar a prove que um AP2000 é melhor que RB com XR2
Amigo ja verificou a energia dessa rb? pode ser isso.
-
Olá,
você não pode culpar um sistema ou outro tão enfaticamente. O problema pode estar em quem o instalou. Dizer que Orinocco AP2000 é melhor do que RB433AH com XR2 é prova de desconhecimento.
-
certamente, um equipamento é muito superior ao outro, não há comparação.
deve ser algum outro pepino ai na instalação, como cabo, energia, etc...
-
Acho que temos que tentar ajudar o caro amigo e não critica-lo.
Amigo, faz oque o amigo acima falou verifica a energia da Rb, eu tive esse problema aqui com aps, pode ser o seu caso ai e tambem verifica os pigs e os conectores dos cartões, abçs. Espero ter ajudado.
-
Cara.. lembra que os aps antigos eram mais grosseiros nas relações com a conexão.... os novos são mais sensíveis... ve ai se não tem nenhum cliente com sinal ruim, ou ccq baixo...
Sucesso!
-
Citação:
Postado originalmente por
MarceloGOIAS
Olá,
você não pode culpar um sistema ou outro tão enfaticamente. O problema pode estar em quem o instalou. Dizer que Orinocco AP2000 é melhor do que RB433AH com XR2 é prova de desconhecimento.
Acho que você está provando desconhecimento no assunto, eu sei, eu sei, você é "velho" de casa.
O colega realmente está certo, a qualidade da AP2000 é excelente.
Tenho AP 2K que desativei e troquei por MK com R52H.
Ai que saudade da AP 2000.
MK com fonte de 48V/1A, os mesmos cabos da AP2000, a mesma posição de antena.
MK sem regras de firewall, só bridge mesmo.
Resultado: AP2000 vence de lavada.
-
Citação:
tecnic
Amigos hoje tive uma decepção com uma routerboard com xr2, eu tinha um pop muito antigo com um AP2000 com cartao Orinoco, como nunca tinha dado problema nunca nem pensei em trocar, hoje deu um raio aqui e torrou o AP2000, todo contente coloquei um RB433AH com cartao XR2, até entao eu acha o supra sumo, bom que decepção, todos clientes com sinal excelente o pior com -55db só que o trougput que antes no cliente atingia 3mb facil agora nao passa de 1,5mb.
Antes que me critiquem, já fiz de tudo setei ack verifiquei tudo potencia e canais já testei todos, e o melhor troughput atingido foi com a potencia em 15db, se setar de 20 a 26db, cai pra 800k.
Pena que descontinuaram os Orinoco da vida.
Esqueci de dizer que tenho MK com R52, funciona similar ao AP2000. Tem haver com a menor sensibilidade do cartão.
-
ahh eu já tive os 2 mas prefiro rb com xr2 msm ....
em questão de quantidade de clientes ...
qualidade ,praticidade,processamento, arquitetura, etc ...
routerboard e xr2 manda d +
-
Citação:
armc_2003
Acho que você está provando desconhecimento no assunto, eu sei, eu sei, você é "velho" de casa.
O colega realmente está certo, a qualidade da AP2000 é excelente.
Tenho AP 2K que desativei e troquei por MK com R52H.
Ai que saudade da AP 2000.
MK com fonte de 48V/1A, os mesmos cabos da AP2000, a mesma posição de antena.
MK sem regras de firewall, só bridge mesmo.
Resultado: AP2000 vence de lavada.
Pelo contrário, conheço AP1000, AP2000, AP3000 muito bem. Provavelmente melhor do que você.
Ocorre que sair de gambiarra para algo profissional demora um pouco a pegar o ritmo. Mas, algo profissional vai além de simplesmente regrinhas no Mikrotik, R52H mal configurado, noções de eletromagnetismo/radiofrequência e outras cositas más.
Trabalho com redes há mais de 20 anos, eletrônica há mais de 25 anos. E você?
-
Rapaz é algum problema na instalação, vai tentanto ai que vc tira ouro desse xr2...
Pra alegria da galera ele foi homologado.
-
Amigo, olha só tive o mesmo problema que você, porem a minha solução foi bem simples, porém para encontrar foi terrivel.. vamos lá
1 - Coloca uma fonte 24v 2amp...
2 - Essas fontes de 48v 1 amps era o meu problema...
3 - Troquei a mesma por 1 de 24v 2 amp
Resolvido o meu problema, faça isso vc ai e veja o resultado...
-
O saudades das Proxim! Ambas são muito boas, mas a sensibilidade dos orinoco era incrivel, o funcionamento então. O problema do colega ai deve ser algo devido ao raio que "fritou" seu ap, provavel que afetou algo fisico ai tb. So vamos parar de baxaria ai e ajudar, estão fugindo do foco do forum
-
Citação:
MarceloGOIAS
Pelo contrário, conheço AP1000, AP2000, AP3000 muito bem. Provavelmente melhor do que você.
Ocorre que sair de gambiarra para algo profissional demora um pouco a pegar o ritmo. Mas, algo profissional vai além de simplesmente regrinhas no Mikrotik, R52H mal configurado, noções de eletromagnetismo/radiofrequência e outras cositas más.
Trabalho com redes há mais de 20 anos, eletrônica há mais de 25 anos. E você?
Bom amigo, só te respondi daquela forma porque achei que você foi muito ríspido com um colega que APENAS relatou uma experiência que teve com um equipamento.
Relatei 2: uma boa com MK e outra ruim.
O problema é realmente equipamento.
Você falou que sabe muito e que é o gostosão, então vou deixar a dica pra você, e outros, leia o datasheet dos 3 cartões e post aqui neste forum, quais são conclusões que você tirou.
Mas te adianto, é possível que com o seu saber tão adiantado para a nossa época, que você possa até mudar de opnião.
Abraços e boa leitura.
-
o amigo sera q com esse seu raio que fritou sua ap2000 nao danificou sua antena tambem ?
jah tive problemas pareciso aqui tambem com o que vc relata a cima eh tive que nao soh trocar o ap mais as antenas tambem .
c tiver possibilidade troque tudo antena tambem c resolvi
abraço
-
Citação:
Pupa
o amigo sera q com esse seu raio que fritou sua ap2000 nao danificou sua antena tambem ?
jah tive problemas pareciso aqui tambem com o que vc relata a cima eh tive que nao soh trocar o ap mais as antenas tambem .
c tiver possibilidade troque tudo antena tambem c resolvi
abraço
Se o post for pra mim.
Não, eu troquei as AP2000 para padronizar. Elas sempre tinham um tráfego muito bom e trabalhavam no modo G e atendiam até 4 Km de distância.
Coloquei uma RB600 achando que ia me dar bem na história ... puts .... dancei.
Apesar disso não volto atrás nas AP2000, o gerenciamento delas deixa muito a desejar se comparado ao RouterOS.
Abraços.
-
nao amigo era pra o amigo q deu problema :D
tempo bom era aquele q usavamos aps mais rubusto eh funcionava que era uma beleza sem interferencia se nada
hj da medo de montar um novo ap
abraço
-
Olha. Já usei AP2000 e vou te falar.. É uma máquina, muito bom mesmo. Só a potência dele de 32mw que é muito baixa, mas do resto o AP é excelente.
-
Citação:
Pupa
nao amigo era pra o amigo q deu problema :D
tempo bom era aquele q usavamos aps mais rubusto eh funcionava que era uma beleza sem interferencia se nada
hj da medo de montar um novo ap
abraço
Realmente, hoje a gente já não sabe mais se dá para prever resultados, mas vamos desbravando ...
-
usei ap 2000 por muito tempo, na epoca so tinha 2 provedores na cidade, clientes com ap domestico era raro, hoje dou um scan e fico ate assustado de tanta rede 2.4, sem contar telefones sem fios micro-ondas e outros. comprei uma rb 600 e coloquei a rb 604 e ficou com 8 cartões estava achando um maximo mais virou uma porcaria, um amigo que trabalha na embratel me emprestou uma fonte xps 48v 300w, rapaz mudou tudo voltou a ser como era antes muito bom mesmo sem contar o aterramento que tive que fazer.
-
por isso uso fonte thermaltake ou similar, para ligar minhas Rbs.
-
As vezes me assusto com essas coisas que o pessoal faz por ai, 8 cartões.. e depois reclamam que o ambiente esta poluído.
A questão do amigo que trocou a AP2000 por uma RB é tudo questão de ajustes com alguns clientes que devem estar segurando o cartão de alguma maneira ou a potencia setada neste XR2 esta muito alta, se o cartão oriono com 60 mW funcionava bem, por que com a RB não??? isso é tudo questão de configuração e de uma boa fonte, sendo que o XR2 consome bastante.
-
Caro Amigo,
Tinha minha rede composta somente por APs 1000 e 2000, nao tem comparacao a qualidade do sinal, com certeza eles sao melhores, tive de me adaptar ao padrao MK por conta do seu gerenciamento.
A primeira coisa que vc deve fazer é diminuir a potencia do cartao. Coloque-o no maximo em 18dbm se tiver usando omni de 8dbi. Omni com mais "potencia" são dor de cabeça, prefira sempre paineis.
Abracos
-
8 cartões e pouco, imagina atender 800 clientes, mais de 30 empresas sendo uma delas a petrobras, hoje to com 35 antenas em um terraço de um predio de 11 andares, logico que isso tudo com planejamento. antendo empresas ponto a ponto com ip fixo, tenho sinal 2.4, 5G, 8G, sem falar os mux.
-
Citação:
magnusrk8
As vezes me assusto com essas coisas que o pessoal faz por ai, 8 cartões.. e depois reclamam que o ambiente esta poluído.
A questão do amigo que trocou a AP2000 por uma RB é tudo questão de ajustes com alguns clientes que devem estar segurando o cartão de alguma maneira ou a potencia setada neste XR2 esta muito alta, se o cartão oriono com 60 mW funcionava bem, por que com a RB não??? isso é tudo questão de configuração e de uma boa fonte, sendo que o XR2 consome bastante.
O datasheet dos cartões responde essa questão.
No problema proposto, por ordem de qualidade: Orinoco gold, R52, XR2/R52H.
-
Caraca, uma fonte de 300w. Deve ser um Cavalo de transformador heim??...
Uma boa é usar uma bateria de Carro carregada por um carregador inteligente.
-
Citação:
nonoque
Caraca, uma fonte de 300w. Deve ser um Cavalo de transformador heim??...
Uma boa é usar uma bateria de Carro carregada por um carregador inteligente.
Creio que uma fonte de pc zalman, seventem ou corsair te dá uma ótima potencia.
Certa vez quando tive problemas de energia em um local onde tinha 4 rbs coloquei uma fonte corsair de 550w e nunca me incomodei mais. O fio amarelo tem 12v, então é só ligar o amarelo e o preto em um jack ou poe e ligar na rb.
-
Viajei legal amigo... hehehehe
Fiz confusão entre Watts e Amperes..
Agora sim entendí.
-
Eu uso bateria automotiva 60 amp, carregador inteligente 10amp, e um data control, tenho 2 ponto a ponto, 3 rbs distribuindo, ou seja, 4 rbs e 5 cartóes, náo tenho problemas com energina.
-
Rapaz, esse esquema da Bateria e o Canal!
Uso uma bateria de 40 amperes segurando:
- 1 Rb
- 1 Nano5
- 1 Ap Router
- 2 Modems
- 1 Switch
Funciona que é uma belezura. E o bom é que a autonomia na falta de energia é absurdamente superior a maioria dos Nobreaks.
-
Amigo
Se caiu um raio e fritou o AP e tu estás usando a mesma antena o problema está aí, a antena tambem foi danifica, pode ter sido até por ela que o raio chegou no AP, muda a antena, pig, cabeamento.
Outra coisa, bateria de carro em carregador só segura falta de energia, picos de eletricidade são controlados por nobreaks que são estabilizados, eu acho melhor usar um bom no-break ao invés de bateria de carro, minha opinião.
-
Amigo. A bateria segura sim.
Veja bem.
O equipamento não tem nenhuma ligação direta com a rede 110 v.
No meu caso os equioamentos não possuem fonte, todos eles estão ligados na bateria
Então creio que a bateria seja uma maneira de estabilizar a tensão, assim como em uma moto o fato de você ter uma bateria estabiliza e não deixa as lâmpadas queimarem. Se numa moto vc tirar a bateria o alternador faz a tensão chegar mais forte e queimar lâmpadas.
Se eu estiver errado me corrijam, mas acho que assim estabiliza.
-
O que faz a corrente estabilizar em uma moto ou carro é o regulador do alternador, nos carros o regulador não deixa a bateria ficar com mais de 14 V que é a tensão de partida, nas motos o alternador faz "sobrar" carga, por isso tem que deixar sempre o farol ligado. Se tirar a bateria de uma moto com ela ligada não vai queimar nada, vai queimar quando recolocar a bateria exatamente pelo motivo do alternador fazer sobrar carga.
E sim, eu estava errado, um carregador inteligente tem as mesma funções do alternador de manter a bateria em 14V(Tensão de partida), e se teu equipamento é ligado diretamente a bateria não vai haver picos de tensão.
(consulta técnica ao meu pai que é eletricista de automóveis a uns 30 anos.)
-
Hum.. eu não sabia essa do regulador..
Valiosas informações. Agradecí aí..
V se me ajuda aki e agradece tbm.. kkk
-
Só pra constar não queria ser pivo de briga aqui no forum, sou Analista de Sistemas e Técnico em redes desde 1998, o provedor aqui nasceu em 1999 em 2000 já tinhamos Wavepoint II depois migramos pra AP1000 quem é antigo sabe do que estou falando, fomos migrando todos nossos pops para RB Mirkotik por problemas de gerenciamento, em alguns pops ficou tudo otimo, trabalhamos com 5.8 tambem mas tudo Ubiquit pois não tivemos grandes resultados com Mikrotik, agora esse pop só tem 15 clientes entao tinha deixado um antigo ap2000, depois do raio fiz varios testes até postar isso aqui, includive trocar antena cabo fonte etc, tudo novo, potencia de cartao de 9db a 21db etc etc, e realmente o velhinho ap2000 dava um troughput melhor para Multiponto que o XR2.
-
Bom energia da bateria não vai ter pico, vai ser constante 13.8 volts, se ficar mais que 8 horas sem enegria a bateria vai perder potencia, vai cair a voltagem e quando chegar em 11,5 volts o data control vai cortar energia, e os equipamentos serão desligados, quando a energia eletrica voltar e o carregador mandar carga para a bateria o data control automáticamente mandará energia para as rbs e tudo estará religado. Qual nobreak faz isso custando em torno de 500,00 reias. segurar tudo o que tenho por 8 horas. O problema da Nobreak que eu usava é que teria que continuar usando fontes nas rbs, e continuar com problemas de energia, Entáo o esquema de baterias é muito melhor que qualquer nobreak.
-
Citação:
tecnic
Só pra constar não queria ser pivo de briga aqui no forum, sou Analista de Sistemas e Técnico em redes desde 1998, o provedor aqui nasceu em 1999 em 2000 já tinhamos Wavepoint II depois migramos pra AP1000 quem é antigo sabe do que estou falando, fomos migrando todos nossos pops para RB Mirkotik por problemas de gerenciamento, em alguns pops ficou tudo otimo, trabalhamos com 5.8 tambem mas tudo Ubiquit pois não tivemos grandes resultados com Mikrotik, agora esse pop só tem 15 clientes entao tinha deixado um antigo ap2000, depois do raio fiz varios testes até postar isso aqui, includive trocar antena cabo fonte etc, tudo novo, potencia de cartao de 9db a 21db etc etc, e realmente o velhinho ap2000 dava um troughput melhor para Multiponto que o XR2.
Realmente não tenho dúvidas sobre isso e assino embaixo.
Também trabalhei com AP2000 por 3 anos e sei do que você está falando.
-
Citação:
SonNunes
O que faz a corrente estabilizar em uma moto ou carro é o regulador do alternador, nos carros o regulador não deixa a bateria ficar com mais de 14 V que é a tensão de partida, nas motos o alternador faz "sobrar" carga, por isso tem que deixar sempre o farol ligado. Se tirar a bateria de uma moto com ela ligada não vai queimar nada, vai queimar quando recolocar a bateria exatamente pelo motivo do alternador fazer sobrar carga.
E sim, eu estava errado, um carregador inteligente tem as mesma funções do alternador de manter a bateria em 14V(Tensão de partida), e se teu equipamento é ligado diretamente a bateria não vai haver picos de tensão.
(consulta técnica ao meu pai que é eletricista de automóveis a uns 30 anos.)
Por isso deve usar um carregador com flutuador, que nao vai ter problemas, vai funcionar igual ao nobreak, nao vai dar pico de energia. (carregador com flutuardor e um aparelho so).
-
Citação:
Almirgas
Bom energia da bateria não vai ter pico, vai ser constante 13.8 volts, se ficar mais que 8 horas sem enegria a bateria vai perder potencia, vai cair a voltagem e quando chegar em 11,5 volts o data control vai cortar energia, e os equipamentos serão desligados, quando a energia eletrica voltar e o carregador mandar carga para a bateria o data control automáticamente mandará energia para as rbs e tudo estará religado. Qual nobreak faz isso custando em torno de 500,00 reias. segurar tudo o que tenho por 8 horas. O problema da Nobreak que eu usava é que teria que continuar usando fontes nas rbs, e continuar com problemas de energia, Entáo o esquema de baterias é muito melhor que qualquer nobreak.
Sem contar o espaço fisico que e bem menor. so com baterias, do que norebak + bateria.
-
Citação:
wppitp
Sem contar o espaço fisico que e bem menor. so com baterias, do que norebak + bateria.
Exato, não tem porque usar nobreak, pois a bateria já está fazendo isso esse papel, alem do custo ser menor.
Uma bateria 60 Amp: 160,00
Carregador Inteligente com flutuador 10 amp: 180,00
Um data control 5 amp: 90,00 , 10 Amp: 125,00
Total: 465,00, seria mais ou menos o valor de 4 fontes boas pra RB, na minha opinião vale a pena.
-
Citação:
Almirgas
Exato, não tem porque usar nobreak, pois a bateria já está fazendo isso esse papel, alem do custo ser menor.
Total: 465,00, seria mais ou menos o valor de 4 fontes boas pra RB, na minha opinião vale a pena.
Sabe onde posso comprar um data control?
-
Qual é mesmo a função do data control. Explica melhor por favor.
-
Citação:
wppitp
Sabe onde posso comprar um data control?
Eu sempre compro na Solenerg, mas até no Mercado Livre você encontra
Controladores de Carga - Solenerg
Eu uso do de 80 wats com saída de 5 amp e o de 150 Wats com saída para 10 amp.
-
Citação:
nonoque
Qual é mesmo a função do data control. Explica melhor por favor.
O controlador voce usa depois da bateria, (entre a Bateria e as RBs) A função dele é cortar energia caso essa baixe de 11,5 volts, assim não vai danificar as RBs e a Bateria, pois uma bateria não pode perder totalmente a carga. Se voces olharem no link que postei ai voces verificam as características dele.
Eu pesquisei muito aqui no under para saber como usar esse Controlador, até que um amigo iluminado me falou como usava e porque usava. Tem gente que usa somente carregador inteligente e Bateria. mas e Se faltar energia por um tempo maior a bateria vai zerar a carga, se baixar de 11,5 volts a RB vai ficar reiniciando pois vai trabalhar forçada, e poderá e com certeza vai acontecer de danificar ela, pois vai ficar num liga desliga danado. Qualquer dúvida estamos por aqui.
Obs. Assim que volta energia eletrica e o carregador começa a mandar carga pra bateria o controlador se liga automaticamente mandando energia pra cima, pras RBs e o sistema volta a funcionar.
-
essas dicas são de ouro, obrigado..
-
Agradecido!
Muito interessante...
-
Citação:
Almirgas
Amigo você tem esse esquema das baterias?
Fiquei muito interessado em utilizar, isso serviria também para meu Servidor?
-
Citação:
Almirgas
Com esses equip posso ligar também servidores?
-
Bom, na verdade um servidor usa 110. Mas a fonte dele converte para 12 e 5 volts. Nunca testei substituir uma fonte por energia de bateria.
-
Se o teu servidor for uma RB vai poder tranquilamente, mas se for PC ai voce precisa usar um nobreak normal, pois precisa de energia 110/220 volts. Existe os conversores para transformar 12 volts para 110, mas a perca seria tão grande que não valeria a pena. E no meu servidor uso um Nobrak 1300 Va com bateria automotiva.
Qualquer dúvida estamos a disposição.