-
enlace 180km passando 200MB GVT
Olá...
é possível passa em um enlace de 180km 200MB GVT?
que tipo de equipamento usar ? to pensando em antena pluton com radome, mikrotik, porém com banda "N".
tudo homologado, mais GVT posso compartilhar? 2 linhas de 100MB em um Load balance (peplink).
Obrigado, boa noite!!!
-
Re: enlace 180km passando 200MB GVT
Nessa distância sem repetição é praticamente IMPOSSÍVEL, vc vai precisar de pontos intermediários, e eu aconselharia sem sombra de dúvidas as Rocket Dish + Rocket M5 ! Hoje no mercado é uma excelente solução custo benefício.
-
pkmc muito obrigado pela ajuda!
cidade 1 --- cidade 2
teria uma repetidora a 40km da cidade 1, uma torre de 90 metros, não será PTP pois não dá.
a rocket dish Rocket Disk R5g30 seria ideal? com rocket M5.
-
Citação:
Postado originalmente por
thefox
pkmc muito obrigado pela ajuda!
cidade 1 --- cidade 2
teria uma repetidora a 40km da cidade 1, uma torre de 90 metros, não será PTP pois não dá.
a rocket dish Rocket Disk R5g30 seria ideal? com rocket M5.
Eu Apostaria na Rocket Dish de 34dbi
-
pronto, mais minha maior duvida 200MB passa full?
-
não... de forma alguma...
o rocket tem uma porta fast ethernet (100mbits)... na teoria passaria até 100 mega full-duplex...
na prática, dependendo da poluição e distância, consegue-se até 90 mega half-duplex.
recomendo canopy (passa esse seu link sim), ou radios licenciados...
recomendo também contratar uma empresa séria para te dar uma consultoria nesses enlaces... para não dar tiro no pé.
abraços,
-
Ok, mais esse enlace vai passa uma boa parte por cima do mar, será que não vai refletir?
-
olha pessoal impossivel nao diria ....
teriamos que fazer um projeto em cima desta distancia e localildade...
existem links maiores no mundo em 5.8 inclusive atravessando agua conheço links de ate 120 km com rocket dish..
vamos fazer um projeto ... quem sabe nao funfa...
MSN:[email protected]
-
mesmo com rocket sera sim impossivel conseguir esta velocidade nesta distancia , sem repetição fica dificil mesmo com radios ceragon de 6 ghz licenciados vc teria que colocar antenas de 3 metros ou maiores hoje temos 43 km com 1,2 e 1,8 do outro lado fechado 337 megas , conheço provedor que com a mesma configuração tem 75 km passando 300 mega , mais estamos falando de enlaces licenciados
a não ser que queira ficar fazendo gabiarra e colocando varios rocket e balanceando mais eu não faria isso em meu backbone
-
bom dia a todos, bom como voce ja deixou bem claro que quer 200mb full, entao ja fo vo deixar aqui minha experiencia pois o meu link e d 150km e ai mesmo eu dividi ele em 5 com rocket e radwin2000c em 3 links, ou seja deixei um link de rocket e vo deixar um link de radwin 2000c que esta chegando esta semana, mais ja te garanto ROCKET NAO PASSA NEM 100MB FULL isto e fato, com mk tambem nao vai conseguir mesmo se usar cartoes N sr71-15 ou 52nh, nem mesmo o radwin consegue mais chega bem perto tipo de 86% a 90% e COM MUITA MAIS MUITA ESTABILIDADE.
e como não estamos falando de poucos mbs, creio que ja pode parti para soluçao de radio licenciados mesmo como amigo ai falou, pois voce vai tentar e tentar e no fim so vai chegar a seguinte conclusao perdeu tempo com esta soluçao de rocket e cartao N c/ MK
agora se for usar mesmo em 5.8 ... as antenas de 34 rocket disk sao muito boa mais muito muito complicado de fazer aliamento mais da um diferença grande entre ela e a hyperlink de 33 dbi de dupla posso falar pois tenho as 2 rodano aqui......
-
Amigo, vá de Sr71-15 + RB 493g , colocando 2 repetidoras no caminho seria muito provável que consiga esse throughput, use antenas de 34dbi... agora se quiser arriscar direto tem equipamento que faz porem não vai chegar nem perto de 200mb
-
Olha, para este cenário complicado (mar + longa distância) eu não recomendo você fazer com Ubiquiti.
Sou fã da Ubiquiti e mesmo o equipamento deles sendo de ótima qualidade (para aplicações de até 50 Km sem repetição), a sua expectativa de tráfego é muito grande. Talvez fosse possível montar um array com rádios Ubiquiti sincronizados por GPS, mas eles ainda não estão disponíveis.
Essa perna de 90 km vai exigir algo em torno de 10 rádios em array para suportar os 200 megas full, daí o custo benefício deixa de ser atrativo.
Procure equipamento mais robusto e consequentemente muito mais caros para suprir sua demanda. Neste caso específico Ubiquiti não é a marca mais indicada pra você.
-
amigo, foi como eu falei esquece este negocio ai que o colega ricardowireless esta falando, isto nao vai dar certo, vai te tomar muito o seu tempo, desgate ... e ta voce esta contratando tudo isto entao tem
Projeção de crescimento, entao se nao for de RADWIN 2000C pode parti direto para radio licenciado tem o HP DE 400MB FULL que vai ficar em torno de 65mil ja com as antenas e na frequecia acima de 7ghz para vc escolher.
procure na net e veja sobre o sucesso do radwin na africa uma rede de 600km... e tem outro caso de sucesso ... sei que a neovia tem mais de 100 pontos deste radio ai... a gvt, a petrobras em ate a nassa usa este radio.....
-
e se mesmo assim tiver duvida liga para o Sergio do escritorio da Rad no Brasil e troca uma ideia com ele.... e veja as novidade tanto da Rad no Brasil como seu equipamentos....
-
Galera... obrigado pela ajuda!
tenho apenas R$70mil pra investir nesse enlace com torre,antena, licença da anatel, é possivel?
não to visando fecha PTP pois tem uma grande montanha a 40km da cidade 1, lá talvez uma repetidora de 90 metros.
estava pensando em antena pluton modelo: PTX26-58R (com radome) + MK
PTX26-58R 53dB em 5.8Ghz e 74dB em 5.0Ghz
-
Olha se Tem pra Casiar 200 MB Full duplex, tem que ter para fazer enlaces em radio profissional jah, acredito eu.
se não tiver Vai pro BNDS,
gosto muito de mikrotik ubiquiti, tenho muitos enlaces, mas com isso pode esquecer.
não esqueça que esses radios precisam de antenas grandes, e consequentemente a torre tem que ser forte
-
Amigo, desculpa a pergunta, mas esses 200mb é pra revenda ou pra uma grande empresa?
200mb é muita coisa e se for revenda significaria que daria um faturamento muito alto, o que tornaria esses 70 mil um investimento muito baixo em relação ao potencial do negocio.
-
amigo Stronks esses 200mb seria pra revenda, e contrato com algumas empresas.
-
Citação:
thefox
Olá...
tudo homologado, mais GVT posso compartilhar? 2 linhas de 100MB em um Load balance (peplink).
Obrigado, boa noite!!!
Mas é adsl ou dedicado? Se for 200MB dedicado, não vejo porque não poderia.
-
100MB GVT em cada linha, 2 linha no load balace.
acho que GVT 100MB empresarial poderia compartilhar?
agradeço!
-
vai ter problemas se for adsl ou cabo ...
nessa distancia só com repetidoras no trajeto ...
e esse trafego só com radios digitais mesmo para passar ...
-
Citação:
thefox
amigo Stronks esses 200mb seria pra revenda, e contrato com algumas empresas.
Entendi...
Bom neste caso eu acharia mais confiavel e estavel equipamentos profissionais como ja foi dito, o preço seria bem maior, claro, mas pelo retorno que teria acho que daria pra cobrir o financiamento dos equipamentos.
De qualquer forma, parece que sem isso você teria que fazer um esquema muito mais complexo e bem mais suscetível a falhar em troca de um custo menor.
Boa sorte.
-
Ok... qual seria os equipamentos indicados? radios, antenas, etc...
-
Amigo, francamente um link dessa complexidade você deve contratar técnicos especializados para montar. Eles mesmos poderão lhe indicar a melhor solução. É uma temeridade montar uma estrutura dessas com a pouca experiência que vc tem com esse tipo de enlace, e baseado em opiniões de forum. Você vai acabar jogando dinheiro fora.
Em que estado você está?
Não sei como funciona o empresarial GVT. É dedicado? É full?
-
o empresarial GVT vou me informa como funciona.
vou fazer um projeto, com dados de GPS do morro que precisa de repetidora, etc...
como o amigo Katraka citou, contrata uma empresa.(pra não jogar dinheiro fora).
-
Citação:
thefox
100MB GVT em cada linha, 2 linha no load balace.
acho que GVT 100MB empresarial poderia compartilhar?
agradeço!
No caso seria o 100mb comercial ( de 500 reais), certo?
Se não me engano este não poderia não, apenas o corporativo.
Eles sequer te oferecem uma range de IP, você teria que ligar todos seus clientes a internet por um unico IP.Não acho que ficaria 100%, mas...
-
Esse tempos atras eu cotei um mini link da Gigacom para 34M Full Duplex Ficava R$ 50.000,00 tudo instalado. Se queimar ferrou, mandar consertar ou comprar outro.
Ou R$ 2.700,00 por Mes, alugado, se o radio desse pau ou queimasse eles iam no local e trocava / arrumava e nao cobrava mais nada.
Se tu quer segurança e garantias use radios desse nivel. Gigacom tem radios com 1Gbps Full Duplex.
Procura um consultor dos radios que ele vai te passar o melhor que tiver.
-
Stronks, é isso mesmo 100mb (500reais), não tem problema os clientes (pessoas fisicas) podem fica em um ip só.
porém as empresa, terão ip valido, ai teria que ver uma range.
emanochio, obrigado pela dica, fui no site da empresa da uma conferida e realmente... esse radio que passa 1Gbps, quanto custa? entrei em contato com eles e to no aguardo de uma resposta.
-
Se for para tentar poem 2 pares de RocketM5 + Dish de 34dbi em cada nó em bonding:
Bonding no Mikrotik rOS com Rocket M - Blogs - Under-Linux.org
-
em cada ponta não fecha, tem que ser com repetidora, aqui tem um morro de 450metros, mais uma torre encima, vamos por lá.
só que em 60km +/- tem um morro maior é lá que vai fica a repetidora que já vai passa por cima do mar.
-
Por isso eu disse em cada nó.
Digamos que tera 3 pontos o teu enlace, no ponto A 2 Pares, no B 4 Pares e no C mais 2 pares.
-
olha eu to com um enlace de microondas passando 51mb só que real da 48. o radio é wi2be. fabuloso equipamento. para esta banda ele custou 60mil e aceita bandas maiores com upgrade mas tambem o valor sobe.
Vá em www.wi2be.com e de uma olhada.
-
Citação:
pkmc
Nessa distância sem repetição é praticamente IMPOSSÍVEL, vc vai precisar de pontos intermediários, e eu aconselharia sem sombra de dúvidas as Rocket Dish + Rocket M5 ! Hoje no mercado é uma excelente solução custo benefício.
Concordo com o Paulo kleber.
Usando Bonding, com rocket m5+ rockets dish 34dbi ou OIW 32 dual (2 pares de antenas e de radios em cada ponta, ) bem alinhados e usando repetição, a cada 40km, tu passa uns 180mb.
Claro que precisam ser Perfeitamente alinhados e com alimentação perfeita.
Estamos falando de um link muito consistente e de extrema delicadeza na hora de configurar.
Mas que dá pra fazer usando repetidoras, isso com certeza é possível.o "cara" que manja muito aqui de bonding é o Geek, procura ele e seja feliz!
Abraço.
-
Citação:
thefox
em cada ponta não fecha, tem que ser com repetidora, aqui tem um morro de 450metros, mais uma torre encima, vamos por lá.
só que em 60km +/- tem um morro maior é lá que vai fica a repetidora que já vai passa por cima do mar.
Amigo... Vc poderia postar as Coordenadas?
Fico grato..
Sucesso.. no enlace... eu le tudo e nao achei as coordendas peco desculpa se não percebi...
-
Olá pessoal,
Thefox pelo que voce relata acima, não tem obrigatoriedade da entrega de um serviço "garantido" com um nivel SLA, garantia de banda consideravel aos clientes, desta forma recomendaria a utlizar Rocket M5 com Disc 30dbi, pois mesmo esses rádios te garantem boa taxa de largura de banda (aqui em 25Km fecho a 200Mb Half), nas piores hipoteses voce coloca 2 radios em paralelos em BRIDGE para se somarem, hoje utilizo esses radios em enlaces (PTP) e colocando Paineis para atender residencias, no meu ponto mais distante passo por 5 (pares) repetições e tenho um delay de 6ms. Faça testes com um par no ponto mais critico, sobre o mar, antes de montar toda a sua infra-estrutura.
Sugestão: se adquerir os radios licenciados descritos abaixo, solicite em contrato que empresa entregue o serviço para você, seria uma garantia que os rádios irão funcionar conforme projeto.
Obs: a GVT no plano empresarial não te garante FULL DUPLEX, é assimétrico, voce terá sempre mais download do que upload.
Segue uma referente de custos das antenas:
- "www.advantechamt.com" --- Freq. 5Ghz ------ (de 20Mb a 300Mb) -- a partir R$ 10 mil
- "www.radwin.com" ---------- Freq. 5Ghz/Paga - (de 10Mb a 100Mb) -- a partir R$ 3 mil
- "www.digitel.com.br" -------- Freq. Paga ------ (de 10Mb a 50Mb) --- a partir R$ 7 mil
- "www.infinetwireless.com" --- Freq. 5Ghz ------ (de 20Mb a 300Mb) -- a partir R$ 8 mil
- "www.proxim.com" ---------- Freq. 5Ghz ------- (de 4Mb a 30Mb) ---- a partir R$ 3 mil
- "www.apertonet.com" ------- Freq. 5Ghz/Paga - (Sem definição) ----- a partir R$ 10 mil
- "www.comba-telecom.com" -- Freq. Paga ------ (de 20Mb a 500Mb) -- a partir R$ 10 mil
Anderson
-
outra alternativa é contratar um transporte. a empresa contratada lhe garante a entrega do link a um preço convidativo.
-
Esquece outra coisa tecnologia a nao ser SDH.. Ou seja radios microondas digitais..
Existem varios no mercado.. Desde Motorola até wi2be..
Vou citar alguns que vc pode esta consultando..
AsGa - Solu
wi2be, tecnologia Wireless para interligar sua empresa – wi2be
Gigacom do Brasil - BroadBand Wireless
Esses acima sao os "nacionais" de confiança!
Ainda existem os importados:
PASOLINK NEC -> NEC Global
COMBA --> Comba Telecom
MOTOROLA -> Motorola Home - Motorola USA
CERAGON -> LTE-Ready Backhaul - Ceragon
HARRIS STRATEX -> Wireless Transmission | Aviat Networks
Para um enlace dessa magnitude e a essa distancia ESQUECE ubiquiti e Mikrotik.. Voce vai jogar o seu dinheiro fora !!
Espero ter ajudado..
:rock:
-
O enlace é perfeitamente viável por R$70k. Basta colocar as torres nos locais corretos e usar equipamentos de confiança.
Se precisar de projeto e indicação de rádios, entre em contato. Tenho cases reais para analisares.
Abraço.
-
Citação:
thefox
Olá...
que tipo de equipamento usar ? to pensando em antena pluton com radome, mikrotik, porém com banda "N".
Obrigado, boa noite!!!
Só pra voce ter uma idéia... os caras Linkaram radio a radio a 193km!!! 40mbps com 99.9995% de link on .
Acredito sim que é possível, porem é necessário torres bem altas e repetidoras no seu caso.
The World’s Longest All-IP Microwave Link
-
bom tem uma coisa a mais ai, amigo, 200mb e coisa de louco, como voçe ainda vair enender, ja pensou qual sera a quantidade de pacotes que vai precisar pasar ???
não adianta chegar com os 200mb e ficar esguelado na quantidade de pacotes, talves rocket não seja mesmo viavel, nem a páu para esa banda..
complementando, o link que voçe da como exemplo de 1,800 metros para um buraco, sem obstrução de freznel, nada na frente, dificilmente voçe tera esa visada....
-
Cara quaso queira fazer esse enlace com um custo beneficio muito Baixo e com qualidade para
poder obter até 1GB de BandaFull wireless por favor entrar em contato para maiores esclarecimentos!
pois não gosto de ficar poluindo o forum com propaganda!
msn: [email protected]
-
200Mb é muito pacote para qualquer radio wifi, com 70k vc consegue fazer estes enlaces com alguns pares de Outdoor Unit e power routers.
-
Citação:
emanochio
Esse tempos atras eu cotei um mini link da Gigacom para 34M Full Duplex Ficava R$ 50.000,00 tudo instalado. Se queimar ferrou, mandar consertar ou comprar outro.
Ou R$ 2.700,00 por Mes, alugado, se o radio desse pau ou queimasse eles iam no local e trocava / arrumava e nao cobrava mais nada.
Se tu quer segurança e garantias use radios desse nivel. Gigacom tem radios com 1Gbps Full Duplex.
Procura um consultor dos radios que ele vai te passar o melhor que tiver.
Eae emanochio, com qual empresa vc cotou para locar as antenas?
Alguem sabe de mais empresas que locam radios e antenas?
Abraços a todos
-
Bom, o primeiro ponto é que você vai precisar de um engenheiro para (pelo menos) assinar o projeto pra vc. Segundo, de nada adianta você pensar nos ganhos das antenas, se não pensar na potência dos transmissores. A antena vai apenas dobrar, triplicar, quadruplicar, e por aí vai, a potência do seu transmissor. Terceiro ponto: a agua do mar apresenta um alto índice de condutividade. Dessa forma, a maior parte do seu sinal não será refletido (o que aconteceria caso fosse em frequencias de VHF para baixo), e sim absorvido (o que acontece com altas frequencias, de UHF pra cima). Dessa forma, muito provavelmente você vai precisar de rádios muito potentes, com antenas com ganhos muito altos. Quarto ponto (caso você transmita em cima de ethernet): ou você vai precisar de uma porta gigabit, ou de pelo menos 2 portas fastethernet. Caso você utilize portas fastethernet, eu recomendaria que você utilizasse 3 portas fastethernet (já que a porta fastethernet é "ATÉ" 100Mb). Você também vai precisar de uma grande largura de banda no seu espectro de frequencia.
Quinto ponto: você que transmitir em cima de que tecnologia? PDH, SDH, Ethertnet?
Comece a pensar nessas necessidades primeiramente. Vou dar umas pesquisadas, e vou ver no que posso ajudar.
-
talvez em 6.5ghz com antenas de 3.40m de diametro com radome.. consiga algo.. mas precisa fazer estudo.. veja que nesta distancia deve-se lembrar da curvatura da terra.. :P
-
Uai 180KM ???
So pela distancia ja pode esquecer o enlace , 2º - 200megas de throughput ??? kakakakkka
NEM A PAL JUVENAL........
-
Tem sim...sem problemas a Brasil Link pode orientar vc em relação ao enlace e ofertar a vc os melhores valores de link do MERCADO!!
Att: Sérgio Roberto-Gestão Comercial
Fone: 14-32031690/14-96789700
Msn: [email protected]
Brasil Link - Tel. (14) 3203.1690 - Cel. (14) 9678.9700 - [email protected]
Grato!
-
Citação:
Aiomar
Uai 180KM ???
So pela distancia ja pode esquecer o enlace , 2º - 200megas de throughput ??? kakakakkka
NEM A PAL JUVENAL........
Tem muitos equipamentos para isso...
Só que equipamentos de mais de R$ 150K
CTBC hauhauauau hauhauhauah mais huhauhauha
Dependendo da cidade tu paga mais barato o mega na Embratel.
-
Citação:
emanochio
Tem muitos equipamentos para isso...
Só que equipamentos de mais de R$ 150K
CTBC hauhauauau hauhauhauah mais huhauhauha
Dependendo da cidade tu paga mais barato o mega na Embratel.
Amigo aki embratel é caro que MATA ! rs
CTBC aqui é a PRINCIPAL de quase todas as telecom de via radio por unanimidade !
Abraços t++
-