-
nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA
tenho um ponto a ponto com 2 nano 5 um link perfeito de 4 km a mais ou menos 8 meses
ontem deu um temporal eu estava dentro de casa com meus filhos
tirei tudo (home theater ) da tomada desliguei as fontes poe etc...
Só nao desliguei o cabo de rede que desce da nano para meu roteador
Resultado a nano puxou um raio que entrou ate meu roteador que entrou no pc e que estava na ligado a minha lcd que estava por hdmi em um receiver denon que distribuiu para todos os equipamentos inclusive meu projetor de home cinema
queimou todas as placas de hdmi dos equipamentos só entradas e saidas hdmi
A fonte da nano torraram ate voaram a distancia
As naos estao em um cano galvanizado a 8 metros de altura amarrados com arame galvanizado para nao ficarem balançando
em cima do meu telhado
aqui nao tem nada por perto é a beira mar nao tem predios etc..
o Raio atingiu aquela tampa em baixo da nano onde liga os cabinhos a tampa se esfacelou e voou longe
Bom como virao meu ponto a ponto é simplesimo só uso pra levar internet ate minha casa
Existe uma maneira de proteger a nano para nao chamar raio
como faço para proteger pois acho que ela é uma bomba chama raios
me ajudem
detalhe nao tenho grana pra montar sistemas de para raios caros etc.. é só um linkzinho comum pois nao tem internet em meu balneario ai eu levo do meu trabalho pra casa via nanostation
-
Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA
o raio pegou em seu cano e desceu pelo cabo de rede, quem atraiu o raio nao foi o nano mais sim sua haste de 8mts, tente fazer um aterramento nessa haste assim o raio vai para o aterramento e procura usar cabo blindado em seu nano, o nano tbm presisa usar aterramento na tomada, abraços
-
ok agradeço demais a dica entao vamos la
eu uso sistema de aterramento em minha rede eletrica que é dedicada a sala de home theater e a tomada da nano estava ligada a essa rede eletrica com um nobreak APC 500 que tambem foi pro espaço
entao aterramento para a fonte poe ja tenho
vou comprar cabo blindado e conectores tambem
a pergunta agora é
como faço o aterramento desse cano de 8 metros preciso de um passo a passo pois eu e meu irmao iremos fazer isso
Como faço aterramento dos cabos blindados e conectores blindados parece que ele precisam serem aterrados tambem
fico muitissimo grato por qualquer ajuda nisso
abraçao
-
se a fonte do nano estiver aterrada automaticamente os conectores blindados ja vao ter o eterramaneto e transferir ele pro cabo ate o nano no alto do cano, para fazer o aterramento de sua haste vc tera q falar com engenheiro eletrecista, ou pegar algumas dicas, pois varia de solo pra solo, ai vc ve o comprimento do cabo, das hastes de aterranmento de cobre,abraços
-
o solo aqui é sal puro kkk e muitissimo umido estou a 150 mtr da areia do mar
segue a foto da casa esse cano alto colado na parede é o dito cujo com a nano5 la em cima
http://i284.photobucket.com/albums/l...sa/casa013.jpg
-
-
coloquei a foto para algum colega experiente me dar dica desse aterramento do cano pois vejam ele fica no centro da casa nao tenho a menor ideia de como fazer ou passar os cabos do aterramento sem tocar no telhado pela posiçao que a antena esta ai na foto
esse é o ponto mais alto da casa pra alcançar os 8 metros pra fechar o link
-
Levanta outro mastro uns 3 metros afastado e ao menos 2 metros mais alto que a nano com um franklin aterrado.
Ocorre formação de descarga atmosférica de baixo para cima (me parece é até mais comum) e seu nano simplesmente foi usado como transporte pois estava mais próximo.
O ideal é chamar um eletricista ou um conhecido engenheiro elétrico.
-
http://i284.photobucket.com/albums/l...co/casa007.jpg
esse é o fundo sera que ai da pra colocare ssa aste mais alta com o franklim esse local ta a 11 metros longe da frente onde ta a nano
tenho 4 crianças em casa e um boxer que quaze morreu com o clarao que deu dentro de casa e o estrondo o bicho caiu emcima da casa voou tomada ate em taubate kkk
-
Cara bela casa !
Segue a dicas ai do Amigo de levantar outra hast que deve resolver seu problema.
-
obrigadao colega mas eu preciso de um passo a passo de como fazer esse para raio com o franklim de maneira que nao prejudique ninguem e seja realmente eficiente
tenho é medo dessa descarga se espalhar pelo solo e ate ferir alguem onde compro esse franklim quanto custa mais ou menos
ajudem ai garotos
abraçao
-
Primeiro, meus parabéns por sua moradia.
Passo a passo não tenho. O ideal para proteger sua casa é fazer uma gaiola[1]; recomendo que procure um engenheiro elétrico.
Sim você pode usar essa área do fundo. Se você mesmo fizer, levante uma pequena estrutura (tipo um jardim de praça) e no meio você poe o mastro ou poste de ferro que vença a altura da nano. Você conecta o captador Franklin por um cabo de cobre que desce ao lado do mastro e isolado deste até o sistema de aterramento que deve ter ao menos 3 hastes de mais de 2m de profundidade cada.
Saiba que na ocorrência de uma descarga pode ocorrer explosão nas hastes e o sistema terá que ser revisado.
1- mais informações no link: Para-raios e aterramentos, veja no FazFacil !
-
entendi vou prvidenciar esse mini torre com o franklin pois fiquei com muito medo mesmo meu sistema de home theater foi quaze todo pro espaço tudo que trabalha em hdmi ficou danificado o prejuizo foi muito grande por serem equip importados obrigadao pelas dicas estou em uma ilha no litoral de sao palu oque torna qualquer empreendimento muito mais custoso
abs
-
olha sou tecnico em eletro e eletronica...
posso te falar o seguinte :
o cano não estava aterrado esta preso a parede !!
não precissa colocar a nano em outro lugar ...
simplismente é só colocar um bom para raio separado da antena ...
e aterrar ele com uma boa condutividade ...
e colocar um aterramento com hastes separadas no cano onde esta a nano ...
-
Boa noite amigo, posso indicar para vc STARTEC PARA-RAIOS e ACESS, eles tem um preço bom, se não te mandar ate ai, eu mando pra vc pelo o correio, qual litoral vc esta, eu sou de Suzano, Gde SP.
-
Lembrando que o pararraios não vai dar 100% de proteção. Pois quando o "mandado" atinge uma estrutura, são milhares de volts.
A sugestão de colocar outro mastro mais alto é boa, porque daí, caso "caia"o raio, ele deverá atingir o mais alto.
Um pararraios deve dar uma proteção de mais ou menos 3 vezes a altura do pararraios. Assim, um pararraios com 10metros deverá proteger um raio de 30m na altura do solo. Imagine um cone com o vértice no topo, lá no captor franklin. Segundo esta teoria, o telhado ainda não estaria protegido. Teria que levantar mais para proteger toda a edificação. Ou colocar mais mastros com captores franklim espalhados pelo terreno.
Tenho comprado o captor por 35,00 e cabo de cobre por 12,00 o metro. Este é importante que seja grosso e de cobre, pois é altamente condutivo.
No seu caso se colocasse 4 mastros, um em cada canto da contrução já daria uma proteção boa.
Mas como voce não conhece bem a coisa, o melhor é contratar alguém que já tenha uma experiencia nisso.
E o ideal ainda seria medir a resistencia do aterramento com um terrômetro. Eu nunca fiz, porque não tenho.
-
Citação:
Postado originalmente por
lopesgvo
Boa noite amigo, posso indicar para vc
STARTEC PARA-RAIOS e ACESS, eles tem um preço bom, se não te mandar ate ai, eu mando pra vc pelo o correio, qual litoral vc esta, eu sou de Suzano, Gde SP.
o colega estou em ilha comprida sao paulo .voce trabalha com essa empresa
-
ja estou ligando para empresas que fazem esse serviço pois meu prejuizo foi de mais de 30.000,00 reais
queimou tudo nessa sala desde o projetor hi definition ate meus denons, tv ,tudo tudo tudo meu chuveiro com controle remoto meu acendedor automatico do fogao tudo mesmo
http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/061.jpg
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/055-2.jpg
http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/053.jpg
agora fiz uma reclamaçao na empresa de energia pois o raio entrou nao só na rede de internet mas tambem na eletrica pois meu chuveiro torrou meu fogao só acende no isqueiro
sera que consigo reseber algo da empresa de energia
aqui só tem casas de veraneio sou o unico morador nessa regiao mas no dia tinha um visinho do lado passando uns dias na casa dele e ele registrou um protocolo na elektro reclamando de um pico de alta e baixa que começou antes do raio atingir minha casa
-
Em resumo: O Nano não foi o culpado, conforme voce colocou no título do tópico.
Ele foi é vítima.
-
Parabéns! linda casa a proposito, mas seria prudente providenciar uma torre de 10m com para-raios para fixar sua nano e previnir futuras dores de cabeça não é tão caro o serviço e trará mais segurança ao seu lar. É prudente também verificar se na vizinhança ocorreu o mesmo para saber se veio pela rede eletrica ou caiu no cano da nano.
-
bom dia
Acho que vc pode fazer o melhor pararaio que nao vai ter 100% de garantia, afinal qual a utilidade de uma pararaio ??? atrair raios e drenar/discipar sua energia para o solo. Porem um raio a voltagem é muito alta. O raio vai acabar liberando fagulhas que atingiram a casa, e que provavelmente queime equipamentos.
Na minha opiniao, eu mudaria o materia do cano. Pois vc fez um belo "chamador de raios"
-
E muito estranho isso... Aqui uso tubo de 6 metros na casa dos clientes... Nunca aconteceu isso, ja pedir muito equipamento mas por causa raios caindo na rede eletrica... Mas se voce esta em uma area aberta entao teria mesmo que ter um pararaios e bom... porque e complicado isso de raio viu... No fim ninguem tem culpa :( ne nano, nem tubo, nem a falta de pararaio... Isso e coisa de DEUS... Natureza e assim mesmo, e so a gente ver o que ta acontecendo em Petropolis e vamos falar que a culpa e de quem? e da natureza... Boa sorte ae amigo!!! :(
-
Concordo com Morpheus, isso é coisa da natureza. Mesmo nós provedores fazendo aterramento, para raio, e o caramba sempre acontece de queimar uma fonte, um slot de uma routerboard. Não tem como ficar 100% protegido.
PS: Sua casa é top !!!! gostei bastante hehehe um dia tenho uma dessa xD
-
Amigao... Minha opinião e que você deu um puta azar.... Rsrsrsrs
Mas seguinte chefe.... Como alguns colegas já disseram... Não existe ate o momento nenhuma proteção 100% contra raios.... Existem atenuadores....
Soluções usando captores, para raios, etc, são validos... Mas principalmentes em construções com mais de 10 mts. Abaixo disso o dieletrico do ar não e suficiente para forcar a captação da descarga pelo canalizador.... Seja ele um franklin, seja um circuito klamper, etc etc....
Minha sugestão pessoal e a mesma q eu aplico em soluções comerciais... Primeiro, fuja de hastes metálicas ... Se não der pra fugir, aterre as mesmas... INDIVIDUALMENTE do aterramento principal, e distante no mínimo 10 mts de qualquer outro circuito de aterramento.
Como vc ta no litoral, próximo do mar, teu índice de condutividade do solo deve ser alto.... Ou seja, nem precisa medir muito... Isso e característico desse tipo de solo.... Então, toca montar um aterramento padrão q deve atenuar o seu problema de verão.... Se vc não sabe como fazer segue dicas básicas e simples:
Material:
- 4 hastes de cobre 2,4 mt padrão ABNT.
- 4 braçadeiras para a haste (a loja de material elétrico Te indica a correta)
- Fio de cobre rígido 10mm (mínimo) a qnt. Vai depender das tuas medidas..
Modo de fazer:
No ponto escolhido (lembre-se do distanciamento de outros circuitos de aterramento conforme falei), cave um pequeno buraco de uns 30x30x30 e enterre a primeira haste de maneira q a ponta dele fique dentro do buraco mas não totalmente enterrada. Após isso, afaste 4mts aprox. E faca um novo buraco e repita o processo da haste 1. Faca isso para as 4 hastes mantendo sempre 4mts entre elas (sempre afastando dos outros aterramentos). Após isso coloque as braçadeiras na ponta de cada uma das hastes. Se o fio q vc comprou for encapado, desemcape para que o fio nu fique em contato com a terra também. Abra uma pequena valetinha interligando as hastes e passe o cabo de uma haste a outra fixando o mesmo nas braçadeiras. Leve o cabo da ultima haste ate a ponta do cano metálico q faz a vez de haste do seu radio, (no trecho entre a haste e o cabo o cabo pode permanecer encapado e pode ser levado dentro de um canaflex, enterrado, etc...) e conecta ele na base do cano através de um furinho e um parafuso de rosca rápida. Pronto. Ae vc tem umbom circuito de aterramento muito eficaz. Alguns detalhes importantes: isole bem o radio da haste, e tenha certeza que sua casa também esta isolada em relação a haste. O ideal e enrolar pequenos pedaços de borracha de câmara de pneu no ponto onde a haste e fixada na casa para evitar um contato acidental com a estrutura metálica do concreto da casa, o que pode desviar uma parte da carga para onde não deve. Outro ponto importante, o uso de cabo blindado e conectores igualmente blindados no radio. Importantíssimo e vc não esquecer de SOLDAR a malha do cabo na carcaça do conector rj blindado pra uma melhor condução da ddp. Nas duas pontas. Alem e claro do aterramento do POE também estar ok e funcional.
Acho que e isso. Desculpe se me estendi de mais.
Abraços e melhor sorte da próxima vez.
-
Rapaz se queimou isso tudo, que voce ta dizendo, entao o raio nao caiu na tua NANO como voce pensa, caiu foi na rede eletrica, ou seja nos postes... Verifica com o vizinho se algo dele queimou... Se queimou pronto meu amigo... Ae voce procura se informar bem sobre isso!!!
-
Tbm fiquei curioso se foi na rede eletrica ou na aste... vou ficar acompanhando. ate pq o raio pode ter atingido a aste, e pode tbm ter descido o cabo do nano e passou pela rede eletrica procurando o chao... tow acompanhando pra ver se foi na rede eletrica ou na aste...
-
Não mas sou cliente deles, tem preços bons, e se foi pela corrente elétrica como suspeito também aqui uso na minha rede (Dispositivo de proteção contra surto), é mais uma solução, mas se precisar estamos ai.
-
pela minha analize leiga foi assim
o raio caiu no cano da nano estava tudo fora da tomada menos o roteador top link onde estava ligado o cabo da nano
o raio entrou pelo cabo da nano ao tplink (via cabo rj ) ai entrou no pc (rj) mas o pc tava ligado a tv lcd por rgb queimou as entradas hdmi
pela hdmi da tv foi ate os denons (receivers) que enviou para o resto dos equipamentos tudo por hdmi projetor etc... foi tudo pro espaço
Mas o tplink( roteador ) estava ligado a tomada eletrica e levou para a rede eletrica queimando chuveiro fogao e lampadas e o dejuntor desarmou salvando o resto dos eletrodomesticos
Meu erro .....Deixei o cabo rj da nao ligado ao roteadoresse é que mandou pra todos equipamentos via pc rgb e hdmi
se tivesse desligado o rj da nano só perderia a nano
o impacto do raio vez um barulho assustador e um clarao incrivel dentro de casa ficou todo mundo em choque a fonte do tp link derreteu mas detalhe só ele tava ligado a tomada (por isso queimou chueveiro digital e o fogao ) o resto foi conduzido via cabos hdmi do home theater
pelo que li do topico a melhor soluçao e mais economica é a de aterrar bem a aste da nano como o colega ensinou ai em cima (Otimo tutorial) colocar cabos rj blindados e alguns dps de rede e em caso de raios (tempestades)desligar tudo e perder só a nano
-
Citação:
Ronaldosom
Tbm fiquei curioso se foi na rede eletrica ou na aste... vou ficar acompanhando. ate pq o raio pode ter atingido a aste, e pode tbm ter descido o cabo do nano e passou pela rede eletrica procurando o chao... tow acompanhando pra ver se foi na rede eletrica ou na aste...
foi exatamente isso veio pela haste da nano ate o roteador e do roteador que estava ligado a rede eletrica foi para a rede eletrica e queimou o chuveiro e o fogao e as lampadas
Minha rede eletrica é bem construida pois ele é dedicada para a sala de home theater e muito bem aterrada mas o raio entrou pela tomada eletrica do roteador que recebeu do cabo rj da nano
se eu tivesse desligado o cabo rj teria poupado todos os equipamentos pois a parte eletrica do home theater é toda ligada a um condicionador dps panamax importado que fez seu trabalho pois nao queimou os equipamentos quando o roteador enviou para a rede só queimou as entradas hdmi e fez um estrago pois sao equipamentos carissimos sem assistencia no brasil
-
Volto a frizar, a culpa não é do Nano.
E pense bem em colocar um ou mais pararraios na construção, dependendo do tamanho da construção, ou então levante bem o pararraios.
Imgine um guarda chuva. E sua contrução embaixo. É mais ou menos isso que o pararraios faz.
Mas ainda não é 100% de segurança.
-
Ahhh perae eu li agora que queimou mais coisas??? Entre eles chuveiro??? Se queimou chuveiro entao esquece que foi o tubo... Foi descarga na rede eletrica sim... Agora se foi muitos equipamentos DIGITAS que queimou... Nem foi raio, foi apenas a eletro-estatica do raio... Porque raio derete o que tiver na frente... Se deu cheiro de queimado ta explicado!!
-
Citação:
MorpheusX
Ahhh perae eu li agora que queimou mais coisas??? Entre eles chuveiro??? Se queimou chuveiro entao esquece que foi o tubo... Foi descarga na rede eletrica sim... Agora se foi muitos equipamentos DIGITAS que queimou... Nem foi raio, foi apenas a eletro-estatica do raio... Porque raio derete o que tiver na frente... Se deu cheiro de queimado ta explicado!!
morpheus
se acha que o roteador tp link pode ter recebido da nano e enviado pela rede eletrica e queimado o chuveiro que tambem é digital com controle remoto
pois o roteador era o unico que estava ligado a rede eletrica e a nano por rjr
-
Nao... o TPLink tava ligado na tomada certo? entao, e descarga veio pela a rede eletrica... Veja...
Raio -> Rede Eletrica -> TPLink -> Nano
| |
| ------> Seus equipamentos ligados a Rj45
|
---------> Outros equipamentos (chuveiro e etc...)
Entendeu??? Se o TPLink nao tive-se ligado na tomada, nao tinha queimado nada!!! Entao ja sabe que o problema foi descarga na rede eletrica!
-
Re:
Analisando a situação, EU penso que não tenha sido em função da Nano ou da haste. Agora, 8 metros é um pouquinho de exagero... Tá quase servindo de para-raio.
Quanto aos raios, uma informação de mera curiosidade: a AES/Sul, que fornece energia aqui na região onde moro, instalou a uns 2 meses protetores de surto da marca VTC nas linhas de baixa tensão, visando atenuar os problemas causados por raios (fonte: equipe técnica da terceirizada que presta serviço pra eles).
Resultado: no último temporal, o protetor de surto aqui do bairro simplesmente explodiu quando caiu um raio na linha de baixa. Minha conclusão é que contra a natureza não há como testar limites, por mais cuidado e dinheiro que se dedique.
-
entendi morpheus dei bobeira mesmo de ter deixado o tp link ligado
bom tinha 3 visinhos afastados a 100 metros cada passando o final de semana
um me disse que estava com 2 tvs ligadas e nao queimou nada eles só ouvirao um estrondo
como tenho a intençao de pedir indenizaçao a elektro só um dos vizinhos reclamou de queda subta de energia no mesmo horario que eu e ele me passou seu numero de protocolo de atendimento
Sera que tenho direito a indenizaçao pela compania de rede eletrica
vi casos e casos na internet mas nada de muito de concreto
-
Sim claro... Mas uma pergunta, tua caixa de energia ta no padrao??? Ou seja ela tem o aterramento? Porque a compania de energia vai na tua casa fazer a vistoria viu!!! Tem que ta tudo certinho para nao te da problema!!
-
sim minha caixa de energia é dentro de casa mas com aterramento seguindo as normas nbr e com dijuntores modernos
de marca boa etc...
tem aterramento no poste padrao tambem
veja a obra em construçao
esse é o material da caixa tudo feito o ano passado
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/027-1.jpg
repare que os cabos sao dimensionados e vem tudo para dentro com cabo 16mm o azul na foto
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/008-1.jpg
esse foi o esquema feito pelo engenheiro rascunho claro da minha instal~çao dedicada a sala de home theater onde o estrago foi maior
http://i284.photobucket.com/albums/l...deligaobom.jpg
esse é meu aterramento feito
http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/2.jpg
detalhes das dicrocoicas
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/017-2.jpg
central de alarme tambem queimada http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/030.jpg
aqui a caixa sendo montada
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/043-2.jpg
tomadas dedicadas com dijuntores dimensionados para cada aparelho repare todas aterradas tres pinos
http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/017-3.jpg
aqui a caixa pronta e montada http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/027-2.jpg
aqui a sala pronta com os equipamentos
http://i284.photobucket.com/albums/l...o/IMAG1050.jpg
fundo
http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/130.jpg
aqui os equipamentos que foram pro espaço
http://i284.photobucket.com/albums/l...sdoWindows.jpg
-
entao pode ir atras do teus direitos na central de energia... :) so nao diz que foi um raio!!! hehhe
-
o raio caiu na nano mesmo,e desceu até o tp link e saiu dele a carga de voltagem com uma imensa intensidade e foi para tomada de energia dando retorno com alta tensão em todas tomadas da casa ...
assim queimando os equipamentos ...
vi seus disjuntores eles são os melhores pois são termomagnético desarma rapidamente ..
mas com uma voltagem tão alta eles podem até desarmar mas a faisca pula dentro dele ....
-
ja estou aguardando o prazo legal de 10 dias para a companhia fazer a vistoria
20 por lei para me ressarcir findando esse prazo entro com açao judicial
Vi que no poste externo (da rua ) tem um cabo que aparentemente deveria ser um terra saindo de dentro do poste e é ligado ao ultimo fio dos que estao ligado minha rede que vai para meu poste padrao vou tirar fotos amanha
esse cabo 9supostamente ) terra esta partido
pergunta - Esse cabo partido pode de alguma maneira ter contribuido para a descarga eletrica
Ou pode ser uma forma de eu respnsabilizar a empresa eletrica por fiaçao irregular
ajudem ai
-
deve ter caido na aste mesmo... a culpa naum eh da nano... pode te sido na aste mesmo, e a nano eh vitima... cair na rede eletrica e soh dar prejuiso a vc, nesses lugares coincidentemente estratergicos... hum... e cair na rede eletrica e soh ir pra sua casa, mesmo os visinhos estando com equipamentos ligados na tomada... e cair na rede eletrica e subir ate a nano... tem aterramento no seu quadro de distribuiçao... pow... o poste da rede eletrica deve ter entao mais de 8 metros pra ganhar da altura da sua aste pra atrair tal raio!!! se caiu na rede eletrica, pergunta qual foi a magia q teu visinho fez pra naum queimar nada!!!!
-
se o pessoal da companhia eletrica vier na sua casa examinar sua instalação eletrica, e deduzir q foi um raio, vao culpar a aste mesmo q o raio tenha caido no chao!!! ate pelos pontos estratergicos q o raio queimou!!! tire sua aste e procure seus direitos... vao culpar a aste com certeza!!! mesmo se tiver caido na rede eletrica... ate pq soh queimou na sua casa, se tiver mais algum visinho eles vao analizar mais o caso... o aterramento do poste pode sim tbm ser somado a reclamaçao, mesmo eles naum levando em consideraçao isso... aq na regiao jah aconteceu de gente perder o pc por causa de surto e quedas de energia q naum eh comum aq na area... a fornecedora de energia daqui da regiao culpou o modulo isolador, afirmou q o estabilizador tem aterramento de verdade!!! o modulo isolador naum tem aterramento!!! e soh queimou na casa o pc q tava ligado nele!!! mesmo isso naum sendo as melhores das respostas, foi oq valeu no final !!! o modulo isolador soh queimou o fusivel... a fonte do pc pegou fogo!!! me lembrando desse epsodio eu vou deduzir q eles vao adorar sua aste pra botar a culpa.
-
ja vou retirar de imediato a haste faz sentido mesmo
obrigadao pela dica
-
Citação:
Ronaldosom
deve ter caido na aste mesmo... a culpa naum eh da nano... pode te sido na aste mesmo, e a nano eh vitima... cair na rede eletrica e soh dar prejuiso a vc, nesses lugares coincidentemente estratergicos... hum... e cair na rede eletrica e soh ir pra sua casa, mesmo os visinhos estando com equipamentos ligados na tomada... e cair na rede eletrica e subir ate a nano... tem aterramento no seu quadro de distribuiçao... pow... o poste da rede eletrica deve ter entao mais de 8 metros pra ganhar da altura da sua aste pra atrair tal raio!!! se caiu na rede eletrica, pergunta qual foi a magia q teu visinho fez pra naum queimar nada!!!!
aqui é uma area de veraneio tenho 2 visinhos que aparecem aqui a cada ano e as vezes a cada 2 anos nao da pra saber se o deles queimou
-
Citação:
thincocopai
aqui é uma area de veraneio tenho 2 visinhos que aparecem aqui a cada ano e as vezes a cada 2 anos nao da pra saber se o deles queimou
hum... a aste tah suspeita na historia, ate por causa da altura... se os postes de iluminaçao forem mais baixos aumenta mais a suspeita... ate se for da mesma altura. Naum tendo certeza se algum equipamento do vizinho estava na tomada naum tem como deduzir muita coisa.. mas isso eh o minimo agora, sua instalaçao eletrica tah de primeira, chama o pessoal da companhia eletrica, eles vao procurar onde se originou o problema e se suspeitarem de que a culpa foi sua, vai ser soh lamento!!!! como eu falei antes, tira a aste a nano, e naum deixe parecer q vc atraiu um raio, nenhuma companhia quer levar culpa de nada...
Boa sorte com a companhia eletrica amigo!
-
esse é o cabo terra do poste que ac ho eu ta deixando os raios entrar na rede eletrica ele esta partido
repare o cabo sai de dentro do poste e o outro desce pelas emendas da abraçadeira eles estao rompidos
http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/089.jpg
-
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...s/logo-NS5.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...s/main_top.gifhttps://under-linux.org/XS5.ar2313.v...mages/link.gifhttps://under-linux.org/XS5.ar2313.v...images/net.gifhttps://under-linux.org/XS5.ar2313.v...images/adv.gifhttps://under-linux.org/XS5.ar2313.v...images/srv.gifhttps://under-linux.org/XS5.ar2313.v...ges/system.gif NanoStation5
Base Station SSID:
Marcelo
AP MAC:
00:15:6D:1C:F2:8E
Signal Strength:
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/r.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/r.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/y.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/y.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/g.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/g.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/c.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/c.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/b.gif
https://under-linux.org/XS5.ar2313.v...1/images/b.gif
-77 dBm
TX Rate:
24 Mbps
RX Rate:
36 Mbps
Frequency:
5760 MHz
Channel:
152
Antenna:
Horizontal
Noise Floor:
-90 dBm
Security:
none
ACK Timeout:
47
Transmit CCQ:
100%
QoS Status:
No QoS
Uptime:
2 day(-s) 19:06:23
Date:
2010-12-02 04:20:17
LAN Cable:
ON
Host Name:
UBNT
LAN MAC:
00:15:6D:BA:66:37
LAN IP Address:
192.168.0.3
WLAN MAC:
00:15:6D:B9:66:37
WLAN IP Address:
192.168.0.3
Extra info:
- - - - Show AP
Info...Show ARP Table...Show Throughput...Show
Log...Show Bridge Table...Show Firewall...
Tools:
- - - - Align
Antenna...Speed Test...Ping...Traceroute...Site Survey...
LAN STATISTICS
Bytes
Packets
Errors
Received:
345968931
3281854
5
Transmitted:
561964627
4397056
0
WLAN STATISTICS
Bytes
Packets
Errors
Received:
1303303622
1330921
0
Transmitted:
126143790
1009872
0
WLAN ERRORS
Rx Invalid NWID:
0
Tx Excessive Retries:
0
Rx Invalid Crypt:
0
Missed Beacons:
0
Rx Invalid Frag:
0
Other errors:
0
© Copyright 2006-2010 Ubiquiti Networks
recolocado as nanos 4 km de distancia link fechado novamente
-
Citação:
thincocopai
tenho um ponto a ponto com 2 nano 5 um link perfeito de 4 km a mais ou menos 8 meses
ontem deu um temporal eu estava dentro de casa com meus filhos
tirei tudo (home theater ) da tomada desliguei as fontes poe etc...
Só nao desliguei o cabo de rede que desce da nano para meu roteador
Resultado a nano puxou um raio que entrou ate meu roteador que entrou no pc e que estava na ligado a minha lcd que estava por hdmi em um receiver denon que distribuiu para todos os equipamentos inclusive meu projetor de home cinema
queimou todas as placas de hdmi dos equipamentos só entradas e saidas hdmi
A fonte da nano torraram ate voaram a distancia
As naos estao em um cano galvanizado a 8 metros de altura amarrados com arame galvanizado para nao ficarem balançando
em cima do meu telhado
aqui nao tem nada por perto é a beira mar nao tem predios etc..
o Raio atingiu aquela tampa em baixo da nano onde liga os cabinhos a tampa se esfacelou e voou longe
Bom como virao meu ponto a ponto é simplesimo só uso pra levar internet ate minha casa
Existe uma maneira de proteger a nano para nao chamar raio
como faço para proteger pois acho que ela é uma bomba chama raios
me ajudem
detalhe nao tenho grana pra montar sistemas de para raios caros etc.. é só um linkzinho comum pois nao tem internet em meu balneario ai eu levo do meu trabalho pra casa via nanostation
Eu li toda a história e estava querendo saber o fim '-' a CIA de energia pagou seus equipamentos? como foi?