-
Diferenças entre Rb e ubnt pesquisa dos pros e os contra!!!!
Óla Galera dei uma rápida pesquisada aqui no Under-Linux e nao achei nada falando sobre as principais diferenças em usar ubiquiti e Router bords na distribuição via wireles ...
Tenho alguns conhecidos substituindo muitas rbs + cartões por equipamentos da ubnt devido a sua praticidade como por Exemplo Bullets e Nano station para começar,
os equipamentos da ubnt são mais eficientes em questão de sensibilidade pois as antenas são diretas e não perdem com cabos e conectores no caso da nano station e as bullets são bem praticas e ja sao acopladas diretamente nas antenas sem percas com cabos alem de serem mais pratico da hora de instalar.
Entre tantas diferenças de recursos um que gosto muito usando mikrotik e do registration onde vejo a intencidade de sinal do cliente , noise , e o trafego de tatos suportato pela conexao( throughput )
Teria essa função usando uma bullet por exemplo ??
E o que mais perco ou ganho usando ubnt ?????
Se ja conter algum forum discutindo essas duvidas e diferenças por favor postem aki, Desde ja agradeço a atençao de todos.
ou pode me add tb [email protected]
-
Re: Diferenças entre Rb e ubnt pesquisa dos pros e os contra!!!!
Eu particularmente prefiro os ubiquiti, mais dizem que as routers em N não perdem pros airmax não, nunca usei então só to repassando o que me disseram, E a pergunta para sua duvida sobre ver sinal, tougput , ccq, ack... etc (por cliente) tem na aba stations do bullet em modo ap, aparece até a ip do praça. mais se a rede for toda ubnt (roteada ou bridge) indico o air-control se for mista use o dude, fica algo mais proficional do que ficar olhando rádio por radio.
Abraços.
-
Respondendo a sua pergunta...
Eu particularmente, não defendo um ou outro, acredito que o administrador deve definir aqueles equipamentos que irão compor sua rede, bem como as marcas padrão, para cada tipo de situação.
No meu caso gosto das RouterBoard como roteadores principais na rede, e para fechar enlaces que exigem mais troughput uso a linha ubiquiti bullet M5, para enlaces que exigem muito troughput e uma conexão estavel, utilizo as rockets. Mas no caso a UBNT fica apenas para fazer o ponto a ponto wireless (Não utilizo o roteamento).
No entanto, a Mikrotik está sentindo na pele esse tipo de utilização cada vez maior, e para não ficar para trás, desenvolveu a nova linha de "bullets" chamada: Groove, que se assemelha muito a um bullet da ubnt, com um design retorcido, como se estivessem dizendo "Somos mais fortes que voces", ademais várias melhorias foram feitas na interface web que agora apresenta um design mais amigavel, e maior independencia do winbox, tentanto se aproximar da praticidade web que a ubiquiti oferece. Acredito que somos nós que ganhamos com essa concorrencia!
Finalizando, acho que temos que andar não só com um broche da mikrotik pregada no peito e sim com as duas marcas, analisando em quais situações uma é mais pratica do que a outra e assim armar as estratégias necessárias para elaborarmos projetos de qualidade para nossos clientes!
-
Na realidade os dois são excelentes equipamentos em termos de operação, porém bem diferentes na manutenção, configuração e principalmente nas POSSIBILIDADES, uma vez que a RB é um roteador "multifunção" e vc poderá configura-lo de várias formas para executar diferentes tarefas, ou ainda fazer tudo ao mesmo tempo! O poder do RouterOS embarcado na RB é espetacular, infelizmente o AirOs é limitado a algumas funções mas atende perfeitamente o que a maioria dos pequenos e médios provedores. Também é necessário conhecimentos específicos de roteamento e radiofreqüência para uma melhor montagem e configuração da routerboard. Os equipamentos da UBNT são plug n' play e exigem um menor conhecimento para iniciar o funcionamento. É isso....
-
isso ja esta mudando a mikrotik ja esta lancando as cpes com antena embutida igual a ubnt na vida nada se cria tudo se copia
-
Citação:
Postado originalmente por
naldo864
isso ja esta mudando a mikrotik ja esta lancando as cpes com antena embutida igual a ubnt na vida nada se cria tudo se copia
Isso vai ser espetacular, a praticidade da UBNT com poder de software da MK!
-
Eu acho que a ubnt deveria se unir com a router-os, igual é com os ddwrt, o software da ddwrt é pago quando é instalado em produtos ubnt, se existisse essa opção para router-os eu já teria pelo menos testado.
Mais creio que a router-os deva ter um acordo com a routerboard.com, assim como a ubnt talvez tenha com a ddwrt, pois o air-os nada mais é que um open-wrt modificado.
Desculpe se sonhei alto, ainda bem que o governo ainda não consegue cobrar impostos sobre sonhos.KKKKKKKKKK
-
kkkkkkkkkkkkk se preocupe não que um dia ele irá cobrar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fora isso a fusão destes dois produtos dá um resultado espetacular só isso que tenho a dizer!!
-
Citação:
RobertoLima
Eu particularmente prefiro os ubiquiti, mais dizem que as routers em N não perdem pros airmax não, nunca usei então só to repassando o que me disseram, E a pergunta para sua duvida sobre ver sinal, tougput , ccq, ack... etc (por cliente) tem na aba stations do bullet em modo ap, aparece até a ip do praça. mais se a rede for toda ubnt (roteada ou bridge) indico o air-control se for mista use o dude, fica algo mais proficional do que ficar olhando rádio por radio.
Abraços.
Obrigado Pelas dicas, onde posso conseguir esse programa "dude" não conheço acho que no meu caso seria mista estou usando rb433 mais cartões para distribuir através de painel mas estou afim de trocar por bullet acoplado direto nos painéis ai foi onde surgiu a duvida como ver os sinais e qualidade dos clientes,, assim e o servidor eh mikrotik tb para autenticar os clientes através de hotspot ,, valeuu
-
muito legal ,, Obrigado mesmo eu nao conheço essa nova linha groove vou dar uma pesquisada, Abraço
-
Citação:
hugosantos
Respondendo a sua pergunta...
Eu particularmente, não defendo um ou outro, acredito que o administrador deve definir aqueles equipamentos que irão compor sua rede, bem como as marcas padrão, para cada tipo de situação.
No meu caso gosto das RouterBoard como roteadores principais na rede, e para fechar enlaces que exigem mais troughput uso a linha ubiquiti bullet M5, para enlaces que exigem muito troughput e uma conexão estavel, utilizo as rockets. Mas no caso a UBNT fica apenas para fazer o ponto a ponto wireless (Não utilizo o roteamento).
No entanto, a Mikrotik está sentindo na pele esse tipo de utilização cada vez maior, e para não ficar para trás, desenvolveu a nova linha de "bullets" chamada: Groove, que se assemelha muito a um bullet da ubnt, com um design retorcido, como se estivessem dizendo "Somos mais fortes que voces", ademais várias melhorias foram feitas na interface web que agora apresenta um design mais amigavel, e maior independencia do winbox, tentanto se aproximar da praticidade web que a ubiquiti oferece. Acredito que somos nós que ganhamos com essa concorrencia!
Finalizando, acho que temos que andar não só com um broche da mikrotik pregada no peito e sim com as duas marcas, analisando em quais situações uma é mais pratica do que a outra e assim armar as estratégias necessárias para elaborarmos projetos de qualidade para nossos clientes!
muito legal ,, Obrigado mesmo eu nao conheço essa nova linha groove vou dar uma pesquisada, Abraço
-
Citação:
evertonsoares
Na realidade os dois são excelentes equipamentos em termos de operação, porém bem diferentes na manutenção, configuração e principalmente nas POSSIBILIDADES, uma vez que a RB é um roteador "multifunção" e vc poderá configura-lo de várias formas para executar diferentes tarefas, ou ainda fazer tudo ao mesmo tempo! O poder do RouterOS embarcado na RB é espetacular, infelizmente o AirOs é limitado a algumas funções mas atende perfeitamente o que a maioria dos pequenos e médios provedores. Também é necessário conhecimentos específicos de roteamento e radiofreqüência para uma melhor montagem e configuração da routerboard. Os equipamentos da UBNT são plug n' play e exigem um menor conhecimento para iniciar o funcionamento. É isso....
É verdade o que percebi foi mais ou menos isso, e no meu caso como sou um pequeno provedor que estava pensando em substituir alguns ekipa por os da ubnt, de momento e quando tiver uma grande demanda usar so RouterOS pois sei tem muito mais recursos ,,,
-
Citação:
naldo864
Eh bem verdade mesmo isso, estou achando isso ótimo e já estou ansioso em adquirir esses equipamentos
-
Citação:
naldo864
eu não concordo, até porque a CPe da Mikrotik usa sistema Mikrotik, um cara que não sabe mecher com o Mk, vai encontrar dificuldades em usar as CPEs, ou seja totalmente diferente das Ubiquiti
-
e a antena embutida de dupla polaridade e invenção da mikrotik
-
Citação:
naldo864
e a antena embutida de dupla polaridade e invenção da mikrotik
Não foi da Mikrotik e nem da Ubiquiti essa tecnologia já existia! a ubiquiti apenas "popularizou"
-
O Conceito " CPE " já existe a um Bom tempo, vem lá das Tsumani ( Proxym ) da Terabeam, da Tranzeo..etc... lá fora é muito usado.
Aqui no Brasil o negócio espalhou em uma época que a hyperlink " parou" de mandar antena para o Brasil, ai começamos a utilizar Terabeam, era fantástico. até o momento que começou a ter muito RMA e chegou ao Fim a Terabeam.
Sobre a Ubiquiti e Mikrotik, não sei quem é melhor, sei que as 2 trabalhando em conjunto, não tem o que não façam.
A Mikrotik em gerenciamento e durabilidade é ótima, já a Ubnt é ótima em Rádio , sobre as antenas Dual e tendência em busca de mais banda.
Falando de Protocolos proprietários, na Ubnt é o Airmax , e na Mikrotik é o Nstreme. os 2 são TDMA, mas ai cada fabricante patenteia o seu :D.
-
ja existia mas quem popularizou foi a ubiquiti ponto pra ela ,nstreme e airmax ao me ver e a mesma coisa .então quem sai na frente popularizando ainda e a ubiquiti ok e não tem enm como comparar em materia de radio ainda não usei estas cpes da mikrotik mas acho muito dificil ganhar do radio ubiquiti
-
Saudade das AP2000 aquilo sim era equipamento de verdade, robusto e a toda prova, porém ficou inviável manter em operação essas belezinhas em função da demanda de banda hoje necessária, até hoje tenho uma em plena forma, as demais já foram substituídas por MK ou UBNT...
-
-
Citação:
wirelessmain
O Conceito " CPE " já existe a um Bom tempo, vem lá das Tsumani ( Proxym ) da Terabeam, da Tranzeo..etc... lá fora é muito usado.
Aqui no Brasil o negócio espalhou em uma época que a hyperlink " parou" de mandar antena para o Brasil, ai começamos a utilizar Terabeam, era fantástico. até o momento que começou a ter muito RMA e chegou ao Fim a Terabeam.
Sobre a Ubiquiti e Mikrotik, não sei quem é melhor, sei que as 2 trabalhando em conjunto, não tem o que não façam.
A Mikrotik em gerenciamento e durabilidade é ótima, já a Ubnt é ótima em Rádio , sobre as antenas Dual e tendência em busca de mais banda.
Falando de Protocolos proprietários, na Ubnt é o Airmax , e na Mikrotik é o Nstreme. os 2 são TDMA, mas ai cada fabricante patenteia o seu :D.
Legal e quais equipamentos ou radio trabalha com a NStreme da mikrotik ????
-
Citação:
evertonsoares
Kra todo mundo fala tanto que RB tem que ter configs avancadas e talz. Pelo amor de Deus, me mostra essas configs onde estao!! Nao tem como fugir mto nao!! Ou é Ack ou Data-Rate, Canal Limpo, Txpower e etc. Isso ai é ilusao, UBNT é de fato um produto wireless melhor que RouterOS, sem discussao. RouterOs V3.3 é o mais estavel de todos para Wifi 2,4B. Nao atualizem suas RBS para 5.4 ou para 4.17 seu desempenho wireless vai piorar.Lá fora ninguem respeita mikrotik como produto de qualidade para wifi, assim cmo ninguem respeita UBNT para roteamento, areas diferentes. Nv2 até o momento é um lixo, enquanto Airmax ta bombando. Ikarus é sim uma boa solucao, pena que nao tem updates desde 2007 se nao me engano. Yanomami excelente produto, no entanto tive problemas com dhcp nela, o pq eu nao sei, e a ANTCOR descontinuou o Ikarus nem vende mais. E ddwrt nao tem parceria com ubnt, tudo depende do hardware e nao do fabricante. Se voce pegar ai qlq produto com chipset atheros pega openwrt, nao pega ddwrt pq ddwrt é pago e o brainslayer nao fik perdendo tempo com produto que nao vinga para ele. E airos esta longe de ser um openwrt modificado. Pega e coloca openwrt com madwifi(driver wireless) em uma bullet e coloca airos e verifica se vc tem a msm qualidade em wifi. Mundos diferentes, software, hardware, driver, kernel.
-
o geito e rasgar todas as Certificações Mk e não comprar mais equipamento wireless porque nada presta!
-
a meu ver pode todo mundo continuar a etudar mk porque e poderoso mas os ponto de acesso ubiquiti são imbativeis eu adoro
-
Amigo desculpe mais acho que você está equivocado, quando fala sobre o skd-ubnt não ser open-wrt.
Aqui nos modificamos os firmwares para nosso uso e veja o que tem na nota que acompanha o skd;
How to compile this SDK
-----------------------
Please make sure that you have installed all packages that are required
for OpenWRT (refer to dev.openwrt.org for more information).
Some of the packages that probably are required (list can be incomplete):
bash
make
gcc
quilt
bison
flex
autoconf
libtool
libncurses5-dev
subversion
wget
g++
gawk
zlib1g-dev
cvs
Step by step instructions
-------------------------
1. Extract files
$ tar xjvf SDK.UBNT.v5.2.tar.bz2
2. Build
$ cd SDK.UBNT.v5.2/openwrt
$ make
3. Look for firmware file (with prefix XM) in openwrt/bin/.
Good luck!
Até a pasta depois de descompactada se chama open-wrt.
espero que tenha ficado claro o que quero dizer.
Abraços.
Citação:
chadii
Kra todo mundo fala tanto que RB tem que ter configs avancadas e talz. Pelo amor de Deus, me mostra essas configs onde estao!! Nao tem como fugir mto nao!! Ou é Ack ou Data-Rate, Canal Limpo, Txpower e etc. Isso ai é ilusao, UBNT é de fato um produto wireless melhor que RouterOS, sem discussao. RouterOs V3.3 é o mais estavel de todos para Wifi 2,4B. Nao atualizem suas RBS para 5.4 ou para 4.17 seu desempenho wireless vai piorar.Lá fora ninguem respeita mikrotik como produto de qualidade para wifi, assim cmo ninguem respeita UBNT para roteamento, areas diferentes. Nv2 até o momento é um lixo, enquanto Airmax ta bombando. Ikarus é sim uma boa solucao, pena que nao tem updates desde 2007 se nao me engano. Yanomami excelente produto, no entanto tive problemas com dhcp nela, o pq eu nao sei, e a ANTCOR descontinuou o Ikarus nem vende mais. E ddwrt nao tem parceria com ubnt, tudo depende do hardware e nao do fabricante. Se voce pegar ai qlq produto com chipset atheros pega openwrt, nao pega ddwrt pq ddwrt é pago e o brainslayer nao fik perdendo tempo com produto que nao vinga para ele. E airos esta longe de ser um openwrt modificado. Pega e coloca openwrt com madwifi(driver wireless) em uma bullet e coloca airos e verifica se vc tem a msm qualidade em wifi. Mundos diferentes, software, hardware, driver, kernel.
-
Na minha humilde opiniao Mk esta longe de ser inferior em wireless pra UBNT,acho que o povo ta se iludindo um pouco com os rockets da vida,nao que ele seja ruim o protocolo airmax é show de bola mas acho que pra quem precisa de muita banda passando e muitos pps os Mk ainda andam na frente,e isso nao deixa de ser uma vantagem em wireless.
-
Ele é sim inferior em wireless. ele tem é muitos recursos uteis que o ubnt não tem, como access list via radius criptografia via radius, mais em termos de pacotes por segundos ele perde feio pra ubnt,
Pro mk ficar bom em wireless o que se usa? (respondo) cartões ubiquiti, então se pensar bem ele precisa de certa forma da ubnt pra ser bom em wireless.
Essa é a minha opinião pessoal, não quer dizer que esteja correta.
Abraços.
Citação:
Fernandols
Na minha humilde opiniao Mk esta longe de ser inferior em wireless pra UBNT,acho que o povo ta se iludindo um pouco com os rockets da vida,nao que ele seja ruim o protocolo airmax é show de bola mas acho que pra quem precisa de muita banda passando e muitos pps os Mk ainda andam na frente,e isso nao deixa de ser uma vantagem em wireless.
-
Ehhhh Galera ate que o tópico esta rendendo,,, fico muito feliz e peso muito Obrigado a todos sem exceção por dar suas opiniões,,
espero que isso possa continuar assim,
Pelo o que eu pode perceber e que se houvesse a fusão do MK E UBNT seria ótimo mas como o amigo acima sitou que isso nao eh possível uma pena, bom de momento eu estou montando o mk para gerenciar e os ubnt para levar e trazer links , alguns setores so wi-fi , clientes , acaba usando em quantidade mais os equipamentos da unbt do que mk ,
Gostaria de saber se a possibilidade de unir os sinais de 3 para aparecer apenas um???????
explico Exemplo RB 433 com 3 cartoes iguais com 3 paineis mas emitindo apenas um SSID para q todos usem apenas um canal ????
OU 3 bullets com 3 painéis emitindo o mesmo sinal ???? no mesmo canal ???Como se fosse um OMNI ? rsrsr
Desculpe pode ate parecer estar fugindo do foco do tópico mas esse eh um recurso q o mk rb433 em registretion da para ver tudo numa unica ABA e se eu utiliza-se com bullet teria ver trez diferentes abas 3 acesso para verificar o nivel de sinal do cliente nessa torre apenas
-
Amigo acho que voce esteja confundindo as coisas. Para que a UBNT iria ralar para portar algo que
ja esta pronto?? Exemplo:Speedr é um freebsd?? Sim e nao, eles utilizam apenas o kernel do freebsd mas todo o resto e deles. Eles nao utilizam squid e etc, é algo que eles fizeram. Entao a ubnt usou algo do openwrt, mas a estrutura do firmware é completamente diferente, drivers modulos e etc.
-
O mk-auth continua sendo (debian) speder continua sendo (free-bsd)
O que a ubnt fez foi portar para seu hardware, e criou um gui para facilitar.
Eu adoro equipamentos da ubnt, mais se você está cheio de afirmações veja o skd, creio que mudará de ideia.
Quando eu instalo meus servers Debian... eu recompilo o kernel, retiro todos driver sem utilidade e adciono alguns drivers e patches, e crio php e scripts pra automatizar tudo"".
Mais ele continua sendo debian, não vira o "RobertLinux" mesmo que eu o chame assim ele ainda será um debian recompilado.
Abraços.
Citação:
chadii
Amigo acho que voce esteja confundindo as coisas. Para que a UBNT iria ralar para portar algo que
ja esta pronto?? Exemplo:Speedr é um freebsd?? Sim e nao, eles utilizam apenas o kernel do freebsd mas todo o resto e deles. Eles nao utilizam squid e etc, é algo que eles fizeram. Entao a ubnt usou algo do openwrt, mas a estrutura do firmware é completamente diferente, drivers modulos e etc.
-
rs rs falow tudo evertonsoares.... ate hoje eu ainda tenho 2 unidades de ap 2000 rodando rs rs ... cartões silver.
eu tenho um radio da tranzeo ja uns 12 anos.... e funcionando ate hj o famoso orbitel aqui no brasil e ja era dupla polarização.
-
eu uso de tudo na minha rede, mk/cartao/ ubt/ap2000 conforme as nova base, e ampliação das base que estudamos o que vamos usar agora mesmo montei tudo em km/r52hn/painel ubnt ...... Foto 7 de 19 de NOVA BASE
-
Citação:
sidicol
eu uso de tudo na minha rede, mk/cartao/ ubt/ap2000 conforme as nova base, e ampliação das base que estudamos o que vamos usar agora mesmo montei tudo em km/r52hn/painel ubnt ......
Foto 7 de 19 de NOVA BASE
Muito bom, o pessoal aqui do post fala que os radios da Mikrotik são ruins mas o cartão mais seguro e mais vendido hoje no Brasil é o R52h! Fato! rsrsrs
-
Usar routerboard como AP e ubiquiti em clientes é uma boa, pelo menos vc tem uma gerencia e uma gama de opções muito maiores com as RBs. Ubiquiti geralmente geram alguns problemas, tem algumas falhas ao meu modo de ver, sempre temos problemas com equipamentos ubiquiti, mas não deixam de ser bons equipamentos. Todo caso tem de ser analisado sobre custo e beneficio, uns se agradam mais com um certo tipo de equipamentos, outros com outros e por ai vai, não deve ter rivalidade, ou aquela coisa de um melhor que outro, tudo tem de ser analizado e ver realmente o que rola na sua rede...