-
FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a
Olá a todos do fórum. Ontem pela tarde, ao acessar o site da Ubiquiti para baixar uma atualização de firmware para NanoStation Loco 5, me deparei com uma agradável surpresa: na seção downloads, há disponível uma nova versão, a 4.0, destinada para a linha 802.11 b/g/a, cujo principal diferencial é a tecnologia Airmax.
De uma forma simples e resumida, os "antigos" equipamentos da série b/g/a como NanoStation, Bullet, PicoStation e demais contam agora com a tecnologia TDMA embarcada e "rodando em cima" dos referidos protocolos. A tecnologia que já funciona com extrema competência junto ao protocolo N da série M2 e M5 está disponível também para as tecnologias mais antigas.
Com isso podemos contar, por exemplo, com a integração entre a linha 802.11 e equipamentos que funcionam com N, com o Airmax turbinando a conexão e resultando em um ganho significativo no throughput. Trata-se de uma alternativa realmente interessante e viável para redes mais antigas, possibilitando uma sobrevida maior para as mesmas.
Vamos ao uso prático, constatar se a inovação realmente é funcional. De qualquer forma, cabem elogios e agradecimentos à Ubiquiti de uma forma geral, pelas constantes inovações e a preocupação em nos trazer novas alternativas para nossos negócios.
Sucesso a todos!
OBS: função disponível apenas quando o equipamento está operando em modo Estação.
-
Re: FIRMWARE Ubiquiti v4.0 - Airmax for b/g/a
Ja baixei e já colocquei no nano5 o só mudou que vem com a função airmax
mais vou estar banda CCQ, Dbm e qualquer coisa posto aqui se melhorou alguma coisa..
-
Acompanhando e tirando uma dúvida.
Os Nanostations Loco M2 e M5 por exemplo já contam com Airmax correto? Os NSLoco 2 e 5 passarao a contar com Airmax com esse update?
-
-
Citação:
Postado originalmente por
Jadir
OBS: função disponível apenas quando o equipamento está operando em modo Estação.
Que pena que e so nesse modo..Mais já e grande ajuda....
-
Maravilha, que boa notícia, valeu!
-
Realmente boa notícia. Agora a pergunta: vale a pena pegar os NS Loco 2 e 5 e colocar esse firmware ou ainda é vantagem pegar os M2 e M5?
-
Re:
Citação:
Velhinho
Realmente boa notícia. Agora a pergunta: vale a pena pegar os NS Loco 2 e 5 e colocar esse firmware ou ainda é vantagem pegar os M2 e M5?
Justamente a minha MESMA dúvida. Já atualizei o firmware de duas NanoStation Loco 5 e de uma NanoStation 2. Tenho um Rocket M5 parado, e amanhã vou montá-lo na BaseStation para testar a conexão com uma dessas Loco 5, atualizadas com a versão 4.0.
Vou testar todas as ferramentas e opções. Fico no compromisso de postar aqui os resultado.
OBS: fazendo uma análise puramente teórica, chego a conclusão que não vale a pena. Só compensa para quem já tem uma rede toda montada, mas montar uma torre nova com equipamentos da série M e optar por instalar no cliente equipamentos b/g/a atualizados para Airmax não oferece o mesmo resultado.
Eis o porque:
- NanoStation e Bullet não possuem antenas de polarização dupla, ou seja, perde-se o MIMO
- NanoStation e Bullet ainda serão b/g/a, não possuem o protocolo N; ou seja, o que vai "turbinar" a rede é o Airmax, por mais que o AP seja um Rocket M5 ainda assim a rede irá operar em 802.11A (54Mb + Airmax, nos clientes)
Resta testar na prática e ver como se comportam. Abraço a todos!
-
Entendi, a vantagem seria compatibilizar o que já existe instalado com o Airmax.
-
Fiz o teste em um aqui, ele esta em modo router discando pppoe, ele conecta so que nao consegue disca ou sei la o que, em um teste rapido nao funcionou com pppoe.
Amanha vou testar melhor e ver no que da.
Abraços
-
Isso mais me ajudar e muito, tenho 2nano5 rodadando, funciona muito bem, mais queria mudar para M e nao tinha como pela limitação dos nano5 dos clientes... agora sim vai dar:D
-
Citação:
peritinaicos
Isso mais me ajudar e muito, tenho 2nano5 rodadando, funciona muito bem, mais queria mudar para M e nao tinha como pela limitação dos nano5 dos clientes... agora sim vai dar:D
vai com calma porque tem uma limitação..!! Nosso amigo falou que não funciona em modo AP..
-
Então eu vai vinha usando a quase um mes na versao beta, e jah funcionava perfeitamente,
só funciona airmax em modo cliente, e o AP tem que estar com a versao 5.5, para poder transmitir,
Ai ta a prova que eu tanto falava nesse forum, que o airmax não tinha nada ver do Mimo, e sim como um protocolo proprietario, unica coisa que de tantas pessoas perguntarem, eles colocaram o protocolo nos produtos antigos, e na minha opiniao não é por isso que o equipamento vai mudar seu hardware e virar TDMA, como já mensionaram
-
Citação:
gzanatta00
Então eu vai vinha usando a quase um mes na versao beta, e jah funcionava perfeitamente,
só funciona airmax em modo cliente, e o AP tem que estar com a versao 5.5, para poder transmitir,
Ai ta a prova que eu tanto falava nesse forum, que o airmax não tinha nada ver do Mimo, e sim como um protocolo proprietario, unica coisa que de tantas pessoas perguntarem, eles colocaram o protocolo nos produtos antigos, e na minha opiniao não é por isso que o equipamento vai mudar seu hardware e virar TDMA, como já mensionaram
So uma duvida como a de muitos aqui.. Se nao tem nada a ver com MIMO. Porque a tecnologia MIMO do MK não conversa com MIMO da ubiquiti.???
Seria porque quando trabalhamos com MIMO ambas antivam os protocolos TDMA. Assim um nao conversa com outro..??
Desculpa se falei bobeira..Desde ja agradeço...
Desde ja agradeço...
-
Citação:
maxibelo
So uma duvida como a de muitos aqui.. Se nao tem nada a ver com MIMO. Porque a tecnologia MIMO do MK não conversa com MIMO da ubiquiti.???
Seria porque quando trabalhamos com MIMO ambas antivam os protocolos TDMA. Assim um nao conversa com outro..??
Desculpa se falei bobeira..Desde ja agradeço...
Desde ja agradeço...
Boa noite amigo,
Para explicar, é necessário que entende o propósito de hardware proprietário. A Ubiquiti tal como a Mikrotik lança produtos na área de redes e RF junto com seu nome. A tecnologia, embora seja a mesma, é modificada muito por seus engenheiros para destacar da competição, e isso leva o nome da empresa a ser conhecido pelo bem/mal!
A tecnologia é parecida, mas não é a mesma. As empresas que lançam produtos 'propretários' especialmente essas na área de RF, fazem isso com o propósito de você escolhê-la (e somente ela) para efetuar seus enlaces.
Tá respondida a pergunta? :)
-
Re:
Max, concordo em gênero, número e grau com o Zanatta na seguinte questão: MIMO não tem absolutamente nada a ver com TDMA.
Airmax é TDMA. Nv2 é TDMA. Resumidamente, é uma tecnologia que trabalha dividindo o canal de comunicação com base em períodos de tempo distintos, buscando um envio e recepção maior de informações na mesma "largura" do canal de comunicação.
MIMO é uma "arquitetura", onde se emprega mais de um "canal" de entrada e saída de dados durante a conexão. MIMO significa Multiple Imput / Multiple Output (múltiplas entradas / múltiplas saídas). Resumindo, MIMO é uma técnica, uma maneira de se transmitir dados usando mais de uma "antena", por assim se dizer. Por isso que nos equipamentos da série M da Ubiquiti vemos dois medidores de sinal, um para cada canal (canal horizontal e canal vertical, ou Chain 1 e Chain 2).
Airmax é o nome comercial que a Ubiquiti deu à sua forma de utilizar e ajustar a tecnologia TDMA em seus equipamentos. Nv2 é o nome comercial que a Mikrotik usou para os mesmos fins. Cada empresa o fez da sua maneira, com meios diferentes e aplicações diferentes. Por esse mesmo motivo não é possível interconectar equipamentos de marcas distintas buscando a utilização do TDMA, embora trate-se do uso de uma mesma tecnologia.
Já o MIMO é uma arquitetura universalista. MIMO em uma NanoStation M5 é exatamente igual ao MIMO de um SXT 5HnD, por exemplo. Não é nada mais que o uso de mais de uma antena durante a transmissão. Vejam, MAIS DE UMA ANTENA. Onde há apenas um canal empregado (horizontal OU vertical), não considera-se transmissão MIMO. Para ser MIMO precisa-se dois canais (horizontal E vertical, atuando juntos) de transmissão, sempre 2x2. Não existe MIMO 1x1, ou seja, apenas uma antena!
Desative o Nv2 de uma SXT e desative o Airmax de uma NanoStation que você será capaz de fruir comunicação entre ambos. Se conectarão usando o protocolo N, nativo em ambos. A única coisa que não funcionará é o TDMA, por ser uma tecnologia proprietária específica de cada marca. Ahh... e ainda conectarão usando MIMO.
-
ele funcionara como uma air grid 1x1 e isso?
-
Re:
Airgrid não é MIMO, pois só possui um canal de comunicação dentro do seu "dipolo". Seria isso?
-
Re:
Eu acho que para ser MIMO tem que ter mínimo 2 antenas, as duas fazendo papel de TX e RX. Uma antena dipolo não pode ser MIMO por justamente ser única, ou seja, é uma única fonte de TX e RX ao mesmo tempo.
Em um treinamento que participei da TP-Link, eles estavam explicando que para passar mais de 150 Mbps de banda, o equipamento obrigatoriamente tinha que ter mais de uma antena, ai entendi o porque dos equipamentos com MIMO virem com duas ou três antenas (no caso da TP-Link por exemplo).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MIMO
MIMO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MIMO ou Multiple-input and multiple-output é o conjunto de técnicas de transmissão para sistemas de comunicação sem fio com múltiplas antenas na transmissão e na recepção.
As técnicas MIMO foram incorporadas em diversos padrões de comunicação devido ao grande ganho de desempenho que elas proporcionam. Como exemplo tem-se o LTE (Long Term Evolution), WiMax, HSPDA, e 802.11n(WiFi).
O aparelho utilizado é um roteador wireless, que disponibiliza o tráfego das informações em canais paralelos, aumentando assim a velocidade e diminuindo a ocorrência de quedas na transmissão. Para isto, o roteador MIMO apresenta fisicamente instalado mais de umaantena, as quais possibilitarão maiores chances de envio dos arquivos.
Caracteriza-se pelo emprego de multiplas antenas, para transmissao e recebimento de dados, possibilitando a convergencia de sinal para velocidades acima de 600 Mb/s. Ou Wireless N.
-
gente resumindo.... deixa ver se entendi.....
vejam o cenário....
rocket m5 (2x2) transmitindo com airmax ativado certo?.....
as nano m5 recebendo.... ate ai tudo certo....
com o novo firmware as loco 5 vão poder se conectar ao painel que esta com Rocket com airmax ativado..... seria isso?
-
Citação:
mateusassuncao
gente resumindo.... deixa ver se entendi.....
vejam o cenário....
rocket m5 (2x2) transmitindo com airmax ativado certo?.....
as nano m5 recebendo.... ate ai tudo certo....
com o novo firmware as loco 5 vão poder se conectar ao painel que esta com Rocket com airmax ativado..... seria isso?
Pelo que eu entendi sim, mas obviamente sem o MIMO. Acho que a maior vantagem ai é o uso do Airmax e a diminuição de interferências.
Já vi que os gatonets querem passar tudo para 5.8 GHz porque eles mesmo já mataram o 2.4 GHz, toda ajuda é bem vinda.
-
nao, so os gatosnet... praticamente 90% dos provedores ja estao migrando.... até notebook da positivo vem com placa 5.8 ..... to ate vendo o que vai virar daqui uns 2 anos.....
mas voltando ao topico..... atualizei uma loco 5 aqui e conectou perfeitamente com uma rocket m5 de uma torre minha..... passou 20mb.... o que ta otimo pra mim.....
agradeço o amigo que criou o topico.... e a ubiquiti por essa solução.....
-
Re:
Quem agradece sou eu, Mateus. Obrigado pela apreciação.
-
Atualizei o Nano Station5 para a versão 4.0, ele conectar em um rocket com airmax habilitado.
porém não trafega, nem o ping não funciona.
Já deixei o Ns5 configurado em modo bridge e fiz conexão pppoe, e não conecta.
Configurei em modo Router e nada, nem o ping vai.
Quando desabilita o airmax do Rocket vai dboa.
Alguém já fez algum teste com o NanoStation5?
-
Vocês sabem me dizer se já dá pra cadastrar MACS ilimitados na access list do OS pela interface dele? Antigamente vc tnha que usar um editor de texto e ficar subindo e descendo firmwares.
Outra dúvida é se dá pra configurar filtros nele, quero montar umas torres e que passe apenas pacotes encapsulados por pppoe
-
Fala galera, acompanhei o tópico e resolvi fazer uns teste, conectar um Nano 5 em uma NanoBridge m5, sem atualizar o firmware o nano 5 enxergava a NB conectava mas não conversavam entre si, após a atualização para versão 4.0 elas passaram a conversar.
Mas tive um problema eu utilizado meus radio clientes em "WDS da Estação", ele funcionava por alguns minutos e parava de se comunicar, continuava conectado mas não comunicava nem ping funcionava, então mudei para "Estação" e pronto ta funcionado tudo beleza.
NanoStation 5 conecta com NanoBridge m5 sem problema e com velocidade e nivel de sinal estáveis.
Falou galera, espero que ajude em alguma coisa.
-
Pessoalç atualizei me Nano porem não consigo mudar minha regiao de dominio,Country Code alguma dica??? agradeço a todos!!
-
reseta ele que vai pedir a regiao
-
Buenas gurizada,
Seguinte, peguei 2 NanoStation M5 e liguei na bancada, os dois configurei em modo AP, os dois em bridge, em 40Mhz de largura de banda na frequencia 5765, com AirMax ativado. Ah! E atualizei os dois para a versão 5.3.3.
Após isso, conectei um NanoStation 5 antigo que tirei de uma torre a um tempo, atualizei o firmware para 4.0 e to tentando conectar. Não tem jeito, o NanoStation 5 não conecta de jeito maneira. Ja coloquei UNITED STATES no Country Code para poder colocar 40Mhz de largura de banda, ja tentei com BRAZIL no Country Code, com AirMax Priority em Low, em High em None e simplesmente não conecta.
Tem algum outro procedimento (configuraçãozinha) que eu to esquecendo?
Aparentemente tem algo simples que eu to deixando pra traz, pois todo mundo ta conseguindo, e aqui não ta dando.
No Site Survey aparece os dois NSM5 (um com "ubnt1" no SSID, e o outro com "ubnt2").
Se alguem tiver uma idéia, manda pra nós por favor, to aqui tentando e nada.
-
NanoStation5 mesmo atualizando ele só vai até 20mhz, então você terá que baixa a largura de banda dos NanoStation m5 para 20mhz.
Faça isso e nos conte como ficou o funcionamento.
-
O problema da UBNT nas ultimas versões de firmware é que agora ele não deixa você usar sem controle de EIRP, ou seja, não é possível fazer configurações de canais e potências foras dos padrões internacionalizados, o que pra mim fica ruim.
-
Citação:
Danusio
NanoStation5 mesmo atualizando ele só vai até 20mhz, então você terá que baixa a largura de banda dos NanoStation m5 para 20mhz.
Faça isso e nos conte como ficou o funcionamento.
No meu nano5 aceita deixar a largura de banda em 40mhz...
-
Ola Danusio,
Sim, eu fiz isso, ja tinha feito isso ontem a noite o tempo todo, mudando de 40Mhz para 20Mhz, trocando canais e nada.
Com AixMax desabilitado conectava. Ativava o AirMax no NanoM5 ja não conectava mais, mesmo os 2 estando em 20Mhz. O interessante é que 1 e apenas 1 vez ontem a noite conectou com AirMax ativado, porém, não trafegava nada (nem ping não respondia). Hoje inventei de desabilitar o DFS que estava abilitado nos 2 radios, e então passou a conectar com AirMax ativado. Depois disso, abilitei DFS no NanoM5 somente, e conectou novamente. Abilitei DFS no Nano5 normal, e continuou conectando.
Ou seja, o cenario está exatamente o mesmo, a unica coisa que fiz foi desabilitar o DFS e abilitar denovo nos 2 Nanos. Ta se comportando muito estranho essa integração de equip antigo com a nova.
Porém, apesar de agora estar conectando tranquilamente, não trafega, não responde nem ping, nem mesmo o Speed Test não funciona, da connection problems la.
Será que tem solução ou o firmware ainda não ta bom o suficiente mesmo pra ser confiável?
OBS: Os 2 nanos estão em 20Mhz de agora, os 2 na potencia minima (5db no Nano5 e 8db no NanoM5) e os 2 com DFS ativado.
-
leandromaciel,
vai na aba Advances e marca a opção "Installer EIRP Control" que você vai ser feliz (eu acho). Fazendo isso, ele para com aquela frescuta da opção "Auto EIRP" não poder ser desmarcada la na aba Wireless.
-
Citação:
peritinaicos
No meu nano5 aceita deixar a largura de banda em 40mhz...
O meu NanoStation 5, com a versão 4.0 do firmware, escolhendo Brazil no Country Code, não permite 40Mhz. Se eu colocar United States no Country Code, ele permite.
-
Citação:
inquiery
O meu NanoStation 5, com a versão 4.0 do firmware, escolhendo Brazil no Country Code, não permite 20Mhz. Se eu colocar United States no Country Code, ele permite.
Mais o nanostation5 é 20mhz... com firmware nova que faz ele conectar em 40mhz, ou estou enganado?
-
Citação:
peritinaicos
Mais o nanostation5 é 20mhz... com firmware nova que faz ele conectar em 40mhz, ou estou enganado?
Eu digitei errado, vo corrigir no post anterior. Eu quiz dizer que colocando Brazil no Country Code não da pra colocar é " 40Mhz ".
-
HUnm os meus sempre deixo em EUA... deve ser isso entao
-
Problema resolvido, eu sabia que ja tinha lido sobre esse problema de não comunicar e lembrava algo sobre atualização do Firmware do NanoStation M5, e eu tinha atualizado para a ultima versão, porém eu estava procurando em outros lugares, até que resolvi reler esse mesmo tópico.
Ta la logo no inicio dizendo que tem que colocar a versão 5.5 do firmwave no NanoM5 para transmitir para os equips legacy.
-
Blz vou testar hj de tarde e posto o resultado!!
Valeu !!
-
Re:
Citação:
Jadir
Justamente a minha MESMA dúvida. Já atualizei o firmware de duas NanoStation Loco 5 e de uma NanoStation 2. Tenho um Rocket M5 parado, e amanhã vou montá-lo na BaseStation para testar a conexão com uma dessas Loco 5, atualizadas com a versão 4.0.
Vou testar todas as ferramentas e opções. Fico no compromisso de postar aqui os resultado.
OBS: fazendo uma análise puramente teórica, chego a conclusão que não vale a pena. Só compensa para quem já tem uma rede toda montada, mas montar uma torre nova com equipamentos da série M e optar por instalar no cliente equipamentos b/g/a atualizados para Airmax não oferece o mesmo resultado.
Eis o porque:
- NanoStation e Bullet não possuem antenas de polarização dupla, ou seja, perde-se o MIMO
- NanoStation e Bullet ainda serão b/g/a, não possuem o protocolo N; ou seja, o que vai "turbinar" a rede é o Airmax, por mais que o AP seja um Rocket M5 ainda assim a rede irá operar em 802.11A (54Mb + Airmax, nos clientes)
Resta testar na prática e ver como se comportam. Abraço a todos!
BAH!!!!!! boa essa hein xirú!!!
vamos maneando as novas tecnologias !!
Abraço.
-
Re:
Citação:
leandrolopeswifi
BAH!!!!!! boa essa hein xirú!!!
vamos maneando as novas tecnologias !!
Abraço.
O gauderio tu és de poa mesmo??
-
Citação:
peritinaicos
reseta ele que vai pedir a regiao
Báh funcionou blz valeu pela força!!
-
Re:
Se o xirú não maneia a tecnologia, ela que nos maneia não é mesmo Leandro? :D
Tchê Leandro, vai ser possível comparecer no workshop da Elsys aqui em Santa Maria, amanhã? Fica meio inviável pra ti em função da distância, né? Abração!
Aproveitando a oportunidade, Inquiery me responda uma coisa: como tu conseguiu atualizar a NanoStation M5 para o firmware v5.5 se a última versão disponível na página de download do site da Ubiquiti é a v5.3.3?
-
Re:
Citação:
Jadir
Tchê Leandro, vai ser possível comparecer no workshop da Elsys aqui em Santa Maria, amanhã? Fica meio inviável pra ti em função da distância, né? Abração!
Aproveitando a oportunidade, Inquiery me responda uma coisa: como tu conseguiu atualizar a NanoStation M5 para o firmware v5.5 se a última versão disponível na página de download do site da Ubiquiti é a v5.3.3?
Versão 5.5 do Firmware para a linha M ainda ta no Beta3, não está disponivel na sessão de downloads do site, lá eles só colocam as versões finais dos firmwares.
Para baixar a versão 5.5 tem que ser pelo fórum da versão beta.
Primeiramente você tem que ter seu cadastro no fórum da UBNT (Ubiquiti Networks Forum), depois entrar em http://www.ubnt.com/beta/ e se registrar, colocando seu nome de usuario do fórum da ubnt e senha e mais umas informações ali. Fazendo isso vai liberar o fórum da versão beta do firmware, que agora só vai aparecer se registrando ali no http://www.ubnt.com/beta/ mesmo.
Eu achei o Firmware entrando em "Ubiquiti AirMax, AirOS V and M Series Products" e depois em "AirOS V Beta Discussion". Lá tem o tópico "v5.5-Beta3 Released" com o link de download.
Que cambada de gente do RS por aqui hein? Tem 2 ai de PoA, eu sou do interior. Algum dos 2 interessados em me mostrar como trabalham ai em PoA (equips, metodologia, gerenciamento técnico e administrativo)? :D
-
Re:
Citação:
Jadir
Bahhhhhhhh! Nem tomando 88 Polar meu chefe vai estar viajando e estarei no Datacenter no projeto novo de Storage! impossivel mesmo!!
Mas valeu ae tche pelo convite.
Quanto as versoes 5.5 existem mesmo. tem sites onde se consegue versoes de desenvolvimento, já baixei uma vez e funcionou legal pro rocket m5.
-
Re:
Citação:
cesarw3tech
O gauderio tu és de poa mesmo??
Tchê...da terra onde Polar é tri, da terra onde mulher bonita é com B maiúsculo!!da terra onde educação e respeito são pré requisitos pro cara virar gente!
É aqui mesmo xirú. Porto Alegre.
Abraço.
-
Bom dia pessoal, interessante a atualização, vocês já tem resultados positivos e negativos ?
-
Pelo menos aqui comigo não teve bom resultado, com airmax ativado conecta na baseStation, porém não navega, nem mesmo o ping funciona, tive que desatibilitar o airmax para funcionar normal.
-
Citação:
Danusio
Pelo menos aqui comigo não teve bom resultado, com airmax ativado conecta na baseStation, porém não navega, nem mesmo o ping funciona, tive que desatibilitar o airmax para funcionar normal.
Instalou a versão 5.5 na sua basestation?