-
por que usar mikrotik para tudo sendo que existem sistemas para quem esta iniciando que são excelentes .
antes do apedrejamento não e um post para isto ok .
mas as perguntas .mikrotik fas tudo ..essa eu respondo sim .
mas o mikrotik não e facil para qualquer pesssoa manusear .sou tecnico antigo ,calejado vejo coisas todos os dias que tecnicos iniciantes vão falar alguma bobagem e ir embora .
mas o mikrotik não fas tudo .
ele e so uma peça no quebra cabeça existem sistems embargados que foram feitos para ajudar as pessoas a lidar com o seu provedor .
vide parte financeira ..mikrotik não fas .cadastro de clientes digo um bom cadastro de verdade mikrotik não fas .
ele e excelente na parte tecnica tanto que vou adotalo na parte de roteamento mas e so .
as pessoas iniciam na vida de provedores e acham que o mk vai resolver suas vidas ...e mentira e quem falar o contrario esta mentindo.não se iluda.
redes de alta capacidade são conhecimento e um a montoado de protocolos ..ospf bgp rip ...alias bgp e para quem quer chegar la mesmo continuando dhcp ,ip ipv4 ,ipv6 quem continuar nesta vida vai decorando .
naldo864 vulgo resolve fumo .
-
Re: por que usar mikrotik para tudo sendo que existem sistemas para quem esta iniciando que são excelentes .
concordo plenamente, por isso o nome "RouterOS", de roteamento. Pessoal acha que ele tem que fazer tudo, até falar...hahahaha
-
Re: por que usar mikrotik para tudo sendo que existem sistemas para quem esta iniciando que são excelentes .
No meu ponto de vista ele não deve ser utilizado para tudo.
COmo naldo comentou existem sistemas ótimos para fazer o que ele faz e cadastro de clientes.
No meu caso eu utilizo ele apenas para roteamento, recepção de link.
1º - Autenticação e "sistema financeiro" utilizo o mk-atuh.
2º - RouterOS para receber link e fazer roteamento nas torres ou seja concentrador.
3º - Para Enviar o sinal utilizo Equipamento próprios para isso como ubiquiti, TP-LINK e também nos clientes.
Basicamente eu divido minha rede desta forma, afim deixar as coisas bem dimensionadas.
Abraços
-
Bom vou dar minha opniao, o mikrotik e um sistema muito bom para nao dizer otimo por que ? reuni tudo num so lugar seria um loja de utilidades, eu usava gateway linux e uma belezura linux amo linux faco tudo que o mikrotik faz no linux, mas o mikrotik facilita por que tudo q vc precisa fazer ja esta ali, nao precisa recopilar kernel, nao precisa baixar lib, nao precisa ficar baixando dependencia enfim e um sistema voltado para network ja com hardware proprio para ele e para cada caso e tem sido aplicado em provedores por sua facilidade de manuseio, claro para configuralo tem q ter conhecimento de basico a avancado em rede para deixar redondinho. Bom claro se vc pretende passar um trafico mais robusto ou um balanceamento por pacotes nas duas pontas, levantar um sistema ASN tera q ter um harware mais robusto, mas na questao de gerenciamento de clientes e administrativo tudo no mikrotik ai e querer demais , para isto tem programas acontento de cada um no mercado
-
-
mikrotik não e facil ,não para um servidor completo .
-
quando eu começei não era ,e ate agora com a experiencia que tenho ainda não e,um misto de tudo talves.atirar pedra e facil .quero ver fazer .
-
de matos adoro voce mas de basico mikrotik não tem nada .
ate gostei das ultimas configurações que viram se voce compra uma rb 750g ela ja vem previamente configurada para vc colocar seu link na porta 1 e o resto ja vai pronto nas outras portas para ajudar os iniciantes mas não adianta.ainda e complicado .
alguem por favor desminta que eu estou errado qualquer tecnico de informatica de hoje em dia formado na microlin##$@ vaipegar um router os e destrinchar ,para o escritorio de contabilidade da esquina.
-
Citação:
Postado originalmente por
naldo864
de matos adoro voce mas de basico mikrotik não tem nada .
ate gostei das ultimas configurações que viram se voce compra uma rb 750g ela ja vem previamente configurada para vc colocar seu link na porta 1 e o resto ja vai pronto nas outras portas para ajudar os iniciantes mas não adianta.ainda e complicado .
alguem por favor desminta que eu estou errado qualquer tecnico de informatica de hoje em dia formado na microlin##$@ vaipegar
um router os e destrinchar ,para o escritorio de contabilidade da esquina.
rsrsr o queria dizer e conhecimento basico a avancado de redes, e igual alguem querer me perguntar se linux e facil, olha nao e nao depende o que vc quer rsrsrs
-
Caro naldo uma coisa que voce falou concordo uma cara formado em qualquer curso tecnico da vida muitas vezes nem sabe configurar um D-Link direito quem dira uma RB-450 para ser servidor de pppoe com roteamento OSPF, se voce falar isso pro cara ele nem vai saber do que se trata.
Bom vou direto ao ponto hoje em dia nos queremos coisas muito praticas e que requerem pouco estudo, vou dar um exemplo: pergunta pra alguns tecnicos que voce conhece se eles sabem instalar o windows 95 ou 98 (com disquete de boot), nao e muito mais pratico colocar o dvd do 7 e so clicar em next?
Outro ponto se voce quer apreender alguma coisa estude muito em casa pois nos cursos de hoje em dia voce paga caro e apreende pouco salvo alguns cursos.
-
rapas voce falou tudo .
os caras acham que e facil mikrotik ,como .
mas não e .se fosse facil eu so usava mikrotik para que vou usar outra coisa ,fora que no mum ja vi que o router os e incrivel para roteamento mas para o resto ele não vai mudar .
e tem coisa que eu posso debater eim .mas o mas importante e que o corinthias vai ganhar domingo isto eu garanto .
-
jorge aldo num post meu não tenho o que falar ele junto com o osmano são os mas inteligentes deste site ,não tenho o que ensinar so o que aprender com eles.e uma honra .
por favor jorge aldo assuma o post acho que voce entendeu meu ponto de vista .
-
Concordo Jorge Aldo muitas vezes no mk pode se fazer o que se quer funcionar, nem sempre da maneira correta
-
voce falou do 95 ou 98 e este ano conheci os cara que me esplicaram como funcionava a internet discada no curso da mikrotik e agora os cara ta marrento ai me chamando de burro mas fazer o que conheci gente que tinha e 10 000 aparelhos na rede e estavam la posso ate não estar no mesmo emprego ano que vem mas vou fazer questão de dedicar a semana para ver o maia e o sergio tomando chá na sala de aula.
-
Na minha opiniao quem tem conhecimento de rede e seus protocolos no geral se vira bem mo mikrotik, apanha um pouco mas sai alguma coisa,
Mais ou menos quando sai de linux para ir pro BSD apanhei um pouco mas hoje em dia so BSD.
-
Citação:
naldo864
voce falou do 95 ou 98 e este ano conheci os cara que me esplicaram como funcionava a internet discada no curso da mikrotik e agora os cara ta marrento ai me chamando de burro mas fazer o que conheci gente que tinha e 10 000 aparelhos na rede e estavam la posso ate não estar no mesmo emprego ano que vem mas vou fazer questão de dedicar a semana para ver o maia e o sergio tomando chá na sala de aula.
Noss faz tempo hein ...
Bom do maia e do sergio nao tenho nada a falar o sergio sempre que precisei ele me ajudou, o maia nao conheço, nunca fiz cursos com eles mas tenho vontade de um dia fazer, mas prefiro fazer um CCNA primeiro.
-
infelzsmente o segio ficou com raiva de min se eu pudesse falar pessoalmente eu pediria desculpas ...mas tudo bem .ele vai dormir e vai ouvir minhas desculpas e vai me emtender no futuro ele e uma boa pessoa
-
Sim ele é conheço ele pessoalmete, sempre que para alguma coisa no provedor e eu nao do conta grito ele e ele resolve tudo.
-
bom mas eu fis o treinamento de roteamento dinamico da mikrotik e pelo que eu entendi eu posso montar uma rede do tamanho de são paulo huhauahuahauhauahuahauhauah.
huahauhauahuahauha.
lindo
-
Eu li o Post que voce se refere e na minha opiniao ele devia ta de cabeça quente
-
Bom na verdade e mais ou menos assim mesmo, mas por isso quero fazer um curso de ccna pra entender bem de rede depois ficar fera em mikrotik
-
Aproveitando se alguem fez o curso de ccna no senac de uma opiniao fiz um de LPI e gostei muito. queria saber se o de ccna tbm e bom
-
posso ser sincero eu ainda não entendo redes estou começando aprender ,mas o sergio e o maia são meio doidos sobre o asunto...mas um dia vou crescer e ser igual eles .
control..alt..del..
-
Por isso quero fazer um ccna pra apreender bem e poder aproveitar mais de outros cursos tipo o de ospf
-
e olha ja tive umas pequenas aulas de cisco e osso ,para aprender cisco não e para qualquer um mesmo .um programador cisco e o cara.
-
se ja e dificil no mk no cisco deve ser o cão .ja ouvi falar que existe pessoal com graduação em ospf .
-
Entao quero pelo menos tenta pra ver se consigo algumas coisas eu entendo um pouco como protocolo tcp/ip e rotas estaticas roteamento ospf e algumas coisas mas a sempre a apreender
-
mas vou te falar uma coisa nada e mas gostoso que na pratica .quando for sua hora voce ira adorar,e vai passar raiva tambem .
mas vai aprender mas na pratica .
-
mas tamo fugindo ao topico .
-
Tbm acho q cada coisa tem q ficar no seu lugar para facilitar a manutencao dos mesmos,
com o mikrotik eu trabalho fazendo roteamento, a maioria dos ptps uso ubiquiti, gerenciamento do link uso cisco, ou seja no meu caso ele sozinho nao faz muita coisa, sem contar o sistema MKSolutions que utilizamos para fazer a parte de cadastro de cliente e financeiro e todo o resto.
Eu que sei um pouco de PERL achando q isso era linguagem antiga
-
bom eu tb sou do que radio é bridge pode ser mikrotik, Ubiquit, AP2000, sansung swl3300, wet11 entre outros
ai um sistema pra gerenciar isto não gosto muito de sistema mascaram o mikrotik em uma tela de php não
-
obrigado ,e que muita gente ainda pensa que so existe o mikrotik o que não e verdade .existem muitos gerenciadores que são amigaveis para o inicio de seu provedor e tambem para gerenciar mesmo quando ja se esta andando.
tm um rapaz que me chamou semana passada no msn por que estava tendo muitos problemas com um servidor mikrotik ele tem um provedor começando 150 clientes e me disse que nunca conseguiu trabalhar direito .aconselhei ele a comprar um software tipo o que eu uso .ele esta superfeliz resolveu o problema dele .custa um pouco a mas custa .mas para que ficar sofrendo quando não se tem conhecimento profundo de mikrotik se a pessoa pode comprar uma solução que vai resolver o problema dela ?
-
Citação:
naldo864
obrigado ,e que muita gente ainda pensa que so existe o mikrotik o que não e verdade .existem muitos gerenciadores que são amigaveis para o inicio de seu provedor e tambem para gerenciar mesmo quando ja se esta andando.
tm um rapaz que me chamou semana passada no msn por que estava tendo muitos problemas com um servidor mikrotik ele tem um provedor começando 150 clientes e me disse que nunca conseguiu trabalhar direito .aconselhei ele a comprar um software tipo o que eu uso .ele esta superfeliz resolveu o problema dele .custa um pouco a mas custa .mas para que ficar sofrendo quando não se tem conhecimento profundo de mikrotik se a pessoa pode comprar uma solução que vai resolver o problema dela ?
Qual é esse sistema que substituiu o Mikrotik
-
é Eu tbem, tem muitas coisas que estou puto da cara com mikrotik, que as veses não funciona que da pau, mas não falo mal, pois a mikrotik me tirou do buraco as uns 3~4 anos atras. digamos que não vou guspir no prato que me matou a fome, mas que tem alguns problemas tem.
Aqui a temos uma rede meia grandinha, fomos até usar bonding passando 110 mb com 4 cartoes XR5, ping astronomico quando chegava no gargalo, até que compramos o primeiro par de radio ceragom 300 mbps, nossa, ai a gente sente a diferença, atualmente temos vários radios profissionais.
Quando ia subir BGP full tbem nas rbs 1000, nossa demorava uma imencidão parecia que estava travada, foi mudado tudo para maquinas com linux, e agora sobe com a velocidade menor até de 1/8 eu acredito.
mas vamos o que interressa, o que usar no lugar da mikrotik, aonde tem um sistema quase perfeito que cabe na palma da mão, alimentado cima de 10 volts?
Rádios o que vamos usar? pois 5.8 Ghz aqui jah ta tendo muito problema. acredito que nem ubnt, nem canopy, nem nada vai ficar funcionando bem nessas frequencias free.
-
existem sistemas completos como o topsap,myauth 3 e por ai vai o que quero dizer e que e melhor ter um sistema destes que ja fas tudo e e demasiadamante facil ,do que quebrar a cabeça com mk ,na minha concepção um tecnico para lidar com um provedor todo mikrotik tem que conhecer muito do mesmo ou tera muita dor de cabeça .
-
Naldo...
Cisco ou Mikrotik?
-
e dificil ...em materia de markting a cisco ganha por que dis que o hardware de seus routers e indestrutivo .e ate agora nunca ouvi falar de 1 router cisco queimado .
mikrotik fas tudo o que um cisco fas e ate mas .porem tem mas opção e em materia de configuração teoricamente e mas facil lidar com o mikrotik.
-
-
-
em redes pelo menos para mim retirando cisco mikrotik é campeão, em alguns aspectos até melhor do que cisco, a vantagem da cisco é que como os profissionais da mesma são bem mais treinados fazem configurações mais perfeitas...
-
Citação:
MarcosAlmeida
Naldo...
Cisco ou Mikrotik?
amigo desculpa me entrometer mais cisco é cisco o OS dele é muito rapido e seguro como o naldo disse que nunca viu cisco queimado, eu ja até vi por causa de raio e tal
e o melhor da cisco que muito tem sua memoria flash destacavel
vc pode tirar ela e colocar em outra placa que vai rodar cisco é show
uma copia perfeita do unix
-
Bom dia Naldo 864 e demais amigos aqui presentes, vou deixar minha opnião aqui registrada:
A principio a maioria dos provedores nascem pequenos motivados pela vontade de lidar com informática e internet... e quem aqui não é ou foi fascinado por isso?
Nascem com pouco conhecimento técnico ou nenhum... usar um d-link ou ovislink acoplados a uma omni e um link adsl ou até a 3g já é o sufiente para eles e chegam a atender mais de 100 clientes... mesmo que qualidade não seja o ponto forte destes iniciantes.
Agora vamos ao MIKROTIK:
Como o nome diz MIKROTIK ROUTER-OS ele nada mais é que um roteador avançado e muito versátil e sem dúvidas o melhor do mundo!
Sabemos que existem outros sistemas, outros hardwares dedicados que podem trazer resultados semelhantes e até superiores ao mikrotik, porém nenhum sozinho consegue fazer tudo que o mikrotik consegue fazer ao mesmo tempo.
Na parte administrativa isso dispensa comentários, pois não é papel do mikrotik administrar provedores ou qualquer empresa que seja, então julgo desnecessário tratar disso no tópico. Aqueles que precisem podem usar desde o mk-auth passando pelo my-auth e chegando ao topsapp... estes entre outros no mercado que cumprem o que se propõe.
Amo mikrotik de paixão e não troco por nada e nenhum sistema ou hardware no mundo, uso atualmente 2 rb´s 1100 com topsaap + 1 rb450g rack para roteamento do link dedicado, rb´s 433ah e rb´s 600, ubiquit airmax com rocket e base stations nas torres além da rede cabeada e tudo funciona redondo e a mais de 1 ano e meio não sei o que é reiniciar um sistema por problemas... se necessário no futuro comprarei um power router 732, ma continuarei a usar sim mikrotik.
Conhecer o sistema se faz necessário e indispensável para operar com sucesso, mas isso vem desde usar uma maquina de lavar como um computador ou uma carreta, fazer na tora por conta propria dificulta o trabalho... hoje com os fóruns na net como underlinux, pode-se conseguir resultados superiores aos cursos ministrados pela MD BRASIL, já que temos a teoria, exemplos praticos e experiencias vividas... tudo de graça e prontinho para quem tem sede em aprender.
Minha opnião é que a maioria dos provedores deveriam se profissionalizar, os donos e técnicos se capacitarem e apartir dai oferecer um serviço de qualidade e, projetar sua rede, traçar metas e um bom plano de negócios se faz necessário também.
Assim como a maioria comecei pequeno, com uma hyperlink 15db e um sansung swl3300 que guardo até hoje e uso para acessar através de meu notebook... atraves de muito trabalho, dedicação , pesquisas e testes consegui formar opnião sobre como trabalhar e equipamentos mais viáveis para cada aplicação...
um abraço a todos.
continuo acompanhando o post...
-
Lituania ou Letônia?
De fato, para um sistema baseado em Linux, o retorno para a comunidade open source é nada.
-
Bom que eles nao devolvem nada pro mundo open-source isso niguem pode negar.
Agora, mikrotik é bom ? Sim claro que é, desde que manuseado da forma certa, a gambiarra existe, mas tambem existe a forma certa de ser fazer ou não ?
Uso mikrotik desde 2007, o que eu sei de mikrotik ? Quase nada, so que, ja coloquei pra rodar roteamento estatico, BGP com 2 links fazendo redundancia.
Agora queremos colocar roteamento dinamico na rede toda, isso tudo com mikrotik.
So que mikrotik nao é tudo nao, foi como Osnir falou, cada coisa no seu lugar, para gerenciamento usamos Mk-auth, monitoramento da rede com linux (E tambem Dude) e por ai vai.
Dificil é sim, mais tem muita coisa boa que a gente aprende nos foruns e principalmente aqui no Under, a coisa certa a se fazer é estudarmos sempre que com certeza uma hora entra na nossa cabeça, sem preparo qualquer coisa é dificil mesmo.
Essa é minha opnião, cada coisa no seu lugar que tudo flui bem.
Abraços a todos.
-
como eu digo mikrotik não e facil .
alias uma boa ideia era a mikrotik criar uma especie de faculdade do mk ,tipo um curso de 1 ano ensinado realmente seus alunos ai acho que haveria um progresso nesta area .
-
alias se existisse uma faculdade mk de 1 ano eu seria o primeiro aluno .
-
se juntar os treinamentos mikrotik todos da no maximo 1 mes ,com os professores tentando esplicar o maximo do mk com qualidade em um curto espaço de tempo .
uma coisa do tipo alem de render mas dinheiro para a mikrotik forma profissionais melhores na area ..apesar de mikrotik não servir so para provedores ...ou eu to errado .
-
Naldo 864 esta corretissimo... porém criar um curso de nivel superior na área fica dificil, até porque nao teria pessoas interessadas para maner uma instituição destas funcionando por muito tempo, a menos que fosse matéria de um curso como analista de sistemas ou engenharia em telecomunicação... coisa também dificil de acontercer pois trata-se de um sistema proprietário de empresa particular. resumindo: é inviável.
-
por que não os cara fazem umas faculdades de redes que o cara entra sabendo alguma coisa e sai de la sabendo nada .
eu mesmo participei de cursos de redes este ano que tinha cara formado la em analise de sistemas que me diseram que era melhor ter ido para a pa pratica .
talves faculdade eu tenha exagerado no termo .mas um curso para ensinar mk de verdade eu acho que não leva menos tempo .
-
hummm poderia ser o curso one year mikrotik ,the professional .