-
Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD
Preciso montar um sistema cujo ponto central pode ficar em uma torre de 20 a 40 metros de altura.
Este ponto central vai receber sinais de viaturas (carros, motos, caminhões, vagões, etc..) que estarão transmitindo vídeo em qualidade 1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS.
Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma.
O raio ao redor da torre é de no máximo 2Kms e sempre tera visada direta entre o veiculo e a torre.
Que tipo de antena usar?
Omnidirecional, painéis, etc.?
Qual tipo de polarização?
Qual frequência 900Mhz, 2,4Ghz ou 5,8Ghz, qual a potência a ser usada?
Qual o tipo de equipamento?
A empresa que vai operar o projeto tem registro SCM na Anatel.
Agradeço aos amigos que puderem ajudar nos seguintes assuntos:
a) Sugestões de câmeras HD 1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
b) Conversores HDMI para Ethernet 100Mb
c) Antenas para cobertura de altíssima eficiência (Ponto fixo e pontos móveis)?
d) Rádio de altíssima eficiência e elevada banda passante?
e) Conversores Ethernet 100Mb para HDMI ?
Saudações!
-
Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD
nosssa ai e um desafio enome mesmo .radios portateis com alta taxa de transferencia .
se não for muitas viaturas e tiver um bom controle de banda o unifi ubiquiti outdoor pode dar conta .
-
Me parece inviável.
Se o veículo estiver parado, 5.8 pode dar conta mas ainda assim tem que estar bem alinhado para trafegar no mínimo 35 mega real (full hd a 120 fps).
Em movimento é melhor baixar para 720p a 24fps com compressão elevada (olha o hardware no transmissor).
-
Boa Tarde,
Um projeto desses requer horas de estudo amigo.
O que pretendes fazer se fosse em um ambiente 100% plano e sem prédios, seria fácil de implementar. porém sabemos que ambientes perfeitos não existem portanto precisas de um projeto sério e não podes confiar em " opiniões" apenas.
Se precisar de ajuda, estou à disposição. Não vendo equipamentos , apenas projeto redes de alta performance.
Abraço.
-
hum Poderia lhe recomendar o uso em MMDS tem alcance de a´te 50 km e não precisa de um apontamento perfeito. é o que a net Curitiba usa; MAAASS como ele se movimenta vc poderia usar 1800 Mhz CDMA, porém o custo é inviável (deve gastar em torno de 1,8 milhão)
-
Eu tb iria recomendar MMDS os paineis da setoriais da aquario e as grades são para 2.4 e 2.5 MMDS, e como esse sistema de mmds ja é usado para transmissão de TV acho que não tera problemas, a não ser que a frequencia MMDS não possa ser usada por SCM.
E o mesmo para as demais frequencias.
-
hummmmphh "opinião" com o unifi da ubiquiti bem feito o projeto e viavel ....mas o projeto não e meu so estou dando uma "opinião".
mas se deixar eu faço .e olha que eu faço eimm .pessoalmente .
a unica coisa que eu sei que e dificil realmente nesta vida e ganhar dinheiro o resto a gente da um jeito .
-
se achar equipamentos pra isso posta aki que tambem quero usar
-
Citação:
Postado originalmente por
naldo864
hummmmphh "opinião" com o unifi da ubiquiti bem feito o projeto e viavel ....mas o projeto não e meu so estou dando uma "opinião".
mas se deixar eu faço .e olha que eu faço eimm .pessoalmente .
a unica coisa que eu sei que e dificil realmente nesta vida e ganhar dinheiro o resto a gente da um jeito .
Concordo com o Naldo quanto ao Unifi da Ubiquiti porém, ressalvas quanto a parte onde o amigo fala sobre ""Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma"
precisar de banda sempre 100%"....ae o bixo pega...
Mas como falamos aqui, se for projetado não tem erro.
Acredito que uma cobertura em formato Diamante da área cobriria tudo.
as pontas com 18m e o ponto central com 40m.
Já ví isso funcionando, mas não tenho idéia de preço. Qualidade tem preço e geralmente é bem caro.
Mas seria um projeto muito bacana de executar.
-
Bom existe aquela coisa, quanto maior a frequência melhor deve ser o apontamento, o certo seria o uso de outra frequencia que esteja em TDMA ouuu CDMA até também em UHF (Pega dois canais livres e usa porém não é recomendado se vc tbm for passar dados) isso para poder atingir todas as exigências do projeto dele. quanto ao Leandrolopes e o naldo, acho que está correto também isso para diminuir os custos o uso de uma rede mesh ou unifi ( que dá praticamente na mesma) porém como a logica nesse tipo de rede é "assobiando e chupando manga" o que transmite é o mesmo que recebe e assim sucessivamente isso pode gerar lags na transmissão (travamentos) causando uma dor de cabeça pro cliente e ao projetista.
-
Citação:
hodesanionetx
Bom existe aquela coisa, quanto maior a frequência melhor deve ser o apontamento, o certo seria o uso de outra frequencia que esteja em TDMA ouuu CDMA até também em UHF (Pega dois canais livres e usa porém não é recomendado se vc tbm for passar dados) isso para poder atingir todas as exigências do projeto dele. quanto ao Leandrolopes e o naldo, acho que está correto também isso para diminuir os custos o uso de uma rede mesh ou unifi ( que dá praticamente na mesma) porém como a logica nesse tipo de rede é "assobiando e chupando manga" o que transmite é o mesmo que recebe e assim sucessivamente isso pode gerar lags na transmissão (travamentos) causando uma dor de cabeça pro cliente e ao projetista.
Exato, O PING ENTRE as bases e a base central tem que ser no maximo 2ms....acima disso.....TDMA tem grandes chances de funcionar super bem. Ví um projeto com cameras e fiquei impressionado. tudo 4.9ghz , e tudo HD.
Mas.......é bem caro.
-
Citação:
leandrolopeswifi
Exato, O PING ENTRE as bases e a base central tem que ser no maximo 2ms....acima disso.....TDMA tem grandes chances de funcionar super bem. Ví um projeto com cameras e fiquei impressionado. tudo 4.9ghz , e tudo HD.
Mas.......é bem caro.
poisé rapaz 4.9 frequencia praticamente livre (tendo em vista a partir do 5Ghz... hehe) porém ainda acho que tem que ser acima de 1GHZ e Abixo de 2 pois as ondas "ainda batem" asssim ~~~~ lá na frente x~x~x. já apartir de 2.2 ))))))
-
é um trabalho chato hehe mas com $$... Nóis num dá jeito pra morte pro resto... rsrs
-
Citação:
hodesanionetx
é um trabalho chato hehe mas com $$... Nóis num dá jeito pra morte pro resto... rsrs
Pra terem uma idéia de preço... conversei a pouco com o Mentor do Projeto que vi.... SÓ a central das cameras custou R$380mil reais.(equipamentos)...
Fora as câmeras IP de alta resolução.
É um projeto bem interessante.
-
Amigos, creio que se sair das frequencias permitidas para SCM , tradicionais, 2.4 e 5.8, só com frequencias licenciadas então.
E não sei se frequencia licenciada seria liberado para PMP.
4.9 é exclusivo para uso de serviço público.
MMDS mão tem liberação para SCM.
Se o orçamento para as câmera já chegou neste valor, o negócio vai ser partir para alguma coisa bem mais profissional daquilo que usamos normalmente.
Quem sabe Alvarion ou Motorola?
-
neste caso teria preferencia em fazer uma micro sertorização com equipamentos de qualidade.
-
Citação:
1929
Amigos, creio que se sair das frequencias permitidas para SCM , tradicionais, 2.4 e 5.8, só com frequencias licenciadas então.
E não sei se frequencia licenciada seria liberado para PMP.
4.9 é exclusivo para uso de serviço público.
MMDS mão tem liberação para SCM.
Se o orçamento para as câmera já chegou neste valor, o negócio vai ser partir para alguma coisa bem mais profissional daquilo que usamos normalmente.
Quem sabe Alvarion ou Motorola?
Rapaz então não sei, a link Express (:::Link Express:::) foi o primeiro provedor de internet a rádio e usam MMDS para assinantes
-
Amigo, boa tarde.
A JBT-TELECOM está entrando no mercado de Segurança apresentando uma SOLUÇÃO INÉDITA E ÚNICA NO BRASIL para transmissão/recepção de dados, voz, video em HD, etc.
Trata-se do SISCOM - Sistema de Comunicações Operacionais Multimídia, capaz de integrar tecnologias analógicas e digitais tais como: HF, VHF, UHF, SHF, EHF, GSM, 3G, Nextel, Trunking, Tetrapol, Serviço Nacional de Telecomunicações (SNT).
Nossa solução é um sistema que, em situações normais, pode operar através de rede mesh com taxas de transmissão de até 200 Mbps, possibilitando o envio de voz, dados, vídeos e imagens.
Quando operado em condições de propagação desfavoráveis ou situações de alta mobilidade, o sistema automaticamente passa a utilizar a rede de rádio VHF, permitindo o tráfego de voz, além da manutenção de serviços de dados básicos, o envio de mensagens curtas, arquivos e coordenadas geográficas.
Entre em contato pelo email [email protected] que poderemos enviar mais informações.
-
Essa eu quero ver.
A ideia do projeto é boa mas como já falaram pra qualidade requer dinheiro.. E eu sei bem disso, pois fiz exatamente isso investi pesado no backbone, tive que colocar 5 pares de licenciado para ter um link de qualidade. Mas vale cada centavo. Acho q para este projeto tem também de meter a mão no bolso pra ter qualidade.
-
Citação:
DUHbnu
Preciso montar um sistema cujo ponto central pode ficar em uma torre de 20 a 40 metros de altura.
O raio ao redor da torre é de no máximo 2Kms e sempre tera visada direta entre os veículos e a torre.
[praticamente sem obstáculos].
Este ponto central vai receber sinais de até 25 viaturas em altavelocidade(carros, motos, caminhões, vagões, etc..) que estarão transmitindo vídeo em qualidade 1920 x 1080
Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
. Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma.
1) Que tipo de antena usar?
2) Omnidirecional, painéis, etc.?
3) Qual tipo de polarização?
4) Qual frequência 900Mhz, 2,4Ghz ou 5,8Ghz, qual a potência a ser usada?
5) Qual o tipo de equipamento?
A empresa que vai operar o projeto tem registro SCM na Anatel; mas se necessário pode obter outras licenças.
Agradeço aos amigos que puderem ajudar nos seguintes assuntos:
a) Sugestões de câmeras HD 1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
b) Conversores HDMI para Ethernet 100Mb
c) Antenas para cobertura de altíssima eficiência (Ponto fixo e pontos móveis)?
d) Rádio de altíssima eficiência e elevada banda passante?
e) Conversores Ethernet 100Mb para HDMI ?
Colegas, minhas dúvidas estão identificadas com número ou letras; após muita pesquisa temos dezenas de informações hipotéticas e genéricas.
Contudo precisamos de quem teve experiência concreta com resultados eficazes, mesmo que só em um ou mais destas dúvidas, nos trouxessem detalhes de sua vivência.
Mas realmente o que precisamos são respostas focadas.
Desde já agradecemos muito a atenção. Abraço a todos.
-
Respostas às perguntas:
1. que tipo de antena usar? Antenas painéis setoriais de 120° na ERB (Estação Rádio Base - torre);
2. omnidirecional, painéis, etc.? Omnidirecional com lóbulo de irradiação circular nas Viaturas;
3. qual tipo de polarização? Vertical;
4. qual frequência 900Mhz, 2,4Ghz ou 5,8Ghz, qual a potência a ser usada? 2.4GHz-1w e 900MHz-1w ERB/Móvel;
5. qual o tipo de equipamento? Nosso rádio.(SISCOM - JBT-TELECOM)
-
Prezados Amigos...
A JBT-TELECOM está oferecendo ao mercado uma inovação total ao projetar, desenvolver e testar (já está em funcionamento, incluindo viaturas como motocicletas) um novo modelo de rádio totalmente controlado por software que é capaz de unir tecnologias analógicas e digitais em um mesmo aparelho, permitindo uso de diversas frequências (de 300 a 5.8), satélite, gsm, 3g, satélite, snt, nextel, sistema de geoposicionamento (gps), etc. Temos opções para ERB fixas (torre, rádio, antena) ou ERB MÓVEL (Central de Comunicação e Comando CC²), que permite o deslocamento de diversas viaturas para as mais diferentes áreas (mesmo aquelas sem qqr tipo de possibilidade de comunicação inclusive por celulares), todas as viaturas monitoradas em tempo real). Não há como, aqui, descrever todas as possibilidades. Consulte a jbt-telecom para maiores esclarecimentos.