-
Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?
Preciso fazer um enlace de 5km entre dois prédios no RJ, porém existem varios outros prédios no meio. No entanto, a direita deles, existe uma grande montanha.
A distancia do enlace seria de aprox. 5km.
Eu sei que vidro/espelho reflete o sinal passivamente. Mas será que uma grande pedra (montanha) pode refletir isso ?
-
Re: Uma pedra reflete o sinal 5.8ghz ?
exatamente igual ao ferro ou concreto meu caro amigo .e se fosse em ambiente fechado seria a morte da transmissão .
-
Desculpa minha falta de conhecimento... Reflete ou nao ?
-
sim ,mas vai dar 2 pacotes para 1 recebido .a cada 2 transmissões um e recebido .
-
Em termos práticos, esboçando por alto.. Se eu tenho 2x nanobridge 5.8ghz.. Sera que consigo uns 10mbps nesse enlace ?
-
vizada obstruida nunca vai funcionar de uma so vez .
tem predios na frente otimo ,escolha 1 predio que tem vizada tanto para o lugar que voce quer atingir quanto para aonde sai seu link e faça um repetidor ......pronto 50 mega do outro lado .
-
Mas existem alguns casos com links curtos, por ex, 300 metros, sem nenhuma visada, que os 5.8 conseguem chegar com 100% de sinal..
Pq isso ?
-
ai meu deus não posso te aconselhar a fazer isto .... funcionar vai mas ate quando ?
eu nunca te aconselhei a fazer isto apesar que se voce refletir pode conseguir mas lembre-se esta errado faça por conta propria ....eu numca disse que e certo ok.
-
-
Pra essa "gambiarra" o que seria mais seguro pra mim? Um Nanostation M5 ou algo direcional tipo Airgrid M5 ou Nanobridge M5 ?
-
um milagre......
sabe rezar ?
-
Tente em 2.4 GHz. Acho que o mais adequado seria 900 MHz, mas ai já entra homologacao e outros temas.
Aqui tenho um caso onde meu sinal chegou a 960 m da base com dois edifícios entre eu e a pessoa que me ligou. Calculei pelo AirLink e nao chega, mas o sinal tá chegando sim, entao, teste com 2.4 GHz.
-
Principalmente se a pedra for algo Grande, tipo Pão de Açúcar, eu também testaria. Se for uma pedra pequena, pode ser que fique muito difícil você achar a reflexão na outra ponta.
Afinal o grande apelo das redes mesh metropolitanas está justamente aí, na reflexão nos altos prédios.
Apesar do mesh ser um conceito diferente de um ponto a ponto, o principio da reflexão é utilizado.
Quem sabe a perda de pacotes vai ser insignificante em comparação com os benefícios?
Por outro lado, pode ficar uma M... Mas pelo menos você tentou e não vai ficar o resto da vida com a dúvida.
-
Se voce tentar e der certo tem que homologar essa pedra. Só pra tia ana não reclamar. rs.. boa sorte nessa empreitada.
-
900mhz no RJ Capital é suicidio... 2.4ghz dá até medo, entre os 2 pontos tem MUITA interferencia... Vou testar 5.8, quem sabe
Depois posto resultados!
-
Bom dia,
Depende. Exemplo: No modo B (2.4GHz) (frequência direta) a reflexão é bem menor do que no modo G (2.4GHz) ou no modo a (5.8GHz) que utiliza OFDM.
OFDM é uma técnica de modulação que utiliza várias subportadoras aproveitando melhor os sinais refletidos e mais imunes a interferências do que no modo 811.b.
Entretanto, em 2.4GHz o modo b pode funcionar melhor do que o modo g em ambientes abertos se tiver visada direta. Porém, em apartamentos o modo g funciona melhor, pois aproveita melhor os sinais refletidos nas paredes e demais objetos de superfícies lisas.
-
Amigo vai ter problemas, a frequencia é muito alta e vai ser barrada pela pedra ou montanha... o vidro alem de ser denso ainda tem em sua composição chumbo para aumentar a resistencia e dar mais flexibilidade... por isso tambem é uma barreira. para esta distancia usa ai nano m900 homologado que vai passar, porem banda maxima de uns 10mb.... se te servir vai fundo.
-
Amigo, pra facilitar manda uma foto desta bendita pedra !!!!!!!!!!!!!!! só não vai dizer que é o pão de açucar mesmo..... kkkkk
-
"duvide-o-dó" que funcione! Só como passatempo mesmo.
-
Sei que 2.4 GHz em capitais é congestionado, aliás, ontem passei uma boa parte do dia brincando de Airview, e paciência, os passarinhos estao sendo cozidos e nao sabem, todo gatonet aqui colocar o rádio na maior potência e ainda indica aos novos amiguinhos que nem sabem o que é internet, mas já querem serem revendedores, a usar o rádio mais forte com mais potência. Mas para o guri testar se passa ou nao, nao custa muito uai. :)
-
Citação:
Postado originalmente por
1929
Principalmente se a pedra for algo Grande, tipo Pão de Açúcar, eu também testaria. Se for uma pedra pequena, pode ser que fique muito difícil você achar a reflexão na outra ponta.
Afinal o grande apelo das redes mesh metropolitanas está justamente aí, na reflexão nos altos prédios.
Apesar do mesh ser um conceito diferente de um ponto a ponto, o principio da reflexão é utilizado.
Quem sabe a perda de pacotes vai ser insignificante em comparação com os benefícios?
Por outro lado, pode ficar uma M... Mas pelo menos você tentou e não vai ficar o resto da vida com a dúvida.
Vai depender muito dos ângulos de superfície e de sua área nesta pedra; precisara de muita sorte.
Mas em nossa região muito montanhosa [Blumenau] tem sido usado, principalmente com antenas de polarização circular (bem direcionais e pouco interferidas).
Se tiver uma maquina com zoom bem alto ótico + eletrônico de 50 a 80 x , faça fotos dos 2 pontos apontando para a pedra e nos mande.
Se não tentar nunca vai saber; mas será um trabalho que precisara uma paciência absurda.
Se puder colocar uma chapa de alumínio ou galvanizada de 1,20mt x 1,20 mt camuflada as chances aumentarão fantasticamente.
Boa sorte!
-
1 Anexo(s)
Anexo 34789
Gente este é o esquema mais ou menos (imagem anexada)... Os prédios são da mesma altura... Será que esse enlace fecha apontado diretamente um ponto para o outro ?
-
Irdcx, se colocar uma torrezinha no predio mais alto vai passar sem problemas... entre 6 e 9 metros de altura.
-
Amigo compre isso que vai resolver teu problema ADIF - TUNELADORA BARCINO on Vimeo.
-
Citação:
OSNIR
Irdcx, se colocar uma torrezinha no predio mais alto vai passar sem problemas... entre 6 e 9 metros de altura.
Não posso colocar torre.. O prédio tem para-raios (que deve ter uns 4m).. No máximo consigo colocar um mastro de uns 2m ali, não mais do que isso.. Prédio grande não deixa você fazer muita coisa
-
Citação:
lrdcx
Não posso colocar torre.. O prédio tem para-raios (que deve ter uns 4m).. No máximo consigo colocar um mastro de uns 2m ali, não mais do que isso.. Prédio grande não deixa você fazer muita coisa
Sem torre vai ser difícil, mas tem opção de deslocar os pontos na horizontal de ambos os lados.
Não tem chance de colocar um repetidor no outro prédio?
E a tal da pedra onde fica no esquema?
Tem uma imagem do Google Maps ou Earth para a gente ver a situação melhor?
-
Citação:
DUHbnu
Sem torre vai ser difícil, mas tem opção de deslocar os pontos na horizontal de ambos os lados.
Não tem chance de colocar um repetidor no outro prédio?
E a tal da pedra onde fica no esquema?
Eu posso tentar posicionar horizontalmente essa antena pra tentar passar entre os prédios (não sei se consigo).
Colocar repetidor é dificil. Nego vai querer me cobrar aluguel do espaço no telhado, vai criar burocracia. No RJ tudo é dificil.
Usar a pedra acho que seria meio maluquisse.
Sera que um mastro de 2m não resolve não? Não tem exatamente visada , mas também no fundo não é um cenário obstruido...