-
Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)
Ola pessoal..
Boa noite..
Bem.. Esse post é devido a uma duvida que nao para de vir a minha cabeça..
Eu irei fechar um enlace com exatamente 52Km de distancia.. E estou indeciso no mais importante..
Qual rádio licenciado usar ?! Por isso estou postando esse topico..
Eu estou entre dois modelos e queria a opinião dos amigos que ja usam um ou outro modelo, ou tiveram algum tipo de experiencia com tais equipamentos..
O primeiro é o Lumina da fabricante wi2be, radio em frequencia licenciada de 6,5GhZ, com promessa de desempenho de ate 250Mbps FULL a essa distancia com SLA de 99,8% ano, e garantia de 3 anos, reposicao em caso de dano ao equipamento em no maximo 72 horas.. A grande vantagem desse radio no meu ponto de vista é a sua facil instalação, tendo em vista que ele e um equipamento 100% outdoor, ou seja, nao possui IDU e ODU, apenas a ODU já é o radio todo..
A segunda opção seria o DSR-200 da Digitel , um radio tambem em 6,5 Ghz e com promessa de desempenho de 240 Mbps FULL a distancia de 52 Km.. SLA 99,8% ano. Essa radio possui IDU e ODU, garantia de 1 ano..
Todos as duas empresas fizeram a viabilidade do meu enlace e cada uma deu o seu parecer como favoravel ao enlace e ate mesmo das garantias de banda passante..
Agora venho ao forum pedir a opiniao dos colegas em qual dos radios usar para fazer esse enlace..
Desde ja agradeço quem possa contribuir postando suas experiencias neste topico..
Abraços a todos..
-
Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)
E a relação custo x benefício? (Preços)
Conheço esses rádios da Digitel para enlaces de até 200Mbps, mas que na verdade por motivos técnicos não passam de 190Mbps.
Já os rádios da W2be conheço alguns que suportam bem mais do que 250Mbps, em especial esse Lumina.
-
Marcelo, em relacao custo beneficio ate agora estao praticamente empatados, tendo uma leve diferença do lumina para o DSR-200..
Qual me indicaria nesse cenario Marcelo ?!
O fato de o lumina ser um radio 100% full outdoor nao o torna mais problematico, o que pode me falar da questao tecnica dos dois e a experiencia que ja teve com tais equipamentos ?!
Agradeço a disposição em responder o topico marcelo.
-
se você que rádios com custo x beneficio é os da wi2be com excelentes preços e bons ..
agora se quer esquecer que você tem enlace e não ter nenhuma dor de cabeça é ericsson,nec,comba,ceragon,gigacom.
são radios de pau para toda obra ... 100%
-
qualquer um dos dois vai funcionar 100% !!!
sao boas marcas.. e funcionam muito bem !!!
vai ser uma questao de escolha por .. digamos... afinidade :P
-
Caro pppoe,
Como o Alexandre disse acima. Tecnicamente não há muita diferença. Vai mais da escolha pessoal, do atendimento que teve e do preço que conseguiu.
Eu levaria em conta o seguinte: enlaces de até 150Mbps eu iria de Digitel. Para enlaces acima de 150Mbps eu iria de Lumina.
-
Precisa ser exatamente esses rádios.
Por que não conversa com a Jane da WNI, eles estão com ótimos preços
nos rádios de 6.5 a pronta entrega e com parcelamento em até 12X os rádios.
A diferença de preço deles para o Wi2be em cotação q fiz recente foi de quase 5k.
Converse com a Jane. [email protected]
www.wni.com.br
Não sou vendedor, só estou indicando.
Att;
Pedro Henrique
-
Qual a média atual de preço dos rádios amigos?
-
Rádios 19k sem antenas + 9k par de 1.2 +-
Lumina me mandou 34K +- com antenas
-
é, pode considerar a garantia ai também então....caso venha algum defeito posteriormente já viu.
-
1 ano de garantia, tem rádios de reposição.
Pessoal super atencioso...
-
Da linha de rádios profissionais eu conheço mais os Alvarion que são excelentes.
Baseado até nas marcas que o amigo citou anteriormente, para curtas distancias como 3, 5 Km que necessitam de alta confiabilidade vocês ja utilizaram alguns desses?
-
1 Anexo(s)
Ainda não, estou comprando 1 enlace com eles, mas tenho relatos que me falaram q eh tao bom quanto os Ceragon.
Eh Ceragon temos aki e são ótimos, nem lembramos q eles existem.
Um evento deles para demonstrar o equipamento
Anexo 35646
-
Pena que esses eventos dificilmente ocorrem aqui no sul
-
Olá, tambem não ocorre aqui no Norte, aderir conhecimento é tudo.
-
wni, ceragon, wi2be(siemens), siae .. tudo fuunciona muito bem...
a questao vai ser preço e gosto
-
Estava cotando Radwin e achei por:
RW2000-C - R$ 11.392,80 o par
RW2000 L - R$ 8.500,00 o par
RW-9921-1012 PoE device R$ 303,00 o par.
-
Caro Gustavo estes rádios da Radwin que citou operam em frequência livre e amigo que gerou este tópico fala de frequência licenciada. Talvez até eu ñ esteja certo. Radwin eu recomendo!
-
Obrigado a todos pelas respostas..
Todas as respostas foram de grande proveito para a decisao final sobre qual utilizar.. Assim que o enlace estiver instalado, irei postas as fotos para compartilhar com os amigos..
Obrigado
-
Laurence,voce disse que se eu nao quero ter problemas eu é para eu optar pelos ericsson,nec,comba,ceragon,gigacom. Quais tipos de problemas eu poderia enfrentar nos wi2be e nos digitel que eu nao encontro nos radios que voce citou ?! Ou seria apenas uma posicao de opiniao mesmo ?!
-
Obrigado Pedro.
Vou sim entrar em contato com a Jane e falar que voce indicou..
Obrigado pela dica..
Quanto mais opções melhor !!
-
Todos esses rádios de frequência licenciados o desempenho são praticamente iguais, vão fazer o prometido por eles, a questão vai ser gosto mesmo $$$$.
Temos Ceragon fazendo 74km passando o máximo possível permitido pela Anatel 255.500, nem lembramos que eles está ligado!!!
Os que recomendei acabei de fechar 1 enlace com eles, e me passou alguns clientes que estão usando o rádios, VIVO, CTBC, OI, Petrobras, entre outros.
Converse com ela, quem sabe faça algo melhor para você.
Att;
-
Caro Pedro, Obrigado pela indicação, eu falei com a Jane hoje na parte da tarde, e infelizmente para a minha decepção os Radios da WNI ficaram mais caros em 20% que os Radios Ceragon. Logo com certeza irei continuar entre os Wi2be e o Digitel. Mas agradeço desde já a disposição do amigo em fazer a indicação..
-
Radwin é bom mas nao vale o que pedem...
Citação:
Postado originalmente por
Gustavinho
Estava cotando Radwin e achei por:
RW2000-C - R$ 11.392,80 o par
RW2000 L - R$ 8.500,00 o par
RW-9921-1012 PoE device R$ 303,00 o par.
-
Melhor comprar o SuperStar da wi2be, do que o Radwin 2000C, tendo em vista que o SuperStar e um radio de frequencia licenciada e com trafego full de 50 Mbps. Ja o radwin 2000c é um radio de frequencia livre que se torna mais caro que o SuperStar..
SuperStar R$ 9.999,00 (Sem Antenas)
Radwin 2000C R$ 11.400,00 (Sem Antenas)
O superstar so se torna um pouco mais caro pois precisa de antenas tambem de frequencia licenciada. Ou seja 6GhZ para cima e os Radwin qualquer rocket dish de 30 DBI serve..
Abraços a todos.
-
Não sei se ajuda, mas tenho um par de Lumina WI2BE ligados a 1 ano e meio, nunca deu problema nenhum ligamos eles pelas entradas de fibra, enlace de 52km com antenas de 1,5mtrs, ótimos radios, agora toma cuidado na cotação, pois não tem frete, não tem fonte ( e custa pelo menos + R$1800,00 ) e não vem com cabo ou conector para ligar na fibra, e por sinal ou voce importa o patch cord ou compra deles que te furam o olho.
Agora quanto ao Lumina é ótimo, cumpre o que promete.
-
Bom saber da opinião dos Radwin, estava ouvindo muito recomendação dele....porem é aquela né, quando não se testa nao tem como saber.
Sem duvidas os outros atropelam ele.
-
Pegamos um enlace para 200mega esses dias com a Siae, só que as antenas são de 60cm pois a distancia é curta apenas 18km.
O enlace completo saiu mais ou menos 20k, com cabos conectores e tudo mais.
-
edcom, tem como me mandar o contato para eu fazer uma cotação dos radios SIAE ???
Se tiver como eu agradeço muito, pois sei que esses radios sao tambem excelentes..
Quem sabe consigo um preço bom tb..
Obrigado
-
Vinicius R. Nishide
Vendas
Phone: +55(11) 5632-3200 Ramal: 213
Mobile: +55(11) 7638-6959
[email protected]
Rua Quararibéia, 243 - Bl. 06/07
04689-160 São Paulo/SP
www.siaemic.it
-
pppoe enviado por MP ok.
Abraços.
-
Ahaha Alexandre foi mais ligeiro.
Enviei o contato do Raphael Alexandre.
Abraços
Citação:
alexandrecorrea
Vinicius R. Nishide
Vendas
Phone: +55(11) 5632-3200 Ramal: 213
Mobile: +55(11) 7638-6959
[email protected]
Rua Quararibéia, 243 - Bl. 06/07
04689-160 São Paulo/SP
www.siaemic.it
-
-
Olá amigo.
Tenho um enlace usando Lumina de aproximadamente 65 Km e o rádio passa 250 Mbps.
Esse rádio é muito bom, barato, fácil de instalar, fácil de configurar e em modo 2+0 passa uns 600 Mbps.
A única observação é quanto à fibra de dados/gerência. Ela vem em um cabo bem fino e um pouco frágil, sendo mais recomendado passar esta fibra em um duto.
Existe algumas soluções de rádios licenciados mais caras, como Siae, Ceragon, Asga. Mas o Lumina wi2be é muito bacana..
OBS: Veja as licenças, existem licenças de 200, 250..etc..
-
Andre Ribeiro para essa distância e com essa banda qual é o tamanho das antenas que você está usando, pode me indicar onde você comprou e quanto pagou (a vista ou parcelado), caso não quiser postar valores aqui no tópico mande por MP para mim, desde já muito obrigado pela contribuição.
-
Falado com um amigo que tem inumeros rádios licenciados ele me disse que o melhor é fazer o projeto pra ver quais antenas, depois comprar os RÁDIOS somente os rádios da Wi2be, dai depois você compra as antenas, cabos e fonte separado, pois se for comprar tudo na wi2be sai mais caro.
Vou pegar com eles os distribuidores que ele compra os acessórios e a antena, assim que tiver posto pra vocês.
-
Citação:
olivionet
Falado com um amigo que tem inumeros rádios licenciados ele me disse que o melhor é fazer o projeto pra ver quais antenas, depois comprar os RÁDIOS somente os rádios da Wi2be, dai depois você compra as antenas, cabos e fonte separado, pois se for comprar tudo na wi2be sai mais caro.
Vou pegar com eles os distribuidores que ele compra os acessórios e a antena, assim que tiver posto pra vocês.
Bom Dia.
Pode ir de Lumina que é um excelente rádio.
Quanto as antenas , RFS entre outras resolvem bem.
Pra esse tipo de rádio antenas de 1,40 ou 1,80 são as melhores escolhas. é alinhar , configurar e esquecer do enlace. se bem configurado é tranquilidade na certa.
Boa sorte.
-
To vendo o Challenger L 300 da WNI.
http://www.wni.com.br/site/produtos/...&product_id=41
Alguém já ouviu falar?
Ele ta mais barato que o Lumina porem não é full outdoor, mas pode colocar 2 modens na IDU, para quem quer fazer PTP e passar por repetidoras sai mais de R$ 5 mil mais barato a cada repeditora.
Tive referências muito boas desse rádio, mas nunca usei.
Detalhe: Tem parcelamento próprio em 12x com juros de 0,97% a.m.
-
Olá, eu utilizo os radios da WI2BE, o tema saia da interferência , é um engano. Hoje meus rádios sofrem uma interferencia absurda que não consigo utilizar toda minha banda.
E a garantia de 3 anos é uma enganação...o meu rádio simplesmente parou de funcionar....corri com o mesmo até a fábrica, peguei um avião do RJ e fui até CURITIBA, chegando lá me falaram que o defeito foi ocasionado por mim ( surto ou curto ), eu indaguei os tecnicos dizendo que no retificador estava ligado o radio da WI2BE e 2 rádios da HUAWEI , será que o da WI2BE é tão frágil assim ?
Como estava desesperado ( provedor parado ) tive que pagar uma taxa de manutenção, que rapidamente a batizei de "taxa de extorsão" no valor de quase R$ 4.000,00 reais.
OPERAÇÃO " WI2BE NUNCA MAIS ".
Se alguém quiser saber mais detalhes me ligue 21 8474-3198
-
Citação:
olivionet
To vendo o Challenger L 300 da WNI.
http://www.wni.com.br/site/produtos/...&product_id=41
Alguém já ouviu falar?
Ele ta mais barato que o Lumina porem não é full outdoor, mas pode colocar 2 modens na IDU, para quem quer fazer PTP e passar por repetidoras sai mais de R$ 5 mil mais barato a cada repeditora.
Tive referências muito boas desse rádio, mas nunca usei.
Detalhe: Tem parcelamento próprio em 12x com juros de 0,97% a.m.
Pode usar, radio muito bom. Recomendo
-
Citação:
lucianoprevot
Olá, eu utilizo os radios da WI2BE, o tema saia da interferência , é um engano. Hoje meus rádios sofrem uma interferencia absurda que não consigo utilizar toda minha banda.
E a garantia de 3 anos é uma enganação...o meu rádio simplesmente parou de funcionar....corri com o mesmo até a fábrica, peguei um avião do RJ e fui até CURITIBA, chegando lá me falaram que o defeito foi ocasionado por mim ( surto ou curto ), eu indaguei os tecnicos dizendo que no retificador estava ligado o radio da WI2BE e 2 rádios da HUAWEI , será que o da WI2BE é tão frágil assim ?
Como estava desesperado ( provedor parado ) tive que pagar uma taxa de manutenção, que rapidamente a batizei de "taxa de extorsão" no valor de quase R$ 4.000,00 reais.
OPERAÇÃO " WI2BE NUNCA MAIS ".
Se alguém quiser saber mais detalhes me ligue 21 8474-3198
Prezado Luciano,
Estamos sempre muito atentos à satisfação de nossos clientes, pois temos por objetivo prestar serviços de qualidade.
Nossos rádios são cobertos por 3 anos de garantia, porém a mesma cobre apenas defeitos de fabricação e não defeitos causados por agentes externos, tais como surtos elétricos e descargas atmosféricas. O retificador não é um protetor de surto elétrico, ou seja, no caso de raio, ele deixa passar a carga elétrica para o rádio, queimando-o. Para isso, recomendamos instalar um protetor de surto e aterrar o rádio e o protetor. Em casos de queima de rádio fora da garantia (descarga elétrica) é cobrada a taxa de conserto do mesmo.
No seu caso, como não conseguimos finalizar o reparo de seu rádio no mesmo dia, em função da perda da chave de licença, efetuamos a troca do rádio sem custo adicional, isto é, cobramos apenas o valor do reparo.
Sobre as interferências, se o seu enlace está registrado na Anatel, contate-a para que ela possa averiguar o problema. Se o enlace ainda não está licenciado, efetue uma varredura e nos contate, pois podemos trocar o rádio por um de sub-banda diferente, acabando assim com o problema.
A satisfação do cliente é sempre nossa prioridade, por favor contate-nos diretamente para tirar eventuais dúvidas.
Abraços,
-
Citação:
olivionet
Oi Olivio,
Na verdade quando oferecemos o produto com as Antenas e etc, muita das vezes não é para lucrar em cima do pacote, e sim, garantir o funcionamento do mesmo, por exemplo as Antenas de frequência licenciada, em muito da sua maioria, tem flanges (conectores) diferente do nosso Rádio, que no qual optamos de vender o Rádio e Antena integrado, para que nós não perdemos a qualidade do sinal, já que alguns optam pela compra separada, tenha que comprar o guia flexível. Porém alguns itens até indicamos o fornecedor para compra direta, no caso dos retificadores de energia, que sempre indicamos a Volt, Proteco, XPS e etc, e outros itens.
-
Lumina sem erro amigão. Exite em 2+0 chega a 600 MB. Mas tem que comprar o kit completo para essa configuração..
Valeu..
-
Uma lista curta para você:
Rádios: Lumina Wi2be
Antenas: RFS
Fonte / (Inversor, caso necessário): Proteco
A Wi2be vende o kit completo com a fibra e o cabo de onda entre antena e rádio, melhor usar o deles mesmo. Invista na qualidade. Tenho um enlace de Lumina à 50 Km..
-
Citação:
andreribeiro49
Uma lista curta para você:
Rádios: Lumina Wi2be
Antenas: RFS
Fonte / (Inversor, caso necessário): Proteco
A Wi2be vende o kit completo com a fibra e o cabo de onda entre antena e rádio, melhor usar o deles mesmo. Invista na qualidade. Tenho um enlace de Lumina à 50 Km..
Qual o Troughput deste enlace?
Consegue postar um print de demonstração?
-
Apenas para esclarecer ao Marcelo da Goias Telecom: os rádios que a Digitel correntemente comercializa no mercado brasileiro, e que são frutos de desenvolvimento e produção nacionais, operam em canais de 28 ou 29,65 MHz de largura de banda, nas faixas de 7,5 GHz, 8 GHz, 8,5 GHz, 15 GHz e 18 GHz.
Não oferecem mais do que 194 Mbit/s (que é na verdade sua a capacidade útil máxima) devido exclusivamente à largura de canal de RF licenciada pela ANATEL. É uma restrição física e não técnica, dado que a maior modulação desses rádios é 256QAM.
Não podem ser comparados com rádios operando em 6,7 GHz ou 11 GHz, em que os canais são de 40 MHz (nestes casos, efetivamente sae pode transmitir mais Mbit/s). A Digitel irá oferecer rádios nas faixas de 6,7 GHz e 11 GHz brevemente, os quais permitirão capacidades acima de 300 Mbit/s.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Lierson Brígido
Gerente - UEN Wireless
Fone: (51) 3238 9978
Cel: (51) 9268 7061
[email protected]
Digitel SA Indústria Eletrônica
Est. RS 118, 11555
94834-670 - Alvorada RS
(051) 3238-9999
http://www.digitel.com.br
-
Boa tarde,
"Dá na mesma". Não trafegam mais de 200Mbps, quer seja por limitação de espectro ou por limitação técnica.
Até penso que a Digitel tem feito um bom trabalho. Somente disse que não conheço desses rádios para mais de 200Mbps.
-
Citação:
andreribeiro49
Olá amigo.
Tenho um enlace usando Lumina de aproximadamente 65 Km e o rádio passa 250 Mbps.
Esse rádio é muito bom, barato, fácil de instalar, fácil de configurar e em modo 2+0 passa uns 600 Mbps.
A única observação é quanto à fibra de dados/gerência. Ela vem em um cabo bem fino e um pouco frágil, sendo mais recomendado passar esta fibra em um duto.
Existe algumas soluções de rádios licenciados mais caras, como Siae, Ceragon, Asga. Mas o Lumina wi2be é muito bacana..
OBS: Veja as licenças, existem licenças de 200, 250..etc..
Olá prezado companheiro,
Qual o tamanho das antenas que vc utilizou nesse enlace de 65 KM?
Eu futuramente penso em substituir um enlace com Mikrotik de 63 Km por radio licenciado e seria bom saber o que vou precisar...
Obrigado
-
A Dica é velha mas dá uma pesquisada nos equipamentos da WNI empresa do Paraná séria e de qualidade, te darão todo suporte necessário e dispõe de rádios full-band a preços legais... Se quiser eles enviam com as antenas também faturando pela WNI, só escolher o fabricante.
-
qual o website dessa fabricante WIN?