-
Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje com NETFLIX, youtube HD, video conferências, ensino a distância e demais aplicações de alto consumo de banda, se faz necessário montar um POP que seja capaz de suportar a grande demanda por throughput.
Mas qual o pulo do gato, qual o segredo pra investir em hardware e ter mais sucesso?
O segredo é migrar para um fabricante que disponibilize alguma forma de TDMA para obter grande performance no PTMP.
SÓ MIMO NÃO AJUDA
Comprar um rádio que oferece apenas 802.11N (MIMO) vai ajudar na eliminação do efeito negativo do multicaminho. Mas um rádio que só oferece MIMO vai sofrer os mesmos problemas de lentidão causados pelo nó oculto que degradam consideravelmente a performance da rede nos equipamentos mais antigos.
O QUE É TDMA
É um protocolo que utiliza janelas de tempo para sequenciar o acesso das estações. Cada rádio tem um tempo determinado para fazer sua transmissão e, com isso, elimina-se o nó oculto da rede. Isso permite que o AP deixe de "perder tempo" com colisões de pacotes e dedique 100% de sua capacidade de processamento ao fluxo de dados da rede, permitindo um número maior de clientes siultâneos.
FARICANTES QUE DISPONIBILIZAM TDMA
Ubiquiti com AirMAX. Está consagrado e funciona.
Mikrotik com NV2. Ainda não usei. Ouvi falar bem, creio que alguém do fórum vai esclarecer sobre o tema.
Intelbras com iPOLL. Só vi a ficha técnica dos equipamentos deles, não sei se está maduro e funcional.
IMPORTANTE
Como os protocolos TDMA + MIMO citados acima são proprietários, você terá que comprar o conjunto de AP e CPE do mesmo fabricante e da mesma série de produto. Se misturar fabricante, adeus TDMA!
TEM QUE SABER USAR, ESTOU AQUI PRA ENSINAR
Vou falar sobre a Ubiquiti porque é o fabricante que eu domino.Não vendo equipamento, não trabalho pra Ubiquiti, nem estou aqui pra fazer propaganda deles.
O grupo de provedores que usa AirMAX profissionalmente buscou aprimoramento técnico através de cursos como REDES UBIQUITI OUTDOOR que ministro, ou outros cursos que outros instrutores disponibilizam. Esse grupo de profissionais qualificados está muito satisfeito com AirMAX.
Existe um grupo que mete o pau, grita e fica bravinho com a Ubiquiti. Quem sabe se esse pessoal se desse a chance de aprender, a percepção deles seria diferente...
TDMA DA UBIQUITI - AirMAX
A linha AirMAX da Ubiquiti é bastante ampla, tem diversas opções de equipamento pras mais variadas aplicações e distância e o protocolo AirMAX está consagrado e em operação desde 2010.
O Rádio da Ubiquiti projetado para se AP é o Rocket M. Algumas pessoas usam outros rádios como o Bullet ou os Nanos, mas esses modelos foram projetados para serem CPE. Eles até operam como AP numa rede pequena, mas se o volume de tráfego for grande tem que usar o Rocket M no AP.
Um Rocket M operando como AP é capaz se suportar 100 clientes simultaneamente. Óbvio que a banda comercializada vai limitar o número de clientes, porque a porta LAN passa apenas 100 megabits.
Por Exemplo:
1- Se você vende 20 megabits full para cada cliente, só vai conseguir conectar 5 clientes simultâneos porque o limite é a velocidade da porta LAN. (100 megabits).
2 - Se você vende 1 mega full pra cada cliente, vai poder atender 100 clientes.
OBS.: Óbvio que a banda pode variar por N fatores. Não estou aqui garantindo que vai passar 100 megas, estou aqui repetindo o relato de vários alunos que atingiram e superaram 100 clientes simultâneos com o Rocket em seus APs...
Esse negócio de 100 clientes simultâneos não é propaganda enganosa. Tem muita gente usando, basta aprender como se faz.
SOBREVIDA AO EQUIPAMENTO ANTIGO
A Ubiquiti fez uma coisa bacana no final do ano passado. A Ubiquiti desenvolveu um firmware que torna compatível seus rádios da linha légacy (os nanos antigos, os bullets antigos...). Usando este novo firmware fica mais barato usar AirMAX numa rede que já possui CPE Légacy Ubiquiti, porque você usa os rádios antigos da Ubiquiti equipados com AirOS e só precisa modernizar o AP para AiMAX.
Um rádio légacy Ubiquiti "tunado" pra AirMAX só funciona como CPE porque o TDMA é feito no software. Além disso a performance de um rádio "tunado" será menor do que a performance de um rádio nativo AirMAX, mas a boa parte é que você não perde o investimento feito anteriormente e pode usar o rádio Ubiquiti antigo em sua rede AirMAX.
AIRMAX SINGLE OU DUAL
Fazer a rede toda AirMAX 1x1 nas CPEs vai criar uma rede até 2.5x mais lenta se comparada a uma rede toda AirMAX 2x2.
Bem, você deve estar pensando: "ahhh não vou usar 1x1 porque é mais lento. 1x1 é ruim..."
Não exatamente. Nem todo mundo precisa de uma rede 100% 2x2.
É possivel usar rádios 1x1 e 2x2 simultaneamente sem degradação substancial de performance. De fato, esse é o cenário da maioria dos provedores que usam AirMAX em seus POPs.
QUAL FREQUÊNCIA USAR
Por último, a pergunta de sempre: 2.4 GHz ou 5 GHz?
5 GHz sofre menos com interferência, mas a visada tem que ser livre...
2.4 GHz tolera pequena obstrução de visada, mas o comprimento de onda é mais propício a gerar e sofrer interferências.
A maioria das pessoas estão usando 5 GHz.
O revendedor compra e homologa mais 5 GHz, então, pra evitar desabastecimento eu usaria 5GHz.
CONCLUSÃO
O pulo do gato é o TDMA no POP para ter uma rede PTMP mais eficiente.
Falei aqui sobre os fabricantes que disponibilizam (ou pretendem disponibilizar) esta tecnologia.
Dei um destaque especial sobre o AirMAX da Ubiquiti porque é a linha de produtos que domino.
Acredito que os colegas vão colaborar acrescentando mais informações sobre o NV2 da Mikrotik.
Também acredito que alguém vai informar quando a Intelbras estiver com o iPOLL funcionando no PTMP.
Certamente agora você tem mais subsídios pra fazer uma escolha consciente e desejo sucesso para seu provedor.
Espero ter ajudado.
Abraço,
ZéAlves
-
Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha
Como sempre o Zé mandando muito bem nos posts...vou falar do NV2 da Mikrotik, eu uso aqui tanto o AirMax da UBNT quanto o NV2, os dois trabalham muito bem e funcionam perfeitamente, oque eu vi de superior no NV2 é só a questao do Hardware mesmo das Routerboads frente aos UBNT, essa semana mesmo troquei dois enlaces da UBNT que eu usava com bonding e estava passando em torno de 40 mega, e coloquei RB441GL com cartoes R52HN e continuei usando as antenas dish da UBNT, resumindo em 1 unico Hardware consegui na mesma distancia 80 Mega full e 160 mega agregado, mais como eu disse antes, os dois protocolos funcionam muito bem, mas para mais banda eu indico o NV2 da Mikrotik.
Abraço.
-
Legal ED, valeu brother!
Mas o TDMA (NV2 ou AirMAX) faz diferença mesmo no cenário PTMP.
Você já está usando nos POPs pra atender clientes?
ZéAlves
-
Boa noite, muito boa sua contribuicao para nos, eu uso UBNT em minha rede a mais de 1 ano e nao me arrependo, estou muito satisfeito, mas nao tive a oportunidade de testar o Nv2 da mikrotik mas vou testar em um elase como PTP e post os resultados aqui.
-
Zé montei essa semana tb painel da Ubiquiti de 90 com RB411GL com cartoes R52HN para atender clientes com bandas de 5 mega, usando o Protocolo NV2, nos testes que fizemos na empresa funcionou perfeito, vamos pra campo agora ver na pratica como vai se comportar, assim que tiver os resultados posto aqui.
Abraço
-
Obrigado pelo feedback, DeMattos.
Valeu, Ed. Posta aí os resultsdo, porque eu falo sobre NV2 no meu treinamento mas não tenho case de sucesso pra passar para o aluno.
Abraço,
ZéAlved
-
Re:
Zé, baita post esse teu hem!
Concordo em gênero, número e grau contigo. Acrescento só um detalhe que não menospreza NADA a tua postagem: N não é MIMO. N é uma "tecnologia" assim como o TDMA. MIMO é arquitetura de construção de antenas.
O fato do equipamento roda em N não significa que funcione em MIMO. Exemplo disso é a Airgrid M5: é N, tem TDMA embarcado e não é MIMO.
Só é MIMO onde se usa duas ou mais antenas na transmissão. Rocket é MIMO, NanoBridge e NanoStation série M também são. Bullet e Airgrid são de polarização simples, portanto não são MIMO.
Um abração, e parabéns mais uma vez!
-
Re:
Só um detalhe, Zé: sabe quem fez essa magia do Airmax na Ubiquiti? O mesmo pessoal que desenvolveu o projeto do Airfiber. O mesmo grupo que trabalhou no projeto do Canopy lá na Motorola, e já usavam TDMA há anos.
O Robert Pera não nega que saiu da Apple. O Jobs quando era vivo tinha essa filosofia de buscar só os maiores talentos no mundo naquilo que precisava pra obter sucesso.
-
Re:
Citação:
Postado originalmente por
Jadir
Zé, baita post esse teu hem!
Concordo em gênero, número e grau contigo. Acrescento só um detalhe que não menospreza NADA a tua postagem: N não é MIMO. N é uma "tecnologia" assim como o TDMA. MIMO é arquitetura de construção de antenas.
O fato do equipamento roda em N não significa que funcione em MIMO. Exemplo disso é a Airgrid M5: é N, tem TDMA embarcado e não é MIMO.
Só é MIMO onde se usa duas ou mais antenas na transmissão. Rocket é MIMO, NanoBridge e NanoStation série M também são. Bullet e Airgrid são de polarização simples, portanto não são MIMO.
Um abração, e parabéns mais uma vez!
Valeu Jadir. Boa a tua correção.
Duas antenas ou mais = MIMO
só uma antena = SISO (single input single output)
Citação:
Jadir
Só um detalhe, Zé: sabe quem fez essa magia do Airmax na Ubiquiti? O mesmo pessoal que desenvolveu o projeto do Airfiber. O mesmo grupo que trabalhou no projeto do Canopy lá na Motorola, e já usavam TDMA há anos.
O Robert Pera não nega que saiu da Apple. O Jobs quando era vivo tinha essa filosofia de buscar só os maiores talentos no mundo naquilo que precisava pra obter sucesso.
Pois é, da mesma forma, a gente deve buscar o melhor equipamento pra tarefa. Independente do fabricante :-)
Eu acredito que o AirMAX é projeto da equipe do Robert ou uma equipe de chineses, indianos comissionados pr ele pra fazer o AirMAX.
A Galera da Motorola veio depois, no projeto do AirFIBER.
Abraço,
ZéAlves
-
Zé, muito bom artigo !!
Me diga uma coisa..
uma base station e clientes 1x (airgrid). media de 40 simultaneos... ate qual banda eh possivel vender sem degradação ?
-
Oi Alexandre.
Meus alunos que ultrapassaram 90 clientes simultaneos vendem bandas variadas, não existe velocidade fixa, tipo: 3 megas pra todo mundo.
No teu caso que tem 40 clientes simultaneos dá pra vender 2 megas pra cada um e sobra. Agora fica ligado que eu não tenho mais provedor, estou te falando pautado em teoria e no relato de meus alunos. Os caras não tem motivo pra mentir e se dar ao trabalho de escrever algo assim: http://granlabor.com/testemunhal-25.htm
Muitos são aqui do under, quem sabe algum deles resolve complementar com seu relato, mas eu tenho percebido que o pessoal fica na moita pra não dar luz pro concorrente, que muitas vezes está aqui também hehehe
Sobre trabalhar apenas com 1x1, existe o problema de sobrecarregar uma portadora. Lembra que só numa polarização você não está usando todo o potencial do AP. Eu explico Isso muito bem na certificação oficial Ubiquiti.
Abraço,
ZéAlves
-
ola, estou migrando alguns pops para ubiquiti , uso autenticaçao atraves de ip+mac+segurança(uma para cada cliente), mas nao vem ao caso, se eu tiver um pop com os Rocket M2 eu posso usar alguns clientes na polarizaçao vertical e outros na horizontal ou tem que ser tudo na mesma polarizaçao?
uso nos clienter Antena de Grade +Placa PCBA..
-
1 Anexo(s)
Aqui uso Mikrotik 411AH + R52Hn-M com base-station ubiquiti com NV2 e se for um POP com poucos clientes e com boa visada uso Omni-Tik da Mikrotik é muito bom também, já chegou a 25 clientes online sem problemas.
Já faz mais de 10 meses em horário de pico chega a 68 clientes simultâneo nas base-station, mas passando uns 15 MB, planos de 1 e 2 megas.
Uso CPE SXT Mikrotik nos clientes, na minha residência uso SXT conectado em uma OmniTik chega a passar 30 MB.
Depois da migração do 2.4 p/ 5.8 TDMA (Nv2) não tive mais nenhuma reclamação.
Recomendo Mikrotik a todos, muito bom mesmo !
Segue um Print Screen agora de manhã, tá só com 26 online na rede "Cyber_Internet_33" mas já da pra ter uma ideia.
Anexo 39343
Obs.: Tive que apagar os mac e os nomes dos clientes, pra evitar a concorrência.. rss
-
Mas o TDMA ele só fica ativo com uso do AIRMAX ou NV2, ele não é ativo no 802.11n não?
-
Muito Bom esse compartilhamento de conhecimento, pena que no meu estado não tem um curso desse
=/
-
certo.. entao dividindo os clientes eh H e V .. vai dividir as portadoras ??!?
a ubnt disse que isso nao aconteceria... mas tambem foram bem superficiais e acabou que a duvida ainda continua ...
-
Citação:
Kwitschal
ola, estou migrando alguns pops para ubiquiti , uso autenticaçao atraves de ip+mac+segurança(uma para cada cliente), mas nao vem ao caso, se eu tiver um pop com os Rocket M2 eu posso usar alguns clientes na polarizaçao vertical e outros na horizontal ou tem que ser tudo na mesma polarizaçao?
uso nos clienter Antena de Grade +Placa PCBA..
Teus clientes precisam ser compativeis com o TDMA. O NV2 da Mikrotik, o iPOLL da Intelbras ou o AirMAX da Ubiquiti são protocolos TDMA proprietários, ou seja, só funcionam com equipamentos do mesmo fabricante e da mesma série de produtos. No caso da Ubiquiti é a série M (AirMAX) ou então a versão antiga com upgrade de software. As outras empresas eu não sei dizer porque não conheço a fundo os produtos delas. Se usar AP AirMAX e cliente de outro fabricante não navega porque é incompativel.
Citação:
olivionet
Aqui uso Mikrotik 411AH + R52Hn-M com base-station ubiquiti com NV2 e se for um POP com poucos clientes e com boa visada uso Omni-Tik da Mikrotik é muito bom também, já chegou a 25 clientes online sem problemas.
Já faz mais de 10 meses em horário de pico chega a 68 clientes simultâneo nas base-station, mas passando uns 15 MB, planos de 1 e 2 megas.
Uso CPE SXT Mikrotik nos clientes, na minha residência uso SXT conectado em uma OmniTik chega a passar 30 MB.
Depois da migração do 2.4 p/ 5.8 TDMA (Nv2) não tive mais nenhuma reclamação.
Recomendo Mikrotik a todos, muito bom mesmo !
Segue um Print Screen agora de manhã, tá só com 26 online na rede "Cyber_Internet_33" mas já da pra ter uma ideia.
Obs.: Tive que apagar os mac e os nomes dos clientes, pra evitar a concorrência.. rss
Puxa, que legal! Era isso que eu queria ver. Tudo funcionando bonito no PTMP com Mikrotik. Obrigado.
Citação:
deanactive
Mas o TDMA ele só fica ativo com uso do AIRMAX ou NV2, ele não é ativo no 802.11n não?
Não, como disse um pouquinho acima, ele é proprietário e tem que ser tudo da mesma tecnologia (AP e estações).
Citação:
wagnersn
Muito Bom esse compartilhamento de conhecimento, pena que no meu estado não tem um curso desse
=/
Bota o nome na lista de cidades do meu site que pelo menos perto de você eu chego :-)
Citação:
alexandrecorrea
certo.. entao dividindo os clientes eh H e V .. vai dividir as portadoras ??!?
a ubnt disse que isso nao aconteceria... mas tambem foram bem superficiais e acabou que a duvida ainda continua ...
Depende do equipamento do cliente. Se não me engano o Bullet só funciona na vertical. Acho que algum aluno já relatou ter conseguido dividir as airGRIDS em vertical e horizontal. Pro AP não faz diferença em que polarização vem a conexão. Ele transmite e recebe em ambas simultaneamente. Pro AP não importa como o cliente usa seu timeslot.
Ô, loko! Se eu explicar tudo aqui ninguém vem no treinamento e eu não ganho grana pra comprar o leite das crianças :-D
Abraço a todos,
ZéAlves
-
Citação:
granlabor
Bota o nome na lista de cidades do meu site que pelo menos perto de você eu chego :-)
ZéAlves
Irei fazer isso =]
Pra ter uma noção vou fazer o MTCNA em Natal-RN
Moro na Paraíba
-
Re:
Citação:
granlabor
Depende do equipamento do cliente. Se não me engano o Bullet só funciona na vertical. Acho que algum aluno já relatou ter conseguido dividir as airGRIDS em vertical e horizontal. Pro AP não faz diferença em que polarização vem a conexão. Ele transmite e recebe em ambas simultaneamente. Pro AP não importa como o cliente usa seu timeslot.
Zé, quem define a polarização no caso do Bullet M é a antena, não o equipamento. Portanto, se montar a antena (seja direcional de disco ou grade) na horizontal, o Bullet irá associar ao setor horizontal da BaseStation. Se montar a antena na polarização vertical, associará ao setor vertical da BaseStation.
Eu particularmente não acho interessante o uso da BaseStation (que é MIMO por default) para atender clientes com polarização simples, como Airgrids e Bullets. Digo isso porque se estará subutilizando um equipamento de forma desnecessária (aquela questão de dividir a portadora, como o Alexandre comentou).
Funciona assim: quando você liga uma NanoStation M5 em uma BaseStation, o nível de sinal da recepção (e de retorno) é proporcional ao nível de sinal de cada um dos canais. Se foi obtido um sinal -60/-64 (no canal 1 e canal 2, respectivamente), o sinal equivalente será de -61, por exemplo.
Quando você liga essa mesma NanoStation M5 em um Bullet M5 acoplado em uma antena de polarização vertical, o único setor da Nano que de fato associará com o Bullet será o vertical. O setor horizontal obviamente, receberá níveis de sinal emitidos pelo Bullet AP, e exibirá o quanto recebe MESMO EM polarização horizontal. Então o resultado fica assim: -60/-85 (no canal 1 e canal 2, respectivamente), resultando em um nível de sinal equivalente de -62.
O efeito disso é simples: o rate geral da comunicação obrigatoriamente cai (uma vez que o rate máximo que se obtém em polarização simples é exatamente a metade do obtido em polarização simples, efeito do MIMO), e por consequência degradam o Airmax Quality e Capacity. Quanto maior o aproveitamento do rate na comunicação dos equipamentos, maior os níveis de Airmax Quality e Capacity.
Assim sendo, um equipamento que deveria associar em um rate 130/130 estará degradando o TDMA na comunicação geral do AP se associar em 65/65. Não entendam degradar como estragar (de certa forma é prejudicial sim). Entendam como subutilizar.
Resumindo, é melhor um Bullet M5 em 20Mhz com um painel horizontal Hiperlink associando Airgrids na horizontal e obter um rate 65/65 e níveis de Airmax Quality e Capacity de 100%/100% .... do que um Rocket M5 em 20Mhz associando Airgrids com polarizações diversas e negociando um rate 65/65 (onde é possível obter 130/130) e degradando o Airmax Quality e Capacity para 50%/50%
Utilizar equipamentos equivalentes em aplicações equivalentes. É uma questão de lógica e aproveitamento máximo do TDMA na comunicação geral da rede.
Conseguiram me entender?
-
Re:
Citação:
Jadir
Zé, quem define a polarização no caso do Bullet M é a antena, não o equipamento...
Em teoria é isso que vc falou. Na prática não rolou direito na horizontal. Atenuou um absurdo.
E a antena estava montada corretamente num ponto a ponto com Bullet M5.
Abraço,
Zé
-
-
Re:
Citação:
granlabor
Eu explico Isso muito bem na certificação oficial Ubiquiti.
Ixiii rapaz, to estragando o teu negócio! :)
Abração Zé!
-
Re:
hahahahaha estraga nada.
Uma coisa é lendo aqui, outra coisa é com o tio explicando ao vivo, vendo a expressão de "ué" no rosto do aluno que não entendeu e tirando a dúvida na hora :-D
ZéAlves
-
Re:
Já fui professor, cara... Didática não é problema.
Vou começar a fazer vídeo aulas pra acabar com o teu treinamento, tu vai ver!! ha-ha-ha!
To de zueira contigo, Zé. Nada substitui a didática de um profissional de gabarito como tu.
Sucesso a nós!
-
Re:
Tem espaço pra todo mundo :-D
Mas se faltar grana pra botar gasolina na moto vou ficar triste :-(
-
A cada dia fico mais empolgado com o under linux, valeu Zé depois me envia um e-mail sobre o teu curso ubnt.
-
Oi Wanderson.
Obrigado pelo interesse no curso. Quando tiver a oportunidade remova seu e-mail do post pra não cair na lista de robots de spam.
Toda informação sobre o curso está aqui:
http://www.granlabor.com/treinamento.php
Abraço,
ZéAlves
-
-
Re:
Citação:
Jadir
Resumindo, é melhor um Bullet M5 em 20Mhz com um painel horizontal Hiperlink associando Airgrids na horizontal e obter um rate 65/65 e níveis de Airmax Quality e Capacity de 100%/100% .... do que um Rocket M5 em 20Mhz associando Airgrids com polarizações diversas e negociando um rate 65/65 (onde é possível obter 130/130) e degradando o Airmax Quality e Capacity para 50%/50%
Mestre, me permita o desaforo de algumas correções:
1. O Bullet M5, sendo SISO, crava o Capacity em 50% , independente se há CPE MIMO ou não associada.
2. Deve separar Capacidade de Qualidade: Apenas a capacidade varia de acordo com SISO x MIMO, o Airmax Quality está sempre medindo a qualidade mesmo, nível de sinal, ruído, ACK e suas variações. Pode-se fazer qualquer salada de fruta na escolha das CPE's da linha M (SISO x MIMO x SIMO x MISO ) , se estiver todo mundo bem alinhadinho, o Airmax Quality vai estar a 100%.
Daqui há pouco tempo vou fazer um relato parecido com o meu anterior ( https://under-linux.org/f291/relato-...ullet5-157188/ ), só que dessa vez o Cenário será:
* OMNI UBNT Dupla Pol 10dBi
* AP Rocket M5 Airmax ON
* CPE's:
- NANO5 Legacy com Gambiairmax ( desculpem o trocadilho ) :p
- Airgrid M5
- Loco M5
==>> Ou seja: vou misturar além de A com N, antenas simples com dupla pol, o desafio é punk, mas fico me lembrando do aprendizado, "ansioso mode on" ( e o tio da serralheria que não me entrega duma vez a torre :D ).
O POP é para atender clientes até 700m, organizando as antenas de forma a transmitir com potência realmente baixa, na faixa de 4~6dBM, buscando obter sinal alvo de -60 ( por experiência, variações de acima de -65 degradam o Airmax, então, desci 3dBm do alvo padrão normalmente utilizado ( -63 ) ).
Sempre que possível, vou configurar as Nano5 em Horizontal e montar as Airgrid em Horizontal. Ficando apenas as LocoM5 trabalhando em Dupla e alguma que outra em vertical, quando o horizontal não ficou satisfatório ( satisfatório = Airmax Quality = 99~100% ).
Sem querer me provalecer, pra não perder a carona ( 2 dúvidas ):
1ª O que faz exatamente a polaridade Adaptive da Nano5 ?
2ª Li na documentação da Ubiquiti que ao utilizar Redes "N", recomenda-se deixar o ACK em Auto. Por que ?
-
Re:
Fala Tchê!
Que trocadilho escroto! Gambiairmax é maldade. AirMAX funciona muito bem, é injusto chamar de gambiarra. :-D
Se tiver 1x1 e 2x2 conectado no mesmo AP a qualidade pode ficar 100% se estiver tudo bem alinhadinho como vc disse, mas a capacidade vai ser menor do que 100% por causa dos 1x1.
Airmax bem instaladinho funciona bem até um sinal de -75. Baixa teu piso de ruído (possivelmente auto-gerado) que você vai ver rodar redondo com sinal de -75. Se não conseguir baixar teu próprio ruído meu treinamento está disponível pra ajudar.
O Adaptive dos rádios antigos (linha légacy) era uma seleção automática de acordo com a polarização do AP. Ou seja, deixa a CPE em adaptive e ela conecta na polarização vertical ou horizontal seguindo a polarização configurada no AP.
Forte abraço,
ZéAlves
-
Re:
Citação:
granlabor
Fala Tchê!
Que trocadilho escroto! Gambiairmax é maldade. AirMAX funciona muito bem, é injusto chamar de gambiarra. :-D
Se tiver 1x1 e 2x2 conectado no mesmo AP a qualidade pode ficar 100% se estiver tudo bem alinhadinho como vc disse, mas a capacidade vai ser menor do que 100% por causa dos 1x1.
Airmax bem instaladinho funciona bem até um sinal de -75. Baixa teu piso de ruído (possivelmente auto-gerado) que você vai ver rodar redondo com sinal de -75. Se não conseguir baixar teu próprio ruído meu treinamento está disponível pra ajudar.
O Adaptive dos rádios antigos (linha légacy) era uma seleção automática de acordo com a polarização do AP. Ou seja, deixa a CPE em adaptive e ela conecta na polarização vertical ou horizontal seguindo a polarização configurada no AP.
Forte abraço,
ZéAlves
O trocadilho é só para a inclusão da linha Legacy, mas não cuspo no prato que como não, foi só descontração... ^^
Meu piso está em -91, mas eu acho que ruído auto gerado não é, por uma série de fatores como por exemplo:
* 6dBm na transmissão com largura 20MHz com polaridade vertical;
* 4dBm no PTP com piso de -96 utilizando 10MHz, canal bem afastado e polaridade horizontal.
E a respeito do fundamento da sugestão da Ubiquiti de utilizar Auto em ACK quando utilizando "N" ?
-
Re:
Citação:
silviola
O trocadilho é só para a inclusão da linha Legacy, mas não cuspo no prato que como não, foi só descontração... ^^
Meu piso está em -91, mas eu acho que ruído auto gerado não é, por uma série de fatores como por exemplo:
* 6dBm na transmissão com largura 20MHz com polaridade vertical;
* 4dBm no PTP com piso de -96 utilizando 10MHz, canal bem afastado e polaridade horizontal.
E a respeito do fundamento da sugestão da Ubiquiti de utilizar Auto em ACK quando utilizando "N" ?
A brincadeira do trocadilho escroto era só descontração também, perdoe se passou a impressão errada.
Poxa cara, eu vou descordar de novo de você. Fazer a linha Légacy compatível com AirMAX foi legal. Levou 18 meses de desenvolvimento do software pra funcionar porque o hardware não era compatível com o airMAX e foi tudo feito no software.
Para quem tinha um grande investimento em rádio Légacy foi muito bom porque deu pra capitalizar o investimento feito na linha antiga e torná-la MAIS atual. Isso foi muito bom e funciona bem. Não é uma brastemp, mas também não é um isopor com gelo.
O difícil é a pessoa aceitar a possibilidade do ruído auto gerado, é mais fácil acreditar que o problema é causado por terceiros. Mas não adiata eu ficar tentado explicar no fórum...
Eu recomendo que meus alunos utilizem auto ACK em N. Eu utilizo, os alunos utilizam e está funcionando bem pra gente.
Att,
ZéAlves
-
Re:
Citação:
granlabor
O difícil é a pessoa aceitar a possibilidade do ruído auto gerado, é mais fácil acreditar que o problema é causado por terceiros. Mas não adiata eu ficar tentado explicar no fórum...
Sob um olhar crítico, toda e qualquer instalação tem defeitos... tudo depende pra que time você torce, se é que me entende.
Citação:
granlabor
Eu recomendo que meus alunos utilizem auto ACK em N. Eu utilizo, os alunos utilizam e está funcionando bem pra gente.
"Porque sim" não me satisfaz ... Eu já to no estágio do: Por que "porque sim" ? :D
-
Eu utilizo o ACK em auto no modo N e o interessante é que pra todos clientes a distância é calculada perfeitamente! Por exemplo, um cliente meu há 200 metros, o Rocket tá indicando 0.2km, conferi a distância no Google Earth, cravado, 200 metros! Todos outros clientes, até 900 metros, a ditância exata! Pra que melhor resposta q isso? Se ele meu AP tá configurando um valor de ACK e sabe a distância exata do cliente, não tem pq eu desconfiar q o valor não é eficiente.
-
em 802.11a/b/g/n o ack automatico 'coleta' as informacoes de TODOS os clientes... inclusive o ack para cada um... porem utiliza-se o ack do cliente que esteja mais longe (ack maior)...
-
No Bullet M2 pelo menos, com versão 5.33ajcorrea, ele calcula meus clientes como mais distante, 2.3km, mas na verdade o mais longe tá a 900m. Eu coloco o ACK nesse manualmente, em 1.1km, operando em B/G. Se eu coloco em 1km, ele automaticamente fica 0.9 e o ping fica estranho, coloco em 1.2km, ele configura automaticamente pra 1.1km e fica tudo ok.
-
justamente.. verifique o cliente em que ele calcula 2.3km provavelmente este cliente esteja atrapalhando neste caso...
-
Não sabia disso, sério? Mas tá tudo ok nesse cliente, sinal -65dbm, modo G fixado em 24Mega... Nesse Bullet pra falar a verdade, ele nao calcula exato nenhum cliente, fica tudo acima de 1km, sendo que tenho cliente há 100 metros... So no Rocket q calcula legal com clientes em N.
-
excesso de potencia causa ack alto também ... o ideal eh deixar automatico e ir no cliente 'mexer' ... tambem convem tentar outro canal no AP caso nao altere nada...
depois que todos os clientes estiverem com ACK normalizado (que o AP calculou certo ou bem proximo), voce fixa ele com 5 a 10% a mais do cliente mais distante.. ex:
mais longe: 2km, fixa o ack para 2.2km
-
Vou tentar isso depois. Como é bom descobrir uma coisa nova... :) Mas pelo menos esse ponto funciona bem, desempenho até razoavel pra modo G em 24 mega, passa 10mega de throughput nos testes...
-
Olha, não sei o q tá fazendo o bullet calcular errado pq tá todos clientes errados! Num tem um certo no auto ACK. Tenho cliente que ta alinhadinho, com sinal perfeito e potência em 16mW, minimo possivel do AP do cliente, mas com ACK em 1.4km, sendo q ele tá a 200 metros. Mudar de canal aqui não rola pq to com uma antena ECMTest Omni Slot q vem sintonizada de fabrica pro canal q vc pedir, o fabricante pergunta isso até, quando vc compra a antena, e fora do canal 13 ela fica muito ruim...
-
Citação:
raumaster
Eu utilizo o ACK em auto no modo N e o interessante é que pra todos clientes a distância é calculada perfeitamente! Por exemplo, um cliente meu há 200 metros, o Rocket tá indicando 0.2km, conferi a distância no Google Earth, cravado, 200 metros! Todos outros clientes, até 900 metros, a ditância exata! Pra que melhor resposta q isso? Se ele meu AP tá configurando um valor de ACK e sabe a distância exata do cliente, não tem pq eu desconfiar q o valor não é eficiente.
Eu já havia percebido isso: que ele calcula certinho. Pelo menos usando "N" com AirMax = ON.
Mas como não sei ainda porque a Ubiquiti recomenda o uso de Auto quando em "N", acabo usando manual mesmo, configurando no AP o ACK do cliente mais longo, que aqui no meu caso, é 600m.
Mas ainda, pelo que pude perceber o cálculo do algoritmo automático se baseia para estimativa da qualidade do link, potanto cliente desalinhado ou com ruído, eleva o ACK quando em "auto".
Por isso eu prefiro continuar a utilizar todos manualmente, como forma de manter a saúda da rede caso haja o deslinhamento de algum cliente, ou este comece a elevar seu piso de ruído. Ou seja: eu prefiro que apenas este cliente seja prejudicado, não deixando ele prejudicar a rede toda. Inclusive utilizo a opção "Sensitivity Threshold" no AP a -70 , para não deixar ninguém associar com sinal pior que este.
Quando obter um "porquê" plausível sobre utilizar ACK em Auto, com "N", quem sabe mudo de "estratégia". Pois até aqui, pela minha lógica torta, ACK manual é mais "seguro e responsável" ^^
-
Aqui em um ponto tenho dois clientes 1x1 - 1 AirGrid e o outro Bullet M2 numa antena Aquario e esses dois não calculam ACK corretamente, pq? Na verdade eles ficam oscilando o valor de distância, as vezes mostram u ma coisa, as vezes mostra certo, as vezes outro valor nada haver... to quase colocando duas Nanoloco nesses clientes pra deixar tudo 2x2...
-
Acredito que não seja o Loco que irá resolver o teu problema... mas também não tenho certeza.
Qual a distância destes clientes problemáticos e o que tá sendo relatado de sinal em ambos lados ? Incluso aí Ruído.
E mais, ao subir na casa dos clientes, enxerga-se perfeitamente a torre ?
Não tenho muito o que ensinar a respeito de variação de ACK, pois aqui eu fixo sempre, e cuido o AirMax Quality.
Ao fixar um ACK muito apertado, o AirMax Quality do cliente grita, automaticamente descendo. O que me serve de parâmetro na hora de fazer a análise e alinhamento.
-
AirGrid M2 16di: 461m (Google Earth) / Sinal -55dbm (potência 10dbm).
Bullet M2 + Aquario 25dbi 450m (potência 10dbm, tentei 5dbm, mas a conexão ficou instável...) / Sinal -57dbm.
Não, não vejo completamente pq as antenas ficam na ponta de um tubo de 6 metros, onde não tenho como subir, mas creio que de cima de visada praticamente livre, não 100%, mas 80% pelo menos.
-
estes valores de sinal é o que está chegando no AP, ou nos clientes ?
O Ruído tá quanto nos 3 rádios ( AP e Clientes ) ?
Talvez o fresnel a 80%, acabe causando uma análise de ACK do AP com margem de 20% de erro. É uma lógica meia loca, mas não é de todo descartada.
-
Chegando no AP, nos clientes é mais ou menos a mesma coisa. O noise no Ap tá -94dbm e nos clientes, um tá -96dbm (Airgrid) e -91dbm no Bullet.
Olha esse outro problema q to tendo no mesmo ponto:
https://under-linux.org/f305/interfe...irview-160452/
Nesse instante ta normal...