-
Dúvida ao usar 2 RB1100 (BGP/PPPoE)
Tenho uma RB1100 rodando o BGP e tenho uma segunda RB1100 que é o concentrador PPPoE atualmente uso um ip /30 valido do meu range para rodar essa segunda RB1100. Uso proxy-arp na interface de conexão entre as RB's para repasse de ip valido, porém não consigo o mesmo desempenho de navegação na segunda RB principalmente do upload e o download fica um pouco mais baixo, lembrando que esta RB esta somente em testes não esta em produção. Estou utilizando um patch-cord convencional para interligar as Ether's, gostaria de sugestões de configuração IP para esta segunda RB.
-
Re: Dúvida ao usar 2 RB1100 (BGP/PPPoE)
Citação:
Postado originalmente por
evertonsoares
Tenho uma RB1100 rodando o BGP e tenho uma segunda RB1100 que é o concentrador PPPoE atualmente uso um ip /30 valido do meu range para rodar essa segunda RB1100. Uso proxy-arp na interface de conexão entre as RB's para repasse de ip valido, porém não consigo o mesmo desempenho de navegação na segunda RB principalmente do upload e o download fica um pouco mais baixo, lembrando que esta RB esta somente em testes não esta em produção. Estou utilizando um patch-cord convencional para interligar as Ether's, gostaria de sugestões de configuração IP para esta segunda RB.
Q isso amigo, se vc tem bgp não precisa de usar proxy-arp pra nada, so fazer a quebra de bloco corretamente, isso s vc tiver um /20 ou /21. Uma dica, compre uma rb melhor tipo 1100ahx2 ou use pc( prefiro pc ) faça tudo nele, BGP + PPPoE server!!
Ps. Proxy-arp é uma gambiarra e so usam quem recebe um /29 na wan por exemplo...
-
Poe um /30 privado para interligar as duas rbs. Na segunda rb rota estática gateway a primeira, nada de nat. No pppoe server coloca teu pool de ips públicos para distribuir. Tira o proxy-arp.
-
Citação:
rogeriodj
Q isso amigo, se vc tem bgp não precisa de usar proxy-arp pra nada, so fazer a quebra de bloco corretamente, isso s vc tiver um /20 ou /21. Uma dica, compre uma rb melhor tipo 1100ahx2 ou use pc( prefiro pc ) faça tudo nele, BGP + PPPoE server!!
Ps. Proxy-arp é uma gambiarra e so usam quem recebe um /29 na wan por exemplo...
As RB's são 1100ahx2, tenho um /21 e não dá conta de fazer tudo na mesma RB por isso preciso implementar a segunda, para aliviar a primeira que ja esta trabalhando no talo, sem o proxy-arp qual sugestão de repasse do ip publico?
- - - Updated - - -
Citação:
cooloverdrive
Poe um /30 privado para interligar as duas rbs. Na segunda rb rota estática gateway a primeira, nada de nat. No pppoe server coloca teu pool de ips públicos para distribuir. Tira o proxy-arp.
Vou fazer isso e ver se haverá o repasse dos bloco de IP publico que vou cadastrar no Pool, valeu!
-
Citação:
evertonsoares
As RB's são 1100ahx2, tenho um /21 e não dá conta de fazer tudo na mesma RB por isso preciso implementar a segunda, para aliviar a primeira que ja esta trabalhando no talo, sem o proxy-arp qual sugestão de repasse do ip publico?
- - - Updated - - -
Vou fazer isso e ver se haverá o repasse dos bloco de IP publico que vou cadastrar no Pool, valeu!
Aqui uso um server xeon, para bgp com 3 operadoras + pppoe server, nunca passou de 10% o processamento, com trafego de 200mgs...
Ps. vc tbm pode fazer um OSPF entre elas!!
-
roda ospf entre suas rbs .. e desligar proxyarp.. eh perigoso
-
Fiz conforme passou usando /30 privado e não funcionou, só navega ativando Proxy-Arp na interface de "entrada" do link... Estou achando que o proxy-arp esta causando o problema pois sem ele e usando uma NAT para teste a navegação fica perfeita e a taxa de trafego fica correta de acordo com a quantidade de link que tenho disponivel na rb bgp
-
a rb do bgp NAO tem as rotas dos clientes conectados.. eh esse o problema..
ativando ospf pra divulgar estas rotas... vai funcionar..
-
Citação:
alexandrecorrea
a rb do bgp NAO tem as rotas dos clientes conectados.. eh esse o problema..
ativando ospf pra divulgar estas rotas... vai funcionar..
Alexandre, é exatamente isso que esta ocorrendo, não consigo repasse das rotas de outra forma a não ser pelo proxy-arp, porém notei que usando ele tenho uma perda de rendimento na rede de "teste", terei algum impacto na rede ativando o ospf entre essas duas RB´s inicialmente? Haja vista que todas torres possui RB750 /30 valido atras do enlace e desejo futuramente ativar 100% ospf... Qual melhor arranjo vc sugere para essa rede?
-
Citação:
evertonsoares
Alexandre, é exatamente isso que esta ocorrendo, não consigo repasse das rotas de outra forma a não ser pelo proxy-arp, porém notei que usando ele tenho uma perda de rendimento na rede de "teste", terei algum impacto na rede ativando o ospf entre essas duas RB´s inicialmente? Haja vista que todas torres possui RB750 /30 valido atras do enlace e desejo futuramente ativar 100% ospf... Qual melhor arranjo vc sugere para essa rede?
Vc colocou um /30 privado entre as rbs certo?
Vc criou a rota estatica do seu bloco de ips para a segunda rb?
Se precisar de suporte add ai q colocamos pra rodar esse bicho ai e se precisar implantar o ospf na rede toda!!
msn: [email protected]
-
o ospf nao deve estar divulgando as rotas.. por isso nao funciona..
o proxy-arp eh uma gambiarra que faz ele responder toda requisicao mesmo nao existindo (dai ta o perigo)
-
Citação:
alexandrecorrea
o ospf nao deve estar divulgando as rotas.. por isso nao funciona..
o proxy-arp eh uma gambiarra que faz ele responder toda requisicao mesmo nao existindo (dai ta o perigo)
Ainda não cheguei a ativar o OSPF por isso perguntei do impacto e plano de implantação..
-
Citação:
rogeriodj
Vc colocou um /30 privado entre as rbs certo?
Vc criou a rota estatica do seu bloco de ips para a segunda rb?
Se precisar de suporte add ai q colocamos pra rodar esse bicho ai e se precisar implantar o ospf na rede toda!!
msn:
[email protected]
Fiz o /30 privado
Criei a rota para o meu bloco /24 válido da segunda rb para a primeira bgp (reachable)
Criei o Pool do IP 10 até o 254 do bloco valido que esta na rota
Criei o Servidor PPPoE repassando esse pool
Quando conecto o computador esta recendo o IP válido do bloco
Porém só navega ativando PROXY-ARP!
-
Citação:
evertonsoares
Fiz o /30 privado
Criei a rota para o meu bloco /24 válido da segunda rb para a primeira bgp (reachable)
Criei o Pool do IP 10 até o 254 do bloco valido que esta na rota
Criei o Servidor PPPoE repassando esse pool
Quando conecto o computador esta recendo o IP válido do bloco
Porém só navega ativando PROXY-ARP!
Ta errado amigo, a rota tem de ser da primeira rb(bgp) para a segunda rb!!
-
Citação:
rogeriodj
Ta errado amigo, a rota tem de ser da primeira rb(bgp) para a segunda rb!!
Hum entendi, porém sacrifiquei meu almoço e levantei OSPF entre as duas Routers e já esta funcionando as rotas com pool de ip válido na segunda RB via pppoe normalmente, porém agora surgiu nova duvida, fiz de acordo ao Wiki da Mikrotik com ip invalido e /24 nas interfaces de conexão das rbs, preciso saber como colocar um IP publico na segunda router (concentrado) para poder acessar ela remotamente... e tbm a utilidade da interface loopback se vai ser necessario ou nao no caso..
Antecipadamente grato pela ajuda galera!
-
Citação:
evertonsoares
Hum entendi, porém sacrifiquei meu almoço e levantei OSPF entre as duas Routers e já esta funcionando as rotas com pool de ip válido na segunda RB via pppoe normalmente, porém agora surgiu nova duvida, fiz de acordo ao Wiki da Mikrotik com ip invalido e /24 nas interfaces de conexão das rbs, preciso saber como colocar um IP publico na segunda router (concentrado) para poder acessar ela remotamente... e tbm a utilidade da interface loopback se vai ser necessario ou nao no caso..
Antecipadamente grato pela ajuda galera!
Crie a interface de loopback e coloque qualquer ip valido /32 nela, e não esqueça de tirar esse ip do pool!
-
Citação:
rogeriodj
Crie a interface de loopback e coloque qualquer ip valido /32 nela, e não esqueça de tirar esse ip do pool!
Valeu Rogério, funcionou a contento, ai te pergunto preciso cadastrar em algum lugar da RB BGP essa bridge LOOPBACK ou ela é criada justamente para este proposito de acesso remoto?
-
Citação:
evertonsoares
Valeu Rogério, funcionou a contento, ai te pergunto preciso cadastrar em algum lugar da RB BGP essa bridge LOOPBACK ou ela é criada justamente para este proposito de acesso remoto?
Vc tem de cadastrar esse ip em netwoks no seu ospf, e tbm colocar esse mesmo ip pada ser o ID Router da sua instance!!
-
Citação:
rogeriodj
Vc tem de cadastrar esse ip em netwoks no seu ospf, e tbm colocar esse mesmo ip pada ser o ID Router da sua instance!!
Providenciei conforme explicou agora vou a produção para ver como fica, mas aparentemente esta ok!
-
o ip da loopback nao precisar ser valido nao !!
-
Citação:
alexandrecorrea
o ip da loopback nao precisar ser valido nao !!
Vou precisar dele válido para fazer o remoto da rede, inclusive esto com IP sobrando e preciso ocupar para pedir um novo bloco.
-
Citação:
evertonsoares
Providenciei conforme explicou agora vou a produção para ver como fica, mas aparentemente esta ok!
Alexandre surgiu mais uma dúvida estou adicionando novas Rbs ao OSPF e gostaria de saber se tenho obrigatoriedade de criar uma nova area para cada RB ou posso simplesmente usar uma única area para as novas RBS?
-
a area 0 (backbone) eh obrigatoria... se tiver redes 'por traz' dessa rb.. faça a area 1 .. ou 1 area por porta caso seja necessario...
-
Citação:
alexandrecorrea
a area 0 (backbone) eh obrigatoria... se tiver redes 'por traz' dessa rb.. faça a area 1 .. ou 1 area por porta caso seja necessario...
Esqueci de perguntar, em todas Rbs que fiz o ospf não tenho "internet" na RB quando tento pingar algum site pelo "New terminal" não tenho resposta porém os clientes dessas RB's navegam normalmente com suas rotas, devo acrescer alguma rota para acertar essa situação, pois precisaria ativar o NTP das Rbs... Att
-
Consegui com ajuda do Rogério, foi só fazer uma NAT no BGP setando a rede inválida que estou usando para fechar o OSPF entre as RBs.. (y)
Fiz o esquema da NAT no firewall, porém isso ocasionou um erro no meu RADIUS, pois acaba retornando o IP da WAN do servidor BGP e não o IP loopback da segunda RB OSPF, preciso de uma dica para colocar internet nessa segunda RB de outra forma para que ela aponte um IP público na RB BGP!
-
me admira ver a confusão de respostas para uma coisa tão simples