-
Socorro!!! Poluição Wireless
Boa Noite , peço a gentileza de quem puder me ajudar , estou com um problema em uma base , que tem o seguinte equipamento , uma rb433 que faz a conexao com o link de internet e controla a banda dos clientes , não uso cartão para distribuir o sinal poque da muito problema eu uso 2 bullet de 100mw com potencia setada a 50mw ligada cada um em 1 antena setorial de 21dbi de com angula de abertura de 60 grau com polaridade horizontal , funcionava perfeito , em qualquer horario do dia , nesse inicio do ano comecei a ter problemas em horarios de picos , o sinal começou a ocilar muito e começei a monitorar o sinal ruido o tempo todo em horarios criticos o sinal ruido chega em -74dbm , já testei todos os canais e nenhum melhora , já esgotei todo o meu conhecimento e não é pouco , hj fiz um teste para ver o que acontecia coloquei no lugar da setorial 1 antena de grade de 25dbi da aquario e apontei diretamente para 1 cliente em um local que eu sei que é critico , o sinal ficou excelente -48dbm o ccq ficou ocilando em 80% 90% e 100% , mais a banda de dados não chega a 500k , por favor amigos me ajudem
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Olá, amigo deixo aqui a minha experiência com MK pra Wireless em 2.4Ghz que é um caso parecido pois você usa bullet 2 2.4, aqui no começo era tudo bom depois começou as interferências, lentidões, pings altos, fiz de tudo botei grade da aquário de 25dbi com polarização horizontal pra testar, comprei painéis wirelink com polarização horizontal botei pigtail RG213 usei fonte de PC para alimentar a RB até que melhorou um pouco mas depois voltava os problemas fiz tudo o que você fez, só resolvi meus problemas depois que migrei tudo pra Nanostation M5 5.8 com Airmax ativado e nos clientes Nanostation Loco M5 5.8 e no lugar da RB coloquei bullet 2 só pra acabar com aquela caixa feia e manter os clientes que aos poucos foram migrando e assim ficando satisfeito com a qualidade do serviço hoje tenho um servidor RB1100AHX2 e uso cabo e conectores blindado da UBNT. fica a dica
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Então , eu pensei nisso tambem , em migrar para 5.8 mais o que eu estou com medo , é que o concorrente que esta dando esse problema esta migrando tambem , ai eu fico em cima do muro , porque vai que os clientes, migram , gasta um bom dinheiro e o concorrente suja de novo a fequencia 5.8 tambem , ai vou cair no mesmo problema.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Eu tinha um problema semelhante a seu em 2.4, mas resolvi, troquei os bullet para os de 800mw, e coloquei os painéis acima dos equipamento dos concorrentes, tive que aumentar as torres, e sempre alterando os canais.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Então , eu pensei nisso tambem , em migrar para 5.8 mais o que eu estou com medo , é que o concorrente que esta dando esse problema esta migrando tambem , ai eu fico em cima do muro , porque vai que os clientes, migram , gasta um bom dinheiro e o concorrente suja de novo a fequencia 5.8 tambem , ai vou cair no mesmo problema.
Cara no seu lugar eu contrataria um serviço de consultoria, aqui no forum tem uma galera porreta.
E creio que nem cobram tão carooooooo
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Meu amigo, será que este Bullet não estaria abrindo as pernas?
Veja que você relata que tem problemas nos horários de pico.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Meu amigo, será que este Bullet não estaria abrindo as pernas?
Veja que você relata que tem problemas nos horários de pico.
Então eu creio que não seja o bullet , porque eu tinha mudado por um bullet m2 ph de 600mw e o problema continua
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Caros amigos a impressão que eu tenho , é que essa interferencia não é na minha torre , é no local em que os clientes estão , o cliente mais longe que eu tenho nessa base esta a 2km o mais perto esta 500mts na parte da manhã todos estão com 85 a 100% de ccq e ping de 2 ms a 11ms no horario de almoço já cameça a ter problema mais pouco depois das 13 horas volta ao normal e vai chegando as 6 horas vai começando a ficar complicado ai a noite ccq chega a 50 40% e os ping já não responde mais , eu acho que não é interferencia de concorrente , mais sim de clientes de concorrente , porque eu já pequei cliente desses concorrente setado na potencia de 315mw em um ap que suporta apenas 250mw no maximo , eu acho que na hora que esses clientes ligam seus radios cria um sinal ruido que fica dificil de funcionar , gostaria da opnião de vcs.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
E ai Galera nos conte sua experiencia , Alguem ai no forum já passou por isso como resolveu , Não só eu mais têm mais gente por ai com o mesmo problema
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Caro fagtinti concordo em tudo que você disse aqui quando tivemos problemas com interferência na 2.4Ghz era nesses mesmos horários pois são os horários que os clientes chegam em casa ligam seus equipamentos e utilizam a internet de manhã era tudo tranquilo mas perto de 12:00 já começava a lentidão ping meio alto mais quando chegava o horário das 17:00 em diante já era internet já não prestava ai depois de 00:00 a internet voltava ao normal, realmente a interferência está também sendo dos clientes dos seus concorrentes também pois na época tive o mesmo raciocínio seu e tirei minhas conclusões e assim fiz minhas mudanças para 5.8Ghz e acabaram meus problemas pois ninguém aqui usa 5.8Ghz somente meu provedor, acabei de testar o ping de uma cliente que instalei hoje a 1.5KM de distancia com sinal -62 o ping 1ms e é horário de pico em 21:00 e deve ter uns 50 a 60 cliente conectado nessa Nanostation M5 que fica na torre temos 4 delas e eu trabalho com planos 600K, 1Mega, 2Megas e 4Megas e outro ponto forte que se deve contar é que um dedicado ajuda muito a qualidade da internet no cliente.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Parabens para vc , porque no seu caso não tem ninguem usando a 5.8 , já no meu caso eu já to vendo um monte de antenas 5.8 , o problema é se eu mudar quanto tempo vai durar , porque meu concorrente é meio loco e não tem ideia do que ta fazendo só para vc ter uma ideia ele tem mais de 60 reptidoras da cidade e a cidade pequena , já até pensei em oferecer uma sociedade a ele para melhorar a interferencia , mais ele é meio arrogante e tem influencia na cidade , eu to 11 anos no ramo e passei por tudo que vc pensa , eu do até consultoria pela internet sobre acoplamento , lençol digital , sinal ruido , mais na minha propria cidade esse concorrente ta me matando
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Como ja coloquei anteriormente, pra mim os bullet resolveu, mas deve levar em conta quantos clientes tem por bullet?
e como o colega ja colocou, um link de qualidade é muito importante, pois eu tinha um de meus links, que era um problema, troquei e percebi uma estabilidade na rede, outro fator é quantidade total de cliente x pela quantidade de link.
mas a rede 5.8 iria resolver seu problema.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Pois é amigo aqui eu fiz o mesmo que você comecei a chamar os concorrentes para virar um provedor só pois assim acabava interferência e ficava muito mais facio investir em link dedicado, melhores equipamentos, mais gente trabalhando para agilizar as tarefas e poder entregar internet de qualidade para o cliente.
Mas consegui fechar com 2 caras e viramos sócios de um provedor só, e os outros 3 concorrentes não quiseram preferiram continuar com a interferência a doidado fazer o que ne até hoje eles estão nesse sofrimento e muitos clientes deles vieram para nosso provedor, Só pra não deixar passar despercebido um dos caras que se juntou comigo ele tinha na época umas 6 repetidoras e usava os APs em 400MW de potencia pois ele mesmo confessou isso pra mim e isso em um bairro com tamanho de 1KM.
Então amigo se em 2.4Ghz já ta ruim e em 5.8Ghz os concorrentes já estão regaçando, só sobrou você cabear a área ai, mas eu tentaria a sorte na 5.8Ghz tudo Ubiquiti com Airmax ativado.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
creio que o bullet não é o problema , pois ele esta em bridge só conecta o cliente via criptografia wep e o controle dos clientes é pelo mikrotik e em cada bullet eu coloco no maximo 25 cliente e esse que esta dando problema tem apenas 15 e eu já troquei o bullet que eu uso bullet 2 100mw pelo bullet m2 hp 600mw e não adiantou , o jeito seria mudar para o 5.8 só que mesmo assim gostaria ainda de saber se alguem tem alguma solução alem da migração para 5.8
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Tens SCM? Use-a, ponha a Anatel na fita, nao sem antes de mandar uma notificacao extra-judicial pedindo aos concorrentes que trabalhem de forma civilizada com o espectro.
Eu ultimamente estou bastante envolvido em projetos de legalizacoes aqui no Peru, justamente para poder trabalhar tranquilo, já estou me dispondo a ensinar o mínimo que sei para todos trabalharem educadamente, e se nao escutarem, denúncia na cabeca, afinal, pago imposto para que?
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
EribertoTorres
Tens SCM? Use-a, ponha a Anatel na fita, nao sem antes de mandar uma notificacao extra-judicial pedindo aos concorrentes que trabalhem de forma civilizada com o espectro.
Eu ultimamente estou bastante envolvido em projetos de legalizacoes aqui no Peru, justamente para poder trabalhar tranquilo, já estou me dispondo a ensinar o mínimo que sei para todos trabalharem educadamente, e se nao escutarem, denúncia na cabeca, afinal, pago imposto para que?
Cara concondo com vc em tudo , só têm um problema de fazer isso , o dono tem influencia militar eu tenho medo dele
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Mais ai é de boa, manda denúncia anônima, e o truque é você se denunciar também. Revise se você aguenta uma inspecao sem ser lacrado, daí a Anatel faz a limpa, uma vez que foi também foi inspecionado, ficará a dúvida de quem dedou ;)
Já fizeram isso com Lan House e a Polícia fez a festa.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Então eu creio que não seja o bullet , porque eu tinha mudado por um bullet m2 ph de 600mw e o problema continua
Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Parabens para vc , porque no seu caso não tem ninguem usando a 5.8 , já no meu caso eu já to vendo um monte de antenas 5.8 , o problema é se eu mudar quanto tempo vai durar , porque meu concorrente é meio loco e não tem ideia do que ta fazendo só para vc ter uma ideia ele tem mais de 60 reptidoras da cidade e a cidade pequena , já até pensei em oferecer uma sociedade a ele para melhorar a interferencia , mais ele é meio arrogante e tem influencia na cidade , eu to 11 anos no ramo e passei por tudo que vc pensa , eu do até consultoria pela internet sobre acoplamento , lençol digital , sinal ruido , mais na minha propria cidade esse concorrente ta me matando
Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro
Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.
http://www.youtube.com/watch?v=kwdE-YCC1uQ
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Concordo plenamente com isso, pois tenho 2 torres (apenas uma operativa) e na principal, tenho 4 Rockets mal instalados que geram interferência em mim mesmo, mas como tenho poucos clientes e dificuldade em conseguir um bom instalador, tá ai. No meu segundo nó, que tá em casa, a mesma coisa, 6 NSLM2 um do ladinho do outro, e 2 setores amarelos/vermelhos no airview. Motivo da interferencia? Meus rádios e até o meu modem adsl gera interefencia no rádio, mas como o nó ta inativo (os rádios com 2 W máximo), nao to ligando.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.
Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro
Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.
http://www.youtube.com/watch?v=kwdE-YCC1uQ
Caro amigo muito obrigado pelo video , no meu caso é diferente eu já conhecia esse metodo de trabalho e é justamente o modo que eu trabalho , a unica diferença é que ele ta oferecendo um equipamento dele que é uma cpe com mikrotik , antena ,rb e cartão quer dizer que não utiliza cabos evitando perca de sinal e diminuindo a interferencia em si mesmo , o meu caso eu não uso o equipamento dele , mais no lugar eu utilizo uma setorial e ligo um bullet que do mesmo jeito não tem cabo e tambem diminui a interferencia em si mesmo pelo cabo de rede eu ligo na rb em uma porta lan a 6 metros da antena de distribuição colocada em em baixo da torre para melhor manutenção , o video é muito bom para meu concorrente , para evitar o problema de modulação eu fiz o seguinte coloquei 2 antenas um para atender clientes a + de 2 km e outra até 2 km desse jeito todos os meus clientes fou com sinal de -58dbm a -65dbm o problema meu é justamente o sinal ruido no local que chega a ter picos de -74dbm de ruido e o aconselhado para trabalhar é - 91dbm
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Caro amigos , começei a me questinar sobre o sinal ruido e pintou uma duvida , o sinal ruido 2.4 pode irterferir no 5.8 , alguem tem essa resposta eu nunca tinha pensado nisso , é mais uma questão de duvida?
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Neste bulletM2 você não ativou o airmax, pois os clientes não estavam com rádios que suportam o airmax, correto?
Não digo que seja, mas pode acontecer de estar havendo um choque de pacotes. Quem sabe experimenta configurar o RTS nas opções avançadas. O controle do tráfego pelo RTS é um meio não tão eficiente como o TDMA do Airmax, mas já dá um bom controle neste choque. É o que chamam de nó escondido que precisa ser evitado.
Tem um tópico aberto pelo mascaraajp, o Andrio, que faz um alerta sobre a ocupação desordenada do 5.8. Daqui algum tempo vai ter muita gente reclamando de interferencia em 5.8.
https://under-linux.org/showthread.p...t=pede+socorro
Tem um vídeo do Luciano da Computech que diz claramente que a maioria das interferências são auto-interferências.
http://www.youtube.com/watch?v=kwdE-YCC1uQ
Bom dia Amigo to tentando testar a dica do controle RTS que vc disse , no caso a Opção que eu Tenho é Limite RTS e esta marcado a opção off , é só desmarcar a opção off ou tem que alterar a numeração que aparece
grato pela ajuda
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Bom dia Amigo to tentando testar a dica do controle RTS que vc disse , no caso a Opção que eu Tenho é Limite RTS e esta marcado a opção off , é só desmarcar a opção off ou tem que alterar a numeração que aparece
grato pela ajuda
Para alterar algum valor, precisa entender primeiro a teoria a respeito do RTS.
Dá uma olhada neste tutorial. É com outro rádio, mas o princípio é o mesmo.
http://www.hardware.com.br/tutoriais...o/pagina5.html
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Amigo ve se eu entendi , para mim ativar o valor rts tem que ser menor que o Fragmentation Threshold para que ele possa pedir autorização quando o frame for maior que o valor informado assim evitando colisão entre os clientes
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Amigo ve se eu entendi , para mim ativar o valor rts tem que ser menor que o Fragmentation Threshold para que ele possa pedir autorização quando o frame for maior que o valor informado assim evitando colisão entre os clientes
Isso mesmo. O valor do RTS menor que o frame é que "liga" a permissão de transmissão. Assim, o AP vai liberar para aqueles que estiverem na fila enquanto os últimos da fila ficam esperando.
Isso pode dar um retardo na rede, uma latência, mas por outro lado evita que o choque de pacotes perturbe a vida de todos.
Agora é fazer testes e observar os resultados.
Vai chegar num valor que pode inviabilizar o desempenho da rede. Por ex se o RTS for 256 e o frame 2346 que é o valor máximo, todos os pacotes serão analisados e se for menor que 256 ele libera para passar sem colocar na fila, mas acima de 256 ele manda esperar a vez.
Pode ser que 256 seja um valor muito baixo para teu cenário.
Por isso você experimenta com valores mais altos. como 1024. Se der uma pequena melhora, este será o caminho. Daí pode experimentar com um valor um pouco menor e sempre observar o resultado.
Se não houver diferença nenhuma, então o problema é outro.
O que o Airmax faz de outra forma é com o mesmo objetivo. Evitar choque de pacotes que só se apresenta como problema quando aumenta o número de usuários como no horário de pico.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
To aproveitando o tópico e dando um passeio de airview. Em um setor, tá feio. O que farei? Acionarei a máquina pública e que eles coloquem seus veículos cheios de antena em cima e saiam dando scan de rede.
Porque farei? Porque pago impostos e aportes, e os demais nao. Se eu interferir em uma Telefónica da vida, com certeza ela faria o mesmo, já que ela paga mais do que eu.
Tem uma companhia vietnamita, que vai operar no Peru, se chama Viettel. Eles vao operar em 2.4 GHz e nao vao ter problemas com espectro saturado, sabem porque? Muitos piratas já estao baixando voluntariamente suas torres, porque sabem que vao sofrer sancoes. Vou aproveitar o embalo e me acoger da limpeza que Viettel fará ;)
Agora vou poder testar o RTS :D
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
amigo tive um problema que era muito parecido com o seu
depois de muito me bater trocando equipamentos da torre percebi que o problema estava nos clientes pois tinha uns 20 clientes que estava com o sinal -68 ate... –81 e 4 outros clientes que ficavam -38 ate... -45
ai fui a casa desses 4 clientes e vi que os rádios estavam se senha e também estavam na potencia máxima
ai coloquei os 4 no mínimo e com isso melhorou muitoooooooooooo
depois disso ainda baixei a potencia do meu bullet 2HP para 10dbm e fui a casa de todos os clientes conferir e ate achei mas rádios se senha e com potencia maiores que precisaria para distancia que o mesmo esta
e com isso melhorou ainda mais -58 ate -68 em media em horário de pico, no normal fica em -55 ate -63
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Potência de mais só gera ruido
Peguei uma rede que o cara jogou as nanos m5 dele
tudo em modo complice teste e meteu 23 dbm de potência
23+16= 39
imagina ai
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
wagnersn
Potência de mais só gera ruido
Peguei uma rede que o cara jogou as nanos m5 dele
tudo em modo complice teste e meteu 23 dbm de potência
23+16= 39
imagina ai
8 W de potência, o dobro do permitido, se a Anatel pega, é encrenca. Claro que se o equipamento tá no cliente, nao sei se o provedor seria implicado.
Agora do lado técnico , é um exceso de potencia desnecesária para um equipamento desses.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
EribertoTorres
8 W de potência, o dobro do permitido, se a Anatel pega, é encrenca. Claro que se o equipamento tá no cliente, nao sei se o provedor seria implicado.
Agora do lado técnico , é um exceso de potencia desnecesária para um equipamento desses.
Pois é estou montando micro células para ele, ele só tinha um ponto de acesso
vamos montar uma micro sábado
a potência eu já baixei, porém tem alguns clientes com potência alta que vou baixar assim que a outra célula tive operante
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
wagnersn
Pois é estou montando micro células para ele, ele só tinha um ponto de acesso
vamos montar uma micro sábado
a potência eu já baixei, porém tem alguns clientes com potência alta que vou baixar assim que a outra célula tive operante
É isso ai, aprendendo e arrumando rsss. Já cometi a imprudência de deixar um Rocket em compliance test e potência no máximo por 3 dias (estava testando o equipamento e simplesmente tive que sair e esqueci o bicho ligado rss).
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
jnsnetinho
amigo tive um problema que era muito parecido com o seu
depois de muito me bater trocando equipamentos da torre percebi que o problema estava nos clientes pois tinha uns 20 clientes que estava com o sinal -68 ate... –81 e 4 outros clientes que ficavam -38 ate... -45
ai fui a casa desses 4 clientes e vi que os rádios estavam se senha e também estavam na potencia máxima
ai coloquei os 4 no mínimo e com isso melhorou muitoooooooooooo
depois disso ainda baixei a potencia do meu bullet 2HP para 10dbm e fui a casa de todos os clientes conferir e ate achei mas rádios se senha e com potencia maiores que precisaria para distancia que o mesmo esta
e com isso melhorou ainda mais -58 ate -68 em media em horário de pico, no normal fica em -55 ate -63
Bom dia amigo , obrigado pela ajuda só me fala uma coisa vc setou bullet m2 ph de 600mw em 10dbm isso é - de 16mw e qual distancia vc atinge , e mais uma coisa , vc disse que o radio esta sem senha de conexao como ele se conectava
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Bom dia amigo , obrigado pela ajuda só me fala uma coisa vc setou bullet m2 ph de 600mw em 10dbm isso é - de 16mw e qual distancia vc atinge , e mais uma coisa , vc disse que o radio esta sem senha de conexao como ele se conectava
Que isso amigo estamos aqui para isso mesmo
Vamos lá
Bem eu uso o bullet2 HP de 800mw ele esta em 10dbm acoplado a uma omni de 9dbm hyperlink hoje tenho 32 clientes cadastrado nele o mais longe esta a 1100 metros e o mais perto esta a menos de 50 metros
Não uso senha de acesso so controle de Mac no bullet e o hotspot do PC MK faz o resto do controle de acesso amarrando Mac+ip+log e senha
Os rádios que eu falei que estavam sem senha são os dos clientes tipo eu coloco senha nos radios para os clientes malinos n ficar mexendo na configuração tipo esses mesmo que eu deixei sem senha os clientes colocarão no Maximo
Olha eu sei que parece estranho mas eu já estava para corre doido eu não sabia se jogava sal grosso na torre ou se chama uma velha benzedeira hahahahaha!
foi só eu parar e prestar bem atenção no meu cenário e vi que tinha coisa errada um cliente muito perto da torre com muita potencia é o mesmo que um aluno sentado na cadeira da frente gritando com o professor aí o professor não consegue escutar os outros alunos e a mesma coisa é um aluno nos fundos da sala cochichando aí toma a atenção do professor toda para ele simples assim
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
amigo olha eu devo ser o - experiente em redes wireless mas passei por um problema bem parecido, agora minha rede funciona até mesmo o modo G conecta bem na maioria dos clientes porem ainda uso o modo B pq tenho 3 clientes q terei de trocar equipamento p/ fazer o G funcionar como eu espero.
veja o meu caso era com uma omni aquario de 15dbi + bullet2.
acontecia exatamente a mesma coisa só funcionava a rede durante a madrugada fiz o seguinte.
troquei a omni
troquei o bullet2
troquei potencia
troquei tudo
nada resolvel.
ai conversando com muitos amigos e vendo os detalhes que muitos comentaram acabei passando 3 dias fuçando geral.
bom todos radios clientes estao com a potencia em 5dbm agora, alguns nao tem opção em dbm esta no minimo.
uma coisa q ajudou pacas foi trocar a antena de 15dbi q ja tinha trocado por outra igual anteriormente, por uma de 12DBI sim tudo esta perfeito, claro troquei as grade da aquario por oiw de 21DBI sao fantástica as da aquario mesmo no mesmo lugar nao ficam boas.
pelo que entendi seus clientes nao estao tao longe vc ja experimentou fazer um teste trocando seu painel de 21dbi por um painel de 12 ou 14DBI ??? ai faça um teste colocando uma antena de maior ganho em um cliente longe, use a potencia em 5dbm ou 7dbm depende do painel.
bom é só uma dica eu antes pensava q o sinal noise flor era melhor tbm mais baixo assim como o sinal do cliente quanto mais baixo melhor, rs sou iniciante quando troquei a antena por uma de menor ganho o noise flor mudou de -90 p/ -98, na epoca eu ainda nao sabia q tinha melhorado achei q tava pior descobri isso a pouco tempo rs
bom essa é minha dica isso é o que eu faria no mesmo caso agora, meu maior problema era nao ter verba p/ comprar novos produtos e acabei gastando com coisas desnecessárias por falta de conhecimento, rs nao conheço nada ainda mas sei q eu mesmo me prejudiquei.
outra coisa os clientes q ficam ruim na minha rede com sinal -75 chegaram a ficar -86 e nao navegavam estes foi o q troquei a grade agora tudo mundo navega bem.
boa sorte e se isso te resolver nao esquece de me avisar abraço
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
medeiros64
amigo olha eu devo ser o - experiente em redes wireless mas passei por um problema bem parecido, agora minha rede funciona até mesmo o modo G conecta bem na maioria dos clientes porem ainda uso o modo B pq tenho 3 clientes q terei de trocar equipamento p/ fazer o G funcionar como eu espero.
veja o meu caso era com uma omni aquario de 15dbi + bullet2.
acontecia exatamente a mesma coisa só funcionava a rede durante a madrugada fiz o seguinte.
troquei a omni
troquei o bullet2
troquei potencia
troquei tudo
nada resolvel.
ai conversando com muitos amigos e vendo os detalhes que muitos comentaram acabei passando 3 dias fuçando geral.
bom todos radios clientes estao com a potencia em 5dbm agora, alguns nao tem opção em dbm esta no minimo.
uma coisa q ajudou pacas foi trocar a antena de 15dbi q ja tinha trocado por outra igual anteriormente, por uma de 12DBI sim tudo esta perfeito, claro troquei as grade da aquario por oiw de 21DBI sao fantástica as da aquario mesmo no mesmo lugar nao ficam boas.
pelo que entendi seus clientes nao estao tao longe vc ja experimentou fazer um teste trocando seu painel de 21dbi por um painel de 12 ou 14DBI ??? ai faça um teste colocando uma antena de maior ganho em um cliente longe, use a potencia em 5dbm ou 7dbm depende do painel.
bom é só uma dica eu antes pensava q o sinal noise flor era melhor tbm mais baixo assim como o sinal do cliente quanto mais baixo melhor, rs sou iniciante quando troquei a antena por uma de menor ganho o noise flor mudou de -90 p/ -98, na epoca eu ainda nao sabia q tinha melhorado achei q tava pior descobri isso a pouco tempo rs
bom essa é minha dica isso é o que eu faria no mesmo caso agora, meu maior problema era nao ter verba p/ comprar novos produtos e acabei gastando com coisas desnecessárias por falta de conhecimento, rs nao conheço nada ainda mas sei q eu mesmo me prejudiquei.
outra coisa os clientes q ficam ruim na minha rede com sinal -75 chegaram a ficar -86 e nao navegavam estes foi o q troquei a grade agora tudo mundo navega bem.
boa sorte e se isso te resolver nao esquece de me avisar abraço
Amigo obrigado pela dica , pela pouca experiencia que vc disse que tem sua teoria esta certa, só 1 teoria que eu apredi em um curso gostaria de compartilhar com vc .
De acordo com meu professor Gilvan um cara ilario e meio maluco ele fala o seguinte a antena é a distancia do sinal e a potencia do radio é a densidade do sinal .
se vc quer atingir uma area de mais de 2km na base use antena com + de 20dbi o segredo é a densidade do sinal vc não precisa setar o bullet na potencia maxima coloque a potencia o suficiente para que o cliente a 50 metros e o de mais de 2km não passe de -91dbm o noise flor , já para os clientes vc tem que olhar cada de uma forma 1 cliente perto , antenas com - dbi e potencia baixa , clientes mais longe antenas com mais dbi mais a potencia continuando baixa , de acondo com o professor Gilva vc encontra o famoso Lençol digital .
No meu caso eu fiz isso estava disfrutando dessa teoria a 2 anos sem problemas o problema foi que o noise flor traduzindo é o sinal ruido do canal usado , cai drasticamente a noite as x tanto que até chega -74dbm e todos os canais estão igual , mais o amigo jnsnetinho me colocou um situação que não pensei,sera que não pode ser algum cliente muito perto com sinal muito alto , vou verificar e posto aqui a situação
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Boa Noite Galera , vou colocar para vcs o que eu fiz hj , deu uma melhorada mais ainda não eta 100% como antes mais ums 70% já melhorou , eu coloquei no bullet na aba Wireless a opção velocidade de dados coloquei 11mb e tirei o ajuste automatico , e na aba avandado eu coloquei em Algoritmo da velocidade como conservador , desmarquei a opção imunidade a ruido e desmaquei o off do Limite do RTS e o Limite fragmentaçao , depois disso fui em alguns clientes que estava dando probrema e ajustei o Limite RTS para 1024 a a fragmentação não mudei e coloquei a velocidade de dados como 11mb e não como auto , essas mudanças melhorou muito o desempenho da rede , mais quando eu mando pingar o clientes no bullet parece que o ping almentou , mais no cliente ta normal , agora eu não sei se foi por causa da modificação que eu fiz que almentou o ping , mais o ccq melhorou muito em horarios de pico , conforme for resolvendo vou postando o resultado aqui , quem sabe eu ajudo alguem com esse mesmo problema!
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Aqui não vai uma crítica. Só um conselho de quem já fez isso também.
Nunca muda muita coisa ao mesmo tempo. Altera uma config e observa o resultado.
Quando você muda muita coisa ao mesmo tempo você não vai saber o que realmente foi eficaz. Assim quando aparecer novamente você não terá um quadro mental do problema.
Outra coisa. No AP você deve deixar desativado o RTS, o que se consegue no caso dos Ubiquiti por marcar off.
O RTS quando usado deve ser sempre no cliente, pois quem precisa de receber autorização para transmitir é o cliente e não o AP.
No caso do data rates, tirando de auto e fixando em 11 como fez, vai obrigar todo mundo a conectar em 11, que já é melhor do que deixar no auto e ter gente conectando em 1 ou 5,5. Isso já melhora o CCQ, mas em 11 ainda não vai dar para colocar muita gente.
Uma sugestão. Deixa off no RTS do bullet. E deixa o data rates também em auto. Assim voce vai poder testar várias config de data rates nos clientes. Coloca ele ( o blullet) em B/G
Ativa novamente o noise imunity, pois em caso de ruido ele melhora muito a recepção.
Daí vai num cliente e seta ele para 18, 24 ou 36 e vê se ele mantem a conexão estável. E deixa o RTS em 1024 e o frame em 2346. Só baixa o frame se voce tiver o cliente com sinal muito baixo. 2346 é o tamanho máximo de quadros que o protocolo 802.11 envia. Se a conexão não for boa isso pode dar perda de pacotes. Daí é o caso de diminuir o frame para evitar um pouco a perda de pacotes e o consequente reenvio, que aumenta a latência.
Assim você só vai testar dois parâmetros, o data rates e o RTS. Não fica tudo muito misturado.
Faça isso com alguns clientes, pois com um só não dá para sentir muito resultado. Com vários, isso já deve ajudar o AP Bullet.
Observa os resultados. Se melhorar é porque houve uma melhora no throughput e melhor controle no choque de pacotes.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
1929
Uma sugestão. Deixa off no RTS do bullet. E deixa o data rates também em auto. Assim voce vai poder testar várias config de data rates nos clientes. Coloca ele ( o blullet) em B/G
Ativa novamente o noise imunity, pois em caso de ruido ele melhora muito a recepção.
.
amigo aproveitando sera que vc pode sanar uma duvida minha.
vc disse p/ deixar o bullet em B/G, vamos la eu fiz varios testes em cima da banda G e da banda B, minha conclusão foi a seguinte.
colocando o AP em B passa no maximo 5.5 mega
colocando o AP em G nao sei quanto é o maximo pois o link aki é de 8MB porem consigo consumo total desse link.
agora quando o AP esta em B/G o maximo do link que passa é tbm 5.5 mesmo quando o clientes esta conectado 54/54 em G.
ai eu pergunto pq usar B/G se nao vai aumentar o trafego de dados na rede ?
se alguem consegue usar B/G no bullet e fazer passar 10MB p/ quem esta conectado a 54/54 G, mesmo quando tem clientes em 11/11 B, eu gostaria de saber como é feito.
obs nao estou criticando, sou novo no assunto apenas quero aprender.
para o amigo com problema trocar o painel nao vai ser tao simples eu sei, pq vc nao tenta colocar uma Nanostation 2 na torre? se vc tiver alguma faça um teste, coloca ela com as mesmas configuraçoes do bullet e veja o resultado principalmente o noise floor.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
medeiros64
amigo aproveitando sera que vc pode sanar uma duvida minha.
vc disse p/ deixar o bullet em B/G, vamos la eu fiz varios testes em cima da banda G e da banda B, minha conclusão foi a seguinte.
colocando o AP em B passa no maximo 5.5 mega
colocando o AP em G nao sei quanto é o maximo pois o link aki é de 8MB porem consigo consumo total desse link.
agora quando o AP esta em B/G o maximo do link que passa é tbm 5.5 mesmo quando o clientes esta conectado 54/54 em G.
ai eu pergunto pq usar B/G se nao vai aumentar o trafego de dados na rede ?
se alguem consegue usar B/G no bullet e fazer passar 10MB p/ quem esta conectado a 54/54 G, mesmo quando tem clientes em 11/11 B, eu gostaria de saber como é feito.
obs nao estou criticando, sou novo no assunto apenas quero aprender.
para o amigo com problema trocar o painel nao vai ser tao simples eu sei, pq vc nao tenta colocar uma Nanostation 2 na torre? se vc tiver alguma faça um teste, coloca ela com as mesmas configuraçoes do bullet e veja o resultado principalmente o noise floor.
Por algum motivo não passa tudo em b/g., deveria .
O B/g é para quando tem clientes misturados. Clientes com só B irão conectar. Mas daí se este cliente estiver modulando com data-rates baixo vai puxar todo mundo para baixo.
Se testou em G e passou tudo de link que voce tem, então usa o G e configura os clientes como G. Tem gente que não conseguiu bons resultados em G e outros conseguiram.
Cada situação é diferente e precisa ser testado.
Outra coisa, qual o tipo de link que você tem? ADSL ou Dedicado?
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
o link é adsl.
nao deixo em g pq mesmo uns ficando muito bom, tem 2 ruins quando eu troca-los deixo somente em g.
eu ja acho q se tem alguem em B, mesmo o bullet estando em B/G ele transmite os dados como B (eu acho) pq o resultado é identico aki.
claro q posso estar errado mas troquei e voltei varias vezes e o resultado foi sempre o mesmo
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
medeiros64
o link é adsl.
nao deixo em g pq mesmo uns ficando muito bom, tem 2 ruins quando eu troca-los deixo somente em g.
eu ja acho q se tem alguem em B, mesmo o bullet estando em B/G ele transmite os dados como B (eu acho) pq o resultado é identico aki.
claro q posso estar errado mas troquei e voltei varias vezes e o resultado foi sempre o mesmo
Com adsl é complicado chegar a uma conclusão, pois o link também oscila. Por mais que voce faça o teste de velocidade e atinge os picos do contrato, quando vai distribuir para vários clientes, pode haver controle de conexões simultâneas, e mesmo o upload do adsl que é sempre bem mais baixo pode prejudicar todo mundo.
Ajeita estes dois que ainda estão em só B e testa novamente
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
medeiros64
amigo aproveitando sera que vc pode sanar uma duvida minha.
vc disse p/ deixar o bullet em B/G, vamos la eu fiz varios testes em cima da banda G e da banda B, minha conclusão foi a seguinte.
colocando o AP em B passa no maximo 5.5 mega
colocando o AP em G nao sei quanto é o maximo pois o link aki é de 8MB porem consigo consumo total desse link.
agora quando o AP esta em B/G o maximo do link que passa é tbm 5.5 mesmo quando o clientes esta conectado 54/54 em G.
ai eu pergunto pq usar B/G se nao vai aumentar o trafego de dados na rede ?
se alguem consegue usar B/G no bullet e fazer passar 10MB p/ quem esta conectado a 54/54 G, mesmo quando tem clientes em 11/11 B, eu gostaria de saber como é feito.
obs nao estou criticando, sou novo no assunto apenas quero aprender.
para o amigo com problema trocar o painel nao vai ser tao simples eu sei, pq vc nao tenta colocar uma Nanostation 2 na torre? se vc tiver alguma faça um teste, coloca ela com as mesmas configuraçoes do bullet e veja o resultado principalmente o noise floor.
Caro amigo muito obrigado pela dica , eu até já tinha pensado nisso , mais eu cai em 2 problemas , problema 1 o nanostation 2 tem um angulo de abertura se eu não me engano de 45° meu clientes estão em 90° , ai eu vou ter que colocar 2 nanostation ai vem o problema 2 , aqui eu estou com dificuldade de canal em bom estado ai em x de eu preocupar com 1 canal vou ter que me preocupar com 2 .
Mais a dica é boa
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
boa tarde , galera saindo desse assunto , gostaria de saber o seguinte , hj eu tentei conectar remotamente na minha base pelo dyndns.pro servidor changeip mais não consegui tentei acessar o site do www.changeip.com ta demorando demais acho que é problema lá alguem esta tendo esse mesmo problema
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Caro amigo muito obrigado pela dica , eu até já tinha pensado nisso , mais eu cai em 2 problemas , problema 1 o nanostation 2 tem um angulo de abertura se eu não me engano de 45° meu clientes estão em 90° , ai eu vou ter que colocar 2 nanostation ai vem o problema 2 , aqui eu estou com dificuldade de canal em bom estado ai em x de eu preocupar com 1 canal vou ter que me preocupar com 2 .
Mais a dica é boa
amigo uma de 10dbi, tem a abertura vertical de 30 e horizontal de 60, mas muito provavelmente o sinal vertical abra mais q isso, faça apenas um teste colocando a nano abaixo do painel e veja se todos clientes conectam se sim olhe o sinal e veja se ainda continua o mesmo problema. Se vc tem o aparelho sem precisar comprar p/ fazer o teste, no meu ponto de vista nao teria como fazer melhor teste.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
medeiros64
amigo uma de 10dbi, tem a abertura vertical de 30 e horizontal de 60, mas muito provavelmente o sinal vertical abra mais q isso, faça apenas um teste colocando a nano abaixo do painel e veja se todos clientes conectam se sim olhe o sinal e veja se ainda continua o mesmo problema. Se vc tem o aparelho sem precisar comprar p/ fazer o teste, no meu ponto de vista nao teria como fazer melhor teste.
Boa Tarde fera eu fiz o teste com um nano , alguns clientes ficaram ruim por causa do angulo de abertura , ai eu desativei eles para não atrapalhar no teste , infelismente sem resultado positivo , ficou até pior o sinal de meus clientes que estava a -65dbm cairam para -75dbm e os que estavam em sinal mais fraco parou de conectar , ai eu voltei como estava , não ta ruim mais é só chegar a noite que piora tudo
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Caros Amigo , muito obrigado pela ajuda, mais infelismente eu joguei a toalha , vou tentar falar com meus concorrentes e tentar convence-los a trabalhar da forma correta , porque eu já fiz de tudo que conhecia , a situação atualmente é assim o dia inteiro até + ou - 6:00 da tarde funciona normalmente , com ping nos cliente de 3ms a 11ms , a maioria dos clientes , depois das 6:00 4 clientes da regiao mais critica cai o sinal bruscamente de -60dbm para - 75dbm com ccq de 20 e 30% ai a rede já era todos os clientes ficam ruim o ping começa a dar tempo limite
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Citação:
Postado originalmente por
fagtinti
Caros Amigo , muito obrigado pela ajuda, mais infelismente eu joguei a toalha , vou tentar falar com meus concorrentes e tentar convence-los a trabalhar da forma correta , porque eu já fiz de tudo que conhecia , a situação atualmente é assim o dia inteiro até + ou - 6:00 da tarde funciona normalmente , com ping nos cliente de 3ms a 11ms , a maioria dos clientes , depois das 6:00 4 clientes da regiao mais critica cai o sinal bruscamente de -60dbm para - 75dbm com ccq de 20 e 30% ai a rede já era todos os clientes ficam ruim o ping começa a dar tempo limite
Segundo o Zé Alves, nao deixe CCQ abaixo de 97%. Se for o caso, baixe a modulacao dos rádios até estabilizar o CCQ e depois conserte as instabilidades. (aprendi isso num clip de vídeo que ele colocou demonstrando o curso, imagine no curso completo rss).
E de falar com os concorrentes é uma boa, eu to fazendo melhor inclusive: estou ajudando muitos a se formalizarem. Logo terei uma dezena de concorrentes que pagam imposto e tem que sofrer igual a mim, mas nao cometerao abusos com o espectro.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Poxa, amigo... eu sei q pode parecer fácil falar, mas não desanima... ainda não é hora de jogar a toalha... eu já passei por esse mesmo problema e se não fosse a força q um amigo me deu eu teria entregue os pontos.
Aqui na minha rede eu tb estava com esse problema de "lentidão com hora marcada"... dava 18:00h e a rede, que não era assim, começava a ficar lenta e vários clientes reclamavam... depois de rever com calma determinadas configurações sem êxito, sobrou a mudança de canal...
Aqui eu atuava no canal 11... incentivado por esse amigo, migrei para o canal 13 e a mudança foi gritante... mesmo de dia já dava pra perceber a melhora... e depois fui confirmando com o clientes q passaram novamente a elogiar.
No meu caso, essa lentidão era causada por alguma interferência, não era gargalo pq tinha link sobrando no momento em q acontecia a lentidão.
Agora meu próximo passo é migrar para 5.8ghz... só estou pesquisando para ver qual o equipamento mais adequado a ser instalado aqui.
Fagtinti... vc chegou até aqui e pode ir bem mais longe. Cabeça fria, amigo... Sucesso pra vc.
Forte abraço.
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Ele tá jogando a toalha sobre arrumar a rede dele, agora ele vai no bar tomar um mé com os concorrentes e ver se todos ficam de acordo para trabalharem bonito ;)
-
Re: Socorro!!! Poluição Wireless
Caros amigos , obrigado por tentarem me animarem , mais eu já testei o canal do 1 ao 11 e todos deram problema só não testei 12 e 13 porque meus concorrentes estão nele , para vc ter uma ideia minha base eu trabalho no canal 4 , que é o canal que mais se estabilizou uso a potencia de apenas 15dbm que seria 32mw de potencia , com uma antena setorial de 17dbi com angulo de radiação de 90grau , meus clientes que estão perto uso antena de grade 17dbi com 12dbm = 16mw de potencia e para meus clientes que estão longe uso antenas de grade de 20dbi ou 25dbi com potencia de 15dbm , tenho no maximo nesse setor critico apenas 10 clientes , todos eles durante o dia tem pings excelente de 2ms no minimo e 12 a 25 ms no maximo e só chegar a noite que da tempo limite , eu acho o seguinte , que não é meus concorrentes que estão me prejudicando , porque no caso a base deles ficam ligado o dia todo , o que da para perceber , que é os clientes deles , eles devem estar setando seus clientes no maximo e ai quando todo mundo liga é ruido para todo lado gerando esse problema nesse horario .
A solução não seria trocar equipamento ou configuração , porque o sinal ruido aconselhado para se trabalhar no canal é no maximo -91dbm e durante o dia o piso ruido fica variando de -96dbm a -91dbm é onde fica estavel a noite varia de -74dbm a - 87dbm se alguem conseguir trabalhar assim me fala qual o milagre que eu quero tambem , pessoal desculpa o desabafo , é que eu to ficando maluco com o pessoal aqui o pior , é que eu não sou regularizado , não tenho tanto cliente assim , que compensaria , e meu link é adsl de 8mb , então o problema é que meus concorrentes são regulamentado só que não sabem trabalhar , eu que não sou! sei trabalhar , mais como chegar nele e falar isso