-
Switchs Intelbrás gerenciavel e vlan.
Alguém esta usando algum desses equipamentos;;
- Grenciavel:
http://www.intelbras.com.br/Produtos...om-2-Mini-GBIC
Vlan:
http://www.intelbras.com.br/Produtos...ernet-VLAN-PoE
Preciso substituir o swtch do meu cpd e também fazer vlan em toda minha rede, gostaria da opinião de que usa o equipamento.
Grato!.
-
Re: Switchs Intelbrás gerenciavel e vlan.
O com vlan utilizo e recomendo. só cuidado, pois por causa da vlan, ele só vai até 60mbps.
-
Bom dia Andrelch
Esse switch não tem limite de banda independente se suporte Vlan, ambos são 100Mbps Full Duplex e não são limitados em 60Mbps.
Att,
Rosinei
-
Esse VLAN eu uso aqui na minha rede e recomendo, porém ele apenas isola os clientes de se enxergarem... agora esse gerenciavel talvez evite looping na rede, mas não o conheço
-
O com vlan evita looping também, desde que só use eles,
Quanto a banda, até mesmo em bancada, com mais de 3 portas em uso, toda vez que passava de 60mb começava a perder pacotes.
-
Citação:
Postado originalmente por
andrelch
Quanto a banda, até mesmo em bancada, com mais de 3 portas em uso, toda vez que passava de 60mb começava a perder pacotes.
Fiz testes aqui e tanto retorno de dhcp quanto looping ele não protege...
minha rede tem 70% desses switchs e rbs em pontos estratégicos já par evitar transtornos em massa...
-
Citação:
Fiz testes aqui e tanto retorno de dhcp quanto looping ele não protege...
minha rede tem 70% desses switchs e rbs em pontos estratégicos já par evitar transtornos em massa...
Caro colega paullsoftware,
Não entendi a sua colocação, primeiramente você disse que ele não evita o dhcp e looping, e depois colocou que você utiliza em 70% da rede em pontos estratégicos para evitar transtornos em massa.
Desculpe, não estou querendo te contradizer, não leve a mal, só estou querendo esclarecer a dúvida que ficou quanto a sua colocação.
A respeito do assunto do tópico:
O switch não-gerenciável da Intelbras SF800V, evita sim o looping de rede e consequentemente não propaga o anúncio e distribuição de servidores DHCP, através da função de vlan fixa. O que muita gente confunde, é que ele evita essa propagação entre as sua portas, ou seja, se você tem uma rede na porta 1 desse switch com looping de rede, esse looping fica isolado aos computadores que estão conectados nessa portas para frente, e esse looping não irá ser propagado para as portas de 2 a 8.
Outro detalhe é que sempre a saída da rede, ou para quem prefira chamar assim, o uplink é sempre feito pela porta 8, sendo que nessa porta ele também aceita ser alimentado por POE passivo em 12v.
Quanto a necessidade do colega RCINFONET, lhe oriento a utilizar o switch Intelbras SF2842MR, pois como vai utilizar no seu backbone (CPD, como você diz), além de ele ser gerenciável, possuir 24 portas, 2 portas giga e mais 2 mini gbic, você ainda vai poder criar e gerenciar as suas vlan´s, da maneira que quiser, coisa que não conseguiria fazer com o outro modelo, que possui vlan´s fixas, ou seja, você não pode alterá-las.
Um grande abraço a todos os colegas.
-
Citação:
michaelbr
Não entendi a sua colocação, primeiramente você disse que ele não evita o dhcp e looping, e depois colocou que você utiliza em 70% da rede em pontos estratégicos para evitar transtornos em massa.
Desculpe, não estou querendo te contradizer, não leve a mal, só estou querendo esclarecer a dúvida que ficou quanto a sua colocação.
O switch não-gerenciável da Intelbras SF800V, evita sim o looping de rede e consequentemente não propaga o anúncio e distribuição de servidores DHCP, através da função de vlan fixa. O que muita gente confunde, é que ele evita essa propagação entre as sua portas, ou seja, se você tem uma rede na porta 1 desse switch com looping de rede, esse looping fica isolado aos computadores que estão conectados nessa portas para frente, e esse looping não irá ser propagado para as portas de 2 a 8.
Outro detalhe é que sempre a saída da rede, ou para quem prefira chamar assim, o uplink é sempre feito pela porta 8, sendo que nessa porta ele também aceita ser alimentado por POE passivo em 12v.
Quanto a necessidade do colega RCINFONET, lhe oriento a utilizar o switch Intelbras SF2842MR, pois como vai utilizar no seu backbone (CPD, como você diz), além de ele ser gerenciável, possuir 24 portas, 2 portas giga e mais 2 mini gbic, você ainda vai poder criar e gerenciar as suas vlan´s, da maneira que quiser, coisa que não conseguiria fazer com o outro modelo, que possui vlan´s fixas, ou seja, você não pode alterá-las.
Não vamos discutir por experiências já vividas usando a ferramenta. (já tive essa experiência usando esse switch e não se propagou devido as RBs)
Só um detalhe, leia novamente veja que uso eles para evitar que os usuários se enxerguem mais uso RBS para barras possíveis retornos dhcps.
-
Citação:
michaelbr
Atualmente uso um tp link / 1000 gerenciável, mas gosto muito do produtos intelbrás e estava pensando em subistituir, ja que minha sw atual recebeu uma descarga elétrica e precisa ser substituida.
-
Citação:
RCINFONET
Atualmente uso um tp link / 1000 gerenciável, mas gosto muito do produtos intelbrás e estava pensando em subistituir, ja que minha sw atual recebeu uma descarga elétrica e precisa ser substituida.
Guri, a primeira já usei muito boa mesmo! A segunda não!
Pro CPD ai vai na primeira!
-
1 Anexo(s)
Anexo 44772
Alguém sabe me dizer se o equipamento A e B vão se enxergar na rede com essa topologia, usando o SF 800 V no local do Switch Vlan? Quero colocar um Switch entre o Vlan com APs e o meu servidor para poder conectar diretamente neles pelo meu desktop quando necessário, mas não sei se o Switch normal vai gravar os MACS de A e B na sua tabela e vai encaminhar os pacotes, se isso acontecer, não vai me servir de nada o Switch Vlan.
-
Citação:
andrelch
como fizeste esse teste?
-
Citação:
Gosulator
Anexo 44772
Alguém sabe me dizer se o equipamento A e B vão se enxergar na rede com essa topologia, usando o SF 800 V no local do Switch Vlan? Quero colocar um Switch entre o Vlan com APs e o meu servidor para poder conectar diretamente neles pelo meu desktop quando necessário, mas não sei se o Switch normal vai gravar os MACS de A e B na sua tabela e vai encaminhar os pacotes, se isso acontecer, não vai me servir de nada o Switch Vlan.
Quaisquer dispositivos que estiverem conectados às portas 1 a 7 estarão isolados entre si, cada um destes dispositivos só se comunicarão com o dispositivo conectado à porta 8 (uplink). Para que haja comunicação entre os hosts conectados às portas 1 a 7 a informação terá que dar um passeio pelo roteador conectado à porta 8, que poderá permitir ou não tal comunicação.
Estou falando do SF800V.
-
Eu tava em dúvida se podia acontecer de um switch normal layer 2 conectado na porta 8 do intelbras podia registrar o mac e ip do dispositivo na porta 1 do intelbrase o mac e ip do dispositivo na porta 2 do intelbras, e quando um pacote do dispositivo 1 direcionado pro dispositivo 2 chegasse nesse switch layer 2 ele simplesmente iria redirecionar ele pro local correto, que seria a mesma porta pela qual ele acabou de chegar.
Testei hoje isso e não acontece, ele não encaminha nada nessas condições.
Mas ainda estou em dúvida em relação ao que o outro amigo falou, sobre o troughput de 60mb. Aqui o limitador está sendo as placas de rede dos dispositivos que estou testando, o tráfego tá cravado em 100mb (half), a única coisa que vejo acontecer é o tempo de resposta começar a subir quando eu começo a aumentar o número de conexões, mas o tráfego total continua o mesmo. Queria saber o tipo de teste que o outro amigo fez pra ver se eu consigo reproduzir.
Mais uma dúvida, eu poderia usar vários switchs desses da intelbras em cascata, por motivos de topologia e número de portas necessárias???? Tem alguma coisa que pode acontecer, eu não tem a comunidação com algum dispositivo, ou o troughput baixar muito só por causa desses switchs em cascata.
Outra coisa, se eu botar 2 dispositivos com o mesmo ip na porta 1 e 2 do switch, e tentar pingar esse ip a partir de um dispositivo na porta 8, o que acontece?
- - - Atualizado - - -
aliás, achei que foi um vacilasso da Intelbras não botar uma porta gigabit nessa porta 8... Seria perfeito pra usar ele em cabeamento estruturado, pra edifícios ou pra trabalhar em postes.
-
testando em full duplex, 95/90mb, pings na casa dos 10ms
-
Pessoal quais os benefícios de se usar um switch gerenciável intelbras, cisco, 3com etc..., em que a rede melhora ? quero melhorar a minha rede e investir em qualidade, mas estou sem saber o que fazer, os clientes estão aumentando e logo vou precisar melhorar isso antes que comecem as reclamações, eu uso um PC com mikrotik e mk-auth, na saída estou com um switch simples intelbras e quero melhorar isso, pois já estão saindo 25MB no horário de pico e estou querendo em 3 meses lancar uma fibra para os bairros de maior quantidade de clientes e com um switch comum não tem como, hoje autentico os clientes via radius com pppoe ... Um abraço a todos ... Rodrigo
-
Então, para fazer uma rede cabeada em postes, a melhor forma é conectar um cabo das portas de 1 a 7 de um SF800 V com a porta 8 do switch seguinte e fazendo a ligação para os clientes nas portas de 1 a 7 e assim por diante?
Abraço.
-
Citação:
Poemander
Então, para fazer uma rede cabeada em postes, a melhor forma é conectar um cabo das portas de 1 a 7 de um SF800 V com a porta 8 do switch seguinte e fazendo a ligação para os clientes nas portas de 1 a 7 e assim por diante?
Abraço.
Não.
A porta oito é para a entrada do sinal e não saída.
Fica assim:
Servidor para a porta 8 do switch. Portas 1 a 7 para clientes ou para a porta 8 do próximo switch vlan e assim por diante.
Funciona como um funil. Tudo que vem da porta 1 a 7 só vai para a 8. Ou seja, diminui, em muito, a transmissão de pacotes dentro da rede e evita jogos como counter strike, e outros de rede, que só entopem o cabo.
Além disso, se um cliente ligar um roteador na porta errada, não propaga dhcp na rede.
Abraços.
-
Olá, amigos do fórum, uso um switch SF 800 VLAN da Intelbras, onde o cabo do Mikrotik é ligado nele e as outras portas distribuem o sinal para os rádios na torre.
Entretando, tive a chance de adquirir em troca de um serviço, um switch da TP-Link TL-SF1024. Penso em colocá-lo em um rack de piso que fica em minha base. Quero trocar o SF 800 VLAN da Intelbras, por esse da TP-Link, que pode ser fixado em rack e tem mais portas (24 ao todo).
Minha dúvida é se vou fazer um bom negócio, pois apesar desse switch da TP-Link ser mais robusto, ele não possui VLAN, não é gerenciável.
Abraço.
-
Tem um switch da Multilaser 8 portas, que tem vlan fixa e é gigabit, modelo re128, homologado na anatel.
Comprei 1 para testes.. não usei ainda, se tudo ok, vou substituir todos meus sf800 vlan.
-
Olá, amigo... mas será que vale a pena atualmente usar um switch da TP-Link TL-SF1024 na base só pra distribuir o sinal do MK para os rádios na torre?
Abraço.
-
Gostaria de saber também, atualmente aumentei meu link para 150mbps, o pessoal de provedor usam switch normal ou gigalan ou usam switch vlan. Qual seria melhor switch custo beneficio para 150mbps?
-
Citação:
Poemander
Olá, amigo... mas será que vale a pena atualmente usar um switch da TP-Link TL-SF1024 na base só pra distribuir o sinal do MK para os rádios na torre?
Abraço.
Sim vale a pena.. ele é L2, podes fazer segmentação por vlans.. ou simplesmente isolar umas porta das outras e criar uma de Uplink.
-
Amigo, Patrick... esse modelo de switch da TP-Link TL-SF1024, é do tipo comum, não gerenciável. Essa é minha dúvida... se ele pode ser usado só pra levar o sinal do mk e dividir entre os rádios na torre apenas.
Abraço.
-
Citação:
Poemander
Amigo, Patrick... esse modelo de switch da TP-Link TL-SF1024, é do tipo comum, não gerenciável. Essa é minha dúvida... se ele pode ser usado só pra levar o sinal do mk e dividir entre os rádios na torre apenas.
Abraço.
Me desculpa, esqueci desse detalhe.. bom nesse caso seria interessante criar vlans no mk e nos rádios, para isolar cada segmento da sua rede.