-
Ap para grande quantidade de clientes...
Fala galera, queria uma sugestão de vocês para um AP que aguente uma quantidade alta de clientes.. Cada cliente vai usar no máximo 2mb de banda e preciso de um AP que suporte mais de 80 clientes simultaneamente. Atualmente uso UNIFI Outdoor 2.4 porém quando passa de 50 clientes não fica legal, existe algum outro equipamento melhor?
-
Re: Ap para grande quantidade de clientes...
Não existe. Tera de colocar varios aps e dividir esses clientes...
-
O problema é o seguinte, colocar mais de um AP em um pequeno espaço.. E com relação a interferência?
-
Nesse ponto específico da empresa, em que estou tendo problemas, o horário de píco chega até 110 clientes..
-
Setorial pra usar diretamente em smartphone e tablets acho um pouco complicado aqui devido ao espaço.. Talvez 3 ou 4 nanostations daria pra colocar.. O que acha?
-
Na verdade não.. 240 já ficaria legal, além de dar uma margem pra não ter problema com interferência.. Tenho que testar! Minha dúvida é agora é a seguinte, o nanostation é o equipamento ideal pra isso? Porque os clientes vão usar diretamente nos seus smartphones e tablets.
Já usei nanostation como cpe e em ptp, agora diretamente nos clientes nunca!
-
Colega,
Utilizo o EnGenius Technologies Long-Range Dual-Band 802.11n Outdoor Access Point (ENH700EXT) com experiências muito boa, conectando mais de 150 usuários e com opção de ter até 16 SSID no mesmo aparelho. Ele não tem opção de dhcp. Podendo conectar redes em 2.4 e 5ghz o que divide os usuários conforme a tecnologia dos terminais em operação.
Espero ter ajudado!
-
Existe sim um ap que vai aguentar mais que isso ate, o wavion WBS-2400. ou o novo wavion WBSn-2400-O.
-
Citação:
Postado originalmente por
pu6wmy
Colega,
Utilizo o EnGenius Technologies Long-Range Dual-Band 802.11n Outdoor Access Point (ENH700EXT) com experiências muito boa, conectando mais de 150 usuários e com opção de ter até 16 SSID no mesmo aparelho. Ele não tem opção de dhcp. Podendo conectar redes em 2.4 e 5ghz o que divide os usuários conforme a tecnologia dos terminais em operação.
Espero ter ajudado!
PU6... pelo início do nick deve ser radioamador heheh
Me diga uma coisa, qual a distancia que cobre com uma unidade destas?
-
Área aberta ele tem um rendimento expetaluar. Mas claro que é para levar em conta o terminal em uso, not tem bem mais rendimento que celular ou Tablet.
indoor ~ relativo, mas já fizemos área em um centro de eventos e atendendo mais de 150 metros liner com 1 ~ 4 mbits not.
outdoor ~ 200mts com rendimento incrível.
entretanto é importante fazer um projeto de cobertura para garantir a qualidade.
Ponto a ser instalado é um dos maiores segredos.
Sou radioamador classe c.
Abracos
-
Citação:
pu6wmy
Área aberta ele tem um rendimento expetaluar. Mas claro que é para levar em conta o terminal em uso, not tem bem mais rendimento que celular ou Tablet.
indoor ~ relativo, mas já fizemos área em um centro de eventos e atendendo mais de 150 metros liner com 1 ~ 4 mbits not.
outdoor ~ 200mts com rendimento incrível.
entretanto é importante fazer um projeto de cobertura para garantir a qualidade.
Ponto a ser instalado é um dos maiores segredos.
Sou radioamador classe c.
Abracos
Desconfiei pelo PU6.. saudações labreanas
Este rendimento outdoor espetacular é mais ou menos nos 200m ou bem maior?
Qual seria o segredo sobre o ponto a ser instalado?
E sobre a confiabilidade o que tem a dizer? Pois Ubiquiti e Mikrotik já tem nos deixado na mão por muitas vezes com paradas e travamentos.
-
Já tentou a base station 2m-90 da Intelbrás? Pela última atualização, ela chega a atender 127 usuários.
Claro que o ideal seria setorizar a área e dividir o uso pelos ap´s.
Com a última atualização de firmware, você além de atender uma quantidade grande de usuários, você delimita a banda (desde quando você só use o ap principal)
-
Ok! Abraços para equipe da Labre!
confiabilidade total. Na minha caminhada profissional os
travamentos são decorrente de equipamentos que não suportam alto processamento e CPU chega a 100%, problemas na certa.
gosto dos equipamentos da Ubnt, principalmente em área de cobertura por ter uma potência de RF boa. Gosto deste equipamento que indiquei acima da Engenius por ser uma opção que já tem seus acoplamentos diretamente no hardware o que já reduz perda por cabos e etc.. Também tem opção de aumentar o ganho trocando as antenas.
sobre as instalações análise o local para ficar centralizado e local sem obstáculos aos usuários se possível for.
Mikrotik só uso RBS 1100 H X2 para a gerência dos hotspot e dhcp na rede.
Rádios da Mk não gosto é com muita fé, nunca precisarei utilizar, opcao
minha.
abracos!
-
De uma olhada nas soluções wbsn da Wavion/Alvarion... vai resolver.
-
Os equipamentos e soluçãos para IEEE 802.11 das empresas: Alvarion, Proxim, Cisco, Ceragon, Radwin, Xirrus e Aruba Networks cobre de boa. Qual a distância máxima dos usuários ao AP?
-
Amigo, o WBSn-2400-O da Wavion/Alvarion suporta esse número de clientes sem problema algum. Entre em contato com o distribuidor no Brasil - www.zimitti.com.br
-
Citação:
pu6wmy
Gosto deste equipamento que indiquei acima da Engenius por ser uma opção que já tem seus acoplamentos diretamente no hardware o que já reduz perda por cabos e etc.. Também tem opção de aumentar o ganho trocando as antenas.
Então tem usado ele com as antenas que acompanham? Elas são de baixo ganho, de 5dbi. Não seria por este fato a pouca cobertura dele? Se utilizasse uma outra de maior ganho talvez o rádio poderia atender melhor a um ponto, multi ponto, não?
-
Qualidade dos equipamentos. mas para uso doméstico o que mais me faz travar o AP é a variação de sinal(o mesmo com operadoras de sinal), por isso muitos determinam um certo horário para reset em todo o sistema. Eu por exemplo utilizo o timer para fazer isso às 23:45 hs até 00:15 hs. foi a melhor solução que achei. O provedor a qual tenho contrato faz às 7:30 hs diariamente.
-
A Ceragon e Radwin não possuem protocolo 802.11 a/b/g/n
-
Cara, eu tive e tenho o mesmo problema que voce!
Mas sem duvidas o mais facil, rapido e barato é voce dividir todos esses seus clientes em varios UnFi desses, ligue pelo menos 3 configure eles com ssid diferentes ou pode ser pelo WDS. Caso o ambiente for aberto voce pode colocar um painel com 4 WispAccess 2.4ghz da Intelbras, fica caro mas eh satisfação garantida
-
Desculpe-me amigo, mas pra que tanto AP se um só pode dar conta e mandar o nível de interferência para zero? Não questiono a qualidade dos equipamentos que foram citados, mas se um produto só faz o trabalho, não existe motivo para encher um ambiente de equipamentos...
-
Citação:
jmariotelecom
Desculpe-me amigo, mas pra que tanto AP se um só pode dar conta e mandar o nível de interferência para zero? Não questiono a qualidade dos equipamentos que foram citados, mas se um produto só faz o trabalho, não existe motivo para encher um ambiente de equipamentos...
Pois esta é a minha dúvida até agora:
Um Engenius desses com uma omni dupla polarização não resolveria, já que as antenas dele são de 5 dbi?
Sempre se condena omni por causa da cobertura 360º, mas tem também este lado de ocupar um só canal.
A verdade é que em 2.4 o lençol é curto, e logo logo em 5.8 também o será. Assim que economizar canais pode ser uma saída.
E além disso, este rádio trabalha simultâneo em 2.4 e 5.8. Um só equipamento para tudo.
-
Pessoal, dá uma olhada neste cara aqui:
É a solução de todos os seus problemas em um único equipamento.
http://www.alvarion.com/products/product-portfolio/wbs
Quer ausencia de dor de cabeça e elogios? Tem que gastar. Não adianta por 2, 3, 10 equipamentos para dividir. Parte logo para uma solução profissional e manda ver.
-
Citação:
Zucchi
Pessoal, dá uma olhada neste cara aqui:
É a solução de todos os seus problemas em um único equipamento.
http://www.alvarion.com/products/product-portfolio/wbs
Quer ausencia de dor de cabeça e elogios? Tem que gastar. Não adianta por 2, 3, 10 equipamentos para dividir. Parte logo para uma solução profissional e manda ver.
Valores.....?
-
Citação:
1929
Valores.....?
... BR, PY ou US...?
-
Citação:
Zucchi
... BR, PY ou US...?
--------
de 2000-6800 dólares
-
Citação:
vitorfagundes
--------
de 2000-6800 dólares
Então, passa isso pro dono da empresa...
-
Esta é a grande realidade... valores altos...
Este da Engenius já encontrei pelo menos 1 que está usando e só elogiou.
http://pt.engeniustech.com/business-...6454-enh700ext
Não sei o preço final com os impostos mas para referencia, no PY está por 435 dólares.
-
O tempo passa, mesmo um equipamento excelente hoje em dia fica obsoleto...gastar tanto assim para daqui a 4 - 5 anos ficar obsoleto... tem que fazer as contas direitinho...
-
Citação:
alexrock
O tempo passa, mesmo um equipamento excelente hoje em dia fica obsoleto...gastar tanto assim para daqui a 4 - 5 anos ficar obsoleto... tem que fazer as contas direitinho...
-----------
Depende da onde você investe na rede se é numa rural, fica lá 10 anos. Se for numa rede urbana, dependendo da quantidade de usuários o mesmo se paga em curto espaço de tempo.
Equipamentos que utilizam a tecnologia LTE ou WiMAX são retrocompatíveis com modelos antigos, ou seja, você troca de equipamento enquanto o protocolo vai sendo melhorado, como por exemplo o IEEE 802.16d/e ==> IEEE 802.16m e o LTE que é compatível com a rede HSDPA e GSM.
Dependendo do uso vale a pena sim.
-
Citação:
vitorfagundes
-----------
Depende da onde você investe na rede se é numa rural, fica lá 10 anos. Se for numa rede urbana, dependendo da quantidade de usuários o mesmo se paga em curto espaço de tempo.
Com certeza, mas nesse caso é indoor, numa empresa.
Tenho um caso de um cliente que investiu em APs Cisco, a uns 5 anos atrás.
Na época pagou R$ 3.000,00 por AP. Comprou 4.
Primeiro ponto: São G, fazer o que com G hoje em dia?!
Segundo ponto: por serem extremamente caros, comprou somente 4, não cobrem mais a empresa.
Minha sugestão seria comprar uma equipamento de menor preço com previsão de atualização em um prazo menor.
Mais enfim...cada um, cada um...
-
Citação:
alexrock
Segundo ponto: por serem extremamente caros, comprou somente 4, não cobrem mais a empresa.
Minha sugestão seria comprar uma equipamento de menor preço com previsão de atualização em um prazo menor.
------------
Uma coisa é para empresas, outra é para provedores. Concordo contigo, para empresas investir caro, geralmente não vale a pena.
-
Acho que a questão então seria, qual o equipamento com melhor custo x beneficio?
Seria duas opções:
1ª - Investir em equipamentos com menor custo e aumentar a interferência.
2ª - Investir em equipamentos mais caros "eliminar" a interferência.
Levando em conta que a diferença de preços é BEM alta.. O que acham?
-
Este é o grande dilema Leandro.
Por isso muitos estão fazendo na fibra. São patamares diferentes.
Bem que precisaríamos de uma boa opção em wireless.
Digo uma coisa que observei: Tem muita gente, especialmente os jovens que estão partindo só para um bom smartphone.
Já viram a rapidez com que eles digitam nestes aparelhos?
Os preços de planos nas operadoras não é nada convidativo ainda.
Se tivessemos um equipamento que fornecesse o wi-fi com confiabilidade, está aí um mercado florescente.
Minha cidade tem 16km quadrados. Assim mesmo precisaria um montão de APs para cobrir tudo. Aos preços de hoje.... impraticável.
-
Citação:
leandro.tech
Acho que a questão então seria, qual o equipamento com melhor custo x beneficio?
Seria duas opções:
Eu nunca tive boas experiencias com poucos APs, mesmo de marcas melhores (Enterasys, Cisco, Linksys linha pro, etc). Eu pessoalmente prefiro pulverizar vários APs com baixa potência e canais bem espaçados...
-
Citação:
alexrock
Citação:
alexrock
Tudo na realidade fica obsoleto. O meu e o seu carro, o micro ondas, o forno da casa da mamãe, eu, você, celulares... as coisas evoluem por duas únicas razões: Necessidade e novas funções realmente necessárias e para vender e manter a indústria ativa, lucros, empregos, cadeia de abastecimento, produção e etc...
O valor que ele pagou nos APS foi tão bem gasto que anos depois eles continuam funcionando. Ai você compra algo mais barato e pifa em 6 meses ou 1 ano como já vi zilhões de vezes acontecer. Eu aposto que os Ciscos dele funcionam muito melhor que qualquer AP "N" de 100 reais.
A pergunta é: Realmente no caso do cliente ele precisa trocar os Ap's 54mbps dele? Ele usa aplicações severamente pesadas em cima de Wireless ou é somente cobertura? Se faz isso ou ele é burro ou desconhece o uso da tecnologia. (se bem que eu já vi empresas que trabalhavam com arquivos CAD e outros formatos ACIMA dos 10gb em rede Wireless de 54mbps....)
Citação:
leandro.tech
Seria duas opções:
Daqui a pouco vão me chamar de metido mas tenho uma opinião um tanto quanto particular:
Se não tem dinheiro, não faz. Para fazer porcaria não faça.
Eu iria na segunda opção. Não gosto de dor de cabeça, não gosto de reclamação, telefone tocando, gente reclamando...
Bota logo o que tem de mais TOP e elimina a dor de cabeça. No fim das contas vai acabar se mostrando com um menor custo operacional total.
-
Citação:
Zucchi
Tudo na realidade fica obsoleto. O meu e o seu carro, o micro ondas, o forno da casa da mamãe, eu, você, celulares... as coisas evoluem por duas únicas razões: Necessidade e novas funções realmente necessárias e para vender e manter a indústria ativa, lucros, empregos, cadeia de abastecimento, produção e etc...
O valor que ele pagou nos APS foi tão bem gasto que anos depois eles continuam funcionando. Ai você compra algo mais barato e pifa em 6 meses ou 1 ano como já vi zilhões de vezes acontecer. Eu aposto que os Ciscos dele funcionam muito melhor que qualquer AP "N" de 100 reais.
A pergunta é: Realmente no caso do cliente ele precisa trocar os Ap's 54mbps dele? Ele usa aplicações severamente pesadas em cima de Wireless ou é somente cobertura? Se faz isso ou ele é burro ou desconhece o uso da tecnologia. (se bem que eu já vi empresas que trabalhavam com arquivos CAD e outros formatos ACIMA dos 10gb em rede Wireless de 54mbps....)
Daqui a pouco vão me chamar de metido mas tenho uma opinião um tanto quanto particular:
Eu iria na segunda opção. Não gosto de dor de cabeça, não gosto de reclamação, telefone tocando, gente reclamando...
Bota logo o que tem de mais TOP e elimina a dor de cabeça. No fim das contas vai acabar se mostrando com um menor custo operacional total.
---------------
Isso mesmo Zucchi, para prestar um serviço de qualidade têm que abrir a mão.
-
Citação:
Zucchi
Acredito que seja esse a grande função de um fórum: discutir idéias.
Respeito a sua opinião, são vários pontos de vista, cada um opta pelo que melhor se adapta a sua necessidade.
Jamais discuto algo que desconheço, dessa forma não faço comparações entre Ferraris ou Lamborghinis, visto que não tenho nem nunca dirigi nenhuma delas.
Sei que não é o seu caso, mas tem muita gente que fala de marcas ou equipamento que nunca usou ou somente pelo que o "fabricante" disse. Sou meio Tomé, preciso ver pra crer.
Pela minha experiência num projeto (campus universitário) foi melhor aumentar o número de equipamentos e baixar a potência, dessa forma foi possível cobrir o local da melhor forma possível. Se existisse uma equipamento que o fabricante garantisse que funciona, disponibilizando o mesmo para teste sem compromisso, ai seria diferente. Quando meu nome e competência está em jogo, sou meio conservador, aposto no que já testei e conheço. Como já disse em outro post, já vi muito Cisco mal configurado pior que AP de 100 conto.
-
Aquilo ali é comparação entre Challenger e Camaro, uma coisa é usar equipamento para uso residencial em área comercial, ai não dá! Linksys é a linha residencial da Cisco. As configurações que um ZyXEL, Cisco, TP-LINK, HP oferecem é sem comparação você controla praticamente qualquer coisa.
----
Projeto de cobertura Wireless/Wired sem software de planejamento e design de redes é e sempre vai ser muito mal projetado.
-
Pessoal está decidido! Vou espalhar mais alguns UNIFI's... Como eu já uso eles e tenho uma boa experiência com os mesmos, vou só aumentar a quantidade, diminuir a potência e trocar os canais! Agradeço a todos pela força!
-
Citação:
leandro.tech
Pessoal está decidido! Vou espalhar mais alguns UNIFI's... Como eu já uso eles e tenho uma boa experiência com os mesmos, vou só aumentar a quantidade, diminuir a potência e trocar os canais! Agradeço a todos pela força!
Dá um feedback pra gente depois de como ficou, é interessante conhecer cases WIFI indoor, a maioria do fórum aqui foca em WIFI outdoor...
-
Alguém já usou ou já viu o desempenho do AP da Xirrus, preciso cobrir um evento com Wi Fi e preciso de robustez.
-
Boa tarde, esse eu nunca vi.. porem tenho um ENH700EXT que eu usei em um evento e funcionou muito bem, segundo a engenius ele aguenta 128 cliente conectados, se pesquisar vai ver que é um excelente produto, comprei para atende so um evento se quiser eu te vendo.. esta novinho.. eu paguei 2900 nele.. tenho a nota não faz 2 meses que comprei.. te faço 2000
-
Legal, vou pesquisar aqui sobre ele, qq coisa entro em contato, obrigado por enquanto.
-
Citação:
Luspmais
Alguém já usou ou já viu o desempenho do AP da Xirrus, preciso cobrir um evento com Wi Fi e preciso de robustez.
Eu também nunca vi mas pelo preço você usa os novos Unifi AC Outdoor com as BS da UBNT assim como eles fizeram no FedEX Arena.