-
Link 200mbps full duplex
Galera estou precisando passar um link de 200MBPS Full duplex pensei até em comprar um radio Ligowave mas me disseram que daria pra passar gastando menos.
as antenas que pretendo usar para esse ptp ( 7km visada limpa) serão Algcom de 23 com caixa blindada.
Alguem acredita ser possivel passar via radio essa banda e com um bom pps?
desde já agardeço
-
Re: Link 200mbps full duplex
Você não vai conseguir...
Uns 150 Half consegue.
-
-
Citação:
Postado originalmente por
jmater
Galera estou precisando passar um link de 200MBPS Full duplex pensei até em comprar um radio Ligowave mas me disseram que daria pra passar gastando menos.
as antenas que pretendo usar para esse ptp ( 7km visada limpa) serão Algcom de 23 com caixa blindada.
Alguem acredita ser possivel passar via radio essa banda e com um bom pps?
desde já agardeço
Com Airfiber AF24 ou AF5 (caso não seja uma área muito poluída vc passa).Com os equipamentos convencionais (Rocket,APC Intelbras) vc não vai conseguir por limitação dos próprios equipamentos.
-
Citação:
Kleber Teodoro
Com Airfiber AF24 ou AF5 (caso não seja uma área muito poluída vc passa).Com os equipamentos convencionais (Rocket,APC Intelbras) vc não vai conseguir por limitação dos próprios equipamentos.
com equipamentos comuns, para chegar nessa banda, só se combinar múltiplos enlaces.
em um unico enlace, apenas com rádios licenciados.
PS: não caia nessa furada de AF24, perante o regulamento da Anatel, com a potencia permitida, tu não consegue fechar 1km com qualidade, quanto mais 7km.
se usar fora da potencia permitida, corre o risco de bater a titia Ana e acabar perdendo o equipamento e ainda tomar uma bela de uma multa.
-
Bridgewave FlexPort dá de boa e sobra!
-
e vocês sabem qual equipamento passaria essa banda tranquilamente?? estou precisando de um enlace parecido só que com 20km, sera que rola ou nem pensar?
-
@Guilherme4664, Bridgewave EtherFlex ou Ceragon PointLink.
-
Somente radio profissional amigo. Wi2be, SIAE, NEC, WNI, Ceragom, HUAWEI...
-
O ligowave Unity passaria?
-
Consigo passar isso para você em uma solução 5.8 com garantia de banda, você ira gastar R$7500,00 configurado se não passar a banda que eu estou prometendo pode me devolver os equipamentos que eu devolvo seu investimento!
-
Campeão, se puder aguardar espera um pouco, logo vai chegar no brasil powerbem AC, Rocket AC, Sxt AC, equipamentos que passam no minimo creio eu 100mbps, ai vc combina dois pares com bonding da mikrotik vai dar pra vc ganhar uma grana ate conseguir comprar um licenciado pra ficar estável e profissional, acho que no máximo dois meses esses produtos 5ghz devem estar no mercado, agora se tiver pressa financia um licenciado e seja feliz.
-
Citação:
AndrioPJ
com equipamentos comuns, para chegar nessa banda, só se combinar múltiplos enlaces.
em um unico enlace, apenas com rádios licenciados.
PS: não caia nessa furada de AF24, perante o regulamento da Anatel, com a potencia permitida, tu não consegue fechar 1km com qualidade, quanto mais 7km.
se usar fora da potencia permitida, corre o risco de bater a titia Ana e acabar perdendo o equipamento e ainda tomar uma bela de uma multa.
teria como deixar mais claro para o leigo, qual a potencia deve ser setada em um AF24! agradeço.
-
Não sei se os 300mbps citados no datasheet são full. Mas tinha uma vontade danada de experimentar um desses.
Rádio conectorizado. Tem tudo que gostaríamos. Mas como não decidimos sozinhos, fico só na vontade.
Rádio homologado.
http://pt.engeniustech.com/business-...6454-enh700ext
Ou quem sabe este que não tem no Brasil.
http://www.mimosa.co/home/b5-page/b5...eatures-2.html
-
Pessoal eu até teria como esperar a chegada da linha AC da ubiquiti e também da mikrotik. porém oque tenho buscado até agora e sem sucesso é alguma informação quanto ao numero de pacotes por segundo pois oque me chamou a atenção nos radios Ligowave unity são os pps. Licenciado é um sonho para poucos queria eu pensar nesse patamar rsrs.
-
Infelizmente, quem quer coisa boa de verdade, tem de correr de radios em 5ghz, podem falar oq quiser, mais infelizmente em 5ghz nunca ira prestar em nossa atual realidade!!
-
Citação:
biohazzard
teria como deixar mais claro para o leigo, qual a potencia deve ser setada em um AF24! agradeço.
conforme o regulamento, o EIRP dele é de 13dBm.
não é 13 dBm de TX antes da antena, é EIRP mesmo.
configure ele para ter 13dBm EIRP e veja se consegue fechar um enlace maior que 1km...???
acima disso, está fora do permitido pela Anatel.
Se titia Ana bater, você perde o equipamento e ainda ganha uma bela multa...
-
Citação:
Arthur Bernardes
Se é 13dBm de EIRP, qual o ganho dessa antena?
E como prometeram 100KM com AF24, e agora prometem 100KM com AF5U?
Eu acho difícil fechar 100KM em 5GHz, o AF5U tem 40dBi de ganho?
Acontece que nos EUA, o limite para essa faixa é maior do que aqui no Brasil.
Mas, infelizmente os Distribuidores não estão nem ai em verificar o regulamento, e como a maioria é desinformada, eles simplesmente pegaram o markting lá de fora e usam aqui.
Eu questionei o Chadi sobre isso.
E a resposta não foi nem um pouco convincente.
-
pessoal voltando um pouquinho aqui ao motivo pelo qual abri o tópico, acham que com radio digital ( com frequencia não licenciada) e com uma boa antena eu conseguiria passa no maximo quantos? mbps com qualidade?
-
nunca foi prometido 100Km com AF24, mas sim 13Km ou 1.5 Gb em full duplex
-
como muitos aqui no forum não visualização problemas em outros fabricantes, e como sempre detonando a Ubiquiti, ti recomendo a http://www.wi2be.com/ show de bola, e sair das polemicas.
-
E meio que impossível o EIRP ser de apenas 13 dbm, se vc colocar 1 dbm de potencia já ultrapassa o limite kkk
-
Citação:
mkre0
E meio que impossível o EIRP ser de apenas 13 dbm, se vc colocar 1 dbm de potencia já ultrapassa o limite kkk
Mais a culpa não é da ANATEL, é do fabricante que fez um aparelho que não se encaixa na Normas do Pais.
So falta dizer que este aparelho esta homologado, ai seria engraçado
-
E os caras fazem uma mega divulgação, totalmente contraditória da legislação do país !!
-
Citação:
crnet
Mais a culpa não é da ANATEL, é do fabricante que fez um aparelho que não se encaixa na Normas do Pais.
So falta dizer que este aparelho esta homologado, ai seria engraçado
É homologado kkk
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...coCert=9392443
-
Citação:
mkre0
Se a antena já tem 35 dBi e como o @AndrioPJ falou que a EIRPA permitida é 13 dBi, pelo nossa ANATEL, como se pode homologar um equipamento que não tem como ficar dentro das normas, pois somente a antena deles já destrói a EIRPA.
-
Citação:
Citação:
mkre0
Citação:
crnet
Se a antena já tem 35 dBi e como o @AndrioPJ falou que a EIRPA permitida é 13 dBi, pelo nossa ANATEL, como se pode homologar um equipamento que não tem como ficar dentro das normas, pois somente a antena deles já destrói a EIRPA.
potencia negativa, mas sim, tambem achei um absurdo.
Mas vejam que no proprio certificado.
a Intensidade de Campo (µV/m) é de 243670,0
Já fizeram a conversão para saber realmente em qual potencia dBm ele foi certificado?
Não?
conforme o certificado, se fiz o calculo corretamente... ele foi homologado para uma potencia de 0,7463 dBm.
-
Citação:
mkre0
@AndrioPJ , porque você se referiu a 13dbm?
Não sei se me perdi na poeira sobre qual equipamento está se referindo.
Se for AF24, é 33dbi de ganho de antena e no certificado de homologação consta como a antena acoplada ser de 35dbi
Se for o AF5 é 23dbi
quando se refere a dbm é o EIRP - soma da potencia de transmissão + ganho de antena - perdas.
quando se refere a dbi é ganho de antena
Então realmente o AF24 só poderia operar com potencia baixíssima , ou a regra dos 36dbm é diferente em 24GHz?
-
Citação:
1929
@
AndrioPJ , porque você se referiu a 13dbm?
Não sei se me perdi na poeira sobre qual equipamento está se referindo.
Se for AF24, é 33dbi de ganho de antena e no certificado de homologação consta como a antena acoplada ser de 35dbi
Se for o AF5 é 23dbi
quando se refere a dbm é o EIRP - soma da potencia de transmissão + ganho de antena - perdas.
quando se refere a dbi é ganho de antena
Então realmente o AF24 só poderia operar com potencia baixíssima , ou a regra dos 36dbm é diferente em 24GHz?
Conforme o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita (Anatel).
Art 9o, parágrafo 4, tabela III.
A potencia EIRP permitida para a faixa 24Mhz é de 13dBm.
Não é 13dB de potencia configurada, é 13dBm EIRP (conjunto, potencia + antena).
No regulamento está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar entre 12 e 13 dBm EIRP.
-
na minha opinião, acho que se o local estiver totalmente sem poluição em 5.8 pode ser possível atingir essa banda que esta querendo, mas vai depender da região. Mas te indico radios WI2BE, financiamento e o pessoal é bom de mexer.
-
Quem tem uma unidade pode informar a potencia liberada quando seleciona-se BR??? :/
-
Citação:
AndrioPJ
Conforme o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita (Anatel).
Art 9o, parágrafo 4, tabela III.
A potencia EIRP permitida para a faixa 24Mhz é de 13dBm.
Não é 13dB de potencia configurada, é 13dBm EIRP (conjunto, potencia + antena).
No regulamento está em uV/m medido a 3m, tem que fazer o cálculo para chegar entre 12 e 13 dBm EIRP.
@AndrioPJ como sempre prestando os melhores esclarecimentos... Tá virando consultor Andrio.
Não sabia deste detalhe do EIRP em 24GHz. Também nunca fui ler pois não pretendia nada nesta faixa.
Então explica mais uma coisa: O EIRP é a soma da potencia+ganho-perdas.
Não vai depender de distância entre os rádios.
E como a Anatel homologou um rádio desses se estradula os 13dbm pelo datasheet e pelo certificado de homologação?
Qualquer conta que fizer para converter já vai passar dos 13dbm, pois o ganho de antena é de 33dbm
Já não entendi mais nada.
-
Citação:
1929
@
AndrioPJ como sempre prestando os melhores esclarecimentos... Tá virando consultor Andrio.
Não sabia deste detalhe do EIRP em 24GHz. Também nunca fui ler pois não pretendia nada nesta faixa.
Então explica mais uma coisa: O EIRP é a soma da potencia+ganho-perdas.
Não vai depender de distância entre os rádios.
E como a Anatel homologou um rádio desses se estradula os 13dbm pelo datasheet e pelo certificado de homologação?
Qualquer conta que fizer para converter já vai passar dos 13dbm, pois o ganho de antena é de 33dbm
Já não entendi mais nada.
Eu fiz o mesmo questionamento na época, segue as perguntas e as respostas que recebi:
P: Se o Airfiber 24 tem uma antena de uns 35 dBi acoplada, como foi que eles conseguiram homologar ele?
"Porque a saída do transmissor é menor que 0 dBm. O que é normal em frequências altas... 0 dBm não é um piso absoluto, é apenas uma referência.
O único zero absoluto é o da temperatura medida em Kelvin... de resto toda grandeza física de que me lembro pode assumir valor negativo.
Até mesmo o salário."
P: E como homologam algo que é praticamente impossível ser seguido/configurado, como se configura um equipamento com potencia de saída zero?
"Menor que zero na verdade... não é problema, basta ter a opção. E no caso do Airfiber tem... como ele tem antena integrada, nele se configura o EIRP, não a potência de saída do transmissor. Ele automaticamente deduz o ganho de TX da antena, que é fixo, para escolher a potência de saída".
-
Entendi Andrio. Nunca imaginei que tivesse algo assim, hehehe
-
Em um enlace que tenho de 14km, não passa de 90 Mbps (com qualidade), vou tentar randome e RB912 pra ver se segura até o fim do ano.
Freqüência aberta é assim, um dia tá bom, outro ta ruim, no outro já ta péssimo, nunca tem PAZ !
A única saída é os licenciados mesmo !
Sempre foi e sempre será por um bom tempo !
-
4 Anexo(s)
Olha ai, em produção meu brinquedo que muitos criticam.Anexo 53899Anexo 53900Anexo 53901Anexo 53902
-
A questão não é criticar e sim, que você não consegue fechar um enlace descente se usar ele de acordo com as normas da Anatel.
-
Sacanagem o EIRP em 24 Ghz o angulo dela é bem fechado e muito sensível a qualquer obstáculo, o que torna mais difícil "poluir" esta faixa
-
Posta ai as telas de testes e a distância do enlace.
-
Esses radinho de 5ghz e 24ghz, é ilusão, nunca tera qualidade para tanta banda ou distancia!! Vai de SIAE, mais barato...
-
heheh, não entendo muito não... Masss o rádio PTP 5N PRO da intelbras não dá conta ??
-
O af24 funciona tranquilo em 7km no mínimo 400 megas full o problema vai ser a chuva...
-
Citação:
diomond
heheh, não entendo muito não... Masss o rádio PTP 5N PRO da intelbras não dá conta ??
Qualquer radio 5.8 mimo com porta giga, passa esta banda em bancada, o problema é a poluição, que pode atrapalhar, resumindo, se quer garantia de banda, use licenciado, se usar qualquer radio não licenciado, um dia pode passar no outro dia não pode passar, tera que ficar vigiando sempre o enlace
-
Citação:
mkre0
O af24 funciona tranquilo em 7km no mínimo 400 megas full o problema vai ser a chuva...
esse é o menor dos problemas.
o problema maior vai ser se a Titia Ana bater na sua porta, alem de perder um equipamento de 10 mil, ainda vai ter que pagar um belo PADO (Multa).
Então, entre o certo e o arriscado.
eu prefiro desembolsar 2 ou 3 mil a mais, e comprar um licenciado.
tenho tranquilidade e estabilidade.
-
crnet, muito obrigado pela resposta! Eu entendi; Mas não compreendi! quando citamos licenciado entende-se regulamentação e normativa ? Ex. Anatel ?, Telebras ?
-
Licenciado = Radio de Freqüência Restrita ( Você precisa pagar uma licença todo ano pra poder usar uma frequência exclusiva que sera só sua, do ponto A ao ponto B )
-
Citação:
crnet
Licenciado = Radio de Freqüência Restrita ( Você precisa pagar uma licença todo ano pra poder usar uma frequência exclusiva que sera só sua, do ponto A ao ponto B )
Correto, agora entendi muito obrigado!
-
Esses dois AirFiber nao poderiam ser utilizados no Perú se fossem utilizados conforme manda o figurino da UBNT para passar 1 Gbps no AF24.
AF 24. Largura de canal de upload: 100 MHz (Exemplo: 24000-24100)
Largura de canal de download: 100 MHz (Exemplo: 24100-24200)
(nem estou contando a separacao entre upload e download).
A legislacao peruana, permite canais de até 60 MHz, e isso depois de insistência das operadoras. Tanto é que esse equipamento nao é, e suspeito que nunca será homologado no Perú, porque é caro (um par bate em USD 3000.00 fácil), e o operador que comprar nao vai querer homologar. As distribuidoras vendem, pintam e bordam sem homologar o equipamento, e igual ai no Brasil, se pegam equipamento sem homologacao, ou exagerando em potência, multa.
O AF de 5 GHz é ainda pior. Ele usa vários canais para poder passar toda a banda prometida, logo, se eu for consumir gratuitamente uns 80 MHz de canal vao me olhar feio.
Radwin eu nao vejo com essa bola toda nao, é muito caro para passar 100 Mbps. O Unity da Ligowave eu pensei em ser uma opcao em 5 GHz, mas como um rapaz disse em outro tópico, que o custo anual de licenciamento de frequência é de R$ 1200.00, e o andrio comentou que um radio licenciado custa uns R$ 3.000,00 mais que um AF, eu iria no seguro e iria de rádio licenciado.
EDIT: tem uma empresa chamada Exaltcom, segundo os datasheets deles e as apresentacoes, os rádios podem passar até 1 Gbps em configuracoes de 4+1. A vantagem do rádio deles é que você pode trocar o filtro de alta e baixa sem ter que trocar o equipamento completo, basta trocar o módulo como você trocaria um módulo de memória (e até mesmo em cima da torre).