-
Quedas no PPPoE sem motivo em 5.8Ghz
Bom dia pessoal
estou a alguns dias, ou mais com um problema que não achei solução, nem pagando consultores!!
é assim tenho uma rede 90% ubnt pppoe, todos clientes com sinal perfeito, ping baixo e sem perdas (faço monitoramento direto de clientes em cada pop)
o que acontece é o seguinte, o pppoe cai sem motivo, com ou sem trafego, as vezes volta na hora, as vezes só volta se kickar o cliente na wireless do rocket, ou desligando e ligando o CPE
como uso watchdog na maioria das vezes o radio dá reboot e volta sozinho, porém o cliente nota essa queda
não é com todos, o problema gira em torno de 30 40 clientes de variados lugares, pops diferentes, ou seja não dá pra culpar ptp ap ou cabos
pra ajudar clientes 2.4 dificilmente cai, mais já aconteceu igual
tem casos de cliente com sinal -70 não cair e sinal -48 tudo perfeito cai
uso uma CCR1036 para pppoe centralizado, já testei todas as versões possíveis, 6.7, 6.10, 6.12 e por ultimo 6.19
também to com a ultima versão do firmware
já testei diversas configurações no servidor pppoe tanto no profile, e nada mudou, também chamei o suporte do meu sistema que roda radius, eles olharam tudo não acharam nada errado e disseram que o radius não faz isso
alguém tem uma dica?
as mensagens que dão no log são:
was already active - closing previous one (nisso o cliente desconecta e reconecta na hora, porém ele ja estava desconectado a alguns segundos ou minutos)
e algumas vezes peer is not responding (essa as vezes só volta kikando o cliente da wireless, ou desligando e ligando o CPE)
lembrando que a conexão desses clientes é perfeita, vivo monitorando com pings de 6550 e testando velocidade até o cliente enviando firmware
Obrigado
-
Citação:
Postado originalmente por
WordNet
Bom dia pessoal
estou a alguns dias, ou mais com um problema que não achei solução, nem pagando consultores!!
é assim tenho uma rede 90% ubnt pppoe, todos clientes com sinal perfeito, ping baixo e sem perdas (faço monitoramento direto de clientes em cada pop)
o que acontece é o seguinte, o pppoe cai sem motivo, com ou sem trafego, as vezes volta na hora, as vezes só volta se kickar o cliente na wireless do rocket, ou desligando e ligando o CPE
como uso watchdog na maioria das vezes o radio dá reboot e volta sozinho, porém o cliente nota essa queda
não é com todos, o problema gira em torno de 30 40 clientes de variados lugares, pops diferentes, ou seja não dá pra culpar ptp ap ou cabos
pra ajudar clientes 2.4 dificilmente cai, mais já aconteceu igual
tem casos de cliente com sinal -70 não cair e sinal -48 tudo perfeito cai
uso uma CCR1036 para pppoe centralizado, já testei todas as versões possíveis, 6.7, 6.10, 6.12 e por ultimo 6.19
também to com a ultima versão do firmware
já testei diversas configurações no servidor pppoe tanto no profile, e nada mudou, também chamei o suporte do meu sistema que roda radius, eles olharam tudo não acharam nada errado e disseram que o radius não faz isso
alguém tem uma dica?
as mensagens que dão no log são:
was already active - closing previous one (nisso o cliente desconecta e reconecta na hora, porém ele ja estava desconectado a alguns segundos ou minutos)
e algumas vezes peer is not responding (essa as vezes só volta kikando o cliente da wireless, ou desligando e ligando o CPE)
lembrando que a conexão desses clientes é perfeita, vivo monitorando com pings de 6550 e testando velocidade até o cliente enviando firmware
Obrigado
Já tentou trocar o canal do rocket ?
-
Re: Quedas no PPPoE sem motivo em 5.8Ghz
não é canal, ja tentamos de tudo na parte de wireless, cai em diversos pops
-
WordNet, Baixe o airvision ele pode te ajudar.
Fique atento ao Loop ou Roteadores com problema...
Sua rede é 100% bridge ?
-
-
-
Tive um amigo com problema parecido, no caso dele ele tinha uma rede onde continha um concentrador pppoe e o resto tudo em bridge, porém eu resolvi isolando a rede dele tudo por vlans desde o servidor até cada ponta, assim ele sabe quantos clientes estão conectados em cara ap, qual o trafego de cada ponto independente se é depois de repetidora ou não, o que acontecia com ele era que como tinham muitos equipamentos em bridge os pacotes faziam loop pelas próprias saídas dos clientes em algumas ocasiões, com o isolamento melhorou até mesmo o jitter da rede
-
amigo, tive problemas a um tempo atraz parecido, são com usuarios especificos?
No usuario ele esta autorizado somente ao servico ppoe?
-
ppps provavelmente um enlace seu abriu as pernas e nao suporta, teste seus enlaces com ipv6
-
-
-
Boa noite, são clientes 5.8Ghz, e não é enlace pois fiz diversos testes e acontece até em rocket ligado direto na CCR
sim após a CCR a rede é em bridge
dividi a rede em 3 partes, fiz um pppoe para cada parte da rede em cada interface fisica
e mesmo assim tornou a cair
ja testei todos MTU possiveis e nada
keepalive também
-
sim são com alguns, mais varia, é aleatorio, mais normalmente é os mesmos que caem de diversos locais da rede
conseguiu resolver o seu?
-
Citação:
abalsanelli
amigo, tive problemas a um tempo atraz parecido, são com usuarios especificos?
No usuario ele esta autorizado somente ao servico ppoe?
sim são com alguns, mais varia, é aleatorio, mais normalmente é os mesmos que caem de diversos locais da rede
conseguiu resolver o seu?
-
WordNet, Ja que todos os 3 Pontos usam servidor ppoe distinto e devem esta em portas separadas, porque não usa vlan ? assim isola o problema caso seja né um só setor, impedindo que o problema se espalhe.
Você instalou o Airvision ? como disse ele pode te ajudar....
-
Citação:
stevefox
WordNet, Ja que todos os 3 Pontos usam servidor ppoe distinto e devem esta em portas separadas, porque não usa vlan ? assim isola o problema caso seja né um só setor, impedindo que o problema se espalhe.
Você instalou o Airvision ? como disse ele pode te ajudar....
bom dia, amigo só separei a rede para tentar verificar o problema
não tenho como colocar vlan em tudo pois não tenho switch gerenciável em todos pops ou rbs, é bridge
-
o que seria esse airvision? só conheço a linha de cameras da ubnt e tem esse nome seria isso?
-
entao wordnet, consegui resolver sim, tive um problema onde usuarios estavam duplicados, utilizando o mesmo login, ( utilizo usuario de numeros aleatorios, por um script), e acabo repitindo, e outro problema que tive foi apos um temporal, em 1 rb750, so autetnicava no maximo 5 cleintes, uando ia o sexto caia tudo, ou nao autenticava ele de jeito nem um enfim, um resolvi trocando o usuario(user e passwd) e outro trocando a rb
-
1 Anexo(s)
Desculpe o erro no nome, Air Control, permite você gerencia todas suas antenas (Ubiquiti), Monitora, ver dados como uptime, tempo de conexão e etc.
Se você tivesse uma rb 750 em cada pop já resolvia.
-
Estou com problema de pppoe desconectando sozinho.
-
Também estou tendo alguns problemas como esse, uso radius e concetrador pppoe rb1100ahx2.
O uptime da antena bate com tempo de conexão no painel mas não bate com o active conetions do MK.
Cliente diz que do nada aparece conectividade nula ou limitada, nos registro do sistema consta várias desconexões e conexões.
Detalhe, os Rocket´s dos painéis saem direto das portas da RB1100ahx2.
Tá complicado.
-
Pessoal, com esta o SNR do AP e dos Clientes, aqui já tive este problema!
-
Citação:
Luspmais
Também estou tendo alguns problemas como esse, uso radius e concetrador pppoe rb1100ahx2.
O uptime da antena bate com tempo de conexão no painel mas não bate com o active conetions do MK.
Cliente diz que do nada aparece conectividade nula ou limitada, nos registro do sistema consta várias desconexões e conexões.
Detalhe, os Rocket´s dos painéis saem direto das portas da RB1100ahx2.
Tá complicado.
Opa amigo, tens facebook ou skipe? vamos trocar uma ideia para resolver isso!
-
Citação:
RobsonCostta
Pessoal, com esta o SNR do AP e dos Clientes, aqui já tive este problema!
SNR está perfeito, porém estou fazendo alguns testes diminuindo ao maximo a potencia nos clientes, duvido ser isso mais vamos testar
-
veja se sua antena esta em wds
e se o mac esta passando normal
-
Quanto ao SNR, esta de quanto?
qui segue um video esplicando melhor como calcular.
https://www.youtube.com/watch?v=YpuqqpLhyAo
-
Citação:
OMASTERTELECOM
veja se sua antena esta em wds
e se o mac esta passando normal
Eu ainda gostaria de aprofundar mais um pouco esta questão do WDS pois vejo seguidamente este conselho. Sei a respeito da camada 2, etc etc.. Já conversamos com outros companheiros sobre isso e ainda não consegui chegar a uma solução para estas quedas do PPPOe que aqui também acontece.
Em que situações se ativa WDS? Ele não foi feito para repetições remotas sem fio?
Então porque precisaria ativar o wds em cada torre a não ser se este Ap tivesse fazendo além do acesso também o ponto a ponto. E esta ativação seria para repassar o mac de um ap para o outro.
Como os APs que atendem os clientes estão como AP Bridge, todos os mac que chegam no AP são repassados sem estar o wds ativado.
No caso do AP estar lá na torre só para o acesso e o ponto a ponto fica para outro rádio fazer o enlace, então eu não vejo a real necessidade de ativar wds.
Aqui só ativamos o WDS para os enlaces. Sem isso, ninguém chega na base seja pppoe ou hotspot ou qualquer outro método pois o enlace não se estabelece.
Eu não creio que seja por falta de ativação no WDS no AP, senão a conexão do cliente não se faria. Veja que a queixa lá no primeiro post é que faz a conexão e dali a pouco cai. E não é com todos os clientes. Se fosse falta de WDS ativado ninguém conectaria nunca.
Nossos clientes todos estão com rádio configurado como cliente ISP que fica roteado.
Isso já separa a rede do cliente da nossa rede e o mac que chega no servidor é o mac do rádio do cliente.
Mas eu no meu computador uso o rádio como bridge e fixo o ip na placa de rede do computador e chega então o mac da placa de rede pois assim eu tenho acesso a toda a rede sem problemas.
Mas no AP na torre está sem wds ativado.
Ou vocês estão falando de outra topologia? Não estou criticando ninguém, só queria entender o real motivo do PPPOe para alguns clientes não ficar estável e para outros até não navegar mesmo sem acusar queda da conexão. E para todos aparece o mac da CPE do cliente normalmente.
Enquanto que outros fica uma maravilha, não cai, não trava.
-
Creio que ativar o WDS nos AP´s PtMP é uma falsa impressão que resolve alguma coisa, como acontece nos PTP que só da certo ativando.
Esse problema pode ser um bug do UBNT e até pensei em algum vírus novo semelhante ao SKYNET.
Aqui estamos usando na maioria dos PTMP versão 5.5.6 e em clientes tbm.
Cliente com esse tipo de problema estamos substituindo a AirGrid/Nano por um novo, até então resolve, mais ta tenso, sair trocando todos com problema, o pior que o novo está com a mesma versão e até agora parou que cair.
-
Citação:
stevefox
Desculpe o erro no nome, Air Control, permite você gerencia todas suas antenas (Ubiquiti), Monitora, ver dados como uptime, tempo de conexão e etc.
Se você tivesse uma rb 750 em cada pop já resolvia.
Legal esse programa, vou baixar.
-
limite pps de hardware certo
-
Uffa achei que fosse problema só aqui, tbm tenho esse problema a tempos. E nao é pps tenho um ptp com nanobeam que nao passa nem 15mbps e 1.300pps o problema é o mesmo painel com 10 cliente e sinal perfeito tbm acontece.
Incrivel que na omnitik que tenho aqui nao acontece, somente casando ubnt/ubnt.
-
Citação:
JonasMT
Uffa achei que fosse problema só aqui, tbm tenho esse problema a tempos. E nao é pps tenho um ptp com nanobeam que nao passa nem 15mbps e 1.300pps o problema é o mesmo painel com 10 cliente e sinal perfeito tbm acontece.
Incrivel que na omnitik que tenho aqui nao acontece, somente casando ubnt/ubnt.
Ohh... com essa confirmação de que na ominitik não acontece pode se ver que isso está relacionado diretamente com UBNT.
Será Versão ?
-
Citação:
Luspmais
Ohh... com essa confirmação de que na ominitik não acontece pode se ver que isso está relacionado diretamente com UBNT.
Será Versão ?
Tenho desde a 5.5.4 a 5.5.8 todas rocket m5
Omnitik com versao 6.19 mas usei um bom tempo 5.26 sem problema algum. Nela tenho clientes, wom,airgrid,sxt e nanoloco com os mais diversos firmware e tudo oq a quase 8 meses.
Nas rockets só tenho problemas com clinete ubnt, quando é sxt,tplink tudo ok tbm
-
As quedas aqui são nas versões 5.5.6 dos ubnt, vou tentar um Downgrade para 5.5.2 e ver como se comporta.
-
o wds e para que a bridge passe o maq. dos equipamentos na sua outra ponta ou seja uma bridge só e prefeita com wds ativo
-
ele criia uma transparecia no ptp
-
Citação:
OMASTERTELECOM
ele criia uma transparecia no ptp
Sim, sim, em ptp é necessário e isso eu não questionei. Também usamos senão não passa nada de tráfego.
Todo enlace precisa ativar o wds. Mas no AP que só fica dando acesso aos clientes isso não seria necessário e nem nos rádios dos clientes. Nunca ativamos e estamos navegando.
A situação do autor do tópico é outra. Não é ponto a ponto.
Ele estava trabalhando bem e de repente a coisa complicou. Se ele estivesse dependendo de ativar um wds ele não teria nunca ninguém conectado, mas ele já tinha gente navegando.
-
mais se vc for ver no mikrotik o maq esta igual para todos que passarem pelo emlace
-
pessoal, pensem em 2 semanas revirando a rede para achar o problema, e até agora nada 100% concreto, só sei dizer que é algo da ubnt, tenho painel com 60 clientes que cai, outros que nao cai, agora tenho uma rede nova feita no capricho ptp com APC 5M, painel com rocket com poucos clientes e mesmo assim cai, vamos trocando informações do que já fizemos para resolver isso, eu aposto que é algo nos firmwares também
-
ja seguimentei a rede toda em vlan, ja troquei nanobridge por nanobeam, APC, ja troquei switch, ja testei 3 versoes do routeros...
-
Eu estou fazendo melhor, trocando os rocket m5 por rb912 conforme vai queimando.
-
olha cara, dá vontade, mas não queria misturar marcas, infelizmente esses bugs obrigam nos a fazer isso
achei que podia ser DFS também que estava ativo nos clientes, desativei e nada
-
Citação:
OMASTERTELECOM
mais se vc for ver no mikrotik o maq esta igual para todos que passarem pelo emlace
negativo, aqui cada usuário com seu respectivo mac no registration e também no servidor que centraliza
-
WordNet, Aqui tive problemas com Roteadores, de 3 Marcas diferentes, me recuso a por eles na rede, ele derruba alguns clientes e outros não, já resetei, já atualizei firmware e nada funcionou, apenas retirando eles do ppoe e pondo dhcp pra quebrar o galho...
Se precisa do nome dos gatunos só dizer.
-
pessoal acho que descobri algo muito estranho
um amigo me deu uma dica no facebook, que leu em alguns lugares tipo, lista abrint e forum ubnt...
Parece que o painel que tem clientes da linha nova XW, chipset novo que fazem a cagada no AP, achei estranho pois gostei muito dessa linha, mais ai fez sentido..
tenho muitas dessas XW espalhadas na rede em quase todos APS
mais em um antigo numa área remota uso uma omni com rocket, la conecta no máximo 18 clientes, todos com sinal bom, e lá só tem um XW conectado, usa muito pouco, e lá incrivelmente não cai ninguém, agora nos outros aps que tem a linha XW caem bastante, pode alguém dizer ah eu uso XW e não tenho isso, pessoal olhem com mais calma, clientes desconectando pppoe nem sempre é pq ta desligando a antena da tomada, vou olhar isso mais a fundo e posto aqui, mais faz muito sentido isso...
parece que onde o cliente XW conecta sem horário certo ele faz algo no AP que derruba os clientes. nao todos alguns ou apenas 1 ou em outros casos város caem
-
Pessoal chamei o Chadi no face e comentei sobre isso, ele disse que não tem nada haver, mesmo achando que tem ele me deu uma dica, que é valida
fixar o ACK nestes clientes que caem e testar, ele ja viu isso acontecer, testei ai, vou testar em breve posto o resultado
-
Wordnet, vc verificou o UPTIME desses rockets, aqui comigo tenho torre com 8 rockets, e todos eles com UPTIME diferente, a RB do roteamento com 400 dias ligado e os rockets tudo zuado o UPTIME.
-
opa, sim verifiquei, nestes casos os rockets estão com uptime bem alto, tenho rocket aqui com 228 dias, desde que montei o pop
-
Citação:
1929
negativo, aqui cada usuário com seu respectivo mac no registration e também no servidor que centraliza
No cliente final que autentica sua conexão na própria antena não tem porque mesmo usar WDS.
O WDS deve estar ativo no painel que atende os cliente porque em um momento ou outro você pode precisar repassar os macs. Exemplo:
Existe uma casa 2 pisos e você quer colocar uma antena só e fazer 2 autenticações, você vai precisar ativar o wds nessa antena, colocar ela em bridge e dai colocar 2 roteadores 1 para cada cliente fazendo a autenticação.
Caso não esteja ativo o mac que vai chegar para autenticar será o da antena e não dos roteadores.
Aqui temos muitos prédios na cidade, todos os painéis nas torres estão com WDS ativo e no cliente final somente onde precisa.
Att.
-
Citação:
klabundee
No cliente final que autentica sua conexão na própria antena não tem porque mesmo usar WDS.
O WDS deve estar ativo no painel que atende os cliente porque em um momento ou outro você pode precisar repassar os macs. Exemplo:
Existe uma casa 2 pisos e você quer colocar uma antena só e fazer 2 autenticações, você vai precisar ativar o wds nessa antena, colocar ela em bridge e dai colocar 2 roteadores 1 para cada cliente fazendo a autenticação.
Caso não esteja ativo o mac que vai chegar para autenticar será o da antena e não dos roteadores.
Aqui temos muitos prédios na cidade, todos os painéis nas torres estão com WDS ativo e no cliente final somente onde precisa.
Att.
Perfeito, esta é uma situação.
Este rádio que está no cliente e repassa para os roteadores em baixo, está fazendo o papel de um repetidor.
Não usamos esta saída aqui pois daí cada usuário na casa precisaria ter uma assinatura. E consumidor quer pagar uma só e vários na casa utilizarem. A saída que encontramos é sugerir um plano de mais banda. Mas tudo dentro de uma só autenticação.
Não nego a necessidade de usar o WDS para certas situações. Mas não consegui entender a relação entre não estar ativado o WDS nos APs com o problema que passa o autor do tópico, como alguns companheiros sugeriram.
O caso dele é bem diferente e não depende do WDS.
Tanto é que faz tempo que ele usa sem ativar o WDS nos APs . Só nos ponto a ponto.
E estava tudo funcionando.