-
Edge Router, conte suas experiências!
Pessoal,
Alguns já disseram que a EdgeRouter é um canhão....
Mas fazendo pesquisas encontramos poucos relatos de experiências sobre a mesma.
Eu particularmente comprei um da versão Lite apenas para testes de bancada, então não tenho muito o que falar da mesma.
Seria interessante o pessoal que já tem em produção, PPPoE, BGP, OSP, QoS, etc.... postarem seus relatos.
Outra coisa interessante é saber quais os sistemas já estão preparados para rodar em conjunto com a Edge Router.
-
Re: Edge Router, conte suas experiências!
Para rodar bgp com full router ele aguenta de boa ou fica no talo?
-
Essa linha tem opcao para adicionar mais memoria?
-
Entendo, para essa banda ja é necessarios outros meios mesmo no caso onde vou coloca-lo a banda è na media de uns 300 megas com bgp full router, obrigado pelas respostas.
-
Eu tenho mais de 20 cases com ela. Cada um diferente do outro em cenário. E é impressionante o que ela é capaz de fazer. Estarei a partir de novembro ministrando as certificações oficiais da UBNT para esse hardware, e no momento, estou concluindo uma turma com 32 alunos de BGP com EdgeRouter, formando 32 profissionais que serão capazes de administrar o que esse hardware é capaz de fazer em suas redes no que tange a roteamento de borda. Inclusive, esse final de semana passado estive apresentando uma palestra no evento da InternetSUL em Floripa e os ouvintes ficaram abismados com os cases, e fiz muitos novos amigos lá, que também cederão aos encantos da EdgeRouter para BGP.
Uesley Corrêa
Instrutor UBNT UCWA & UCRSS
-
@virtualnetmg, tenho cases com 3 full routing e quase 600Mb de banda rodando tranquilamente. Com esse cenário de 3 full, recomendo a PRO até 1,5Gb. Com menos full-routing, pode colocar até 2Gb sem problemas. E a partir de Janeiro, sai uma caixa maior e com SFP Plus.
Uesley Corrêa
-
@virtualnetmg, a PRO e a 8 tem como aumentar memória, mas é insignificante a mudança. A Lite e a POE não tem.
Uesley Corrêa
-
@Arthur Bernardes, MPLS é implementação futura. Em breve deve estar saindo nas versões novas do EdgeOS. E PPPoE nele também é bem bacana, e o @FabricioViana já implantou ele no RadiusNET. Segue um vídeo de como configurar:
https://www.youtube.com/watch?v=HezScz0kP6Y
Uesley Corrêa
-
Acho legal que hoje temos mais uma opção para pequenos provedores.
Gostei mais ainda do Uesley Corrêa que está dando treinamentos para estes equipamentos!!!!
Se possível, poderiam colocar uns prints de Router de Borda em EdgeRouter fazendo BGP com banda acima de 500MB. Eu por exemplo ainda uso Mikrotik, mas já estou na hora de mudar.
E Parabéns ao Fabricio Viana por sair com o Radiusnet na frente.
-
Uesley para um link de 50mb a 100 a lite vai tranquilo?
-
Pegando uma ponga.......
ouvi alguns comentarios que tem gente que usa ele como server DNS, alguém confirma?? qual seria o modelo??
-
1 Anexo(s)
@ijr, segue o print. É o case de um aluno meu. @Arthur Bernardes, deve estar à frente, pois os da UBNT tem interesses ($$) que o VyOS não tem. Filtros de BGP, o VyOS tem da forma como devem ser, e não da forma como a Mikrotik implementa. Lá mesmo naquele material tem, na parte de Policies. Recomendo fazer meu treinamento :). @JonasMT, vai sim, se for um link BGP só, com rota Default.
Uesley Corrêa
Anexo 54981
-
Legal, Mikrotik que aperte as fivelas, é muito bug besta que ferra a rede do nada.
Qual aconselha e se suporta 700 clientes em pppoe @uesleycorrea ? Desde já, Obrigado.
-
meu bgp quem configurou foi o uesley correa, esta 100% até agora, vou fazer o curso sobre o bgp para que eu mesmo possa solucionar os problemas no caso de algum aparelho apresentar problemas, será legal também se o DNS ficar 100% pois teríamos uma estabilidade e uma grande economia de energia ... Rodrigo
-
Vamos aguardar algum concentrador PPPoE com uns 200-300 clientes para sentir a diferença.
-
Citação:
Postado originalmente por
Arthur Bernardes
Uesley, tu está embarcando DNS reverso no Edge Router?
Além disso to querendo saber também sobre o comentario que ouvi de nego usando ele como server DNS, tem alguém fazendo isso que tenha sido "feliz"???
-
Pois é, acho uma solução beeeemmmm interessante mas queria que alguém com a prática realizada se manifestasse,
-
como DNS só conheço uma pessoa que usa, mas pelo que me disse é meio na "gambiarra" tem um monte de mandinga para que funcione, ele não foi projetado para isso ... seria excelente se fosse projetado para isso e com suporte e fórum a respeito, pois poderíamos usar a um baixo custo financeiro e com grande economia de energia para nos ... Um abraço a todos e boa noite ... Rodrigo
-
quais os parametros mysql radius para controle de banda da Edge ? no mikrotik é mikrotik-rate-limit...
-
Quanto ao DNS, eu particularmente acho que não seria o ideal... mas nunca utilizei.
-
aqui como dns funciona blz, quem levantou pra mim foi o Tales Rodarte. Muito exelente profissional
-
Pessoal, vi que é um tópico um pouco "antigo", então vou fazer um questionamento que já foi feito na época!
Sem "gambiarra" (como falaram), é possível rodar um dns no edgerouter?
@netuai, o seu foi feito essas adaptações que foram ditas? Nao teve problemas? Funciona redondinho até hoje?
Vlw!
-
Arthur, já vi alguns tópicos você falando no FreeBSD e no unbound, só que você usa um pc pra isso né ou seria uma vm? (me corrija se estiver errado).
Então assim, os benefícios de usar um ER desses, são muito bons. Economia de energia, nao precisa de um "pc" (pc, vm, nuvem).
Vlw, e assim que estiver com o dns no ER, avisa a gente!
-
O meu funcionou exelente, e de dois amigos tambem, na procura de como fazer achei dois links, mas nao tenho um edrouter pra testar o interessante é que hoje ele deu uns paus, to procurando outro pra ver pra mim.
https://community.ubnt.com/t5/EdgeMA...er/ta-p/558587
http://kea.isc.org/wiki/SystemNotesEdgeRouterLITE
http://community.ubnt.com/t5/EdgeMAX...OS/ta-p/413071
Citação:
faelldantas
Pessoal, vi que é um tópico um pouco "antigo", então vou fazer um questionamento que já foi feito na época!
Sem "gambiarra" (como falaram), é possível rodar um dns no edgerouter?
@
netuai, o seu foi feito essas adaptações que foram ditas? Nao teve problemas? Funciona redondinho até hoje?
Vlw!
-
Pois é Arthur,
VC sabe que estou interessado, quando tiver rodando a partir do Edge avisa a gente...
-
Eu acho que essa linha de equipamentos está tenho uma penetração muito lenta no mercado.
Entrego link de 100MB em um cliente. Coloquei uma Edge Lite para discar PPPoE e fazer nat e rodou bem.
-
A pergunta que nunca se cala... Como a "Tia Ana" agora está pedindo homologação de roteadores também (Ex. RB1100AHX2), o Edge Router foi homologado???
-
Homologada! WDC e OIW já possuem a homologação da EdgeRouter PRO.
Uesley Corrêa
Instrutor Oficial Ubiquiti
-
@agatangelos eu criei coragem e comprei um edgerouter light para um amigo meu colocar o freebsd nele e fazer dele meu servidor dns e num futuro próximo jogar um programa de monitoramento da rede nele. já fez as contas de quanto de energia eu vou economizar, na verdade eu não queria mesmo colocar servidor na minha rede!!!! deu certinho, esse edgerouter caiu do céu, abraço.
-
Comprei 2 erlite-3, para DNS primário e secundário, encontrei um tutorial no seguinte link. http://rtfm.net/FreeBSD/ERL/ para instalação do FreeBSD 10.x.
Espero que o erlite-3 se saia bem, rede com no máximo 60 online. Esperando a energia diminuir após a instalação deles. :)
-
Cara com o aumento da conta de luz pode chegar a R$ 100,00 de economia dependendo da maquina que usa, ele gasta um pouco mais que um roteador ... tome cuidado com o seu processamento, pois dependendo da quantidade de usuários online pode ficar pesado, creio que um edge router light deste só segure uns 300 a 400 online, acima disso pode comprometer o desempenho da rede, fique monitorando ponha uma parte da rede no dns do google e outra parte no seu edge, assim você saberá se ele esta com algum problema, pois os cliente vão reclamar, hoje eu estou usando o edge router pro o @uesleycorrea configurou para mim dois links de 100MB divididos por range de ip, quando um link cai o outro assume todos os clientes automaticamente "um luxo", uma delas caiu duas vezes e o outro segurou todos os clientes e ninguém nem percebeu, um pouco mais de paz para mim ... uma das vezes um dos links ficou duas horas fora a internet ficou lenta mais ninguém ligou para reclamar imagina se eu fico 2 horas foras quantas pessoas iriam me ligar para reclamar? já estou a dois meses sem deixar meus clientes sem sinal, minhas instalações estão até aumentando ... Um abraço ... Rodrigo
Citação:
RODRIGOQUATI
@
agatangelos eu criei coragem e comprei um edgerouter light para um amigo meu colocar o freebsd nele e fazer dele meu servidor dns e num futuro próximo jogar um programa de monitoramento da rede nele. já fez as contas de quanto de energia eu vou economizar, na verdade eu não queria mesmo colocar servidor na minha rede!!!! deu certinho, esse edgerouter caiu do céu, abraço.
-
Pode ter certeza que vai economizar, em poucos meses com a economia que vai ter vai recuperar o investimento e ter economia no custo fixo com isso, eles vão segurar sua rede em uns 300 a 400 clientes dependendo do perfil de seus cliente ... Um abraço ... Rodrigo
Citação:
offzinho
Comprei 2 erlite-3, para DNS primário e secundário, encontrei um tutorial no seguinte link.
http://rtfm.net/FreeBSD/ERL/ para instalação do FreeBSD 10.x.
Espero que o erlite-3 se saia bem, rede com no máximo 60 online. Esperando a energia diminuir após a instalação deles. :)
-
Então estou no céu, pois media online nunca passa de 70, e pretendo usar apenas pro DNS e nada mais mesmo. Vai rodar de boa então, por muito tempo.
Pois meu Dell consome muita energia, e a energia aqui esta subindo demais, afinal esta subindo no Brasil inteiro.
E meu maior medo seria o pouco espaço que ele tem, mais como vi muitos usando e falando bem, resolvi arriscar e comprar, mais vejo que realmente fiz um bom negocio, falta poucos dia para eles chegarem, e começar a testar.
-
Cara quer um conselho de bobo, tenta comprar uma rb1100ahx2 tem ela homologada na wdc, com isso vai economizar uns R$ 150,00 na conta dependendo do dell que possui e em 8 meses ele se paga, eu tenho um dell aqui e tive que fazer uma manutenção na parte elétrica e acabei deixando ele desligado por 40 dias, minha conta de luz veio R$ 120,00 mais barata e isso antes do aumento, uma rb1100ahx2 suporta mais de 500 clientes online, depois que chegar nesta quantidade você compra uma ccr, pois dinheiro não vai ser o problema rsrsr ... aqui estou me programando para comprar uma ccr por causa da energia, mas contra a minha vontade, tenho um dell com dois processadores de 4 núcleos, controladora sas, memória ecc, fonte redundante de 700w, hd ssd, 16 ventoinhas rack u2, uma maquina excelente, mais me consome quase R$ 200,00 de energia atualmente com 600 clientes online e 180MB de trafego o processamento fica em 7%, ouço muitas reclamações das ccrs com muitos bugs fico com pé atras.
se você usar o edge router como dns e uma rb1100ahx2 você pode comprar aquelas fontes nobreak da volt e por duas baterias em 24v que você vai ficar mais de 2 dias sem energia se for necessário e sua conta de luz vai despencar.
Citação:
offzinho
Então estou no céu, pois media online nunca passa de 70, e pretendo usar apenas pro DNS e nada mais mesmo. Vai rodar de boa então, por muito tempo.
Pois meu Dell consome muita energia, e a energia aqui esta subindo demais, afinal esta subindo no Brasil inteiro.
E meu maior medo seria o pouco espaço que ele tem, mais como vi muitos usando e falando bem, resolvi arriscar e comprar, mais vejo que realmente fiz um bom negocio, falta poucos dia para eles chegarem, e começar a testar.
-
Citação:
agatangelos
Cara quer um conselho de bobo, tenta comprar uma rb1100ahx2 tem ela homologada na wdc, com isso vai economizar uns R$ 150,00 na conta dependendo do dell que possui e em 8 meses ele se paga, eu tenho um dell aqui e tive que fazer uma manutenção na parte elétrica e acabei deixando ele desligado por 40 dias, minha conta de luz veio R$ 120,00 mais barata e isso antes do aumento, uma rb1100ahx2 suporta mais de 500 clientes online, depois que chegar nesta quantidade você compra uma ccr, pois dinheiro não vai ser o problema rsrsr ... aqui estou me programando para comprar uma ccr por causa da energia, mas contra a minha vontade, tenho um dell com dois processadores de 4 núcleos, controladora sas, memória ecc, fonte redundante de 700w, hd ssd, 16 ventoinhas rack u2, uma maquina excelente, mais me consome quase R$ 200,00 de energia atualmente com 600 clientes online e 180MB de trafego o processamento fica em 7%, ouço muitas reclamações das ccrs com muitos bugs fico com pé atras.
se você usar o edge router como dns e uma rb1100ahx2 você pode comprar aquelas fontes nobreak da volt e por duas baterias em 24v que você vai ficar mais de 2 dias sem energia se for necessário e sua conta de luz vai despencar.
Então amigo eu tinha outro Dell que esta guardado aqui onde ficava para gerenciar 30 clientes, ao desligar o mesmo e substituir por uma rb2011uias-rm eu já tive uma economia de quase 70,00 ao mês.
Esse outro Dell, fica para gerenciar os clientes, 2 servidor DNS, 1 servidor web, e 2 aplicação, que já contratei um Dedicado para hospedar o servidor web e as 2 aplicações.
Agora as duas edge para retirar o servidor de DNS dele, onde so vai ficar os clientes e ate dia 20 pego uma RB para os clientes. E pelos calculos e pra diminuir pelo menos 130,00 na conta de luz, pois o Dell e similar ao teu diferença que ele não usa SSD mais tem 6 Disco de 300GB.
Ja utilizo os patch e fonte da volt. E realmente supri bem a falta de energia.
-
bom dia amigos, aqui a rede é pequena ainda, 90 clientes no total, o edegerouter como dns vai aguentar por muito tempo ainda, e só uma coisa, o edegerouter tem como aumentar a capacidade de armazenamento para 4gb é só trocar o pendrive que vem dentro dele. estamos pensando em colocar o zabixx nele também, se der certo eu to no céu, zabixx pq o prtg não tem como. e sobre a parte de energia @agatangelos , hj eu tenho uma rb1100ahx2 fazendo balance e "todo o resto", uso nobreak APC com bateria de 70 amperes, mas eu ja tenho um sistema da TPNET que é um nobreak que utiliza duas baterias ligadas em 24v onde recebo meu link dedicado, vou implantar aqui na central também esse sistema da TPNET, que por sinal é excelente, com duas baterias de 70 amperes, vou jogar todos os equipamentos nesse nobreak, são 10 equipamentos todos ligados no POE, inclusive a rb1100ahx2, o que acham da idéia? agora o edegerouter eu não sei como fazer pra jogar ele nas baterias. acho que vou ter que colocar um conversor.
-
Só cuidado com coisas pesadas na EdgeLite. Ela não tem processamento para isso tudo. Já temos FreeBSD portado na EdgePRO para coisas mais parrudas, com upgrade de RAM para até 8Gb na caixa. Caso precisem de alguma solução assim, entrem em contato. Temos também appliances de baixo consumo de energia rodando DNS recursivo e fazendo outros serviços com um alívio enorme na conta de luz. Qualquer cotação de soluções desse tipo, podem ser feitas através do [email protected].
Valeu pela confiança e lembrança de todos!
-
Minhas lite chegou ontem, consegui instalar o unbound, nela pra testar e funcionou. Agora tentar instalar o FreeBSD, algumas parte parece bem fácil, outras não entendi direito. Pena ter pouco material sobre o assunto.
Seria bom se alguém consegui-se montar um passo a passo em PT-BR, porem se eu obter sucesso e quem querer um manual irei deixar salvo para futuras necessidades.
O Pendrive da minha irei por um de 32GB só pra garantir que ira cachear bastante e sem medo de lotar a memoria.
-
quanto você cobra para configurar DNS REVERSO na minha edge lite, e outra coisa da pra fazer recursivo e dns cache com edrouter pro?
Citação:
uesleycorrea
Só cuidado com coisas pesadas na EdgeLite. Ela não tem processamento para isso tudo. Já temos FreeBSD portado na EdgePRO para coisas mais parrudas, com upgrade de RAM para até 8Gb na caixa. Caso precisem de alguma solução assim, entrem em contato. Temos também appliances de baixo consumo de energia rodando DNS recursivo e fazendo outros serviços com um alívio enorme na conta de luz. Qualquer cotação de soluções desse tipo, podem ser feitas através do
[email protected].
Valeu pela confiança e lembrança de todos!
-
3 Anexo(s)
Bem ate o momento esta funcionando certinho e foi de fácil instalação, mesmo sem ainda ter instalado o FreeBSD nela.
Estudando melhor pra depois arriscar trocar o sistema.
Screenshot.
Antes.
Anexo 59871
Depois.
Anexo 59872
No Windows.
Anexo 59873
-
você passa os procedimento de como configurar?
-
Primeiramente, atualize a edgerouter pra ultima versão 1.6, depois de atualizada configure a entrada do Link na eth0 e na eth1 a Saída.
eth0 -> recebe ip do mikrotik.
eth1 -> 10.10.1.0/29 porta que iremos usar pra configurar a edge.
OBS: Ainda não rebootei para ver se ira dar algum problema na config do unbound, porem não precisa ter medo, pois não ira atrapalhar em nada a edgerouter, Acredito que seja apenas esses passos, pois o doc que montei dos passos se encontra na loja, amanha confiro se não falta nada, mais acredito que esta tudo certinho, pois documento tudo para futuras consultas.
0. Passo, Abra o CLI.
Cheque a versão do kermel com o comando -> uname -a caso seja a versão 3.10.20 continue os passo,se não adicione esse repositorio no lugar do wheezy.
Citação:
configure
set system package repository squeeze components 'main contrib non-free'
set system package repository squeeze distribution squeeze
set system package repository squeeze url
http://http.us.debian.org/debian
set system package repository squeeze-security components main
set system package repository squeeze-security distribution squeeze/updates
set system package repository squeeze-security url
http://security.debian.org
commit
save
exit
1. Passo, adicionar os repositórios.
Citação:
configure
set system package repository wheezy components 'main contrib non-free'
set system package repository wheezy distribution wheezy
set system package repository wheezy url
http://http.us.debian.org/debian
set system package repository wheezy-security components main
set system package repository wheezy-security distribution wheezy/updates
set system package repository wheezy-security url
http://security.debian.org
commit
save
exit
Pode ser que de algum tipo de erro ao enviar o comando commit, porem aguarde o botão de reload e finalize com o save e exit.
2. Passo, atualizar o sistema.
Citação:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
3. Passo, instalar os pacotes.
Citação:
sudo apt-get install dnsutils build-essential libssl-dev wget
Depois,
Citação:
sudo apt-get install unbound nano
Depois dessa parte eu dei um reboot no sistema.
4. Passo, Criar uma pasta para guardar as config.
Citação:
sudo mkdir /config/unbound
sudo cp /etc/unbound/unbound.conf /config/unbound/
5. Passo, editar o arquivo.
Citação:
sudo nano /etc/unbound/unbound.conf
apague tudo com o comando Control+K, e deixe apenas, com essa linha.
Citação:
include: /config/unbound/unbound.conf
Salve o arquivo com o comando Control+X.
6. Passo, Configuração unbound.conf
Citação:
sudo nano /config/unbound/unbound.conf
Apague tudo com Control+K.
Configure esse arquivo usando o tutorial do @ Arthur Bernardes.
7. Passo, Editar o resolv.conf
Citação:
sudo /etc/resolv.conf
Remova tudo com Control+K e Adicione.
Citação:
nameserver 127.0.0.1
8. Passo, Permissões e named.cache
vá ate ->
baixe o named.cache ->
Gere as chaves necessárias ->
Citação:
sudo unbound-control-setup
Alterar as permissões da pasta - >
Citação:
sudo chown unbound:root unbound_* ; sudo chmod 440 unbound_*
9. Passo, Rodando o unbound
Citação:
sudo /etc/init.d/unbound start
ou
Citação:
sudo service unbound start
Pode ser que nessa parte de um erro, caso não de nenhum erro só testar com o comando dig uol.com.br.
Caso de erro referente ao bind e porta bloqueada não me recordo direito da mensagem.
Você ira precisar parar o serviço do dnsmasq. Comando ->
Citação:
sudo service dnsmasq stop
Depois, ->
Citação:
sudo service unbound stop
sudo service unbound start
Espero que entenda a embolera ai em cima, pois não sou muito bom pra montar passo a passo, mais irei configurar outra talvez essa semana ainda, qualquer coisa gravo o video da configuração pois leva em torno uns 7-10 minutos devido ao update, upgrade e install.
-
Citação:
offzinho
Primeiramente, atualize a edgerouter pra ultima versão 1.6, depois de atualizada configure a entrada do Link na eth0 e na eth1 a Saída.
eth0 -> recebe ip do mikrotik.
eth1 -> 10.10.1.0/29 porta que iremos usar pra configurar a edge.
OBS: Ainda não rebootei para ver se ira dar algum problema na config do unbound, porem não precisa ter medo, pois não ira atrapalhar em nada a edgerouter, Acredito que seja apenas esses passos, pois o doc que montei dos passos se encontra na loja, amanha confiro se não falta nada, mais acredito que esta tudo certinho, pois documento tudo para futuras consultas.
0. Passo, Abra o CLI.
Cheque a versão do kermel com o comando -> uname -a caso seja a versão 3.10.20 continue os passo,se não adicione esse repositorio no lugar do wheezy.
1. Passo, adicionar os repositórios.
Pode ser que de algum tipo de erro ao enviar o comando commit, porem aguarde o botão de reload e finalize com o save e exit.
2. Passo, atualizar o sistema.
3. Passo, instalar os pacotes.
Depois,
Depois dessa parte eu dei um reboot no sistema.
4. Passo, Criar uma pasta para guardar as config.
5. Passo, editar o arquivo.
apague tudo com o comando Control+K, e deixe apenas, com essa linha.
Salve o arquivo com o comando Control+X.
6. Passo, Configuração unbound.conf
Apague tudo com Control+K.
Configure esse arquivo usando o tutorial do @ Arthur Bernardes.
7. Passo, Editar o resolv.conf
Remova tudo com Control+K e Adicione.
8. Passo, Permissões e named.cache
vá ate ->
baixe o named.cache ->
Gere as chaves necessárias ->
Alterar as permissões da pasta - >
9. Passo, Rodando o unbound
ou
Pode ser que nessa parte de um erro, caso não de nenhum erro só testar com o comando dig uol.com.br.
Caso de erro referente ao bind e porta bloqueada não me recordo direito da mensagem.
Você ira precisar parar o serviço do dnsmasq. Comando ->
Depois, ->
Espero que entenda a embolera ai em cima, pois não sou muito bom pra montar passo a passo, mais irei configurar outra talvez essa semana ainda, qualquer coisa gravo o video da configuração pois leva em torno uns 7-10 minutos devido ao update, upgrade e install.
Colega,
Se conseguir fazer um video e postar no you tube seria muito bacana pra todo mundo...
entao, este procedimento seria apenas para fazer um dns cache, ne? E para fazer um reverso?
-
Sim os passos são para cache apenas, nunca tentei fazer reverso no unbound mais deve ser quase igual ao BIND, edita o named.conf com a zona e depois criar o arquivo da zona reversa.
Eu comprei 3 erlite-3, duas vai ficar para cache e a terceira e cobaia para eu aprender a instalar o FreeBSD nela.
Irei configurar a segunda talvez essa semana ainda, ai vou gravar os passo a passo e disponibilizo o vídeo.
-
@offzinho ... pó cara faz um vídeo isso seria incrível, esta ferramenta é maravilhosa mas temos muito pouco material a respeito, isso ajudaria centenas de pessoas que estão batendo cabeça a respeito e com medo de mexer neles, vou configurar meu edge router lite que esta parado aqui e por um bairro para rodar nele para ver como fica ... Um abraço ... Rodrigo
-
@agatangelos vou ver se gravo um vídeo assim que começar a mexer na outra erlite, Mais pode tentar instalar sem medo que não ira afetar em nada, afinal você apenas vai instalar uns pacotes e nada demais, ela ira continuar funcionando normalmente. Meu medo e na que comprei de cobaia pra aprender a instalar o FreeBSD nela, pois o plano e deixar todas com FreeBSD tou apenas esperando chegar os pendrive de 32gb pra por nela e começar os testes.
@Arthur Bernardes achei que poderia ser similar, pois nunca procurei a respeito apenas vi material em relação ao BIND, @netuai como o Arthur falou então que os procedimentos são diferentes, no lugar do unbound instale o BIND (acho que já esta instalado.) o resto e normal pois depois que adicionar os repositórios e salvar fica igual um PC os procedimentos.
OBS: Atualmente 30 Clientes conectados processamento dela não passa dos 4% e RAM não passa dos 17%.
-
vou esperar pra ver se alguém ajuda ai com o reverso também
-
Unbound é apenas recursivo.
NSD é o que faz autoritativo de domínios e reversos. Infelizmente ele não possui algo como o $GENERATE.
Eu não gosto do BIND para fazer servidor apenas recursivo ou apenas autoritativo, parece que mesmo fazendo apenas uma função, ele mantém coisas da outra rodando e usando recursos da máquina.
Não é correto ter DNS recursivo e autoritativo na mesma máquina! Para o autoritativo funcionar, você tem que liberar a porta 53 para acesso externo. Se o recursivo estiver na mesma máquina, isso vai deixá-lo aberto para toda a Internet também (ele tem que estar acessível apenas para a rede local), vulnerável a seu uso em ataques de amplificação, exploits, etc.
Ou seja, não gosto de BIND de jeito algum, exceto por alguns features interessantes, mas que são dispensáveis.
Além disso, NSD e Unbound (em máquinas separadas!) têm melhor desempenho e economizam mais recursos, o que é importante, já que estão querendo rodá-los em EdgeRouters.
-
logo vou precisar desse trem. Mais por em quanto nem vou correr atrás de aprender a configurar isso.
----
Fiz a gravação da outra edgerouter, vou ter que sair mais quando voltar, vou editar o vídeo, cortar umas partes demoradas da instalação dos pacote e depois coloco o vídeo aqui.