Mas que sinal tem? Que mcs está usando? Que largura de canal? Potencia?
Pra alcance tipo 500m eu usaria 21dBm na omnitik, fixo em MCS13, 20MHz, ack time em 60. Nos SXT fixaria em MCS10, 20dBm, ack dependendo da distancia, mas 30 a 60.
Tem que ver que não adianta ter 40Mbps com 1 conexão se depois com 10 vai cair pra 1Mbps por conexão, tem que ir testando com muitos clientes, eu pra testar as coisas sempre deixei na loja umas antenas e roteadores, em casa mais alguns, pra ter NUMEROS de conexões, não é nada confiável testar só 1 ou 2 conexões se com 6 ou 7 tudo muda.
Lembra que N não tem um throughput dividível por todos como B ou G, porque N foi feito pra multiplas conexões, é facil você ter com 1 conexão fantástica 60Mbps, mas com 2 ter 45 e 40Mbps em cada, com 3 cerca de 25, 30 e 35, e por aí vai, se a etapa de RF tiver processamento sobrando (Por isso não pode usar NS Loco como AP pra 20 clientes) ela manda a parte mais uma cacetada de portadoras, a conta do throughput é diferente de B ou G.
(Mas quando falta capacidade de processamento em N quem é penalizado é quem tem sinal pior, digamos que você teria 6 clientes a -55 com throughput de 15Mbps cada, e 2 com sinal -62 com throughput de uns 10Mbps cada, hora que ouver TRAFEGO em todos os 8 clientes, trafego até o limite do throughput, você vai ter coisa tipo 10Mbps em cada um dos 6 com sinal -55, mas se o processamento da etapa de RF da omnitik estiver no limite ela vai colocar os 2 de sinal -62 no fim da fila e na prática eles terão 1Mbps de trafego. Esse é o momento que a equalização de todos os clientes faz diferença, o bicho pega quando tem muita gente trafegando, quem tem a pior instalação se dá mal só quando tem gente com sinal melhor "concorrendo".
Veja de um benchmark da Aruba (Fabricante de equipto wifi):
Anexo 55870
Na parte de cima você tem a diferença de throughput individual, quando o pior hardware piora os outros melhoram.
Em baixo o que podo ocorrer com hardware meia boca: Com 1 conexão boa tem 135Mbps, com 4 tem 58Mbps, por outro lado com 1 conexão ruim tem 3Mbps e com 4 tem 58Mbps.
Já com roteador Aruba você tem 1 conexão com 128Mbps, e com 4 conexões sobe pra 154Mbps.
Enfim, você não mede com 1 conexão qual o throughput conseguível er depois divide pelas conexões previstas, você tem que colocar as conexões na vida real e ir ajustando pra ter o throughput individual requerido.
(Mas são 10 clientes pagantes ou 10 conexões simultaneas? 10 pagantes é tranquilo, 10 simultaneos é bem complicado)