-
Antena Setorial "Blindada".
Prezados,
Hoje uso nanostation M5 e loco M5 como setoriais. Mas chega a hora que a empresa cresce e tenho que migrar para soluções mais robustas, estou pensando em setoriais de verdade.
Encontrei as setorias ALGcom http://www.algcom.com.br/produtos/ve...iais-blindadas. Minhas "torres" não passam de 4 metros de altura. São pequenas bases instaladas em clientes de confiança. Não tenho como realmente afastar as antenas e estou preocupado com o ruído gerado pelos PTPs e as futuras setoriais. Também vi as xwave da computech e basestation titanium.
Gostaria de saber qual é a experiência dos amigos com este tipo de produdo, principalmente a ALGcom, nova no mercado. Estão usando rádios blindados ou estão blindando os rádios atuais?
-
Re: Antena Setorial "Blindada".
Citação:
Postado originalmente por
Arthur Bernardes
Basestation AC!
Bom dia Arthur. Poderia nos contar a sua experiência com este equipamento? O que você utilizada antes? Qual o rádio utilizado? E nos clientes?
Olhando no site da UBNT pude observar que o modelo AM-5AC21-60 possui apenas 4º de abertura vertical, enquanto a ALGcom possui 18º. Estou seriamente inclinado para micro células.
-
Eu tenho painel AC, e estou bem inclinado a pegar uma unidade da algcom para teste justamente pela abertura vertical.
-
Anexo 60605Anexo 60606 Ja está na torre em fase de testes, ALGcom + RB912.
-
Nao abriu @Max Networks, mas diz ai oque tem achado delas? Alcance, sinal dos cliente e etc
-
@Max Networks
Infelizmente as fotos não abriram. O que você achou da isolação entre os setores? Usou alguma blindagem no rádio?
-
Citação:
chocobama
@Max Networks
Infelizmente as fotos não abriram. O que você achou da isolação entre os setores? Usou alguma blindagem no rádio?
Sim tem blindagem do radio,
Anexo 60607
-
Citação:
JonasMT
Nao abriu @
Max Networks, mas diz ai oque tem achado delas? Alcance, sinal dos cliente e etc
Boa Noite Under's, sim amigo estamos tendo bons resultados, se for como estamos vendo, com certeza iremos trocar todas da torre, estamos testando com nv2nstreme. Em questão de alcance, conectamos clientes no maximo com 1km de distancia, fizemos uns testes, e conectamos um cliente com sinal -62 na basestation, e na ALGcon ficou com -54, e foi assim com os outros clientes, tivemos uma melhora no sinal.
Abraços.
-
Boa noite amigo, como estão os testes? elas tem boa propagação de sinal? da pra comparar com as basestation de 17dbi? grato pela atenção.
Citação:
Max Networks
-
Boa Noite jcmaster85, Os testes esta superando o esperado, o sinal é muito bom, ela tem blindagem tanto nas laterais como no radio atras, evitando interferências.
Sobre ser melhor que as basestation, de inicio parece ser, mais nao posso dar um veredito final ainda, estamos testando de todas as formas, para ver como ela trabalha em todos os aspectos. Mais assim que formos tendo resultados, irei comentando aqui.
Obrigado pela atençao, Abraços.
-
Alguém tem base de preço delas?
-
É bom saber dos resultados positivos...
Mas levem em conta que ela abre só 60º na horizontal. Então teria que ser 6 delas para fechar os 360º. Caimos no mesmo problema do uso de Nano como AP. Também só abre 60º.
A vantagem dela parece estar no isolamento do lóbulo posterior. Pois quase todos os projetos que vejo, existe um vasamento muito grande para trás e consequentemente também uma recepção posterior que é prejudicial.
Se eles conseguiram um ótimo isolamento pode ser uma boa pedida. O datasheet diz que é 30db o que é bom. Já o isolamento por polarização cruzada é de 19db.
Para conferir se ela realmente bloqueia sinais por trás é só medir a intensidade de sinal e comparar com a intensidade de um Nano. Este coloca bastante sinal posterior.
Só não consegui entender como ela consegue abrir 60º na meia potencia, com uma largura naquele funil de 17cm.
Mas se os "home" diz que funciona, é porque funciona. A Algcom não é de fazer propaganda enganosa.
Inclusive para quem quer todos os clientes em micro-células ela vai atender em 90º pelo que mostram os gráficos de irradiação.
-
Citação:
betolong
Alguém tem base de preço delas?
Citação:
Arthur Bernardes
Comentário interessante 1929, fiquei agora mais interessado nelas.
Hoje, qual o valor delas?
R$ 617,00 o valor dela.
-
Apesar de "feia" eu estou interessado principalmente pelo tamanho reduzido e boa abertura vertical. Vou pegar um com kleber para teste.
@1929 aqui estou instalando novos painel com rb912+nv2 e cliente com sxt, custo inferior a ubnt e desempenho bemmm superior!
-
Citação:
JonasMT
Apesar de "feia" eu estou interessado principalmente pelo tamanho reduzido e boa abertura vertical. Vou pegar um com kleber para teste.
@
1929 aqui estou instalando novos painel com rb912+nv2 e cliente com sxt, custo inferior a ubnt e desempenho bemmm superior!
A Pluton tinha uma que parecia uma corneta. Mas era polarização simples a ser escolhida na hora da instalação. Ela abria 30graus. Nunca tive problemas com ela.
Mas em época de MIMO esta agora deve ser bem interessante.
A abertura vertical vai facilitar atender clientes bem próximos e mais distantes.
Só não consegui entender ainda como ela consegue abrir os 60º para uso como AP.
Vocês viram que ela tem só 17cm de largura?
Com certeza Jonas, o desempenho fica superior pois com mikrotik abre uma série de recursos de configuração que o firmware da Ubiquiti não permite.
Ubiquiti é quase plug and play.
E também as leituras de desempenho te dão muito mais informações.
-
Aquelas da rf elements bem que poderia ter um distribuidor pro brasil pois elas pareçem ser mais pequenas que da algcom e tão boas tambem
http://simper.rfelements.com/
-
lindas essas rf o problema que ninguem importa, e tbm nao vi relato algum em sites gringo do uso delas =/
-
A Dimensiontech trabalhava com alguns itens da RFElements....
Mas agora fui ver o site deles e não está no ar....
-
Citação:
1929
A Dimensiontech trabalhava com alguns itens da RFElements....
Mas agora fui ver o site deles e não está no ar....
esse e o site deles http://fwireless.com.br/
http://fwireless.com.br/rf-elements/
Tem que ver com eles se eles importam essas antenas
-
Muito obrigado a todos por seus comentários. Até amanhã fecho a compra da minha.
A dúvida agora é usar MK ou UBNT. Ter MK no cliente é um verdadeiro canivete suíço. A instalação em si segue as mesmas regras, mas as configurações se tornam muito mais criteriosas. Ontem, passei 2hs configurando um enlace com um par de SXTs. É impressionante o quanto uma simples mudança de parâmetro é sentida.
Outra dúvida é a necessidade de blindar o rádio, o quanto isto realmente ajuda. Sei que cada caso é um caso, mas gostaria de saber do pessoal que usa blindagem nos rádios. A ALGcom também vende um acessório para blindar o rádio, mas é caro.
http://loja.clickmobile.com.br/caixa-blindada-algcom
-
To pensando em testar uma dessas com o APC-5m+, será se fica bom ?
-
Citação:
NielsonPadilha
To pensando em testar uma dessas com o APC-5m+, será se fica bom ?
Comprei uma e vou usar com rocket M5. Mas futuramente pretendo usar MK. Pois está impossível comprar UBNT para o cliente. Vou colocar o rocket em uma caixa de alumínio grosso.
-
Citação:
chocobama
Comprei uma e vou usar com rocket M5. Mas futuramente pretendo usar MK. Pois está impossível comprar UBNT para o cliente. Vou colocar o rocket em uma caixa de alumínio grosso.
Boa Noite chocobama, nao precisa, ela tem a proteção trazeira já.
http://www.radioscan.com.br/app/webr...ox_default.jpg
-
Tem se voce comprar, eu achei um absurdo o valor dessa caixa.
-
Então. Infelizmente não recebi o meu equipamento ainda. Os correios demoram demais para entregar na minha região, aqui o prazo é diferenciado.
Essa proteção custa 300,00 onde eu iria comprar, achei um absurdo. É apenas uma molde de metal, como pode custar tão caro. :confused:
http://loja.clickmobile.com.br/caixa...-master-algcom
Hoje recebi rocket e basestation 17-90. Quero comparar com essa ALGcom. Principalmente a questão de receber sinal de outros equipamentos. Nunca usei setorial, para mim será uma surpresa. Minha preocupação sem é sinal, pois irei ter clientes a no máximo 1,5 KM. O que me preocupa é o ruído gerado no POP. Está crescendo e futuramente terá mais alguns PTPs.
-
Citação:
chocobama
Então. Infelizmente não recebi o meu equipamento ainda. Os correios demoram demais para entregar na minha região, aqui o prazo é diferenciado.
Essa proteção custa 300,00 onde eu iria comprar, achei um absurdo. É apenas uma molde de metal, como pode custar tão caro. :confused:
http://loja.clickmobile.com.br/caixa...-master-algcom
Hoje recebi rocket e basestation 17-90. Quero comparar com essa ALGcom. Principalmente a questão de receber sinal de outros equipamentos. Nunca usei setorial, para mim será uma surpresa. Minha preocupação sem é sinal, pois irei ter clientes a no máximo 1,5 KM. O que me preocupa é o ruído gerado no POP. Está crescendo e futuramente terá mais alguns PTPs.
Em Questao de ruido, a blindagem ta fazendo o papel dela, a interferencia diminuiu bastante, se continuar a nos surpreender, vamos trocar todas as basestation na torre Matriz, onde temos muita interferencia. Abraços.
-
Citação:
Max Networks
Em Questao de ruido, a blindagem ta fazendo o papel dela, a interferencia diminuiu bastante, se continuar a nos surpreender, vamos trocar todas as basestation na torre Matriz, onde temos muita interferencia. Abraços.
Max, me perdoe pois eu me perdi nos posts. Você está se referindo as caixas metálicas da Algcom ou se refere a antena que foi postada no ínício do tópico?
Nós temos caixas metálicas fundidas em alumínio. São muito práticas, mas ainda assim acho que a maior parte do sinal indesejado vem pela captação da antena...
-
Citação:
1929
Max, me perdoe pois eu me perdi nos posts. Você está se referindo as caixas metálicas da Algcom ou se refere a antena que foi postada no ínício do tópico?
Nós temos caixas metálicas fundidas em alumínio. São muito práticas, mas ainda assim acho que a maior parte do sinal indesejado vem pela captação da antena...
Sim 1929, da ALGcom que falo, tive observando, que enquanto nas basestation consigo captar sinal pela lateral e costa, na ALGcom isso nao ocorre, devido a blindagem, e por esse motivo consegui até mais que -10 db em cada cliente conectado nela, em referencia a basestation.
-
Citação:
Max Networks
Sim 1929, da ALGcom que falo, tive observando, que enquanto nas basestation consigo captar sinal pela lateral e costa, na ALGcom isso nao ocorre, devido a blindagem, e por esse motivo consegui até mais que -10 db em cada cliente conectado nela, em referencia a basestation.
Ah! entendi. Eu estava me confundindo com as caixas metálicas postadas... Pode ser de ajuda, mas não é o fundamental.
Fundamental é ter bons irradiantes que transfiram tudo que podem para o ambiente. Logicamente que a antena ideal não existe. Sempre tem perdas.
Mas esta da Algcom me parece ser algo de muito especial no mercado apesar de ser 60º.
Se observarem nos gráficos de irradiação, estes 60º são para o chamado Ângulo de meia potencia.
Mas pelos gráficos, para atendimento perto como é usado em micro-células ela chega tranquilamente aos 90º
Deve marcar época.
-
Citação:
Max Networks
Excelente.
O mais importante é que o foco da antena seja o setor que pretende atender. Eu uso nanostation como AP. E as vezes é fácil se conectar pelas costas dela. É praticamente uma omni.
Acho que o sucesso das ALGcom PTP irão se repetir aqui.
Citação:
1929
Meu caro, pode comentar sobre tais caixas? Estou pensando em usar caixas de passagem feitas em alumínio. Farei apenas os furos para os conectores. Achei carrissimas as caixas da ALG.
-
Citação:
chocobama
Meu caro, pode comentar sobre tais caixas? Estou pensando em usar caixas de passagem feitas em alumínio. Farei apenas os furos para os conectores. Achei carrissimas as caixas da ALG.
As caixa que me refiro são estas aqui. http://fwireless.com.br/project/cx-hermetica-aluminio/
-
Boa noite Max Networks, como andam os testes, ainda se supreendendo positivamente, ja colocou quantos clientes em uma so setorial?Grato mais uma vez pela atenção.
Citação:
Max Networks
-
Pessoal, no link abaixo vocês encontram um case com a antena setorial ALGcom em um ambiente de grande interferência e com clientes a uma distância de até 7Km e com . È necessário salvar a imagem para melhor visualização.
http://www.algcom.com.br/cases/ver/cybernet
-
Cara por nada nao, mas falto ele apenas usar os radios corretos. Com rb912+nv2+mcs ajustados ele deve conseguir resultados bem melhores!
-
Citação:
Marcelo_R
Pessoal, no link abaixo vocês encontram um case com a antena setorial ALGcom em um ambiente de grande interferência e com clientes a uma distância de até 7Km e com . È necessário salvar a imagem para melhor visualização.
Não sei se este foi um exemplo muito feliz. Conexão existe, mas e o CCQ em 70%? Deve estar desalinhado ou com fresnel parcialmente obstruído. A melhor conexão é do cliente com 4Km. Até melhor que o exemplo com 2km. Eu sou apenas um iniciante, mas já aprendi que instalações deste tipo são futuras dores de cabeça. Ademais, limitam e muito a capacidade do AP.
-
Verdade, o CCQ não é dos melhores....
Eu já não me preocupo tanto com ccq pois temos clientes que tem ccq pior e assim mesmo navegam sem problemas. Clientes com ping baixo e ccq baixo. Clientes com ping mais alto e ccq alto.
E tem clientes com ccq alto que ainda reclamam.... sei lá mas me parece que os cálculos do ccq não são tão precisos.
Vai entender ....
-
Citação:
1929
Verdade, o CCQ não é dos melhores....
Eu já não me preocupo tanto com ccq pois temos clientes que tem ccq pior e assim mesmo navegam sem problemas. Clientes com ping baixo e ccq baixo. Clientes com ping mais alto e ccq alto.
E tem clientes com ccq alto que ainda reclamam.... sei lá mas me parece que os cálculos do ccq não são tão precisos.
Vai entender ....
Eu uso MCS12 no AP e nos clientes MCS8 ou MCS10, depende da célula. Clientes com firmware XW apresentam airmax quality e capacity em 98%-100% nos casos de instalações perfeitas. Entretanto, ao utilizar firmware XM e diminuir o MCS estes atributos diminuem proporcionalmente. Parece que o calculo é feito relativo ao MCS15. De fato, talvez o calculo não seja preciso.. Mas fico de olho no MCS, aqui se ficar abaixo de 97% posso correr atrás que alguma coisa aconteceu.
Já com MK o buraco é mais em baixo, são N atributos que influenciam diretamente no CCQ. Até mexer com piso de ruído muda o este indicador.
-
Boa noite Marcelo_R , sabe me informar a potencia de transmissão que a RB esta usando? porque pra atender um cliente a 7km com um painel de 15Dbi é complicado, se o pessoal do case da ALGcom puder se pronunciar e tirar essa nossa duvida será ótimo, se o nosso colega Max Networks puder postar alguns prints tambem será muito bom.
Citação:
Marcelo_R
-
Correria aqui mais nao esqueci de voces, kkkkkk, a noite postarei os print aqui, e jcmaster85, 7km pra um cliente e meio longe nao? Usamos pequenos POPs, pra nao ficarem muito longe a conexao. Abraços ate mais tarde.
-
Boa noite Max Networks, se puder postar os prints será de grande ajuda para todos nos, encomendei alguns paineis da algcom para uma área bastante poluída cerca de 150 redes em 5.8, com os seus prints terei alguma noção da realidade da coisa. Grato mais uma vez pela atenção.
Citação:
Max Networks
Correria aqui mais nao esqueci de voces, kkkkkk, a noite postarei os print aqui, e jcmaster85, 7km pra um cliente e meio longe nao? Usamos pequenos POPs, pra nao ficarem muito longe a conexao. Abraços ate mais tarde.
-
Citação:
Arthur Bernardes
Em áreas bastante poluídas eu não teria coragem de investir nessas Algcom, Basestation AC 45° tem isolação e relação frente-costas beem superior.
Olá meu caro. Acredito que pelo falo de ser 45º e ter apenas 2º de abertura vertical. Uma antena destas é ideal para regiões planas com torre baixa. Aqui onde moro seria um tiro no pé. Eu que gosto de microcélula, gostaria de ver uma antena com tal construção, com ganho menor e maior abertura vertical.
-
Citação:
chocobama
Olá meu caro. Acredito que pelo falo de ser 45º e ter apenas 2º de abertura vertical. Uma antena destas é ideal para regiões planas com torre baixa. Aqui onde moro seria um tiro no pé. Eu que gosto de microcélula, gostaria de ver uma antena com tal construção, com ganho menor e maior abertura vertical.
Verdade....
Uma análise breve da Algcom nos mostra um angulo horizontal de 60º mas se considerar aplicação em microcélula e não em distâncias maiores ela abre 90º....
E o angulo vertical é um dos melhores que se encontra no mercado para aplicações em micro-células.
http://www.algcom.com.br/files/media...0-15-60-DP.pdf
-
Citação:
1929
Verdade....
Uma análise breve da Algcom nos mostra um angulo horizontal de 60º mas se considerar aplicação em microcélula e não em distâncias maiores ela abre 90º....
E o angulo vertical é um dos melhores que se encontra no mercado para aplicações em micro-células.
http://www.algcom.com.br/files/media...0-15-60-DP.pdf
Foi o que mais me chamou atenção nela. Abertura vertical de até 24º, aqui onde moro só tem morro.
E só uma correção, a antena AC de 45º possui 4 graus de abertura vertical. Mas é só olhar para o diagrama da Base AC para entender:
http://dl.ubnt.com/datasheets/airMAX...ntennas_DS.pdf
Praticamente "não existe" existe vazamento de RF. Fantástico.
-
Não consigo ver essa isolação toda nas setoriais da UBNT, tendo por exemplo em uso Basestation 20-90 5.8 ja que não usei as AC e nem vi pessoalmente seu funcionamento e confiando apenas nos dados disponibilizados pela UBNT, no datasheet promete isolação minima de 28dbi por polarização cruzada porem na realidade fica entre 20 e 22 o tempo todo, fora o baixo angulo de abertura vertical que todo mundo ja conhece.
-
Citação:
jcmaster85
Não consigo ver essa isolação toda nas setoriais da UBNT, tendo por exemplo em uso Basestation 20-90 5.8 ja que não usei as AC e nem vi pessoalmente seu funcionamento e confiando apenas nos dados disponibilizados pela UBNT, no datasheet promete isolação minima de 28dbi por polarização cruzada porem na realidade fica entre 20 e 22 o tempo todo, fora o baixo angulo de abertura vertical que todo mundo ja conhece.
A setorial AC 45 é bem diferente.
https://www.ubnt.com/downloads/datas...ntennas_DS.pdf
Pelo que entendi até agora, a isolação por polarização cruzada é o limite até onde a antena capta as polarizações horizontal e vertical e as destina a chain correta. Quanto maior o limite melhor, pois desperdiça menos tempo do rádio com informação inútil, que seria destinada para outra chain. Este é o motivo para evitar usar potência alta demais, além de gerar ruído.
Mas para o meu caso não vale apena. Todos que eu atendo ficam a no máximo 600M do ponto de acesso. Pelo preço eu compraria 3 ALGcom, que no meu caso dariam muito mais qualidade. Infelizmente, não tenho um cluster, ainda. Mas quando chegar o dia quero ter 4 para fechar os 360º. Aí sim poderei verificar a tal blindagem desta ALGcom.
OBS: Me perdoem se falei besteira. Minha explicação é confusa, pois não domino a coisa. Sou pequeno e faço de tudo um pouco. É tanta informação que dá um nó na cabeça. Mas com a ajuda dos feras aqui, vamos aprendendo.
-
De modo geral esta isolação que os datasheet apresentam é "lenda". Talvez em laboratório eles medem isso. Mas larga em campo e o desempenho é bem diferente.
Como explicar uma antena que diz ter um valor alto de isolação posterior e cliente conectar e navegar pelas costas.?
Por isso acho que este modelo novo da Algcom merece um voto de confiança. Pelas fotos o projeto parece ser inovador, diferente do "feijão com arroz" que os outros fabricantes apresentam, tudo uma copia um do outro.
-
Citação:
Arthur Bernardes
Não consigo acreditar que há quem se conecta nas costas da Basestation AC, @
JonasMT é um que tem essas Basestation AC e pode falar melhor sobre elas.
Ac não sei Arthur... mas as outras basestation sim... Eu não sei o projeto construtivo mas creio que a diferença "aparente" está só no sistema de encaixe na parte de trás.
-
1 Anexo(s)
Citação:
1929
De modo geral esta isolação que os datasheet apresentam é "lenda". Talvez em laboratório eles medem isso. Mas larga em campo e o desempenho é bem diferente.
Como explicar uma antena que diz ter um valor alto de isolação posterior e cliente conectar e navegar pelas costas.?
Por isso acho que este modelo novo da Algcom merece um voto de confiança. Pelas fotos o projeto parece ser inovador, diferente do "feijão com arroz" que os outros fabricantes apresentam, tudo uma copia um do outro.
Mas a medida bate sim.
Exemplo, da antena Algcom citada no começo:
Anexo 61017
Isso são 30dB na relação frente-costas, diferença de sinal em 30dB.
Agora vamos ao prático: Antena de 15dBi ligada num radio operando a 20dBm, isso dá 35dBm EIRP.
Em 200m o sinal cai 92dBm (Free space loss), no ar, sem obstaculo.
35 dBm - 92dBm = -57dBm no ar. Se esse cliente a 200m tiver um NS Loco de 8,5dBi o sinal vai aumentar 13dBi, ou seja, -57 + 13 = -44dBm. Sinal ótimo.
Agora... e nas costas?
Bom, são 20dBm de potência no radio, com a antena com "ganho" de -15dBi, 20 + -15 = 5dBm EIRP de potência de emissão.
Se o cliente está 200m nas costas, são 92dBm de perda no ar, isso não muda, 200m são 200m seja na frente ou nas costas.
Aí temos 5dBm - 92dBm = -87dBm, se esse cliente a 200m tem o MESMO NS Loco de 13dBi o sinal vai subir 13dBi, -87 + 13 = -74dBm, sinal suficiente pra conectar em digamos MCS11 tranquilo!
Mas olha o ponto que marquei na imagem onde tem -7dBi de ganho, está nas costas da antena, se esse radio está na verdade a 22dBm, com "ganho" de -7dBi temos 22 + -7 = 15dBm EIRP.
Vou exagerar, vou colocar 1Km, que são 108dbm de perda no ar!
15 - 92 = -77dbm no ar.
Se esse cliente tem um SXT de 16dBi, são 16dBm de aumento:
-77 + 16 = -61dBm de sinal, suficiente pra um MCS13 tranquilo!
Não é que as costas dão uma atenuação extra de 30dBm a partir de um sinal de 0dBi de ganho, o termo usado é certo, "relação frente-costas", simplesmente a diferença entre o sinal na frente e nas costas será de 30dBm, por isso tem tanta gente conectando nas costas.
Na prática isso não é tão comum porque as setoriais ficam inclinadas, as "verdadeiras" costas delas estão no céu, se a torre tem 30m e a setorial tem 4º de inclinação as "costas" da setorial estão a partir de uns 10m de altura, ou seja, na prática só a uns 50-100m de distancia você pega aquele ponto que marquei com -7dBi de ganho. Na prática quem está nas costas de um setorial típica de torre típica terá até MAIS de 30dBm menos que quem está na frente, porque geralmente entre as costas da setorial e os clientes tem uma TORRE, ou outras setoriais.
A setorial terá mesmo diferença de 30dBm entre frente e costas (As costas são exatos 180° do centro, mas essa da Algocom é um bom exemplo que nem todas as "costas" tem 30dBm de isolamento, uns 30° pro lado tem só 23dBm de isolamento!).
Mas... se somar a inclinação da setorial, suporte de aço, torre, e outras setoriais, talvez na prática você tem 40-45dbm de isolamento, aí só dá pra conectar a 100m.
(Se pra frente dá sinal -35dbm, com 40dbm de isolamento significa -75dBm de sinal (-35 - 40 = -75), que é suficiente pra um MCS8 ou 9 da vida).
Ah, e tem o problema de chuva, quando você tem cliente com sinal tão ruim quanto -75 por ser conexão pelas costas, a agua molhando o plastico das costas, do suporte, da torre, e a antena do cliente, pode dar 5dBm a menos de sinal, aí a conexão cai mesmo (Ou o CCQ vira um lixo), um plastico tem atenuação de 1dBm talvez, mas se molhar aquela película dá quase 1dBm extra de perda, se juntar a película em todos os objetos nas costas da setorial você descobre fácil porque em dia de chuva o cliente nas costas fica sem internet, esse dado não está no datasheet porque pro datasheet o que interessa são dados da antena, sem medir reflexo ou perda em torre atrás, até porque literalmente cada um usa uma torre diferente (Ou numa posição diferente com relação às travessas, ou diametro diferente de tubo se não for torre), o que o datasheet dá é o dado da setorial pura, você que tem que prever perdas por inclinação e outros objetos nas costas.
(E usando CPE como AP noto bem que o dado no datasheet é preciso, usando suporte plástico pra fixar (Que tem atenuação mínima) se diz que a relação frente-costas é de 25dBm, nas costas vai ter mesmo 25dBm a menos de sinal escaneado se deixar a CPE na vertical e você estiver na mesma altura. Na lateral dá pra ver o ganho baixo tipo 0dBm ou mesmo 3dBm conforme você vai mais pra frente da CPE)
-
1 Anexo(s)
Como ṕrometido, (atrazado), kkkkk, mais vamos lá.
Temos uma mesclagem de Argrid, Nano e SXT, neste Painel, como havia falado antes, todos eles teve uma baixa em + ou -, -10 no sinal, como li anteriormente, ela nao aparece no scan pelas costa, isso na prática.
vamos lá então ao print,
Anexo 61018
-
Citação:
rubem
Agora... e nas costas?
Bom, são 20dBm de potência no radio, com a antena com "ganho" de -15dBi, 20 + -15 = 5dBm EIRP de potência de emissão.
Se o cliente está 200m nas costas, são 92dBm de perda no ar, isso não muda, 200m são 200m seja na frente ou nas costas.
Aí temos 5dBm - 92dBm = -87dBm, se esse cliente a 200m tem o MESMO NS Loco de 13dBi o sinal vai subir 13dBi, -87 + 13 = -74dBm, sinal suficiente pra conectar em digamos MCS11 tranquilo!
Mas olha o ponto que marquei na imagem onde tem -7dBi de ganho, está nas costas da antena, se esse radio está na verdade a 22dBm, com "ganho" de -7dBi temos 22 + -7 = 15dBm EIRP.
Vou exagerar, vou colocar 1Km, que são 108dbm de perda no ar!
15 - 92 = -77dbm no ar.
Se esse cliente tem um SXT de 16dBi, são 16dBm de aumento:
-77 + 16 = -61dBm de sinal, suficiente pra um MCS13 tranquilo!
Não é que as costas dão uma atenuação extra de 30dBm a partir de um sinal de 0dBi de ganho, o termo usado é certo, "relação frente-costas", simplesmente a diferença entre o sinal na frente e nas costas será de 30dBm, por isso tem tanta gente conectando nas costas.
Muito interessante suas explicações...
Entender estes gráficos de irradiação é fundamental para nós. Por isso se espicharmos o assunto um pouco fora do título do tópico vai ser proveitoso para todos.
Algumas consequências diretas delas dá para nós pensarmos na aplicação dia/dia.
Mas antes eu gostaria de entender melhor este cálculo do -15dbm. Como você chegou nele? Eu entendo que potencia EIRP emitida pelo rádio seria sempre a mesma para determinada configuração. Porque chegou a 5dbm? Para mim o EIRP deste NanoLoco seria 28.5dbm.
Se por exemplo este NanoLoco estivesse na mesma distancia mas na frente do painel e o sinal obtido fosse -65, eu entendia que se estiver nas costas na mesma distancia o sinal seria -95dbm. Isso na linha reta dos 180º. O que se nota no gráfico é que um pouco de lado esta atenuação já não seria tão eficiente.
Mesmo sem entender este cálculo já podemos tomar uma decisão. Sempre inclinar os painéis. E daí reforça mais ainda o conceito de micro-células. Tem ainda outro benefício da inclinação dos paineis, além de reduzir sinais posteriores... reduz também sinais que entram pela frente. Não com tanta intensidade, mas sempre há uma redução de sinais provenientes de longas distancias.
Outra conclusão que tiro é que tanto faz os painéis estarem próximos ou afastados na propalada distancia de 1metro, pouco vai fazer diferença. Este 1metro de separação não vai fazer a mínima diferença nos cálculos. O que vai diferenciar mesmo é a separação de canais.
Se não me engano já trocamos ideias sobre esta questão..