-
Servidor DNS Bind ou Unbound?
Caros,
Estou instalando servidor DNS na minha rede e pesquisando aqui me deram dicas de servidor usando o Unbound o qual ainda nao tinha ouvido falar. Já tinha visto muito sobre o Bind porem bem superficial. Então ficou a dúvida qual o melhor Unbound ou Bind?
Grato pela ajuda.
-
Re: Servidor DNS Bind ou Unbound?
Eu sempre usei Bind, recentemente tentei usar o Unbound e exatamente ontem eu voltei tudo pra Bind.
é instalar e esquecer. Eu gosto da combinação bind+debian.
-
Citação:
Postado originalmente por
ijr
Eu sempre usei Bind, recentemente tentei usar o Unbound e exatamente ontem eu voltei tudo pra Bind.
é instalar e esquecer. Eu gosto da combinação bind+debian.
Mas Unbound também é instalar e esquecer. Tenho aqui rodando em Debian perfeitamente.
Qual problema você teve com ele?
-
Meu tbm, roda junto com mk auth.... nem lembro dele mais heheheh
-
Citação:
Arthur Bernardes
Depende, se for pra DNS recursivo, recomendo fortemente o Unbound! Se mostrou muito mais rápido que o BIND.
Sem mais!
Att
-
Utilizo ambos.
Nos servidores autoritarios o BIND e nos recursivos Unbound.
Sendo adequadamente configurado ambos são excelentes.
-
Citação:
Arthur Bernardes
Rodo em FreeBSD, EdgeRouter, Alix e esqueci que tem DNS na rede.
Arthur, você teria um tutorial para o EdgeRouter?
-
Citação:
Arthur Bernardes
Arthur tem uma empresa que vende a edgeroute pro com "dns unbound x" qual seria a diferença do unbound que instalamos na edgeroute para esse deles você sabe?
abraços
-
Citação:
Arthur Bernardes
O Unbound-X deles rodam sobre FreeBSD (também ofereço o Unbound nessa plataforma), além disso o UBNDX é proprietário deles, o Rodrigo Meireles quem escreveu o UBNDX, o código fonte é de autoria e direito dele.
Diferença não sei dizer, nunca usei o DNS deles.
Ola Artur Boa noite, sabe configura o slave do unbound? se sim pode da alguma dica
-
Boa Noite pessoal. Sei que sao coisas distintas, mas qual dos 2 recomendam? questao de velocidade de resolucao de nomes. Em tese o BIND9 por fazer cache local deveria sr mais rapido.. mas nao sei se eh isso q acontece.
O que grandes operadora utilizam? tipo OI, GVT...
-
Cara, vou ser honesto, o bind vai ser sempre o bind, se bem configurado, não vai ter problemas, e assim, acho difícil esse negocio do mesmo ser lento, tenho bind em todos os meus clientes, tem clientes com 500 pppoe e tenho cliente com 5000 pppoe... a velocidade é a mesma, é rapidão!
-
Citação:
herlon2008
Utilizo ambos.
Nos servidores autoritarios o BIND e nos recursivos Unbound.
Sendo adequadamente configurado ambos são excelentes.
Eu estou me programando para isto aqui. Como DNS Recursivo o Unbound não tem melhor e como DNS Autoritativo o Bind é show. Vou fazer um Servidor Web com o Bind e em outra maquina fazer o Unbound...
Enviado via ASUS_T00F usando UnderLinux App
-
O Bind cumpre bem o seu papel. Já utilizei em necessidades distintas e atendeu satisfatoriamente, desempenho, velocidade de resposta... Já o Unbound não posso comentar a respeito, pois nunca utilizei ou realizei testes.
-
Nelson Padilha, vc usa o Dns na mesma máquina do mkauth??? Estava pensando em fazer isso, tenho um pc muito bom que está em uso com o mkauth, será que a gente pode conversar sobre isso
-
Citação:
Batmam
Nelson Padilha, vc usa o Dns na mesma máquina do mkauth??? Estava pensando em fazer isso, tenho um pc muito bom que está em uso com o mkauth, será que a gente pode conversar sobre isso
Sim nessa mq tenho o vmware instalado. E nela rodo mk auth, freebrs (dns) e Windows 2008 (prtg).
-
tenho um servidor aqui muito bom instalado o mkauth, mas tô com medo de parar tudo e instalar o vmware, pois não tenho muita experiência com isso....e estou precisando de um servidor dns local
-
Ola amigo. Aqui uso.mkauth, e tenho outro pc para o dns. Nao quero correr riscos de dar algum erro no mkauth....
-
Para os que estão utilizando os pc's só para DNS eu particularmente recomendo o uso de uma edge-lite ou uma raspberry pi2 tem versão mais nova. Comprei uma hoje para instalar um recursivo em um cliente meu assim quando chegar dou mais detalhes.
-
Pessoal, voltando o assunto sobre DNS, em específico o Unbound, como fazer para o mesmo registrar os logs? No meu está redirecionado para o /etc/unbound/unbound.log, mas não cria nada!
Tem que se fazer algum outro procedimento??
-
Citação:
faelldantas
Pessoal, voltando o assunto sobre DNS, em específico o Unbound, como fazer para o mesmo registrar os logs? No meu está redirecionado para o /etc/unbound/unbound.log, mas não cria nada!
Tem que se fazer algum outro procedimento??
Como estão os seguintes atributos no seu unbound.conf?
- logfile
- use-syslog
- log-queries
-
@TsouzaR, bom dia.
Dos parametros que voce pediu para verificar, só possuo o use-syslog ativado, como mostro no arquivo abaixo.
root-hints: "/etc/unbound/named.cache"
use-syslog: yes
logfile: "/etc/unbound/unbound.log"
pidfile: "/var/run/unbound.pid"
Poderia me orientar ou me indicar um material que possa ser estudado para colocar isso em produção? Para que os logs fiquem funcionando?
Desde já agradeço.
-
Citação:
faelldantas
@
TsouzaR, bom dia.
Dos parametros que voce pediu para verificar, só possuo o use-syslog ativado, como mostro no arquivo abaixo.
root-hints: "/etc/unbound/named.cache"
use-syslog: yes
logfile: "/etc/unbound/unbound.log"
pidfile: "/var/run/unbound.pid"
Poderia me orientar ou me indicar um material que possa ser estudado para colocar isso em produção? Para que os logs fiquem funcionando?
Desde já agradeço.
Os comentários que vêm no unbound.conf dão a entender que você precisa deixar use-syslog comentado (vai ser automaticamente definido como no caso logfile esteja configurado) ou com valor no caso queira ter logs em arquivo, do contrário ele será feito usando o daemon do syslog.
-
@TsouzaR,
Vou fazer os testes aqui e retorno para verificar se teve algum resultado!
Vou comentar a linha do use-syslog: yes.
Fiz o teste comentando a linha citada, nao sei o que ele era para logar, mais não apareceu nada, o arquivo ainda continua em branco.
-
Citação:
NielsonPadilha
Meu tbm, roda junto com mk auth.... nem lembro dele mais heheheh
Olá amigo boa noite, poderia me ajudar? Ou alguém por favor...
Sou novo nessas questões mais entendo algumas coisas, coloquei meu unbound pra rodar junto com o MK-AUTH, ele roda perfeito, mais toda vez que reinicio o servidor do mk eu tenho que ir e dar um start nele se não fica fora, queria saber como faço pra colocar ele pra iniciar automático junto com o mk-auth quando eu reiniciar? Procurei em todo canto pois não sei fazer, vc poderia me ajudar?
-
Citação:
antz007
Olá amigo boa noite, poderia me ajudar? Ou alguém por favor...
Sou novo nessas questões mais entendo algumas coisas, coloquei meu unbound pra rodar junto com o MK-AUTH, ele roda perfeito, mais toda vez que reinicio o servidor do mk eu tenho que ir e dar um start nele se não fica fora, queria saber como faço pra colocar ele pra iniciar automático junto com o mk-auth quando eu reiniciar? Procurei em todo canto pois não sei fazer, vc poderia me ajudar?
Olha, não sei se funciona no Debian, mas no centos, vc pode fazer o seguinte.
systemctl enable unbound
Pronto, quando reiniciar, ele vai reiniciar também