Boa noite,
Alguem sabe me informar quanto eu gasto mais ou menos pra cabear uns 5km de ruas onde moro z/s SP contando material (fontes, caixas, conectores etc..) e mão de obra e projetos
Preciso muito desse levantamento
Obrigado
Versão Imprimível
Boa noite,
Alguem sabe me informar quanto eu gasto mais ou menos pra cabear uns 5km de ruas onde moro z/s SP contando material (fontes, caixas, conectores etc..) e mão de obra e projetos
Preciso muito desse levantamento
Obrigado
Hpna? Gepon em fibra sai muito mais barato.
Amigo o produto que eu conheço que trabalha com coaxial é hpna.A unica empresa que cheguei a ver vendendo aqui no Brasil foi a cianet,porém o produto já foi descontinuado.Enfim,não acho vantajoso hoje fazer uma rede hpna se não tem produtos a disposição,ou se tem,é difícil achar.
Eu mesmo fiz uma rede dessas e não me dei bem,mas eu comprei uma rede praticamente pronta.Comprei o switch master,fonte,os divisores e modens,mas agora não acho mais modens para vender,desisti de seguir com a hpna.A tecnologia funciona bem,porém não tem produtos a disposição.
Se tem intenção de cabear vai logo de ftth,não tem melhor.
Mas se estiver caído de grana,vai utp mesmo e esquece hpna.
Pois eh. Ftth tem as mesmas funções , existe olt tripleplay pra isso.
qual o gasto mais ou menos pra rede Gepon em termo de clientes etc
O projeto eh feito el cima da quantidade de clientes que deseja atingir
Gpon e Gepon chegam ate 20km
Uma olt basica sai por menos de R$4000,00 uma chassi fiber home passa de R$ 20.000,00
OLT em media R$15.000(equipamento que divulga a rede gpon)
ONU em media R$300 (equipamento que recebe a rede gpon no cliente)
splitter gpon (equipamento que dividi as portas, funciona como um switch, mas é um equipamento passivo)
FIbra Optica cabo drop em media R$1,00 o metro
tem os gastos com fusão, caixas para poste, conectores, esticadores e etc...
uma rede gpon custa entre R$100 mil à 200 mil.
A minha rede esta engatinhando.
OLT cianet 2720 128 onu
Splitagem
Cto 1/8
1/2 90/10
1/2 85/15
1/2 80/20
1/2 75/25
1/2 70/30
1/2 65/35
1/2 60/40
1/2 50/50
Ai passo pra segunda porta e segunda fibra ai começa tudo de novo.
As onus coloco no poste junto com os switches e pra casa dos clientes levo com utp.
Tem sido bom o custo benefício estou satisfeito.
Olt 2 porta pon
Cada porta pon 8 cto1/8
Cada cto 8 onu
Cada onu 1 switch 8 portas e 7 clientes
Com isso tenho capacidade pra atender 896 clientes limitado a capacidade de 1.25gb da tecnologia Gepon. Isso com uma OLT basica de entrada. Imagine as possibilidades do triple play. Internet voip e iptv? Então ao meu ver não eh quanto custa e sim começar a fazer. Se paga cada centavo. Estamos falando em tecnologia pra quase 10 anos. Com baixissima manutenção.
@ronei10 ta de parabens e no caminho certo, e melhor devagar e sempre do que nada. Eu pretendo iniciar com apenas 5km e ir ampliando, porem vou de fibra ate a casa do cliente pois a regiao aqui na epoca das chuva e deus nos acuda por parte da oi e suas adsl queimando por todo lado.
@JonasMT eu acompanho sua trajetoria daqui e vejo como eh dificil sua luta. Boa sorte. Obrigado
Pois é amigos, estao de parabens mas infelismente pro pequeno ainda é um sonho exemplo EU pouco mais de 200 clientes, atendo via radio 5.8 e passei cabo em algumas ruas.... mas a vontade é fibra mas o problema é financeiro... mais era isso que queria saber o basico dos basicos pro futuro proximo ir aos poucos na fibra...
Amigo seu esquema está show.
Pretendo fazer pareceido,por enquanto estou somente com utp,mas já comprei oltt e diversos para começar uma rede mista.
Uma dúvida.Vc usa os pacpons ou ainda usa alimentação nos switchs ?
Tecnoclogia com coaxial é HFC , a que utilizam as operadoras TV via Cabo. Investimento menor se considerar os equipamentos instalados na casa dos clientes (cable modems e setop box). Muito mais convenientes para tv a cabo + Internet.
Pac pon acho muito problemático. Eu uso switch alimentado com poe reverso dos clientes. Em casos extremos onde tive problema de fornecimento elétrico, peço contador autónomo pra cia eletrica e pago neste caso a taxa de R$13,00 mas sao raros os casos, geralmente o poe reverso resolve.
Po muito legal mesmo.
Amigo se não for abuso da minha parte poderia descriminar as respectivas perdas das splitagens,cto 8,mais spliters balanceados seguidos.
Na prática é colocar a cto 8,ir pondo os spliters balanceados.Mas poderia dar uma força com relação a isso.Só para ter ideia de perdas no decorrer do caminho.
Bruno os spliters são desbalanceados.
da uma olhada aqui:
http://www.furukawa.com.br/_php/down...=2372&idioma=1
e aqui:
https://under-linux.org/showthread.php?t=179496
Lembrando que cada OLT tem a características proprias
blz,show
gepon sai mais barato , como assim ?
pode por 300 conto ai por ativação por baixo..
até que fim um comentário coerente..
splitter 1x16 tem uma perda de -13 se não me engano, a potencia da fibra pode sair com +3 isso chegaria no 1º splitter em -10 no segundo ja seria -23 mais as perdas da fibra , atenuação etc.. contando que a potencia não pode passar de -25 ai vc teria 2 splitters de 1x16 .. caro d+++
desanimei quando terminei o curso de fibra..
kkkkkkkkkkk....
tenho uma carteira com mais de 1000 assinantes .. fibra é um sonho distante..
tenho fibra nos troncos com conversores de midia
assim vou servindo meus clientes da forma que posso
qual switch vc usa amigo ?
vc mesmo faz a conversão do switch ?
sequindo
Eu adapto um pino p4 na saida dos roteadores e levo a energia por um par do utp la ligo todos em paralelo. As fontes dos roteadores alimentam o sistema. Em local que tem menos de três roteadores eu coloco uma bateria 12v 7a com o carregador portatil da volt. Tudo muito simples mas funciona muito bem
show, eu levo energia no cabo utp tbm..
funciona muito bem
to vendo as soluções da volt com aqueles Pd´s no-break
Prezados, estamos falando de rede HFC com DOCSIS, tenho 20 anos de experiencia em projetos e execução de redes HFC.
Caso necessitem de projeto técnico detalhado posso fazer, estou com tempo disponível até dia 20/08.
Att.
Aluir- Engenheiro Eletricista
whatsapp: 047 9258 8392