Re: Problema com concorrente
Cada versão e país tem uma scan list. Atualize todos os clientes nos seus respectivos firmwares. Sete o mesmo país. No mikrotik o padrão e no_country_set. O AirOS você escolhe na tela de login pela primeira vez. No mikrotik em frequência as que estão na scan list estão em negrito. No AirOS você consegue ver quando faz a busca.
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
não importa o canal que eu coloque, só funciona nos:
5745
5765
5785
5805
5825
Se eu coloco algum dos canais que esta com o (DFS) na frente ninguém conecta, se eu desativo o DFS do AP alguns consegue conectar apenas, digamos de 25 clinete apenas 6 conecta novamente.
Citação:
Postado originalmente por
offzinho
não importa o canal que eu coloque, só funciona nos:
5745
5765
5785
5805
5825
Se eu coloco algum dos canais que esta com o (DFS) na frente ninguém conecta, se eu desativo o DFS do AP alguns consegue conectar apenas, digamos de 25 clinete apenas 6 conecta novamente.
Qual country e versão de cada cliente?
Isso é problema de configuração no cliente.. Em firmwares de versões muito discrepantes no cliente com relacão ao AP, se deixar em Compliance Teste o rádio cliente só fica buscando canal e não conecta quando muda a frequência do AP (por isso sou contra o compliance teste caso não seja pra fazer Airview, tem que setar o pais Brasil e pronto). Pode ser também que o scan list de frequência das estações esteja ativo, pode ser que o pais esteja discrepante com relação ao AP e antenas de marcas diferentes ao AP podem não conectar em canais DFS...
Citação:
sphreak
Isso é problema de configuração no cliente.. Em firmwares de versões muito discrepantes no cliente com relacão ao AP, se deixar em Compliance Teste o rádio cliente só fica buscando canal e não conecta quando muda a frequência do AP. Pode ser também que o scan list de frequência das estações esteja ativo, pode ser que o pais esteja discrepante com relação ao AP e antenas de marcas diferentes ao AP podem não conectar em canais DFS...
+1
todas as airgrid m5 estão com firmware XM.v5.6.3, e as lite5 v6.34.3.
as airgrid estão com dfs marcados, e as lite5 estão com a opção none.
Sera que terei que desmarcar o dfs das m5 e na lite5 colocar no radar detect?
As M5 estão setada Brasil, as lite5 no_country_set.
E todas estão sem compliance teste.
Frequency Scan List, MHz:
, também esta desativado
Citação:
offzinho
todas as airgrid m5 estão com firmware XM.v5.6.3, e as lite5 v6.34.3.
as airgrid estão com dfs marcados, e as lite5 estão com a opção none.
Sera que terei que desmarcar o dfs das m5 e na lite5 colocar no radar detect?
As M5 estão setada Brasil, as lite5 no_country_set.
E todas estão sem compliance teste.
no_country_set é o seu problema. Veja a lista de frequências na interface wireless como eu disse veja quais existem e quais estão em negrito.
Tem 12 em negrito, o restante estão apagadinha em tom de cinza claro, e quando coloco em Brazil aparece a 5540, que e pra que eu ia mudar. (não sei se ela e permitida, mais iria mudar ate solucionar o problema.)
Irei alterar todas as lite5 para Brazil e ver no que vai dar, minha unica duvida agora e DFS, none ou no radar detect, e nas M5 desativar o dfs.
Meus Ap usa antena de 14dbi e seto no Output Power 6dBm, creio que não precise do DFS, já que não passo dos 27 certo?
5540 está em negrito ou apagadinha em cinza claro? Se estiver cinza claro não vai conectar.
Citação:
offzinho
Tem 12 em negrito, o restante estão apagadinha em tom de cinza claro, e quando coloco em Brazil aparece a 5540, que e pra que eu ia mudar. (não sei se ela e permitida, mais iria mudar ate solucionar o problema.)
Irei alterar todas as lite5 para Brazil e ver no que vai dar, minha unica duvida agora e DFS, none ou no radar detect, e nas M5 desativar o dfs.
Meus Ap usa antena de 14dbi e seto no Output Power 6dBm, creio que não precise do DFS, já que não passo dos 27 certo?
Amigo monta um lab e treine as configurações dos seus equipamentos. Aprenda o que é scan list e resolverá o seu problema.
Vá na aba wireless scan list e deixe marcado 5500-5600. Por desencargo de consciência deixe frequency mode em superchannel.
Nos ubnt use firmware licensed (equivalente a compliance test) e use a opção Frequency List, MHz e defina um range de canais dentro dos quais deseja trabalhar. Isto irá limitar a área de varredura e aumentar a velocidade de reconexão.
@eduardomazolini
Esta em Negrito.
@chocobama
hehe meu problema mesmo, e o ptp que o cara monto na mesma frequência que meu AP e pra variar ele esta reto no meu AP.
Porem são apenas 20 clientes, irei começar a mudar as lite5 para Brazil agora e mudar o canal do AP para 5540.
Fiz um teste apenas com 1 cliente e o CCQ de 70% foi para 99% com a troca de canal, agora e só alterar as demais antenas. E acredito que o problema acabe.
Citação:
offzinho
@
eduardomazolini
Esta em Negrito.
@
chocobama
hehe meu problema mesmo, e o ptp que o cara monto na mesma frequência que meu AP e pra variar ele esta reto no meu AP.
Porem são apenas 20 clientes, irei começar a mudar as lite5 para Brazil agora e mudar o canal do AP para 5540.
Fiz um teste apenas com 1 cliente e o CCQ de 70% foi para 99% com a troca de canal, agora e só alterar as demais antenas. E acredito que o problema acabe.
Atualize as airgrids e utilize o airview nos clientes de 4 diferentes pontos do setor. Assim poderá definir o melhor canal.
@chocobama
fiz o que referiu, e apos a mudança de canal, diminui ate a potencia do AP de 27dBm para 20dBm e esta perfeito, CCQ na torre antes ficava de 97% a 98%, agora esta tudo 100%. Na antena de teste que estava usando o CCQ caia para 15%-70% depois das 5 da tarde, agora ficou cravado em 98%-100%, agora a questão e sobre os canais, são liberados?
5540 e 5580?
----//-----//-----
Pop Computech + Rocket M5 MCS7 Auto
Antena 14dbi+output 6dBm
Clientes M5 e Lite5 (todos os clientes estão num raio de 2km, MCS0 Fixo)
Potencia nas antenas varia de 9 a 14.
Bom que está resolvendo... mas você entendeu o motivo disto acontecer? Todos nós começamos um dia e continuamos aprendendo a cada dia.
Esta situação que você passou é básica e precisa tirar lições dela... Se você simplesmente resolveu porque seguiu as dicas de todos, e foram unânimes, mas não entendeu exatamente o motivo, a ajuda não foi bem aproveitada.
Eu arrisco dizer que você ainda não entendeu exatamente pela sua pergunta sobre se o canal era legal ou não...
Por favor não me leve como crítica, mas sim como incentivo ao estudo e pesquisa. O wireless é apaixonante quando começamos a entender a radiofrequencia.
Sucesso!!!
@1929
Sim entendi o motivo do problema. Apenas não encontrava o papel da Anatel falando a respeito da frequência. Só me recordo que nesses canais não se pode passar ou e de 20dBm ou de 27dBm.
A relação do problema já sabia que era por interferência da torre, me perdi mesmo porque não percebei que no mikrotik, ele não vem setado o country, foi onde os amigos clareou as ideias hehe. Onde fico muito agradecido, pois quando estamos de cabeça quente, sempre tem uma boa alma para ajudar clarear :).
Mais parece que o problema foi solucionado, agora e esperar dar 6 da tarde e ver no que vai dar. Mais acho que ficara normal pois o CCQ voltou pra casa dos 98%-99.1% na antena dos clientes.
----//----//----
Eu já passei um problema parecido um tempinho atras com uns pop dele, ele seta a potencia muito acima do permitido, quando vai ver o canal ta todo estourado. E aqui só tem eu, ele e mais 1. Ele não precisa definir a potencia nas altura, pois eu e o outro cara deixamos a potencia tanto nos clientes como na torre o minimo possível., porem não adianta conversar com ele.
Vai la e troca uma ideia com o cara
1 Anexo(s)
@emiliano
E amigo, seria ótimo, se ele escuta-se.
Pois o spectro ta ficando péssimo aqui, devido as alta potencia, tem canal que se você por, o CCQ de 100% cai pra 70% isso se não ficar pior.
E pra ter ideia e apenas 3 provedores incluindo eu.
O cara só usa nanobridge m5 em 25dBm nos clientes dele, e pra variar a cidade e apenas 2km, não precisa de tanta potencia, tem cliente meu com lite5 que ta com 10dBm, isso a 1.2km e funciona perfeitamente, pois aqui quase tudo tem visada perfeita.
Segue CCQ de um dos painel, todos cliente com potencia entre 10dBm a 16dBm maioria mesmo ta com 13dBm, e quase sempre no painel ta todos 100%, porem ultimamente ta ficando feio a coisa. E tenho 1000% certeza que e devido ao aumento da potencia que ele anda fazendo.
Anexo 64911
Citação:
emiliano
Vai la e troca uma ideia com o cara
Tem casos que não adianta. Ou esquece o sujeito e tenta contornar ou então parte "prá cima".
Aqui tem um caso típico. Alguns anos atrás instalamos uma torre num morro alto. Passado algum tempo veio outro provedor e se instalou. Daí chegou este último "turrão". Se instalou...
Nunca ninguém chegou nele pedindo explicações porque eu entendo que o espaço é livre e para todos.
Agora queremos instalar outro ponto em local alto onde ele chegou primeiro e já vi que vai se instalar uma encrenca. Ele se acha dono do local, apesar de não pagar nada para ninguém pelo espaço. E já foi no dono do local para colocar minhoca.. Como este é uma pessoa de idade e não gosta de encrencas, já está se posicionando para não permitir pois não quer deixar o primeiro que chegou magoado... e esta posição do senhor é perfeitamente entendível. Pessoa de educação do tempo antigo que respeitava os outros não quer estar se envolvendo..
Mas isso acaba trazendo uma situação de dois pesos e duas medidas. O sem-vergonha no primeiro caso se achou no direito e ninguém foi lá tirar satisfação. Agora que a situação se inverte vira lavadeira fazendo fofoca..
Tem conversa com uma pessoa assim? Não adianta apesar de isso me irritar muito.
Isso é a pura verdade amigo 1929. Infelizmente no Brasil existe a "Lei" dos "benefícios próprios", onde só se pensa em si. E acredito que neste ramo, tem área tranquilamente para todos que querem e sabem executar seu trabalho e conquistar seu espaço no mercado. O teu caso está complicado amigo offzinho, infelizmente.
Tivemos casos equiparados posso assim dizer: O sistema de videomonitoramento da nossa cidade utiliza uma rede híbrida (fibra óptica + Rádio) e os rádios operam na faixa de 4.9 GHz (freqüência reservada para segurança pública). Como nossa cidade já está um "pouco" poluída, estavam usando ilegalmente essa freqüência nos provedores. Após uma análise de campo, e constatei a irregularidade, entrei em contato com os provedores e explanei a situação. Apenas um concordou e juntos procuramos e encontramos uma solução que não prejudicasse o seu provedor. por outro lado, os outros dois tive que acionar a ANATEL.
@MDdantas
E complicado, o dono do outro provedor, ele eu nos entendemos muito bem, agora esse outro e complicado. Ele quer saber e que o dele ta funcionando e já esta ótimo.
@1929
Tem uns que e melhor evitar pois, e só pra achar pra cabeça e tirar noites de sono.
----//------//----
Instalei 4 antenas uma em cada ponto da cidade e estou fazendo um monitoramento, total dos canais, pra ver qual horário a coisa fica mais feia.
Consegui contornar a situação em torno de uns 50%, cliente que caia a cada 20-40 min já esta a 21 horas conectado.
Vou tentar correr atras de um projeto e tentar começar a cabear, nem que seja fibra para levar o sinal ate as caixa e depois, fazer a saída para o cliente com cabo de rede.
Espero ate amanha terminar de arrumar isso, porem pelo menos diminuiu bastante as quedas.
Eu coloco AirGrids sempre como Argentina , libera todos canais que uso (5180-5320 , 5500-5700 , 5745-5825) , e em MK , coloco como superchanel colocando esses 3 Scan Lists , vai resolver o seu problema .
O Problema foi quase amenizado, porem das 9 as 11 da noite acontece umas 15 quedas, ai normaliza.
To vendo que terei que trocar o pop3 para um pop com shield.
Terminei o monitoramento e vi que nessas horas muitos canais ficam saturado porem alguns não estão sendo tanto afetado, fiz uma alteração para um desses canais e torcer pra amanha resolver nesse horário.
(Tentei falar com o mesmo, e a resposta dele foi exatamente isso. "Quando sobrar tempo eu vejo isso.").
Ninguém merece esses cara.
O PTP dele e uma antena de 34dbi com shield, Esta a exatamente 300 metros de distancia do meu pop, fui ver onde se encontrava o fim do PTP dele e esta a 7km de distancia com visada limpa, e o cara me soca uma antena gigante pra isso.
Citação:
offzinho
O PTP dele e uma antena de 34dbi com shield, Esta a exatamente 300 metros de distancia do meu pop, fui ver onde se encontrava o fim do PTP dele e esta a 7km de distancia com visada limpa, e o cara me soca uma antena gigante pra isso.
Mas antena grande não é problema.
Antena maior tem menor ângulo de abertura (espalha e capta menos interferência) e requer menor potência nos rádios.
É sempre uma boa usar antenas de alto ganho para compensar e diminuir a potência, mesmo em distâncias pequenas.
Citação:
TsouzaR
Mas antena grande não é problema.
Antena maior tem menor ângulo de abertura (espalha e capta menos interferência) e requer menor potência nos rádios.
É sempre uma boa usar antenas de alto ganho para compensar e diminuir a potência, mesmo em distâncias pequenas.
A questão e diminuir a potencia hUAUAHuA, tenho uma igual e fiz uma simulação aqui, e só consegui ferrar meu pop1 deixando a potencia da bonequinha no máximo.
(Que e o que o cara ta fazendo, ptp com visada e usando todo o poder da antena.)
Foi mesma coisa de um caminhão passar em cima de um fusquinha. O canal no AirView fica loucão, CCQ cai pra casa dos 20-70%.
E o ptp dele não passa de 7km, eu comprei uma igual esses tempo pra um ptp que irei montar mais, e de 26km. (Que foi a que testei, pra comprovar que era a antena dele a dita cuja, que esta me prejudicando.)
Eu to vendo que se ele não diminuir a potencia da bichinha, serei obrigado a fazer o mesmo, :) mirar a minha na dele e setar a potencia no máximo.
Ai quem sabe ele não senti na pele e não resolvemos logo.
--Edit--
Mudei o canal agora para 5660 canal limpo ate o momento, vamos ver a noite,
CCQ na torre tudo 100% e nos cliente 99.1%.
Deixei torre MCS7 20dBm, as airgrid 3+9dBm e as lite5 setei tudo manual pra não passar dos 12dBm. Usava maioria das antena dos cliente em 16dBm, removi 4dBm pra garantir deu mesmo não poluir o canal, e ver se de noite o trem não da problema e clientes com sinal entre -47 a -65 com MCS0.
--Edit--
Dormi tanto que parecia que estava ano todo acordado hehe.
Problema solucionado, canal limpinho nem parece que estou usando ele.
Agora as faixa 5.5 e 5.8 ta uma tristeza, porem os canais 5620, 5640, 5660 e 5680 ta uma maravilha. todos os clientes a 1d 11:46:00 conectados todos com CCQ tanto torre, quanto cliente 98%-100%.
Muito obrigado a todos.