-
15 Anexo(s)
AJUDA com PTP 3 KM - ALGCOM 22DBI Blindada + RB922AC
Olá amigos estou com um PTP com os seguintes equipamentos:
LINK: 100MB FULL (Se possível uma folguinha acima disso)
DISTÂNCIA: 3KM
2 ALGCOM 22DBI BLINDADAS
2 RB922AC
2 PIGTAIL DA ALGCOM
AP:
Latitude: 2°27'25.65"S
Longitude: 54°44'41.73"O
Altura do solo: 50M
Altura da antena: 27M
CPE:
Latitude: 2°26'40.26"S
Longitude: 54°43'19.71"O
Altura do solo: 61M
Altura da antena: 16M
Nunca cheguei a configurar um PTP com mikrotik, fiz a configuração porém o CCQ fica variando muito e está baixo.
Algumas fotos:
AP:
Anexo 65262Anexo 65263Anexo 65264Anexo 65265Anexo 65266Anexo 65267Anexo 65268Anexo 65269
CPE:
Anexo 65270Anexo 65271Anexo 65272Anexo 65273Anexo 65274Anexo 65275Anexo 65276
Gostaria de ajuda dos nobres amigos para melhorar esse enlace.
Muito obrigado a todos.
-
Re: AJUDA com PTP 3 KM - ALGCOM 22DBI Blindada + RB922AC
Normal ccq variar ele vai aumentando conforme a modulação
abaixa um pouco a potencia
-
Citação:
Postado originalmente por
Bruno
Normal ccq variar ele vai aumentando conforme a modulação
abaixa um pouco a potencia
A potência realmente não mexi. Deixei em default
Enviado de meu SM-E700M usando Tapatalk
-
Tô com sintoma aqui no meu concentrador. Por ex clientes com 3mb e 4mb que conseguia ver vídeos no youtube em 720p... Não estou conseguindo ver(as vezes da pra ver e as vezes não da). Quando vou ver no concentrador está usando por exemplo 2mb dos 4mb e o vídeo só desenvolve em 480p(no modo automatico) se por em 720p ele fica carregando.
Não sei oque pode ser. Estou suspeitando do ptp.
-
Com estes equipamentos numa distância de 2km.
Visada limpa e livre de ruídos, consigo passar quantos megas?
-
Citação:
ab5x2
Tem muita coisa que precisa ajustar neste PTP, fique atento à canal, potência e também datarate.
Devo ter mais tempo amanhã para poder orientar melhor nesse PTP.
Sent from my iPhone using
UnderLinux
Obrigado amigo, aguardo seu contato :). Abraços
-
Boa noite colega,
Tenta verificar as frequencias, se for muito poluído pode ser o cenario perfeito, só digital para passar banda.
Qualquer coisa só chamar no privado ;)
-
Esse canal está dentro das especificações da antena?
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
-
Citação:
FMANDU
Esse canal está dentro das especificações da antena?
Enviado via Moto G (4) usando
UnderLinux App
Verifiquei o datasheet e realmente está fora. No manual menciona: 5,25 - 5,875 GHz
Vou rodar scan no AP e por nesse padrão
-
Exatamente
-
Citação:
FMANDU
Eu paguei(Joguei dinheiro fora) pra um cara conhecido configurar com receio de não acertar, e o cara praticamente desligou todos mcs e pós canal lá em cima, o ptp antes tava no canal 6000 ai ptp caiu ele voltou datarate que antes tava configured com todos pacotes desmarcados pra desativar modo legacy pra default dinovo e baixou canal pra 5970..... E pelo visto nem se deu ao trabalho de ver raio de atuação da antena....
Valeu pelo alerta! só achei bem estranho esses CCQ da mikrotik.
-
Bom eu testei 3 pares de 922 e par de 921 em 1.5km algcom 22. Dinheiro jogado fora, em teste 240mb coisa linda "e esse ccq fica lixo" nos meus ptp de 912 c/ nv2 fica cravado 100% passando 150mb half.
Enfim cliente reclamando justamente de lentidao link nao passava de 80mb, paguei para um "mestre" ai famoso e fico com o perdao da palavra a mesma merda.
Enfim, espero que tenha mais sorte que eu! Se quiser banda mesmo vai de epmp porta gb ou af5-x. Fuja de mimosa, nesse mesmo ptp de 1.5 estou com mimosa b5 lite passando 763mb em 1x80 e 400 1x40mhz coisa LINDA começa a cair chuvinha de nada modula tanta que chega a cair sinal -53. Isso quando nao reinicia pelo cachorro mijar no poste.
-
Amigo, sinceramente e experiência própria, troca esses rádio difíceis de configurar (quase impossíveis) por um par de APC 5M18+ da Intelbras + algcom. São rádio baratos e de fácil configuração. Falo por que tenho vários PTPs com eles entre 12 a 19 kms passando 96mb full, com no máximo 3ms, com chuva ou sol.
Comprei um par de 922 AC que, como JonasMT disse aqui, jogou dinheiro fora e, pagou caro para um suposto expert configurar e ficou a mesma "lerda". Teve um maluco que me ao invés de ajudar, me pediu R$ 300,00 para configurar! Sinceramente, acho que podemos nos ajudar nesse espaço. Não comprar ajuda. Eu perco os rádios mas nao pago. Se precisar, eu te ajudo com os intelbras. Vou te dizer que mais: para essa distancia, com dois apc basestation de R$ 600,00 o par, ou um par de ubiquiti 23dbi resolve seu problema com qualidade.
-
o meu aki passa 300mb em 5km
-
Citação:
Bruno
o meu aki passa 300mb em 5km
Há Bruno! Vc é mestre, meu!!!
com mk? legal. Ensina nós então!!
-
já mexi em tudo que foi configuração, o ping melhora um pouco mais sempre tem alguns saltos maiores e o ccq sempre baixo e variando...
-
Olha não tem muito mistério e acredito que vocês não estão fazendo nada diferente do que eu, o que percebi é que estes rádios muda completamente conforme o senário
no meu caso abaixei a potencia ate conseguir -50 como default tava dando -36, escolhi um canal sem muita interferência e o qual tem tenha o menor SWR no mcs como meu radio é um 921UAGS-5SHPACD o mcs dele é VHT então deixo 0-9 o se for HT seta o 15 ,13
no nv2 deixo 1ms para cada 2 km
-
Citação:
Bruno
Olha não tem muito mistério e acredito que vocês não estão fazendo nada diferente do que eu, o que percebi é que estes rádios muda completamente conforme o senário
no meu caso abaixei a potencia ate conseguir -50 como default tava dando -36, escolhi um canal sem muita interferência e o qual tem tenha o menor SWR no mcs como meu radio é um 921UAGS-5SHPACD o mcs dele é VHT então deixo 0-9 o se for HT seta o 15 ,13
no nv2 deixo 1ms para cada 2 km
Aqui NV2 deixei em 2ms e baixei Cell Radius pra 10km(PTP tem 3KM). Na aba Data rate você deixou default ou configured (Desmarcou algum ?) ?
Sobre potência to na dúvida de como por, seria em TX Power (all rates fixed) ?
-
Em DataRate eu deixo configurado desmarco todos do protocolo A deixo somente o mcs 13 e 15 ativo
-
Citação:
NielsonPadilha
1º Nessas rb 922AC use somente banda de 40Mhz, em 80 não funciona nem um pouco legal.
2º Use a banda de 40mhz N-ONLY
3º Nessa distância comece testando com apenas 14Db de potência, vai aumentando conforme vai ficando ccq e o ping com trafego real.
4º Use protocolo nv2 nstreme, use canais entre 5135 a 5445 são os melhores para uma boa banda com ping estável, com superchannel ativado, o mesmo canal que escolher vai colocar também em SCAN LIST.
5º Security profile (EU PREFIRO NÃO USAR SENHA AQUI, USO A SENHA DO NV2 SOMENTE)
6º Gosto de setar o ganho da antena em ANTENA GAIN.
7º EM DATA RATES marque a opção configured e deixe os quadros abaixo todos desmarcados.
8º em HT na opção AMPDU deixe apenas a opção 0 marcada,
9º em HT MCS se tiver um bom sinal abaixo de -50 use apens MCS 15, deve conseguir uns 209 mega no máximo.
10º em NSTREME marque as 3 opções disponiveis (isso so vai conseguir marca no lado AP. em frame policy escolha BEST FIT e em FRAMER LIMIT coloque o valor de 4000
11º EM NV2 opção TDMA PERIOD SIZE, vai depender muito da distância do seu enlace, por exemplo se for 10km, coloque 1ms, se for 20km, 2ms e assim por diante, como seu link esta abaixo de 10km, deixe 1ms e setado 10km. na opção CELL RADIUS.
12º Por último como ja falei no inicio em TX POWER, nessa distância curta, comece testando em 14db
-
Conseguiu resolver @NielsonPadilha ?
-
Olá galera desculpa demora pra responder. Fizemos alguns ajustes e aparentemente melhorou bastante mais ainda tenho dúvidas sobre quanto passa nesse enlace.
Sinal do CPE: http://prntscr.com/d2li1i
Em teste de banda UDP passa mais de 100MB Full sem erros em Lost Packets.
Vejam o teste UDP: http://prntscr.com/d2lh9c
E o ping fica bem estável. Quais modificações fizemos:
1 - Mantivemos o Band em 5 Ghz-Only-AC
2 - Setamos o canal em 5970 (Foi oque ficou melhor mesmo)
3 - Baixamos o Channel Width: para 20/40 Mhz Ce (Antes estava em 20/40/80 eCee)
4 - Desligamos todos datarates do modo legacy e colocamos os VHT (Que é usado em modo AC) da seguinte forma: http://prntscr.com/d2lj5h
5 - Desligamos todas as prioridades de AMPDU em HT: http://prntscr.com/d2ljwc
6 - Desligamos todos MCS do HT MCS (Devido estarmos utilizando somente AC, desligamos os MCS do modo N, deixando só os MCS do modo AC VHT). Veja: http://prntscr.com/d2lkjf
7 - Setamos o TX Power manualmente em 24dBm nos 2 lados. Veja: http://prntscr.com/d2lkqh
8 - Mantivemos os protocolo nv2 com a seguinte configuração: http://prntscr.com/d2ll9w
Aparentimente está bem, porém ainda não estou muito confiante nesse PTP. Devo fazer o alinhamento fino usando Altímetro e Bussola militar.
Obrigado amigos.
-
Qual vantageM desativando os MCS, quando antena esta em modo de operação AC?
-
Citação:
alextaws
Qual vantageM desativando os MCS, quando antena esta em modo de operação AC?
Opa não sei se entendi errado, mais pelo que entendi os mcs HT são usados em N e como estou usando AC não teria serventia. Diferença mesmo acredito que não ouve, até pelo fato dele não ser usado em AC.
A melhor ocorreu mesmo mudando de 80 pra 40mhz.
Me corrijam se eu estiver errado. Obrigado
-
O máximo que você conseguiu foi os 100Mb full? Ou era somente isso que precisava para o enlace?
-
Citação:
FMANDU
O máximo que você conseguiu foi os 100Mb full? Ou era somente isso que precisava para o enlace?
Enviado via Moto G (4) usando
UnderLinux App
Ele passa mais só que fiz teste com 100mb sem erros e bem estável.