-
1 Anexo(s)
Cabo de rede cheio de água se nenhum corte como isso é possível
Olá à todos!
Tenho uma rede wireless, na mesma utilizo, cabos gigabits o vermelho, vide imagem, e são 4 APS, todos com este mesmo modelo de cabo.
Aqui em São Paulo está, muito quente, com mudanças climáticas repentinas, calor/chuva.
De um dia para o outro a internet dos clientes que recebiam por um AP começaram a oscilar, achei que fosse no servidor ou na Hub, no outro dia parou totalmente. Quando fui verificar o chão onde ficam as POE's estava cheio de água, pensei que tinha sido a chuva que poderia ter causado alguma goteira.
Mas quando verifiquei as fontes umas delas estava cheia de água, (tive sorte que a mesma não queimou), abri a fonte e passei um ar quente nela, está funcionando normalmente, o problema é que quando fui verificar o conector estava pingando água de dentro do fio, fiz o teste com Testador de cabos, pingava 124578, e quando eu mexia no fio(balançava para retirar a água), sempre alternava os ping's nunca na sequência correta, troquei o conector, não resolveu. Retirei o cabo, desci a torre, verifiquei como o cabo estava, não há nenhum corte, nenhum problema, testei também de ponta a ponta, com o Testador, nada. O AP está OK. Mas o cabo cheio de água.
A minha dúvida é, como isso é possível?
O cabo é dividido em 4 pares, por um plástico interno.
Será possível que tenha tido um vapor no fio, se isso é possível por que os outros não tiveram o mesmo...?
Muito estranho, estou tentando retirar a água mas é muito trabalhoso, as vezes sai um pouco as vezes não, deixo o cabo da torre para baixo na vertical "escorre bem pouco a água" , e testo a conexão, continua pingando paralelo.
Alguém aí já viu algo assim?
Que chato este cabo é caro para uma coisa tão sem sentido.
Vou deixar a foto, aqui em baixo do modelo do cabo.
Todos os comentários serão de extrema importância, para conhecimento do assunto.
Anexo 65857
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
-
Re: Cabo de rede cheio de água se nenhum corte como isso é possível
Os cabos estão expostos? Se estão, providencie o mais rápido possível a instalação de eletrodutos. Muitas vezes o contato com o metal das torres provoca pequenos furos que podem causar infiltração e até condensação no cabo.
Outra... pra mim cabo que infiltrou água eu retiro e jogo fora... ou deixo pra picar e fazer arame de saco de pão.... serve pra fazer uma amarração ou outra.
Que AP é? Rocket? RB? Nano? Verificou as tampas?
Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
-
Estão expostos, mas foram colocados recentemente.
Utilizo nanostation m5.
-
Citação:
Postado originalmente por
sphreak
Os cabos estão expostos? Se estão, providencie o mais rápido possível a instalação de eletrodutos. Muitas vezes o contato com o metal das torres provoca pequenos furos que podem causar infiltração e até condensação no cabo.
Outra... pra mim cabo que infiltrou água eu retiro e jogo fora... ou deixo pra picar e fazer arame de saco de pão.... serve pra fazer uma amarração ou outra.
Que AP é? Rocket? RB? Nano? Verificou as tampas?
Enviado via SM-J110L usando
UnderLinux App
Estão expostos, mas foram colocados recentemente.
Utilizo nanostation m5.
-
O início do cabo próximo ao radio estava com água ou somente a parte baixa? Faça uma inspeção no primeiro metro do cabo e na vedação do Nano se está ok.
Cabos expostos costumam sofrer. Se estiverem tensionadas no momento da instalação em um dia quente, com o frio noturno ele tensiona mais e pode romper tanto os pares quanto a capa protetora. Já o cabo frouxo pode balançar com vento, etc e o atrito rompe a proteção... isso mesmo sendo novo... no primeiro caso de cabo tensionado ele pode dar problemas logo após A primeira noite pós montagem. Nisso o eletroduto ajuda muito... pois não há tensionamento do cabo e ele fica protegido de intempéries.
Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
-
Citação:
sphreak
O início do cabo próximo ao radio estava com água ou somente a parte baixa? Faça uma inspeção no primeiro metro do cabo e na vedação do Nano se está ok.
Cabos expostos costumam sofrer. Se estiverem tensionadas no momento da instalação em um dia quente, com o frio noturno ele tensiona mais e pode romper tanto os pares quanto a capa protetora. Já o cabo frouxo pode balançar com vento, etc e o atrito rompe a proteção... isso mesmo sendo novo... no primeiro caso de cabo tensionado ele pode dar problemas logo após A primeira noite pós montagem. Nisso o eletroduto ajuda muito... pois não há tensionamento do cabo e ele fica protegido de intempéries.
Enviado via SM-J110L usando
UnderLinux App
Thanks
Sphreak
Vou retirar a torre novamente e verificar, [emoji25]
-
Utilize cabo pra usa externo. São bem mais resistentes ao clima.
-
Citação:
lleonardo
Utilize cabo pra usa externo. São bem mais resistentes ao clima.
Que tipo de cabo?
-
Acontece o seguinte o cabo fica exposto ao sol resseca por um tempo e depois chove nele, onde tem formadas as micro fissuras que permitem que água entre, um cabo dupla capa ajuda e muito aqui dou preferência ao cabo dupla capa blindado
-
Citação:
franciskv
Acontece o seguinte o cabo fica exposto ao sol resseca por um tempo e depois chove nele, onde tem formadas as micro fissuras que permitem que água entre, um cabo dupla capa ajuda e muito aqui dou preferência ao cabo dupla capa blindado
Enviado via Moto G (4) usando
UnderLinux App
Valeu, obrigada pela dica, vou dar uma pesquisada.
-
Qualquer tipo de condutor elétrico, fio, cabo. cabo coaxial, cabo cellflex etc, precisa deixar uma folga ou "pingadeiras" e eu prefiro deixar pelo menos 0.3 metro de folga em cada extremidade. Esses cabos, não são projetados para usar em modo externo que no caso são cabos específicos e normalmente blindado e de cor preta.
-
Pelo que estou vendo é um cabo cat 6 para uso interno, confere?
-
E normal isso acontecer com cabo que não seja blindado e externo ....Aqui tb já tiver esses problemas, agora só uso cabo blindado capa dupla....
Enviado via ASUS_Z00YD usando UnderLinux App
-
Utilize cabo blindado. Ele possui as camadas de proteção necessárias para as intempéries.
-
Você comentou que faz muito pouco tempo que colocou o cabo. Quanto é este pouco tempo?
Se realmente é pouco tempo não daria para ressecar e micro fissurar. Ou então é de qualidade péssima... Ou quem sabe maus tratos na manipulação do cabo tenha levado este pedaço a ter a capa rompida e passou desapercebida.
Se é pouco tempo procure por outro local onde a água tenha penetrado... O @sphreak comentou sobre a conexão com o AP. O nanostation é bem protegido, mas... vale uma conferencia.
Outro detalhe que leva a crer em um fato isolado é que os outros cabos não aconteceu. Se fosse por cabos expostos ao tempo e ressecados, os outros também teriam que apresentar o problema.
Uma coisa que dá para fazer ao usar cabos não próprios para intempéries é deixar uma volta na chegada e abrir uma janelinha na capa, assim a água não sobe até o equipamento de chegada... um dreno...
É uma gambiarra tupiniquim, mas que ajuda a prevenir... Por precaução faça isso nos outros cabos.
-
Citação:
1929
Você comentou que faz muito pouco tempo que colocou o cabo. Quanto é este pouco tempo?
Se realmente é pouco tempo não daria para ressecar e micro fissurar. Ou então é de qualidade péssima... Ou quem sabe maus tratos na manipulação do cabo tenha levado este pedaço a ter a capa rompida e passou desapercebida.
Se é pouco tempo procure por outro local onde a água tenha penetrado... O @
sphreak comentou sobre a conexão com o AP. O nanostation é bem protegido, mas... vale uma conferencia.
Outro detalhe que leva a crer em um fato isolado é que os outros cabos não aconteceu. Se fosse por cabos expostos ao tempo e ressecados, os outros também teriam que apresentar o problema.
Uma coisa que dá para fazer ao usar cabos não próprios para intempéries é deixar uma volta na chegada e abrir uma janelinha na capa, assim a água não sobe até o equipamento de chegada... um dreno...
É uma gambiarra tupiniquim, mas que ajuda a prevenir... Por precaução faça isso nos outros cabos.
Não que deu problema no nanostation, é o fio também está ruim, agora vou ter que trocar os dois, RS. Muita zica.
-
Citação:
DouglasSpinola
Não que deu problema no nanostation, é o fio também está ruim, agora vou ter que trocar os dois, RS. Muita zica.
Enviado via Moto G (4) usando
UnderLinux App
@DouglasSpinola , agora não entendi. Deu para ver problemas na capa do cabo? Você tinha dito que não tinha sinal de rompimento.
E porque trocar o AP? O cabo não sai do Nanostation e desce? Acabou entrando água no Nano também? Você disse que ele estava bem.
Quanto tempo de uso tem este cabo?
-
É fio de pipa com Cerol, ele corta as vezes é difícil ver sem.dobrar o cabo, pode tirar o cabo e olhar minuciosamente que tem.um corte nele em alguns lugares, quando chove ele acumula água e desce pro.conector.
Enviado via E6533 usando UnderLinux App
-
Amigo seus cabos tem que ser outdoor para poder ussar externo
Enviado via SM-J700M usando UnderLinux App
-
Descobri foi um corte de cerol
-
Citação:
1929
@
DouglasSpinola , agora não entendi. Deu para ver problemas na capa do cabo? Você tinha dito que não tinha sinal de rompimento.
E porque trocar o AP? O cabo não sai do Nanostation e desce? Acabou entrando água no Nano também? Você disse que ele estava bem.
Quanto tempo de uso tem este cabo?
Resolvido!
-
Senhores agradeço a todos pela força, o problema que ocorreu foi o seguinte: devido ao local onde moro ter um grande fluxo de pessoas, que soltam pipas, eu o fio foi cortado por causa um tipo de cerol que ele estão utilizando, corta até aço RS.
Deu pau no nanostation também devido aos curtos circuitos que deu no aparelho, retirei o mesmo dá torre e consegui subir o firmware via TFTP, somente pelo botão de reset do roteador foi que consegui, pela POE não deu, certo, mas recuperei o mesmo, o OS da ubiquiti não subia, consegui recuperar com o firmware da Tanaza, depois fiz um up do da ubiquiti. O fio foi cortado bem próximo do AP, recortei o mesmo e criptei. Fiz o teste funcionou perfeitamente dei uma organizada na torre, e isolei todos os fios ficou 10, ah! E a água do fio consegui secar com o secador de cabelo, percebi que é possível secar com a temperatura. E funcionou!
Economizei aí nesta história R$ 690.
Ufaa, a internet ficou muito mais estável agora, valeu todos.
-
Em uma pequena rede cabeada estou sofrendo muito com pipas, a cada chuva tenho que trocar lances de cabos, pois o corte do cerol na capa do fio, quando chove encharca tudo, já quase refiz essa rede toda, nunca pensava que iria passar por este tipo de problema, já até ouvia o pessoal falar, mais como aqui a pratica é pequena achei que não seria uma probabilidade grande de ocorrer, mais os poucos moleques que soltam estão me deixando doido, quando a pipa engancha no fio eles puxam sem dó até arrancar a pipa e com isso causa o corte...
-
Citação:
delegato
Em uma pequena rede cabeada estou sofrendo muito com pipas, a cada chuva tenho que trocar lances de cabos, pois o corte do cerol na capa do fio, quando chove encharca tudo, já quase refiz essa rede toda, nunca pensava que iria passar por este tipo de problema, já até ouvia o pessoal falar, mais como aqui a pratica é pequena achei que não seria uma probabilidade grande de ocorrer, mais os poucos moleques que soltam estão me deixando doido, quando a pipa engancha no fio eles puxam sem dó até arrancar a pipa e com isso causa o corte...
Nossa eu nunca imaginei que um cerol poderia fazer um estrago assim estrago deste, eu isolei todos os cabos, melhorou até a conexão da net, acho que até foi proposital, nossa cortou os fios por dentro também.