-
CompuTech - Xwave Metro
Olá Bom Dia,
Gostaria de saber a opinião de vocês que utilizam ou não o produto da loja Computech em conjunto com a Wi-tech.
- Produto: Xwave Metro Switch - XMS15F-2SFP
Valor: R$ 699,00
Explicação feita pela loja:
Topologia em anel de 03 a XXX caixas.
2011 ou CCR --->SFP-Caixa METRO SFP --->SFP-Caixa METRO SFP ------>SFP-Caixa METRO SFP ---> 2011 ou CCR
Muito simples, pois é tudo METRO Ethernet.
A ligação entre as caixas é toda em FIBRA.
A rede METRO Ethernet:
Não usa OLT, não usa cabos grossos, não usa ONU, não usa Splitter, não usa caixa de emenda, não usa PTO, não precisa máquina de fusão pois pode ser usada emendas mecânicas, não precisa OTDR pois as fibras são ponto a ponto, apenas um power meter de R$ 250,00 reais basta, pois a rede é TODA PTP.
70% mais barato que uma rede GPON/GEPON, apenas com custo de um OTDR, Fusora, OLT e ONUs você instala seus 960 primeiros clientes.
Com uma ou duas Routerboards 2011 e duas caixas METRO você ativa seus primeiros 30 clientes. Na situação ideal temos a topologia em anel ou sangrando uma fibra para cada caixa METRO Ethernet. Veja as fotos deste anúncio.
Pegue duas portas de um CCR ou um bom Switch com duas ou mais SFPs construa um anel usando SFPs Genéricos Monomodo, pode ser qualquer SFP. Mikrotik, TPlink e outos genéricos.
Em cada caixa Metro Ethernet entre com um SFP e saia com outro. Recomendamos de 2 a 10 caixas por anel, mas pode ter até bem mais.
Com 10 caixas você atende 150 clientes pois são 15 portas em cada caixa.
As portas para clientes são todas POE reverso todas as 15. E com um cliente já liga a caixa.
A distância entre as caixas pode ser de 2 metros até 2km dependendo do SFP utilizado até mais distância.
As caixas METRO podem ficar no térreo do prédio, nos clientes especiais, nas paredes, casa do zelador, casa de um cliente conhecido ou, se não tiver jeito até no poste. Lembre-se que entre elas não há nenhuma ligação elétrica. Tudo é ligado em FIBRA.
Os cabos podem ser, DROP para distâncias bem curtas, Drop Flat G657 auto sustentável para até 400 metros uma da outra, ou Fig 8 para distâncias mais longas.
Metro X Gpon = Metro Ethernet WINs
A opção pela tecnologia Metro Ethernet sempre definida nos Editais, se dá por esta apresentar capacidade de transporte de dados superior, com maior estabilidade e maior facilidade de ampliação de rede, se comparadas a projetos simples de fibra óptica ou GPON e GEPON.
Características técnicas:
Capacidade de Backbone 1Gbps por anel.
Capacidade de cada uma das 15 portas 100 Mbps
Cada anel com 10 caixas = 150 clientes
-
Re: CompuTech - Xwave Metro
Solução interessante. Só precisa ficar atento em duas coisas: 1O fornecedor vai disponibilizar material por quanto tempo?
2 pelo que entendi o que vai fazer essa tecnologia funcionar seria as placas que aceitam o gbics e retransmite para a a próxima caixa então a questão do anel e das duas RBS seria só redundancia.
-
Desculpe amigos.
Eu abro o fórum muita das vezes no celular,não uso o app e não achei no app a ferramenta para acompanhar a discussão,então abro pelo navegador coloco "ac" para seguir.
-
Citação:
Postado originalmente por
brunocemeru
Desculpe amigos.
Eu abro o fórum muita das vezes no celular,não uso o app e não achei no app a ferramenta para acompanhar a discussão,então abro pelo navegador coloco "ac" para seguir.
Prezado Bruno. No APP na barra superior quando abre vai direto para "navegar". Mas ali em cima na barra ao lado de "navegar" tem "acompanhando".
No navegador vai no menu acima do post e utiliza "ferramentas de tópicos".
-
1 Anexo(s)
fico triste por ver que estamos não a um passo atrás mas sim vários dias de caminhada, já é febre estes aparelhos principalmente onde o sol nasce primeiro, procure por nunfiber eles tem um muito interessante com 4 portas Rj45 e 4 portas fibra para não só andar em círculos mas ser possivel derivar os círculos se assim for desejado, e para mais portas colocamos Switch como for desejado, a energia acho mais viável passar um cabo pp de 1,5mm custa barato no mercado livre junto com a fibra alimentando com controladores assim se der raio queima os controladores que custa barato, se os clientes alimentar por poe em caso de raio queima as entrada que esta em uso que é melhor esta um um swift que - de 50 que neste aparelho de +600 , a iniciativa do amigo é boa mas muitas portas desperdiçadas pois nem em favela se usa tantas portas de uma mesma caixa pois o que gasta de cabo sai mais barato colocar uma caixa e Shift mais próximo dos clientes, achei muito intereçante esta iniciativa. https://www.alibaba.com/product-deta...419845661.html Anexo 66010
-
1 Anexo(s)
-
A solução parece legal só nao entendi como fica a questão de energia quando todos clientes estiverem desligados.
-
O que ainda acho caro nesses PTP de fibra são os SFP. Imagina usar 2 por quarteirão.
-
estou curioso, vamos ver alguém testar em breve...
-
Citação:
ronei10
Solução interessante. Só precisa ficar atento em duas coisas: 1O fornecedor vai disponibilizar material por quanto tempo?
2 pelo que entendi o que vai fazer essa tecnologia funcionar seria as placas que aceitam o gbics e retransmite para a a próxima caixa então a questão do anel e das duas RBS seria só redundancia.
Recebi um e-mail antes do lançamento e pelo que vi, seria redundância mesmo, não entrei em contato pra mais detalhes mais pensei igual você.
Citação:
rogermacedo
fico triste por ver que estamos não a um passo atrás mas sim vários dias de caminhada, já é febre estes aparelhos principalmente onde o sol nasce primeiro, procure por nunfiber eles tem um muito interessante com 4 portas Rj45 e 4 portas fibra para não só andar em círculos mas ser possivel derivar os círculos se assim for desejado, e para mais portas colocamos Switch como for desejado, a energia acho mais viável passar um cabo pp de 1,5mm custa barato no mercado livre junto com a fibra alimentando com controladores assim se der raio queima os controladores que custa barato, se os clientes alimentar por poe em caso de raio queima as entrada que esta em uso que é melhor esta um um swift que - de 50 que neste aparelho de +600 , a iniciativa do amigo é boa mas muitas portas desperdiçadas pois nem em favela se usa tantas portas de uma mesma caixa pois o que gasta de cabo sai mais barato colocar uma caixa e Shift mais próximo dos clientes, achei muito intereçante esta iniciativa.
https://www.alibaba.com/product-deta...419845661.html
também achei muitas portas amigo, acho que 8 já estaria ótimo. Quando recebi aviso por e-mail desse equipamento que eles iriam lançar, dei uma pesquisada e vi essas nunfiber, onde achei melhores pelo fato de ter mais portas para fibra, o que ajudaria mais para distribuir melhor as caixas e ate economizar em fibras pois diminuiria as voltas.
Ate pensaria em adquirir se tive-se uma versão 8 RJ e 4 SFP.
-
no post que mandei tem esta opção, da uma olhada lá.
-
Achei interessante, porém, com 2 SFP ainda, caro demais. Os riscos de queima ainda existem e são altos. Cair um temporal e queimar um ou vários aparelhos de R$ 700, é muito prejuízo. Ao meu ver, a idéia é boa, mas só sendo tudo passivo mesmo. Investir, e alto, em uma tecnologia que vai te dar problema e prejuízo em temporais, não compensa.
-
Deu vontade de comprar uns desses e fazer o teste pello que vi seria a mesma função da Computech, o que vcs acham
Citação:
rogermacedo
-
Muito interessante principalmente pelo fato de não precisar de OLT e ONU uma ótima opção pra quem pensa em montar uma rede não passiva
Enviado via ASUS_T00F usando UnderLinux App
-
-
olá amigos contatei um revendedor na xina, vou verificar a porta se é /100 ou é /1000 pois na resposta que me mandarão esta como /100
segue valores. NF-S204C20, 10 / 100Mbps, 2 Portas de fibra + 4 portas RJ45, fibra dupla SM 20km, SC, Preço unitário: USD23 / peça = R$73,85
NF-S204C20A / B, 2 Portas de fibra + 4 portas RJ45, fibra simples SM 20km, SC, preço unitário: USD25.5 / peça =R$81,89 (usd = dolar americano) este valores sem frete. contraste terrível, tem gente enriquecendo trazendo estes produtos e vendendo aqui na terra de terceiro mundo. editado, não quero queimar e nem prejudicar ninguém, mas gostaria de valores e produtos mais próximos da realidade de todos. o fato de viver em uma grande tribo indígena chamada brasil onde não há muita coisa no mercado disponível para ajudar a solucionar problemas simples nos força a admirar soluções normais em nações desenvolvidas, e o pior nos esfaqueia por não ter opção. assim que me sinto. assim que vejo o mercado brasileiro, um mercado fechado para novidades e produtos acessíveis apenas para proteger meia duzia de fabricantes e com isto acaba punindo a todos.
-
Citação:
jodrix
A solução parece legal só nao entendi como fica a questão de energia quando todos clientes estiverem desligados.
Este é o ponto principal no sistema misto... Implantar um cabeamento de fibra e ficar na dependência de energia é inexplicável...
Nem me detive nos detalhes deste último postado. Ele também é semelhante ao da Computech que precisa pelo menos 1 usuário da caixa estar conectado para continuar a rede para a frente? Se for assi, inviável.
O pacpon da Fitnetworks por exemplo é considerado passivo para a rede como um todo. Ele só pode ser considerado ativo para os clientes dele. De resto ele permite a continuidade da rede. E se cascatear ele para mais pac swith que a Fit também tem, mesmo os clientes que estiverem numa porta SW e não diretamente no pacpon não ficarão sem conexão pois ao energizar seu poe reverso já estará alimentando tanto o SW como o pacpon.
Quanto ao comentário que foi feito sobre valores absurdos, não podemos nos esquecer que isto acontece em todos os setores. O custo Brasil tem se tornado abusivo para poder saciar a fome do Leão...e de "otras cositas mas".
Esta droga de politica de globalização só serve para favorecer países mais industrializados. Nós como fornecedores de comodities vamos sempre sofrer com esta disparidade de preços.
Quem lembra da mais importante decisão do desastrado governo Collor? Entre erros e acertos , a derrubada da reserva de mercado da informática, e a alíquota "zero" para importação de máquinas, permitiu que a industria brasileira pudesse crescer.
Infelizmente o crescimento asiático acabou por sufocar as vantagens. Parece uma utopia falar em reserva de mercado da informática. Antes não tínhamos acesso a novas tecnologias com tanta facilidade. Depois melhorou muito o produto brasileiro mas sem a continuidade de um programa industrial que começou com a derrubada da reserva do mercado de informática, como por exemplo uma política fiscal de incentivo a industria nacional e as exportações, continuamos refém do mercado internacional, agora sem reserva de informática mas também sem proteção a preços nacionais.
Na verdade estamos abrindo novos empregos sim, mas lá do outro lado do mundo.
Este tal de Tramp é louco varrido, mas uma coisa acho que tem fundamento. Precisa haver um incentivo interno, uma proteção ao mercado agressivo asiático. Se pelo menos este mercado trabalhasse com produtos confiáveis já seria algo mais benéfico. Mas é um mercado perigoso, falso, mesquinho e aproveitador da boa fé de quem compara um produto chines com um produto de boa qualidade fabricado em outro pais industrializado. Não dá para comparar qualidades entre produtos. Este mercado asiático só se aproveita da situação favorável. E mafioso, pois se não deixarmos as portas abertas para eles, eles fecham as portas para nossas comodities. E como somos dependentes delas, ficamos numa sinuca....
Se tivéssemos uma industria florescente daríamos uma "banana" para eles. Temos mentes brilhantes para ajudar o país mas administradores públicos medíocres.
Putz, sai do tema... me desculpem mas precisava desabafar.
-
olá amigo, falou muito bem, compartilho da mesa linha de raciocínio, porem sem tanta discriminação, uma coisa é verdade não se conquista o mundo vendendo lixo, para brigar com gigantes como estados unidos, Alemanha, etc.. com certeza não é com lixo e sim com muita competência, verdade que tem muito produto ruim, mas 1/3 dos produto de tecnologia vem do oriente e este cenário já vem mudando a tempos. basta dar uma olhada nas peças de seus computadores, nações lançadoras de satélites, criadoras de novas tecnologias, etc...entre as 50 maiores empresas de 2015 entre empresas americanas e asiáticas só vem aparecer uma fora deste circulo da Alemanha em 16ª temos gente competente para sair desta situação exemplo tem em todo lugar, a final o criador do face boock abandonou a faculdade para não ser linchado por brasileiros em Harvard ao tentar passar a perna em um brasileiro (basta ler ou ver seu filme, ele relata isto). bom voltando ao assunto, realmente o produto que me mandarão é /100 já solicitei valores para produto /1000. para sanar o problema da energia minha opinião e mandar um cabo pp com a fibra pois tem clientes que tem nobreak já para não ficar sem trabalhar quando faltar luz ou sistema de segurança, mas se isto ocorrer qual as chance de cada caixa ter um cliente com um nobreak e dele esta com as coisas ligada?, as operadoras utiliza energia das distribuidoras nas caixas de aço nos postes com baterias dentro similar as dos controladoras de semáforo , nem tudo é é tão perfeito assim. outra coisa é comparar empresas e equipamentos de grandes teles com pequenos provedores e soluções para pequenas cidades. o capital para investimento é incomparáveis.
-
1 Anexo(s)
olá, o fabricante me mandou valores do produto /1000,
Querido Rogerio,
Como POR SUA exigencia, OS pls verificam Seguinte citação Outra Vez:
NF-S2004C20A / B, 10/100 / 1000Mbps, porta de fibra 2 + 4 portas RJ45, fibra simples 20km SM, SC, A: Tx: 1310 RX: 1550nm B: Tx: 1550nm Rx: 1310nm, EXW USD67 / peça
Anexado uma nova folha de dados para 10/100 / 1000Mbps conversor dos meios da fibra de 4 portas. Pls verificá-lo. Obrigado.
Cumprimentos,
Jenny
Anexo 66017
R$215,78
https://nufiber.en.alibaba.com/produ...836.186.fSUUSU
-
Amigo acrescente + 50% impostos +frete + deposito antecipado+espera de 3 meses. Nossa alfandega é uma piada. e outra rezar para que o fornecedor seja honesto. Ja levei golpe parecido com esse, e ai vai reclamar pra quem ?
-
Ola, acompanhando o assunto queria saber se vcs ja viram uma switch no mercado livre com duas sfp e 8 ethernet....queria saber se teria a mesma função dessa da computech, visto que é a metade do preço.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tl-sg3210-_JM
-
Citação:
ivannsantos06
Amigo esse nao tem poe reverso, o da computech tem, ou seja qualquer cliente que estiver ligado alimenta o switch, ja esse do mercado livre precisa alimentação adicional o que o torna invialvel.
-
senhores, essa rede metro do luciano não é pra qualquer situação, ela tem cenarios onde sua aplicação é vantajosa. rede metro o ideal é para cobrir pequenas areas onde a densidade de clientes é alto, unico lugar que vejo isso é em condominios ou centros comerciais. Caso queira fibrar uma bairro grande, ou varios bairros grandes, na maioria dos casos um projeto gepon vai ficar o mesmo valor em realação a numero de clientes, talvez fique até mais barato, pois é muito otimismo acreditar que você vai conseguir colocar 15 clientes e fechar as portas de todas as caixas, a menos que só tenha você oferecendo serviço é utopico
-
Citação:
lleonardo
Achei interessante, porém, com 2 SFP ainda, caro demais. Os riscos de queima ainda existem e são altos. Cair um temporal e queimar um ou vários aparelhos de R$ 700, é muito prejuízo. Ao meu ver, a idéia é boa, mas só sendo tudo passivo mesmo. Investir, e alto, em uma tecnologia que vai te dar problema e prejuízo em temporais, não compensa.
Faço suas palavras as minhas, aqui é subir num dia no poste para instalar e subir no outro para tirar torrado... Não que o produto seja ruim, mas aqui sem possibilidade de usar, ou é 100% ftth ou continuo no switch, pois esse ultimo custa 40,00 merreis.
-
Citação:
teresopolis
Faço suas palavras as minhas, aqui é subir num dia no poste para instalar e subir no outro para tirar torrado... Não que o produto seja ruim, mas aqui sem possibilidade de usar, ou é 100% ftth ou continuo no switch, pois esse ultimo custa 40,00 merreis.
Exatamente!!! Se o preço fosse acessível, poderíamos até pensar em comprar. Mas com esse valor exorbitante, também prefiro continuar trocando meus switch de 40 conto quando queimam. Sem contar que aqui no RJ, esses problemas com raios é somente no verão, resto do ano é paz total, raramente cai um ou outro raio. Quem colocar esse equipamento no poste e dele, puxar UTP, pode ter certeza que uma hora ou outra vai queimar. E no vídeo ele fala que raramente queima o equipamento inteiro. Está sendo beeeemmm otimista. Só saio do UTP se for pra colocar tudo fibra. Nada dessas idéias "geniais" que certamente me darão prejuízo e dor de cabeça.
-
O produto tem módulos separados. Caso queime é só trocar o módulo que se não me engano é de 4 portas. Então não é desperdício do equipamento todo. Tem esses pacpon aí que quando queima tem que trocar tudo. Acho que a vantagem desse produto é essa.
Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
-
Citação:
thcosta07
O produto tem módulos separados. Caso queime é só trocar o módulo que se não me engano é de 4 portas. Então não é desperdício do equipamento todo. Tem esses pacpon aí que quando queima tem que trocar tudo. Acho que a vantagem desse produto é essa.
Enviado via SM-J500M usando
UnderLinux App
Pode estar aí a explicação do valor mais alto. O mais caro pode sair mais barato...
E a questão da necessidade de alimentação por algum cliente do equipamento para permitir que a rede continue para frente, se confirma?
-
Sim, se confirma. Mas ele também trouxe um roteador com POE já. Para usar em conjunto com o xwave. Assim já elimina as chances do cliente desligar a caixa. Pois com aquelas fontes, os clientes são danados pra desligar achando que está gastando luz. Agora com o roteador não. O cliente vai desligar a própria conexão? Dificilmente...
-
Na minha opinião o produto é ótimo! Mesmo não testando... Só em não se perder o produto em caso de queima e poder usar fibra no backbone dá rede são coisas ótimas. Mas pra ficar mais completo teria que por uma bateria pequena dentro da caixa para fazer para segurar durante algumas horas. Pois vamos supor que faça sem redundância. Numa rede grande, onde essas energias aí das concessionárias são meio loucas, numa parte da rede de energia tem e na outra não. Então só falta isso.
-
No mundo real acho meio errado essa implementação, pois pelo menos aqui falta muita energia e pior algumas ruas faltam energia e outras não, agora como confiar seu backbone nisso, mesmo com topologia em anel vc termina ficando ilhado se acontecer essa Falta em 2 seguimentos, pois a rede de energia vc não tem controle, então ou vc faz seguindo a rede elétrica para evitar dupla falha ou corre esse risco. Acho que vale mais para atender um cliente empresarial ou condomínio que deixar nos postes para fazer ligação entre os clientes, se bobear ficar mais caro que uma olt e caixas, nem considero as ONU pq hj em dia vai ter que por um wifi no cliente mesmo. Vc tem todo o trabalho de cabear poste pra fazer isso vai logo de passivo e tenha paz -digo isso como ex cliente da vivo fibra por 1 ano que nunca abriu nenhum chamando de manutenção, agora com dsl da Oi que vive caindo e perdendo velocidade, dificilmente chega nos 5mb na conexão com a Dslan. Fibra é outro mundo....
-
Se adicionar tudo que precisa para esse projeto ficar 100% o custa fica inviável. Outra coisa, qual é o custo dessas placas que diz que troca? Não fala, mas não deve ser batatinha nem se acha em toda esquina, então termina ficando na mão de 1 só fornecedor. Poem a bateria que quer, mais uns 100 reais, então qual o valor de cada vai a pra 15 clientes? Fora os 2 spf. Isso vc tendo todo trabalho de cabear os postes.
-
Citação:
carlosomena
Se adicionar tudo que precisa para esse projeto ficar 100% o custa fica inviável. Outra coisa, qual é o custo dessas placas que diz que troca? Não fala, mas não deve ser batatinha nem se acha em toda esquina, então termina ficando na mão de 1 só fornecedor. Poem a bateria que quer, mais uns 100 reais, então qual o valor de cada vai a pra 15 clientes? Fora os 2 spf. Isso vc tendo todo trabalho de cabear os postes.
Creio que não. Meu amigo, vamos comparar com a solução dá volt, que entrega o backbone em UTP e é parecido com a solução do Luciano, dá computech. Pesquisa sobre rede giga dá volt. A caixa sai a mais de 1000. As placas do produto dá computech custam 80,00 reais eu acho. E são módulos de 4 portas. Se queimar uma vc sabe qual é. E outra, vai continuar usando esse módulo pois sobraram 3. Muitas pessoas criticam antes de conhecer. Mas pra certo tipo de topologia é ótimo.
-
será que isso nao da no mesmo que fazer fibra pura, já que 10 caixas custam 7,000 reais, e tem mais o UTP ate o cliente, um cabo bom custa ate 4 vezes o valor de uma fibra drop...outra coisa que achei errada foi ter so o modelo com 16 portas, e coisa de mais para por em uma esquina e puxar 16 cabos desse poste, existe esquinas que podemos nem ter clientes, pra que tanta porta. não é critica, é so um troca de ponto de vista ok..
SOBRE O ROTEADOR POE REVERSO...
hue??? que tanto espanto, eu tenho varios aqui da OIW que tinham alimentação pela WAN e manda reverso, que tão inovador e isso??? esse modelo que tenho varios aqui comprei a 3 anos atras, e um modelo com antena removível que pode ser usado como cliente N 2.4 tem porta POE por tanto colocando uma fonte nele a WAN manda reverso de energia.......
-
Citação:
alexsuarezferreira
será que isso nao da no mesmo que fazer fibra pura, já que 10 caixas custam 7,000 reais, e tem mais o UTP ate o cliente, um cabo bom custa ate 4 vezes o valor de uma fibra drop...outra coisa que achei errada foi ter so o modelo com 16 portas, e coisa de mais para por em uma esquina e puxar 16 cabos desse poste, existe esquinas que podemos nem ter clientes, pra que tanta porta. não é critica, é so um troca de ponto de vista ok..
SOBRE O ROTEADOR POE REVERSO...
hue??? que tanto espanto, eu tenho varios aqui da OIW que tinham alimentação pela WAN e manda reverso, que tão inovador e isso??? esse modelo que tenho varios aqui comprei a 3 anos atras, e um modelo com antena removível que pode ser usado como cliente N 2.4 tem porta POE por tanto colocando uma fonte nele a WAN manda reverso de energia.......
Pô amigo, 7000 é uma olt. Estamos falando de outra tecnologia. Metro Ethernet. A solução é mais barata que gpon e etc. Pelo que vi e comparações que ele fez. Sobre o roteador eu não sabia que existia esse aí. Mas procura saber melhor sobre o equipamento dele... Tenho certeza q vai ver que pra certas topologias é ótimo.
-
Citação:
alexsuarezferreira
Acho q também tem um modelo com menos portas para final de rede. Aqui onde moro no m cabo UTP bom, 100% cobre custa 300,00 a caixa com 300 metros. E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser. É uma lógica. Pois se o backbone é fibra, não ficaremos preso ao limite de 100/80 metros como no UTP. Não estou defendendo a solução dele. Apenas estamos discutindo sobre ela galera. Só estou falando o que eu vejo aqui no grupo de wzap que participo sobre a rede metro.
-
Citação:
thcosta07
.....
...
E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser....
...
Se for assim então a rede não fica sem seguir em frente em situação nenhuma. E não depende de energia local para continuar.
-
Pessoal, assistam ao ultimo vídeo, chamado Future ISP 2017 do Luciano. Essa solução Metro Ethernet deles me chamou muita atenção e os custos, pelo que ele mostra, são muito mais baixos que uma solução FTTH, mesmo com possibilidade de ocorrer queimas. O problema de energia para manter o Backbone tb não vi ser um grande problema na topologia anel apresentada.
Hoje tá complicado entregar banda no rádio em alguns locais. Não tem mais canais! Aqui a maioria ta ocupado, achar um canal 100% livre e dentro da faixa legalizada não tem como mais, todos tão apelando para canais do Superchannel e Complience e ainda assim ta quase tudo usado. Enfim... provedor "pobre", como o meu, consegue enxergar boa solução essa da Computech.
Alguém aqui já implementou? Alguém sabe de algum caso de sucesso pra relatar?
Video:
https://www.youtube.com/watch?v=iGfCw72AeDE
-
Pra quem implementou essa ou outra solução com cabos UTP, dentro das normas e licenças, a operadora de energia elétrica da sua região fez alguma objeção?
-
Citação:
thcosta07
Acho q também tem um modelo com menos portas para final de rede. Aqui onde moro no m cabo UTP bom, 100% cobre custa 300,00 a caixa com 300 metros. E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser. É uma lógica. Pois se o backbone é fibra, não ficaremos preso ao limite de 100/80 metros como no UTP. Não estou defendendo a solução dele. Apenas estamos discutindo sobre ela galera. Só estou falando o que eu vejo aqui no grupo de wzap que participo sobre a rede metro.
UnderLinux App
Essa solução é ptp. Não tem splitter
-
Xwave Metro é bom, porem tem esses inconvenientes da falta de energia que tranca tudo.
Chegamos a implantar esse sistema aqui, mas já estamos pensando em trocar.
pois se o cliente desligar a fonte da primeira vamos supor, e outro desligar a fonte da 4° caixa, quem estiver nesse meio entre a 1° e a 4° ficara sem os serviço! e isso é péssimo, vc ficar dependendo de cliente, ou de bateria para que o teu serviço funcione, Para isso já me basta o via rádio.
e outra coisa é o valor do Metro vs quantidade de clientes em uma caixa! pois dificilmente vc conseguira colocar todas as portas com clientes, vai ter caixa que vc vai conseguir colocar apenas um cliente ou dois por exemplo e ainda vai ter que pedir para eles nunca desligar a bendita fonte da tomada! sem contar a limitação de distancia de cabo UTP que não permitira vc ir muito longe com clientes dessa caixa, e ainda tem mais o custo do Cabo UTP externo que é um HORROR de caro comparado aos Drops.
Uma solução interessante que estamos pensando seria o uso de OLT + Splitter com ONU nas caixas para atender clientes UTP e Saídas de fibra para atender clientes com maior distancia das caixas.
-
Realmente, tem essa desvantagem que nesse exemplo q vc mostrou, nem a topologia anel resolveria, somente nobreak no cliente ou uma fibra pra cada caixa. O problema maior aí é a taxa de ocupação das caixas que com certeza vai ter algumas no anel com pouca ocupação e alguma c certeza c so um cliente por algum tempo q pode variar de pouca muito tempo. Se tivesse a garantia de ocupar bem todas as caixas o risco de desligamento seria quase nulo. Eu tomo como exemplo meus setores de radio onde no maximo 2 ou 3 clientes desligam da energia todos os dias. Meus APs tao sempre com 90% no minimo dos clientes ligados isso pq muitos clientes perguntam se tem problema desligar e falamos q não.
-
A solução da FitNetwork não acontece isso de alguém da caixa ficar sem acesso, pois todos são energizantes da caixa.
Se um desligar continua, se o último desligar, a caixa para, mas como a fibra continua para a frente, só para aquela caixa; a transmissão para a frente continua pela fibra.
Se o Metro tem este problema de ter só algumas portas com poe reverso, precisa ser revisto o projeto.
-
Citação:
1929
A solução da FitNetwork não acontece isso de alguém da caixa ficar sem acesso, pois todos são energizantes da caixa.
Se um desligar continua, se o último desligar, a caixa para, mas como a fibra continua para a frente, só para aquela caixa; a transmissão para a frente continua pela fibra.
Se o Metro tem este problema de ter só algumas portas com poe reverso, precisa ser revisto o projeto.
Metro todas as portas sao poe. A última que é poe out, as demais são reverso.
-
Citação:
1929
Todas as portas do Xwave Metro recebe alimentação dos clientes com exceção de uma. O que ta sendo falado aqui é se o sistema for instalado em anel, um anel de fibra saindo de uma SFP por um lado das caixas e chegando em outra SFP pelo outro lado, ainda existe o risco, menor claro, de duas caixas ficarem sem alimentação, quebrando o anel em dois lugares, principalmente se a taxa de ocupação nas caixas for baixa. Se der o azar de em duas caixas ter digamos só um ou dois assinantes e estes desligarem, o anel pode ser quebrado. Se tivermos por exemplo caixa 1, caixa 2, caixa 3 e a caixa 4 fechando o anel, se a caixa 2 e 4 desligarem, a 3 ficara ilhada sem internet. Se essas caixas tiverem com todas portas vendidas essa chance diminui quase a 0 se o único fator for o cliente desligar o roteador wifi, coisa a raramente um cliente faz.
-
-
Citação:
PabloDelfino
Xwave Metro é bom, porem tem esses inconvenientes da falta de energia que tranca tudo.
Chegamos a implantar esse sistema aqui, mas já estamos pensando em trocar.
pois se o cliente desligar a fonte da primeira vamos supor, e outro desligar a fonte da 4° caixa, quem estiver nesse meio entre a 1° e a 4° ficara sem os serviço! e isso é péssimo, vc ficar dependendo de cliente, ou de bateria para que o teu serviço funcione, Para isso já me basta o via rádio.
e outra coisa é o valor do Metro vs quantidade de clientes em uma caixa! pois dificilmente vc conseguira colocar todas as portas com clientes, vai ter caixa que vc vai conseguir colocar apenas um cliente ou dois por exemplo e ainda vai ter que pedir para eles nunca desligar a bendita fonte da tomada! sem contar a limitação de distancia de cabo UTP que não permitira vc ir muito longe com clientes dessa caixa, e ainda tem mais o custo do Cabo UTP externo que é um HORROR de caro comparado aos Drops.
Uma solução interessante que estamos pensando seria o uso de OLT + Splitter com ONU nas caixas para atender clientes UTP e Saídas de fibra para atender clientes com maior distancia das caixas.
Boa tarde amigo, aqui usamos a rede metro da seguinte forma> o cabo com 6 fibras fibra ate 3 caixas por fibra. hoje em dia é mais facil tua caixa queimar do que o cliente desligar a internet dele kkk
-
Citação:
thcosta07
UnderLinux App
questao da esquina,, vc disse em por splitter, mais, ele nao usa olt, como seria?splitter com converssor de midia isso funciona?
-
Alguém aí já testou aqueles roteadores wi-fi com poe out na porta WAN da Computech?
-
Citação:
NTTURBONET
questao da esquina,, vc disse em por splitter, mais, ele nao usa olt, como seria?splitter com converssor de midia isso funciona?
rede metro tem um ativo no caminho, chama "chaveador", comporta como um relê, quando alimentado com energia eletrica, ele vai passar pelo gbic na placa metro, quando não alimentado, ele muda a rota da luz pra fora do gbic. O grande problema é o custo do chaveador.
Já a questão do "spliter", teria que ter uma placa com 3 gbi, ou fazer jogo com conversor de midia, que te obriga a ter pelo menos 1 cliente energizando cada esquina.