Postado originalmente por
vagnerricardo
Boa noite Luistec, Vamos por parte OK?
primeiro, bacana é ter uma infraestrutura razoável, pra isso acho que deveria dar uma garimpada em equipamentos melhores e que não lhe tragam tanta dor de cabeça,
Você trabalha na área? bacana! isso já ajuda bastante, mas pra não cometer o mesmo erro que eu cometi e que muitas pessoas aqui no forum cometeram eu posso te sugerir uma coisa?, Então, a sugestão e criar um padrão desde o começo, na epoca que comecei usei um AProuter e antena omini (comprei esses kits de ML) foi um terror, até entender que precisava de equipamentos bons, paineis setoriais e tudo mais demorou bastante, gastei uns 2 anos pra me adequar, e aprender a usar ROS (sistema operacional que roda nos Famosos MIKROTIK´s)
Segundo, vi pessoas comentando e criticando você em relação a CNPJ e SCM, Concordo plenamente, mas honestamente?! faça da forma que achar que será melhor pra você, 15 clientes não pagam nem a conta de luz, então se for pensar em CNPJ e SCM agora jamais irá começar o negocio,
Realmente, se for iniciar seu negocio irá trabalhar muito mais do quê trabalha pro seu patrão, mas tem a parte boa, que é obviamente a gratificação de ver tudo que você montou funcionando...
Quanto a utilização de conteúdo de seus assinantes, pense da seguinte forma, usuário é usuário se vão usar ytb , xvideos, jogar, ou simplesmente baixar e-mails tem que ser indiferente pra você, isso não é um problema seu, já quê, você na função de provedor deve conceder acesso livre e irrestrito dos conteúdos aos assinantes. logo, eles serão o seu ganha pão e também sua maldição, (clientes são xaropes)
2.4GHZ é uma excelente frequência para iniciar, apesar de pouca banda passante tem um preço bem acessível, irá servir de "laboratório" para futuramente migrar pro 5.8 ou qualquer que seja a próxima tecnologia
Fibra tem um custo alto, além das OLTS (caso pense em usar GPON) , fora maquinas de fusão , conectorização, escadas, cordoalhas, esticadores, e tudo mais que se for necessário para o bom cumprimento e padrão da infra da FO, pense nisso daqui a uns 5 anos, e sugiro só usar FO quando regularizar sua empresa que até lá, já terá um giro bacana para bancar as custas do negocio.
5mb é pouco, mas dará conta do recado durante algum tempo, eu comecei um 1mb full da telefônica por frame-relay, sofria e pelejava, (não tinha conhecimento técnico na área de provedores) (P.S o correto é MB e não MG, adeque-se as nomenclaturas assim não pagará mico entre os entendido da área ;) )
Quanto ganhar 1/3 do que merece, é uma coisa lamentavel, isso faz parte do mercado mesmo, ele costuma prostituir bons profissionais isso é para manter o bom profissional adestrado e não dar "asas" a eles..
Antena Amplimatic? , Cai fora dessa, no ML tem muito anuncio de equipamentos milagrosos, não tente fazer tão diferente do padrão, todos carros tem 4 rodas e 1 volante, carros com 4 volantes e 1 roda não é carro...
provedores do mais básico ao mais avançado de redes mistas usam OLT para fibra e rádios 5.8Ghz e poucos 2.4Ghz, tudo em painéis setoriais e/ou em lugares mais isolados Omini
logo, mantenha essa regrinha que a chave do sucesso.
A galera aqui do fórum é gente boa, alguns tem uma visão um pouco mais ortodoxa em relação a start de negócios, justamente porquê não devem ter passado talvez as dificuldades de inciar negocio no perrengue, mas sugiro a você que leia tudo, e "sublinhe" o que lhe parecer útil e favorável, e o que não for de seu interesse NO MOMENTO , descarte, daqui a alguns meses depois de estar oferecendo e estando em operação volte, releia todos os comentários e irá ter uma visão diferente.
P.S: não costumo redigir grandes textos, mas isso aqui é pra manter a paz e voltar ao assunto inicial que é sua duvida, perdão caso tenha escrito demais, acho que o café me deixou inspirado.
Abraço Fraternal.
Vagner.Santos.'