-
Facebook travando os vídeos
Olá pessoal tenho um balance com 6 links adsl, já tem um tempo que os vídeos do Facebook estão travando, me disseram que o freebsd unbound como dns melhoraria, realmente melhorou porque agora nãos são todos mas mesmo assim tem alguns travando, alguém sugeriria algo pra isso.
-
Re: Facebook travando os vídeos
Fico olhando o balance toda hora as vezes noto que um link puxa mais banda que outros mas no final das contas p tráfego deles é o mesmo. Não sei porque faz isso, tenho 4 links de 10 e 2 links de 5 a divisão das regras no mangle parece estar certinho. Pensei em pegar um dedicado pouco e redirecionar só o Facebook pra ele pra ver.
-
4 de 10+2 de 5 = 50 megas ....
quantos clientes ? vc atende com essa banda ?
quais os planos que vc vende ?
vc está sofrendo traffic shaping da operadora!
Normal ....
-
98 clientes planos a maioria de 1mb uns 10 clientes de 2 mb e 6 de 3mb
-
Mas engraçado que é somente o Facebook, o YouTube, Netflix e demais sites rodam blza
-
justamente são os que consomem + banda, ja pensou em usar um cache profissional pra dar uma folgada no seu link ?
eu ainda não experimentei mas tão dizendo que o thunder cache esta cacheando tudo até html5, último cache que eu vi foi em 2010 o do Patrick (Myauth) era muito bom na époka !
-
São 120Mbps atendidos com 50mbps de recompartilhamento ADSL... E ainda 98 clientes disputando umas 1200 conexões TCP/UDP.... Pode começar a fazer as contas aí....
-
Citação:
Postado originalmente por
smith
justamente são os que consomem + banda, ja pensou em usar um cache profissional pra dar uma folgada no seu link ?
eu ainda não experimentei mas tão dizendo que o thunder cache esta cacheando tudo até html5, último cache que eu vi foi em 2010 o do Patrick (Myauth) era muito bom na époka !
Já pensei sim hoje mesmo tava lendo sobre o thomecache, o Thunder usei uma época, depois de tanto site em https deixei pra lá.
-
Citação:
sphreak
São 120Mbps atendidos com 50mbps de recompartilhamento ADSL... E ainda 98 clientes disputando umas 1200 conexões TCP/UDP.... Pode começar a fazer as contas aí....
E também tem a questão de quanto de upload tem disponível na soma dos 6 links.
-
Citação:
1929
Se for padrão OI 512kbps/ADSL seriam 3Mbps. Se for Vivo é 1Mbps por ADSL são 6Mbps.
Uma média de 60kbps por usuário é pouco.
-
O que vocês me sugeririam, aumentar? Colocar mais links
-
Citação:
viniavatar
O que vocês me sugeririam, aumentar? Colocar mais links
Não amigo... Com 120Mbps de demanda tá na hora de profissionalizar e contratar um link simétrico aí. Link mesmo... Porque é uma coisa que eu sempre digo aqui: recompartilhamento de conexão já compartilhada (ADSL) é lambança. Tem limitação de TCP/UDP... Upload baixo... Garantia média de banda (dedicado é garantia total)... Prazo de reparo alto. Em caso de rompimento de cabo na rua pode demorar meses o reparo (Se for da OI eles preferem cancelar a trocar do cabo)... E por ai vai!
-
Citação:
1929
Se for link Oi máximo 56k
6x56=336
Acho difícil 336k de up atender essa demanda
-
Citação:
smith
6x56=336
Porque 56kbps? Olha o que o @sphreak escreveu.
-
Citação:
smith
6x56=336
512 cada linha
-
Citação:
sphreak
Não amigo... Com 120Mbps de demanda tá na hora de profissionalizar e contratar um link simétrico aí. Link mesmo... Porque é uma coisa que eu sempre digo aqui: recompartilhamento de conexão já compartilhada (ADSL) é lambança. Tem limitação de TCP/UDP... Upload baixo... Garantia média de banda (dedicado é garantia total)... Prazo de reparo alto. Em caso de rompimento de cabo na rua pode demorar meses o reparo (Se for da OI eles preferem cancelar a trocar do cabo)... E por ai vai!
Bom tem quase um ano que estamos tentando pegar um dedicado, o problema é chegar aqui com esse link é quanto eles querem, tentamos vários aqui uma empresa nos forneceu a 65, 00 o mb porém o link no período de teste estava dando muito problemas por causa da quantidade de ptp até chegar aqui, latência alta perda de pacote e por aí vai. O único que achamos viável e que funciona custa 120,00 o mb, minha rede em horário de pico está dando cerca de 36 mb, presumido que eu coloque 40mb nesse valor, da 4800,00 os planos que tenho são de 50, 70 e 90, se eu for contar os demais gastos, aluguel de torres, energia e demais despesas fico no prejuízo. Essa empresa faz 110,00 acima de 50mb, 100,00 acima de 100mb e 90,00 acima de 150,00.
Outra forma de fazer com que um link barato chegue aqui e pegar na fonte, porém são 5 ptp em uma cidade a 230km.
-
Continuando
Tem um provedor aqui que está nos arrebentando eles chegaram aqui em maio do ano passado oferecendo planos de 3mb por 60,00 e 5 por 80,00 fizeram essa rota de 230km com rádio digital, e eles não cobram nada pela antena instalada no cliente, e um comodato de graça. Os aluguéis de onde ficam as torres pagaram 5 anos adiantado, até com eles tentamos pegar link, eles nem dão bola.. Rsrs.
-
Nessa minha situação tem mais três provedores aqui
-
Citação:
viniavatar
Bom tem quase um ano que estamos tentando pegar um dedicado, o problema é chegar aqui com esse link é quanto eles querem, tentamos vários aqui uma empresa nos forneceu a 65, 00 o mb porém o link no período de teste estava dando muito problemas por causa da quantidade de ptp até chegar aqui, latência alta perda de pacote e por aí vai. O único que achamos viável e que funciona custa 120,00 o mb, minha rede em horário de pico está dando cerca de 36 mb, presumido que eu coloque 40mb nesse valor, da 4800,00 os planos que tenho são de 50, 70 e 90, se eu for contar os demais gastos, aluguel de torres, energia e demais despesas fico no prejuízo. Essa empresa faz 110,00 acima de 50mb, 100,00 acima de 100mb e 90,00 acima de 150,00.
Outra forma de fazer com que um link barato chegue aqui e pegar na fonte, porém são 5 ptp em uma cidade a 230km.
Essa é a diferença e o custo da profissionalização... Como você mesmo disse: se tem um provedor que fez a rota e ta matando a pau... Significa que alguma coisa faltou aí! Planejamento, investimento...
Se quiser resolver teu problema vai ter que corrigir o rumo do teu provedor ou alguém vai te engolir. Porque cliente insatisfeito cancela e muda mesmo... Ou fica atormentando!
Quanto ao preço do dedicado: O mais caro aí que você mencionou foi R$120.00.... Que sinceramente ainda ta na média. Caro é pagar R$1300.00/MB da OI.
Vou te dar uma dica grátis: Provedor não da lucro economizando com link o lucro vem na competência em ajustar sua demanda, com qualidade e quantidade.
E o seu problema aí agora é com vídeos do facebook. Daqui uns dias é cliente que não consegue fazer upload pro Whats, Insta etc.... Daí vão falar que o provedor concorrente é "rapidinho" pra postar fotos e baixar videos...
Pensa nisso e tenha em mente que você só terá futuro quando achar seu nicho e conseguir se livrar do ASDL.
Abraço
-
Então você pode se juntar com esses 3 provedores e pegar link em grande quantidade com essa empresa que fornece aí. Assim vai baratear o valor do mega. E quando crescerem um pouco mais, se juntem e busquem link. O pequeno tem que se virar nos 30.
-
Citação:
1929
Porque 56kbps? Olha o que o @
sphreak escreveu.
É que tô acostumado com a Oi daqui e link de 1 a 15 megabit é só 56k de up.
-
Citação:
smith
É que tô acostumado com a Oi daqui e link de 1 a 15 megabit é só 56k de up.
caraca... reclama pois isso não existe mais faz muito tempo. Não seria 560kbps?
-
Citação:
1929
caraca... reclama pois isso não existe mais faz muito tempo. Não seria 560kbps?
http://beta.speedtest.net/result/6146848558.png
Tá Osso!
-
Citação:
smith
Esse teste é compatível com o plano de 10Mb da OI. Padrão em município pequeno. Se for olhar no modem ta lá as taxas de 1250 down e 564 de up...
-
Bom amigo, eu perdi dois clientes de um ano pra cá pra esse provedor, e hoje o primeiro que saiu veio aqui porque quer voltar com o meu, no decorrer de quase um ano ultrapassaram de 300 clientes e de uma semana pra cá tô vendo um pessoal reclamando, eles pegaram mais clientes por causa do preço fizeram essa rota toda mas a latência deles está um pouco alta e dando constante problema, se que até um pouco anti profissional usar adsl até pq estou no início de meu provedor, mas minha linhas depois da estação da oi passa somente por um armário do qual na estação da oi chega uma fibra dentre esses provedores que mencionei um deles fica a 100 metros da estação da oi e ele tem 7 linhas de 15 mb, pretendo me livrar sim de Adsl, mas como disse link chegar aqui com qualidade que é complicado, o maior provedor que tinha aqui a 2 anos atrás que trazia link dedicado de outra rota chegou a ter mais de mil clientes hoje não tem 100, e aqui possui um provedor de outra empresa que tem dedicado e eles pagam 90 no mega pegam do mesmo lugar que citei, mas o que a gente mais vê e pessoas reclamando, aí apesar de vermos que o link e bom ficamos com pé atrás, minha intenção é ir colocando o dedicado devagar até eliminar o adsl, hoje mesmo estou testando um link que Instalaram vindo de uma outra rota a banda de download chega Blza, a latência tá boa mas o upload tá complicado, de 60mb de download chega menos de 10 de upload, o pessoal da empresa não sabe o que acontece, já quando testamos a banda de rb pra rb passa normal, minha intenção é ser um provedor legalizado, que oferece um bom serviço que tem link bom pra fornecer mas por enquanto estou dessa forma.
-
Citação:
smith
Cara, este teste é bem compatível com o adsl. Não tem nada de errado aí... ou você acha que está medindo agora 47kbps de upload?
E não adianta reclamar da empresa. ADSL é assim mesmo. A própria definição da sigla já diz tudo. "A" de assimétrico. Não é que a empresa esteja podando algo. Faz parte da tecnologia adsl.
Os DSLAN não tem como entregar link simétrico. E como foi feito pensando em atender as necessidades residenciais não há o que reclamar.
Não te critico por isso ou por não conseguir um dedicado. Durante algum tempo a vasta maioria de nós também passou por isso. "Tinhamos" que utilizar adsl.
Só que hoje os conteúdos estão muito pesados. Resolve ter um download alto. Mas sempre vai precisar do upload e daí é que a "porca torçe o rabo".
Dependendo do DSLAN ( modelos mais novos ) usado por eles na sua cidade poderia até melhorar um pouquinho o upload mas não muito.
-
No meu caso resolveu modificando os DNS
189.38.95.95
189.38.95.96
-
1 Anexo(s)
Anexo 66503resolvi mudando os dns
-
bom dia amigo coloca cache speedr Br cache
-
-
Citação:
viniavatar
Nessa minha situação tem mais três provedores aqui
Porque não junta os 3 provedores e monta essa rede divide as despesas, e ainda pega o link junto que vai sair mais barato ainda...
E ainda os 3 responsáveis pela manutenção da rede, ficaria muito bom. Poderia montar essa rede com vários pontos usando rádios comuns AC (não sei a demanda e consumo de vocês) mais se for abaixo dos 200mbs half acho que com boas antenas como algcom de 1.20mt daria para passar uma boa banda, assim ganhariam um gás e um bom dinheiro por um período mesmo que não seja longo para assim depois começar a trocar os ptp com menor banda passante para rádios digitais...
O negocio é que existe muita gente que quer brincar de provedor (não sei se é seu caso), não veem o provedor como uma empresa como outra qualquer que necessita de planejamento investimento. Aqui tenho concorrente assim, que acabou com o espectro 2.4ghz me obrigando a parti para 5.8ghz depois que migrei e estava acabando com ele que vendia planos baratos e não tinha condições de investir em cpe 5.8ghz para comodato ele começou a cabear (utp) e oferecer novamente o serviço mais barato, perdi alguns clientes, e tive que cabear também, mais minha intensão era usar diretamente fibra, mais como ainda não estava com um projeto levaria muito tempo para executar e até lá poderia perder ainda mais clientes...
Hoje vejo esse meu concorrente um cara limitado que só pensa no presente, quando eu começar a fibrar ele vai ficar louco pois vou vender planos melhores e sei que pelo preço que ele cobra na mensalidade ele nunca terá condições de ter uma rede fibra mesmo que mista com utp.