-
DD-WRT + Tp-Link 741ND + PPPoE - alguém teve sucesso?
Tenho uma linha alternativa de adsl e uso modem em bridge e um TP-link 741ND com firmware original discando PPPoE. isso já faz um bom tempo.
Mas quero agora replicar este sinal dentro de casa com outros 741ND usando AP+WDS.
Só que no firmware original do TP-Link não permite fazer WDS com dois ou mais Pontos de Acesso. Então quero lançar mão do DD-WRT que permite isso. Dá para cadastrar até 10 pontos em WDS.
Só que com o WRT não houve jeito de fazer o PPPoE funcionar. Não consegue obter um IP da operadora. Não dá mensagem nenhuma de erro. Só não conecta. Coloco outro 741 com firmware original e conecta na hora. Se houver algum macete que alguém descobriu me passe por favor.
Caso não consiga vou ter que reconfigurar o modem como roteado e deixar ele discar o PPPoE. Mas minha primeira opção ainda seria deixar o modem em bridge.
-
Re: DD-WRT + Tp-Link 741ND + PPPoE - alguém teve sucesso?
Cara eu não manjo de dd-wrt, mas se você usar o open wrt eu posso te ajudar, eu só uso ele, e tenho esse mesmo cenário na casa do meu pai, faz mais de anos que uso assim!
-
O open-wrt me parece que é o pai de todos. O dd-wrt é um derivado dele.
E o open é configurado com interface gráfica ou por linha de comando? Algum tempo atras me interessei mas quando me disseram que era por linha de comando eu desisti.
Tem algumas telas para que eu tenha uma ideia dele?
-
Cara o item usa o Luci para Gui, dá pra fazer tudo pela web. Quem te falou que era pega linda de comando, deve ter usado a versão trunk, que é os tal nightly build, e não vem instalado o Luci, se te a versão stable, vem pronto.
-
grato.
Vou dar uma pesquisada onde encontro para instalar e daí vamos conversando...
Tem algum macete especial na instalação?
-
Sem segredo, abre o site do projeto e dá uma boa olhada na documentação!
-
-
Citação:
Postado originalmente por
1929
Sim, mas ai é github do luci, a página do openwrt é:
https://openwrt.org/
-
5 Anexo(s)
@andrecarlim , open-wrt Luci instalado...Gostei muito da interface gráfica. Muito mais limpa que a do dd-wrt.E sinceramente, não sou expert mas me pareceu que os recursos são fantásticos...Agora o problema. kkk Vou utilizar este tópico mesmo , pois creio que vai ajudar a muitos com esta nova opção de firmware. Estou querendo configurar pppoe na Wan. Minha conexão é OI. Sempre usei usuário oi@oi e senha oi.Porém ele gravou o usuário mas a senha retorna sempre uma senha que não coloquei. Vem a senha que utilizei no acesso ao rádio... isto já me deixou confuso.E no status do equipamento a interface WAN retorna sempre com o ip que está configurado para a lan do equipamento.
-
Antes de tudo, tente instalar a firmware Chaos calmer, essa é bem antiga.
-
Citação:
andrecarlim
Antes de tudo, tente instalar a firmware Chaos calmer, essa é bem antiga.
r
Pois então, eu fiz isso de início. Entrei na tabela de routers compatíveis e encontrei o wrt 741ND v.4.x e abriu a ficha completa do equipamento . E lá tem o link para a versão correta. Mas o arquivo .bin baixado como genérico, o tp-link retorna mensagem que não é reconhecido.
Então rolei esta tela com tudo sobre o TP-link e mais abaixo apareceu a versão Luci. Esta entrou direto.
Abrindo direto no menu Download e clicando no Chaos Calmer abre uma página com várias opções de download . Fiquei na dúvida sobre o diretório correto. AR/7 ou AR/7xx? Pois não aparece opção para o WR741.
-
Realmente, parece que só a AA, roda nele. Sobre a senha, não é o roteador que está te retornando, é o navegador provavelmente. Mas não deve gerar problema isso. O que você salvar é o que vai ser usado para subir o PPPoE.
-
E da uma olhada no print. Porque a interface wan pega o IP da lan. Ela teria que estar zerada. Onde eu estou errando?
-
Citação:
1929
E da uma olhada no print. Porque a interface wan pega o IP da lan. Ela teria que estar zerada. Onde eu estou errando?
Não vi isso. Eu vi Lan!
-
Eu vi aquela mensagem de bridge e fiquei imaginando que isso aí está em bridge, com wan e lan juntos
-
Pois é. Eu vi. Mas já testei desfazer a bridge e ainda assim aparece o IP da lan na wan . Como esta em bancada e fora da internet teria que mostrar a wan vazia. Tem algum detalhe na configuração network que estou despercebendo.
Agora, é impressionante a rapidez do retorno do equipamento quando manda aplicar.
-
Lá naquela aba physical settings dalan, testa deixar a caixa de bridge marcada, mas marca em baixo só eth0 (lan) e wireless.
(Assim tem bridge, mas a wan fica de fora. Vai que ele não opera sem alguma bridge)
Ou tem opção de ethernet switch nessa aba?
Porque tem aqueles roteadores cujas portas não saem direto no chipset e sim do switch, ai a opção de botar o switch na bridge automaticamente bota todas as portas ethernet na bridge.
Manda print dessa aba, vai que ela é diferente do Open-WRT.
E veja se a Physical setting da Wan não tem as mesmas opções, talvez teria que desmarcar as 2, senão uma sempre "bypassa" a outra.
-
não deu, Rubem...
E agora desativei a bridge e daí perdi o acesso...
E o reset não ficou funcionando. E não desativei o reset dele.
Mas não vou desistir...
Um firmware com padrão que este apresenta vale o esforço para resolver.
-
O reset no OpenWRT funciona de outro modo, se chama failsafe. Você liga o ap e quando o LED System começar a piscar você aperta o reset, nesse momento você vai perceber que o LED System vai piscar mais rápido. Agora o ap está em modo failsafe, e na porta Lan 1 estará com ip 192.168.1.1/24. Você liga um cabo nela, se usar Windows, configura um IP dessa faixa em seu computador, e pelo PuTTy, via Telnet acessa ele.
Para "resetar" ele, faz assim, quando estiver dentro dele pelo Telnet, executa mount_root, e depois rm -rf /overlay/*, feito isso, exit && reboot.
Pronto agora está como no padrão de fábrica, claro com o OpenWRT "zerado"!
-
Valeu André. Vou tentar hoje de noite com tempo.
-
não esperei a noite..
Navegando via Luci.. ( Lua Configuration Interface)
André, eu já estava ficando preocupado. Foram 3 741ND sem acesso.
Mas com tua orientação foi resolvido "facinho". Muito obrigado companheiro.
E Rubem, uma citação tua sobre o switch foi também importantíssima pois me abriu o raciocínio. Foi só incluir o SW e "voilà" , estamos na net. Na mosca.
Te agradeço também pela dica.
Agora vou mexer com o AP+WDS que era a dificuldade que encontrei com o DD-WRT
Um convite a todos interessados , analisem a tabela de compatibilidade e experimentem o openwrt Luci. Não vão se arrepender. Mesmo que só utilizem o básico ainda assim o resultado vai ser evidente.
No meu caso, de cara o sinal da wireless já melhorou bastante. Antes daqui onde estou o sinal oscilava com o firmware original. Agora está estabilizado e cheio.
-
Citação:
1929
não esperei a noite..
Navegando via Luci.. ( Lua Configuration Interface)
André, eu já estava ficando preocupado. Foram 3 741ND sem acesso.
Mas com tua orientação foi resolvido "facinho". Muito obrigado companheiro.
Disponha. Precisando, estamos aí.
-
Vamos aos poucos superando etapas .. kkk
Agora estou numa briga com o AP+WDS.
Primeiro AP WDS acessando a internet normalmente.
Segundo AP WDS desativei a Wan. Configurei a Lan para 192.168.1.2.
Mesmo canal, mesmo SSID e até deixei sem criptografia para ter certeza que nada iria atrapalhar.
Mas não encontrei algum lugar para cadastrar o MAC de um equipamento no outro como se faz normalmente.
Assim que logo que liga os equipamentos a internet funciona no segundo AP. Mas em questão de 1 minuto se perde o acesso. E o problema é que o segundo AP perde a comunicação com o primeiro.
Parece que um loop derruba a conexão entre eles. Mas como a rede é entre só eles dois fica evidente que não é loop.
André, onde você cadastrou o Mac dos rádios para que se estabilizasse a comunicação entre eles?
Ali em Wifi na aba Mac Filter não é pois ali é um Access List para controle de clientes.
-
Não é assim não, começa tudo novamente, depois que o primeiro ap estiver legal, bem testado, você cria um segundo ssid no modo AP+wds, e no segundo ap, você procura uma opção Join Network, ali você entra na rede ap+wds e coloca na bridge da Lan, e pode ter uma outra ssid nesse ap "cliente" ou quantas quiser.
-
1 Anexo(s)
Citação:
andrecarlim
Não é assim não, começa tudo novamente, depois que o primeiro ap estiver legal, bem testado, você cria um segundo ssid no modo AP+wds, e no segundo ap, você procura uma opção Join Network, ali você entra na rede ap+wds e coloca na bridge da Lan, e pode ter uma outra ssid nesse ap "cliente" ou quantas quiser.
Pois é, eu estava "viajando na maionese"... e me esquecendo do bom e velho Google.
Encontrei no forum do openwrt este PDF bem esclarecedor...
E realmente é bem diferente a maneira de fazer o ponto de repetição do que a gente está acostumado.
Mas daí Andre, se criar outro SSID ele não irá fazer um processo emulando roaming, né?
Não tive ainda tempo para fazer o esquema. Vou ver se hoje sobra tempo.
-
Pessoal meu sonho é usar esse cara é fazer umas coisinhas a mais nele. Até abri um tópico a tempos atrás convidando o pessoal, não foi pra frete.
Hoje que roteador vocês estão comprando com mais memória? Todos que acho tem 4mb ou menos. Não sobra espaço pra nada além do que já vem.
-
Citação:
eduardomazolini
Pessoal meu sonho é usar esse cara é fazer umas coisinhas a mais nele. Até abri um tópico a tempos atrás convidando o pessoal, não foi pra frete.
Hoje que roteador vocês estão comprando com mais memória? Todos que acho tem 4mb ou menos. Não sobra espaço pra nada além do que já vem.
Eu uso na rb450g, wdr4300, wr842nd...
-
resolvido @andrecarlim.
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Rodando AP WDS no 741ND e rodando Cliente WDS em outro...
Faz direitinho o roaming.
Há quem diga que o protocolo wifi não faz roaming. Pode não ser o verdadeiro, mas testei e passa de um para outro sem o menor problema. Nem corte dá.
Não conseguia porque o conceito de configuração do WDS é um pouco diferente mas eficiente.
Agora vou pendurar outros 741ND na rede para ter boa cobertura em qualquer lugar da casa.
-
Citação:
1929
resolvido @
andrecarlim.
Rodando AP WDS no 741ND e rodando Cliente WDS em outro...
Faz direitinho o roaming.
Há quem diga que o protocolo wifi não faz roaming. Pode não ser o verdadeiro, mas testei e passa de um para outro sem o menor problema. Nem corte dá.
Não conseguia porque o conceito de configuração do WDS é um pouco diferente mas eficiente.
Agora vou pendurar outros 741ND na rede para ter boa cobertura em qualquer lugar da casa.
Legal!