-
Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre
Boa tarde pessoal, queria saber se alguém tem uma dica de que equipamento colocar em 1 torre para atender 500 clientes com media de plano 2mb para cada, lembrando não é apenas 1 equipamento e sim, quantos para atender essa demanda, pois não podemos lotar de painéis para distribuir não temos muito espaço.
Vlw.
-
Re: Equipamento para colocar 500 clientes em 1 torre
Acho melhor vc dividir em micro setores, varias torres com 500m a no maximo 1km do assinante, se quiser ter qualidade, não esquecendo de usar potencia baixa só o suficiente pra alcançar a distancia com qualidade. 500 clientes numa só torre, hoje em dia com cada vez mais poluição do espectro, é um tiro no pé! Colocar digamos, 60 clientes num painel setorial, hoje em dia é muita coisa em rádios mais em conta, falo de qualquer UBNT, Mikrotik, Intelbras... Se vc ainda quer insistir nisso, invista em radios Cambium com antenas blindadas e coloca 120 clientes em cada radio, que é o máximo que prometem.
Eu pessoalmente não faria isso. Mais na frente seus clientes vao exigir mais que 2 mega e com 120 clientes num unico setor, vc nao vai conseguir entregar mais.
-
40 a cada 30 graus com ubnt airprisme em um mundo ideal seriam 480 clientes.
Quero ver ter certinho 40 clientes a cada 30 graus.
Outro ponto vai precisar de 12 frequências limpas.
Eu comprei um airprisme vou instalar justamente pra sair do valor de 40 pra 20 a 25 por painel. Ainda não sei qual vai ser o resultado.
-
Citação:
Postado originalmente por
javavsm
Boa tarde pessoal, queria saber se alguém tem uma dica de que equipamento colocar em 1 torre para atender 500 clientes com media de plano 2mb para cada, lembrando não é apenas 1 equipamento e sim, quantos para atender essa demanda, pois não podemos lotar de painéis para distribuir não temos muito espaço.
Vlw.
Bem dificil.
O em cima de apenas 1 torre, para atendimento via rádio e bem complicado sabendo que a media de clientes por POP são estourando 40 clientes(Tenho com UBNT) em instalações de padrão excelente.
Você iria precisar de uma media de 12~13 POP, e dependendo se for de 60° ou menos, para funcionar vai ter que fazer uma divisão de espaço e canal do espectro enorme, e talvez ainda não funcione direito.
Você pode buscar solução da Cambium, que segura bem mais clientes por célula.
Ou faz com o atendimento desses clientes, com Fibra ou UTP ficando apenas na torre o link e o concentrador.
-
Eu acho a idéia do amigo melhor nem que seja pra.... (não acredito em fazer isso de verdade).... usar utp e na esquina apontar pra torre.
Eu fiz torre grande com pops pequenos próximos dos clientes. Um sxt recebendo da torre mandando em Ominitik pra demais clientes. E toda hora dando bronca em técnico pra não apontar o cliente direto pra torre.
-
500 clientes em uma mesma torre.Imagino que a torre fique em um perímetro bem povoado.
Se for isso mesmo,acredito que seja melhor fibrar ou cabear.Pois os aps estão caros.
-
Já foi comentado sobre a solução da Cambium.
Mas não é qualquer uma. A sugestão deve ser o Cambium ePMP Elevate.
Ele não é tão barato mas quando falamos em 500 usuários concentrados numa torre não dá para pensar no preço de equipamentos. E a vantagem que me parece no Elevate é poder utilizar Ubiquiti com firmware Elevate nos clientes. Isso baixa bastante o valor investido em instalações nos clientes se comparado a CPE cambium.
Segundo falaram no webinar ele passa altas bandas para cada cliente. E tem outra coisa, não vai "queimar" canais pois pode inclusive usar 4 rádios em 2 canais numa instalação típica.
Nunca usei. Só me reporto ao que leio e ao webinar que assisti. Se faz o que promete eu não sei pois ainda é muito cedo.
Quem pode te dar uma posição melhor é @Zucchi que revende Cambium. Ele pode inclusive indicar quem já usa com sucesso.
Muitas vezes o sujeito usa e fica na calada com medo de concorrência.
-
Pessoal aí fala em no máximo 40 usuários conectados em um pop ubiquiti.
Mas esses 40 conectados é todos consumindo??? Tem que levar em consideração isso!
Pois é a mesma coisa em falar que uma RB750 só funciona bem com 50 a 60 conectados.
Eu tenho isso em minha rb750, e cpu vai em 36 a 46% e picos de 60% la de vez em quando!
Massss desses 50 conectados aqui, eu tenho uns 20 usuários simultâneos consumindo!
As vezes uns 40, mas uns consome por alguns segundos pra carregar um video, e ja libera banda para suprir o próximo cliente! RouterOS, é um sistema muito inteligente!!!
.
E se o pessoal fala em 40 clientes conectados, temos q levar em consideração vários fatores,
e o perfil de cada cliente! Cliente que usa só depois do horário comercial, e clientes que
usam umas 20 horas por dia....rsrsrsrs!!! E pra esses clientes é quase certo que tem que ser um plano de 5 ou 10 megas!
.
Então, se o pessoal quer mais robustez em um pop, e tbm um custo x beneficio. Pode montar um pop todo com RouterOS Mikrotik. Tem mutas RBs com preço bom pra fazer AP. E com certeza vai segurar muito mais que 40 usuários conectados. Talvez uns 70. E com um trafego de talvez uns 90 Mbps, e cpu indo em uns 60% ou nem isso! Pois a RB do pop vai esta só em modo ap bridge....rsrsrsrs
Eu usaria Mikrotik na torre, e nos clientes tbm, SXT!!! Minha humilde opinião.
-
Tráfego de 90Mbps num setor? Você acha isso real? Me mostre, no dia que um setor MK ou UBNT passar 90Mbps agregado eu abandono a minha rede fibra óptica GPON.
-
Cara coloca uma omini 2,4 na ponta da torre, que pendura 300 usuários, hehehe brincadeiras a parte, creio que essa solução que você quer fica meio complicado mesmo com cambium, a solução melhor tanto pelo investimento, quanto em cofiabilidade é fibra, pois 500 clientes em uma torre com certeza seus clientes não estarão a mais de 5 km da torre, fora que tenho uma certa certeza, que isso tudo vai gerar muita interferência, estude bem a viabilidade, pois se existir ai muita poluição de concorrentes nem pense nisso.
-
Me mostre tb, ainda mais com 70 usuarios! Com 70 clientes numa RB 912 se vc conseguir passar 40 mega de trafego, ja ta no lucro! A maioria dos tecnicos e donos de provedores não tem noção de que quanto mais clientes num radio,, menor será a sua capacidade de trafego, mesmo que todos clientes estejam modulando hipoteticos 300mbps.
-
Alguém que não um vendedor da cambium poderia postar também uma evidencia.
Alguém que usa ubnt seria legal, eu vejo nos meus passar uns 20 a 25 quando muito 15 dos clientes e eu fazendo um teste com mais 20 a 25 . Que parece ser 35 se quisesse fraudar pra mandar aqui no grupo.
-
Fundamental largura de banda max em 5MHz. Divide 4 setores e cada setor 2 canais , vai dar 8 AP, pode ser UBNT c/ GPS .
-
Citação:
raumaster
Me mostre tb, ainda mais com 70 usuarios! Com 70 clientes numa RB 912 se vc conseguir passar 40 mega de trafego, ja ta no lucro! A maioria dos tecnicos e donos de provedores não tem noção de que quanto mais clientes num radio,, menor será a sua capacidade de trafego, mesmo que todos clientes estejam modulando hipoteticos 300mbps.
Também gostaria de ver, pq usando MCS 13 em 20Mhz num AP com 40-50 clientes eu to passando no máximo 30Mbps, média de 22-25Mbps. To subindo torre aqui pra distribuir a carga entre os Pops
-
Citação:
eduardomazolini
Alguém que usa ubnt seria legal, eu vejo nos meus passar uns 20 a 25 quando muito 15 dos clientes e eu fazendo um teste com mais 20 a 25 . Que parece ser 35 se quisesse fraudar pra mandar aqui no grupo.
Por isso que citei o @Zucchi . Ele pode dar referencia de quem já comprou. Me parece que quem está comprando não está abrindo o bico com medo de concorrência, ou então não deu certo e ficou na "encolha".
-
Sei de um amigo que investiu em Cambium e se arrependeu, houve um problema que até hoje não conseguiram resolver. Hoje ele está investindo em Rocket AC Prism, estou acompanhando o provedor dele e estou gostando dos resultados.
-
Os Rocket Prism tao vindo com uma porta GPS só q ainda inativa. Não sei o que falta pra UBNT acertar no funcionamento do GPS que nunca funcionou direito na linha antiga.
-
Comprei 3. é uma porta USB escrito AirBeam
O GPS na antiga era só pra antena do GPS entre pigtails
-
Citação:
Sei de um amigo que investiu em Cambium e se arrependeu, houve um problema que até hoje não conseguiram resolver. Hoje ele está investindo em Rocket AC Prism, estou acompanhando o provedor dele e estou gostando dos resultados.
Qual foi o problema ?
-
Citação:
Tráfego de 90Mbps num setor? Você acha isso real? Me mostre, no dia que um setor MK ou UBNT passar 90Mbps agregado eu abandono a minha rede fibra óptica GPON.
Queria ver essa tambem, por que se vc conseguir fazer isso queria te contratar, aqui ta uma briga pra consegui 15 20 megas
-
Citação:
eduardomazolini
dá uma olhada aqui, https://under-linux.org/showthread.php?t=187295&page=2
Liguei dois ou três clientes a mais nesse setor, 45 ou 46 agora neste mesmo AP, e no outro que esta nas costas desse ai são mais 25 SM Apontadas pra torre, mas são mais porque atendo um condominio ali perto.
-
-
4 Anexo(s)
Boa tarde, temos alguns equipamentos para lhe atender. Vou postar o link também de nosso site. Qualquer coisa estamos a disposição
ccntelecom.com.br
Anexo 67035Anexo 67036Anexo 67037Anexo 67038
-
não leve a mau 500 clientes em uma unica torre pode causar muita interferência fora a interferência de outros provedores não tem como você optar outa escolha tipo fibra ? via radio dependendo do local pode dar dor de cabeça faz uma pequisa antes veja a altura da torre o tipo de antena o tipo do local do terreno a distancia ate prováveis clientes veja quantos provedores tem usando radio veja quais frequências tem menos interferência pesquisa bem antes não existe equipamento milagroso não faz um estudo do local e veja que tipo de antena e radio vai se adequá e a direção e angulo de cada local com pessoas que você vai atender um detalhe use sempre cabo blindado de dupla camada com conectores blindados e um aterramento feito por um eletricista profissional nada de gambiarra e cabo sem qualidade!
-
Leio sobre indicação de fibra, etc etc seguidamente..
Não questiono a parte técnica e resultados superiores. Mas há outros quesitos a serem levados em conta.
Qual o tempo médio para liberar um projeto perante a concessionária?
Quanto vai ter que investir em treinamento e equipamentos dedicados a manutenção da fibra?
Quanto vai ter que investir para cobrir uma área de 2km de raio . Quem tem uma ideia de quantos quarteirões estão envolvidos numa área deste tamanho? Quantos km de fibra isso representaria? Quantos clientes efetivamente viriam para o novo investimento?
Por mais que se diga que equipamento bom sai caro isso na prática é irrisório comparado com o investimento em fibra.
Quanto a ter muitos equipamentos na mesma torre, este é um argumento respondido por alguns fabricantes. A Cambium por exemplo, com a linha Elevate "diz" que uma instalação típica com 4 equipamentos ocupa somente dois canais.
E nada impede de ter dois grupos de 4 equipamentos. Começa com 4 equipamentos e se houver crescimento parte para mais 4.
E nem precisa esperar um tempão para liberação de projeto, cabear toda esta área e rezar para que 5 a 10% dos moradores façam adesão.
Sim, porque em um raio de 2km deve haver de 5 a 10 mil residencias.
Apesar de que num raio desses eu ainda sou adepto das micro-células. Mesmo com equipamento caro ainda sai muito mais em conta.
Eu ainda penso que nem o Steve Jobs... o mundo tem sede de wireless.
-
A ubnt tem um painel setorial em que você pode usar 3 rockets junto, para cada rocket são 30 graus.
Ou
Analise os Paineis AlgCOm 15Dbi de 60º, com rocket prism ac. Atenderá sua previsão.
Claro que em primeiro lugar a sua área a ser explorada tem que ter um espectro baixo, caso contrário você vai sofrer interferências
-
Citação:
1929
Leio sobre indicação de fibra, etc etc seguidamente..
Não questiono a parte técnica e resultados superiores. Mas há outros quesitos a serem levados em conta.
Qual o tempo médio para liberar um projeto perante a concessionária?
Quanto vai ter que investir em treinamento e equipamentos dedicados a manutenção da fibra?
Quanto vai ter que investir para cobrir uma área de 2km de raio . Quem tem uma ideia de quantos quarteirões estão envolvidos numa área deste tamanho? Quantos km de fibra isso representaria? Quantos clientes efetivamente viriam para o novo investimento?
Por mais que se diga que equipamento bom sai caro isso na prática é irrisório comparado com o investimento em fibra.
Quanto a ter muitos equipamentos na mesma torre, este é um argumento respondido por alguns fabricantes. A Cambium por exemplo, com a linha Elevate "diz" que uma instalação típica com 4 equipamentos ocupa somente dois canais.
E nada impede de ter dois grupos de 4 equipamentos. Começa com 4 equipamentos e se houver crescimento parte para mais 4.
E nem precisa esperar um tempão para liberação de projeto, cabear toda esta área e rezar para que 5 a 10% dos moradores façam adesão.
Sim, porque em um raio de 2km deve haver de 5 a 10 mil residencias.
Apesar de que num raio desses eu ainda sou adepto das micro-células. Mesmo com equipamento caro ainda sai muito mais em conta.
Eu ainda penso que nem o Steve Jobs... o mundo tem sede de wireless.
E você e ele estão certos sobre isso, nos EUA WI-FI é amplamente utilizado pelo pais a fora
só aqui em terras tupiniquins que vemos um forte movimento em redes cabeadas, mas também já começam a aparecer problemas nestas redes devido a investimento errado, falta de treinamento e entendimento da tecnologia, vejo provedores lançando 500,600,800 metros de drop ruas adentro pra atender cliente, coisa que não é permitido pela concessionaria, provedor que pagou um terceirizada pra montar rede e nem uma maquina de fusão e otdr tem rede toda com emenda mecanica, imagina isso daqui mais 5 anos como vai estar!? é o mesmo que acontece no radio, falta planejamento e conhecimento do que pode e o que não pode.
Sempre digo tecnologia de ponta e preço não andam de mão dadas, e um dos maiores problemas dos donos dos provedores acharem que investimento se paga no mês seguinte.
Só vou fazer uma correção aqui "elevate" é uma solução de software/firmware cambium para equipamentos de terceiros.
-
E pro autor do tópico unica solução de radio que vai atender o que vc quer fazer é cambium com outros fabricantes não vai ter como fazer isso ai só cabo mesmo.
-
Citação:
midnightmen
Só vou fazer uma correção aqui "elevate" é uma solução de software/firmware cambium para equipamentos de terceiros.
Com certeza é uma solução de software para adaptar equipamentos UBNT inicialmente. Foi prometido Mikrotik para março passado mas ainda não saiu.
Mas não é qualquer equipamento Cambium que vai ser utilizado na torre. Precisa ser um ePMP 1000 ou 2000 com o firmware Elevate instalado nele. A licença para determinado número de usuários é configurada no ePMP.
Na cpe ubnt é feita uma atualização de firmware que permite a cpe se comportar como se fosse uma cpe cambium frente ao ePMP.
Preço inicial de licenças em torno de 150 reais. Mas um amigo já conseguiu mês passado por cerca de 100 reais a licença comprando em pacotes.
-
Sim, to sabendo... O q queria saber mesmo e se sai ou não pra mikrotik
-
Ruckus poder ser a solução mas acho q eu se preocuparia com outras coisas alem disso.
Abraço boa sorte
-
Citação:
ccntelecom
Qual e o valor do rack¿
Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App
-
Citação: