-
A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Pessoal vocês ja devem estar no BOOM da fibra, são tantos vendedores, fornecedores.. só se fala em fibra como se o caminho só fosse esse para atendimento em areas de alta densidade. Gostaria de opinião de vocês nessa pesquisa que andei fazendo.
Hoje meu provedor esta com todas as torres interligadas via fibra, mas vira e mexe rompe um cabo por tanta gente esta mexendo nos postes. Estou em uma cidade onde tenho oi,net,tvn e vivo, atendendo em cabo e meu modelo de negocio foi sempre atender as regiões de classe A, B e C, justamente onde estão todas as grandes, onde o dinheiro rola mais alto. rs.
No entanto vejo la fora diversos provedores WISP crescendo de forma à atender a demanda crescente por banda, e aqui no Brasil só se fala em fibra. Se você vai nesses eventos para provedor no Brasil o assunto é só fibra, chega a ser chato.
Veja na contra mão desse mercado o google fibra comprou a WEBPASS e atende diversos estados via rádio.
La fora se encontra muitos fóruns como esse: http://community.mimosa.co/t/mimosa-...wer-price/2011 ou esse: https://forum.netonix.com/viewtopic....=1607&start=40 , com assuntos sobre atendimentos acima de 10M no rádio.
Vejam esse provedor: http://www.xlinternetnow.com/ que atende com 20M usando mimosa e em breve atenderá planos de até 40M.
Eu fico tentando entender como um provedor que gasta 200 a 400 Mil para fibrar um bairro, vai conseguir se manter se chegar uma VIVO fibra??? É quase impossível segurar os clientes diante do marketing agressivo, 100M a R$99,00, qual provedor pequeno tem essa capacidade? Já que quem manda no mercado são as grandes, o backbone são das grandes!!!
Pessoal estou me referindo a cidades acima dos 200/300 mil habitantes, onde ha interesse das grandes operadoras.
Abraço
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Independente se é rádio ou cabo, eu sempre tive um pensamento....
Os pequenos ISP sempre foram a menina dos olhos das grandes operadoras... Porque?
Porque os ISP foram atendendo a demanda crescente enquanto as grandes não tinham a infraestrutura necessária para abraçar todo o mercado... Os ISP eram tudo que elas queriam Fazer o povo tomar o gostinho pelas redes sociais etc etc... Na verdade os ISPs fizeram o caminho para elas chegarem e abocanharem tudo.
Os anos se passaram e hoje elas estão "a mil pelo Brasil". E é questão de tempo elas irão massacrar os concorrentes com preços cada vez mais baixos. E o mercado irá aos poucos se monopolizar novamente em matéria de comunicações. Onde estão as operadoras espelho do tempo que houve a privatização do setor?
Alguns ISP cresceram e talvez permaneçam no mercado mas isso não será a regra.
Também não dá muito para comparar com a tendência lá fora, pois lá funciona um pouco diferente. Equipamentos wireless melhores , coisa que nem chega a preços competitivos no Brasil. O mercado wireless no Brasil ainda é muito engessado. Quantos anos se fala em wimax e não vai para a frente. E o LTE já está atropelando o wimax no mundo sem ao menos termos experimentado o wimax no Brasil
E se os Wireless melhorarem como está prometendo o avanço tecnológico, as grandes irão investir neste setor também. Elas não fazem isso hoje porque wireless ainda dá muito suporte.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Sim acredito que internet via fibra não é tão viável quanto via rádio; mas todo mundo viciou neste modelo. Como são diversas operadoras, e nós consumidores comuns não somos fiéis como
as médias e grandes empresas, mas também tem umas cláusulas contratuais impóssível de cumprir por pequenos.
Deveríamos levar fibra, digamos até um condomínio, quadra, ou bairro até mesmo locais de baixa renda, deste distribuir via cabo ou rádio, e além disso diminuir os alcance das rádios( quilômetros para digamos uns 300, 500 metros até menos. Isso descobri na prática, tentando ter um alcance de 1 km num roteador, comprei roteador 1000 mw, 400 mw, bullet, antena de grade, omnni e só chateação; Hoje tenho um roteador multilaser de 50 pratas, com antena omnni( não jogar fora), atende todo o perímetro do imóvel e pega nó máximo 4 SSIDs visíveis, e saindo de casa mais de 30; segredo é roteador bem posicionado e sua altura( deixei com 1,60 mt) e nada perto dele. Fiz isso na casa da minha ex-cunhada, a estabilidade do roteador para os seus dispositivos melhorou consideravelmente, mas a velocidade fica limitada a operadora; ela não está no ponto ideal.
Operadoras ou provedores, ficar querendo ter alcance de rádio, oferecer-nos altas velocidades, só nos faz passar mais raiva, estrangula o rádio em potência e no processamento e o meu é de 3M, passo menos raiva do que pessoas que tem 5M ou 10M; apesar que a Claro chega com 4,5M em 3G e meu cel não tem suporte a 4G.
Nesta cidade tem 20 mil habitantes, mas 13 mil no município-sede, 4 operadoras de celular e apenas a Vivo não oferece 3G, mas a Claro é única que oferece 2G, 3G e 4G, mas a Tim é o que possui maior alcance dos rádios só que vive trocando de banda( 850 ou 1800) e a Vivo é o custo que compromete e muito em créditos ou saldo nas ligações. Quando tinha fixo, os minutos falados era maior do que com a Claro, o mesmo acontece com outras operadoras que no caso a Oi é pior( conta a partir do SND/chamar até encerrar na tecla do dispositivo).
Se tivesse condições( apesar desta ter uma estabilidade invejável frente às outras), contrataria uma outra, mesmo que seja o básico por que as rotas das outras são diferentes; exceto a repetidora; todas as teles estão num ponto geográfico( se tiver 100 antenas é pouco) e ela caindo deixa algumas cidades sem comunicação, e quando isso acontece somente Bradesco e lotérica fica em on-line.
Grandes operadoras, estão investindo em pequenas cidades por conta do contrato e cobertura nas rodovias. poucos querem trafegar numa pista sem sinal de celular. Aqui o destino é Bahia e Espírito Santo, pista ruim, muitas curvas, distancia entre os postos supera os 60 km, ainda de muitos pontos cegos; quem não é um pouco aventureiro, jamais vai se arriscar em trafegar; uns 30 anos atrás era comum a distancia entre postos ser superior a 100 km, já viajei com 200 km entre os postos até mais. Saia com um tanque cheio, mais 50 litros no porta-malas ou na carroceria e ainda precisávamos compra de algum fazendeiro ou retirante para voltarmos a cidade, por meus contatos, todas essas cidades tem ao menos duas operadoras de celular; internet várias. telefone residencial até mesmo comercial perdendo assinantes, manter os cabos no caso da Oi e Telefônica é caríssimo.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Olá senhores!
que a fibra é melhor meio de transmissão não existe duvida nisso! Porem o que me deixa triste é o seguinte, aqui em nossa região estou vendo acontecer o que acontecia com o radio, empresas com equipes mal qualificadas que queimaram o nome da tecnologia da internet por radio, passaram usar cabos utp, queimaram o nome do cabo UTP, agora as mesmas empresas que cresceram por falta de concorrência em suas cidades e já queimaram o radio e o UTP, estão queimando o nome da tecnologia da fibra óptica.
Fui fazer uma consultoria pra um provedor a um ano atras, na cidade em questão havia 4 provedores na época, eu estava prestando serviços para o quinto provedor a entrar no município, o provedor foi montado 100% com rádios!
Dois destes provedores maiores já tinha mais de 2000 clientes na base e já possuíam redes de fibras ópticas em 100% da cidade.
depois destes dois provedores veio a rede de fibra da COPEL para clientes finais, (bel fibra) que atende somente o centro e os bairros nobres da cidade.
Resumo: hoje um provedor com 100% de uso de rádios está com 1200 clientes ativos e pagantes em uma cidade com 6 provedores, onde três possuem fibra!
Então quem quer trabalhar com fibra qualifique-se, pois já tem municípios que as pessoas estão torcendo o nariz pra fibra devido a palhaços mal qualificados mais uma vez estarem queimando a tecnologia!
Outra coisa, (me desculpe se alguém se ofender!) é uma vergonha provedor montar redes de fibra pra entregar planinhos de 1 Mega, 2Mega, 3Mega, fibra tem que se montar quando se tem a intenção de vender planos de 10 Megas acima!
(Obs.: como cada um é dono de seu dinheiro faz como quiser, porem esta é minha opinião!)
em relação a explicação sobre o vivo fibra de 100 megas por R$99,00 todos podem ficar tranquilos, pois essas operadoras não tem interesse nos municípios menores, pois aqui na região visitei uma cidade com dois provedores a radio e a vivo, na intenção de iniciar uma operação, quando fui as lojas de informática e pesquisei nas ruas perguntando sobre internet a resposta do 90%.
**Pega radio, não são muito boas, porem é melhor que a vivo!
**Pega radio da empresa A, pois da empresa B é horrível, mas a vivo você esquece que não funciona!
Então as grandes nunca vão conseguir cobrir 100% até porque pra isso precisam de mão de obra, e os que tem qualificação pra trabalhar pra eles estão montando seus próprios provedores, deixando nestas empresas aqueles que querem ter uma vida menos corrida, mesmo ganhando menos!
No meu ponto de vista sim, os rádios estão sendo subestimados, e o que leva a isso é a incompetência, pois empresas mal qualificadas estão acabando com o nome de cada tecnologia disponível, e eu me pergunto! o que será que vão inventar depois que estas empresa queimarem a fibra?
tenham todos um ótimo fim de semana!
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
A fibra, é muito mais questão de grife do que uma questão técnica, de um tempo pra cá ter fibra em uma residência era coisa que não existia... fibra em empresas já era raro..
Não precisa ser um gênio pra saber que fibra óptica é o meio de transmissão mais rápido que temos e os clientes gostam realmente de ostentar isso... "Eu tenho FIBRA!" mesmo que seja 1-2Mb, é grife... é poder, é status.
Já vi clientes trocarem uma internet via rádio boa, funcionando, por uma de fibra... pagando multa contratual e nova instalação... sendo que ficou a mesma coisa... hahah mas é FIBRA.
Na minha visão os provedores vão ter que correr pelos 2 lados, rádio e fibra... faz um projeto mais simples mas com capacidade de ampliação.. leva algumas caixas nos bairros mais ricos.. e não esquenta tanto a cabeça... dá valor para aquele seu cliente que quer ser seu cliente, mantenha ele funcionando, dê alguma vantagem para ele de vez em quando, seja pro ativo nesse quesito..
Já dizia meu falecido chefe: "Sopa quente se come pelas beiradas".
Você com rádio consegue atender em 1 semana com rádio um local que leva 2 meses para estar pronto com fibra. Vai, expande teu provedor, faça vários micro pops... leve aonde a fibra não quer ir logo... não tente brigar tanto com ela... deixa os caras gastarem..
"Ah, mas eles vendem combo..." Você quer vender combo? Você consegue passar dados + telefone na sua rede wireless, TV vc usa com antena.
Clientes sempre vem e vão, não fiquem brigando tanto com os que vão ir pela hype...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
alexsuarezferreira
FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
Em que região vocês estão?
Aqui menos que 10Mega não vende mais. E só consegue entregar com qualidade em FTTH.
Colocar FTTH para entregar abaixo de 10Mega, só se a intenção é a projeção futura da infraestrutura mesmo.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Mas tem provedor com fibra e entregando mais lento que radio. Clientes de fibra tão solicitando nosso serviço aqui.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
1929
Independente se é rádio ou cabo, eu sempre tive um pensamento....
Os pequenos ISP sempre foram a menina dos olhos das grandes operadoras... Porque?
Porque os ISP foram atendendo a demanda crescente enquanto as grandes não tinham a infraestrutura necessária para abraçar todo o mercado... Os ISP eram tudo que elas queriam Fazer o povo tomar o gostinho pelas redes sociais etc etc... Na verdade os ISPs fizeram o caminho para elas chegarem e abocanharem tudo.
Os anos se passaram e hoje elas estão "a mil pelo Brasil". E é questão de tempo elas irão massacrar os concorrentes com preços cada vez mais baixos. E o mercado irá aos poucos se monopolizar novamente em matéria de comunicações. Onde estão as operadoras espelho do tempo que houve a privatização do setor?
Alguns ISP cresceram e talvez permaneçam no mercado mas isso não será a regra.
Também não dá muito para comparar com a tendência lá fora, pois lá funciona um pouco diferente. Equipamentos wireless melhores , coisa que nem chega a preços competitivos no Brasil. O mercado wireless no Brasil ainda é muito engessado. Quantos anos se fala em wimax e não vai para a frente. E o LTE já está atropelando o wimax no mundo sem ao menos termos experimentado o wimax no Brasil
E se os Wireless melhorarem como está prometendo o avanço tecnológico, as grandes irão investir neste setor também. Elas não fazem isso hoje porque wireless ainda dá muito suporte.
Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
Batmam
Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!
deveria ler a revista ISP do mes passado, leia o capitulo chamado rolo compressor, você faz ou sofre...
Não falei das grandes, mas de provedor pouco maior que você..
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
alexsuarezferreira
FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
Olá!
aqui tenho dois concorrentes diretos com fibra, a cidade é Siqueira Campos-Pr 20mil habitantes!
* ha exatos dois anos um provedor novo veio e passou 40 km de fibra aqui na cidade achando que iria tomar todos os clientes da cidade pra ele!
O dono deste novo provedor não contava com algo que era o dinheiro do concorrente que já estava na cidade! A empresa que já estava na cidade iniciou o cabeamento de fibra 15 dias depois desta nova empresa que estava entrando na cidade e conseguiu ativar e vender fibra antes deste novo concorrente!
*na época nosso provedor estava com 320 clientes no radio, hoje estamos com 750!
*na época perdi 20 clientes, destes 20 clientes 10 já voltaram! na época eu vendia 5 megas por R$ 50,00, porem o pessoal que vendia fibra passava a seguinte conversa.... 1 mega na fibra vale por 10 megas no rádios... "o que seria o mesmo que dizer que um litro de água dentro de uma garrafa PET tem menos água, que um litro de água caso a água estivesse em uma garrafa de cristal"... ai eles vendiam 3 megas por R$89,90... o que equivaleria a 30 megas de radio!
Na época um dono de supermercado cliente meu me ligou e foi bem firme!
***Pode cancelar os seus serviços porque eu contratei FIBRA!
Respondi a ele que passaria retirar nossa antena, que era comodado! em seguida tive um problema e sai viajar para LONDRINA-PR, e não retirei o equipamento.
Na semana seguinte fui até o mercado pra retirar o equipamento, para minha surpresa o dono do mercado me falou! Rapaz pode deixar ai sua internet, não vai ser por causa de R$50,00 (cinquenta reais) que meu mercado vai quebrar! deixei lá e uns 15 dias depois ao voltar ao mercado vi que não mais existia fibra!
assim como ele outros clientes que foram pra fibra voltaram, os outros clientes que não voltaram devem estar com vergonha de pedir pra voltar!
É lastimável o cara montar uma rede com fibra e começar a denegrir o produto que ergueu a empresa dele, hoje tenho clientes com 10 megas no radio por R$ 109,90 e quando o cara fala em fibra pra mim o que é muito corriqueiro,conto essa história do supermercado e dos outros 10 que voltaram depois de usar fibra e falo pra eles buscarem referencia com estes que voltaram, dificilmente o cara coloca fibra, e ainda vou mais longe na explicação cito o cara que comprou a ferraria e não sabia dirigir... é o mesmo que a fibra na mão dos meus concorrentes!
Outra coisa, já tem mais duas empresas prontas pra entrar com fibra aqui na cidade, vai ser uma loucura, pois fiz o projeto pra interligar minhas torres e ao levar na concessionaria de energia o cara que recebe os projetos me falou destes outros dois projetos em analise!
Ai vem a pergunta!
em uma cidade onde já tem dois provedores com fibra, mais três com radio, a OI com ADSL, será que vale a pena gastar em 50 km de fibra, no minimo duas centena de caixas de distribuição, em uma OLT decente pra brigar por clientes com mais seis empresas já estabelecidas? vamos chutar baixo, Vale a pena colocar 300 mil, sem contar o drop e a ONU do cliente em uma briga destas?
Até mesmo os dois que já gastaram e tem fibra em cada uma das ruas da cidade será que valeu o investimento? Em quanto tempo eles terão retorno?
Aqui eu priorizei atender os clientes que já estavam no radio e contruí rede para buscar link através da eletronet, baixando meus custos com link!
Obs..: hoje arrumei um problema maior pra mim buscando link no PTT-SP!
quando um cliente abre um video no youtube a resolução cai diretamente em HD!
"o que não acontecia quando eu comprava link da COPEL e da OI!"
o problema é que os clientes aqui muitas vezes não possui um Smartphone ou computador com memoria e processador suficiente pra rodar estas resoluções e ficam travando, ai isso anda me gerando assistências demais!
Resumo:
1) Fibra só irá tirar alguns clientes do radio no inicio, pois é novidade!
2) Fibra só continuará tirando clientes do radio se o provedor a radio não mostrar sua competência!
3) Se o provedor fizer seu dever o cliente não terá motivos nem mesmo para cogitar mudar de internet!
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Isso é oque mais vejo, a equipe do cara não serve nem pra instalar uma sxt e nego quer lançar fibra achando que todos seus problemas estão resolvidos.
O aqui meu problema não é tecnologia e falta de mão de obra msm.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
O grande problema esta no conhecimento e estrutura de rede, da para usar os 2 e ter sucesso.
Fibra sem duvida tem as suas vantagens, menor latência de ping entre outras vantagens como não sofrer interferências.
Porém 1 mega no radio e o mesmo que 1mega na fibra.
Mas e claro que na fibra, um bom servidor de cache ou p2p é possível liberar uma regra para cliente baixar arquivo do servidor de cache a 100megas ou 200megas dando a sensação de mais velocidade no seu plano, assim como CDN servidores dentro da rede local , enquanto que no radio mal vai conseguir passar 30megas em AC para clientes conectados no seu painel. Claro que ptp passa mais velocidade, mas a limitação do radio ainda é velocidade e interferência de sinal.
Pessoalmente não vejo beneficio na fibra abaixo de 10megas em comparação ao radio a não ser que seja um jogador onde latência e ping fazem toda a diferença.
O importante e entender a sua rede e os hábitos de consumo dos seus clientes.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
Batmam
Nem terminei de ler, muita baboseira!!!! Sou pequeno e pode vim é grande pra cima, já tem vários anos q escuto isso, acabou o provedor pequeno....amigo trabalhe para manter sua internet com qualidade, Netflix, youtube, rede social e bom atendimento e pronto, esqueça seus concorrentes e trabalhe pra manter a qualidade que ainda vamos dar muito trabalho pra as grandes!!!!
Se a "baboseira" foi para mim, não vai colar. Espera o tempo passar e voltaremos a analisar a tendência de mercado.
Além do mais chegar sentando as "quatro" não faz parte de uma comunidade que presa por se respeitar...
O mais educado seria dizer: " eu não compartilho deste conceito...na minha opinião não devemos nos preocupar com o concorrente, mas sim prestar um bom serviço, etc etc.
Ficaria mais sociável....
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
FMANDU
No entanto vejo la fora diversos provedores WISP crescendo de forma à atender a demanda crescente por banda, e aqui no Brasil só se fala em fibra. Se você vai nesses eventos para provedor no Brasil o assunto é só fibra, chega a ser chato.
Lá fora o espectro não está tão fodido igual aqui. Eu sempre vejo nos fóruns grande preocupação do pessoal dos EUA em seguir as normas da FCC, enquanto aqui a Anatel faz resoluções ridículas e ainda liga o foda-se: nada de fiscalização. O pessoal nos EUA está falando até em liberação de frequências para ISPs pela FCC, enquanto Anatel não dá a mínima.
Precisamos de espectro exclusivo para SCM, longe desse monte de asnos com seus PTPs, omnidirecionais compartilhando ADSL, etc.
Citação:
Postado originalmente por
FMANDU
Veja na contra mão desse mercado o google fibra comprou a WEBPASS e atende diversos estados via rádio.
Webpass nem se compara a provedores. Eles usam rádios em 24GHz, 60GHz e acho que 80GHz também no PtMP. Se não estou confundindo com outra empresa, vi falar que até desenvolvem os próprios.
Citação:
Postado originalmente por
FMANDU
Pessoal estou me referindo a cidades acima dos 200/300 mil habitantes, onde ha interesse das grandes operadoras.
Então nas cidades menores que isso, você considera que vale mais a pena fazer investimentos maiores? Menor risco? Faz sentido...
Citação:
Postado originalmente por
JulianoVB
Outra coisa, (me desculpe se alguém se ofender!) é uma vergonha provedor montar redes de fibra pra entregar planinhos de 1 Mega, 2Mega, 3Mega, fibra tem que se montar quando se tem a intenção de vender planos de 10 Megas acima!
(Obs.: como cada um é dono de seu dinheiro faz como quiser, porem esta é minha opinião!)
E quando o espectro em radiação restrita se torna inutilizável?
Banda não é a única justificativa para largar rádio. Da mesma forma, banda não foi a única justificativa para largar 2.4GHz, porque em ambientes ideais poderiam estar ofertando até 3Mbps sem problemas até hoje, tanto que aqui no fórum já vi gente falando que o faz em áreas rurais.
Citação:
Postado originalmente por
FMANDU
No meu ponto de vista sim, os rádios estão sendo subestimados, e o que leva a isso é a incompetência, pois empresas mal qualificadas estão acabando com o nome de cada tecnologia disponível, e eu me pergunto! o que será que vão inventar depois que estas empresa queimarem a fibra?
Rádio seria uma solução interessante se não tivéssemos que compartilhar o meio de transmissão com incompetentes, estando sujeitos a suas burrices. Considerando isso, considerando que a Anatel não mostra qualquer intenção de liberar mais frequências para ISPs, e considerando os custos e impedimentos com homologação para termos acesso a novos equipamentos, mesmo que fossem disponibilizadas mais frequências, rádio não é solução escalável no Brasil.
Citação:
Postado originalmente por
klabundee
Você quer vender combo? Você consegue passar dados + telefone na sua rede wireless, TV vc usa com antena.
Quero ver como vai ser a qualidade desse serviço de telefonia em meio de transmissão totalmente imprevisível. Jitter não falta.
Radiação restrita mal quebra o galho no acesso à Internet... chega a parecer brincadeira o serviço que provedores via rádio prestam, comparado ao das operadoras, e não um negócio sério. E falo isso como operador de um provedor via rádio. Tanto na teoria quanto na prática, no que parece ser a maioria dos casos não dá para garantir estabilidade nem disponibilidade, sendo que o mercado exige cada vez mais isso.
Citação:
Postado originalmente por
alexsuarezferreira
FIBRA e tipo NUTELLA o nome vende sozinho, mesmo que seja mesma velocidade o nome FIBRA vende sozinho, uma coisa que TODOS devem entender, E MAIS FÁCIL SEGUIR AS IDEIAS PRE-CONCEBIDAS DOS CLIENTES que tentar mudar a percepção deles.... não adianta dar murro em ponta de faca, continuem no radio, quem chegar com fibra na cidade LEVA 80% dos clientes de vocês, mesmo que não funcione direito, que o suporte seja péssimo, mas E FIBRA..
Mesmo quem esta sozinho, ou tem a maioria dos clientes em cidades pequenas, se algum outro meter fibra, vira o jogo.... não e frescura, e a realidade...
Tenho um concorrente que vende planos o maior deles 5 mb, mas ele explica, vai de 1 a 5 mb, ou sejá, na pratica tem garantia de banda de 20% mesmo assim VENDE BEM, por que as pessoas só prestam atenção nos 5 MB, e cai no conto do vigário, depois quando vê já assinou contrato, os tais 5 Mb so vai ver na madrugada..
Aprendam a entender como funciona a mente do cliente, e não a do dono do provedor.... lamentavelmente é isso.... pensem como consumidor, ostentando sua conexão na fibra de 2 mb..... mas é fibra kkk
Concordo. Uma regra do mercado é muito clara: se não for centrado no consumidor, não há êxito.
Citação:
Postado originalmente por
ShadowRed
Em que região vocês estão?
Aqui menos que 10Mega não vende mais. E só consegue entregar com qualidade em FTTH.
Colocar FTTH para entregar abaixo de 10Mega, só se a intenção é a projeção futura da infraestrutura mesmo.
Ou quando rádio não resolve mais nem para menos de 10Mbps.
Quando falo em resolver, falo não apenas em receber banda, mas ter com estabilidade e alta disponibilidade.
Citação:
Postado originalmente por
JulianoVB
hoje tenho clientes com 10 megas no radio por R$ 109,90
Por curiosidade, que equipamentos usa aí no PtMP? Como está o espectro na sua região?
Citação:
Postado originalmente por
JulianoVB
Até mesmo os dois que já gastaram e tem fibra em cada uma das ruas da cidade será que valeu o investimento? Em quanto tempo eles terão retorno?
Em casos em que rádio está impraticável, é melhor ter menor retorno, do que ter nenhum após perder cliente após cliente, dia após dia, por não ter como prestar um serviço de qualidade em um meio de transmissão todo ferrado por incompetentes alheios ao nosso controle.
Citação:
Postado originalmente por
JulianoVB
2) Fibra só continuará tirando clientes do radio se o provedor a radio não mostrar sua competência!
Você imagina que, em algum momento no futuro, a situação do espectro em 5GHz regredirá na sua saturação, ou que mais espectro se tornará disponível para WISPs, juntamente a equipamentos acessíveis para tal? Se nada disso ocorrer, eu não vejo futuro algum no rádio, nem sendo a empresa mais competente do mundo, porque não há milagre na física.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
TsouzaR
Quero ver como vai ser a qualidade desse serviço de telefonia em meio de transmissão totalmente imprevisível. Jitter não falta.
Radiação restrita mal quebra o galho no acesso à Internet... chega a parecer brincadeira, e não um negócio sério. Não dá para garantir estabilidade nem disponibilidade, sendo que o mercado exige cada vez mais isso.
Você é cheio de si eim cara... se VOCÊ não consegue fazer as coisas funcionarem não quer dizer os os outros não vão conseguir...
Todos as citações que você respondeu nesse mega post foi para criticar os outros, que tal se adaptar ao que você tem e deixar os outros um pouco de lado.. eles não vão mudar e você pode gritar o quanto você quiser...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
klabundee
Você é cheio de si eim cara... se VOCÊ não consegue fazer as coisas funcionarem não quer dizer os os outros não vão conseguir...
Todos as citações que você respondeu nesse mega post foi para criticar os outros, que tal se adaptar ao que você tem e deixar os outros um pouco de lado.. eles não vão mudar e você pode gritar o quanto você quiser...
Se você prefere entender assim...
Deve estar em alguma região em que o espectro ainda não está todo saturado e acha que a situação é essa no país inteiro, e que a única razão para algo não funcionar bem é incapacidade de quem faz.
Até esse post, por provocação sua, eu não havia se quer mencionado qualquer um dos que responderam aqui. Apresentei meu ponto de vista, critiquei no máximo outros pontos de vista. Não estou tentando mudar ninguém, estou incrementando ao tópico informações que penso serem importantes levar em conta em uma conclusão, na qual me interesso. É uma discussão normal fluindo, se você não sabe. Se não quer ser contrariado e vai ficar irritadinho quando for, então fique calado, porque você também não é o inquestionável dono da razão.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
TsouzaR
Se você prefere entender assim...
Deve estar em alguma região em que o espectro ainda não está todo saturado e acha que a situação é essa no país inteiro, e que a única razão para algo não funcionar bem é incapacidade de quem faz.
Até esse post, por provocação sua, eu não havia se quer mencionado qualquer um dos que responderam aqui. Apresentei meu ponto de vista, critiquei no máximo outros pontos de vista. Não estou tentando mudar ninguém, estou incrementando ao tópico informações que penso serem importantes levar em conta em uma conclusão, na qual me interesso. É uma discussão normal fluindo, se você não sabe. Se não quer ser contrariado e vai ficar irritadinho quando for, então fique calado, porque você também não é o inquestionável dono da razão.
Você acabou de reafirmar o que eu disse na minha réplica.. Não é a questão de estar poluído ou não... Você não precisa generalizar, o mundo não é a sua rede.. Quando você for dar esse tipo de opinião, diga que é a SUA opinião... você chegou afirmando sua verdade a todos como se só isso existisse, não é assim... No momento que você falar e colocar: "Pela minha experiência" ou então "Pelo que puder ver após meus testes" ou ainda: "Na região que eu atendo" tudo muda...
E não foi uma provocação, mas você veio afirmando coisas sobre um post meu que não são bem assim e eu não gostei mesmo, desmerecendo o que alguém postou. Se você tivesse me respondido com: AQUI onde EU trabalho fica impraticável vai ter muito jitter e tudo mais, cara... blz, mas não é assim que você está agindo..
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
klabundee
Você acabou de reafirmar o que eu disse na minha réplica.. Não é a questão de estar poluído ou não... Você não precisa generalizar, o mundo não é a sua rede.. Quando você for dar esse tipo de opinião, diga que é a SUA opinião... você chegou afirmando sua verdade a todos como se só isso existisse, não é assim... No momento que você falar e colocar: "Pela minha experiência" ou então "Pelo que puder ver após meus testes" ou ainda: "Na região que eu atendo" tudo muda...
E não foi uma provocação, mas você veio afirmando coisas sobre um post meu que não são bem assim e eu não gostei mesmo, desmerecendo o que alguém postou. Se você tivesse me respondido com: AQUI onde EU trabalho fica impraticável vai ter muito jitter e tudo mais, cara... blz, mas não é assim que você está agindo..
É meio óbvio que estou falando por mim, não vou gastar energia digitando redundâncias.
Você está fazendo tempestade em copo d'água.
Outra coisa: você está interpretando errado. Pode notar facilmente que eu coloquei meus questionamentos e críticas dentro de um escopo supositório. Isso está claro quando digo "E quando o espectro em radiação restrita se torna inutilizável?", "quando rádio não resolve mais nem para menos de 10Mbps" e "Em casos em que rádio está impraticável". Essas situações existem e, pela quantidade de problemas e reclamações, tanto pelo lado de operadores de redes, quanto de consumidores, são comuns para muitos provedores, comuns o suficiente para serem levadas em conta nessa discussão.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
A receita do provedor regional que ainda pretende trabalhar com radio: pequenos POPs de no maximo 1.5km, nada de potencia absurda, interligação de POPs na fibra óptica e estar na vanguarda da tecnologia atento as inovações do Setor Wireless.
Essa é a minha humilde opinião.
Minha receita de sucesso aqui tem sido dessa forma, chegando a 900 clientes 100% no rádio. e não pretendo investir no GPON no momento com a desorganização que ta os postes, to correndo de bronca.
-
2 Anexo(s)
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
TsouzaR
Por curiosidade, que equipamentos usa aí no PtMP? Como está o espectro na sua região?
Anexo 67654
por ser domingo de manhã esse print não vai mostrar muito bem o uso da rede, mas servirá de parametro
Anexo 67655
segue ai uma de nossas bases pra ti ter uma ideia de como é e espectro!
obs.: Nunca coloco mais que 25 clientes por AP UBIQUITI - Utilizo BULLET M5 com paineis de polarização simples de 17DBI, e airgrid nos clientes!
Citação:
Postado originalmente por
TsouzaR
Você imagina que, em algum momento no futuro, a situação do espectro em 5GHz regredirá na sua saturação, ou que mais espectro se tornará disponível para WISPs, juntamente a equipamentos acessíveis para tal? Se nada disso ocorrer, eu não vejo futuro algum no rádio, nem sendo a empresa mais competente do mundo, porque não há milagre na física.
Concordo com você! Por exemplo: fui a casa de um amigo meu em uma cidade vizinha, lá o provedor que atende ele ainda usa 2.4ghz, na casa do meu amigo tinha uma grade de 25db e uma plaquinha PCI, não era nem AP! Por curiosidade fiz alguns testes! estava passando 5 megas!
como você disse já regrediu o uso do spectro 2.4, e com essa migração para fibra, já teremos o mesmo acontecendo com 5.8Ghz!
hoje tenho 16 mini pops na minha cidade, todos com potencia baixíssima nos rádios, procurando atender com no máximo 700 metros da base, é claro que sempre tem as exceções!
Porem assim como o espectro estará esgotado, os espaços em postes das concessionarias de energia também, então sempre existira limitações para ambas tecnologias, "não há milagre na física" caberá a cada provedor analisar as falhas e restrições de cada tecnologia e mostrar sua competência em contornar cada uma delas!
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
JulianoVB; O que você está mencionando é realidade e a questão de qualificação é algo que tem muitas barreiras a serem derrubadas.
Ministério do Trabalho e emprego aconselhava para que a cada engenheiro tenha 4 técnicos, todos com CREAs, nuca aconteceu pelo menos desde 1984 ao entrar no mercado formal. Para licitação sim era exigido, mas ao vencer pelo metade dos técnicos eram demitidos contratando no lugar técnicos menos experientes ou sem formação, o que é pior; Numa licitação ao vencer, é exigido certificado de aptidão técnica.
Telecom pode ser considerado serviço essencial e policial não pode impedir a execução do serviço exceto a pedido do judiciário; conforme a atividade, todo o corpo técnico são investigados por precisarem de ter acesso à "área de segurança". Esses profissionais eram ou ainda são cadastrados na ANATEL, Ministério da Defesa e provavelmente em algum órgão da ONU; podendo inclusive numa eventual guerra ser convocado a prestar serviços no corpo técnico, o mesmo com médicos, enfermeiros, mecânicos etc.
Empresas querem conter custos, contrata um engenheiro nais um técnico formados, o resto dão um treinamento porcaria só para cumprir a formalidade. As indústrias, centros de pesquisas, importadoras(algumas) sim cumprem razoavelmente as exigencias.
A Vivo, Claro, Tim, Oi, DEFESA, Forças policiais, Construtoras etc; compram produtos dessas empresas como Motorola, Nokia, Siemens, Volvo, Saab, RollsRoyce etc e dão um treinamento básico mais sofisticado do que o manual do usuário kkkkkkk; tipo hoje, se não sabe como fazer o google ensina( desculpe Google).
Trabalhei em uma dessas indústrias, apesar que era pequena e nosso acesso era pior do que visitar um detento na penintenciária, põe pior nisso por que podem usar até as redes sociais para impedir ou não.
São umas dez empresas incluindo os celulares que exploram serviços de dados ou multimidia, e telefonia; sempre questiono com esses "metidos a sabidos" das empresas a cometerem erros grotescos a começar pelas tomadas ( LUZ, TELEFONE, INTERNET ETC) e não fazem nenhuma observação ao cliente. Lembro que a Telemar fez exigencias ao descobrir que tinha instalado o fax, vistoriaram e aprovaram pronto, meses depois( Oi fixo) tava nem aí.
Hoje virou uma bagunça, por que se paga engenheiros, arquitetos, decoradores e na hora que vai ligar o telefone, internet, tv, cadê os dutos de passagem, ops faltando tomada. Ah sim, como são formados, eles se enganam jamais erram; vamos ter que reformar por que não ficou bom, hã?
Qualquer tipo de cabeamento seja de energia, telefone,televisão, internet precisa se evitar ao máximo o seu deslocamento, mesmo que seja por 1 cm. A quem não entende vamos lá.
1- Luz, concessionária nos garante até o quadro do medidor, ou a saída( ponto de emenda), quadro de distribuição etc.
2- telefone; até o ponto mais próximo da rua no caso o limite do muro ou edificação.
3- televisão: combo ou não, onde ficaria a caixa de divisão( tv, telefone, internet).
4- Fibra; são altamente sensíveis, e se mudar a curvatura do cabo pode incidir no feixe de luz.
Como ninguém quer usar um ponto adequado( não precisa estar num só lugar), queremos manter limpinho sempre dá defeito.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
Nilton Nakao
JulianoVB; O que você está mencionando é realidade e a questão de qualificação é algo que tem muitas barreiras a serem derrubadas.
Ministério do Trabalho e emprego aconselhava para que a cada engenheiro tenha 4 técnicos, todos com CREAs, nuca aconteceu pelo menos desde 1984 ao entrar no mercado formal. Para licitação sim era exigido, mas ao vencer pelo metade dos técnicos eram demitidos contratando no lugar técnicos menos experientes ou sem formação, o que é pior; Numa licitação ao vencer, é exigido certificado de aptidão técnica.
Telecom pode ser considerado serviço essencial e policial não pode impedir a execução do serviço exceto a pedido do judiciário; conforme a atividade, todo o corpo técnico são investigados por precisarem de ter acesso à "área de segurança". Esses profissionais eram ou ainda são cadastrados na ANATEL, Ministério da Defesa e provavelmente em algum órgão da ONU; podendo inclusive numa eventual guerra ser convocado a prestar serviços no corpo técnico, o mesmo com médicos, enfermeiros, mecânicos etc.
Empresas querem conter custos, contrata um engenheiro nais um técnico formados, o resto dão um treinamento porcaria só para cumprir a formalidade. As indústrias, centros de pesquisas, importadoras(algumas) sim cumprem razoavelmente as exigencias.
A Vivo, Claro, Tim, Oi, DEFESA, Forças policiais, Construtoras etc; compram produtos dessas empresas como Motorola, Nokia, Siemens, Volvo, Saab, RollsRoyce etc e dão um treinamento básico mais sofisticado do que o manual do usuário kkkkkkk; tipo hoje, se não sabe como fazer o google ensina( desculpe Google).
Trabalhei em uma dessas indústrias, apesar que era pequena e nosso acesso era pior do que visitar um detento na penintenciária, põe pior nisso por que podem usar até as redes sociais para impedir ou não.
São umas dez empresas incluindo os celulares que exploram serviços de dados ou multimidia, e telefonia; sempre questiono com esses "metidos a sabidos" das empresas a cometerem erros grotescos a começar pelas tomadas ( LUZ, TELEFONE, INTERNET ETC) e não fazem nenhuma observação ao cliente. Lembro que a Telemar fez exigencias ao descobrir que tinha instalado o fax, vistoriaram e aprovaram pronto, meses depois( Oi fixo) tava nem aí.
Hoje virou uma bagunça, por que se paga engenheiros, arquitetos, decoradores e na hora que vai ligar o telefone, internet, tv, cadê os dutos de passagem, ops faltando tomada. Ah sim, como são formados, eles se enganam jamais erram; vamos ter que reformar por que não ficou bom, hã?
Qualquer tipo de cabeamento seja de energia, telefone,televisão, internet precisa se evitar ao máximo o seu deslocamento, mesmo que seja por 1 cm. A quem não entende vamos lá.
1- Luz, concessionária nos garante até o quadro do medidor, ou a saída( ponto de emenda), quadro de distribuição etc.
2- telefone; até o ponto mais próximo da rua no caso o limite do muro ou edificação.
3- televisão: combo ou não, onde ficaria a caixa de divisão( tv, telefone, internet).
4- Fibra; são altamente sensíveis, e se mudar a curvatura do cabo pode incidir no feixe de luz.
Como ninguém quer usar um ponto adequado( não precisa estar num só lugar), queremos manter limpinho sempre dá defeito.
[emoji848]
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Eu estou observando as tecnologias cabeadas tem um tempo, mas ainda estamos só no rádio, mas uma coisa eu desejo é que saiam todos que não sabem trabalhar com rádio e deixem o espectro livre pra quem sabe trabalhar! Aqui já tem um fazendo isso, até seus clientes do rádio tão mudando aos poucos pra fibra, é o maior provedor da região, destruiu a imagem da "Internet via rádio", tem um suporte que muita gente reclama e agora tá queimando a fibra tb, vendendo planos altos, com backbone saindo da cidade no rádio 802.11 e mesmo assim vendendo planos altos de até 50 Mega! Aí não né...
EDITADO:
Com relação a liberação de espectro que foi comentada aí pra tras, se for esperar a Anatel, esqueçam. Já a saída de provedores do 5Ghz isso pode acontecer em alguns locais, liberando um pouco mais de espaço pra trabalhar.
Aqui em um único scan de 5 minutos encontro aproximadamente 100 redes 5Ghz, de 5000-5850Mhz e trabalhar com rádio com CCQ alto, modulando alto, quase impossível. Tem que reduzir o Data Rate pra manter um CCQ elevado.
Trabalhar com Micro Pops e interligação de torres via fibra como foi mencionado aí pra trás é uma outra soluçao pra quem quer crescer mais no rádio pq se depender só de PTP em 5GHz não se consegue ir muito longe.
Aí pra tras comentararam sobre empresas gringas oferecendo mais de 10Mega no rádio. Mas pra isso ser feito na bagunça que é nosso espectro, é complicado e pra isso tb precisamos de distâncias curtas e rádios mais caros tanto na ponta da torre como no cliente, CAMBIUM, MIMOSA... quem aí consegue montar Micro Pos com o valor dos Cambium?? Mas a MIMOSA até tá com alguma soluções mais em conta pra atender até 500 metros por exemplo mais em conta... O grande problema que vejo é em locais como aqui, com mais de 100 APs "berrando" pra todo lado...
Mas postes tb tem limites e só vai permanecer mesmo quem for os melhores! Melhor não significa só quem entrega mais banda. ;)
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Vou dar minha opinião aqui. Até hoje, a única pessoa que vi preocupada com a mesma coisa que eu foi o Zé Alves.
O grande concorrente do momento pra todos nós é a internet móvel.
Eu trabalho com rádio há um certo tempo, estrutura 100% mikrotik. Não gosto de dizer que minha empresa é uma maravilha, que presto um ótimo serviço, isso e aquilo pq acho que isso é ego. Vaidade. O que posso dizer é que trabalho com decência, preocupado com o cliente, tendo ciência de que ele é meu ganha-pão. Eu trabalho direito. Já estamos agora operando com fibra também, mas ciente da coexistência das duas tecnologias e não pretendo abandonar o rádio totalmente.
Mas enfim, de volta à minha premissa inicial: recentemente a Vivo aqui parou o tráfego de dados. Parou mesmo, não funciona nada, até hoje. Faz uns 2 meses isso já, não adianta ligar na Anatel, até prefeito entrou no meio e nada.
Vocês não fazem ideia da quantidade de gente que assinou a minha internet por causa disso. Apesar de eu já saber que as pessoas não estão mais contratando planos de internet fixa como antes, eu não sabia que aqui já estava DESSE JEITO.
Sem brincadeira, foi muita gente.
Pessoas que não assistem Netflix de forma alguma, mas que consomem redes sociais, youtube em baixa resolução e etc com voracidade. E querem estar conectados o tempo todo, inclusive quando saem de casa. Acham dispendioso gastar com internet fixa E internet móvel, então gastam só com a móvel, apesar de não ter velocidades absurdas mas conseguem lá seus 5 MBbps, 3 Mbps e pra eles isso está bom.
Serio, o que anda me preocupando mesmo é a internet móvel, internet fixa não tem mais concorrente pro pequeno provedor. Escuto os abutres e todos os arautos do apocalipse anunciando a nossa morte desde 2004 e nunca aconteceu. O provedor pequeno veio pra ficar, nunca será varrido do mapa exceto por incompetência e inércia.
Os grandes da internet fixa não conseguem nem nunca vão conseguir competir com a gente.
No entanto, o avanço do acesso móvel, o aumento da velocidade no acesso móvel, o povo grudado o tempo todo nos celulares abrindo mão de ter computador, e a necessidade de estar conectado o tempo todo e em todo lugar colocam como preocupação número 1 pra mim esse pessoal como concorrente e eu já estou pesquisando maneiras de reagir a isso...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Eu compartilho do mesmo pensamento. Internet fixa ajuda. Mas nada como a independência do seu próprio roteador de casa.
O povo quer é internet móvel em qualquer lugar. E ai entra a questão que comentei bem lá atrás. Não temos ainda equipamentos que possam suprir estas necessidades pelo menos a nível local para atender as faixas de frequência que temos disponíveis. E ainda assim ficamos presos a uma localidade.
Já as operadoras tradicionais tem suas redes integradas e ninguém mais fica preso a um só ponto de acesso. E a medida que eles melhorarem seus investimentos em internet móvel eles irão dominar. A internet fixa irá continuar mas sempre com a sombra da móvel ameaçando.
E eles ainda contam com uma tecnologia privilegiada para isso. Têm frequências próprias e não precisam brigar por espaço em canais. Tem protocolos que se adequam a internet móvel com precisão. O nosso 802.11 em todas as suas variantes nunca que nos permitirá uma verdadeira aplicação móvel.
Por isso concordo contigo com relação a internet móvel.
Enquanto isso estamos sendo "usados" para viciar o povo em internet principalmente em redes sociais.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
To lendo e acompanhando esse tópico que postarei abaixo e pra quem sabe inglês é uma boa experiência pra se levar em consideração. Mas uma coisa que muito não possuem é espectro limpo, o desse provedor gringo, tem um espectro relativamente limpo, ao menos em comparação com aqui onde atendemos.
A diferença que vejo de fora do país pra um país como o nosso, é que lá a maioria que se mete a trabalhar com Provedor Wireless, são pessoas sérias, que entendem do que tão fazendo, já aqui tem muita gente que tem um curso de montagem de PC e entende um pouco de rede levantando antenas nos telhados, não são poucos! Lá fora isso até existe, mas numa escala muito menor, prejudicando menos o espectro disponível! Aqui no Brasil infelizmente a situação financeira leva muita gente a procurar uma ganha pão e muito enxerga em prover acesso à Internet um meio de fazer um troco a mais no final do mês. Não to criticando quem começou assim, porque eu comecei assim em 2006, estou apenas constatando um fato!
Nesse tópico abaixo tem um provedor gringo que tá oferecendo planos de 50Mega no rádio e até maiores. Trabalha com Micro Pops Mimosa, PTPs em 60GHz, 24 e 5GHz, a maioria em 24 e 60Ghz. Onde 60GHz cai com chuva forte eles trabalham em anel com OSPF pro trafego seguir por outro lado em caso de quedas. Os MicroPOPs atendem até 40 clientes em alguns locais, com MIMOSA A5 e A5C, todos com GPS e TDMA ativos, vários MicroPOPs estão em pequena altura pra conseguir atender melhor os clientes. As distâncias são curtas e sinal pior sempre em -55dbm. Só desse jeito se consegue entregar mais banda no rádio, se puder interligar os POPs com fibra, melhor ainda, sobra mais espectro. Lá eles conseguem trabalhar com 80MHz em alguns POPs por exemplo. Segundo o topico la, eles possuem 1Giga de link pra trabalhar e tão fazendo upgrade pra 2Giga. No dia a dia, os clientes de 50Mega, usam no máximo 15-20Mbps os que consomem mais...
http://community.mimosa.co/t/mimosa-...ss-llc/1871/63
Mas na minha opinião, nem tudo é banda, mas sim qualidade geral do serviço, suporte... A maioria dos clientes nem ligam qual é a velocidade, nem sabem diferenciar mega de giga... O que tem que se conseguir é que o cliente fique feliz, que ele consiga acessar de tudo, fazer tudo que ele quer sem travar, sem passar raiva. A satisfação do cliente muitas vezes é mais importante do que o número de megabits. Eu penso assim. Mas é claro que hoje se vc entrega no máximo 5 mega no Rádio, daqui pouco tempo 5 Mega já não suprirá. Vc abrir o Youtube e já vir um vídeo em 1080P carregando, quem dirá 4K, já pesa! Ainda mais se tem mais de uma pessoa usando na casa. Hj eu considero 10Mega seria algo pra nós brasileiros tarmos pensando ou já entregando no rádio pra alguns clientes, mas diante do caos do espectro em alguns locais, essa é uma tarefa complicada, não digo impossível, e cara tb! Custo de rádios bons como CAMBIUM E MIMOSA por exemplo, sem contar link, complica muito as coisas pro pequeno!
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Rádio ou Fibra???
Você tem que escutar seu cliente, o que ele quer? como e quanto eles está disposto a pagar?
O mercado de internet é muito dinâmico, evolui muito rápido, mas no "frigir dos ovos" o cliente quer qualidade e bom atendimento. Exemplo: Netflix é uma realidade, seu cliente quer assistir sem travar, simples assim... independentemente se é rádio, fibra, utp!
A maioria dos pequenos provedores começaram com um técnico de computadores ou alguém com certa aproximação com o mundo da tecnologia e de repente resolveu montar uma base de rádio e foi vendendo na vizinhança. Acho perfeitamente válido, mas é preciso qualificar-se.
TODA empresa, independente de seu tamanho preciso monta um Plano de Negócios, tem que montar uma planejamento para no mínimo os próximos 5 anos.
Na minha opinião, mais importante que investir em equipamento é investir em treinamento contínuo, pois de nada adiante ter um super equipamento e não saber "pilotar". Invistam também em consultoria (cuidado na escolha).
No decorrer desse tópico eu verifiquei momentos em que foram citados velocidades x valores, seja isso entregue no rádio ou fibra. A minha visão é que isso prece isso exige ser estudado, e para isso precisa-se levar em conta diversos fatores: capacidade de link, capacdade de backbone, topologia de rede, custos, impostos, campanha de marketing, etc.
Acho que foi muito bem colocado anteriormente, 1 litro de água dentro de uma garrafa pet é o mesmo que 1 litro de água dentro de uma garrafa de vidro.
Tenho provedor desde 2002, comecei com 1 omini e AP da Linksys. Vou dizer 3 coisas indispensáveis para o provedor:
-Link de Qualidade e preço bom;
-Sistema de Gerenciamento Eficiente (aqui eu escolhi MK-Solutins);
-Central de Atendimento (aqui escolhemos um call center terceirizado 24 horas).
Esses itens acima elevaram o nível de meu provedor, consegui deixar meu patamar de atendimento acima da concorrência... tanto para meus clientes na fibra quanto no rádio.
E por fim, a base que sustenta o provedor:
- O cliente saber/conhecer os produtos e diferenciais que você tem, e ter a certeza que independente de qual plano contratou ele vai receber o contratado.
-
A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
ijr
A maioria dos pequenos provedores começaram com um técnico de computadores ou alguém com certa aproximação com o mundo da tecnologia e de repente resolveu montar uma base de rádio e foi vendendo na vizinhança. Acho perfeitamente válido, mas é preciso qualificar-se.
Esse é o ponto que ninguém quer enxergar.
Sem qualificação na área que atua, pode liberar 3g, 4g, 5g para todos, e vão estragar o espectro e as grandes Tele irão vir com outra tecnologia suprir isso.
Já estou vendo aqui pseudos provedores conseguindo queimar o nome da Fibra Óptica já, igualzinho fizeram com o rádio.
Pseudos técnico em montagem de computadores, com baixíssimo conhecimento em redes que vão usando clientes como laboratório para aprendizado, 99% hoje do fórum (percepção minha é claro) vem pedir ajuda para situações ridículas, e não seria problema se no caso fosse para aprendizado, e não para salvar um cliente em produção já.
Na minha opinião isso é inadmissível, cliente não pode ser cobaia de “empresa” que não pode fornecer algo que vendeu.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
ShadowRed
Pseudos técnico em montagem de computadores, com baixíssimo conhecimento em redes que vão usando clientes como laboratório para aprendizado, 99% hoje do fórum (percepção minha é claro) vem pedir ajuda para situações ridículas, e não seria problema se no caso fosse para aprendizado, e não para salvar um cliente em produção já.
Por isso que esse fórum caiu tanto o nível, só aparece gente desse tipo (não julgando mal, mas que não sabem o que é modelo OSI).
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Quando comecei a ter internet, a velocidade era de 300 K, perto das discadas que mal chegava 48 K foi um avanço extraordinário; Anos depois 1 M, mais tarde 5 M e por ser em 2.4 a instabilidade era tamanha, Hoje tenho 3 M mas em 5.8 mas tecnologias à parte as grandes nos dão uma promoção por 6 meses ou um ano, dái o consumidor esqueceu o mês de aniversário, a fatura no mínimo aumenta em quase 50%, vai reclamar, tenta rescindir o contrato a multa é quase cinco mensalidades, algumas são divididas em 5/12. Os pequenos se sobressaem nesse aspecto.
São raros os profissionais com experiência em Wireless, cabo UTP, ADSL, Coaxial, Fibra, Satélite etc. Não é simplesmente instalar, funcionou e pronto, tchau; Negócio vai muito, muito além, que se for fazer ao pé da letra praticamente envolveria uma reforma, justamente por isso hoje o técnico vai numa casa verificar por que não tem internet, ele perde mais tempo em seguir os cabos do que reparar o sistema, isso se não queimar algum outro aparelho e o provedor precisar de arcar com o custo. Algumas operadoras ou provedor, instalam em clientes o ponto de entrega, normalmente próximo à tomada de telefone ou cabo coaxial.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Tudo o que foi falado aqui depois da minha contribuição é correto e eu concordo. Muita gente não sabe diferenciar nada. Só quer que funcione sem travar, e que ele consiga fazer o que precisa fazer sem passar raiva. E sim, o povo aqui é louco e queima tudo. Ces acreditam que um provedor novo, numa cidade próxima aqui, chegou chegando. Fibrou a cidade inteira em menos de duas semanas, causou um furdunço na cidade. Meu amigo de lá, que também tem provedor mas ainda via rádio somente, não esquentou muito a moringa não. Eu ate achei que ele tava calmo demais...
Aí o cara que colocou fibra espalhou panfletos na cidade toda, com planos de até 50 MBps. A parte da franquia (que ÓBVIO que pra oferecer isso o cara teria de meter franquia) ele só falava que tinha com e sem franquia.
Pois bem... o técnico do provedor do meu amigo acabou me mandando uma foto.
O CARA FIBROU A CIDADE INTEIRA, FEZ ESSA QUIZUMBA TODA, e pra trazer o link montou uma estrutura com antena mikrotik mais RB912!!!!!!!!!
Resultado: já deu briga lá entre os clientes da fibra desse provedor novo, os que cancelaram do meu amigo já voltaram ou estão voltando.
Como eu disse antes, não gosto de ego, vaidade, de dizer que eu faço e aconteço, ficar dando fórmula aqui de como fazer seu provedor dar certo. Mas eu acabei meu projeto de fibra em julho, começo de julho. Instalei pra quatro clientes e parei. Pq? Pq meu fornecedor de link estava me enrolando pra dobrar minha capacidade. Depois que essa capacidade foi devidamente dobrada (começo de setembro) é que eu passei a ativar cliente na fibra, pq aí eu tinha certeza de que eu poderia entregar o prometido. Pra não queimar o nome...
Agora sobre a questão da ameaça da internet móvel eu vou fazer em um post separado até.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
1929
Eu compartilho do mesmo pensamento. Internet fixa ajuda. Mas nada como a independência do seu próprio roteador de casa.
O povo quer é internet móvel em qualquer lugar. E ai entra a questão que comentei bem lá atrás. Não temos ainda equipamentos que possam suprir estas necessidades pelo menos a nível local para atender as faixas de frequência que temos disponíveis. E ainda assim ficamos presos a uma localidade.
Já as operadoras tradicionais tem suas redes integradas e ninguém mais fica preso a um só ponto de acesso. E a medida que eles melhorarem seus investimentos em internet móvel eles irão dominar. A internet fixa irá continuar mas sempre com a sombra da móvel ameaçando.
E eles ainda contam com uma tecnologia privilegiada para isso. Têm frequências próprias e não precisam brigar por espaço em canais. Tem protocolos que se adequam a internet móvel com precisão. O nosso 802.11 em todas as suas variantes nunca que nos permitirá uma verdadeira aplicação móvel.
Por isso concordo contigo com relação a internet móvel.
Enquanto isso estamos sendo "usados" para viciar o povo em internet principalmente em redes sociais.
1929, então. Pra ilustrar tem dois (de vários que eu poderia citar) estudos de caso que comprovam essa nossa visão:
1. Tenho uma sobrinha de 15 anos. Ela tem um laptop, mas ela só abre o dito cujo quando tem de fazer algum trabalho de escola, mais nada. No resto do tempo, ou seja, 99,99% do tempo, ela está grudada no celular. Assiste netflix no celular, assiste youtube no celular, instagram, face, snap. Ela não liga da tela ser pequena, e não raro ela dorme com o celular do lado enquanto estava assistindo algo ou vendo algo ou conversando com alguém.
2. Minha irmã tem 44 anos e é a mesma coisa. Essa já é pior, nem computador ela tem. Quando é necessário empresta o da filha ou usa o do trabalho dela. Vive GRUDADA no celular, às vezes estamos a família reunida na sala e ela tá lá só o corpo, pois a mente está no celular, o tempo todo digitando, recebendo e mandando videos e "notícias" pelo whatsapp, interagindo com todo mundo que existe no planeta pelo facebook. E não se pode nem dizer que ela é "povão", pois é dentista e muito bem de vida. Netflix pra ela só quando a filha, decerto por cansado visual, liga a TV e assiste netflix na TV.
Ou seja: assim como há um certo tempo decretou-se, sem medo de errar, a morte dos desktops como computadores pessoais, está decretada a morte dos notebooks e eu diria que até dos tablets! Está cada dia mais raro cliente com notebook aqui. A parcela de cliente que está entrando aqui, de um ano pra cá, que a gente instala e não vê nem dá assistência em nenhum computador na residência está cada vez maior. Quando muito é no roteador ou na Smart TV onde o cliente quer ver netflix (youtube não tem ainda o costume de ver na TV grande).
O grosso hoje é o uso no celular, e de vários membros da família ao mesmo tempo numa mesma casa, cada um imerso no seu mundo. E quando saem de casa, querem continuar conectados. Seja pra continuar falando compulsivamente no whatsapp ou no face. Novas doenças ósseas associadas ao fato de ficarem sempre com o pescoço pra baixo estão surgindo.
Por isso volto a repetir: temos de correr e perseguir um solução que nos permita oferecer ao cliente, de alguma forma, conectividade fora de casa também. Não sei como iremos fazer isso, com o monopolio das grandes nas frequências 4G e 3G, LTE e o scambau... teve um provedor do sul que iniciou recentemente suas operações em 4G, não lembro qual. Não sei quanto gastou nem se está dando certo, mas me parece esse ser o caminho.
Nós que temos pequenos provedores em cidades REALMENTE pequenas (aqui não tem nem 1200 residências) podemos espalhar hotspots nossos pela cidade, mas e quem trabalha em cidades com 50, 60, 100 mil habitantes, como fazer ???
É o monopólio, a concentração de mercado na questão das tecnologias móveis que me preocupam. Esse é o grande concorrente do pequeno provedor, o verdadeiro concorrente que pode causar realmente uma dor de cabeça muito grande mesmo.
Eu ainda não consegui fazer isso, mas pretendo: acho que todo dono de provedor deve tocar um outro negócio COMPLETAMENTE DIFERENTE da área de atuação do provedor, pois é sempre mais seguro ter duas fontes de renda caso uma falhe.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Pois é @evandromac . No caso dos provedores a tecnologia utilizada, independente de qual protocolo, ainda é tudo wifi. E isso no máximo nos permite o uso "nomadico".
O verdadeiro móvel é totalmente transparente, transmite numa frequencia e recebe em outra. E frequencias licenciadas sem sobreposição de ninguém .Já imaginaram isso? Um celular microscópico consegue conexão em distâncias enormes. E nós aqui chupando o dedo e tendo que nos contentar com internet fixa.
Sim, esta terá sempre o seu lugar. O que não vejo é a pulverização que hoje ainda ocorre, a procura que muitos novos estão fazendo para aprender e entrar no mercado. Vai chegar um momento que o provedor fixo já não chamara mais interessados para começar. Permanecerão os que estiverem bem estruturados.
Faz anos que eu já me expressei sobre isso: nós provedores estamos sendo "usados" pelos grandes para manter a sede de internet bem viva. A expansão necessária seria tão grande para eles que neste momento é inimaginável o investimento para terem 100% de boas coberturas. Mas eles não estão parados... enquanto os pequenos provedores estão aí muitos crescendo e sonhando. Mas a longo prazo a coisa pode mudar. Ou então o Steve Jobs ou até mesmo o Tesla estariam errados quando diziam que o mundo ainda seria wireless.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
1929
Pois é @
evandromac . No caso dos provedores a tecnologia utilizada, independente de qual protocolo, ainda é tudo wifi. E isso no máximo nos permite o uso "nomadico".
O verdadeiro móvel é totalmente transparente, transmite numa frequencia e recebe em outra. E frequencias licenciadas sem sobreposição de ninguém .Já imaginaram isso? Um celular microscópico consegue conexão em distâncias enormes. E nós aqui chupando o dedo e tendo que nos contentar com internet fixa.
Sim, esta terá sempre o seu lugar. O que não vejo é a pulverização que hoje ainda ocorre, a procura que muitos novos estão fazendo para aprender e entrar no mercado. Vai chegar um momento que o provedor fixo já não chamara mais interessados para começar. Permanecerão os que estiverem bem estruturados.
Faz anos que eu já me expressei sobre isso: nós provedores estamos sendo "usados" pelos grandes para manter a sede de internet bem viva. A expansão necessária seria tão grande para eles que neste momento é inimaginável o investimento para terem 100% de boas coberturas. Mas eles não estão parados... enquanto os pequenos provedores estão aí muitos crescendo e sonhando. Mas a longo prazo a coisa pode mudar. Ou então o Steve Jobs ou até mesmo o Tesla estariam errados quando diziam que o mundo ainda seria wireless.
Não estavam. O futuro está na conectividade móvel o tempo todo, com latência baixa e com alta largura de banda. Claro que ainda haverá cliente com notebook, tablet, e até o jurássico desktop pra usar internet de maneira fixa. Mas está cada vez mais raro e essa tendência só vai aumentar de forma exponencial. Assim como observo hoje, e isso vai se acentuar, nas casas dos nossos clientes só tem : celular pra cada morador, roteador wifi e smartv.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Lembra quando ja trabalhavamos com 2.4ghz comm antenas externas e comecaram a surgir os primeiros dispositivos com wifi, o povo sempre quiz ser livre, sem fios... quem nunca conectou algum dispositivo aquela epoca por insistencia do cliente? hoje com wifi na residencia o cara e livre apenas dentro de casa. Ao me conectar em uma rede 4g, fiquei surpreendido com tamanha qualidade e velocidade... o futuro e incerto procuro ter outras fontes de renda, mais essa questao de internet movel e muito precupante, para nos mantermos no mercado deveremos ter alguma coisa movel para segurar o cliente... no futuro o cliente ter 50mbs em casa e um 4g gratis na rua pelo menos...
Ainda a operadora tera vantagem de atuaar em varias cidades, os provedores de cidades vizinhas deveriao se unir e criar redes moveis para manter os usuarios sempre online onde que que estejam...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Sim. a internet fixa tem tudo para ficar em desuso como o telefone fixo ficou hoje em dia, como as operadoras vao sobreviver no futuro sem a renda das ligacoes fixas e moveis ja que hoje se faz tudo via internet?
R: Vao sobreviver da banda larga movel!!! teram clientes banda larga fixa mais a grande maioria serao clientes moveis, fixo talves no futuro somente empresas...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
A internet movel sera o futuro, obviamente as torres todas interligadas por fibra, se algum provedor tiver alguma coisa nesse sentido pode sobreviver concorrendo com a operadora, ainda tendo a operadora vantagem de funcionar em varias cidades...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
O problema da internet movel na 4g e a franquia, mais quando tiver todas as cidades interligadas na fibra (e isso vai ocorrer igual rede eletrica) e as operadoras abolirem a franquia ae ja era provedor...
Eles teram backbone ociso, o consumo das rede no futuro podera ser de mais de 90% em rede moveis e 10% em banda larga fixa maioria em empresas...
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Agora imagina no futuro 5g 6g, aqui mesmo onde moro se tivesse 4g sem franquia acredito que nao ficariamos com metade dos clientes que temos...
2g 3g realmente sao limitados na questao de banda mais 4g o negocio ja mudou... imagina no 5G ja nao pode mais se falar em velocidade o unico impecilho sera a franquia... estamos sendo usados para viciar o povo... no futuro tera monopolio da internet igual tem telefonia fixa e movel hoje. Existira meia duzia de operadoras monopolizando o maior mercado que sera de internet banda larga movel.
No passado esperei muito o lancamento de adaptadores wireless usb na frequencia de 900mhz para espetar no notebook e conecta na torre em xr9... hoje deveriamos pensar em algum ja presente no celular, ja que o wimax esta morto, so nos resta o lte
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Aqui no 4G no teste em meu celular chega fácil em 40M em horário de pico.
Eu fico me perguntando se tiro um empréstimo para passar uma rede de fibra que vai se pagar em 6 anos (no meu projeto aqui) ou se vendo tudo e parto pra outro ramo.
Vejo a NET por aqui, com a NET COMBO MULTI, que nada mais é que 4 linhas para ligações ilimitadas, 4G para as 4 linhas (tem franquia mas quando acaba a internet não para), internet de 30M e TV no pacote basico por R$250,00. Se dividir por 4 pessoas sai 62 pra cada, mas pode ser menos se tiver menos linhas. IMPOSSÍVEL competir com isso.
Um exemplo que aconteceu comigo foi um residencial grande que eu atendo 400 casas, eu tinha uns 90 clientes, chegou um provedor via fibra investindo pesado, perdi mais da metade dos clientes. 3 meses depois do provedor a fibra ja esta estabelecido, veio a net e PAH,,, entrou Fud&nd0 com tudo. O dono do provedor a fibra falou comigo que não sabia mais o que fazer, tinha tirado um financiamento e ja tinha perdido metade dos clientes que tinha colocado na rede... Não sei como ele ficou, mas dos 90 clientes que eu tinha la, hoje só tenho 17. Eu estou achando que so estamos abrindo caminho para as grandes... Se a NET, VIVO fibra ou Live Tim ainda não chegaram na sua cidade é pq ainda não é interessante financeiramente, mas quando for.......
Citação:
Postado originalmente por
delegato
Agora imagina no futuro 5g 6g, aqui mesmo onde moro se tivesse 4g sem franquia acredito que nao ficariamos com metade dos clientes que temos...
2g 3g realmente sao limitados na questao de banda mais 4g o negocio ja mudou... imagina no 5G ja nao pode mais se falar em velocidade o unico impecilho sera a franquia... estamos sendo usados para viciar o povo... no futuro tera monopolio da internet igual tem telefonia fixa e movel hoje. Existira meia duzia de operadoras monopolizando o maior mercado que sera de internet banda larga movel.
No passado esperei muito o lancamento de adaptadores wireless usb na frequencia de 900mhz para espetar no notebook e conecta na torre em xr9... hoje deveriamos pensar em algum ja presente no celular, ja que o wimax esta morto, so nos resta o lte
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
TheGodfather
E quem tem rede de fibra, como vai competir com a mobilidade? A fibra vai ficar morta la no poste igual são hoje os cabos de telefonia. Creio que ainda haverá franquia até pra não extrapolar o limite da tecnologia, mas as franquias serão bem maiores a ponto do cara não conseguir consumir tudo.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Sim, em se falando de internet acredito que esta proximo das operadoras abocamharem tudo como fizeram na epoca da internet discada.
O nosso governo e omisso sempre apoiando os grandes, hoje sabemos porque, propina e mais propina, a internet acredito que so esta no comeco e no futuro lembraremos de que no inicio existiam provedores locais.
As operadoras sabem que em cidades menores o provedor tem mais espaco mais isso e uma questao de tempo, estao explorando os grandes centros e agora partindo para as maiores cidades do interior, logo estaram por toda parte. E cidade pequena com poucas torres cobre tudo
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
FMANDU
E quem tem rede de fibra, como vai competir com a mobilidade? A fibra vai ficar morta la no poste igual são hoje os cabos de telefonia. Creio que ainda haverá franquia até pra não extrapolar o limite da tecnologia, mas as franquias serão bem maiores a ponto do cara não conseguir consumir tudo.
Verdade amigo, e tem mais, se observares bem quando começamos com provedor (Eu comecei em 2008-2009). Todo mundo tinha pc de mesa e era aquela velha aquário de 25Dbi + 10m de cabo rgc-58 + placa pci ou usb, depois vieram os Zinwell g220, AP Router, etc, como station e outro dentro da casa do cliente para irradiar o sinal sem fio, depois CPES gambiarras da AP Router, Krazer, Kozumi, Engenius. Depois Nanostations m5, depois, cabo utp 5e, agora uma mistura dos dois.
Mas todos "presos" ainda nas dependências das suas residências, a mudança foi mais na questão da estabilidade e aumento de throughput mesmo. Hoje é raro cliente com pc de mesa e notebook, geral é smartphone. E pelo visto, o próximo passo, (que não está longe) será a "liberdade" dos clientes dos pequenos, porque os pequenos NUNCA poderão montar torres de 4 ou 5g aqui no País. Estou me organizando aqui para dar um "salto noutra direção".
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Hoje existe uma contradicao: usuario predominantemente usando a internet com dispositivo movel, porem com internet fixa, e isso vai mudar, nao faz sentido, esta mudando, o pior cego e aquele que nao quer enxergar...
Podem almentar a franquia ou simplimente abolila por um tempo para abocanhar o mercado, eles mesmo nao acabaram com o bloqueio do celular?
Por mais que algum provedor consiga ter internet movel sera restrito a um lugar, hoje o usuario viaja, vai a praia, etc, preferira contratar a operadora que estar por toda parte, e poderam ser assinantes de planos moveis pos pago como hoje e a banda larga fixa, definitivamente acredito que num futuro nao distante talves ja estea ocorrendo em medias cidades, sim dados moveis vai atrapalhar e muito se nao acabar com muitos pequenos provedor. Ainda mais que depois vem uma lei que diz que toda cidade deve ter pelo menos 4g e ainda sem franquia.
Quem se dedica exclusivamente ao ramo de provedor, muitos reinvestido quase tudo que faturam, melhor reverem seus conceitos para nao se decepcionarem no futuro.
Eu mesmo me decepcionei hoje de ter entrado em uma localidade que atualmente entrou um provedor bem maior e esta rapando tudo, esse provedor so entrou nesse lugarejo porque na cidades dele chegaram NET, vivo fibra e 4g pra todo lado, e bem isso!
Perdi meu tempo focando em outros lugares quando deveria ter focado na minha cidade e ter uma sobre vida, a concorrencia vem de todas as partes...
Definitivamente banda larga fixa so combina com dispositivo fixo, e o mercado naturalmente vai provar isso quando novas tecnologias chegarem em lugares menores.
O wi-fi esta apenas dando uma sobre vida a banda larga fixa para o cliente nao precisar fio dentro de casa, mais o futuro e movel em casa e na rua e os dados moveis que vai realmenter atrapalhar e fechar muitos provedores.
Aqui todo dia penso na hipotese de vender o provedor, estou esperando o momento certo, para que essa bomba possa estourar na mao de outro...Os provedores medios ou grandes na nossa regiao que se acham fazendo grande negocio comprado os pequenos, nem esses sobreviveram, quero vender meu provedor na hora certa para um desses sabichoes...
Converso todos os dias com pessoas de cidade grande e todas tem planos movel e quase nenhuma assina banda larga fixa e a resposta e a mesma: uso em casa e na rua, no trabalho no onibus etc.
Redes moveis vao quebrar muitos provedores sim, vejam o quanto evoluiu do 3g para o 4g, respeito quem discorda, muitas operadoras investiram milhoes ou bilhoes em km de fibra interligando torres para ofertar 4g, banda larga fixa e o segundo plano.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Ah irmãozinho, 4G não anda lá aquelas coisas em cidade grande não. São José do Rio Preto no interior de SP tem 4G de todas as operadoras, mas a da Vivo está um lixo total, menos de 1Mbps no Speedtest num iPhone 5S (na rede da Claro passa mais de 70Mbps). Amanhã vou postar um print para vocês terem noção da coisa.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Caraca, lá atrás, o "homem morcego" disse que eu estava com baboseiras.
Vejo que não sou só eu.... kkk Muitos outros já perceberam que estamos sendo usados pelas grandes para viciar o povo...
Vai continuar a fixa? Vai, mas o apelo do wireless é muito grande. E não adianta mais falar em qualidade de serviço... Só se for muito ruim....
Cliente não é fiel a nada. Vem outra empresa e te toma o cliente num piscar de olhos. Se depois não for tão bom assim, ou ele volta na maior cara de pau ou aguenta.
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Dark times are coming... Vamos começar juntar dinheiro p/ comprar:
Uma Harley Davidson Fat Boy
Um Óculos Ray Ban
Uma Jaqueta de Couro fodona
Uma Doze de cano curto, uma granadeira, uma metralhadora gatling
E muita munição pra acabar com a Skynet.
Organizarei um bolão p/ prazo de criação da skynet, (15 anos), BraZil (uns 40 anos talvez. E se os donos da Amazon, Google e outras molharem as mãos dos políticos).
-
Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
4G chega hj em quantos Megabits/s por setor? 300Megabits no melhor dos casos? Hj ainda funciona bem, porque a quantidade de celulares 4G ainda é pequena em relação aos 3G e tem franquia em cima. Se tirarem franquia e passarem a usar pra assistir netflix, youtube e baixar torrent, quero ver conseguir essas velocidades toda com 1000, 2000, 3000 clientes ligados numa unica setorial lá na ERB. Tem lugar aqui que 4G se chegar em 5Mega é muito!