galera recebo muito MP muita mensagen no MSN para saber que material é homologado pela anatel que material vc pode colocar sem dor de cabeça
de uma olhada ao site
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/C...QSmodulo=10199
Versão Imprimível
galera recebo muito MP muita mensagen no MSN para saber que material é homologado pela anatel que material vc pode colocar sem dor de cabeça
de uma olhada ao site
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/C...QSmodulo=10199
ô Clayton, vamos juntar aqui e reclamar lah na Anatel.... mas que p$#@ de site que soh abre com IE... jah reclamei umas mil vezes e nada... :@: ô povim ruim de trampo esses lah... cobrar eles sao bons neh... :(6)
obaa adora reclamar com eles
galera quem tiver rechamaçao a fazer postem ai pois irei passar para o pessoal as reclamaçoes todas por e-mail
vamos dar um jeito nisso
É ridículo! Toda essa ênfase em software livre e o que se vê é um site que não passa nem de longe perto de um teste do w3c!
Sds,
Como faço pra saber, quais as limitações de antenas, ou seja, até antena o equipamento é homologado, por ex:
consultei 1 que tem potencia maxima de 0,053W, o q seria isso em termos de antena?
o swl3300 tem 0,00098!
como fazer esses calculos??
[]'s Bene
Tabela de Conversão Watts para dBm:
Watts dBm
10 mw 10
20 mw 13,10
30 mw 14,77
40 mw 16,02
50 mw 16,98
60 mw 17,78
70 mw 18,45
80 mw 19,03
90 mw 19,54
100 mw 20,00
199,53 23,00
500 mw 26,99
1 w 30
2 w 33,01
Você deve somar o valor da saída do rádio (em dBm), subtrair a perda na linha de transmissão (cabos e conectores) e somar o ganho da antena para saber a potência efetiva irradiada (erp) do seu sistema.
Ex.:
Pot. rádio = 17dBm
Perda cabos 10 mt (rgc213=23,5 dB / 100 mt) = 2,35 dB
Ganho da antena (omni) = 8dBi
ERP = 17 - 2,35 + 8 = 22,65 dBm
Citação:
Postado originalmente por benematos
OK, muito boa a explicação, agora o q nao entendi é o seguinte, ja ouvi varias vezes aki no forum que os swl3300 nao tem limitação de antena, e no site da anatel diz q a potencia maxima de saida dele é de 0,00098 W , isso daria quanto tem mW, e a pontencia de saida do wap11 da linksys é de 0,051 seria maior q a do swl??
[]'s Bene
Tô querendo adiquirir um ovislink air live, o que tem na www.americanesplorer.com.br, vi em algum site que ele é homologado pela anatel, mas no site da Anatel não vi este nome de fabricante, ele não é homologado, ou tem outro nome no site da Anatel?
Da uma olhada nesse site que vai responder a sua pergunta e de muitas outras pessoas...... www.sysdata.ind.br, ou nesse link http://www.sysdata.ind.br/index.php?...=1&id_secao=14 :)
Para a homologacao valer tem que ser o Sysdata e nao o Ovislink
Pessoal,
o limite pra uso de 2,4 ghz sem necessidade de licenciar a estação, em cidades com mais de 500 mil hab. é de 400mw (26dbm) ? Se for assim geral tá fora da lei, pois os rádios estão na média de 18 dbm de saida, só seria permitido usar antena de até 8 dbi? :roll: Então o negócio é migrar para 5,8 ghz
assim sendo sera que qualquer equipamento que seja ap1000 no caso e certificado pela anatel qualquer um que seja da proxim e tal e certificado pois comprei equipamentos de um provedor antigo e talq ue fechou as portas pois bem nao tem o selo mas ai surje a duvida .... vale ou nao pois vou tirar a omologacao pela anatel existe algum consultos da mesma disponivel pra duvidas alguem ja falou com alguem deles???
E qual o máximo q posso irradiar??? To usando um cartao Senao de 23dbi+omni15dbi, to fora da lei???
oi, eu gostaria de saber se alguem tem lista ai de que antena usar en que radio, ou seja..
por exemplo o swl-3300 qual o maximo de ganancia que poso por nele, allguem saberia...
se tiver outros modelos de radios e cartoes , postem ai qual o maximo permitodo pra ele de antenas em bd´s..
acho que ajudara muita gente
Galera desculpa , estava resolvendo assuntos particulares
agora estou devolta ao forum
Vamos lá
a omni de 15 que vc esta usando ela nao é Homologada pela anatel
entao com certeza vc esta fora da lei
pode estar colocando uma omni de 16 da marca Ideal que ja é Homologada
Saudações a todos!!
Como tratar o que diz as normas da Anatel?
Temos que ter um advogado só para ver isso, pois vamos ao exemplo:
Placa PCI Dlink Ag530
Características técnicas básicas:
Faixa de Freqüências Tx (MHz) Potência Máxima de Saída(W)
2400,0 a 2462,0 0,0398
2400,0 a 2462,0 0,0388
5725,0 a 5850,0 0,0395
5150,0 a 5350,0 0,0618
Módulo padrão pci com capacidade máxima de transmissão de 72 Mbps.
Na instalação do produto juntamente com a antena devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. das seções IX e X do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor
A duvida é: pode-se usar antena externa nessa placa ou não? O que entendi na ultima linha da homologação diz que não pode-se usar a antena em conjunto com outra antena ou transmissor. Mas não diz se o transmissor permite usar outra antena.
Este assunto é complicado... cada um pode entender do seu jeito...
Seria bom se alguém pudesse nos explicar e garantir o que realmente quer dizer: "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor"...
Abraços
Bom dia o que muita gente não sabe é que essas regras só são aplicadas em cidades com mais de 500mil habilitantes , isso que disser q a maioria dos provedores esta fora porque são poucos os municípios que tem mais de 500mil habitantes
Comcordo com vc Alex mais Esta muito caro para pagar SCM , tem empresas que estão no inicio sem capital ai o jeito é ficar ilegal.
poderiamos pegar varios usuarios e fazer alguma coisa para que mude o valor da Licença Scm pq 1 empresa não resolve nada , mais 100 empresas mudam muita coisa
fico no aguardo seus
Abraços
400mw eirp para cidades acima de 500khab, o resto e 1W com 6db de antena , para cada db redusido do radio,pode aumentar 1 db de antena. ex placa emp8602 homologada com 400mw=26db falta 4 db para 1W soma eles na antena, pode usar com antena de 10db. para ptp a cada db redusido pode aumentar 3 d antena, ou seja para ptp pode usar 18 db de antena. Placa dwlAG530 39mw=15,91db falta 14,09 para 1w ou seja antena ate 20dbi para ptp antena de ate 50dbi.
placas com 200mw=23db falta 7 para 1W pode usar antena de 13dbi ,ptp 25dbi
acima de 500khab seria placa dwl ag530 = 15,91 db,com antena de 10dbi ,
no caso de nao poder usar com outra antena ou equipamneto refere-se a usar ela com divisor ou duplexor com 2 radios na mesma antena.
Como pesquisar os switchs homologados?
Qual a diferença de homolodo para certificado?
Se for fiscalizado e a switch for só certificado a ANATEL lacra?
Quando comprei um switch não estava homologado, porém agora está.
Agora posso usar ele?
Qual documento devo ter se Anatel Fiscalizar?
Agradece
Aprendiz
Tem um post onde o companheiro relatou que foi lacrado por causa do swicht.
Agora, achar eles no site da Anatel é um parto.
Eu nem me lembro mais como eu encontrei. Mas tem intelbrás homologado, 3com, entre outros.
Tem que cuidar ao comprar d-link 8 portas porque a maioria vem sem o selo de homologação.
Amigos, depois de muito procurar e analisar, encontrei um produto que me interessou para reformar minha base.
É uma RB Alix.
Mas veja só o diálogo que mantive com a loja:
Eu - Acompanha nota fiscal e selo de homologação nos cartões?
Loja -nem uma coisa nem outra, o selo vc pode imprimir direto do site da anatel, a resoluçao permite isso, tem passo o endereço na net.
Foi como colocar um caldeirão de água fria. Já por não ter NF vai impedir a negociação.
Mas o que me chamou a atenção e gostaria da opinião de quem já passou por fiscalização, se este negócio de o próprio comprador imprimir o selo é realmente válido.
Lá nos certificados de homologação diz que cabe ao fornecedor colocar o selo de homologação antes de direcionar o produto à venda.
Daí vem outro questionamento: Visitei o site da PC Engines e vi que posso comprar diretamente. Eles tem tudo que preciso. Deixo só os cartões para comprar aqui no Brasil por causa da homologação.
Mas como vejo que a Anatel exige homologação de praticamente tudo que está envolvido, só gostaria de uma confirmação sobre a real necessidade de homologar tudo, até cx hermética e RB.
Como vi que eles exigem homologação de switch, conectores, etc... fiquei com o pé atrás.
Alguém já passou por este tipo de questionamento junto a fiscalização?
Quanto ao selo, é mais burocracia, pois vale qualquer papel de pão impresso. O problema é a NF de um fornecedor que tenha o direito de usar o selo. O fato de um equipamento ter sido homologado pela empresa A, quer dizer que ela é responsável pelos equipamentos, se uma empresa B importar e vender, não pode usar o selo da empresa A e ponto final.
No entanto a empresa que vende o equipamento tem a obrigação de fornecer o selo com os dados da homologação dela. Assim se o equipamento for comprado de uma empresa com homologação, vale a pena pedir o selo, que normalmente será a prova de intempéries (ex. em lamina de aluminio auto adesivo). Se o equipamento for comprador de uma empresa que não tem homologação, vc pode entrar no site da Anatel, imprimir a etiqueta e torcer para o fiscal da Anatel não aparecer para verificar.
Quanto ao que homologar, o correto é mesmo homologar tudo. Mesmo um módulo de rádio homologado pode ser usado em um sistema que module de maneira incorreta, por exemplo produzir muita interferência nas frequencias adjacentes.
Agora, como vivemos no Brasil brasileiro, acontece de tudo. Já vi fiscal da Anatel caxias querer ver tudo (até equipamento na casa de assinante). Já fiquei sabendo de fiscal que não estava nem ai, ele nem conferiu o que o provedor utilizava, acreditou no que ele disse e foi embora. Acho que vai também um pouco de sorte na hora da fiscalização...
Da uma olhadinha nos arquivos que adicionei no post:
https://under-linux.org/f132844-scm-...tar#post443860
Acredito que será de grande valia.
Ola a todos,
Deixa eu ver se entendi direito. Por exemplo: no site da Anatel, o NanoStation 2 está homologado (fabricante Ubiquiti), é facil pesquisar, é só entrar no SGHC da Anatel e colocar "Ubiquiti" no campo "Nome do fabricante" que vai aparecer todos os equipamentos da ubiquiti que foram homologados. Bom, dai eu vou ali na lojinha e compro um NanoStation 2, e eles me dão a nota fiscal corretamente. Porém, no site da Anatel tem lá o "Solicitante"; se a lojinha onde comprei meu NanoStation 2 não comprou do "Solicitante" da homologação na Anatel eu comprei um produto que não passa pela fiscalização de homologação?
bom então se eu uso uma antena de 15dbi aquario homologada e uso um AP de 1w (30dbm) então tenho que baixar o radio de 30dbm para 15dbm ou seja:
15dbi + 15dbm = 30db (1w)?
sendo 1w o maximo permitido pela anatel?
é +/- isso ou nada disto?
outra dúvida minha constante é que o cliente tem que ser homologado tambem? mas se um cliente ja tiver um equipamento do tipo usb como o tplink Tl-wn7200nd de 500mw não vai poder usar ele pq não é homologado?
Veja que é impossível abranger todas as situações. Mas neste caso específico, o cliente precisaria ser homologado também, pois há relatos da fiscalização primeiro fazer um levantamento na área e depois ir no provedor.
Quanto a potencia, 1w é permitido em cidades com menos de 500.000 hab.
O risco não será neste caso com a Anatel, mas com a sua própria rede ou de seus concorrentes.
Não há necessidade de tanta potencia. Use menos que o AP também vai agradecer.
1º- Verificar do site da ANATEL ferramenta SGCH como já indicado por outros aqui no fórum;
2º - Comprar o equipamento do requerente do certificado de homologação ou que tenha autorização formal do requerente da homologação.
3º - O equipamento, obrigatoriamente, deve portar o selo da ANATEL. O selo Anatel contém o nº da homologação e o código EAN/GS1. O código EAN identifica a empresa e também o produto em questão. Este código pertence ao requerente e não pode ser manipulado por terceiros.
Obs.: No site da Anatel constam fotos do equipamento para que o comprador possa atestar se o equipamento a ser comprado realmente está homologado e como é a etiqueta Anatel deste equipamento.
4º Observar as regras de cada faixa de freqüência.
2,4GHz, 5,1GHz, 5,4GHz e 5,8GHz estão todas na resolução 506 de 2008 da ANATEL. A obrigatoriedade de homologar um equipamento e colar selo etc está na resolução 242 de 200.
Vale a pena comentar que a faixa de 5,150 a 5,350GHz é de uso indoor, ou seja, não utilize para enlaces outdoor pmp nem ptp.
As limitações para 2,4GHz já foram muito bem explicadas. O ponto multiponto em 5,8GHz é muito semelhante ao 2,4GHz. Um item interessante é o PTP em 5,8GHz que não tem limite de ganho de antena, ou seja, pode usar o rádio na máxima potência* e a antena com o ganho que for necessário.
máxima potência: a Norma 506 (seção IX art 41) limita 5,8GHz,2,4GHz e 900MHz em um watts (salvo exceções). Se o rádio está homologado a potência máxima dele é igual ou menor que 1watt.
Na faixa de 5,4GHz a potência máxima do rádio é de 250m Watts (24dBm) e o EIRP (pot. irradiada rádio + ganho de antena) é de 1watt (30dBm).
http://www.anatel.gov.br/Portal/veri.../documento.asp
seção IX e Seção X ( pág. 18 até 22).