Conforme mencionei outro dia abaixo as imagens de um LinuxAP, montado com mobo ASUS+AMD. Simples e facil... conseguimos um desempenho excelente.
essas duas imagens (2_4e5_8Ghz.jpg) e (radio5.jpg) sao de um AP com 1 cartão 2.4 Ghz e 1 cartão 5.8 Ghz:
Versão Imprimível
Conforme mencionei outro dia abaixo as imagens de um LinuxAP, montado com mobo ASUS+AMD. Simples e facil... conseguimos um desempenho excelente.
essas duas imagens (2_4e5_8Ghz.jpg) e (radio5.jpg) sao de um AP com 1 cartão 2.4 Ghz e 1 cartão 5.8 Ghz:
Muito bom.
Gostei muito foi do seu HD!
a proposito voce é de uberlandia tambem ?
Citação:
Postado originalmente por ispbrasil
Isso mesmo.
Bom mesmo, tomei a liberdade de salvar as fotos no meu PC. Vc conhece ai em Uberlandia GM Informática? Onde consigo um "Hd" assim? Tem referencia técnica dele? Ja usei memoria assim em Maquina Digital.
Nao conheco GM informatica... conheco G3 informatica. Na verdade esse "HD" eh um cartao Flash iguais os das maquinas digitais... a diferenca ae eh q possui um adaptador pra IDE que vc consegue em www.cfide.com.br (adptador e cartao flash tb) com o Bruno (gente boa, pode comprar que ele manda em qq parte do Brasil).Citação:
Postado originalmente por leoservice
fala sergiao ....show de bola ein ....a eu estava montando o bacuri uma vez naum sei se lembra ...mais acabei desistindo ....rs
show de bola
Baum Marcos?
eu na verdade nunca consegui testar o Bacuri alem da bancada... existem muitas outras opcoes... bem melhores. Com esses chips da atheros dah pra fazer muito AP bom com linux ou BSD. Bons e mais baratos que esses APs que compramos prontos, alem da robustez e gerenciamento que podemos implementar em cima desses OSs. Eh logico que fazer AP robusto e confiavel usando plaquinhas xingling nem vale a pena, mas se usar boas placas (chipset agere, atheros, prism) o negocio rola redondo.. :good:
Sergio,
Cara vc fez uma coisa muito bem elaborado, agora tenho noção de como vou fazer a minha LinuxAP, Outra coisa!!!, e possível vc descrever todo seu hardware utilizado?
FICOU SHOW
Grato,
Cara, meus parabens.. Ficou uma instalação 10!
Muito melhor do outras que vejo por aqui na minha cidade!
[]´s
:clap: Ai sergio mandou bem, Qual o driver/sistema vc utiliza nestes cartoes? e o hemesap, star-os, bacuri? ele trabalha como bridge transparente ou vc faz nat? passa a ficha tecnica to linuxap :)
eu faço esse tipo de access point usando freebsd....rss...
ja teve uma ocasiao de eu colocar 4 cartoes orinoco com 2 redes...
:(6)
ola amigo sergio eh de suma importancia vc falar qual versao linux vc esta usando no linuxAP se eh hermesap e coisa e talz eu me interesso muito por isso inclusive ate pago se vc pude rme passar as informacoes pois estou precisando expandir o meu negocio e quero ampliar minhas torres com esta tecnologia e nao mais com radio ap q pra mim ja nao vale mais apena por favor meu email eh [email protected] entre em contato comigo q eu preciso urgente disso ai..... abracao.......
Isso ai amigo Sergio, mando bem. Esta de parabens.
Felicidades.
ele bem que podia fazer um tutorial hehehe
Até
[]'s
Saudações Amigo,
Gostei muito deste projeto. Serã que dá para utilizar placas de radio da Orinoco ?
Outra coisa: Daria para vc nos dizer de detalhes de como vc configurou e instalou ?
Atenciosamente
Luciano
todos os cartoes em 2.4 Ghz que utilizo sao orinoco. Confio demais neles.Citação:
Postado originalmente por gatomestre
Nestas fotos etah sendo utilizado cartoes orinoco e pci AG-530. Usei o star-os (licenca = R$ 120,00), pois jah tinha pago as licencas e precisava testar esse danado em outdoor. O star-os eh muito bom, pois possui algumas ferramentas excelentes de gerenciamento dos cartoes, principalmente atheros e agere (orinoco). Mas no lugar desse Star-OS poderia ser utilizado varias outras distros (sem ter que pagar licenca), normalmente prepraradas pra wireless como: wisp-dist, monowall, picoBSD, bearing, hostAP, hermesAP.Citação:
Postado originalmente por gatomestre
A mobo eh uma ASUS A7V133, com processador atlhon 750Mhz (o mais safado de todos, de cartucho, esquenta igual o caldeirao do inferno :twisted: ), 256 RAM, Fonte ATX e 4 coolers pra tirar um pouco do ar quente.
Tutorial eh meio complicado, pois existe uma seria de procedimentos manuais, como furadeira, serra-copos, crimpagem, conectorizacao de cabos... etc.Citação:
Postado originalmente por alpha
Quanto ao sistema se usar o Star-os ou qualquer um que seja preparado para wireless (wisp-dist, monowall, picoBSD, hostAP...), sem problemas... sao bem intuitivos depois de instalados.
Mas qq coisa estamos ae... eh soh postar aqui e no que puder ajudar eu sempre colaboro. :good:
Parceiro muito obrigado pela dica!!!!
Valeus
Citação:
Postado originalmente por sergio
Amigo,
Vc está de parabens pela inovação, gostaria de saber por quanto saiu esta opção de LinuxAP incluindo tudo, placa mae, processador, etc.. vc fez este estudo.
O que levou vc optar por esta opção ? sendo que temos otimos AP no mercado (Senao, Ap 2000, etc)
De qualquer forma, volto a repetir, esta de parabens pela qualidade e pela inovação. :clap:
Márcio
os precos nao tenho pois jah tinha tudo aqui... mas dah pra ter uma ideia:Citação:
Postado originalmente por mantunespb
Mobo (6 slots PCI)+sempron 2,2+256RAM (novos)= +- R$ 600,00
5 Placas radio (operam em A, B, G)= +- R$ 1.250,00
01 Caixa Aco 50x50= +- R$ 150,00
05 conectores femea com flange KLC= +-R$ 60,00
05 pigtails = +-R$ 90,00
01 Antena 5.8 Visiontec = +-R$ 190,00
04 Antenas 2.4 90° = depende muito da marca e ganho mas normalmente de R$ 250,00 a R$ 500,00
Base de antena + mastro = +- R$ 50,00
Suporte da caixa e das antenas (tem q fazer) = +-R$ 150,00
12 m Cabos RGC-213= +- R$ 60,00
8 conectores N macho = +- R$ 60,00
Fonte ATX = R$ 50,00
Vetoinhas+Duto sanfonado= +- R$ 40,00
Cartao CF + modulo IDE = +- R$ 150,00
Star-OS= R$ 120,00
Tudo fica em torno de R$ 5K, mas pode diminuir ou aumentar dependendo, principalmente, das antenas que for usar.
Esta opcao eh o fato de vc gerenciar tudo no mesmo radio (banda, PPPoE, hotspot, interface virtual, VPN, PTP, nat, firewall iptables, Layer7, para cartoes orinoco e atheros existem algumas opcoes excelentes para ajustes do "sinal") com robustez e seguranca. Se vc for comprar 2 APs bons (AP2000 proxim ou APPLUS YDI fica mais caro que o meu, nao tem a opcao de 5.8 Ghz e estou dizendo soh os radios, sem antenas cx hermetica e tudo o mais).Citação:
Desculpe, mas SENAO um AP bom? Discordo completamente...
Obrigado, trabalhamos muito aqui para montar um bom radio. :good:Citação:
Relamente, mas o SENAO quebra o galho..heheh..
Amigo com relação o Star-OS tem como vc como é ? olhei na pagina, mas gostaria de uma opinião sua, tem como eu testar ele sem ter que comprar a licença ?
Obrigado mais uma vez, vc tem MSN ?
O star-os eh bom... o pessoal q desenvolve realmente se preocupou em ajusta-lo para wireless. Alem dele outro que eh tao bom quanto, eh o mikrotik mas o preco eh bem mais alto.Citação:
Quanto a testar tem como sim, vc instala e testa o bicho por 24 horas... depois disso ele nao deixa mais configura-lo. Enquanto vc estah testando, nao tem como salvar as alteracoes e rebootar, ou seja, se vc fizer uma modificacao de configuracao e depois desligar ou rebootar o equipamento, terah que refazer as configuracoes do zero.
Na pagina da Stat-OS tem varios alquem sabe a finalidade deste:
DESKTOP SYSTEMS
Desktop Router Edition (16MB Flash)
Desktop Server Edition (32MB Flash)
SPECIAL PURPOSE SYSTEMS (16MB Flash)
WRAP Edition
Soekris (net45XX) and MODO Edition
Routerboard Edition
CLIENT (CPE) SYSTEMS - v1.13.3 build 3993 (8MB Flash)
SBC CPE Edition
Desktop CPE Edition
Obrigado
as diferencas entre um e outro estao nas especificacoes... dah uma olhada http://www.star-os.com/specs.php#cpe
eh uma tabela que descreve as diferencas... mas a diferenca entre um e outro e de apenas us$ 10,00... faca a opcao pelo server... pelo menos jah fica com opcoes que poderah usar no futuro.
Aproveitando a oportunidade!Citação:
Postado originalmente por sergio
Com licenca Mestre Sergio.
Sem falar que um LinxuAP 'e 1000 vezes mas robusto em processamento doque qualquer AP que exista hoje.
Se alguem precisar eu uso o Mikrotik ele 'e muito bom, bom mesmo, a unica coisa que tem de inferior ao nosso grande Star-os 'e o preco...
Eu faco de tudo no mikrotik, desde uma simples subnets a uma autenticacao pppoe, loadbalace, cache-proxy, cache dns, vpn, ipsec, hotspot, servidor dhcp, cliente dhcp, etc. Ele pode atuar como cliente de um servedor ao proprio servidor. e tem excelentes funcionalidades para fazer LINUXAP. Se precisarem, estou dano assessoria no mesmo. contate via MSN. :good:
isso mesmo Tiago, o mikrotik ateh onde eu vi possui mais features que o star-os, mas o danado eh caro neh... :( Sem contar que o star-os parece que estah migrando pra BSD... ae o bicho vai pegar, tanto em desempenho quanto em features. :good:
e complementando... quem quiser por a mao na massa e se divertir tem varias opcoes com o codigo abertinho, soh esperando para serem configurados/compilados:
monowall
picoBSD
WispDist
Bearing
:good:
so por questao de duvida vc botou fonte atx como vc vai fazer se faltar energia vai ter q ir la na torre ligar o start da placa ou temn uma forma da placa ficar como fonte at energia voltou ela liga sozinha?????????
outra pergunta na questao do seguinte eu faco controle de trafego consumido aqui e preciso dos mac sejam repassados da torre ate o servidor meu gateway principal o star-os repassa?????? so isso o restante eu vou trabalhar no propria torre do tipo controle de banda, forward de portas bloqueios e tudo mais.......
Nobreak 1300VA + 2 baterias 40A. Caso nao aguente ainda (seria muita sacanagem da Cia de energia) a BIOS da mobo foi configurada para no caso de PowerFailure quando a energia se restabelecer ela ligue sozinha. Justamente essa eh a vantagem da fonte ATX... se fosse AT ae o bicho pegava.Citação:
Postado originalmente por Anonymous
o Star-OS atua como bridge transparente sim... repassando os MACs ateh seu GW... mas pra controle de banda, MAC, forward, iptables, VPN e mais um caminhao de coisas o poprio star-os faz.Citação:
Postado originalmente por Anonymous
Sergio,
Ve se eu entendi, Este Demo é somente por 24 horas, ou seja, durante 24 horas eu posso dar reboot na maquina normalmente ? depois disso eu posso usar mas se dar boot eu tenho que fazer tudo de novo ? é isso ? ou seja para de funcionar apos as 24 horas ?
Márcio
esse demo eh 24 horas... nao pode dar reboot ou desligar senao terah que refazer todas as configuracoes, pois ela nao salva as mesmas. Apos as 24 horas ele nao funciona mais nada... terah que ativar a licenca para poder configura-lo.
Ai cara, ficou muito show a sua montagem...
Agora, dá pra você dizer qual a marca dos painéis que você tá usando (e de preferência o site do fornecedor)?
Eles parecem ser muito bons...Qual o ganho deles?
Sandro
Eu tambem gostaria das marcas dos materiais, placa wireless, cartão, panel, etc
Obrigado
Ai ta muito bom... mas o que é aquele elastico naquele card heim ???? rs......
Brincadeira... ta blz mesmo...
Seria legal vc. montar um tuto para a gente né ?
Um grande abraço e fica com deus
Oi Sergio,
Eu me prontifico a monta esta tutorial, só vou precisar q vc me mande as informações possíveis.
Grato,
Hyperlink 14 dbi horizontal (homologadas), fornecedor: qq um q venda hyperlink (acho que todos vendem). :good:Citação:
Postado originalmente por roneyeduardo
era pra segurar o flash card mas depois dei um jeito de prender ele atras do duto exaustor e com uma abracadeira segurando o FLAT, dae esquecemos de tirar o elasticoCitação:
Postado originalmente por Luzumba
Tutorial... meio complicado... como mencionei num topico anterior, pois envolve trabalho manual (meio artesanal), de serra-copos, furadeira, chaves, alicate... e nessa parte eu nao manjo nada, nao sei como descrever isso. Quanto a instalacao do OS... depende do q for usar... cada um com suas particularidades.Citação:
Postado originalmente por Luzumba
Mas se alguem precisar montamos aqui e enviamos... baratim...hehehehehe :good:
heheheeh... como eh que vou descrever: ae vc pega o serra-copos, aperta bem com o mandril, faz o furo central.... acho essa parte meio enrolada... agora quanto ao OS eh tranquilo... se alguem tiver duvidas eh soh postar aqui que nos ajudamos. :good:Citação:
Postado originalmente por Good_speed
Apenas uma questão: essas setoriais que estão na primeira foto sua não estão próximas demais uma da outra??? Eu tenho exatamente o mesmo esquema que o seu, mas minhas setoriais são da Visiontec 14dbi e estão a +- 1,5 metros uma da outra. Uso 2 cartões (1 antenas em cada cartão) e 1 amplificador, pois preciso que esse sinal chegue ao meu cliente mais distante, a aproximadamente 13 km...
Também gostaria de uma opinião sua: como o número de clientes aumentou (tenho aproximadamente 150 clientes nesses 2 cartões), pensei em colocar mais 2 cartões, mas daeh não posso amplificar, pois um sinal vai matar o outro e virar tudo uma puta ruideira (eheheheh)... Entaum pensei em comprar 4 setoriais de 90º com 20 dbi da Hyperlink (US$ 450,00 cada no Parisguai) para substituir as de 14 dbi e colocar um cartão em cada antena no mesmo Star-OS, com SSID diferente em cada cartão. Pergunto: vou conseguir 13 Km de alcance com essas antenas mais potentes??? Se eu tirar os 2 amplificadores, mesmo assim terei problemas de interferência de uma antena para com a outra???
Preciso realmente de sua opinião...
jah te respondi em pvt, pois vc mandou para minha cx postal tb. :good:Citação:
Postado originalmente por _AGM_
Para quem gosta de fotos de radios, ai vai http://www.contato.net/fotos_pop/
parabens ficou show de bola !!!!!
ainda bem q existem pessoas criativa!!!!!!
opa!esqueci de loga!
Oi cara,Citação:
Postado originalmente por _AGM_
Eu tenho aqui 04 setoriais da hyperlink de 14dBi 90°, utilizo nela 04 SWL3300DB, meu sinal chega a 14Km sem nenhum problema, ate o sinal chegar neste cliente ele passa por duas bacias de contenção com 2 a 4 km de comprimento onde e armazenamento de água com um conteúdo muito elevado de sal, pois aqui na minha cidade somos os maiores produtores de sal do Brasil. Mesmo com esta barreira não precisei colocar nenhum amplificador.
Pois é, acho que o jeito vai ser eu partir prá gastar dinheiro com mais 4 setoriais... Vou fazer os testes primeiramente com as antenas de 14 dbi da Visiontec que eu tenho e, caso não funcionar direito, vou trocá-las por antenas mais potentes...
Obrigado pelos comentário... Assim que fizer o teste eu posto os resultados...
Obrigado por enquanto...
Olá Sérgio tudo bem ? Cara essas antenas Setoriais podem ficar assim muito perto uma da outra mesmo com 3 ou 4 canais de diferença d euma pra outra ? Vc está tendo algum tipo interferência com essas antenas setoriais pelo fato de estarem muito proximas? e qual a placa pci que trabalhe a 5 ghz que vc recomenda para usar com o star-os ?
Desde já grato .
Baum Hawk23?Citação:
Postado originalmente por hawk23
sim, podem ficar proximas assim... nao gera interferencia mais do que geraria se estivessem afastadas 2m uma da outra. Uso apenas 2 canais (1 e 11).
Placa pci 5.8 Ghz atualmente homologada eh a dlink AG-530... entao eh a melhor ;) ... no star-os ela eh reconhecida de primeira... sem erro. :good: