-
GLIBC 2.4, aonde procurar?
Gente, tem uns programas que estou atualizando e agora tudo reclamam
assim:
/lib/libc.so.6: version `GLIBC_2.4' not found (required by /usr/lib/libcairo.so.2)
a minha lib c é a 2.3.5
Não sabia que ja existia a glibc 2.4
alguém sabe como eu resolvo isso? nao achei a glibc 2.4 pra baixar.
-
Amigo, também tive problemas de atualização de programas na empresa. Precisamos migrar para o Firebird 2.0 e deu n problemas com a gente.
No meu caso eu estava usando o Conectiva 8. Passei para o Slacware 10.1. Mas apareceram outros problemas. Também relacionado com glibc 2.4.
Até hoje não conseguimos solucionar isso. Já tentei fazer um link usando o ln , mas também não funcionou.
Vou acompanhar esse tópico.
Inté + .......... :roll: :help: :toim:
-
Qual sua distro?
Olha ae:
http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/3/srodzaj/1/search/libc.so.6(GLIBC_2.4)
Posta o resultado depois.
Abraço !!
-
Re: GLIBC 2.4, aonde procurar?
Olá Pessoal, boa tarde.
Estou procurando a glibc-2.4 para o SUSE 10.0, porém o mirror que o site http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/3/srodzaj/1/search/libc.so.6(GLIBC_2.4) aponta, está sem os diretórios dos pacotes rpm da glibc-2.4, alguém teria algum outro caminho para eu seguir? Já tentei no google, mas sem sucesso.
Agradeço a atenção de todos.
-
Amigos,
Porque vocês não tentam procurar no diretório de pacotes no site da distribuição que vocês, lá concerteza deve haver pacotes no formato desejado, já atualizado e testado. Sobre o Suse já tentou o link da Novell:
É nessário que vocês informem qual distribuição estão usando para que possamos ajudá-los amigos.
-
Sinceramente, procura direto em quem a disponibiliza, nada a ver procurar em outros lugares:
http://www.gnu.org/software/libc/
ftp://ftp.gnu.org/gnu/glibc/
Qualquer duvida volte a postar ;)
-
obs: pssgyn, se você precisar de ajuda com seu problema, fique a vontade em perguntar!
-
Olá Pessoal, boa noite.
Desculpe o encomodo, mas é que não encontrie a libc.so.6(GLIBC_2.4) , para instalar no meu SUSE 10.0 o amsn, o único mirror que encontrei não contém os diretórios que apontam para o arquivo e no site da Novell, também não achei, desculpem a ignorância.
Muito obrigado pela atenção
-
-
Olá Psy, tudo bem?
Muito obrigado pela atenção, na realidde a minha dúvida é a seguinte, como a glibc-32bit-2.3.91-4.0.20060305.rpm que estava procurando é um pacote rpm, no caso desta, como faço a sua instalação? ./configure e make + make install? Essa é a libc.so.6(GLIBC_2.4) que o amsn precisa?
Muito obrigado mesmo, como sou iniciante é complicado, hehehe.
-
Citação:
Postado originalmente por psy
Moderador,
Às vezes, na fonte, somente há o código-fonte e em sites de pacotes, você já encontra o programa empacotado da forma desejada (Ex.: RPM).
Eu mesmo, sou um viciado que adoro buscar meus programas no site oficial, baixar o código, compilar e empacotar em (*.TGZ) e instalar através do PKGTOOL do Slackware. Para que eu possa apreender mais, gerar programas mais velozes e com mais opções de uso.
-
Citação:
Postado originalmente por sunweb
Muito obrigado pela atenção, na realidde a minha dúvida é a seguinte, como a glibc-32bit-2.3.91-4.0.20060305.rpm que estava procurando é um pacote rpm, no caso desta, como faço a sua instalação? ./configure e make + make install? Essa é a libc.so.6(GLIBC_2.4) que o amsn precisa?
Muito obrigado mesmo, como sou iniciante é complicado, hehehe.
Disponha amigo ;)
No caso do RPM, você pode instalar o pacote com:
rpm -ivh nome_do_arquivo.rpm
Ou atualizar ele com: rpm -Uvh nomedoarquivo.rpm
(-i = install, -U = upgrade)
Já no source (.tar.gz) você faz isso mesmo que você falou, descompacta o arquivo, ./configure, make, make install.
Ele irá instalar as novas dependencias e gerar também o libc.so.6.
Citação:
Postado originalmente por slackmaster
Moderador,
Às vezes, na fonte, somente há o código-fonte e em sites de pacotes, você já encontra o programa empacotado da forma desejada (Ex.: RPM).
Eu mesmo, sou um viciado que adoro buscar meus programas no site oficial, baixar o código, compilar e empacotar em (*.TGZ) e instalar através do PKGTOOL do Slackware. Para que eu possa apreender mais, gerar programas mais velozes e com mais opções de uso.
De fato amigo, existem infinitas possibilidades :P
Te felicito pela excelente escolha, eu mesmo sou usuário do Slackware ha algum tempo!
Qualquer duvida voltem a postar!!
-
Ola psy, muito obrigado pela atenção, na realidade baxei o *.tar.gz em /tmp e descompactei o arquivo, porém quando tento instalar o mesmo, me dá o seguinte erro:
./configure
configure:error: you must configure in a separate build directory
Devo criar os diretorios da glibc?
Muito obrigado
-
Ah sim, você precisa executar o configure de fora do diretorio em que o source está, por exemplo:
tar -xvzf glibc-2.4.tar.gz
Digamos que ele crie o diretorio
/home/psy/glibc-2.4
De fora do diretorio, executa o configure, segue o exemplo:
/home/psy/glibc-2.4$ ./configure ----> ERRADO
/home/psy$ /home/psy/glibc-2.4/configure ----> CERTO
Qualquer duvida volte a postar :-P
-
Ola psy, desculpe o encomodo.
Fiz o procedimento que voce recomendou, por'em da o seguinte erro:
/tmp/glibc-2.4/configure
depois de verificar
configure: error: no acceptable C compiler found in $PATH
See `config.log' for more details.
Poderia me ajudar?
Muito obrigado.
-
Ola psy, acho que nao tenho a biblioteca gcc no meu suse, se fizer isso acho que resolve ne?
Uma pergunta, depois do /tmp/glibc-2.4/configure se caso nao der nenhum erro, qual seria o proximo passo?
Muito obrigado
-
Bom, agora no caso você precisaria instalar o gcc, gcc++, enfim, as bibliotecas necessarias pra ter um compilador funcional.
Depois do configure você rodaria, make, make install.
Ai teoricamente estaria tudo em cima :P
Tem que ver se nao precisa de outra dependencia :S
Fico no aguardo!
-
Ola psy, tudo bem?
rodei o /tmp/glibc-2.4/configure --prefix=/usr/ com sucesso, porem quando tento digitar o make e make install fora do diretorio /tmp, da um erro, onde devo rodar o make e make install?
Muito obrigado pela atencao
-
Ai no caso você volta pro diretorio e termina a instalação
-
Da esse erro:
:/tmp/glibc-2.4 # make
Makeconfig:84: sysdeps/../config.make: No such file or directory
Makerules:799: no file name for `include'
The GNU C library has not been configured.
Run `configure' to configure it before building.
Try `configure --help' for more details.
make: *** [sysdeps/../config.status] Error 1
-
Hmm, entao voce nao rodou o configure!
Tenta rodar denovo:
:/tmp#/tmp/glibc-2.4/./configure
:/tmp#/tmp/glibc-2.4/make
:/tmp#/tmp/glibc-2.4/make install
-
Pois e, da erro:
/tmp/glibc-2.4/make
-bash: /tmp/glibc-2.4/make: No such file or directory
Desculpe, o encomodo...
-
Nao se preocupa, nao é encomodo :P
Entra no diretorio agora e roda o make
:/tmp# cd glibc-2.4
:/tmp# make
-
Muito obrigado.
Vamos la, outro erro:
/tmp/glibc-2.4 # make
Makeconfig:84: sysdeps/../config.make: No such file or directory
Makerules:799: no file name for `include'
The GNU C library has not been configured.
Run `configure' to configure it before building.
Try `configure --help' for more details.
make: *** [sysdeps/../config.status] Error 1
-
Hmmm, dejavú..
Faz assim:
cd /tmp
mkdir glibc-build
cd glibc-build
../glibc-2.4/./configure
make
make install
-
Ola psy, ate o passo do ./configure, deu certo, mas na hora do make deu erro:
:/tmp/glibc-build # make
make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.
-
No final do ./configure aparece esta mensagem, sera algum erro?
running configure fragment for sysdeps/pthread
running configure fragment for sysdeps/unix/sysv/linux
checking for egrep... (cached) grep -E
checking installed Linux kernel header files... 2.0.10 or later
*** On GNU/Linux systems the GNU C Library should not be installed into
*** /usr/local since this might make your system totally unusable.
*** We strongly advise to use a different prefix. For details read the FAQ.
*** If you really mean to do this, run configure again using the extra
*** parameter `--disable-sanity-checks'.
linux:/tmp/glibc-build # make
make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.
-
Aaaaaaaaah, agora sim, ele nao ta instalando porque por default vai pra local, muda o profix dela:
:/tmp/glibc-build#/tmp/glibc-2.4./configure --prefix=/usr
Isso tem lá um certo grau de periculosidade, visto que ele vai sobrepor as libraries que o sistemas está usando, mas se você instalar em local voce vai ter que linkar na mao todas as novas libs pros softwares em questao, entao acho que é aceitavel o risco...
-
Antes de rodar o prefix eu acho que é saudavel voce pensar um pouquinho no pc que voce esta executando isso, se for um server ou algo do tipo o aconselhavel é voce ir pro plano B
-
Ola psy, muito obrigado pela aten'c~ao, na realidade o que estou fazendo e tentar atualizar meu notebook, para instalar o amsn, porem os erros persistem, mas agora e na hora do make install, pois ate o make rodou legal da maneira que voce disse. Abaixo o erro do make install:
rm: relocation error: /lib/tls/libc.so.6: symbol _dl_out_of_memory, version GLIBC_PRIVATE not defined in file ld-linux.so.2 with link time reference
make[1]: *** [install-symbolic-link] Error 127
make[1]: Leaving directory `/tmp/glibc-2.4'
make: *** [install] Error 2
Poderia me ajudar nesta parte?
Muito obrigado.
-
Hmm, cara isso parece serio heheh
Como te falei, ele sobrepos outras libraries e agora provavelmente ele deve estar conflitando quase todos os comandos, como ls, etc, até o reboot nao deve funcionar. Me da uma resposta quanto a nivel de funcionamento, que te aconselho no que fazer, mas basicamente voce vai ter que ir em /lib e relinkar todos os links simbolicos pras devidas direcoes do glibc 2.4, e nao 2.3.
Fico no aguardo
-
Olá psy, bom dia.
Hehehe, é, sério realmente é, nada funfa mais, porém decidi pelo obvio mais cedo, ou seja formatei a maquina e reinstalei o suse 10.0. Agora começarei tudo de novo.
Você saberia qual a melhor maneira de instalar o amsn? Pq ele pede a glibc.so.6, mas eu não acho o rpm dela, o mirror esta fora do ar. E sem ser desta maneira acho arriscado, né? Senão caio mo problema acima, hahahah! Eu heimm, de novo não.
Muito obrigado por todas as dicas que você me deu, aprendi umas boas lições.
Abração.
-
heheh beleza cara! Sem problemas :P
Eu acho que o melhor local seria em:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourc...-suse.i686.rpm
Download oficial do amsn, com pacote pro suse..
-
Ola psy, instalei o amsn pelo tarball mesmo, do site oficial e atualizei umas bibliotecas do SUSE e funcionou, muito obrigado pela sua atencao e desculpe qualquer coisa.
Espero um dia poder colaborar com este rico forum.
Abraco
-
Nao se preocupe com essas coisas, continue sendo um usuario ativo e voce ja ajuda e muito ;0)
-
Amigo,
Como o outro disse, atualizar a glibc é meio arriscado, em caso de erro pode ir tudo pro espaço, quando tentar atualizar alguma dessas libs do sistema, recomendo formente que você faça uma backup antes. Assim se der algum problema você terá como restaurar o seu sistema.
No caso dos arquivos de sistema, o melhor é procurar na página da distribuição ou outra qualquer com pacotes prontos, pois eles já estão configurados para a distribuição desejada (refiro-me ao "./configure" e outros parâmetros setados direitinho de acordo com a organização das bibliotecas na determinada distribuição, pois existem inúmeros links que podem estar apontando para elas e instalar no local errado pode ocasionar o não funcionamento do sistema).
Uma boa também é estudar o pacote da versão anterior, para saber quais configurações foram aplicadas (me refiro ao "./configure" e seus parâmetros) e apartir dele gerar um pacote atualizado.
Veja este site de pacotes, de uma olhada, segue o link abaixo: