Aos amigos que queiram se aventurar a produzir uma antena.
Versão Imprimível
Aos amigos que queiram se aventurar a produzir uma antena.
As dimensões corretas são as do desenho abaixo
NO "+" em vermelho no desenho deve ser aberto um pequeno furo com a furadeira e broca de metal de 2mm para passar o fio de cobre do conector, depois esse fio deve ser soldado a trilha de cobre da antena, recomendo usar um conector fêmea fixado na placa refletora, posicionado atras do furo da placa pcb.
A distancia emtre a PCB é 5mm.
Boa sorte a todos!
Certo, obrigado,
mas quais os materiais usados? Pode descrevê-los?
Pela foto fica bem claro que, o coração do projeto é uma placa de fenolitte cobreada, para o layout do circuito que primeiramente deverá ser desenhado em papel vegeral, com as medidas descritos na foto e em seguida usando-se o processo de serigrafia passar o negativo do desendo para o fenolitt cobreado e fazer a corrosao utilizando-se pecloreto de ferro. O restante é simples, conector, e cobertura para a proteção da placa cobreada. Não sei se deu pra ter uma idea, mas acredito ser esse o procedimento
Olá, companheiro, Parabéns pela iniciativa!
Muito interessante... Tenho certeza que muitos se interessarão em contruír uma antena "genérica" similar .
Poderia exclarecer alguns detalhes?
1 - Não existe nenhuma tilha de cobre na parte traseira da placa de circuito impresso que compõe o elemento ativo da antena ? Quer dizer, trata-se de uma PCB de face simples (cobre apenas de um lado)?
2 - Qual a distância entre a face* da placa de circuito impresso e a base metálica (refletor)?
* a face da placa seria a parte cobreada, ou seja, a distância do cobre até o refletor traseiro. Essa medida é muito importante, e seria até melhor se fosse possível medí-la com um "micrômetro".
Desde já, muito obrigado em nome de todos.
Uma dica, aqui eu peguei essas medidas e levei em um pessoal que trabalha com recorte eletrônico de ploter e pedi para ele fazerem um molde vazado de adesivo(ploter) dai cole sobre a placa e pinte, apos retire o adesivo e mergulhe no percloreto para remover o cobre desnecessário.
Prezado colega, você não ficaria chateado se eu fizesse uma pequena correção?
Como trabalho com eletônica há uns 18 anos ("tô véio", 32 anos...), conheço e fabrico "Circuito Impresso" com os mais diversos materiais.
Pela aparência da placa, trata-se de uma placa de "Fibra de Vidro" . Esta é semi-translúcida (meio transparente), e após envernizada com o "verniz isolante cor verde", apresenta a cor característica da foto.
Fenolite é aquele outro tipo de placa, de cor marrom ou bege, bem menos transparente... e de qualidade inferior.
Circuítos de RF de frequências mais altas (como o caso), requer um PCB de alta qualidade, como a fibra de vidro; que apresenta desempenho superior ao fenolite em tais aplicações. É importante também a espessura do cobre; quanto mais gosso melhor para RF, pois as placas comuns encontradas no comércio possui baixa medida na espessura do cobre.
Existem várias formas de fabricar circuito impresso. Façam uma busca no Google...
O método de serigrafia é uma excelente forma, mas bastante profissional e trabalhosa. Requer bastante prática e equipamentos para revelação da "tela".
Já fotográfico é bastante prático, onde se utiliza o desenho impresso num "papel vegetal" (ou melhor ainda, em "transparência" ), sendo o cobre recoberto por uma emulsão fotossensível (existe spray próprios no mercado). Processa-se então a "revelação", através de luz própria ou até mesmo sob o sol.
Eu particularmente, imprimo o desenho usando uma impressora laser, direto num "papel couchê" ; e transfiro o mesmo para o PCB usando um ferro de passar roupas. Após, deixo o PCB submerso na água até o papel se soltar. Após várias tentativas, e algum tempo de prática, consegue-se impressões perfeitas, com muita praticidade.
O segredo desse processo é o tipo de papel couchê utilizado, devendo ser experimentado várias marcas e tipos de couchê; e também, o tempo que se fricciona o ferro sobre o cobre, e a temperatura desse. A combinação desses fatores fará com que o papel transfira mais ou menos toner para o cobre (quanto mais, melhor) , além de permitir que o papel se solte na água com mais facilidade.
Em eletrônica, usamos programas próprios para diagramação e layout de PCB, como o "Eagle" (free), "Proteus" (pago) entre outros. Requer certa prática, visto serem de uso profissional (tipo CorelDraw, AutoCad).
A maioria dos layouts de PCB prontos disponibilizados na internet, encontram-se em formato PDF; pois nesse formato, as medidas da impressão são perfeitas.
Me perdoem, mas no momento, não estou em condições de desenhar tal PCB no Eagle, por problemas técnicos (com meu PC) e problemas pessoais (tempo)... Mas daquí alguns meses, desenharei para mim, e posso disponibilizar aquí no fórum, no formato usado pelo Eagle. Bastará baixar o programa (pequeno e leve), abrir o desenho no programa e imprimir.
-
Imprimir no papel couchê a imagem INVERTIDA (espelho) ! Experimentar vários tipos de coucê: quanto mais brilhante, melhor - pois o toner não penetra no papel, ficando na superfície. Assim, quando se fricciona o ferro de passar (bem quente), o toner é tranferido totalmente (ou quase) para o cobre.
Antes de transferir o toner para o cobre, é importante limpar o mesmo com "Bombril" seco, até que toda a superfície fique bem brilhante. A superfície de cobre não pode mais tocada com as mãos de forma alguma, para não manchar o cobre e interferir no processo de corrosão.
Fixar o papel com o toner em contato com o cobre (sem tocar as mão no cobre). O papel deve ser um pouco maior do que a placa, para poder dobrar as bordas e fixar na outra parte da placa (onde não tem cobre) com fita adesiva; para que o papel não se mova quando friccionar o ferro de passar.
Fricciona-se então o ferro de passar por uns 10 segundos, borrifa-se água (com pulverizador) até umedecer levemente o papel. Pressione o ferro novamente - sem esfregar, para não rasgar o papel - por uns 5 segundos, até o papel secar. Então friccione novamente por uns 10 ou 20 segundos.
Retire a fita adesiva que prende o papel na placa, e desdobre o papel. Pode-se cortar ou rasgar a sobra do papel que passa do tamanho da placa.
Mergulhe-a na água, e aguarde o papel se soltar (1 hora ou mais). Caso não solte completamente, puxe levemente, com cuidado para que o toner fique no cobre e não saia no papel. Caso a transferência não fique perfeita, pode-se retocá-la com caneta para retroprojetor ponta fina (0,5 mm), ou limpar a placa totalmente com "Bombril" e repetir a impressão novamente.
Alguém saberia dizer qual o ângulo de cobertura dessa antena?
so queria saber uma coisa? se alguem fez e se deu certo eu sei um site bom que tem varios esquemas de antenas para fazer mais não tenho o link aki pois to usando meu pc e esse link ta no outro pc(notbook) depois eu posto aki.
Ok marcelo muito legal vou construir uma e ver o que aconteçe :)
parabens para as citações do colega porque é muito importante saber a medida entre o refletor para o rendimento da antena tanto como roe e tambem detalhes sobre os dipolos caso abertos ou fechados na antenna em ci
no caso das trilhas ou Strip line as medidas são muito importantes dadas as frequencia altas 2.4g etc.... guias d onda
testes internos ñ revelão o ganho da antena caseira importante é o teste em campo ping baixo mantendo em um nivel satisfatório
acredito q entre o refletor deve ter entorno 3mm a 5mm vou verifar tenho algumas ja prontas mas a grande maioria dipolo fechado ok abraços
ai pessoal alguem tem o firmwere antigo z120 plus rtl8186 fraquinho 24% tx na nacada credo que stress caso alguem ja tenha passado sufoco com este equipo fica ai meu apelo
obrigado
abraços!!!!!
Gostaría de saber qual as dimensões do refletor???
Ola membros do forun
Nosso amigo Marcelo esqueceu de por creditos de onde tirou a antena e caracteristicas como tipo e aplicações para este tipo de antena São elas
Interline. Antena planar Direccional 14dBi@2,4GHzElectrical Gain
Especificaciones técnicas
14 dBi
Frequency
2400 - 2500 MHz
Polarization
horizontal or vertical
Polarization isolation
>21 dB
Front/Back ratio
>20 dB
Side lobe suspension (H/V)>28/12 dB
(-3dB) horizontal30°
(-3dB) vertical
30°
VSWR (max)
1.4:1
Impedance
50 OHm
Mechanical Socket/Plug
N female socket
Dimension
197 x 197 x 20 mm
Weight
0,5 kg
Mounting
fi 38÷51
Pequeño y ligero panel para uso en interiores y exteriores. Ideal como antena cliente con una ganancia más que aceptable, fácil de instalar y orientar.
Características físicas
- Pequeña, ligera y discreta
- Fácil de orientar
Recomendada para
Detalhes completos neste link: Calabozo Wireless / zona Wi-Fi - Antena Planar de 14 dBi's
- Usar como antena cliente
- Creación de pequeñas zonas de cobertura
Não desmerecendo a intenção de ajuda de nosso amigo marcelo.
By Marcos
Procure aqui Vlw
Calabozo Wireless / zona Wi-Fi - Antena Planar de 14 dBi's
By Marcos
Você está equivocado prezado, muito equivocado,
não foi dessa página. Foi retirado de material oficial da Hyperlink Technologies. Pedidos de desculpas são bem vindos.
Minhas desculpas amigo so me referi aos creditos.Nao disse que foi daquele link em especifico que vc tirou. e sim que poderiam visitar o linck ok .
Agora sei de onde veio,mas so acrecentei dados especificos da antena.espero não ter deixado duvidas Quanto minha intenção !.
By Marcos
Já fiz uma montagem de uma antena bem similar a esta com ganho maior, a placa de circuito impresso é sim de face simples sendo que o refletor será a própria chapa traseira que sustenta o conjunto (conector e a placa de circuito impresso) Aqui fiz a impressão em impressora a laser e usei como fotolito para derreter ocobre da placa. Aqui tem o procedimento:
http://www.overdance.com.br/audio_li...20impresso.pdf
Boa Sorte!
VOce poderia ter colocado então o projeto da antena que fez! Para o pessoal poder ver!
FAlows...
GENTE, FIZ O LAYOUT TODO BONITINHO, JA ESTA EM PDF, É SO IMPRIMIR NA SUA PLACA E COORROER, DEU MO TRABALHO FAZER ESTE PDF, E SEGUE OUTRO MODELO QUE TAMBEM DA 15 DB, GENTE, AGRADEÇA POR VAVOR, POIS DEU O MAIOR TRABALHO FAZER ESTES LAYOUTS, E PARA QUEM FIZER AS ANTENAS, DEIXE OS COMENTARIOS, POR VAFOR. TE MAIS
sim e verdade tem outras tecnicas para faser circuitos impressos e bem simples e nao e bixo de 7 cabeças e so ter uma impressora layser de preferencia LEXMARK e papel cuche brilho em dos lados do papel, pois bem vamos imprimir o circuito no papel, com os diametros desejados e tranferir para placa, e mais facio ainda simplismente com um ferro de passa roupas bem quente colocando a placa limpa sem qaulquer residos e a folha impressa com circuito virado para o cobre e depois do ferro quente bem a quicido vc faz movimentos em cima precionando o papel com força para q o po do q foi impresso fixe no papel depois desse tratamento rapidamente vc leva ele a torneira para retirar o papel mais precisa ter paciencia e maos leves para nao destacar a placa espero ter ajudado se vc quer mais detalhes me add no msn [email protected]
:banghead:ola amigo NATUAI eu queria saber se esses arquivos em PDF que você colocou ai da antena 14Dbi se esses tamanhos são tamanhos reais das antenas :hello:
Não eu sei mais que eu queria saber é que se eu imprime vai ficar com as dimensões correta da antena nesse arquivo ai ok!!! ai fiquei em duvida!!! Se esses tamanho que o arquivo oferece e correto ????:shakehands:
Ola turma da UNDER LINUX espero que todos estejam repleto de paz amor e felicidades pois bem turma eu fiquei tão curioso com esse projeto ai do amigo que acabei fazendo uma antena dessa pra min acabei terminando ai fiz os teste com ela fiquei de boca aberta com essa antena pois consegue conectar net com ela com uma plaquenha USB da Edmax e um pig teil com 20 cm caramba ficol o bicho ela, conectei com um radio de um amigo que fica 2.5 km da minha casa e só com ela na mão sem visada consegue navega perfeito com essa antena tão pequena e tão simples cara parabéns ai por colocar uma coisa tão pequena e funcional valeooo turma logo colocarei as fotos dela!!!
Gente, perdão pela demora na resposta, mas o pdf que botei ai pra download esta no tamanho real sim, e so pra dizer mesmo, eu construi, e esta funcionando muito bem, da ate pra vender, o problema é so acabamento agora, não como adquirir uma caixa selada pra botar elas, alguem te ideia?
Gostei do projeto das antenas enviadas pelo nosso amigo netuai.
Mas fiquei com umas dúvidas.. e espero que alguem possa ajudar...
Essa antena é apenas 2.4ghz?
Se sim... tem como desenvolve-la em 5.8ghz?
E para os que entendem um pouco mais... sabem que ao utilizar uma antena 2.4ghz... os canais com maior rendimento sao os do meio.. ou seja.. 6,7,8....
No caso.. para ter um ótimo rendimento no canal 1 como fazer??? Quais trilhas reduzir ou ampliar...
Espero que tenhamos pessoas que ja tenham se interessado em adaptar essas antenas para um maior rendimento em frequencias do limite de captação... ou seja... 2.412ghz...
E esse PDF feito... ele é INVERTIDO ja.. ou preciso inverter na hora da impressão?!?!?!
Ao monta-la no local... preciso me preocupar com POLARIZAÇÃO.. ou ela é adaptável???
Aguardo respostas.....rs.rs.
Ela realmente é para 2.4, agora se tem como adaptar para 5.8 eu não sei, so quem é engenheiro na area mesmo para informar, mas como a ma vontade anda muito grande por aqui, duvido que alguem possa ajudar, quanto ao pdf ele esta na posição correta, é so imprimir e fazer seu layout, nao tem que inverter nada, e ambas estão para vertical, sei pois testei aqui, so nao consegui ainda fazer um acabamento bom, se alguem tiver sujestoes...
Muito bom o projeto.. Vou fazer uns testes e talvez inicie os testes em 5.8ghz.
Quanto ao acabamento... sugiro aquelas vasilhas plasticas de condimentos.. que o povo utiliza pra guardar comida na geladeira... ela é semi-transparente.. e creio que deve existir uma do tamanho certinho....rs.rs.. Nas lojas de 1,99 da pra comprar 3 por esse preço...
Abraços.
como um dos amigos perguntou anteriormente, uma dessas trabalhando na faixa dos 5 Ghz deve fazer estrago ! espero as fotos reais da antena, mesmo em 2,4 Ghz.
Sera Que Teria Como Posyar Fotos Do Processo Passo a Passo ????
Se Vc Tiver e Claro !!! srsrsr
Ou Um Esquema Detalhado Ou Algo Parecido !!!!
Mesmo Assim Valeuuuuuu
Eu tenho um provedor com muitos clientes, a dois anos não compro mais antenas para colocar nos clientes, antigamente eu fazia as famosas biquad, depois que comprei um nano 2 comecei a fazer réplicas da antena dele, mas ela só tem bom rendimento com o nano 2, ainda não sei porque.
Mas depois que encontrei essa antena de placa de circuito já fiz minha réplica eheheh, já estou a alguns meses instalando clientes com essa antena, é muito bom!!!!
Para vocês que querem saber uma boa alternativa "com cara de profissional" para proteger as antenas, então lá vai minhas idéias:
PARA RÁDIO AP:
1. Caixa de passagem, confeccionada em PVC, aquelas que tem uma tampa com dois parafusos, a marca tigre é a melhor, é mais cara também. Aqui compro por 10,00 em comércio de material elétrico.
2. Ao invés de conector (que custa uns 6,50), use uns 15 cm de RGC-58 (para celular é mais flexível), solde a ponta diretamente na antena, a outra ponta você coloca o conector ou use aquela anteninha preta de 2 dbi que vem nos USB ou rádios. (eu uso essas pra ficar mais barato).
3. Cole a antena na tampa da caixa, dentro da caixa você coloca o AP e a fonte, ou faća PoE. (para usb não vale a pena usar a caixa).
4. Para passar o cabo faća o furo com broca na caixa, em baixo ou atrás, eu faćo só uma cavidade na parte da berada onde fica a tampa, assim posso trocar o cabo sem ter que arrancar o conector rj-45.
5. Na parte de trás da caixa use duas abraćadeiras de cunha na medida 3/4 (padrão para canos de antena), cole com veda calha ou silicone, mas também dá pra usar arrebite junto com a cola pra ficar mais seguro.
6. Para vedar a tampa use silicone industrial (existem dois tipos de silicone: que prega em PVC e o que não prega, teste antes).
PARA USB:
1. Ao invés de conetor na antena, use 7 ou 10 cm de cabo rgc-58 soldado direto na placa e a outra ponta coloque o conector que vai diretamente no USB.
2. Arrume tinta fosca sem pigmentos metálicos e pinte a antena totalmente (menos o cabo kkkk)
3. Faća uma extensão usb usando cabo de rede, dá pra chegar até 5,5mt (mais que isso a perda faz com que dê "dispositivo desconhecido").
4. coloque o usb na antena, encaixe o cabo e envolva o usb + conectores com fita alta-fusão e depois fita isolante (ou tinta de vedaćão).
5. Pregue o usb na traseira da antena usando uma gota de "veda calha" ou silicone, use "cola quente" para fixar rapidamente o usb até que o silicone seque (não use apenas cola quente pois sai com água).
6. Use veda calha ou silicone para pregar a abraćadeira de cunha na traseira da antena, assim você coloca a antena diretamente no cano.
7. Costuma ser bom pregar acima do usb um quebra-sol, pois alguns modelos de usb costuma esquentar (geralmente os chipset de 200mW).
Pronto, vc tem uma antena com usb e extensão de 5,5mt, ou seja, um kit cliente longo-alcance com o mínimo de gasto possível. Um kit assim me custa entre 40,00 a 50,00 e para o cliente eu vendo a 160,00. Fica com acabamento muito bom, ótima durabilidade.
Já o kit ap fica uns 80,00 (com aquele ap krazer de 61,00).
Outro detalhe: fica muito discreto e os concorrentes nem sabem do que se trata kkkk.
O kit fica tão simples que EU levo uns 15 minutos pra instalar.
Sem falar que é totalmente homologado.... pelos rebeldes anti-anatel kkkkkkkkk
Com certeza a PERFEIÇÃO do traçado na Placa é extremamente importante, a respeito da espessura do cobre pode ser solucionado com um banho de estanho após a corrosão do excesso de cobre da placa com per-cloreto de ferro, quanto à espessura da placa quanto menor melhor. O respeito da distância entre a placa e o refletor deve ser respeitada ao máximo, para melhorar a direcionabilidade desta antena. pode se deixar além do refletor uma borda de 55mm, para ser dobrada em ângulo de 45 graus, isso diminui o ângulo de ação e conseqüentemente um maior alcançe.
Espero ter contribuído um pouco para a melhoria deste projeto !
Grande Abraço a todos e bom proveito !
Para todos aqueles que precisavam de uma solução para a faixa de 5Ghz, e como havia prometido aqui está postado o projeto de uma antena PATCH que atende toda a faixa de 5Ghz, sensibilidade de 18dbi e 30º de abertura.
O Circuito impresso está postado em JPG - 1/1 - 300dpi, o que garante as proporções do projeto.
A placa de circuito impresso deve ter 170mm x 170mm, e ser o mais fina possível.
O Refletor deve ter 190mm x 190mm.
A distância crítica a ser respeitada é entre a Face Cobreada da Antena e o Refletor que é de 4mm, desta maneira não interessando a espessura da placa. Mas quanto mais fina melhor para melhorar a indução.
Está antena é um circuito aberto, o Positivo vai a placa de circuito impresso e a malha ao refletor.
O positivo vai no centro do circuito em um ponto ja determinado para o furo.
Os círculos desenhados no circuito servem para furos, e fixar o circuito ao refletor, e para manter a distância podem ser usadas arroelas de plástico ou vinil.
Espero que tenha solucionado a maioria das dúvidas, qualquer coisa estou às órdens.
PS.: Esse projeto, NÃO é uma cópia é um projeto próprio, registrado.
Livre para uso INDIVIDUAL NÃO COMERCIAL.
Anexo 11709
Devido a variação no cobreamento nas placas de fanolite baratas, e a corrosão por percloreto nem sempre ser nivelada, se você fizer 10 placas terá 10 antenas com ganhos levemente diferentes. Se a diferença será pequena ou grande vai depender da qualidade do material e da corrosão.
A primeira fiz com caneta comum de retroprojetor, levei 20 minutos pra retocar tudo, e ficou boa depois de corroida. A segunda piorou um pouco porque já retoquei mal, a mão cansa e a paciência diminui, a terceira retoquei mais mal ainda mais ficou boa novamente, porque o percloreto já estava sujo.
Já ví que pra ficar nivelado tem que fazer silkagem (Tela, fotosensibilizador e aquela trabalheira) e um recipiente grande com percloreto, e placas de fenolite nem tão baratas, enfim, tem que industrializar a produção. Mas ainda assim tenho minhas duvidas se dá pra nivelar as placas, porque os kits de algumas distribuidores tem aparência de feitos assim mas tem diferenças entre as antenas, alias, alguns que são meio ruinzinhos tem placa de fenolite quase marrom, lembrando os primeiros radios semi-artesanais dos anos 70 que não usavam mais barra e sim placas, aquelas que tem capacitancia parasita aos montes.
Se usar placa de fibra acho que o custo fica similar a antenas prontas. Se usar fenolite dupla face pra melhorar a reflexão sai mais caro que colocar uma folha de aço de 0,1mm atras e o resultado é o mesmo. Dupla face de fibra ficaria inviável demais.
qual tamanho do refletor ? alguem tem fotos da antena? obrigado
Muito Bom !!!
esse esquema é igual as da antenas da firemax....
Prezados Senhores,
Algum dos amigos poderia dizer qual e o tamanho do ( REFLETOR ) desta antena em 2.4 ?
Jà fiz a placa e antena, coloquei um ap de 400 mw , distancia da repitidora e de 1,5 km , respondeu como antena comercial, pois o tamanho do refletor esta em duvida , sera se almentar o fretor para 30 cm x 30 cm o ganho almenta de 15 dbi ? , ou saira do R.O.E , aos amigos do Forum podera dar esta resposta com mais conhecimento.
Eu li algo em torno do tamanho refletor e de 19,7 x19,7cm , gostaria de saber, colocar 30 x 30 cm.
Fico no aguardo dos amigos, gostaria de ajuda.
Um forte abraço a todos.
Att. Alexandre - Ecolink
O refletor não precisa ser muito maior que a propria placa. Veja que se aumentar o tamanho do refletor não há diminuição do ganho, só haverá desperdício de material e menor suporte a ventos fortes. Um detalhe importante pode ser a distancia do refletor para a placa, pode ser pequena tipo 4mm que a diminuição do ganho versus distancias maiores tipo 12mm muda pouco, talvez o VSWR muda mas o ganho muda tão pouco que não compensa o custo de espaçadores de tamanhos específicos.
Com 1,5Km, visada limpa, zona de fresnel quase total, qualquer antena direcional de 6 ou 7dB resolve (Pra troughput baixo tipo 1 ou 2Mbps, claro), medir nível de sinal apenas num dos lados não é a metodologia mais precisa de determinar ganho aproximado.
Acabei perdendo o interesse por essas antenas (Aka "Descobri que não tem como ter custo baixo em escala"), mas a principio o ganho não é alterado quando se usa refletores de materiais distintos tipo aluminio, zinco, cobre ou aço.
Ok, muito obrigado Rubem .
Eu montei esta antena como se fosse uma CPE, Coloquei a placa em cobre com o refletor e um ap 400mw , montei em uma caixa , uso no meu provedor o adaptador USB com antena de grade , com a CPE a perca e nada , pois com USB e antena grade e cabo de 12 metros, tinha muita perca, com a CPE, eu uso cabo de 4 pares e conector RJ45 , ja levo configurado,o Ping e baixo no cliente e na torre repetidora.
Um forte abraço a todos do forum.
Att. Alexandre - Ecolink