Eles utilizam multiplex para somar todos os radios em antena única.
Versão Imprimível
A pergunta do colega é simples:
"é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."
Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .
A resposta é Não
Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "
A resposta é SIM
Não foi nada disto que perguntei, e voce falou falou e nao falou nada. A idéia e muito simples e está subtendida na pergunta que tanto radio quanto antena sejam de mesma frequencia.
Então é possível usar dois rádios de mesma frequência ex 5ghz ( cada um em um canal diferente) em uma mesma antena (também de 5ghz)?
Mas minha dúvida era mais na parte elétrica da coisa... mas se eu entendi, e pelo que pude ver um multiplexador, que aparentemente é um componente passivo e sem eletrônica, uma especie de túnel , torna o radio capaz de transmitir e receber junto com outro sem danifica-lo.
outra coisa que pensei no meio do caminho e que poderia resolver minha questão mais facilmente seria uma antena com 4 polarizações. esta certo que para isto a distancia das polarizações passariam a ser de 30º graus em vez de 90º graus, mas eu deixaria da necessidade de usar um multiplexador. meu raciocinio esta certo @rubem ?
Não sei o que voce quiz perguntar , só sei o que você perguntou
"é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."
Respondi a sua pergunta com a melhor intenção porem parece que tenho dificuldade de compreensão de texto KKKKKKKK
É possivel sim, eu aqui uso uma antena só pra ligar no radio do quarto e a mesma antena pra ligar o som da sala, pega tudo.
acho que funciona com até uns 4 rádios.