Em contrapartida a versão 5.0beta está disponivel alguem se arrisca? rsNote! The recently released RouterOS v4.7 contained an uncommon DHCP server problem in some non standard installations, until a fix can be provided, you can use RouterOS v4.6
:|
Em contrapartida a versão 5.0beta está disponivel alguem se arrisca? rsNote! The recently released RouterOS v4.7 contained an uncommon DHCP server problem in some non standard installations, until a fix can be provided, you can use RouterOS v4.6
:|
ja estou tesando a 5 em uma rb433 com um cartão engenius em casa, mas nada demais , so uma bridge entre as lans e a wlan, cartão como ap para meu note. e estou aguardando pigs e antenas internar para iniciar teste de bancada deixando cada saida do cartao para uma tarefa , um para tx e outro para rx e ver os resultados.
infelismente tenho que discordar do seu ponto de vista pelos seguintes fatos:
o firmware, ou "bios", esta mais para um software que da vida a placa, sem ele a placa não é opercional e não esta pronta para receber o OS que no caso é o Mikrotik (linux acredito), então basicamente o firmware inicializa os dispositivo e em algums casos os opera ( reguladores, controladores, chaveadores ), e tambem configura o modo de operação que por exempo tempos:
processador: tensão, clock de barramento e operação principal e temperatura
controlador (chipset) : identifica dispositivos conectados a ele
memoria: configura timers e tensão
hd: cabeças, setores...
entre outros.
as vezes algum componente da linha de montagem é substituido por outro equivalente ou adicionado, neste caso o firmware tem que estar pronto para operar aquele dispositivo, caso contrario aquele dispositovo pode ter mau funcionamento ou não ser reconhecido.
exeplo de componetes substituidos por equivalentes na placa:
ja vi em rb de mesmo modelo, memoria e chip de armazenamento de fabricantes diferentes.
ja no caso de versão de placa temos:
rb344
rb433ah (envolve mudanças de processador em clock e provavelmente tenção e barramento e tamanho de hd que envolve cabeças e setores e quantidade de memoria)
hb433uah (alem dos itens acima possui 2 portas usb)
note que para as tres placas o software é o mesmo no caso o mipsbe.
então uma versão de firmware que não esteja preparada para as modificações pode deixar a placa não operacional ou instavel.
por isto eu indico nunca, mas nunca usar uma versão de firmware inferior da que vem de fabrica.
tambem por isto acho que o salto grande de versões de software não é recomendado por que o software pode fazer uma chamada de função não implementada via hardware ainda (hardware esta pronto mas não esta disponivel no firmware) e ai o software pode se comportar de forma estranha. nestes casos suba as versões, e para cada versão suba o firmware se for necessario.
Última edição por leosmendes; 25-04-2010 às 18:31.