Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. SNR nada mais é do que a diferença entre o sinal recebido e o nível de ruído na faixa de RF selecionada, no caso do Airos ele é representado pelo Noise Floor. Ruído é sempre bom que ele seja baixo. No seu caso ele está em -107dBm... muito bom... significa que não há muita poluição de rádiofrequência. Se fosse maior, tipo -95dBm ou mais alto tipo -90, -85 aí tem de se preocupar.

    Voltando ao SNR (signal to noise ratio). Vamos pegar a comparação do seu SNR:

    Noise - sinal recebido = SNR

    Noise= -107dBm
    Sinal recebido= -56dBm

    -107 -(-56)= 51dB <<< Este é o seu SNR

    Quando o SNR é elevado, identificamos que o sinal transmitido tem potência excessiva, o que pode prejudicar o enlace ou até mesmo interrompê-lo.
    Por outro lado um SNR de valor muito baixo (abaixo de 25dB) pode significar que o sinal recebido é fraco ou que o ruído está muito alto.

    Imagine você receber um sinal em -75dBm e ter um noise(ruído) de -95dBm. Seu SNR seria de 20dB. O que não seria muito desejável.

    SNR em valores aceitáveis fica entre 30dB e 40dB, acima de 45dB, dependendo do caso, pode-se considerar excessivo. É claro que há de se analisar caso a caso... Não é exatamente uma receita pronta estes dados.

    __________________________________________________

    Quanto a interpretação do Datasheet.
    Todo equipamento eletrônico possui um datasheet, com suas características operacionais, informações de projeto, consumo de energia, etc...

    Especificamente no caso do Datasheet da linha PowerBeam:

    Você deve ter em mente que casa equipamento de radiofrequência tem suas características operacionais. no caso dos rádios wireless, sua capacidade de operação depende de alguns fatores pré determinados pelo seu hardware interno ou software implantado.

    No caso das Powerbeam + Airos Ubiquiti, assim como outros fabricantes, a capacidade de transmissão é determinada pelo hardware embarcado e sua configuração.

    Digamos por exemplo que você queira fazer um enlace de alguns quilómetros e determinou que o sinal máximo que será recebido em ambos os lados será de -82dBm, e você usará a largura de canal em 20mhz e criptografia WPA.

    criptografia WEB - o rádio poderá operar em modo A (6 a 54mbps)
    criptografia WPA - o rádio poderá operar em modo N (MCS 0 a MCS 15)

    20mhz o rádio poderá modular MCS até MCS 7 em modo N (os rádios operam em
    B/G/N - 2.4ghz e A/N 5.8ghz)
    40mhz o rádio poderá operar até MCS 15

    Se observar no datasheet da Ubiquiti, -82dBm poderá ser modulado um MCS 5, dando um throughput agregado de até 52mbps (tabela de MCS).

    Agora se você observar no datasheet a coluna da esquerda, existe um limite máximo para a potência de saída do rádio para que ele module MSC 5, que neste caso é de 23dBm regulados. Se por acaso você acabar por colocar o rádio em potência máxima (26dBm) ele irá rebaixar a modulação imediatamente para MCS 0 (ou MCS 2~3, tendo em vista a tolerância de +-2dBm) o que daria um throughput de inúteis 6.5mbps!

    O rádio pode até informar que o TX/RX rate está em 300mbps (devido ao sinal recebido), mas na hora do vamos ver ele vai transmitir pelo ajuste fino realizado.

    Então há de se levar em conta todos esses dados na hora de fazer um ajuste fino no rádios. Não adianta tacar potência máxima, fazer o melhor alinhamento e achar que tudo vai rodar 100%. Tem que localizar o melhor equilíbrio entre sinal recebido (tanto na estação como o sinal recebido pelo AP) e potência de transmissão (tanto do AP como da estação)


  2.    Publicidade


  3. Citação Postado originalmente por hmfarm Ver Post
    Quando eu coloco 15 db de potencia nas 2 o sinal realmente vai pra 66~67 mas a manda passante cai pra 5 por 25 MB, e na aba "Antena" tenho que deixar feed only ?
    Vá aumentando a potência até achar o ponto de equilíbrio ideal.

    Sim pode deixar em Feed Only e no AP desmarque a opção Calculate EIRP limit na aba wireless

    Desmarque DFS na estação

  4. @sphreak,

    Uma dúvida, eu sempre olhei o datasheet e entendia o seguinte, potencia máxima de transmissão em xQAM é y.

    Mesmo deixando a potência no máximo, ele já não estaria limitado à essa potência que diz o datasheet? Ou entendi errado? Pergunto porque algumas vezes, precisei deixar no máximo e mesmo assim estava com 256QAM.

  5. muda para 20mhz invés do 40mhz e troca o canal

    Enviado via SM-G530BT usando UnderLinux App

  6. Muda para 30 MHz....E vc está usando uma antena porta giga.....Com fonte original q não é giga....Coloca fonte maior é giga....Para 40 MHz esses TX e RX estão muito ruim....Por isso que não passa nada....Teria q ficar 300/300 para passar banda boa

    Enviado via ASUS_Z00YD usando UnderLinux App




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L