+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Tenho um load balance com 2 links adsl rodando em uma rb 750, um c/ 25mb e o outro c/ 20mb, modens em bridge. Peguei um script pronto e joguei na rb, até que está rodando direitinho, mais tenho notado que o controle de cargas não está funcionando como eu queria, o link de 25mb sempre tem consumo enquanto o link menor quase não tem uso. Acredito que o problema esteja na regra que faz o controle de requisição, já tentei aprender a fazer o calculo do balanceamento mais não consegui compreender muito bem.
    Se alguém poder me ajudar posso passar o ip do meu mk p/ fazer o acesso.
    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.


  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por daniellannes Ver Post

    Da gosto de ver uma resposta assim nos tópicos, isto significa que não é só eu que gosto de manual kkkkk



    Citação Postado originalmente por edilsonmsf Ver Post
    Tenho um load balance com 2 links adsl rodando em uma rb 750, um c/ 25mb e o outro c/ 20mb, modens em bridge. Peguei um script pronto e joguei na rb, até que está rodando direitinho, mais tenho notado que o controle de cargas não está funcionando como eu queria, o link de 25mb sempre tem consumo enquanto o link menor quase não tem uso. Acredito que o problema esteja na regra que faz o controle de requisição, já tentei aprender a fazer o calculo do balanceamento mais não consegui compreender muito bem.
    Se alguém poder me ajudar posso passar o ip do meu mk p/ fazer o acesso.
    Obrigado desde já.

    Amigo vi que vc tentou aprender, mais parece que ja desistiu ??? nunca desista leia leia leia, tenha em mente se alguém já fez tu é capais de fazer tb

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Da gosto de ver uma resposta assim nos tópicos, isto significa que não é só eu que gosto de manual kkkkk






    Amigo vi que vc tentou aprender, mais parece que ja desistiu ??? nunca desista leia leia leia, tenha em mente se alguém já fez tu é capais de fazer tb
    Sempre que preciso corro atrás, leio manual, faço testes, é muito melhor por que aprendo da forma correta e não fico tocando scripts na rb e depois enlouquecido por que ela ta bugando.



    Sent from my iPhone using UnderLinux

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por daniellannes Ver Post
    Sempre que preciso corro atrás, leio manual, faço testes, é muito melhor por que aprendo da forma correta e não fico tocando scripts na rb e depois enlouquecido por que ela ta bugando.



    Sent from my iPhone using UnderLinux

    Isto meu guri, é isto que tento explicar pra estes caras,
    o problema que é assim
    existe pessoal que trabalha neste ramo porque : gosta, pensa que, gosta, acha bonito, pensa que vai ficar rico , pensa que é facil

    o problema é que muitos não querem pagar o preço pra trabalhar neste ramo
    e este preço é ler, estudar muito
    na hora dos teste chegar fritar os neurônio de tando raciocinar o pq e como faz isto ou aquilo

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Isto meu guri, é isto que tento explicar pra estes caras,
    o problema que é assim
    existe pessoal que trabalha neste ramo porque : gosta, pensa que, gosta, acha bonito, pensa que vai ficar rico , pensa que é facil

    o problema é que muitos não querem pagar o preço pra trabalhar neste ramo
    e este preço é ler, estudar muito
    na hora dos teste chegar fritar os neurônio de tando raciocinar o pq e como faz isto ou aquilo
    Depois que tu toma pau, tenta tenta e consegue, nunca mais esquece e isso te abre visão para outros problemas que podem surgir mais a frente. Temos que aproveitar e muito essa Wiki da mikrotik, ela é MUITO completa.




    Sent from my iPhone using UnderLinux

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Bom dia.
    Primeiramente obrigado pela atenção e paciência de vocês.
    Realmente é de total importância que se leia e leia para aprender e foi assim que cheguei até aqui, entretanto tem coisas que precisamos de uma ajudinha para assimilar, ninguém aprende sozinho. E é justamente dessa ajudinha que necessito. Não estou pedindo para que façam o load balance para mim, quero apenas uma orientação relacionada a parte de divisão de cargas, pois já li varias vezes, inclusive o manual que o colega enviou acima, mais não consigo assimilar de maneira alguma.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por edilsonmsf Ver Post
    Bom dia.
    Primeiramente obrigado pela atenção e paciência de vocês.
    Realmente é de total importância que se leia e leia para aprender e foi assim que cheguei até aqui, entretanto tem coisas que precisamos de uma ajudinha para assimilar, ninguém aprende sozinho. E é justamente dessa ajudinha que necessito. Não estou pedindo para que façam o load balance para mim, quero apenas uma orientação relacionada a parte de divisão de cargas, pois já li varias vezes, inclusive o manual que o colega enviou acima, mais não consigo assimilar de maneira alguma.

    vamos la
    por ecmp
    vc vai balancear pelo gateway

    You can use asymmetric bandwidth links also - for example one link is 2Mbps other 10Mbps. Just use this command to make load balancing 1:5

    / ip route add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.111.0.1,10.112.0.1,10.112.0.1,10.112.0.1,10.112.0.1,10.112.0.1 check-gateway=ping
    eu não entendi como vc não assimilou
    perceba que o 10.111.0.1 só aparece uma vez pq ele é o menor 1:5

    no seu caso é 25 e 20 quase o mesmo
    ficara 2 gateway apenas 1 de cada link pra fazer um corretamente teria que dividir isto

    ficando 4:5 4 vezes o gateway do link de 20mb e 5 de 25 mb


    por nth vc vai balancear na marcação


    add chain=prerouting in-interface=Local connection-state=new nth=2,1 \ action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yesadd chain=prerouting in-interface=Local action=add-src-to-address-list \ address-list=odd address-list-timeout=1d connection-mark=odd passthrough=yes add chain=prerouting in-interface=Local connection-mark=odd action=mark-routing \ new-routing-mark=odd passthrough=noadd chain=prerouting in-interface=Local connection-state=new nth=2,2 \ action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yesadd chain=prerouting in-interface=Local action=add-src-to-address-list \ address-list=even address-list-timeout=1d connection-mark=even passthrough=yes add chain=prerouting in-interface=Local connection-mark=even action=mark-routing \ new-routing-mark=even passthrough=no

    perceba que o nth esta 2,1 e ,2,2 ou seja 50% pra cada

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Bom dia Bruno.
    Sinceramente ainda não ficou mito claro para mim, como faço para fazer os cálculos das cargas conforme cada velocidade.
    Você pode me passar seu skype ou whatsap para me explicar melhor.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edilsonmsf Ver Post
    Bom dia Bruno.
    Sinceramente ainda não ficou mito claro para mim, como faço para fazer os cálculos das cargas conforme cada velocidade.
    Você pode me passar seu skype ou whatsap para me explicar melhor.
    Só aplicar o MDC e ver quantos marks vc vai precisar.

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por edilsonmsf Ver Post
    Bom dia Bruno.
    Sinceramente ainda não ficou mito claro para mim, como faço para fazer os cálculos das cargas conforme cada velocidade.
    Você pode me passar seu skype ou whatsap para me explicar melhor.
    cara o fórum serve pra tirar duvida de todos se eu tirar sua duvida em particular não seria fórum


    mais não tem erro
    ja expliquei corretamente
    por ecmp vc só vai duplicando o gateway do link maior no seu caso como a diferença é 5 mb pode colocar 1 vez o gateway de cada link

    e testa

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    No Youtube deve ter alguns vídeos que consigam te explicar melhor, é complicado tentar te explicar isso via texto.

    mais nem tem que explicar na própria wiki explica isto é matemática de segunda serie do primário

    que fazer exato
    divide 0 20mb por 5 vai dar 4 então vc coloca 4 vezes o ip do gatewway do link de 20mb
    divide 25mb por 5 vai dar 5 entao coloca 5 vezes o ip do gateway do link de 25mb

    ficando ex:
    10.0.0.1,10.0.0.1,10.0.0.1,10.0.0.1,20.0.0.1,20.0.0.1,20.0.0.1,20.0.0.1,20.0.0.1,

    ou soi 10.0.0.1,20.0.0.1

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    Você pode me enviar seu contato, skype ou whatssap?

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para configurar load balance, controle de requisição.

    brunoslack meu skype