Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    aqui no provedor, utilizamos ovislink WL5460 para condomínios, prédios, atendendo os clientes sem problemas. Utilizamos também o G220 da Zinwell, devido ao custo x benefício. tenho 7 (sete) G220 Zinwell, 5 (cinco) ovislink WL5460, todos bem configurados, trabalhando a quase 10 meses, sem perda de pacotes e sem problemas de travamentos. Tenho pendurados em cada AP, 15 clientes no mínimo. E o tráfego aqui não é brincadeira não. Muitos falam do switch da encore, o problema é a fonte, tenho 10 (dez) encores instalados na cidade, e mesmo tendo oscilações nunca tive problemas de travamentos.


    Atenciosamente,

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    aqui no provedor, utilizamos ovislink WL5460 para condomínios, prédios, atendendo os clientes sem problemas. Utilizamos também o G220 da Zinwell, devido ao custo x benefício. tenho 7 (sete) G220 Zinwell, 5 (cinco) ovislink WL5460, todos bem configurados, trabalhando a quase 10 meses, sem perda de pacotes e sem problemas de travamentos. Tenho pendurados em cada AP, 15 clientes no mínimo. E o tráfego aqui não é brincadeira não. Muitos falam do switch da encore, o problema é a fonte, tenho 10 (dez) encores instalados na cidade, e mesmo tendo oscilações nunca tive problemas de travamentos.


    Atenciosamente,
    Concordo que o problema dos encore são as fontes, porém compra o switch e depois comprar outra fonte ai fica muito caro, por isso ja compro os Planet e os Dlink que ja vem com fontes de 12 v. Com relação aos ovislink não fui muito feliz... vc utiliza o firmware original?!

  3. #23
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Pruda Ver Post
    Concordo que o problema dos encore são as fontes, porém compra o switch e depois comprar outra fonte ai fica muito caro, por isso ja compro os Planet e os Dlink que ja vem com fontes de 12 v. Com relação aos ovislink não fui muito feliz... vc utiliza o firmware original?!
    Bom dia Pruda,

    Todos os Ovislink utilizados aqui o firmware utilizado é o aprouter 6.1. E em relação ao switch Encore, foi lançado um novo modelo com um fonte com maior potência e corrigida. Eu por enquanto aqui não tive problemas. Valeu!!


    Atenciosamente,

  4. #24

    Padrão

    Utilizo varias marcas de rádios ... alguns já deixei de utilizar ... rádios como Kodama ( Naum uso mais ), Ovislink 5460, Gilink, Edimax, Zinwell.

    Bom, os da Kodama nem comento só dor de cabeça desde o inicio, travamento direto, e demora um século pra reiniciar e de vez em quando quando salvava as configurações na hora de reiniciar o rádio ele travava, ai tinha que resetar o rádio e reconfigurá-lo, e rezar pra não travar quando salvasse. Os Ovislink 5460 nunca me deu dor de cabeça, não tenho um chamado sequer de usuário que tenha usado este rádio, claro que eu uso ele com firmware original, o Gilink toda hora tem suporte, ora não conecta, ora deixa de navegar, trava d+. Edimax começei a usar tem dois meses ainda não registrei nenhum suporte pra este rádio, e o Zinwell excelente tb nunca me deu dor de cabeça.

  5. #25

    Padrão

    quando utilizo radio normal, uso aqui Ovislink 5460 com ap router...eh uma maravilha..vai muito bem! as vezes uso edimax, um de uma porta e o de 4 portas...tbm vai muito bem!!

    to pensando o gilink com firmware original, é ruim assim???

  6. #26

    Padrão

    Para ficar competitivo procuro instalar somente em prédios pois o custo fica mais baixo e facilita na logistica da manuntenção. Antena de Grade 24Dbi, Rcg213 e ap ( Ovislink 5460, Abocom ou edimax ) Instalo sempre os Edimax para menos de cinco clientes e os ovislink + switch Dlink para mais clientes. Assim vou otimizando o custo. Todos ap com firmware OIW + controle de banda, isto reduz o trafego no ap principal, principalmente se o micro de algum cliente tiver um virus comedor de banda. Não recomendo os Swicth Encore 8 portas, tive péssimas experiências com ele. Acho que os RCG213 suporta mais as mais condições do tempo do que o RCG58, alguém pode confirmar?

    Um abraço a todos.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JSHARK2004 Ver Post
    Para ficar competitivo procuro instalar somente em prédios pois o custo fica mais baixo e facilita na logistica da manuntenção. Antena de Grade 24Dbi, Rcg213 e ap ( Ovislink 5460, Abocom ou edimax ) Instalo sempre os Edimax para menos de cinco clientes e os ovislink + switch Dlink para mais clientes. Assim vou otimizando o custo. Todos ap com firmware OIW + controle de banda, isto reduz o trafego no ap principal, principalmente se o micro de algum cliente tiver um virus comedor de banda. Não recomendo os Swicth Encore 8 portas, tive péssimas experiências com ele. Acho que os RCG213 suporta mais as mais condições do tempo do que o RCG58, alguém pode confirmar?

    Um abraço a todos.
    Bem Shark, tudo depende da metragen do cabo, e principalmente da forma como vc isola os pigtails, não deixar cabos balançando com o vento... com relação ao uso dos cabos que perda pode haver em um cabo de 1 ou 2 mtrs!? É claro que bem conectados e feitos não há necessidade de se gastar absurdos! Agora com metragem muito grande ai complica, o bom é o velho Cat5, não tem erro!!^^

  8. #28
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Thumbs up

    Jshark,

    Boa noite. Os cabos coaxiais como são chamados o RGC 213 e o RGC 58 são cabos de características de baixa atenuação, boa resistência mecânica, podendo ser utilizados externamente. O cabo RGC 213 com certeza apresenta melhor resistência do que o RGC 58, apesar do mesmo apresenta condutor interno, o isolador, condutor externo e a borracha, conforme o RGC 213, Por que o seu diâmetro do condutor interno ser maior do que o 58, tendo uma menor atenuação (perda de sinal) e tornando a velocidade de transmissão melhor, porém o RGC 213 é mais pesado e de menor flexibilidade se comparado ao RGC 58.

    Porém Shark, na minha opinião, temos que analisar o caso do cliente, tudo vai depender da situação. Aqui mesmo no provedor utilizamos o RGC 58 com o tamanho máximo de 10 metros, (a perda e velocidade se comparada ao RGC 213 nesse tamanho é praticamente imperceptível) para distância de até 1 ou 2 KM, visada, e fazemos todos os cálculos de perda e de ganho para evitarmos aborrecimentos futuros, e estamos a 10 meses sem reclamações. além também do custo x benefício, pois o preço e bem mais barato.

    Agora, nas centrais instaladas no bairros para redestribuição do sinal utilizamos sim o RGC 213, por questão de velocidade e de evitarmos perda de sinal, já que são mais de 30 clientes instalados e não um só.


    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

  9. #29

    Padrão

    MDDantas, como não tenho clientes em casas mas só em prédios opto pelo 213. Todos os 213 que tenho tem 4 metros com os rádios abrigados da chuva e calor dentro de uma sala no terraço de cada prédio. Mas com certeza vc tem razão quanto ao custo no cliente. Para casas acredito que o 58 de no máximo 10 metros é a melhor opção mesmo pq normalmente tem que se fazer algumas curvas com o cabo até chegar na máquina do cliente. O custo do 213 para prédios acaba ficando diluído pela qtde de clientes do prédio.

  10. #30
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por JSHARK2004 Ver Post
    MDDantas, como não tenho clientes em casas mas só em prédios opto pelo 213. Todos os 213 que tenho tem 4 metros com os rádios abrigados da chuva e calor dentro de uma sala no terraço de cada prédio. Mas com certeza vc tem razão quanto ao custo no cliente. Para casas acredito que o 58 de no máximo 10 metros é a melhor opção mesmo pq normalmente tem que se fazer algumas curvas com o cabo até chegar na máquina do cliente. O custo do 213 para prédios acaba ficando diluído pela qtde de clientes do prédio.

    JSHARK,

    Bom dia. Com certeza, você tem total razão.

    Atenciosamente,

  11. #31

    Padrão

    Para clientes de 2.4 o G220 e para clientes de 5.8 o Ovislink.

  12. #32

    Padrão ótima essa discução

    Ola pessoal, tenho lido muito nesse forum, postei varias vezes e não consegui resposta, sera que voces podem ajudar na minha questão?

    Todos meus clientes estão instalados com o Ovislink 5460 (com firmware wappro), porem não consigo usar nenhuma criptografia, então estou rodando meu weriless sem segurança alguma.

    Que tipo de autenticação, voces que usam o ovislink 5460, estão usando?

    Aqui na minha torre estou com um RB 153 com dois cartões MiniPCI Atheros 6th G a/b/g

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Ola pessoal, tenho lido muito nesse forum, postei varias vezes e não consegui resposta, sera que voces podem ajudar na minha questão?

    Todos meus clientes estão instalados com o Ovislink 5460 (com firmware wappro), porem não consigo usar nenhuma criptografia, então estou rodando meu weriless sem segurança alguma.

    Que tipo de autenticação, voces que usam o ovislink 5460, estão usando?

    Aqui na minha torre estou com um RB 153 com dois cartões MiniPCI Atheros 6th G a/b/g

    Olá amigo, explica melhor seu problema... Vc está tentando fazer uma criptografia na sua torre e ñ está conseguindo fazer com q seus AP clientes conect? Pois uso criptografia WPA qto WEP e funciona normal nos meus APs, uso varios modelos...

  14. #34

    Padrão antenas com sinal de microtik

    qual a frequencia q se usa no microtik
    é 2.4ou 5.8

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, explica melhor seu problema... Vc está tentando fazer uma criptografia na sua torre e ñ está conseguindo fazer com q seus AP clientes conect? Pois uso criptografia WPA qto WEP e funciona normal nos meus APs, uso varios modelos...
    então faieppi, exatamente isso que voce postou meus rádios só conectão sem criptografia.
    Esses radios que eu uso, tem varios tipos de autenticação, wep (64 ou 128 bits) considero muito fraca, WPA (TKIP), WPA2 (AES), ai tem as opções de modo de autenticação WPA > Radius ou Pre-Shared, e em seguida tem a chave Pre-Autenticação.

    No MT, tem la na guia Security Profiles, varios modos, como devo configurar para dar compatibilidade aos meus radios, vi tambem que ali no Access List, tem tambem o Private Key, tenho que colocar auguma coisa ali?

    Como devo fazer, pois ja tentei de tudo e não consegui?

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascate Ver Post
    qual a frequencia q se usa no microtik
    é 2.4ou 5.8
    Ola mascate, estão todos em 2.4.

  17. #37
    ccmalarm
    Visitante

    Talking eu uso um Gradiente model 1360 e ta otimo

    eu uso ele ja com aquela anteninha "tipo bastao" que vem instalada atras dele!!!

    é uma belezinha...
    pega muito tem as radios AM e FM

    sem falar que tem saida pra quatro caixas de som uma para cada cliente meu...


    ja a frequencia é otim de 88 a 108 mhz em modo FM a potecia é uma maravilha 120W RMS mas se fosse PMPO daria bem uns 10.000 W

    ja em modo AM eu nao sei
    Última edição por ccmalarm; 03-03-2008 às 20:14.

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ccmalarm Ver Post
    eu uso ele ja com aquela anteninha "tipo bastao" que vem instalada atras dele!!!

    é uma belezinha...
    pega muito tem as radios AM e FM

    sem falar que tem saida pra quatro caixas de som uma para cada cliente meu...


    ja a frequencia é otim de 88 a 108 mhz em modo FM a potecia é uma maravilha 120W RMS mas se fosse PMPO daria bem uns 10.000 W

    ja em modo AM eu nao sei
    ai que bonitinho né, e para acessar a internet voce coloca ele perto do microfone no volume alto ou baixo, rsrsrsrs

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ccmalarm Ver Post
    eu uso ele ja com aquela anteninha "tipo bastao" que vem instalada atras dele!!!

    é uma belezinha...
    pega muito tem as radios AM e FM

    sem falar que tem saida pra quatro caixas de som uma para cada cliente meu...


    ja a frequencia é otim de 88 a 108 mhz em modo FM a potecia é uma maravilha 120W RMS mas se fosse PMPO daria bem uns 10.000 W

    ja em modo AM eu nao sei
    amigo, depois de um dia de extress, é bom ter companheiros para nos fazer rir, sabia.
    Valeu, um grande abraço..........

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    ai que bonitinho né, e para acessar a internet voce coloca ele perto do microfone no volume alto ou baixo, rsrsrsrs
    Voce pode até não acreditar, mais quando eu anunciava, """"internet via radio""", tive cliente que ligou e perguntou que como fazia para usar a internet com o radio dele, qual canal éra minha internet.
    rsrsrsrsrsrs
    foi dificil explicar, sem dar rizadas, sabia.