Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Preço mais baixo em Mensalidades

    Carissimos amigos, em minha cidade existem provedores via rádio que cobram R$60,00 por mes para velocidades de até 160 kbits/sec, mas na maioria das vezes estão muito aquem desta velocidade, digo isso por que sou um de seus clientes. Porem, a questão básica é, considerando que tenho algum conhecimento em redes wireless, mas não em administração de provedores, se é possivel ofereer uma velocidade maior, com garantia de banda, a preços compativeis com esses cobrados aqui? Pois estou querendo investir nesse seguimento somente se for possivel concorrer, no quesito mensalidade, com um serviço de maior qualidade. Agradeço antecipadamente a quem puder ajudar-me a solucionar esta questão.

  2. #2

    Padrão

    a primeiro coisa para se determinar o preço da mensalidade é ver o custo de seu link e qualidade.

    por exemplo , um link da brasil telecom de 1mb full custa 1500,00 um exemplo, com um link deste vc poderia cobra um 45,00 de mensalidade por assinante com uma velocidade de 256kb. para vc começar um provedor vc deve ter no minimo 40 usuarios para poder pagar o link.

    tambem podemos observar que os preço variam de acordo com a região.

    para cobrar 60,00 pila por 160kb o link deve custar uma fortuna...

  3. #3

    Padrão O calculo não deve ser somente pelo custo do link...

    Citação Postado originalmente por dragon1910 Ver Post
    a primeiro coisa para se determinar o preço da mensalidade é ver o custo de seu link e qualidade.

    por exemplo , um link da brasil telecom de 1mb full custa 1500,00 um exemplo, com um link deste vc poderia cobra um 45,00 de mensalidade por assinante com uma velocidade de 256kb. para vc começar um provedor vc deve ter no minimo 40 usuarios para poder pagar o link.

    tambem podemos observar que os preço variam de acordo com a região.

    para cobrar 60,00 pila por 160kb o link deve custar uma fortuna...
    Não tem como calcular somente o link, voce tem que calcular tudo que envolve a distribuição do sinal.

    Ai sim voce chegara ao preço correto para sua empresa se manter no mercado e poder ser solida o sufiente para dar segurança ao seus usuarios.


    Se voce não tiver lucro significativo, como vai oferecer um sinal de qualidade ? como vai melhorar seus equipamentos e dar manutenção preventivas e corretivas ?

    O calculo jamais pode ser em cima somente do custo do link, porque para ter um link bom é acima de 2MB.

    Com 1MB voce fica muito limitado, pelo fato do consumo em horarios de pico.

    O ideal para manter 200 usuarios a uma velocidade de 150 Kbps é 4MB. Pois voce tem uma margem boa de folga e mesmo em horario de picos nunca tera os 200 ao mesmo tempo.


    Mas como todo mundo, comecei com 512 K, depois 1 MB, 2 MB, e hoje 4 Mb.

    E posso dizer, voce só tera lucro bom ganhando em cima do link, quando chegar a 4 MB, porque voce tera uma carteira de clientes alta e um link mais barato.

    valeu.

  4. #4

    Padrão

    Os custos de um provedor não estão relacionados somente ao preço do seu link, vc precisa se preocupar em constantes modificações ampliações da rede, precisa ter um investimento e um preocupação enorme em oferecer suporte aos seus clientes, o que posso dizer a vc é o seguinte, o conhecimento o dominio e a experiencia em redes e suas tecnologias é essencial, mais é necessário ter muita experiencia com atendimento ao publico, e principalmente saber lidar com suporte.
    Estou a mais de 5 anos trabalhando com provedor ja trabalhei com internet predial somente redes cat5 e agora estou trabalhando com 802.11g, e digo ainda tem coisas que me deixam surpreso.

    Então amigo te recomendo se quiser investir nisto esteja certo que tem que investir muito, investir bem nas escolhas dos equipamentos, e não será apenas muito $$$, vai ter que investir tempo tb. Recomendo que procure algume que ja tenha conhecimento.

  5. #5

    Exclamation

    Concordo com o que os amigos postaram aqui! Admito que com redes wireless e provedores via rádio, nao tenha o conhecimento necessário para engendrar-me com tanta sagacidade assim, porém o desejo que tenho, é o de um cliente insatisfeito com o serviço prestado aqui em minha cidade, e em função disso desejaria disponibilizar um serviço que fosse acessivel e ao mesmo tempo pudesse contornar as dificuldades encontradas pelos outros provedores. Como não posso discutir a um nivél técnico mais profundo, colocarei o caso em questão: Quando vamos fazer um download qualquer a velocidade máxima que atingimos é de 20 Kb/s, durante as 24h de um dia só conseeguimos uma conexão que atinja esta taxa (na maioria das vezes nem conectamos) durante cerca de umas 6h. O serviço que pretendo disponibilizar, deverá, em suma, estar disponivel as 24h do dia 7 dias por semana, e quanto a taxa de download, quero que mesma fique em torno de 40 a 50 Kb/s. Espero ter sido um pouco mais claro, afim de que os amigos possam me orientar melhor!

  6. #6

    Padrão

    Carlos,

    deixa eu te fazer umas perguntas pra facilitar a resposta:

    1. A cidade que você possui quantos habitantes? possui velox? quantos KM da capital? (isso pra ver questão de preços de link)

    2. Quanto você quer cobrar (quanto os clientes aceitam pagar) por um serviço que oferece velocidade de 300k?

    3. E principalmente, o preço do link em cidades pequenas é apenas 50 à 60% do custo final. Lembrem-se: Têm que pagar funcionários a partir de uma certa quantidade de clientes, impostos, energia, taxas ANATEL, SCM, telefone, aluguel de ponto, depreciação, manutenção, reservas pra despesas anuais, etc...

    4. Quanto está disposto a gastar? Em quanto tempo quer o retorno do investimento?

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlosuema Ver Post
    Concordo com o que os amigos postaram aqui! Admito que com redes wireless e provedores via rádio, nao tenha o conhecimento necessário para engendrar-me com tanta sagacidade assim, porém o desejo que tenho, é o de um cliente insatisfeito com o serviço prestado aqui em minha cidade, e em função disso desejaria disponibilizar um serviço que fosse acessivel e ao mesmo tempo pudesse contornar as dificuldades encontradas pelos outros provedores. Como não posso discutir a um nivél técnico mais profundo, colocarei o caso em questão: Quando vamos fazer um download qualquer a velocidade máxima que atingimos é de 20 Kb/s, durante as 24h de um dia só conseeguimos uma conexão que atinja esta taxa (na maioria das vezes nem conectamos) durante cerca de umas 6h. O serviço que pretendo disponibilizar, deverá, em suma, estar disponivel as 24h do dia 7 dias por semana, e quanto a taxa de download, quero que mesma fique em torno de 40 a 50 Kb/s. Espero ter sido um pouco mais claro, afim de que os amigos possam me orientar melhor!
    Carlos, talvêz o que esteja acontecendo com o outro provedor é exatamente o que você está planejando. Sem investimento e conhecimento a coisa pega. É como os outros colegas já citaram. Em wireless acontecem coisas inesperadas. Não pense que você vai configurar e ficar tudo bonitinho para sempre. Vá devagar , experimentando e aprendendo, como a maioria de nós tem feito aqui no forum.
    Tem uma empresa que eu contatei logo no início. Eu não vou citar aqui para não fazer propaganda.
    Eles me garantiram que eu não precisaria me preocupar com a manutenção porque o sistema deles era praticamente isento de manutenção. Só que é muito dinheiro. Uma estação base típica fica em 14.000,00.
    Então comecei a frequentar o forum e vi que a coisa não é muito fácil. De vez em quando algum sortudo diz que passa tempo sem manutenção. Mas a regra não é essa.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Carlos,

    deixa eu te fazer umas perguntas pra facilitar a resposta:

    1. A cidade que você possui quantos habitantes? possui velox? quantos KM da capital? (isso pra ver questão de preços de link)Quantidade de Habitantes = 144.387 habtantes, Possui velox = Não, Distância da Capital em torno de 500 Km

    2. Quanto você quer cobrar (quanto os clientes aceitam pagar) por um serviço que oferece velocidade de 300k?Algo em torno de R$40 a R$60

    3. E principalmente, o preço do link em cidades pequenas é apenas 50 à 60% do custo final. Lembrem-se: Têm que pagar funcionários a partir de uma certa quantidade de clientes, impostos, energia, taxas ANATEL, SCM, telefone, aluguel de ponto, depreciação, manutenção, reservas pra despesas anuais, etc...

    4. Quanto está disposto a gastar? Em quanto tempo quer o retorno do investimento?
    Cerca de 25 mil, e quanto ao retorno, de 1 a 2 anos
    Abraços
    É isto ai amigo, quero atender a uma necessidade ao mesmo tempo que possa concorrer com os outros provedores, onde o diferencial seja qualidade a um preço similar aos praticados por aqui. E com relação ao investimento tenho como conseguir a grana para tal enpreendimento, a questão é vai ser lucrativo ou não. Ok! Valeu!

  9. #9

    Padrão

    Carlos,

    1. Pra atender uma cidade desse tamanho pode ir pensando em gastar mais... Não sei a topologia daí, mas creio que terá que subir umas 2 ou 3 torres pra repetir o sinal.

    2. Pra cobrar esse preço para o pessoal ai, terá que ver um link muito em conta. Se pagar mais de 1.500,00 por mega, pode esquecer esses preços que você quer cobrar, fica inviável oferecer um serviço de 300k com qualidade.

    3. Faça um levantamento de item por item, eu chutaria que você irá gastar uns 90 mil reais pra oferecer qualidade. Lógico que tem gambiarras que no final vc gasta os 25 mil mesmo, mas vc seria apenas mais um na cidade.

    Lembre-se também, que se os concorrentes não oferecem links bons, as vezes não é culpa deles não, é falta de opção mesmo.

    Abraços

  10. #10

    Smile

    Ok anarchist, vou verificar os preços praticados por aqui, e ver se possivel. Mas uma coisa é certa! Só entrarei no negocio se o que eu puder pferecer for melhor que o que oferecem aqui. Obrigado aos amigos que contribuiram neste tópico.

  11. #11

    Padrão

    Formula para Calcular o Preço da Mensalidade, alguem já bolou alguma.

  12. #12

    Padrão

    tecronaldo,

    cada caso é um caso, mas tenho uma planilha aqui que diz quantos mb na média precisa pra tantos clientes a uma velocidade que você escolher...

    ai vc já coloca também o valor da mensalidade e ele dá o valor total...

    fonte: .: Infomatik Internet Technology :.

    planilha: RapidShare: 1-Click Webhosting

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    tecronaldo,

    cada caso é um caso, mas tenho uma planilha aqui que diz quantos mb na média precisa pra tantos clientes a uma velocidade que você escolher...

    ai vc já coloca também o valor da mensalidade e ele dá o valor total...

    fonte: .: Infomatik Internet Technology :.

    planilha: RapidShare: 1-Click Webhosting
    Anarchist, você usa o sistema da infomatik? Eu entrei em contato com eles algum tempo atrás e eles me disseram que o sistema wireless deles era quase a prova de manutenção. E garantia que dava para ter 300 usuários em 2 mega. Que o sistema todo era otimizado para este rendimento. Eu achei muito bom para ser verdade.

  14. #14

    Padrão

    não, apenas estudei o sistema deles quando estava fazendo o projeto do meu provedor...

    o que eles falam é muito bonito e tal, mas na prática vou te dizer o que acontece:

    Você fica preso a eles, tendo que pagar mensalidades pra suporte ou o que eles quiserem chamar... usando a nomenclatura correta, é um sistema proprietário.

    pra quem não entende nada de wireless, tcp/ip, etc é uma boa, mas pra mim não se mostrou muito viável pois só o software deles custa 5 mil reais.

    Com esse dinheiro montei um rádio muito potente, todo caprichado, c/ mikrotik original e 3 paineis ideal 12dbi.

    e ainda aprendi a mecher no mikrotik e faço do jeito que quiser com ele, sem limitações.

    abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    não, apenas estudei o sistema deles quando estava fazendo o projeto do meu provedor...

    o que eles falam é muito bonito e tal, mas na prática vou te dizer o que acontece:

    Você fica preso a eles, tendo que pagar mensalidades pra suporte ou o que eles quiserem chamar... usando a nomenclatura correta, é um sistema proprietário.

    pra quem não entende nada de wireless, tcp/ip, etc é uma boa, mas pra mim não se mostrou muito viável pois só o software deles custa 5 mil reais.

    Com esse dinheiro montei um rádio muito potente, todo caprichado, c/ mikrotik original e 3 paineis ideal 12dbi.

    e ainda aprendi a mecher no mikrotik e faço do jeito que quiser com ele, sem limitações.

    abraços
    E como está a questão de manutenção. Tem dado muito chamado? ou é tranquilo.

    Eu estou aqui estudando o mikrotik. Já estou com ele instalado mas como eu no início tive muita dor de cabeça com configuração nos APs eu não quero trocar ainda de sistema. Quero me sentir mais seguro. Por isso estou só fazendo testes e lendo o que posso.

  16. #16

    Padrão

    mikrotik é tranquilo quando está bem configurado...

    você pode pedir ajuda a alguem pra configurar o seu, não cobram caro não e você ainda aprende muita coisa.

    abraços.

  17. #17

    Padrão

    Vou so da uma opinião se o cara hoje tiver grana para colocar no negocio e da inicio com 8mb com uma atima área de cobertura e preço bom atrelado com bom marketing para atingir um bom publico em uma curto espaço de tempo da pra montar um provedor caso contrario eu não montaria um provedor pra iniciar do zero com 1 ou 2 mb com apenas uma estação pode desistir porque a realidade hoje ta muito complicado e para você chegar a um patamar onde vai conseguir ter um pouco de lucro vai demorar uns 2 a 3 anos, para você montar algo bom e que da dinheiro tem que ser ousado e investir para concorrer com operadoas de adsl até, disponibilizando planos de 150k e 300k para conseguir taxas de download como você falou de 20k a 35k.

    Um investimento desses gira em torno de R$100,000.00 para montar uma estrutura para 2000 clientes ai você pode ganhar dinheiro realmente e ter uma rede estabilizada caso contrario é so sonho tem muito dono de provedor (a maior parte) que só vive sufocado.

    Abraço

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Vou so da uma opinião se o cara hoje tiver grana para colocar no negocio e da inicio com 8mb com uma atima área de cobertura e preço bom atrelado com bom marketing para atingir um bom publico em uma curto espaço de tempo da pra montar um provedor caso contrario eu não montaria um provedor pra iniciar do zero com 1 ou 2 mb com apenas uma estação pode desistir porque a realidade hoje ta muito complicado e para você chegar a um patamar onde vai conseguir ter um pouco de lucro vai demorar uns 2 a 3 anos, para você montar algo bom e que da dinheiro tem que ser ousado e investir para concorrer com operadoas de adsl até, disponibilizando planos de 150k e 300k para conseguir taxas de download como você falou de 20k a 35k.

    Um investimento desses gira em torno de R$100,000.00 para montar uma estrutura para 2000 clientes ai você pode ganhar dinheiro realmente e ter uma rede estabilizada caso contrario é so sonho tem muito dono de provedor (a maior parte) que só vive sufocado.

    Abraço
    falou e disse...

    agora 100.000 tá muito modesto hehehehe... eu chutaria mais!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    tecronaldo,

    cada caso é um caso, mas tenho uma planilha aqui que diz quantos mb na média precisa pra tantos clientes a uma velocidade que você escolher...

    ai vc já coloca também o valor da mensalidade e ele dá o valor total...

    fonte: .: Infomatik Internet Technology :.

    planilha: RapidShare: 1-Click Webhosting
    Esse programa tá muito fora da realidade. Nunca que você consegue atender com qualidade 100 clientes a 256kbps com um link de 1MB. Mesmo sem garantia de velocidade, pra você diminuir pros 200kbps no período de pico, não dá. Aqui estou indo para os 50, e o link de 1MB está chorando um bocado. 100 cliente com 1MB, nem pensar.

  20. #20

    Padrão

    é como disse gosulator, cada caso é um caso específico.

    Depende dos clientes que você tem. Se na sua carteira de clientes tem 4 ou 5 lan houses, lascou hehehhe...

    abraços