+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Roteando em uma LAN com internet via Rádio

    Olá Colegas da UnderLinux.

    Estou com uma dúvida a respeito do mikrotik.

    Ja verifiquei em diversos tópicos, tutoriais ensinando a rotear uma lan com internet velox e com internet via embratel, porém nao consegui adaptar ao que eu preciso no momento...

    Eu estou tentando a algumas semanas configurar um servidor mikrotik para ele compartilhar e distribuir a internet que recebe de um Rádio la em cima da torre, ou seja, de uma internet via rádio.

    Tenho instalado no computador, duas placas de rede... uma recebendo o Cabo de rede diretamento do rádio e outra com o cabo de rede que vai pro switch.

    Gostaria de saber se alguem pode me informar como posso compartilhar a internet no mikrotik para que eu possa utilizar somente o mikrotik para o controle de internet da LAN que eu estou mexendo.


    Não precisam me dar tudo, se possivel, me digam o básico ou alguma dica para eu poder me encaminhar para o caminho certo!

    Um abraço Galera!!!!

  2. #2

    Padrão

    aloi, seguinte!

    como esta a config do seu ap? bridger, isp?


    posta que te passarei passo-a-passo!

  3. #3

    Padrão

    Cara o mikrotik está limpo ainda, somente com as configurações básicas de Ether1 e Ether2.. nao sei como fazer para compartilhar ainda..

    baixei um tutorial aqui e tentarei configurar...
    sou muito leigo no assunto
    acho q vou estudar um pouco e depois virei tirar as dúvidas.. obrigado!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aloi Ver Post
    Cara o mikrotik está limpo ainda, somente com as configurações básicas de Ether1 e Ether2.. nao sei como fazer para compartilhar ainda..

    baixei um tutorial aqui e tentarei configurar...
    sou muito leigo no assunto
    acho q vou estudar um pouco e depois virei tirar as dúvidas.. obrigado!


    Bom, ao contrário da maioria dos usuários novos do forum você está fazendo a coisa certa, tipo:


    VOU ESTUDAR E DEPOIS VOLTO, é assim mesmo que se aprende.

    Abração e bem vindo.

  5. #5

    Talking Nat pra mikrotik

    Vamos la amigo vou tentar lhe dar uma maozinho espero que consiga lhe ajudar, os demais amigos podem auxiliar tb toda ajuda é bem vinda.

    Sua rede pelo que entendi recebe sinal pela ether1.
    Passo 1 - Configurar a ether1 com o ip/mascara/ e em ip/routes cadastrar o gw dessa rede que esta chegando na ether1.
    Passo 2 - Configurar a ether2 com os ips que vc quer que seus clientes que estarao recebendo o sinal usem na rede defina o ip e a mascara.
    Passo 3 - Entre na Interface IP/Firewall e escolha a guia nat.
    Passo 4 - click no + que ira adicionar uma regra. Primeiro escolha em General Chain: srcnat, entre com o ip da sua rede que foi cadastrada na ether2 ex: 192.168.200.0/24 na opção src address, além disso na mesma guia ainda coloque em out interface a ether1, seguindo entre na guia Action e escolha masquerade. Pronto agora seu nat esta pronto


    Boa Sorte

  6. #6

    Padrão

    Ceto Moraes! Entendi o principal e tentarei aplicar em meu servidor, é basicamente o que eu procuro, pois eu consigo adicionar regras de firewall em meu mikrotik e controle de banda mas nao consigo compartilhar a internet...
    fora esses passos ainda preciso adicionar um DNS ao meu mikrotik??


    Agradeço desde já!

    Um abraço!

  7. #7

    Wink Dns

    Amigo fora esses passos que lhe passei nao é necessario mais nem um tipo de configuração, nao esqueça de adicionar o GW da sua rede. Qualquer duvida posta ai que lhe ajudaremos.

  8. #8

    Padrão

    amigo passe as configurações do seu ap:

    modo de operação: se é bridge ou isp.
    ips utilizado pelo ap: ip da wan e da lan.

    se vc me passa isso posso te ajudar.

    aguardando retorno seu.