+ Responder ao Tópico

1. Eu uso paineis de 9dbi a 120° sa TSM e simplesmente são melhores que a espectativa.

Tenho um cliente a quase 6km 36% de sinal no radinho que inclusive ta até meio bichado. Com rádio de melhor qualidade acredito que dá uns 45% tranquilo.

Pode comprar de olhos fechados.

2. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Pois é, justamente isso das potências nos clientes. Mas mesmo assim, ainda tem algo que faz as minhas omnis mandarem o sinal pro cliente mais forte do que oque eles mandam pra ela. Pois tem vários clientes em que uso a mesma placa que uso no ap (AR5212), e com potência default em ambos os lados, e o sinal do ap no cliente fica melhor do que o inverso.

Um dos motivos que me fazem não usar meu equipamento acima da potência padrão é justamente o fato de eu não poder aumentar a potência nos clientes. Pra ter cliente recebendo a -50 e enviando a -80 nem rola, é conexão ruim na certa.
    Vamos ver se eu entendi: O sinal que você manda pela omini é mais forte do que o sinal que você recebe do cliente e nos dois pontos a placa é a mesma?
    No cliente você tem direcional? Então o sinal deveria ser maior no retorno, não? Pois se as placas são as mesmas e na mesma potencia e no cliente saindo direto numa direcional a concentração do sinal deveria dar uma leitura melhor na base.

Se for assim, já pensou em testar com outra antena no cliente?
    Ou quem sabe procurar ajustar a orientação da direcional no cliente. Estas são tão sensíveis que 1º já pode estar desviando o sinal que irradia, mas não compromete a recepção. Teria que uma pessoa ficar ajustando no cliente e outra na base acompanhando a leitura para avisar quando achar o ponto certo.

Também você pode estar tendo perca na chegada do cliente, que é compensada pelo fato da antena ser direcional. Mas para enviar ela está também com muita perca.
    Ah! e isto está acontecendo com todos os clientes?

3. Potência em estação rádio base é uma coisa muito interessante: em duas das que tenho o sinal somente fica bom para clientes localizados até 2 km. Em outras tenho clientes com bom sinal com quase 8 km de distância.

Pode ser também que algum obstáculo como mais prédios ou árvores possam estar criando reflexões e influenciando o lóbulo de irradiação e o comportamento fica diferente mesmo.
    Eu me lembro que li em algum lugar que para termos certeza mesmo só instalando e testando. Lugares que pareciam ser perfeitos não deram tão bons quanto outros que não se esperava muito. Parece que cada caso é um caso, respeitando é lógico os fatores técnicos que você citou.

4. Bem, isso pode acontecer, principalmente devido ao tamanho do cabo que colocamos nos clientes. Em muitos são instalados cabos RGC58 entre 10 e 15 metros (instalamos muito por aqui, em sobrados altos por exemplo), consequentemente haverá uma perda significativa no sinal no lado do cliente. Embora, à primeira vista se é o mesmo cabo no cliente para enviar e receber, mesmo assim o sinal que ele envia é mais fraco do que está recebendo da omni, pois lá com certeza há mais equilibrio no sinal como, por exemplo, pouco perda devido a um cabo menor e conectores melhores, além do AP está configurado em 200mW ou mais.

5. Realmente 1929,

eu estava chegando a mesma conclusão: áreas com muitos prédios e outras barreiras sólidas, mesmo que mais baixas do que a torre, podem causar reflexão, bem como as ondas de rádio podem ser difratadas e refratadas, ou absorvidas por árvores, por exemplo. A própria modulação OFDM já prevê isso.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 05-12-2010, 17:12
  2. Nanostation 2.5 e antena interna de 12 DBI
    Por jviana2004 no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 06-01-2010, 10:27
  3. Respostas: 2
    Último Post: 10-11-2007, 08:17
  4. Respostas: 8
    Último Post: 09-06-2007, 10:54
  5. Antena Omni de 12, 15 e 18 Dbi