+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Dúvida sobre Legislação

    Pessoal sou iniciante na arte de trsmissão sem fio. Estou lendo este e outros fóruns e tô gostando muito deste, já fiz contato com alguns por e-mail e o pessoal é muito atencioso, se não podem responder pedem pra postar aqui e lá vou eu. Tenho um amigo que deu uma idéia (apenas) para fazermos uma rede wireless no nosso bairro, onde possamos compartilhar internet (principal) e se possível Lan (não é o principal). Curtí a idéia mas não tenho noção se é permitido pela anatel qualquer um montar uma rede e sair transmitindo sinais em qualquer lugar/frequencia/distância. Nossa intenção é pegar um link (speedy) e compartilhar entre os amigos e pagar merreca por mês, mesmo tendo o preço dos equipamentos.

    Preciso saber se posso ou não colocar uma antena no meu bairro e retransmitir um acesso a internet para outros usuários?

    OBS: Ainda não pensamos em nada da parte ténica (RF).

    OBRIGADO DE ANTE-MÃO

    ABRAÇOS!
    OMALAKO!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Omalako Ver Post
    Pessoal sou iniciante na arte de trsmissão sem fio. Estou lendo este e outros fóruns e tô gostando muito deste, já fiz contato com alguns por e-mail e o pessoal é muito atencioso, se não podem responder pedem pra postar aqui e lá vou eu. Tenho um amigo que deu uma idéia (apenas) para fazermos uma rede wireless no nosso bairro, onde possamos compartilhar internet (principal) e se possível Lan (não é o principal). Curtí a idéia mas não tenho noção se é permitido pela anatel qualquer um montar uma rede e sair transmitindo sinais em qualquer lugar/frequencia/distância. Nossa intenção é pegar um link (speedy) e compartilhar entre os amigos e pagar merreca por mês, mesmo tendo o preço dos equipamentos.

    Preciso saber se posso ou não colocar uma antena no meu bairro e retransmitir um acesso a internet para outros usuários?

    OBS: Ainda não pensamos em nada da parte ténica (RF).

    OBRIGADO DE ANTE-MÃO

    ABRAÇOS!
    OMALAKO!


    Bom amigo, primeiro que vc compartilhar ADSL é crime, ai já não é legal, agora transmitir dados em RF em carater de compartilhamento visando obter quais quer lucro à não ser para o próprio usuário é necessário ter uma licensa chamada SCM q vc pode obter junto à ANATEL !

  3. #3

    Question

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Bom amigo, primeiro que vc compartilhar ADSL é crime, ai já não é legal, agora transmitir dados em RF em carater de compartilhamento visando obter quais quer lucro à não ser para o próprio usuário é necessário ter uma licensa chamada SCM q vc pode obter junto à ANATEL !
    Obrigado pela informação admskill, realmente não estava com essa visão.
    Mas pensei num outro modo, e se eu compartilhar uma LP? Aí acredito que já seria algo legal e poderia compartilhar com os amigos, correto? Mas o preço mata!!

    E tem a questão da SCM, acho que é uma licensa para habilitar a empresa a ser provedora de acesso a Sistemas de Telecomunicações. Já ouví falar e lí sobre algo assim quando começou a onda do VOIP que teve um monte de gente montando provedor VOIP. Se for esta mesma me parece que demora um "bucado" pra sair e custa um "bucado" também. Bom nossa idéia inicial parece inviável se tudo isso estiver certo

    Quem puder confirme para mim!!

    Valeu abraços
    Henrick!

  4. #4

    Padrão

    como o amigo admskill falou, compartilhar adsl é crime, dá cadeia! (tem vários exemplos disso na internet)

    A questão da licença SCM, se for pra tirar é muito complicado mesmo. O que te recomendo é estudar melhor a situação ai, ve se tem clientes pra comportar um provedor e pegar scm em parceria, ou seja, vc estava agregando valor do serviço de uma outra empresa detentora de scm.

    Abraços

  5. #5

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    como o amigo admskill falou, compartilhar adsl é crime, dá cadeia! (tem vários exemplos disso na internet)

    A questão da licença SCM, se for pra tirar é muito complicado mesmo. O que te recomendo é estudar melhor a situação ai, ve se tem clientes pra comportar um provedor e pegar scm em parceria, ou seja, vc estava agregando valor do serviço de uma outra empresa detentora de scm.

    Abraços
    "Bouaaaa" anarchist saquei a idéia, fazer uma espécie de parceria eu entro com o serviço e o provedor entra com a licensa, é isso? Mas aí já fugiu do nosso escopo! Mas tb abre a possibilidade de ganhar uns trocados ;-) com acesso!! Bom ñ tenho a menor idéia de como fazer isso... vou continuar a pesquisa, pelo menos já saí da "estaca zero" com a ajuda de vocês!!

    Só um detalhe se eu tiver a licensa (em parceria) e contratar um link de 10MB (exemplo hipotético), poderia vender acessos numa boa? Ou ainda tem algo pra barrar?

    abraços manow
    Omalako!

  6. #6

    Padrão

    tem que ter equipamentos homologados e pagar uma mensalidade pra detentora do scm...

    ak no fórum tem muitos que fazem esse serviço.

    conversa com os usuários fabricioviana ou inriga, eles alugam scm...

    flw

  7. #7

    Padrão

    Opa! Dá uma olhada numa resposta que dei no tópico abaixo:

    https://under-linux.org/forums/wirel...lguma-lei.html

    Espero que ajude!
    Fabricio

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Há entendimento de que se vc extrapola as limitações de uma edificação tem que ter autorização da ANATEL. Se for para vender SCM, se não for para vender SLP. Essa ultima custa baratinho, se nao me engano uns 200 reais.. Mas realmente acho impossível a ANATEL fiscalizar tudo isso!

    Espero que ajude!
    Fabricio
    Fabricio obrigado por colaborar, mas fiquei com outras dúvidas:

    Como assim extrapolar os limites de uma edificação?
    - Seria transmitir o sinal para para um imóvel que não seja o seu próprio?

    Qual a diferença de SCM e SLP?
    - São licensas para serviços ou portes diferentes?

    Não saquei oque seria difícil a anatel fiscalizar!
    - Será que vc diz em relação a qtdade de transmissões wireless em uso atualmente?

    Abraços galera,
    OMALAKO!

  9. #9

    Padrão

    "Como assim extrapolar os limites de uma edificação?"
    Resp: Tudo o que sai dos limites de uma casa, um barracão, um prédio, etc.. Ou seja, vc tem uma rede wi-fi dentro da sua casa, da empresa, etc, não precisa de licença. Saiu de lá já precisa de SLP se for privado ou SCM se for venda de telecom.

    "Qual a diferença de SCM e SLP?"
    Resp:SCM eu estou mais inteirado, mas SLP não muito. Mas SCM é para quem vende serviço de telecomunicação. SLP é para quem tem link particular que extrapola uma edificação.

    "Não saquei oque seria difícil a anatel fiscalizar!
    - Será que vc diz em relação a qtdade de transmissões wireless em uso atualmente?"
    Resp: Isso mesmo! Particularmente acredito que essa SLP é um exagero, vai contra o próprio conceito de wireless, que é a "liberdade"...

    Abraço
    Fabrício

  10. #10

    Padrão

    FabricioViana estou agradecido das informações, preciso ter uma idéia de como e por qto adquirimos estas licensas em parceria com alguma empresa que já a possui. Se vc fornece pode me passar um e-mail para gente conversar sobre licensas, preços e viabilidade.

    Galera do fórum obrigado pelas informações, continuo na pesquisa!!