+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração AP+WDS

    Pessoal, eu gostaria de uma orientação com relação a expansão de rede.

    1 -Se eu tiver na base 4 APs configurados como AP+WDS, DHCP desativado, gerenciados por servidor mikrotik, com setoriais orientadas norte, sul, leste e oeste e desejar levar o sinal mais distante eu vincularei cada AP com o AP distante, conforme o desenho que anexei?

    2 -Se cada AP na base tem capacidade para cerca de 30 usuários simultâneos, eu teoricamente terei capacidade para 120 usuários. ESte número de usuários simultâneos se altera para maior se o gerenciamento for feito pelo servidor mikrotik em lugar de usar o firmware do AP para gerenciar, já que eles estarão em bridge? Ou não tem nada a ver?

    3 -Mas ao expandir a rede e colocar por ex. 10 usuários em cada AP da repetidora simultaneamente, já serão 40, com mais os usuários que estarão conectados ao AP1 da base, não vai haver uma sobrecarga de solicitação de serviço?

    Ou será mais prático deixar os 4 APs da base para atender clientes próximos e usar outro AP exclusivo para fazer o link com cada repetidora. Neste caso seriam mais 4 APs para estes enlaces?

    Ou será que eu estou "viajando" e nada disso vai funcionar?

  2. #2

    Padrão

    Esqueci o anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Conf. AP+WDS.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	65,8 KB
ID:      	1514  

  3. #3

    Padrão

    Eu recomendo, mesmo ficando um pouco mais caro que vc venha a fecha um enlace ponto a ponto, entre a torre principal e suas repetidoras, vc tera muito mais segurança e qualidade e se for fazer, faça em 5.8 com certeza fika show.

    E vc tera pelas suas contas 120 clientes em cada torre sem problemas =)

    Falow

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, eu gostaria de uma orientação com relação a expansão de rede.

    1 -Se eu tiver na base 4 APs configurados como AP+WDS, DHCP desativado, gerenciados por servidor mikrotik, com setoriais orientadas norte, sul, leste e oeste e desejar levar o sinal mais distante eu vincularei cada AP com o AP distante, conforme o desenho que anexei?
    Sim amigo voce pode fazer isso colocando conforme o desenho, vai funcionar normal.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    2 -Se cada AP na base tem capacidade para cerca de 30 usuários simultâneos, eu teoricamente terei capacidade para 120 usuários. ESte número de usuários simultâneos se altera para maior se o gerenciamento for feito pelo servidor mikrotik em lugar de usar o firmware do AP para gerenciar, já que eles estarão em bridge? Ou não tem nada a ver?
    Tem haver sim, se o gerenciamento for pelo MK, melhor, vc pode aumentar o numero de usuarios.... mas ha um limite do proprio firmware, ate 32 clientes conectados, dependendo do modelo do AP... ai infelismente sendo de 32 por ex. vc tera so 4x32= 128 usuarios em uma POP.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    3 -Mas ao expandir a rede e colocar por ex. 10 usuários em cada AP da repetidora simultaneamente, já serão 40, com mais os usuários que estarão conectados ao AP1 da base, não vai haver uma sobrecarga de solicitação de serviço?

    Ou será mais prático deixar os 4 APs da base para atender clientes próximos e usar outro AP exclusivo para fazer o link com cada repetidora. Neste caso seriam mais 4 APs para estes enlaces?

    Ou será que eu estou "viajando" e nada disso vai funcionar?
    Havera sim uma sobrecarga, pq ai gera trafico de todas APs no final chegando na sua torre base.
    Sendo assim, pra melhor desempenho, e melhor segurança e facil suporte depois no seus equipamentos, vc devera separar suas Bases, faz um ponta a ponta da torre principal pras outras 2 repetidoras.... e deixa as repetidoras em WDS normal, so a diferença q vc devera fazer o ponta a ponta separado pra cada uma... o trafico fica facil de controlar, e nao sobrecarrega os APs, so o Mikrotik, que vai gerenciar.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho alguns APs Alfa e realmente não são para gerenciar muitos usuários. Esta era a minha preocupação, mas como eu acho que não consigo mais que 150 a 200 usuários eu não queria partir para cartões com mais capacidade. Por isso pensei nesta solução.

    Quanto ao link em 5.8 é uma boa mesmo.
    Tem um AP da Alfa que é dual band e pode servir. Tem um preço acessível, mas a potência é de 63mW. Esta potência em 5.8 é satisfatória?

    O importador da Alfa no Brasil é a oiw.com.br. Estes APs são todos homologados.

  6. #6

    Padrão

    Nestes rádios em 5.8 eu deixo todos só em WDS? e repasso no final dos links para os APs 2.4 configurados em modo bridge e wireless em AP?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quanto ao link em 5.8 é uma boa mesmo.
    Tem um AP da Alfa que é dual band e pode servir. Tem um preço acessível, mas a potência é de 63mW. Esta potência em 5.8 é satisfatória?

    O importador da Alfa no Brasil é a oiw.com.br. Estes APs são todos homologados.
    Sim cara é satisfatoria, 63mW se pode joga ate 3km linha reta, ou mais, com visada.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nestes rádios em 5.8 eu deixo todos só em WDS? e repasso no final dos links para os APs 2.4 configurados em modo bridge e wireless em AP?
    Utilize os radios 5.8 para fazer o ponta a ponta pras repetidoras, ai vc deixa eles como AP , Cliente, pra fechar o ponta a ponta, e no AP que joga pro cliente vc deixa AP Bridge, q ele vai repassar o MAC pro seu servidor.

  9. #9

    Padrão

    Ops amigo, vc deve deixar seu AP q ta fazendo ponta a ponta pra outra repetidora, em modo WDS , pra que o AP que esta em modo Ap Blidge, repasse o MAC pro seu seridor....