+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ambiente Poluido

    Bom dia pessoal, estou com um problemão o caso e o seguinte tenho um ip dedicado ligado em router cisco esse mesmo passa o link para um pc com mikrotik na base na torre tenho um ap zinwell g120 com 250 mw em modo brigde com uma antena omni 12 Dbi da aquarios nos clientes tenho uma antena de 25 Dbi em grade e um cabo rgc de 6 metros mais uma placa ralink de 100 mw. No entanto estou tendo problema em que as conexoes nos clientes estao ficando muito baixas entorno de 50% verifiquei que o ambiente esta bem poluido por outras redes exatamente 7 outras redes existente no local o que vcs me indicariam pois ja estou pensando em colocar o meu mikrotik na torre com uma placa d-link ag 530 sera que resolvera algo.

  2. #2

    Padrão

    Acho que uma boa seria você trocar essa antena Aquario, já que vai usar uma omni, pense em um produto melhor e homologado. Com certeza usar o pc na torre será melhor. Esse G-120 aguenta no máximo uns 25 clientes com uma omni.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acho que uma boa seria você trocar essa antena Aquario, já que vai usar uma omni, pense em um produto melhor e homologado. Com certeza usar o pc na torre será melhor. Esse G-120 aguenta no máximo uns 25 clientes com uma omni.
    Qual omni me indicaria e se colocase setorial resolveria alguma coisa.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhojon Ver Post
    Qual omni me indicaria e se colocase setorial resolveria alguma coisa.
    Setorial vai melhorar em muito isso aí. Pra ambientes poluídos é excelente. Se não for uma área muito grande que quiser atender, pode usar 3 de 120º da TSM, 9 dbi... Até uns 2 km, talvez um pouco mais, seu sinal irá chegar com qualidade, usando o Mikrotik e 3 placas G520. Se vc quiser q seu sinal chegue aind mais longe, pode usar 4 setoriais de 90º 15 dbi da própria TSM, ou Hyperlink de 17 dbi 90º também...

    Baseei minha sugestão no que uso aqui. Tenho 2 bases, 1 com 3 TSM de 120, e 1 com 4 TSM de 15 dbi.

    A de 9 dbi vai a´te uns 2 km, a de 15 dbi coloquei clientes até 7 km da base, sempre mantendo qualidade e estabilidade num ambiente poluído.

    Nas de 9 dbi uso placa G520, nas de 15 dbi uso placa G510.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhojon Ver Post
    Qual omni me indicaria e se colocase setorial resolveria alguma coisa.
    Ideal ou Hypertec no caso de omnis, setorial sempre é melhor, mais vc tem ver o campo que vc deseja irradiar.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Setorial vai melhorar em muito isso aí. Pra ambientes poluídos é excelente. Se não for uma área muito grande que quiser atender, pode usar 3 de 120º da TSM, 9 dbi... Até uns 2 km, talvez um pouco mais, seu sinal irá chegar com qualidade, usando o Mikrotik e 3 placas G520. Se vc quiser q seu sinal chegue aind mais longe, pode usar 4 setoriais de 90º 15 dbi da própria TSM, ou Hyperlink de 17 dbi 90º também...

    Baseei minha sugestão no que uso aqui. Tenho 2 bases, 1 com 3 TSM de 120, e 1 com 4 TSM de 15 dbi.

    A de 9 dbi vai a´te uns 2 km, a de 15 dbi coloquei clientes até 7 km da base, sempre mantendo qualidade e estabilidade num ambiente poluído.

    Nas de 9 dbi uso placa G520, nas de 15 dbi uso placa G510.
    Eu entrei no site da tsm e verifiquei que a polarizaçao delas sao vertical no meu caso com tantas redes que existe aqui nao seria melhor mudar para a polarizaçao horizontal ou nao tem nada a ver. Desculpa mas sou bem leigo na area.

  7. #7

    Padrão

    Neste caso ajudaria bastante a hyperlink tem setoriais de 90 graus de 14dbi polarização horizontal porem vc devera mudar a polarização de td os seus clientes, uma opção tambem é antena omini da puton tenho uma dessas rodando com um AP 2000 e recomendo pra ambientes poluidos a polarização horizontal, e tambem recomendo usar antenas boas como pluton, hyperlink... e trocar este seu radio e não use potencias muito altas em seus radios pq em ambiente poluido as vezes acaba piorando.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por jhojon Ver Post
    Eu entrei no site da tsm e verifiquei que a polarizaçao delas sao vertical no meu caso com tantas redes que existe aqui nao seria melhor mudar para a polarizaçao horizontal ou nao tem nada a ver. Desculpa mas sou bem leigo na area.

  8. #8

    Padrão

    A escolha dos equipamentos é sempre um fator fundamental para uma boa prestação de serviço.

    Conconrdo com as antenas que os amigos citaram acima, hyperlink e tsm são ótimas.
    ...se puder colocar setorial você nãi irá se arrepender.

    Verifique qual a polarização e canais que as outras 7 redes estão.

    Lembre-se, os únicos canais que não se sobrepoem são: 1,6,11.

    Se for usar PC-AP eu recomendo as d-link g510, são homologadas e bem mais baratas que ag530..... a diferença das ag530 é que elas fazer em 5.8 tbm (que não vai ser seu caso).

    Use o mínimo de cabo RGC213 entre AP e antenas.

    Se vocÊ explicar melhor a região que quer atender, quantos clientes, altura da torre etc... talvez o pessoal possa te dar dicas mais detalhadas.

    []´s

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo onmi homologada da marca ideial são otimas o painel setorial 90graus da hiper link tb sao otimos e homologado
    sobre o pc-AP use dlink 510 ou grealtek todas com o mesmo chioset
    evite usar HD ou Adaptador CF procure usar memoria DOM ela encaixa direto no IDE naum tem mecanismo e naum tem problema com temperatura
    e cabo rgc 213 no minimo e usar menos cabo possivel

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    A escolha dos equipamentos é sempre um fator fundamental para uma boa prestação de serviço.

    Conconrdo com as antenas que os amigos citaram acima, hyperlink e tsm são ótimas.
    ...se puder colocar setorial você nãi irá se arrepender.

    Verifique qual a polarização e canais que as outras 7 redes estão.

    Lembre-se, os únicos canais que não se sobrepoem são: 1,6,11.

    Se for usar PC-AP eu recomendo as d-link g510, são homologadas e bem mais baratas que ag530..... a diferença das ag530 é que elas fazer em 5.8 tbm (que não vai ser seu caso).

    Use o mínimo de cabo RGC213 entre AP e antenas.

    Se vocÊ explicar melhor a região que quer atender, quantos clientes, altura da torre etc... talvez o pessoal possa te dar dicas mais detalhadas.

    []´s
    Bem amigo eu tenho uma torre de 30 metros que podera atingir uns 100 clientes pela localizaçao ja tenho um pc mikrotik essa semana estou colocando 4 placas d-link ag530 pois moro proximo ao paraguai e adiquiri la por um preço bem barato mas o problema esta que tem muita redes no lugar onde estou gostaria de saber o que seria o canal nao sobrer 1,6,11 poderia me explicar melhor pois sou bem leigo no assunto.

  11. #11

    Padrão

    amigo já passei por isso e fiz o seguinte mudei pra horizontal e resolvi meu problema

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhojon Ver Post
    Bem amigo eu tenho uma torre de 30 metros que podera atingir uns 100 clientes pela localizaçao ja tenho um pc mikrotik essa semana estou colocando 4 placas d-link ag530 pois moro proximo ao paraguai e adiquiri la por um preço bem barato mas o problema esta que tem muita redes no lugar onde estou gostaria de saber o que seria o canal nao sobrer 1,6,11 poderia me explicar melhor pois sou bem leigo no assunto.
    O sistema wireles em 2.4 trabalha com 11 canais, porém os canais próximos um do outro geram interferência. Para miminizar essa interferência e aproveitar melhor o desempenho da rede a gene utiliza os canais 1.6.11, pois estes não sobrepoem um ao outro.

    Antes de montar sua rede, eu aconselho você volocar uma antena na tua torre (em como clientes) e dar site-survey para todos os lados (site-survey pe um scan para identificar as redes)
    Feito isso, faça ima lista com as redes que você encontrou e o canal que cada uma está.

    A partir dessa lista é que vocÊ vai definir os canais a serem usados.

    Como você disse que existe muitas redes na sua região, não tente querer atender clientes a muitos km de distância.... use bases separadas para regiões mais distantes.

    Quando montei meu provedor a 4 anos atras eu sofri muito com a falta de experiência, e isso acabou limitando muito meu crescimento no início. Se você tem intenções de montar uma coisa e profissionanalizar seu trabalho eu dou a seguinte dica:

    1) contrate um consultor para colocar sua rede para funcionar;
    2) compre uma licença de um bom sistema de adminsitração de rede;
    3) foque no bom atendimento a seu cliente.

    O resto vai acontecendo.

    Boa sorte.